Está en la página 1de 11

47

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

a) este caderno, com o enunciado das 60 (sessenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: LNGUA PORTUGUESA Questes 1 a 10 MATEMTICA CONHECIMENTOS ESPECFICOS Bloco 1 Questes 21 a 40 Pontuao 1,0 cada Bloco 2 Questes 41 a 50 Pontuao 1,0 cada Bloco 3 Questes 51 a 60 Pontuao 1,0 cada

Pontuao Questes Pontuao 1,0 cada 11 a 20 1,0 cada

b) CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

1 www.concursosnobrasil.com.br

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

PSP RH - 2/2010

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

2 www.concursosnobrasil.com.br

LNGUA PORTUGUESA
TODAS AS QUESTES SERO AVALIADAS COM BASE NO REGISTRO CULTO E FORMAL DA LNGUA. LOUCOS E SANTOS Escolho meus amigos no pela pele ou outro arqutipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim no interessam os bons de esprito nem os maus de hbitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles no quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dvidas e angstias e aguentem o que h de pior em mim. Para isso, s sendo louco. Quero os santos, para que no duvidem das diferenas e peam perdo pelas injustias. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. No quero s o ombro e o colo, quero tambm sua maior alegria. Amigo que no ri junto, no sabe sofrer junto. Meus amigos so todos assim: metade bobeira, metade seriedade. No quero risos previsveis, nem choros piedosos. Quero amigos srios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia no desaparea. No quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infncia e outra metade velhice! Crianas, para que no esqueam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e srios, crianas e velhos, nunca me esquecerei de que normalidade uma iluso imbecil e estril.
WILDE, Oscar. Disponvel em: http://pensador.uol.com.br/frase/OTQzMw/ Acesso em: 29 jan. 2011.

2
Em quero meu avesso. ( . 9), o substantivo destacado, quando escrito no plural, mantm o som fechado da vogal tnica. O timbre da vogal tnica do substantivo, quando escrito no plural, altera de fechado para aberto em (A) bolso - bolsos (B) caroo - caroos (C) contorno - contornos (D) acordo - acordos (E) almoo - almoos

3
Considere as frases abaixo. I - Manuel aspira ........................cargo de gerente na empresa. II - Quem quiser assistir .......................... filme, deve permanecer em silncio. III - Certamente, essa deciso implicar ........................... dissoluo do grupo. IV - Ao chegar ............................ casa, verificarei se os documentos esto em ordem alfabtica. Em relao regncia verbal, a sequncia que preenche corretamente as lacunas : (A) o - ao - na - em (B) o - o - a - a (C) ao - o - na - em (D) ao - ao - a - a (E) ao - ao - na - em

10

15

20

4
A frase cujo verbo irregular destacado apresenta a flexo INCORRETA : (A) Espero que voc nomeie logo o seu sucessor. (B) Eu sempre cri que, um dia, a verdade viria tona. (C) Diante desse impasse, requero o meu afastamento do caso. (D) Os funcionrios receavam um acordo sindical desfavorvel. (E) Eu intervim para que no chegassem agresso mtua.

25

30

5
O texto que apresenta os sinais de pontuao corretamente empregados : (A) Esta linha area, tem vrios voos diretos; s quartas-feiras Recife, Buenos Aires, aos sbados Salvador, Tquio, e aos domingos Rio, Paris. (B) Esta linha area, tem vrios voos diretos; s quartas-feiras RecifeBuenos Aires, aos sbados SalvadorTquio, e aos domingos RioParis. (C) Esta linha area, tem: vrios voos diretos s quartas-feiras RecifeBuenos Aires, aos sbados SalvadorTquio, e aos domingos RioParis. (D) Esta linha area tem vrios voos diretos: s quartas-feiras, RecifeBuenos Aires; aos sbados, SalvadorTquio; e, aos domingos, RioParis. (E) Esta linha area tem, vrios voos diretos: s quartas-feiras; RecifeBuenos Aires, aos sbados; SalvadorTquio, e aos domingos; RioParis.

1
Considerando-se as ideias que o texto apresenta, a escolha de amigos s NO inclui (A) o preconceito racial e o comportamento padro. (B) o modo incomum e singular de conceber o mundo. (C) a conjugao da aridez da vida com a sensibilidade presente no imaginrio. (D) a conjugao de sentimentos dspares para a manuteno do estado de inquietao do sujeito diante da vida. (E) as caractersticas pessoais que propiciem inquietao e evidenciem aceitao.

