Está en la página 1de 26

PAULO AGUIAR

GEOLOGIA

MINERALOGIA

NDICE
MINERAL 3 PROPRIEDADES FSICAS DOS MINERAIS . 3 3 3 Estrutura

7 Peso especfico PROPRIEDADES PTICAS DOS MINERAIS 7 7 3 Brilho

3 3 3 3 3 3 3

Formas dos cristais Hbito cristalino Clivagem Fractura Dureza Tenacidade

3 3 5 5 5 6

9 Diafaneidade PROPRIEDADES QUMICAS DOS MINERAI 9 9 3 Polimorfismo

3 3 3 3 3 3 3

Cor Policrosmo Luminiscncia

8 8 8

Isomorfismo Homeomorfismo

9 9

9 Pseudomorfismo PROPRIEDADES ELCTRICAS E MAGNTICAS DOS MINERAIS 10 10 3 Piezolectricidade 10 Magnetismo MINERAIS FORMADORES DE ROCHAS . 10 MINERAIS ACESSRIOS .. 10 GEMAS . 11 MINERAIS DE MINRIO . 11 CLASSIFICAO DOS MINERAIS 12 13 3 Elementos Nativos

3 3

Piroelectricidade

10

3 3 3 3 3 3

xidos Sulfuretos Sulfatos Fosfatos Carbonatos Silicatos

15 16 17 18 19 20

APNDICE CHAVE DE IDENTIFICAO DE ALGUNS MINERAIS 24

________________ Por Paulo Aguiar

OS MINERAIS
Mineral - o elemento ou composto qumico resultante de processos inorgnicos, de composio qumica geralmente definida e encontrado naturalmente na crosta terrestre. Em geral os minerais so slidos, com exceo da gua e do mercrio que se apresentam no estado lquido, em condies normais de presso e temperatura. PROPRIEDADES FSICAS DOS MINERAIS Estrutura Os minerais em sua maioria ocorrem no estado cristalino, onde os tomos ou agrupamentos de tomos dispostos regularmente, segundo sistemas fixos e constantes, ou seja, conservando-se invariveis as distncias entre tomos que se repetem, numa linha, assim como as distncias entre as fileiras de tomos ou entre os planos formados pelas fileiras e complanares para quase todos os minerais, se conseguiu determinar sua rede cristalina prpria. Formas dos cristais Dependendo das distncias entre os tomos ou grupos de tomos nas trs direces do espao, e dos ngulos que estas direces fazem entre si, os cristais so subdividos em sete sistemas cristalinos: Cbico - Tetragonal - Trigonal - Hexagonal - Rmbico - Monoclnico Triclnico.

(a)

(b)

Fig. 2 - A forma do cristal a expresso externa da estrutura ordenamente interna do mineral. (a) Pirite forma-se frequentemente cristais cbicos que contm linhas paralelas denominadas estrias. (b) Quartzo exibindo cristais hexagonais (seis faces) bem desenvolvidos com vrtices piramidais.

Hbito cristalino a forma caracterstica de um mineral e a maneira na qual os agregados de cristais crescem (Fig.3). Se um cristal cresce livremente, desenvolve uma forma caracterstica controlada pelo arranjo dos seus tomos. Alguns minerais ocorrem em mais de um hbito. Quando o crescimento dos cristais obstruda por outros cristais, um mineral no pode desenvolver o seu hbito caracterstico. 3
________________ Por Paulo Aguiar

(a)

(b)

(d) (c)

Fig. 3 Hbito de alguns cristais (a) Cristais equnticos de granada, tm mais ou menos a mesma dimenso em todas as direces. (b) A cianite forma cristais lamelares. (c) O quartzo pismtico cresce como cristais alongados. (d) O quartzo macio mostra uma forma no caracterstica. (e) Os asbestos so fibrosos.

(e)

________________ Por Paulo Aguiar

Clivagem Propriedade que tem uma substncia cristalina em dividir-se em planos paralelos (Fig. 4). Ela se d graas estrutura ntima do respectivo mineral. Os planos de clivagem so sempre paralelos a uma face possvel do cristal. Pode ocorrer uma clivagem segundo uma ou mais direces (Fig. 5 e 6).

Fig. 4 - A clivagem na mica. Este grande crystal uma variedade de mica, denominada muscovite.

Fig. 5 - A amostra esquerda a fluorite que apresenta quatro planos de clivagem, enquanto que as outras duas exibem trs planos de de clivagem (seis lados). O mineral no centro a halite cujos planos de clivagem tm ngulos de 90, j o mineral direita a calcite que tem os planes de clivagem com ngulos de 75.

(a)

(b)

(c)

Fig. 6 - Alguns minerais tm mais do que um plano de clivagem. (a) Feldspatos tm duas clivagens intersectando-se em angulos rectos. (b) Calcite tem trs planos de clivagem. (c) A fluorite tem quatro planos de clivagem.

