Está en la página 1de 20

COMUNICAO PARA PESSOAS SURDOCEGAS Ximena Serpa Fonoaudiloga Educadora de Surdocegos DEFINIO DE SURDOCEGUEIRA 1.

Definio e Implicaes da Surdocegueira Denomina-se surdocego quele que independentemente da sua quantidade. possui dificuldades visuais e auditivas,

Uma pessoa que tenha deficincias visuais e auditivas de um grau de tal importncia, que esta dupla perda sensorial cause problemas de aprendizagem, de conduta e afete suas possibilidades de trabalho, denominada surdocega. OLSON, Stig, Surdocegueira. Apresentao na A surdez: um mundo de encontro, Santa F de Bogot,1995. A surdocegueira uma deficincia nica e especial que requer mtodos de comunicao especiais, para viver com as funes da vida cotidiana. (BEST Tony Information Guide, definies de surdocegueira usadas em outros pases. Documento sem editar). A surdocegueira uma limitao que se caracteriza por: Srios problemas relacionados com a comunicao com o meio. Srios problemas relacionados com a orientao no meio. Srios problemas relacionados obteno de informao. (McINES, John Programming for congenital and early adventitios deafblind adults).

2. Tipos de Surdocegueira A surdocegueira pode ser: Congnita Adquirida o CONGNITA: Denomina-se surdocego congnito quem nasce com esta nica deficincia, como por exemplo pela rubola adquirida no ventre da me. o ADQUIRIDA: A surdocegueira adquirida quando a pessoa nasce ouvinte, vidente, surda ou cega e adquire, por diferentes fatores, a surdocegueira.
Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

Hltonde Reno, Nevada, USA.

COMUNICAO Definio de Comunicao A comunicao entre os seres humanos um processo interpessoal atravs do qual se estabelecem vnculos com os outros; esta relao estabelecida de diferentes maneiras e, segundo as possibilidades comunicativas de cada um, podem acontecer com movimentos do corpo, utilizando objetos do ambiente ou desenvolvendo um cdigo lingstico. O uso de objetos reais uma possibilidade que consiste em interpretar uma atividade, ao ou situao por meio de um objeto, que adquire um valor simblico. Atravs do uso dos objetos, a criana pode compreender e expressar as intenes comunicativas. Em outras palavras, a comunicao um ato intersubjetivo que acontece entre duas ou mais pessoas, onde h uma troca entre significados e sentidos. (Habermas, Jurgen.1991). O que foi mencionado anteriormente permite estabelecer a via pela qual se concebe a comunicao e o carter flexvel que possui com relao s possibilidades que cada sujeito demonstra. A comunicao no s acontece no mbito verbal mas transcende o no verbal, como modalidade discursiva que tem um contedo expressivo e compreensivo, apto para ser incluso dentro do fenmeno comunicativo humano. Nas crianas surdocegas e multideficientes, a COMUNCIAO o aspecto mais importante e, por isto, deve-se focar nele toda a ateno na implementao do programa educacional/teraputico, j que o ponto de partida para chegar a qualquer aprendizagem. Incio da Comunicao Como foi mencionada anteriormente, a perda visual e auditiva limita o conhecimento do que acontece, j que sua percepo de distncia fica comprometida. No saber o que acontece fora do corpo pode gerar angstia, instabilidade emocional e temor. ento que a unidade de vida e conexo com o mundo feita atravs do tato, adquirindo uma relevncia especial nas suas necessidades de comunicao, obteno de conhecimentos e aprendizagem. (Alvarez, 1991); este sentido depois da viso e da audio, o que pode oferecer mais informao.

Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

Hltonde Reno, Nevada, USA.

Se compararmos as porcentagens, a proporo mnima em comparao com os outros dois. Estas cifras demonstram que o tato sinnimo de comunicao para as pessoas surdocegos (Carvajal,1997). Ao falarmos das pessoas surdocegos que ainda no alcanaram a fase dos sinais, devemos dar nfase importncia da leitura dos movimentos do corpo e do uso dos outros sentidos bsicos para que elas aprendam. Se as pessoas adultas ou aquelas que interagem com elas no entendem ou no conseguem interpretar estas formas de comunicao, no haver troca e elas deixaro de se comunicar, chegando frustrao. Deve-se negociar o sentido ou o significado, dizendo a elas, por exemplo: se voc quer dizer SIM, levante o brao. Se voc quer dizer NO, deixe-o abaixado. Lembrem que devemos permanentemente ANTECIPAR e DAR tempo para que a criana processe a pergunta e possa responder; elas precisam de mais tempo. A forma de comunicar-se que as pessoas que se encontram nestes nveis anteriores comunicao formal de palavras, sinais ou desenhos mostraro, ser movimentando uma parte do seu corpo, ficando tensas, chorando, fazendo um gesto, olhando para o outro lado. Dentre as estratgias para criar, facilitar e incrementar a comunicao no simblica se deve levar em conta: Interesses Individuais: O interesse das crianas deve estar baseado na interao fsica atravs do estabelecimento de rotinas de jogo, onde seja possvel a imitao de comportamentos com ou sem inteno. Deve-se permitir criana escolher tantas vezes como lhe seja possvel, a imitao de aes especficas dentro de um contexto determinado; esta conduta pode ser considerada como um sinal. Compensar a perda dos sentidos distncia: A habilidade individual para explorar encontra-se limitada pela perda sensorial. Para alcanar este fim, podem ser estabelecidas estratgias com posies que impliquem o contato corporal com os pares comunicativos, assim como, a manipulao do ambiente com pequenos movimentos, o que implica ajudar a criana no reconhecimento de pessoas familiares atravs da explorao ttil e visual.

Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

Hltonde Reno, Nevada, USA.

Responder s tentativas de comunicao: As crianas realizam tentativas de comunicao atravs de formas muito simples, em alguns casos imperceptveis, como uma mudana na tenso muscular, um movimento dos olhos ou de uma mo; estas tentativas devem ser respondidas. Assim mesmo, devemos prestar ateno s condutas estereotipadas. Estas tentativas, se canalizadas, podem chegar a se transformar em formas de comunicao no verbal intencional. Consistncia: as rotinas consistentes e estruturadas ajudam a criana surdocego e multideficiente a antecipar os prximos eventos. As interaes devem ser consistentes, tanto nas rotinas como nas formas de comunicao. Uma vez que tenham sido estabelecidas as rotinas, uma interrupo na sua seqncia pode favorecer a interao comunicativa. Proporcionando contingncias: A contingncia no conhecimento ou conscincia de que uma ao importante para dar nfase s relaes entre os comportamentos e seus efeitos. Uma criana tem sua conduta reforada quando um resultado desencadeado por esta conduta positivo. Nestas circunstncias, o estudante deve estar munido de contingncias para aprender que estas expresses tm antecipaes e elas podem ser desenvolvidas para exercer o controle sobre a vizinhana. Criando a necessidade de se comunicar: Se nada positivo acontece como resultado dos esforos comunicativos ou se todas as necessidades ou desejos do estudante so proporcionados sem esforo ou pedido, devem ser criadas situaes onde a criana tenha que interagir para poder participar e obter a atividade desejada. Introduzindo um tempo de espera nas respostas: Uma vez que a necessidade de se comunicar tenha sido estabelecida, a criana requer um tempo para dar a sua resposta. A criana surdocego e multideficiente precisa de mais tempo para responder. Estabelecer uma vizinhana cooperativa social: Muitas crianas no so consideradas pelos outros dentro do seu ambiente e isto diminui as oportunidades para interagir. Estabelecer categorias individuais para o ensino pode inadvertidamente diminuir a interao social e comunicacional. Devem ser criadas situaes que envolvam duas ou mais pessoas que implique uma participao recproca ou onde seja necessrio cumprir turnos e mant-los; tambm devero ser estabelecidos turnos com rotinas dirias, assim como, ter a oportunidade de interagir com crianas menos limitadas ou que no tenham limitaes. Incrementar as expectativas comunicacionais: Incrementar a comunicao no simblica a partir de uma variedade de situaes dirias, aumenta a complexidade e diversidade da interao comunicacional. A comunicao simblica nem sempre tem que ser a meta. Muitas crianas surdocegos permanecem neste nvel comunicativo porque existe algum problema neurolgico; talvez no o superaro e nem desenvolvero as habilidades suficientes nova etapa exigir delas.
Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

Hltonde Reno, Nevada, USA.

Intensificar e especializar as habilidades de comunicao no simblica, so esforos que tendem a obter maior controle sobre o seu meio. Uma estratgia pode ser usar freqentemente gestos naturais nas interaes com crianas que no usem sinais, dando maior nfase s respostas atravs de diferentes aes, gestos, sinais e vocalizaes para criar uma maior comunicao intencional. As aes que devem ser realizadas na elaborao de rotinas devem estar baseadas nos seguintes preceitos: Organizar o ambiente ao seu redor, a estrutura, a rotina e ter persistncia neste ambiente para poder responder a um estmulo, usando todos os canais sensoriais. Talvez no comeo as crianas surdocegos e multideficientes no entendam que suas condutas tm efeito sobre as respostas que o adulto d a elas e a nica maneira de criar este vnculo atravs da rotina. Dar a oportunidade de: controlar o meio (situao, objetos, pessoas); expressar suas necessidades e receber uma resposta adequada a elas. Ao sentir-se numa atmosfera segura, a criana desenvolver condutas comunicacionais intencionais. Comeamos a considerar intencional quando ela usar gestos, vocalizaes ou sinais. O anterior obtido atravs da troca entre o adulto e a criana, que tem sua ateno compartilhada e a utiliza para conseguir coisas do ambiente de uma maneira funcional, com um propsito determinado. As rotinas estruturadas devem realmente ser do gosto da criana e devem ter um INCIO e um FINAL claros.

