Está en la página 1de 4

Resenha do livro: O Caso dos Exploradores de Caverna

Lon Luvois Fuller

Lon Luvois

Fuller (1902-1978)

nasceu no Texas, cursou Direito na

Universidade de Stanford. Foi autor de oito livros e de vrios artigos, quase sempre ligados Filosofia do Direito. Crtico da Teoria do Positivismo, escreveu em 1964 a obra intitulada The Morality of Law, onde defende sua posio jusnaturalista. Aplicou-se aos estudos dos efeitos do Direito na sociedade. Formado em Economia e Direito, se dedicou em estudar, aprender e aplicar diversas formas de ordenao social, sendo tais, dotadas de poder para que se alcance os mesmos fins: a verdadeira funo social de um complexo empreendimento chamado Direito. Advogado e professor da Teoria do Direito em Harvard at 1972. Fuller publicou obras de direito civil, de filosofia e de teoria do direito. O interesse est no carter da filosofia de Fuller que rejeita, em grande parte, as abordagens moralistas tradicionais e de cunho material. Portanto, apresenta uma abordagem particularmente moderna, e em complemento dessa abordagem do autor a detida anlise das funes sociais que desempenha o direito. Nesse mbito analisa as tarefas que desempenha o direito na sociedade e suas finalidades e o papel dos operadores do direito, no intuito de elaborar uma nova perspectiva jusnaturalista que descobriria os princpios de melhor organizao das sociedades, perspectiva essa, denominada por Fuller eunomia ( eunomics).

A leitura desse livro recomendada a todos que esto iniciando o curso de Direito, auxiliando-os no desenvolvimento do pensamento, conseqentemente ajudando na formao de uma conscincia crtica. Abrange conceitos importantes, como as teorias do historicismo, jusnaturalismo e positivismo, introduzindo o aluno ao estudo da cincia do Direito. A essncia desta obra a discusso do caso e a formao dos diferentes veredictos, visando desenvolver a argumentao jurdica diante dos acontecimentos. Fuller, ao escrever O caso dos exploradores de caverna inspirou-se em dois casos reais, polmicos s suas pocas: U.s.v. Holmes (1842) e Regina v. Dudley & Stephens (1884). Os dois casos se originaram de naufrgios em alto mar e tiveram como local de acontecimento os botes salva-vidas, onde os sobreviventes se envolvem em homicdios e mais tarde so levados justia. No primeiro caso, os homicdios foram praticados para aliviar o peso do bote salva-vidas, que se encontrava ameaado pela superlotao dos sobreviventes embarcados. No caso

Regina v. Dudley &

Stephens, os assassinatos foram praticados para obter

alimentos para os sobreviventes ameaados pela fome.

No princpio de maio de 4299, cinco membros da Sociedade Espeleolgica (uma organizao composta por pessoas amadoras com o interesse especfico de explorao de cavernas), adentraram o interior de uma caverna formada por pedras calcrias. Enquanto encontravam-se remotamente entrada da caverna, ocorreu um deslizamento de terras. Grandes pedras caram, de tal maneira que foi bloqueada a nica entrada da caverna. Seus familiares, preocupados com o no retorno dos espelelogos s suas casas, noticiaram o fato ao secretrio da sociedade. Os exploradores haviam deixado indicaes do local da expedio e da caverna a ser explorada, na sede da sociedade. Imediatamente, uma expedio de resgate foi enviada para o local. Foram requisitados muitos homens e muitas mquinas para a difcil tarefa. Enquanto trabalhavam, novos desmoronamentos aconteciam, o que resultou na morte de dez trabalhadores. A comunicao entre a equipe e os exploradores se deu no vigsimo dia aps o desabamento, quando a equipe de socorro descobriu que os exploradores tinham consigo um rdio capaz de transmitir e receber mensagens. Os exploradores levaram na expedio escassas provises e, dentro da caverna no havia animais, nem vegetao com os quais eles pudessem subsistir. Solicitaram uma opinio mdica, se por acaso eles teriam uma chance de sobrevivncia ficando sem comida por mais dez dias, o chefe do comit mdico afirmou que havia poucas possibilidades de sobrevivncia. O chefe dos mdicos foi posto na frente do comunicador e Roger Whetmore, um dos exploradores, falando por todos, inclusive por ele mesmo, perguntou se eles teriam condies de sobreviverem consumindo carne do corpo de um deles. O mdico, com relutncia, respondeu de forma afirmativa. Whetmore perguntou se seria aconselhvel para eles tirarem a sorte para determinar qual deles seria a vtima. Nenhum dos mdicos presentes se disponibilizou a responder a pergunta. Whetmore, ento perguntou se havia entre os presentes um juiz ou outro oficial do governo que pudesse responder tal questo, nenhum dos presentes se apresentou como conselheiro. Perguntou ainda, se um padre ou um ministro poderia sugerir algo, porm, ningum se qualificou. Aps isso, nenhuma mensagem foi recebida de dentro da caverna e, assumiu-se erroneamente que a bateria do comunicador dos exploradores havia descarregado. Apenas, com a libertao dos exploradores