Fractura D-se quando o mineral rompe-se segundo superfcies irregulares. A fractura pode tomar vrios nomes: - CONCIDAL/CONCHOIDAL - quando a fractura tem superfcies suaves, lisas como a face interior de uma concha (Fig. 7 e 8). - FIBROSA - quando o mineral se rompe segundo fibras. - ESQUIROLOSA- quando o mineral se rompe segundo uma superfcie irregular com pontas salientes - IRREGULAR - quando, como o prprio nome indica, as superfcies so irregulares. Dureza a resistncia que um mineral oferece penetrao de uma ponta aguda que tentar risca-lo. Esta ponta aguda poder ou no risca o mineral. 5
________________ Por Paulo Aguiar

Para a comparao da dureza dos diferentes minerais usa-se uma escala relativa, segundo Mohs, na qual os intervalos no obedecem proporcionalidade dos minerais, que simplesmente ordenam os minerais. Escala de Mohs
1 2 3 4 5 TALCO GESSO CALCITE FLUORITE APATITE Mg3 (Si4O10)(OH) Ca(SO4).2H2O CaCO3 CaF2 Ca5(PO4)3(F,Cl) 6 7 8 9 10 ORTOCLASE QUARTZO TOPAZIO CORNDON DIAMANTE K(Si3AlO8) SiO2 Al2(SiO4)(F,OH)2 Al2O3 C

3 acontece s vezes que quando um mineral mais brando que o outro, pores do primeiro deixam uma 3 3 3
marca sobre o segundo e pode-se confundir com uma risca. Dever ento limpar-se a superfcie e ver se realmente est riscado; os minerais que se alteram com facilidade do origem a erros pois, nas superfcies de alterao apresentam normalmente uma dureza mais baixa. Por isso deve-se empregar sempre uma superfcie fresca do mineral em estudo; tambm se deve ter cuidado com a natureza fsica do mineral, pois os minerais pulverulentos, granulares ou esquirolosos podem partir-se e dar-nos a iluso de que foi riscado pelo mineral menos dura. Para determinar correctamente a dureza necessrio experimentar os minerais da escala at encontrar um que risque o mineral em estudo. Quando tal acontecer podemos dizer que o mineral em estudo tem dureza inferior ao do mineral da escala que o riscou. Para confirmao deve-se usar a operao contrria: tentar riscar o mineral da escala com o nosso mineral em estudo.

Informaes teis a determinao da dureza. 3 A unha humana risca minerais de durezas 1 e 2; 3 Ao comum e vidro riscam at 5; 3 Minerais de 6 e 7 riscam o vidro; 3 Minerais 8 a 10 cortam o vidro. 3 Minerais da mesma dureza riscam-se mutuamente, mas de forma fraca.

Fig. 7 - Fractura conchoidal tpica da malaquite.

Fig. 8 - Fracturas tpicas do quartzo ao longo de supefcies curves e suaves, denominada fractura conchoidal. Esta amostra um quartzo fumado.

Tenacidade a resistncia que um mineral oferece ao ser rompido, modo, ou seja a sua COESO. Existem diversos tipos de tenacidade: 6
________________ Por Paulo Aguiar

3 3 3 3 3 3

FRGIL - um mineral que facilmente se rompe ou reduz a p; MALEVEL - quando um mineral pode ser transformado em delgadas lminas; SCTIL - quando s pode cortar um mineral com um canivete; DCTIL - quando se pode dobrar formando um "U"; FLEXVEL - quando se pode dobrar mas no volta a forma inicial quando cessa a aco do agente deformador; ELSTICO - quando se dobra e consegue voltar a forma primitiva quando cessa a aco do agente deformador.

Peso especfico O peso especfico de um mineral um nmero que expressa a relao entre o seu peso e o peso de igual volume de gua a 4C. A maioria dos minerais formadores de rochas possui uma densidade de 2,5 a 4,0 , e os minerais de minrio de 4 a 7,5 (Fig. 9).

Fig. 9 - A galena um sulfureto de chumbo. Tal como outros minrios metlicos, tem um peso especfico relativamente grande e por isso parecem pesados.

PROPRIEDADES PTICAS Brilho - Capacidade de reflexo da luz incidente. Temos: 3 Brilho metlico - Ocorre apenas nos minerais no-transparentes opacos, como por exemplo a pirita, a galena e outros. 3 Brilho no-metlico - Peculiar aos minerais transparentes e translcidos, como brilho adamantino, vtreo, sedoso, resinoso, etc. Tipos de brilhos no metlicos: 3 VTREO quando toma um aspecto semelhante ao do vidro; 3 RESINOSO se lembra uma resina; 3 GORDUROSO se parece ter gordura; 3 ADAMANTINO se tem reflexos fortes e brilhantes como o diamante; 3 NACARADO quando toma o aspecto de prola; 7
________________ Por Paulo Aguiar

3 SEDOSO - se toma o aspecto da seda. 3 TERROSO

(a)

(b)

Fig. 10 - O brilho a aparncia do mineral em luz reflectida. (a) A pirite exibe um brilho metlico. (b) A limonite exibe um brilho no-metlico terroso.

Cor - Carter importante na sua determinao (Fig.11). A cor depende da absoro seletiva da luz, restando uma fraco transmitida e outra reflectida.

Fig. 11 - Uma coleco de amostras de quartzo, como muitos minerais, surge numa grande variedades de cores (esquerda). A azurite um dos poucos minerais com uma cor caracterstica nica.

Policrosmo uma propriedade que se observa em certos minerais e que consiste numa variao da cr com a direco da luz incidente. Luminescncia a emisso de luz quando no derivada de incidncia. O fenmeno pode produzir-se por diversos motivos independents. A maior parte dos minerais tm luminiscncia dbil e s pode ser observada na obscuridade.