Como fazer? Usar a caixa de antecipao ou as pequenas divises que permitem a interao. Usar rotinas dirias e seqncias. Criar diversas relaes sociais, vnculos e mensagens. Criar uma relao de confiana e segurana, que sirva de base para desenvolver a comunicao atravs de vivencias cotidianas dentro de um ambiente ativo. Criar situaes nas quais sejam criadas oportunidades de comunicao e interao. Quando a rotina for estruturada e quisermos que tenha intenes comunicativas, possvel comear de novo, fazer pausas e esperar que a criana solicite MAIS; esta forma de expresso pode ser de qualquer tipo: movimentos do corpo, choro, etc., ou trocar uma rotina para que a criana pergunte o por qu desta mudana.

Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

Hltonde Reno, Nevada, USA.

Quando esperar uma resposta, procure informar criana: 1. 2. 3. 4. Que esperamos uma resposta. Que deve reagir, j que houve uma mudana. Que esta estruturando sua maneira de responder. Que responde. (Sense, 1997).

Para que a comunicao acontea e sejam alcanados os objetivos estabelecidos dentro de cada atividade para as crianas, necessrio fazer o seguinte: Alertar a criana sobre a presena de quem interage com ela. Alertar a criana sobre a atividade que vai ser desenvolvida. Introduzir pouco a pouco a criana na atividade. Falar sobre o que se faz enquanto a atividade executada. Repassar uma e outra vez o que fez durante a atividade, dando criana a oportunidade de PEDIR, REJEITAR ou EXPRESSAR escolhas reais. Criar acontecimentos que, com certeza, NO acontecem normalmente dentro de suas atividades. Criar oportunidades para resolver problemas individuais ou em grupo (a complexidade varia segundo as habilidades da criana). Outros aspectos que devem ser contemplados na programao do plano a ser seguido visando criao da comunicao nas crianas surdocegos e multideficientes, so algumas idias sobre o inicio da comunicao em crianas pr-verbais, descritas por Sharon Anderson, do Meyer Childrens Rehabilitation Institute de Nebraska, USA. L foi estabelecida uma hierarquia para a comunicao total. conveniente que, primeiro, voc decida qual seu objetivo de comunicao com a criana. Como a criana funciona agora? Compreende smbolos corporais ou sinais? Usa sinais para solicitar eventos? Compreende gestos tais como ordens simples em linguagem formal? Uma vez que conhea o nvel no qual voc e a criana se comunicaro, estabelea uma rotina com atividades que forneam vrias oportunidades para a comunicao sobre o que est acontecendo. Ficcocello (1975), retomado por Anderson S. (1978), diz que as atividades devem possuir as seguintes condies: 1. Refletir os objetivos integrais a longo prazo. 2. Ser relevantes para o ambiente da criana.
Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

Hltonde Reno, Nevada, USA.

3. Acontecer no decorrer das rotinas dirias. 4. Considerar as condies limitantes da criana e o nvel de funcionamento. O vocabulrio que ser ensinado deve referir-se aos objetivos dentro das reas de: autocuidado, cognio, habilidades motoras, conduta social aceitvel e todas as demais que a criana possa necessitar. O vocabulrio dever incluir objetos, aes e eventos de acordo com as experincias dirias da criana e excluir aquelas com as quais a criana no tenha experincia. Uma criana que no brinque com bolas ou carros ou bicicletas realmente no tem necessidade ou desejo de aprender essas palavras, at que um vocabulrio bsico seja estabelecido. A linguagem deve esta baseada na experincia: voc deve ter alguma coisa para falar. 5. Como quinta condio poderamos acrescentar que todas as atividades planejadas devem ser prazerosas para a criana e o professor. Dentro das rotinas familiares, voc desenvolver um sistema de comunicao usando sinais tteis, gestos naturais, a fala e qualquer outra forma de representao apropriada para a criana. Use este sistema para informar o que a criana est experimentando: aes, emoes e aes antecipadas (que acontecem depois). Quando a criana iniciar a compreenso de um grupo particular de sinais dentro de uma situao especfica, comece a realizar duas aes (uma de cada vez): 1. Mude a situao um pouco (ordem dos eventos, objetos usados dentro do evento); a criana tem que generalizar os sinais conhecidos desde uma situao para outra. 2. Incremente a nfase sobre os sinais de alto nvel enquanto diminui os sinais de baixo nvel. Em outras palavras, uma criana que compreenda muito bem os sinais tteis, mas s um ou dois gestos precisa de uma rotina que lhe permita ter acesso s atividades que lhe ofeream estes gestos. Enquanto a criana usa sinais tteis que chegam a ser familiares com a seqncia de eventos e conhece o que acontecer depois, voc pode gradualmente substituir estes sinais tteis com gestos. Na medida em que a criana aprenda estes gestos, modifique um pouco as atividades para que a compreenso destes gestos seja transferida para novas situaes. A seguir, oferecemos algumas idias dentro da seqncia de desenvolvimento das habilidades comunicacionais pr-verbais que devem ser observadas na programao do plano proposto para a gerao da comunicao nas crianas surdocegos e multideficientes. Consideramos pertinente retomar algumas idias sobre o incio da comunicao em crianas pr-verbais descritos por Sharon Anderson do Meyer Childrens Reahabilitation Institute de Nebraska USA:
Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