3 www.concursosnobrasil.com.br

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

6
Substituindo-se o verbo destacado na primeira frase pelo substantivo correspondente na segunda, qual desses substantivos apresenta ERRO quanto ortografia? (A) Cuidado para no exceder o limite de velocidade permitido. / O excesso de velocidade custou-lhe uma multa. (B) Os economistas concordam que preciso conter os gastos. / A conteno dos gastos j se faz por parte de muitos empresrios. (C) No devemos reprimir os manifestantes sem antes ouvi-los. / A represso aos manifestantes, sempre que possvel, deve ser evitada. (D) Ele foi incapaz de catequizar aqueles menores de rua. / Infelizmente, a catequeze daqueles menores de rua no ocorreu. (E) Ningum conseguia compreender o comportamento agressivo do colega. / Levou horas para a compreenso de tal atitude ofensiva.

MATEMTICA
11
No h dvidas de que a Internet est em plena expanso, e o uso de novas faixas de frequncia aumentar sensivelmente o uso da Internet sem fio. O grfico abaixo apresenta a evoluo da quantidade de pontos de conexo sem fio, no Brasil e no Mundo, a partir de 2002.

7
As palavras que, na sequncia, recebem acento grfico so: (A) hifens latex avaro (B) gratuito video recem (C) beno egoista vies (D) martir item economia (E) caracteres seca rubrica

8
A concordncia do verbo destacado est correta em: (A) Diante do acontecido, todos houveram por bem participar da campanha de doao. (B) Com o passar dos dias, percebia-se os estragos causados pela chuva em toda a regio. (C) Hoje, j fazem dois meses que aguardo notcias de meus compatriotas. (D) Choveu convites para o evento mais importante da minha cidade natal. (E) Agora, j no existe mais dvidas de que precisamos economizar gua.

Vex, Teleco e professor Cristiano M. Panuzio. Revista Veja, 13 de outubro de 2010.

9
A frase que NO admite o uso do pronome destacado em posio procltica : (A) Ningum me ofereceu ajuda quando mais precisei. (B) Quero que lhe entregue o resultado em breve. (C) Talvez a convide para passar o feriado em Bzios. (D) Eu no te darei uma resposta enquanto no tiver certeza. (E) Depois, se encarregue de avisar aos participantes que no haver sorteio.

Se, de 2004 a 2010, a quantidade de pontos de conexo sem fio, no mundo, tivesse aumentado linearmente, conforme sugere o grfico, quantos pontos de conexo sem fio haveria em 2007? (A) 120.500 (B) 162.000 (C) 185.500 (D) 200.500 (E) 210.000

12
3x Sendo a funo f(x) = 2 log5 , em que x um nmero 4 real positivo, f(17) um nmero real compreendido entre

10
A frase em que a concordncia nominal est INCORRETA : (A) A confuso formada diante do prdio da instituio era meio grande. (B) Enviaremos incluso no imposto a taxa de iluminao pblica. (C) Ela no devia deixar as crianas ss por tantas horas. (D) Finalmente, meu colega est quite com a Receita Federal. (E) Elas prprias descobriram o teor daquele documento.

(A) 1 e 2 (B) 2 e 3 (C) 3 e 4 (D) 4 e 5 (E) 5 e 6

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

4 www.concursosnobrasil.com.br

13
De um grupo de seis operadores de equipamentos de produo e refino de petrleo, quatro sero escolhidos para trabalhar na mesma equipe. De quantos modos distintos possvel escolher os operadores que integraro esta equipe? (A) 15 (B) 30 (C) 60 (D) 125 (E) 360

16
De acordo com o Relatrio de Sustentabilidade de 2009, as empresas de uma holding concentravam, nas Regies Centro-Oeste e Norte, 2.464 funcionrios no final daquele ano. Mas a diferena entre o nmero de funcionrios lotados nas duas regies era considervel. Se 128 novos funcionrios fossem efetivados na Regio Centro-Oeste, esta passaria a ter metade do nmero de funcionrios da Regio Norte. Sendo assim, quantos funcionrios trabalhavam em empresas da holding, na Regio Norte, no final de 2009? (A) 736 (B) 1.104 (C) 1.360 (D) 1.558 (E) 1.728