________________ Por Paulo Aguiar

Os minerais que se tornam luminescentes quando expostos aco dos RX, raios ultravioletas e raios catdicos, chamam-se FLUORESCENTES. Se a luminescncia continua mesmo depois de se tirar a aco do agente excitador chama-se FOSFORESCNCIA e os minerais dizem-se FOSFORESCENTES. Diafaneidade a propriedade que alguns minerais possuem de se deixar atravessar pela luz. Assim temos minerais: - TRANSPARENTES - se transmitem a luz e permitem que se veja um objecto atravs dele; - TRANSLCIDOS - quando transmitem a luz mas no deixando que se observe um objecto atravs dele; - OPACOS - quando no transmitem luz ainda que estejam em lminas muito finas.

PROPRIEDADES QUMICAS DOS MINERAIS Polimorfismo - a qualidade do mineral de ser polimorfo, isto , quando diferentes minerais possuem a mesma composio qumica, mas formas cristalinas diferentes, tendo, portanto, muitas outras propriedades fsicas e qumicas diferentes. O exemplo mais comum do Carbono. Substncia qumica Carbono - C Mineral Sistema cristalogrfico Cbico Hexagonal Cbico Rombodrico Rombodrico Rmbico Dureza 10 1 6 6 3 3,5 Peso especfico 3,5 2,2 5,0 4,85 2,71 2,95

Diamante Grafite Sulfureto de ferro Pirite FeS2 Marcassite Carbono de Clcio Calcite CaCO3 Aragonite

Isomorfismo Acontece quando os minerais tm diferentes composies qumicas e formas externas iguais. Exemplo: siderite FeCO3 e a magnesite - MgCO3 Homeomorfismo o fenmeno que consiste no aparecimento de minerais quimicamente diferentes, mas semelhantes na forma cristalina. Podem resultar cristais de referncia similar se igual a geometria da disposio dos ies no similares por exemplo, o rtilo-TiO2 e o zirco-SiO4Zr. Ambos so tetragonais com formas cristalinas e relaes axiais similares apesar da sua composio qumica completamente diferente. Tais minerais so conhecidos pelo nome de homeomorfos. Pseudomorfismo Se um cristal se altera de modo que a estrutura interna mude mas a forma externa prevalece dizemos que formou ume falsa forma ou pseudomorfose. A estrutura e a composio qumica de um mineral pseudomorfo de uma espcie mineral apesar da forma do cristal corresponder a outra. Por exemplo, a pirite pode converter-se em limonite mas conserva todo o seu aspecto externa.

________________ Por Paulo Aguiar

H vrios tipos de pseudomorfoses: 1. - SUBSTITUlO - h uma substituio gradual dum material primrio por um material secundrio sem reaco qumica entre ambos; 2 - INCRUSTAO - deposita-se uma crusta de um material sobre os cristais de outro; 3 - ALTERAO - neste caso h entrada de material novo e a remoo parcial do material primrio. Podem ser encontrados nests tipo de pscudomorfose ncleos do material primrio sem alterar; 4 - PARAMORFOSE - o caso em que a estrutura interna do cristal se transforma numa forma polimorfa sem produzir nenhuma troca na forma externa.

PROPRIEDADES ELCTRICAS E MAGNTICAS.

3 PIEZOELECTRICIDADE: a propriedade que certos minerais tm de desenvolver uma carga elctrica 3 3


quando se exerce uma presso sobre o extremo de um dos seus eixos cristalogrficos.Exemplo: O quartzo. PIROELECTRICIDADE - uma propriedade semelhante a anterior mas o agente causador da carga elctrica uma variao de temperatura. MAGNETISMO - a propriedade que certos minerais tm de ser atrados por um man.

MINERAIS FORMADORES DE ROCHAS, MINERAIS ACESSRIOS, GEMAS, MINERAIS DE MINRIOS, E MINERAIS INDUSTRIAIS Embora sejam conhecidos cerca de 3500 minerais como existentes na crusta terrestre, somente um nmero pequeno entre 50 e 100 so importantes porque serem comuns e disponveis.

MINERAIS FORMADORES DE ROCHAS Os minerais formadores de rochas constituem a maior parte das rochas da crusta terrestre. Eles so a olivina, piroxena, anfbola, mica, os minerais de argila, feldspato, quartzo, calcite, e dolomite.

MINERAIS ACESSRIOS Os minerais acessrios so minerais que so comuns mas so geralmente encontrados somente em quantidades pequenas. A clorite, a granada, a hematite, a limonite, a magnetite, e a pirite (Fig. 12) so minerais acessrios comuns.

10

Fig. 12 - A pirite um mineral acessrio comum.________________

Por Paulo Aguiar

GEMAS Uma gema um mineral que avaliada primeiramente pela sua beleza, embora algumas gemas, como o diamante, so tambm usadas industrialmente. Dependendo do seu valor, uma gema pode ser ou preciosa ou semi-preciosa. As gemas preciosas incluem o diamante, a esmeralda, o rubi, e a safira (Fig. 13). Muitas variedades de quartzo, incluindo o amestista, a gata, o jasper, e o olho-de-tigre, so gemas semi-preciosas. A granada, a olivina, o topzio, a turqueza, e muitos outros minerais ocorrem como gemas semi-preciosas esteticamente apreciveis (Fig. 14).

Fig. 13 - A Safira uma das gemas preciosas mais caras. Fig. 14 - O Topzio uma gema semi-preciosa popular.