Hltonde Reno, Nevada, USA.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Mudanas de conduta quando estimulada. Diferena entre sorriso e choro produzida por sensaes fsicas. Antecipao de atividades fsicas familiares baseadas em sinais fsicos. Cooperao passiva: permite ser orientada, mas no se interessa. Expectativa com a repetio de estmulos familiares baseados em sinais fsicos. Responde a sinais: participa da modificao do movimento que faz o professor. Comea a se interessar por objetos: repete a conduta para interessar-se na ao do objeto. 8. Compreende consistentemente um sinal ttil com smbolos situacionais. 9. Sinaliza para continuar sua atividade favorita. 10. Antecipa rotinas dirias: o sentido do tempo baseia-se em necessidades fsicas. 11. Em seqncias simples de ao, antecipa qual ao continua. 12. Diferencia alguns gestos/mensagens tteis e responde adequadamente. 13. Inicia a imitao espontnea. 14. Inicia o puxar ou empurrar, para solicitar ajuda ou ateno. 15. Usa poucas mensagens tteis para se expressar. 16. Compreende alguns gestos. 17. Distingue atributos fsicos de objetos e responde a atributos visuais. 18. Antecipa rotinas baseadas em sinais fsicos. 19. Utiliza gestos de ao que se referem a situaes fsicas imediatas. 20. Responde ordens simples, dadas em linguagem formal. As expresses afetivas, as posies corporais, os gestos de aproximao e de distncia em localizao espacial e, particularmente, os gestos cotidianos, podem ser a base das negociaes sobre o fato de compartilhar um primeiro vocabulrio (Un compartir el universo del discurso y compartir significados. Nafstad, 1996). Quando voc iniciar o ensino dos sinais, leve em conta todas as demais formas de comunicao no verbal como sinalizaes, pantomimas e expresses faciais, pois so aspectos importantes da comunicao. Voc pode dizer muitas coisas atravs de sinais, tais como: vem, pe aqui, olha, isto vai aqui. (Johnson C) Finalizamos o presente captulo seguindo a seqncia do aspecto pragmtico, no qual j descrevemos o nvel intencional da comunicao e onde foi estabelecido este requerimento mnimo. Comeamos a falar da interao comunicacional onde as expresses afetivas e os gestos indiferenciados surgem tipicamente em episdios de jogo interativo social, quando so transpostos (fora do contexto original); estes se referem s representaes de aspectos de elementos afetivos, carregados de eventos interativos (Nafstad e Ostli,1996).

Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

Hltonde Reno, Nevada, USA.

Etapas de Interao: McInnes & Treffy Resistncia/Rejeio A criana rejeita a interao e, assim no interage ou se nega a ser tocado. Por exemplo: Procurar ficar longe com movimento corporal, chuta, chora. Tolerncia/Aceitao A criana aceita a interao com o outro e deixa que seu par entre no seu mundo; mas no realiza nenhuma ao. Cooperao passiva com o adulto A criana comea a participar das atividades e realiza a ao ou a atividade. Aproveita a atividade graas ao adulto. A criana responde atividade com agrado mediante o movimento corporal e/ou expresso facial (sorriso). Resposta cooperativa com o adulto. A criana realiza alguma manifestao para responder atividade. Ao iniciar a comunicao inicial, conduz o adulto atravs da atividade. Imita a ao ou movimento do adulto (pede a atividade). Incio da ao independente ou espontnea. Como sugesto para realizar um trabalho que integre a estimulao de todas as entradas multisensoriais e, especialmente a COMUNICAO, no seu nvel principal de interao, recomenda-se trabalhar com a tbua de ressonncia, que serve como estratgia de interveno. Tbua de Ressonncia: A tbua de ressonncia um elemento de apoio teraputico, desenhada originalmente por Lili Nielsen da Dinamarca; um elemento de madeira com medidas funcionais para crianas em idades variadas, que devem ser colocadas sobre uma superfcie que permita a vibrao e cujas dimenses devem ser exatamente as seguintes: -120 cm. x 120 cm. x 6 a 8 mm de largura, com uma borda inferior de madeira de 2.5 cm. colada nas bordas com adesivo ou tachinhas (a cabea da tachinha no deve sobressair na superfcie superior). NO DEVE TER NADA SOBRE A SUPERFCIE. Deve-se passar duas camadas de cera para madeira, para que ela fique suave e fcil de limpar. De acordo com o uso, deve-se passar cera duas a trs vezes por ano.
Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

Hltonde Reno, Nevada, USA.