14
Um menino guardou seis notas em uma caixa, sendo uma de R$ 10,00, duas de R$ 5,00 e as restantes de R$ 2,00. Se ele retirar, ao acaso, duas notas dessa caixa, a probabilidade de que o valor retirado seja superior a R$ 10,00 ser de (A)
1 6 2 5 7 30

17
Os nmeros complexos z 1 , z 2 e z 3 formam, nessa ordem, uma progresso aritmtica e so tais que z1 + z2 + z3 = 6 + 9i, onde i representa a unidade imaginria. Sendo assim, (z2)2 igual a (A) 5 (B) 5 + 6i (C) 5 + 12i (D) 13 + 6i (E) 13 + 12i

(B)

1 3 4 15

(C)

(D)

(E)

18
At agosto de 2010, a prestao do apartamento de Joo correspondia a 25% do seu salrio. Em setembro do mesmo ano, Joo foi promovido e, por isso, recebeu 40% de aumento. Entretanto, nesse mesmo ms, a prestao de seu apartamento foi reajustada em 12%. Sendo assim, o percentual do salrio de Joo destinado ao pagamento da prestao do apartamento passou a ser (A) 16% (B) 20% (C) 24% (D) 28% (E) 35%

15
Quatro tanques de armazenamento de leo, cilndricos e iguais, esto instalados em uma rea retangular de 24,8 m de comprimento por 20,0 m de largura, como representados na figura abaixo.

20,0 m

19
Certa empresa comercializa sucos em pequenas caixas com formato de paraleleppedo reto-retngulo de dimenses internas iguais a 5 cm, 3,6 cm e 12 cm. Se cada caixa contm 200 mL de suco, qual o percentual aproximado do volume da caixa no ocupado pelo suco? (A) 7,4% (B) 8,6% (C) 9,3% (D) 10,1% (E) 16,0%

24,8 m

Se as bases dos quatro tanques ocupam

2 da rea 5 retangular, qual , em metros, o dimetro da base de cada

20
Os nmeros naturais m, n e p so pares e consecutivos. Seja S = m + n + p. Conclui-se que S ser sempre divisvel por (A) 6 (B) 8 (C) 9 (D) 10 (E) 12

tanque?
Dado: (use = 3,1)

(A) 2 (C) 6 (E) 16

(B) 4 (D) 8

5 www.concursosnobrasil.com.br

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

CONHECIMENTOS ESPECFICOS BLOCO 1


21
Quando uma superfcie rotativa de uma mquina encontra outra, tal como em engrenagens, correntes e rodas dentadas para correntes, a descoberto, tem-se uma condio de extremo risco para o operador da mquina e para os trabalhadores que executam atividades no mesmo local. Para eliminar a possibilidade de ocorrncia de acidentes nessa rea da mquina, recomenda-se (A) executar a lubrificao de rotina. (B) segregar a mquina no tempo. (C) enclausurar essas partes perigosas. (D) usar equipamento de proteo individual. (E) reduzir a carga horria dos trabalhadores.

25
A NR-29 determina que, na limpeza de tanques de carga de embarcaes que contenham produtos txicos, corrosivos ou inflamveis, seja obrigatrio o(a) (A) uso de equipamento de ar mandado em ambientes com ar no rarefeito. (B) realizao do trabalho por uma s pessoa. (C) vistoria antecipada do local, com ateno especial ao monitoramento do percentual de CO2. (D) utilizao de ventiladores para a eliminao de resduos txicos. (E) utilizao de aparelhos de iluminao com especificaes adequadas rea classificada.

26
Para trabalhos sob ar comprimido em tubules pneumticos, o Anexo 6, da NR-15, estabelece que os empregados (A) sejam submetidos aos exames mdicos pr-admissionais e peridicos. (B) tenham entre 18 e 48 anos de idade. (C) possam trabalhar quando tiverem afeces pulmonares apenas leves. (D) sejam submetidos a no mximo duas compresses por dia. (E) permaneam no mnimo uma hora, aps a descompresso, no canteiro de obras, em observao mdica.

22
O esmeril um agente causador de acidentes, capaz de provocar diversos tipos de leses, sobretudo pela ao do rebolo. As medidas principais e eficazes de preveno adotadas ao se executarem atividades com essa ferramenta de trabalho, conjugando-se a proteo coletiva com a individual, so a (A) proteo tipo barreira (capa) e os culos de segurana. (B) proteo tipo barreira (capa) e o capacete. (C) proteo sensitiva e os culos de segurana. (D) barreira tica e o capacete. (E) barreira tica e os culos de segurana.