MINERAIS DE MINRIO Os minerais de minrio so minerais de onde metais ou outros elementos podem ser aproveitados. Alguns, tal como o ouro nativo e a prata nativa, so compostos de um nico elemento. Contudo, a maior parte dos metais esto quimicamente ligados anies. O cobre, o chumbo, e o zinco esto geralmente ligados ao enxofre para formar os minrios importantes de calcopirite, galena (Fig. 15), e esfalerite.

Fig. 15 - A Galena o minrio mais importante do chumbo e, geralmente, contm prata.

11

________________ Por Paulo Aguiar

CLASSIFICAO DOS MINERAIS A classificao mais usada na mineralogia, por melhor atender necessidades cientficas, uma vez que considera a estrutura e composio qumica dos anies dos minerais, foi elaborada por Strunz (1935). Esta classificao subdivide os minerais em 12 grandes grupos, baseando-se na composio qumica, sendo que esses grupos so subdividido_ com base na organizao estrutural. Dessa forma tem-se: elementos nativos; sulfuretos; sulfossais; xidos e hidrxidos; halogenetos; carbonatos; nitratos; baratos; sulfatos e cromatos; fosfatos, arsenietos e vanadatos; tungstatos e molibdatos, e silicatos (nesossilicatos, sorossilicatos, ciclossilicatos, inossilicatos, filossilicatos e tectossilicatos). . 1. ELEMENTOS NATIVOS - quando os minerais so constufdos por um elemento no combinado com outro; 2. SULFURETOS - so combinaes de metais com enxofre, selnio ou telrio. A maioria dos minerais metlicos pertence a esta classe; 3. SULFOSSAIS - so sulfuretos duplos. O termo utilizado para indicar um certo tipo de mineral de enxofre nooxidado, diferente de um sulfeto. Existem cerca de 100 sulfossais. 4. XIDOS - que podem ser: a) Simples ou mltiplos conforme o nmero de tomos ,de oxignio em que tal se combina, ou b) Hidrxidos - quando contm gua ou o radical hidrxilo como radical mais importante. . 5. HALIDES - a classe que compreende os cloretos, fluoretos, brometos e iodetos naturais. 6. CARBONATOS - so os minerais cuja formula inclui o radical carbonato. 7. NITRATOS - so os minerais que podem ser considerados como sais do cido ntrico e contm o radical N03. 8. BORATOS - so os minerais que contm o grupo BO3. 9. SULFATOS E CROMATOS - so os minerais que contm o radical S04' 10. FOSFATOS, ARSENATOS E VANADATOS - o os que contm o radical fosfato, PO4. 11. TUNGSTATOS E MOLlBDATOS - so os minerais que contm o radical W04. 12. SlLlCATOs - formado por vrios compostos de Fe, Na, K, Ca, Mg, AI, etc., em combinao com Si e O. Normalmente formam estruturas complexas. O seu estudo demonstrou que na estrutura de todos os tipos de silicates, dos mais complexos aos mais simples h uma unidade fundamental formada por quarto tomos de oxignio rodeado por um tomo de silfcio (50, formando-se assim unidades tetradricas conforme o modo como esses tetraedros se combinam, assim teremos essa classe subdividida em: nesossilicatos, sorossilicatos, ciclossilicatos, inossilicatos, filossilicatos e tectossilicatos.

12

________________ Por Paulo Aguiar

ELEMENTOS NATIVOS Cerca de 20 elementos ocorrem naturalmente nos seus estados nativos como minerais. Contudo, pouco menos de dez, so suficientemente abundantes para terem importncia econmica. O ouro, a prata, a platina, e o cobre so todos encontrados na sus forma nativa. O ferro raramente encontrado no seu estado nativo na crusta terrestre, mas o ferro metlico comum em certos tipos de meteoritos. Pensa-se que o ferro nativo e o nquel nativo compem a maior parte do ncleo terrestre. O enxofre nativo, usado para fabricar o cido sulfrico, insecticidas, fertilizantes, e borracha, encontrado em crateras vulcnicas, onde ele depositado de emanaes gasosas de fendas (Fig. 16).

Fig. 16 - Enxofre nativo em uma fissura

O carbono puro ocorre tanto como grafite quanto como diamante. Tais minerais tm a composies idnticas mas estruturas cristalinas diferentes e so chamados de polimorfos. A grafite um dos minerais mais brandos e opaca e um condutor elctrico. O diamante, mineral mais duro conhecido, transparente e um isolante elctrico. As caractersticas contrastantes da grafite e do diamante enfatiza a importncia da estrutura cristalina na determinao das propriedades fsicas dos minerais.

Cobre
Frmula Qumica - Cu Dureza - 2,5 - 3 Densidade relativa - 8,8 - 8,94 Fractura - Irregular Brilho - Metlico Cor - vermelho do cobre em superfcies recentes, e escuro de brilho fosco por oxidao. Usos - Principalmente na indstria elctrica e electrnica e em ligas: lato (cobre-zinco) e bronze (cobreestanho). usado tambm na indstria qumica (tintas, pigmentos, pesticidas, defensivos agrcolas), joalheria, cunhagem de moedas, tratamento de guas, anlises qumicas, objectos ornamentais e embalagens.

13

________________ Por Paulo Aguiar

Ouro
Frmula Qumica - Au Propriedades pticas - Opaco Clivagem - Ausente Dureza - 2,5 - 3 Densidade relativa - 19,3 Brilho - Metlico Cor - Amarelo-dourado Usos - Usado em joalharia, equipamentos electrnicos e medicina.