A Tbua de Ressonncia permite que, ao deitar gentilmente a criana surdocego (com menos roupa possvel), ela seja estimulada multi-sensorialmente com diferentes elementos e que ela possa moviment-los (sobre a madeira faro um barulho mais forte); tambm ajuda a interagir com o meio, a comunicar-se e a ter motivao para movimentar-se. A estimulao sensorial acontece de diversas formas: Ttil (Kinestsico): Levando em conta que o tato o sentido que se encontra em todo o corpo e que a tbua transmite as vibraes, o aluno sentir em todo o corpo esta estimulao, alm do contato com uma superfcie suave. Auditiva: A madeira transmite as vibraes sonoras dos estmulos auditivos. Devem-se colocar elementos que emitam som ao moviment-los contra a madeira, como enfeites de Natal (madeira, plstico), caixas musicais, caixas de msica de um equipamento de som, bonecos que se mexam, um tambor ou uma batida com a sua mo sobre a tbua, etc. Movimente os elementos apresentados um a um, esperando a reao da criana. Esta ao serve para trabalhar a conscincia (soa ou no soa), localizao do som (onde soa), ateno (espera para saber se vai soar), causa-efeito (se fao este movimento com a perna onde o enfeite est preso vai fazer barulho). Tambm serve para trabalhar a antecipao. A estimulao sensorial tambm acontece como elementos de apoio para as oportunidades de interao, descritas a seguir: Visual: Coloque sobre a tbua elementos que a criana goste e de cores atraentes, e espere que ela olhe para eles; movimente-os, brinque com ela. Comunicativa: Pode-se trabalhar a interao, causa-efeito, antecipao e ritmo; so elementos valiosos para a interao com crianas multideficientes e surdocegos. O quadro seguinte indica outros usos da tbua de ressonncia: Avaliar a Comunicao: Para realizar a avaliao da comunicao devem-se, primeiro, revisar os relatrios de audio e viso, j que estes so importantes para determinar as formas de recepo e expresso da criana. Depois, escolha um salo ou um local no qual possa trabalhar sem interrupes nem elementos que possam distrair a criana.
Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

10

Hltonde Reno, Nevada, USA.

Durante a sesso existem trs elementos principais que devem ser considerados: 1. A situao do ambiente ou contexto de comunicao. 2. A conduta dos adultos em relao s crianas. 3. O comportamento da criana. Estes aspectos permitiro observar as manifestaes comunicacionais das crianas, analis-las e determinar as condutas a seguir em prol do incio e/ou fortalecimento da comunicao das crianas. A seguir, so expostos os aspectos da comunicao inicial a serem considerados para avaliar as habilidades comunicacionais; colha dados sobre a comunicao, na anamnese (conjunto de dados clnicos relevantes e outros do histrico do paciente) inicial

durante a entrevista com os pais.

( importante comparar a informao dada pelos pais e a recolhida durante a observao). 1. SITUAES: (ONDE, QUANDO E COM QUEM A CRIANA SE COMUNICA) Com o pai ou tutor Com os irmos Com adultos conhecidos Com crianas da sua idade Em locais ou rotinas conhecidas Em locais desconhecidos
2. COMUNICAO CORPORAL Observe os seguintes comportamentos: Chorar Chupar Tenso no corpo, postura, orientao Mudar uma atividade que est sendo realizada Expresso facial Olhar fixamente Vocalizaes Gritos Agresso Auto-agresso Sorrir Pegar
Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

11

Hltonde Reno, Nevada, USA.

Uma vez avaliadas as manifestaes ou formas comunicacionais expressas pelas crianas, deve-se avaliar a funcionalidade ou o uso que as crianas do a elas (por exemplo: choro, movimento do corpo, olhar fixamente, expresso facial, balbuciar). Tal funcionalidade tem como finalidade: INFORMAR Responder Negar Afirmar Nomear Perguntar Solicitar Atender Informar Agir Objeto EXPRESSAR Protestar Alegria Tristeza Indiferena Ira Repetir Desejar INTERAGIR Pedir Cumprimentar Despedir-se Rejeitar Receber Entregar Imitar Chamar
Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

12

Hltonde Reno, Nevada, USA.

3. COMUNICAO CONCRETA Pegar na mo de outra pessoa Tentar alcanar Indica Mostra Troca Outros gestos Utiliza outros gestos Mostra figuras Uma vez avaliadas as manifestaes ou formas comunicacionais expressas pelas crianas, deve-se avaliar a funcionalidade ou uso que as crianas fazem com elas, atravs de vocalizaes e/ou gestos. Tal funcionalidade tem como fim: Puxa Protesta, rejeita ou nega Oferece ou d Responde a pedidos Solicita ateno Solicita ao Solicita objetos Imita sons ou movimentos corporais Utiliza jogos sociais ou jogos vocais Finalmente, como integrao das formas comunicacionais atravs de movimentos corporais ou vocalizaes manifestadas pelas crianas, devem ser avaliadas as habilidades de interao. ATENO COM SEU PAR COMUNICATIVO Visual Auditiva Ttil INCIO DA AO Pega na mo Pega um objeto Sorri Vocaliza
Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

13

Hltonde Reno, Nevada, USA.