27
Um grupo de trabalhadores fica submetido, de modo semelhante, poeira no local de trabalho, de tal forma que o resultado da avaliao de qualquer trabalhador desse mesmo grupo representa os valores obtidos para os demais. A esse grupo de trabalhadores d-se o nome de grupo homogneo de (A) exposio. (B) tolerncia. (C) amostragem. (D) trabalho. (E) contaminados.

23
Em relao aos andaimes suspensos, a NR-18 estabelece que permitido (A) fixar o seu sistema de sustentao utilizando sacos de areia ou pedra. (B) usar cabos de fibras naturais ou artificiais para a sua sustentao. (C) acrescentar trechos em balano ao estrado. (D) depositar sobre os andaimes material para uso imediato. (E) serem utilizados para transporte de materiais desvinculados dos servios em execuo.

28
Uma medida de controle da exposio aos particulados, aplicada no trabalhador, a(o) (A) segregao da operao. (B) ventilao diluidora. (C) umidificao. (D) alterao do processo produtivo. (E) controle mdico.

24
Nos servios de demolio, como medida preventiva, faz-se necessrio que (A) as linhas de fornecimento de energia eltrica e de gs sejam desligadas logo aps o incio do trabalho. (B) as canalizaes de esgoto sejam protegidas ou isoladas logo aps o incio do trabalho. (C) as plataformas de reteno de entulhos sejam instaladas em parte do permetro da obra, durante a sua execuo. (D) todas as aberturas existentes no piso sejam fechadas e removidos os elementos frgeis imediatamente aps o incio da demolio de um pavimento. (E) os entulhos sejam removidos, por gravidade, em calhas fechadas, com inclinao mxima de 45o, fixadas edificao em todos os pavimentos.

29
Um trabalhador est a um metro de uma fonte sonora que emite 86 dB(A). Se esse trabalhador se colocar a dois metros dessa fonte, num ambiente livre de obstculos, o rudo, em dB(A), ser de (A) 68 (B) 74 (C) 80 (D) 82 (E) 92

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

6 www.concursosnobrasil.com.br

30
Um profissional avaliou as concentraes de um determinado agente qumico presente em uma atividade, utilizando mtodo de amostragem instantnea, tendo encontrado, nas 10 amostragens realizadas, valores de 2,0 a 6,0 ppm. O agente avaliado tem limite de tolerncia de 4,0 ppm e valor-teto assinalado na tabela de limite de tolerncia do Anexo 11, da NR-15. Analisando esses dados, o profissional concluiu que (A) o limite de tolerncia no foi ultrapassado. (B) a atividade no insalubre, mesmo estando o trabalhador sem a proteo devida. (C) a atividade insalubre, caso o trabalhador no esteja adequadamente protegido. (D) a caracterizao de insalubridade implica pagamento de adicional, que incidir sobre o salrio-base, de acordo com a NR-15. (E) as 10 amostragens so insuficientes para se avaliar o limite de tolerncia, de acordo com o Anexo 11.

34
O creme protetor preconizado na NR-6 se destina proteo dos membros superiores (A) em trabalhos com raios X. (B) em trabalhos em altura. (C) contra os agentes fsicos. (D) contra os agentes biolgicos. (E) contra os agentes qumicos.

35
A coleta de lixo urbano e o transporte de inflamveis lquidos e gasosos liquefeitos em caminho-tanque so atividades consideradas, respectivamente, (A) perigosas e insalubres. (B) insalubres e perigosas. (C) insalubres e penosas. (D) penosas e perigosas. (E) penosas e insalubres.

36
A gua utilizada como agente extintor apresenta mecanismos variados de extino. Quando aplicada sobre um combustvel em chamas, ela evapora, e o vapor formado desloca o ar da superfcie do material em combusto, reduzindo ou eliminando a queima. Esse mtodo de extino denominado (A) isolamento. (B) abafamento. (C) emulsificao. (D) resfriamento. (E) diluio.

31
A fiscalizao do cumprimento das Normas de Segurana e Medicina do Trabalho em uma obra de construo civil competncia da(o) (A) Delegacia Regional do Trabalho. (B) Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego. (C) Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. (D) Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. (E) Instituto Nacional de Seguridade Social.