Prata
Frmula Qumica - Ag Composio - 100% Ag Propriedades pticas - Opaco Clivagem - Ausente Dureza - 2,5 - 3 Densidade relativa - 10,5 Brilho - Metlico Cor - Branco-prateado a cinza Usos - Usado pela indstria fotogrfica, joalharia e equipamentos electrnicos.

Platina
Frmula Qumica - Pt Hbito Granular Dureza - 4 - 4,5 Densidade relativa - 14 - 22 Fractura - Quebradio Brilho - Metlico Cor - Branco-acinzentado Usos - Catalisadores especialmente na produo de cido ntrico e da gasolina de alta octanagem, proteco de cascos de navios, fabricao de fibras sintticas, indstria elctrica-eletrnica, liga com cobalto (magntica), fornos elctricos de alta temperatura, ogivas de msseis, pirmetros e fotografias

Diamante
Frmula Qumica - C Composio - C Dureza - 10 Densidade relativa - 3,51 Fractura - Conchoidal Brilho - Adamantino 14
________________ Por Paulo Aguiar

Cor - Transparente, branco, cinza, preto, azul ou amarelo Usos - Gema na joalharia, ferramentas de corte, brocas, abrasivos, serras diamantadas, fios diamantados, "canetas" para cortar vidro.

XIDOS Os xidos so um grande grupo de minerais nos quais o oxignio combinado com um ou mais metais. Os minerais do grupo dos xidos so os minrios mais importantes de ferro, mangens, alumnio, crmio, urnio, titnio, e muitos outros metais industriais. A hematite (xido de ferro, Fe2O3) ocorre em muitos tipos de rochas e o mais abundante minrio de ferro. Embora tipicamente vermelho na cor, eles ocorrem, ocasionalmente, como cristais pretos usados como gemas semi-preciosas. A magnetite (Fe3O4), um xido de ferro magntico natural, outro minrio de ferro. O espinlio (MgAl2O4) ocorre frequentemente como cristais vermelhos intensos ou azuis que so usados como gemas baratas semi-preciosas. Espinlios sintticos so tambm muito usados na joalharia. O gelo, o xido de hidrognio (H2O), um mineral comum na superfcie terrestre.

Corndon
Frmula Qumica - Al2O3 Dureza - 9 Densidade relativa - 3,9 - 4,1 Brilho - Brilho vtreo a adamantino Cor - Cor variada (incolor, branco, cinza, vermelho, azul, amarelo etc.) Usos - As diversas as variedades, que normalmente so definidas pela colorao, sendo as principais rubi (vermelho vivo), safira (azul), topzio oriental (amarelo), ametista oriental (roxo-violeta), esmeralda oriental (verdeclaro), esmeril (mistura de corndon com outros minerais). O corndon no utilizvel em joalharia usado como abrasivo, em ferramentas cortantes e tambm como material refractrio, em virtude do elevado ponto de fuso. A preparao sinttica do rubi e da safira feita com tal perfeio e baixo custo e, praticamente, no h necessidade de falsificaes; todavia, relativamente fcil reconhecer ao microscpio as gemas naturais pela estrutura zonal da bem delimitada, definida pela colorao e incluses de outros minerais, ao passo que as pedras sintticas normalmente possuem incluses gasosas. O esmeril o corndon impuro, empregado como abrasivo, na fabricao de lixas, rebolos etc., cabendo ressaltar que o uso do material natural para estas finalidades diminuiu bastante pelo uso de correspondentes artificiais.

Hematite
Frmula Qumica - Fe2O3 Cristalografia - Trigonal Dureza - 5,5 - 6,5 Densidade relativa - 4,9 - 5,3 Fractura - Subconchoidal a ausente Partio - Rombodrica e basal. Brilho - Metlico a esplndido Cor - Vermelho-sangue, cinza metlico a preto 15
________________ Por Paulo Aguiar

Usos - Importante fonte de ferro e o principal mineral de minrio da grande maioria das jazidas.

Magnetite
Frmula Qumica - Fe3O4 Clivagem - Indistinta Dureza - 5,5 - 6 Densidade relativa - 5,1 Fractura - Subconchoidal a ausente Brilho - Lustroso, esplndido, metlico a submetlico Cor - Preto-metlico Usos - Importante fonte de ferro.

SULFURETOS Os minerais de sulfuretos consistem numa combinao do enxifre com um ou mais matais. Muitos sulfuretos so minrios extremamente importantes. Eles so as maiores fontes mundiais de cobre, chumbo, zinco, molibdniuo, prata, cobalto, mercrio, nquel, e muitos outros metais. Os sulfuretos mais comuns so a pirite (FeS2), a calcopirite (CuFeS2), a galena (PbS), e a esfalerite (ZnS).

Galena
Frmula Qumica - PbS Clivagem - Perfeita Dureza - 2,5 Densidade relativa - 7,2 - 7,6 Brilho - metlico Cor - Cinza-chumbo Ocorrncia - Em rochas sedimentares, vulcano-sedimentares, hidrotermais e metamrficas como um dos sulfetos mais frequentes. Usos - Mineral de minrio de Pb.

Calcopirite
Frmula Qumica - CuFeS2 Dureza - 3,5 - 4 Densidade relativa - 4,1 - 4,3 Brilho - Metlico. Cor - Amarelo-lato. Usos - Fonte de cobre.