CORREO DA AO E MANUTENO DA AO TURNOS NA AO Inicia e responde Responde 2 vezes Responde ao FINALIZAO DA AO Movimentos corporais Movimentos faciais Mudana de postura ou posio COMUNICAO PR-SIMBLICA A comunicao pr-simblica iniciada com os objetos de referncia descritos a seguir: OBJETOS DE REFERNCIA: Um objeto de referncia um objeto que representa uma atividade na qual h uma relao especfica com a ao a desenvolver. (Por exemplo uma colher representa: vamos comer!) Estes objetos servem para ANTECIPAR, dar uma estrutura do dia ao aluno surdocego ou multideficiente, escolher, mais adiante, o que desejam; aumentar suas possibilidade de expresso e incrementar a memria, j que pode ter problemas para lembrar. Para iniciar, a me, a professora e ou quem cuida dele deve estabelecer uma rotina na vida diria da criana surdocego e a cada atividade principal determinar um objeto de referncia que tenha relao direta com a atividade pensando na criana, no para o adulto. muito comum pensar que se a criana CEGA com problemas associados gosta, por exemplo, de balano, o adulto pense num balano em miniatura seja o objeto de referncia (mas o usurio pensa s na corrente que ele segura para brincar no balano; ento o objeto dever ser um pedacinho dessa corrente). Quando for selecionado o objeto para uma atividade, este deve ser entregue para a criana todas s vezes IMEDIATAMENTE ANTES de realizar a ao; este procedimento deve ser feito repetidamente. Usando-o desta maneira contnua, chegar o momento onde ela compreender que lhe damos a colher hora de comer. Saberemos disso porque ela, de forma diferente, indicar que sabe o que vai acontecer, por exemplo, indo para o local onde sempre come quando voc entregar a colher. Neste instante pode-se comear fazendo o sinal de comer.
Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

14

Hltonde Reno, Nevada, USA.

Os sinais recomendados para iniciar todas as aes so: comer, terminou, mais e querer. Quando a criana tem um horrio, uma rotina (primeiro faz uma coisa, depois outra, sempre seguindo a repetio que a rotina cria) para desenvolver durante o tempo que est conosco, podemos colocar os objetos de referncia em uma tbua (calendrio), onde encontrar os objetos que representam as atividades na ordem a serem desenvolvidas as aes. Isto permitir a ela estruturar o tempo no dia. Quando o aluno j tem um nmero significativo de referncias com os objetos, vemos que j entendeu que estes lhe antecipam a ao; est-se usando o sinal correspondente e se quer aumentar o vocabulrio, o aluno j est pronto para passar do objeto ao smbolo, quer dizer, a um sistema mais simblico como a palavra, a leitura-escrita ou o signo. preciso pensar na transio da criana como indivduo. Deve-se considerar o grau de viso, audio, o uso do tato e no faz-lo TO rpido. Para iniciar o passo simblico deve-se usar o mesmo objeto de referncia que usava antes, colocando-o sobre um papelo (colado ou costurado), de maneira que ao NO PODER SER USADO para a sua funo (colher para comer), adquire outra conotao que agora tem uma representao. Durante a transio do objeto ao smbolo, deve-se DEIXAR OS DOIS, o objeto e o smbolo, juntos por um tempo e gradativamente ir trocando e incrementando os sinais ou palavras. Isto deve ser feito com todos os objetos de referncia usados com o usurio, at que vejamos que ele entende novamente o que que queremos dizer ao dar a ele estes papeles com o objeto colado. O passo seguinte colar A PARTE MAIS REPRESENTATIVA do objeto (por exemplo, a asa da xcara ou a parte cncava da colher) no papelo, com a finalidade de observar qual a parte do objeto que o aluno usa, pode ser ou no a mesma parte que o adulto acredita que possa ser a que o representa. (Da mesma forma que com uma criana ouvinte e vidente devemos usar a FALA, SINAIS, EXPRESSES FACIAIS E CORPORAIS, ENTONAES DE VOZ, OBJETOS, etc., em outras palavras, uma COMUNICAO TOTAL). Depois que esta parte do objeto estiver colada no papelo, caso exista um resduo visual funcional, deve ser substitudo pelo mesmo objeto, mas numa fotografia e se a criana no enxergar, em alto relevo. Os smbolos devem ser bvios para todos; tanto em relao ao TATO como viso, deve ser feita uma prova solicitando a opinio de algum diferente de quem executou o trabalho, para ver se est inteligvel.
Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

15

Hltonde Reno, Nevada, USA.

Para o calendrio dos dias da semana pode ser usado um elemento que represente a atividade de um dia determinado. Mais adiante, se o nvel intelectual do aluno permitir, pode comear a soletrar colocando a inicial do nome do objeto ou do usurio para familiariz-lo com a leitura-escrita em tinta ou em Braille. Posteriormente, inicia-se o aprendizado da leitura-escrita, que no tema deste manual. COMUNICAO EM SURDOCEGOS ADQUIRIDOS A comunicao com pessoas que adquirem a surdocegueira aps adquirir a linguagem muito diferente da utilizada pelos surdocegos congnitos, que foi exposta anteriormente, j que os primeiros possuem um nvel de pensamento simblico e costumam conservar a linguagem no transcorrer de suas vidas, caso no aconteam circunstncias especiais. Fala-se de sistemas de comunicao como cdigos para pessoas com nvel intelectual suficiente para entender smbolos como os utilizados na leitura-escrita ou os sinais dos surdos. A comunicao permite pessoa surdocego adaptar-se e integrar-se e isto baseia-se na utilizao intensiva de todos os recursos sensoriais que ainda possuem: resduos visuais e/ou auditivos, tato, olfato, paladar, mas o sentido do tato que adquire uma especial relevncia nas suas necessidades de comunicao, de aquisio de conhecimentos e de aprendizagem. Os sistemas de comunicao so diversos e geralmente envolvem a(s) mo(s) da pessoa surdocego e de seu interlocutor ou intrprete. Podem ser divididos em alfabticos e no-alfabticos, se inclurem ou no a leitura-escrita de qualquer tipo e dependem para o seu ensino e uso, de condies e aprendizagens anteriores. O passo inicial a realizao de uma avaliao dos possveis resduos visuais e/ou auditivos e do nvel de linguagem alcanado neste momento, antes de selecionar o sistema ou sistemas mais apropriados para cada caso concreto. Entretanto, seja congnita ou adquirida a sua limitao, os surdocegos dependero sempre de mtodos especiais de comunicao.

Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

16

Hltonde Reno, Nevada, USA.

As principais condies a considerar so: Resduos visuais e/ou auditivos Momento de aparecimento da surdocegueira Aceitao da nova condio (aspecto emocional) Idade da pessoa Nvel educacional alcanado Ambiente familiar

Existncia de Resduos: Se existem resduos auditivos funcionais e utiliza aparelho auditivo ou outro sistema de amplificao, deve continuar a us-lo para enfatizar a comunicao por este canal sensorial. Se o resduo visual funcional, importante conhecer o grau de viso e o campo visual (viso central / tnel, perifrica, parcial ou numa posio de espao especifica); alm disto, se a perda progressiva ou se requer alguma ajuda tica. Se a pessoa no tem estes dados, devemos solicitar uma avaliao com os profissionais correspondentes. Momento de Apario: O momento do incio da surdocegueira desempenha um papel decisivo no desenvolvimento geral, mas sobretudo no desenvolvimento da linguagem e da comunicao. lvarez Daniel, comunicao, documento sem editar, Once - Espanha. Devem ser consideradas as caractersticas gerais da pessoa que adquire a surdocegueira, como a seguir determinamos: Aceitao da Condio: Na surdocegueira adquirida, a pessoa precisa de muito apoio e compreenso da famlia e do profissional de psicologia que o atende. Enquanto ele ou ela no puder aceitar esta nova situao, ser difcil tentar implementar um sistema de comunicao. Devemos entend-los e dar a eles o tempo que necessitarem para estar prontos para uma nova forma de receber e expressar necessidades e desejos. Voc j pensou como se sentiria se ficasse cego? Idade da Pessoa: Ns, seres humanos, temos diferentes motivaes e interesses conforme a nossa idade. No a mesma coisa para o surdocego adolescente, adulto ou criana.
Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

17

Hltonde Reno, Nevada, USA.

Nvel de Educao: O nvel intelectual e educacional alcanado pela pessoa antes de adquirir a surdocegueira fundamental para escolher o sistema de comunicao a ser ensinado j que, dependendo do nvel de escolaridade que tinha antes - quer dizer, se freqentava um programa de educao para surdos ou pessoas com necessidades especiais, se conhece os cdigos de leitura-escrita em tinta ou Braille, se terminou a escola primria, secundria ou a universidade ou se conhece um segundo idioma depender a estratgia comunicacional que ser aplicada. No caso de uma pessoa que antes de adquirir a surdocegueira tenha freqentado um curso de educao especial e no possua um nvel intelectual simblico que lhe permita compreender e expressar-se atravs de leitura-escrita ou sinais, ela deve utilizar os objetos de referncia. Alm disso, deve-se levar em conta as condies sensoriais que o individuo possua antes de adquirir a surdocegueira: se era surdo, cego ou era ouvinte e vidente. Ambiente Familiar: A famlia um grupo fundamental no processo da comunicao e do desenvolvimento das potencialidades do surdocego. Na famlia de um surdocego muito comum desenvolver atitudes equivocadas para com eles, tais como: lstima, superproteo, rejeio, etc., causadas pelo desconhecimento das capacidades destas pessoas e no saber como se comunicar com elas. Sistemas de Comunicao: Levando em conta as condies descritas anteriormente e conhecendo os sistemas de comunicao explicados a seguir, poder escolher aquele que considere mais apropriado para apresent-lo ao surdocego como um novo meio de interao com os demais e compreenso do novo mundo que o circunda. Os sistemas de comunicao utilizados pelos surdocegos podem ser divididos em alfabticos e no-alfabticos. A diferena principal est em que os primeiros so realizados letra por letra, enquanto os outros podem incluir palavras, por isto so mais rpidos em geral, embora a velocidade dependa mais da prtica. Sistemas Alfabticos: Alfabeto Dactilolgico: Formam-se as letras do alfabeto atravs de diferentes posies dos dedos da mo. similar ao alfabeto manual dos surdos, com algumas variaes para uma melhor percepo ttil ao ser soletrado na palma da mo. Uma vez aprendido, o alfabeto manual mais rpido que existe e os surdocegos o tem como seu alfabeto habitual quando falam entre si e com pessoas que o conhecem. (Alvarez D, 1991).

Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

18

Hltonde Reno, Nevada, USA.