37
O sistema constitudo de carretis, que permite o desenrolamento de mangueiras semirrgidas, estando constantemente em carga para o combate a incndio, o (A) sistema de mangotinho. (B) sistema de dilvio. (C) sistema Water Mist. (D) aduchamento. (E) canho monitor.

32
Em determinada atividade pesada, o IBUTG igual a 31 oC, e no foram adotadas medidas adequadas de controle. Nessas condies, conclui-se que (A) est configurado risco grave e iminente. (B) est afastada a possibilidade de interdio da atividade. (C) devido o adicional de insalubridade de grau mnimo. (D) devido o adicional de insalubridade de grau mximo. (E) permitido, nesse caso, o trabalho sem a adoo de medidas adequadas de controle.

38
A Brigada de Incndio deve atuar conforme o plano de emergncia contra incndio da planta. Um dos procedimentos bsicos a executar em uma emergncia a ordem de abandono. O responsvel mximo da Brigada quem determina o incio do abandono, devendo, de acordo com a NBR 14276, priorizar os locais (A) sinistrados, os pavimentos superiores a esses locais, os setores prximos e os locais de maior risco. (B) sinistrados, os pavimentos inferiores a esses locais, os setores prximos e os locais com maior populao fixa. (C) ao redor dos locais sinistrados, os pavimentos superiores a esses locais, os setores com risco alto e os locais com maior populao fixa. (D) ao redor dos locais sinistrados, os pavimentos inferiores a esses locais, os setores com risco alto e os locais com maior populao fixa. (E) ao redor dos locais sinistrados, os pavimentos superiores a esses locais, os setores com risco alto e os locais com maior populao fixa e flutuante.

33
A Comisso de Preveno de Acidentes no Trabalho Porturio regida por diversos dispositivos normativos, por meio dos quais se toma conhecimento de que o(a) (A) presidente e o vice-presidente devem ser designados pelo rgo Gestor de Mo de Obra. (B) nmero de suplentes deve ser igual ao dos titulares, sendo a suplncia especfica de cada titular. (C) composio da Comisso deve ter a representatividade das atividades porturias com maior nmero de trabalhadores. (D) composio da Comisso deve ser proporcional ao nmero total de trabalhadores porturios utilizados no ano de sua organizao. (E) durao do mandato dos seus membros de um ano, permitida uma reeleio.

7 www.concursosnobrasil.com.br

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

39
A manuteno de 2o nvel em extintores de incndio consiste em (A) reaperto de componentes roscados que no estejam submetidos presso. (B) ensaio hidrosttico. (C) limpeza dos componentes aparentes. (D) desmontagem completa do extintor. (E) conferncia, por pesagem, da carga de cilindros carregados com CO2.

40
Analise o quadro abaixo que enumera caractersticas, vantagens e desvantagens de alguns tipos de esguicho utilizados no combate a incndio. Esguicho Caractersticas/Vantagens Grande alcance e grau de velocidade de penetrao, atingindo facilmente a base do fogo, encharcando-o. O jato de gua tambm chamado jato cnico. Desvantagens No possui dispositivo de fechamento, provocando desperdcio de gua e dificultando sua movimentao pelo operador. Apresenta uma grande perda de carga (energia) quando a gua atravessa o seu interior, em funo de sua grande reduo cnica. Tem menor vazo, normalmente, que o esguicho I; seu alcance menor quando em uso o jato neblina; mais caro e mais pesado; dificulta a viso do operador; perde eficincia quando h vento forte; e necessita de manuteno peridica.

II

Pode ser fechado durante o uso e variar o ngulo de sada de gua. Produz jato tipo cnico ou neblina, que, nesse caso, provoca grande troca de calor na rea em chamas, produzindo cortina de gua. Produz bastante vapor e apresenta pouca possibilidade de conduzir eletricidade. Pode ser fechado a qualquer tempo e possui, em seu interior, uma vlvula de esfera acionada externamente por meio de uma alavanca, que pode proporcionar o uso de dois tipos de jato (slido e neblina). Exige pouca manuteno, se comparado com o esguicho II.

III

Apresenta elevado custo de aquisio, forma neblina sem o mesmo rendimento do esguicho II, possuindo acessrios pesados e, geralmente, fornecido com extremidade roscada com adaptador storz acoplado.