16

________________ Por Paulo Aguiar

Cinbrio
Frmula Qumica - HgS Dureza - 2 - 2,5 Densidade relativa - 8 - 8,2 Fractura - Subconchodal Brilho - Lustroso, adamantino a metlico Cor - Vermelho, castanho-avermelhado, cinza Usos - Importante mineral de minrio de mercrio.

SULFATOS Os minerais do grupo dos sulfatos contm o anio, complexo, sulfato (SO4)2-. O gesso (CaSO4.2H2O) e anidrite (CaSO4) so dois sulfatos industriais importantes. Tanto formam-se por evaporao da gua do mar ou guas lacustres salgadas.

Gesso
Frmula Qumica - CaSO4.2H2O Cristalografia - Monoclnico Hbito - Fibroso, prismtico, lamelar a tabular, macio ou granular Clivagem - Clivagem em 4 direces Dureza - 1,5 - 3 Densidade relativa - 2,32 Fractura - Fractura conchoidal Brilho - Brilho vtreo, nacarado e sedoso Cor - Incolor, branco a cinza, amarelo, vermelho, castanho. Usos - Gesso para moldes cermicos, odontolgicos, estatuetas, estuque etc.; fabricao de cido sulfrico, cimento Portland, para neutralizar o excesso de cloreto de sdio nas terras cultivveis, para diminuir a rapidez de pega do cimento Portland, carga para papel, tintas etc.; fundente de minrios de nquel; purificao de gua para fabricao de cerveja; quando na forma macia e compacta (alabastro) usado par fins ornamentais, incorporado na fabricao do cimento. Tambm em fornos, moldes, ortopedia, construo civil (forros) etc. 17
________________ Por Paulo Aguiar

Anidrite
Frmula Qumica - CaSO4 Cristalografia - Ortorrmbico Hbito - Tabular, prismtico, macio, granular, fibroso Clivagem - Em trs direces formando fragmentos rectangulares; perfeita ou boa Dureza - 3 - 3,5 Densidade relativa - 2,8 - 2,9 Fractura - Conchoidal Brilho - Vtreo a nacarado Cor - Incolor, branco, azul, violeta, cinza-escuro Usos - Fonte de sulfato e clcio

FOSFATOS Os minerais do grupo dos fosfatos contm o anio, complexo, fosfato (PO4)3-. A apatite, Ca5 (F, Cl, OH) (PO4) a substncia que constitue tanto os dentes como ossos. O fosfato um fertilizante essencial na agricultura moderna. encontrado nos ossos de fsseis e em grandes depsitos sedimentares.

Apatite
Frmula Qumica - Ca5(PO4)3(F,OH,Cl) Cristalografia - Hexagonal Hbito - Hexagonal, granular, tabular, compacto Clivagem - Imperfeita Dureza - 5 Densidade relativa - 3,1 - 3,2 Fractura - Conchoidal Fluorescncia - Amarelo-alaranjado e termoluminescncia branco-azulada Brilho - Vtreo a subresinoso Cor - Usualmente incolor, podendo ser branco, azul-esverdeado, violeta-azulado, amarelo, castanho, cinza, vermelho Usos - Fabricao de fertilizantes, rao animal, cido fosfrico, detergentes, insecticidas e at gemas.

18

________________ Por Paulo Aguiar

CARBONATOS O anio carbonato (CO3)2- a base de dois minerais de rocha comuns, calcite (CaCO3) e dolomite [CaMg (CO3)] (Fig. 17). A maior parte dos calcrios so compostos de calcite, e a dolomite constitui a rocha similar que tambm denominada de dolomite. A aragonite um polimorfo da calcite que constitui as conchas de muitos animais marinhos.

(a)

(b)

Fig. 17 - Calcite (a) e dolomite (b) so dois minerais formadores de rochas

Calcite
Frmula Qumica - CaCO3 Cristalografia - Trigonal Hbito - Prismtico, rombodrico ou Escalenodrico Clivagem - Perfeita com ngulo de 74 a 55 Dureza - 3 Densidade relativa - 2,72 Brilho - Vtreo a terroso Cor - Usualmente branco ou incolor, cinza, vermelho, verde , azul e amarelo. Tambm, quando impura, castanho a preto Usos - O emprego mais importante da calcita na fabricao de cimentos e cal para argamassa. Tambm usado como corretor de pH em solos cidos.

Dolomite
Frmula Qumica - CaMg (CO3)2 Cristalografia - Trigonal Clivagem - Perfeita com ngulos de 73 a 45' Dureza - 3,0 - 4 Densidade relativa - 2,85 Brilho - vtreo a nacarado Cor - Rseo, podendo ser incolor, branco, cinzento, verde, castanho e preto. 19
________________ Por Paulo Aguiar

Usos - Pedra de construo e ornamental, correctivo de solos cidos, fonte de magnsio, usada preparao de revestimentos refractrios de conversores, nos processos bsicos de fabricao de ao, entre outros.

Siderite
Frmula Qumica - FeCO3 Cristalografia - Trigonal Hbito - Globular, granular, compacta, terrosa Clivagem - Rombodrica perfeita Dureza - 3,5 - 4 Densidade relativa - 3,7 - 3,9 Brilho - Vtreo Cor - Castanho-claro a escuro Usos - Minrio de ferro.