Alfabeto de escrita manual: Consiste em usar o dedo ndice da pessoa surdocego como lpis, para escrever cada letra sobre uma superfcie do corpo (palma da mo) ou sobre um material externo; tambm se aplica usando a mo do interlocutor para escrever cada letra e a pessoa surdocego colocando sua mo sobre a mo de quem escreve sobre a superfcie. Tabelas Alfabticas: Existem dois modelos de tabelas que tem as letras ordinrias escritas em maiscula e em tinta ou Braille (com a letra correspondente sobre cada smbolo); o processo consiste em que o interlocutor vai indicando cada letra para formar uma palavra com o dedo do surdocego e serve tanto para transmitir mensagens como para a recepo ttil, colocando o dedo ndice sobre cada letra procurada. Pelo seu tamanho, fcil lev-las no bolso e t-las sempre mo. Assim a pessoa surdocego pode iniciar a comunicao com qualquer pessoa no familiarizada com seus sistemas de comunicao. No verso das tabelinhas vem uma breve explicao sobre como utiliz-las. (Alvarez D, 1991). Meios Tcnicos com sada em Braille: So mquinas utilizadas pela pessoa surdocego que conhece Braille. A mais conhecida a Tellatouch, que tem na frente um teclado comum e as barras da escrita Braille e na parte de trs um compartimento de onde sai cada letra pressionada na frente pelo interlocutor com propsito de ser lida pelo surdocego no compartimento, como um smbolo gerador em Braille. Sistemas no-alfabticos: Linguagem de smbolos ou sinais: Fundamenta-se na construo de sinais a partir de diferentes tipos de movimentos das mos, especialmente os que representem palavras, nmeros e outros cdigos. comumente usada pela populao surda. Tadoma: Este sistema de comunicao no-alfabtico foi criado por Sophia Alarcn que ps o nome de Tadoma, em homenagem aos alunos com quem iniciou a comunicao: Ted e Oma. Consiste na percepo da posio dos rgos fono-articuladores que so os que produzem a fala (boca, bochechas, garganta) nas pessoas, para que sintam as vibraes e as diferentes posies que estes rgos adquirem para a produo da linguagem oral. Como se escolhe um Sistema de Comunicao: Se a pessoa surdocego ainda possui um resduo visual, surda e conhece os sinais ou soletra manualmente, deve-se continuar usando como antes, perguntado pessoa surdocego em que posio nos v melhor para fazer os sinais ou soletrar, levando em conta a luz e a localizao do interlocutor dentro do seu campo visual.

Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

19

Hltonde Reno, Nevada, USA.

Se a pessoa, antes de ser surdocego foi somente surda e conhece a linguagem dos sinais mas no tem resduo visual ou este no funcional para ver os sinais ou soletrar, devem ser feitos os mesmos sinais descritos anteriormente e usados pelos surdos de forma ttil. Lembremos que este processo pode acontecer com a mo do surdocego ou sobre a mo de quem faz os sinais ou soletra. Se a pessoa, antes de ser surdocego foi somente cega, conhece Braille e no tem resduo auditivo funcional, pode ser ensinada a ela a adaptao deste sistema de leituraescrita numa forma ttil, ou seja: Que escreva cada ponto do Braille nas trs primeiras falanges dos dedos ndice e mdio da mo dominante, tomando cada falange como um compartimento do Braille. Pode tambm escrever na palma da mo em compartimentos imaginrios.

Se a pessoa, antes de ser surdocego foi ouvinte e vidente e conhece a leitura-escrita em tinta, recomenda-se o ensino do sistema denominado internacional ou universal descrito como alfabeto de escrita manual. Este um sistema simples que pode ser utilizado por todos e permite uma comunicao imediata, com pouca aprendizagem, s se a pessoa surdocego no conhece as letras ordinrias, como acontece com alguns cegos congnitos. (Alvarez D, 1991). possvel, tambm,dar aulas orais de Braille (igual que para os cegos), se existir resduo auditivo; caso contrrio, teria aulas com o sistema de comunicao do dedo ndice, para indicar-lhe cada letra com o smbolo que representa em Braille. CONCLUSES Nas crianas importante limitar a quantidade de pessoas que estruturam uma relao. Compensar a informao sensorial um dos objetivos principais da comunicao. A forma do processo mais importante do que chegar a cumprir um objetivo; o importante a COMUNICAO que se estabelece. Em alguns casos, importante ensinar mais de um sistema de comunicao pessoa surdocego, j que assim ela poder ter mais oportunidades de interagir com os demais.

Comunicacin para Persona Sordociegas - Autora: Ximena Serpa Publicao Instituto Nacional para Cegos - Bogot Colmbia - Ano 2002 Ttulo em Portugus - Comunicao para Pessoa Surdocega Traduo Miriam Xavier de Oliveira 2004 - Reviso Shirley Rodrigues Maia-2005 Este projeto em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para Cegos,Wathertown, Mass., USA. O Programa Hilton Perkins subvencionado por uma doao da Fundao Conrad N.

20

Hltonde Reno, Nevada, USA.

También podría gustarte