presos, descobriu-se que no vigsimo terceiro dia, aps a entrada na caverna, Whetmore foi morto pelos seus companheiros. Aps o resgate, os exploradores sobreviventes fora indiciados pelo crime de assassinato, foram condenados e sentenciados a serem enforcados pelo Tribunal de Primeira Instncia do Condado de Stowfield. Os rus apelaram, apresentando argumentos e fatos necessrios para tal apelao. Dos depoimentos dos rus que foram aceitos pelos jurados, foi o prprio Whetmore quem primeiramente props que eles deveriam usar como nutriente a carne de um dos presentes na expedio, sem a qual a sobrevivncia seria impossvel. E tambm, foi Whetmore quem primeiro props que se usasse algum mtodo para tirar a sorte, chamando a ateno dos exploradores para um par de dados que ele teria consigo. Os rus, inicialmente, relutaram em adotar tal procedimento, mas, visto que no sobreviveriam sem alimento, finalmente, concordaram com o plano proposto. Antes dos arremessos, Whetmore retirou-se do acordo, pois decidiu, devido reflexo, aguardar mais uma semana para tomar tal deciso. Seus companheiros o acusaram de quebra de boa vontade e continuaram arremessando os dados. Quando chegou a vez Whetmore, este se recusou e os dados foram lanados por um dos rus e o resultado foi contrrio Whetmore, que foi morto e consumido por seus companheiros. Devido complexidade dos fatos apresentados, como: o estado de desespero, a falta de esperana dos envolvidos, a escolha da vtima pela sorte, homicdio seguido de canibalismo, os rus foram julgados em segunda instncia por quatro juzes: Foster, Tatting, Keen e Handy. Foster prope a absolvio dos acusados alegando que quando Whetmore foi morto, estes homens no estavam sujeitos s nossas leis, mas sim lei da natureza, pois no se encontravam em um estado de sociedade civil, por isso a lei no poderia ser aplicada. Tatting fica incisivo e pede afastamento do caso por sentir-se envolvido emocionalmente. Posteriormente, questionado se queria rever sua opinio, reafirmou que no queria participar deste caso. Keen condena os rus e acusa Foster de estar buscando furos na legislao para tentar defender os rus e acha que o caso no poderia ser resolvido por Foster. Handy relata uma pesquisa que foi feita para saber a opinio pblica onde 90% das pessoas absolvem os rus. Este fica ento do lado da opinio pblica.

A Suprema Corte, estando igualmente dividida, a convico e a sentena do Tribunal de Apelaes foi mantida. E foi ordenada a execuo da sentena: o enforcamento dos rus pelo pescoo at morte.

Produo: Rodrigo Gomes Lacerda (UFT) Reviso: Rachel da Silva Limeira (FASEC)

Aceitar as normas jurdicas estabelecidas como inexorvel imposio dos detentores do poder negar ao jurista outra tarefa, que no seja a de executor mecnico das mesmas, significa desnaturar o direito e, mais do que isso, tra-lo.

También podría gustarte