SILICATOS Os minerais do grupo dos silicatos contm o anio (SiO4)4-. Os silicatos perfazem cerca de 95% da crusta terrestre. Eles so tambm abundantes por duas razes. Primeiro, o silcio e o oxignio so os dois elementos mais abundantes na crusta. Segundo, o silcio e o oxignio combinam-se facilmente. Cada tomo de silcio est rodeado com quatro oxignios. As ligaes entre cada silcio e os seus quatro oxignios so muito fortes. O tomo de silcio e as seus quatro oxignios formam uma estrutura em forma de pirmide chamada tetraedro de silicato com o silcio no centro e oxignios nas quatro extremidades. O tetraedro tem uma carga 4- e forma o anio complexo (SiO4)4-. O tetraedro de silicato a unidade fundamental de construo de todos os minerais do grupo dos silicatos. Conforme o modo como esses tetraedros se combinam, teremos essa classe subdividida em: 3 Nesossilicatos, representados por tetraedros isolados [Exemplos: olivinas (*), fenaquite (*), granadas (*), zirco, andaluzite, silimanite, cianite, topzio, estaurolite, candrodite (*)]; 3 Sorossilicatos - Este grupo caracteriza-se pelos grupos tetradricos duplos, isolados, onde dois tetraedros SiO4 so unidos por um dos oxignio comum a dois tetraedros. [Exemplos: hemimorfite, pumpellyite, vesuvianite, epdoto(*)]. 3 Ciclossilicatos - os tetraedros de SiO4 esto polimerizados formando figura fechada com forma de anis. Esta polimerizao d-se de trs maneiras diferentes: uma constituda por trs tetraedros [Si3O9]6-, representado pelo mineral raro bentonite; a segunda por 4 tetraedros [Si4O12]8-, exemplificada pelo mineral axinite; a terceira, por 6 tetraedros [Si6O18]-12, que constitui a estrutura bsica dos minerais mais comuns e importantes desse grupo (berilo, turmalina, cordierita). 3 Inossilicatos, representados por tetraedros em cadeias simples (Piroxenas) e duplas (Anfbolas); 3 Filossilicatos, representados por estruturas em folhas [Exemplos: Micas(*), clorites (*), serpentinas (*) e 20
________________ Por Paulo Aguiar

argilas (*)]; e tectossilicatos, tridimensionais [Exemplos: Slica (*), Feldspatos (*), feldspatides (*), escapolite (*) e zelitos (*)].

(a)

(b)

(c)

(d)

(e)

(f)

Fig. 19 Os sete grupos de silicatos formadores de rochas. (a) Olivina. (b) Piroxena. (c) Anfbola. (d) Biotite, que um tipo de mica (preta) muito comum. A moscovite (mica branca) outro tipo de mica muito comum. (e) Argila. (f) Feldspatos, representados aqui pela ortoclase. (g) Quartzo.

(g)

21

________________ Por Paulo Aguiar

Quartzo
Frmula Qumica - SiO2 Cristalografia - Trigonal Hbito - Granular, prismtico, compacto etc. Clivagem - Imperfeita Dureza - 7 Densidade relativa - 2,65 Fractura - Conchoidal Brilho Vtreo Cor - Incolor, branco, prpura, preto, cinza, leitoso, etc. Usos - Areia para moldes de fundio, fabricao de vidro, esmalte, saponceos, dentifrcios, abrasivos, lixas, fibras pticas, refractrios, cermica, produtos electrnicos, relgios, indstria de ornamentos; fabricao de instrumentos pticos, de vasilhas qumicas, refractrios etc. muito utilizado tambm na construo civil como areia e na confeco de jias baratas, em objectos ornamentais e enfeites, na confeco de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas etc.

22

________________ Por Paulo Aguiar

hornblende2

Fig. 21 Amostra de ortoclase (feldspato)

hornblende

Fig. 22 estas linhas paralelas, denominadas estrias, so uma caracterstica de distino das plagioclases (feldspatos).

Fig. 20 - Hornblenda (Anfbola). A hornblenda um silicato escuro vulgar que tem duas direces de clivagem que se intersectam a cerca de 60 e 120.

Fig. 23 O quartzo. Alguns minerais, tal como o quartzo, ocorrem numa variedade de cores. Estas amostras incluem cristais de quartzo (incolor), amestista (prpura), citrino (amarelo) e quartzo fumado (cinzento a preto).

23

________________ Por Paulo Aguiar

APNDICE CHAVE DE IDENTIFICAO DE ALGUNS MINERAIS


GRUPO II BRILHO NO-METLICO (MINERAIS DE CORES ESCURAS)
DUREZA CLIVAGEM OUTRAS PROPRIEDADES DIAGNSTICAS Preto; magntico; dureza = 6; peso especfico = 5,2; geralmente granular. Amarelo; dureza = 6; peso especfico = 5,2; geralmente em agregados de cristais cbicos. Cinzento ou castanho avermeklhado; dureza = 56; peso especfico = 5; aspecto placide. Amerelo; dourado; dureza = 4; peso especfico = 4,2; macio. Cinzento prateado; dureza = 2,5; peso especfico = 7,6 (muito pesado); clivagem cbica perfeita. Castanho amarelado a castanho ecuro; dureza varivel (16); peso especfico = 3,54; geralmente encontrado em massas arrendondadas; aspecto terroso. Preto a bronze; tons de prpura e esverdeados; dureza = 3; peso especfico = 5; macio. Cinzento prateado; dureza = 1 (muito brando); peso especfico = 2,2; macio a placide; escreve em papel; parece gorduroso. NOME (COMPOSIO QUMICA) Magnetite (Fe3O4) Pirite (FeS2)

