Está en la página 1de 3

Espritos Aprisionados - Ap.

Neuza Itioka

INTRODUO "O Esprito do SENHOR Deus est sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de corao, a proclamar libertao aos cativos e a pr em liberdade os algemados. (Is 61:1) Na verso NVI [Nova Verso Internacional] consta: "e libertao aos prisioneiros das trevas". Na ARC [Almeida, Revista e Corrigida], na SBTB [Soe. Bblica Trinitariana do Brasil], na EC [Edio Contempornea da Ed. Vida], e na IBB [da Imprensa Bibl. Brasileira]: "e a abertura de priso aos presos. Na NTL'- [Nova Trad. na Linguagem de Hoje1: "e a liberdade para os que esto na priso." Na NAS (New American Standard); "e liberdade para prisioneiros. Portanto, o sentido : ''a abertura da priso para os que esto amarrados eu aprisionados. Segundo Adam Clarke, "No meramente uma abertura de prises, mas significando todo tipo de libertao completa redeno". "Proclamar liberdade aos prisioneiros". a mais completa abertura de olhos para os que esto aprisionados, libertao da priso os cativos que esto cegos nas trevas (Is 14:17; 35:5; 42:7). Tu vs muitas coisas, mas no as observas; ainda que tens os ouvidos abertos, nada ouves. Foi do agrado do SENHOR, por amor da sua prpria justia, engrandecer a lei e faze-la gloriosa. No obstante, um povo roubado e saqueado: todos esto enlaados em cavernas e escondidos em crceres; so oostos como presa, e ningum h que os livre; por despojo, e ningum diz Restitui. (Is 42:20-22). "Priso literal, ou na sua prpria casa, de onde eles no ousavam sair pelo medo do inimigo. Apesar do favor imerecido de Deus ao seu povo, este caiu em misria: cativeiro babilnico e assrio e a sua presente disperso, devido ao descuido lei divina. Aqui inclui a priso espiritual." (Is 42:7) -- Jamieson, Fausset, and Brown Commentary. O que Isaas quis dizer com abertura de priso para os aprisionados? no sentido literal? Aprisionado onde? Como? Por quem? No sentido espiritual e metafsico, o que estaria preso? a alma da pessoa ou o esprito. Claramente se percebe que no o corpo.

II. EXEMPLOS DE SITUAES ASSIM III. PASSOS PARA A LIBERTAO DE UMA PRISO O primeiro passo reconhecer o Senhor como aquele que abre a priso dos aprisionados (Is 61:1). Em seguida, amarrar todos os demnios guardies que esto vigiando a priso e os deixar de lado. Abrir a priso e convidar a pessoa para sair. (Jesus disse para os amigos de Lzaro: Tirai a pedra e, depois, acrescentou "Desatai-o"). Ou ento convidar Jesus a entrar na priso para tomar a mo da pessoa aprisionada, retirando-a de l. IV. TEXTOS BBLICOS "A ti clamo, SENHOR, Rocha minha; no emudeas para comigo. Pois se te calares a meu respeito, serei semelhante aos que descem cova". (SI 28:1). "Esperei confiantemente pelo SENHOR, ele se inclinou para m/m e me ouviu quando clamei e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poo de perdio, dum tremedal de lama; colocou-me os ps sobre uma rocha e me firmou os passos. E me ps nos lbios um novo cntico um hino de louvor ao nosso Deus; muitos vero essas coisas, temero, e confiaro no SENHOR." (Sl 40:1-3). V. OUTROS EXEMPLOS DE PESSOAS COM O ESPRITO APRISIONADO Outros Textos Bblicos "Tira a minha alma da priso, para que eu louve o teu nome. (SI. 142:7). "O inimigo persegue a minha alma, abate-me at o cho; faz-me habitar na escurido, como aqueles que morreram h muito.(SI 143:3) "Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos de aflio e em ferros, por se terem rebelado contra a palavra de Deus e haverem desprezado o conselho do Altssimo. (SI 107:10) "Tirou-os das trevas e das sombras da morte e lhes despedaou as cadeias." (S1107:14) "Pois quebra as portas de bronze e despedaa os ferrolhos de ferro. (SI 107:16) Estou contado com os que baixam cova; sou como um homem sem fora, atirado entre os mortos; como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais j no te lembras; so desamparados de tuas mos. Puseste-me na mais profunda cova, nos lugares tenebrosos, nos abismos. (SI 88:4-6) VI. COMO AS PESSOAS SE APRISIONAM? So as seguintes as perguntas que voc deve fazer para diagnosticar quanto ao aprisionamento espiritual:

1. Voc j se sentiu vazio, como se algo estivesse faltando? 2. Voc j se sentiu profundamente solitrio, sozinho, no sabendo onde estava, mesmo no meio de uma multido? 3. Voc se sente perseguido, atormentado, afligido, quando aparentemente nada o est afligindo? 4. Voc j percebeu que existe talentos, poderes e energias que voc no pode usar? Como se estivesse fechado longe de voc? 5. Voc j se sentiu perdido e intil por dentro quando aparentemente tudo estava indo bem? 6. Voc j sentiu que h problemas e perigos ao seu redor, quando tudo parece estar a salvo e seguro? 7. Voc tem uma ira incontrolvel dentro de si? Voc se torna furioso com alguma coisa? (O esprito da pessoa fica furioso contra as correntes que o aprisionam). 8. Voc tem dificuldade em permanecer acordado e acompanhar um culto ungido e vivo? 9. Voc j sentiu tontura no culto? 10. Voc tem dislexia?

As causas so vrias: traumas terrveis e suplantadores no ventre podem causar rebelio profunda contra Deus. O beb d as costas vida, com vontade de fugir e de se esconder. Ele recusa-se a nascer, no quer arriscar-se a nascer. Enterra todos os talentos. (Mt 25:14-30; Jo 10:10) Tambm: traumas de molestao sexual contnua; choque de ter presenciado morte, abuso e violncia; idolatria do casamento (amarrado por um casamento); viagem astral; ter se enterrado com o pai que morreu; ter se enterrado porque queria fugir da realidade. Quando a pessoa se revolta contra Deus no tero, abre a maior porta para Satans e assim o diabo tem direito legal para roubar a pessoa, aprisionando o esprito (Lc 16:12). Palavras dos pais, dos avs; consagrao espiritual; catolicismo, feitiaria, a pessoa refugia-se na priso atravs da idolatria; dores profundas e luto.

También podría gustarte