Preta Mais duros do que o vidro

Esverdeada

Vermelha castanha Preta esverdeada Cinzenta preta Menos duros do que o vidro

Hematite (Fe2O3) Calcopirite (CuFeS2) Galena (PbS)

Amaraela castanha

Limonite Fe2O3.H2O

Cinzenta preta Menos duros do que a unha humana

Bornite (Cu5FeS4)

Cinzenta escura

Grafite (C)

24

________________ Por Paulo Aguiar

GRUPO II BRILHO NO-METLICO (MINERAIS DE CORES ESCURAS)


DUREZA CLIVAGEM OUTRAS PROPRIEDADES DIAGNSTICAS Preta a preto esverdeado; dureza = 56; peso especfico = 3,4; clivagem visvel, em duas direces a aproximadamente 90. Preta a preto esverdeado; dureza = 56; peso especfico = 3,2; clivagem visvel, em duas direces a aproximadamente 60 e 120. Vermelho a castanho avermelhado; dureza = 6,57,5; fractura conchoidal; brilho vtreo. Cinzento a castanho; dureza = 9; peso especfico = 4; cristais hexagonais so comuns. Castanho escuro a preto; dureza = 7; factura conchoidal; brilho vtreo. Verde oliva; dureza = 6,57; pequenos gros vtreos. Castanho amarelado a preto; dureza = 4; clivagem boa em seis direces; risca amarela clara que tem o cheiro de enxofre. Castanho escuro a preto; dureza = 2,3 3; excelente clivagem em uma direco; elstico em lminas delgadas; mica preta. Geralmente com tons acastanhados ou esverdeados; dureza = 2,5; peso especfico = 9; macio. Castanho avermelhado; dureza = 15; peso especfico = 45; risca vermelha; aspecto terroso. Castanho amarelado, dureza = 13; peso especfico = 3,5; aspecto terroso; pulveriza-se facilmente. NOME (COMPOSIO QUMICA) Augite (silicato de Ca, Mg, Fe,, Al) Horneblenda (silicato de Ca, Na, Mg, Fe, OH, Al) Granada (silicato de Fe, Mg, Ca, Al) Corndon (Al2O3) Quartzo esfumado (SiO2) Olivina (Mg, Fe)2SiO4 Esfalerite (ZnS) Biotite (silicato de K, Mg, Fe, OH, Al) Cobre nativo (Cu) Hematite (Fe2O3) Limonite (Fe2O3.H2O)

Clivagem presente Mais duros que o vidro

Clivagem no proeminente

Menos duros do que o vidro

Clivagem presente

Clivagem ausente Menos duros que a umha humana

Clivagem no proeminente

25

________________ Por Paulo Aguiar

GRUPO III BRILHO NO-METLICO (MINERAIS DE CORES CLARAS)


DUREZA CLIVAGEM Clivagem presente Clivagem ausente OUTRAS PROPRIEDADES DIAGNSTICAS Cor alaranjado-rosada ou branco a cinzento; dureza = 6; peso espcfico = 2,6; duas direces de clivagem em ngulos aproximadamente rectos. Qualquer cor; dureza = 7; peso espcfico = 2,65; fcatura conchoidal; aspecto vtreo; aparece em muitas variedades: leitoso, rosado, esfumado, ametista (violeta). Branco, amarelado a incolor; dureza = 3; duas direcs de clivagem a 75 (rombodrico); esfervesce com HCl; frequentemente transparente. Branco a incolor; dureza = 2,5; trs direces de clivagem a 90 (cbico); sabor salgado. Amarelo, prpura, verde, incolor; dureza = 4; risca branca; translcido a transparente; quatro direces de clivagem. Incolor, dureza = 22,5; transparente e elstico em lminas delgadas; clivagem excelente em uma direco; mica clara. Branco a transparente; dureza = 2; fibroso, quando em lminas delgadas, mas no elstico; aparece em muitas variedades: selenite (transparente, trs direces de clivagem), satin espar (fibroso, brilho sedoso), alabaster (agregados de pequenos cristais). Branco, rosa, verde,; dureza = 1; forma-se em placas delgadas; parece sabonete ao tacto; brilho nacarado. Amarelo; dureza = 12,5. Branco; dureza = 2: parece suave; odor a terra quando humedecido; tem textura tipicamente argilosa. Verde; dureza = 2,5, fibroso; variedade de serpentina. Plido a castanho avermelhado escuro; dureza = 1 3; brilho bao; terroso, contem, frequentemente, partculas esferoidais; no um verdadeiro mineral. NOME (COMPOSIO QUMICA) Feldspato potssico (KAlSi3O8) Quartzo (SiO2) Calcite (CaCO3) Halite (NaCl) Fluorite (CaF2) Moscovite (silicato de K, OH e Al) Gesso (CaSO4.2H2O) Talco (silicato de Mg) Enxofre (S) Caulinite (silicato de Al hidratado) Asbesto (Silicato de Mg e Al) Bauxita (xido de Al hidratado)

Mais duro do que o vidro

Menos duros que o vidro

Clivagem presente

Clivagem presente

Menos duros do que a unha humana Clivagem no proeminente

26

________________ Por Paulo Aguiar

También podría gustarte