Os tipos de esguicho I, II e III indicados no quadro, so, respectivamente, (A) jato regulvel, rockwood, jato slido. (B) universal, rockwood, jato regulvel. (C) universal, jato regulvel, rockwood. (D) jato slido, jato regulvel, rockwood. (E) jato slido, rockwood, jato regulvel.

BLOCO 2
41
O segurado da Previdncia Social que esteja recebendo auxlio-doena por acidente do trabalho, ficando incapacitado para qualquer outra atividade que exera, cumulativamente ou no, deve ter o seu benefcio revisto para incluso do salrio (A) benefcio. (B) mnimo. (C) em atraso. (D) profissional. (E) de contribuio.

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

8 www.concursosnobrasil.com.br

42
O segurado da Previdncia Social que sofreu acidente do trabalho tem garantida, por determinado perodo de tempo, a manuteno do seu contrato de trabalho aps a cessao do benefcio previdencirio, independente da percepo de outro benefcio. Esse perodo de tempo e os benefcios previdencirios, na ordem aqui apresentada, so: (A) 10 meses, auxlio-doena acidentrio e auxlio acidente. (B) 10 meses, auxlio acidente e auxlio-doena acidentrio. (C) 12 meses, auxlio-doena acidentrio e auxlio acidente. (D) 12 meses, auxlio acidente, auxlio-doena acidentrio. (E) 18 meses, auxlio acidente, auxlio-doena acidentrio.

46
Em relao aos termos e definies estabelecidos na Norma OHSAS 18001:2007, qual a definio correta? (A) Identificao de Perigos: processo de reconhecimento de que um risco existe e que, em um determinado momento, pode materializar-se e causar perdas. (B) No Conformidade: no atendimento poltica de SST ou aos procedimentos e instrues elaborados. (C) Incidente: evento indesejvel relacionado ao trabalho, que ocasiona perdas humanas, danos patrimoniais e ambientais. (D) Parte Interessada: indivduo ou grupo, interno ou externo ao local de trabalho, interessado ou afetado pelo desempenho de SST de uma organizao. (E) Doena: degenerao fsica, mental ou social relacionada ao ambiente de trabalho.

43
Uma empresa registrou 4 acidentes do trabalho em determinado ms, sendo um de trajeto. Se, nessa empresa, trabalham 180 empregados, que cumprem jornada laboral mensal de 20 dias, com 8 horas/dia de trabalho, a taxa de frequncia de (A) 104 (B) 104,16 (C) 138 (D) 138,88 (E) 1111,11

47
Determinado tipo de anlise de riscos uma tcnica qualitativa, precursora de outras de maior especificidade. Essa anlise identifica os perigos associados a instalaes, processos, produtos e a outros, estabelecendo as causas, consequncias e medidas de controle para eliminao e mitigao dos perigos. O grau de risco indicado por uma matriz de frequncia x consequncia. Tal anlise denominada (A) Incidentes Crticos. (B) Operabilidade de Perigos. (C) WHAT-IF. (D) Preliminar de Risco. (E) rvore de Falha.

44
Os recursos, funes, responsabilidades, prestaes de contas e autoridades so requisitos que fazem parte de uma etapa do Ciclo PDCA da OHSAS 18001, denominada (A) Poltica de Segurana e Sade no Trabalho. (B) Planejamento. (C) Implementao e Operao. (D) Verificao. (E) Anlise Crtica pela Direo.

48 45
A Poltica de Segurana e Sade no Trabalho (SST) foi estabelecida pela Diretriz da Organizao Internacional do Trabalho. Tal poltica deve (A) assegurar que os empregados, em todos os nveis, recebam treinamento apropriado e sejam competentes para executar suas tarefas e responsabilidades. (B) ser concisa, estar claramente escrita, datada e efetivada por meio de assinatura ou endosso do empregador ou da pessoa com maior cargo ou responsabilidade na organizao. (C) ter o gerenciamento de SST como uma responsabilidade primordial da gerncia de linha e do dirigente hierarquicamente mais alto ao nvel de superviso. (D) obter elevado nvel de desempenho de SST, com o atendimento aos requisitos legais, como o mnimo, e ao contnuo aperfeioamento, com economicidade, do desempenho. (E) estabelecer e publicar os objetivos de SST, ainda que por meio, apenas, de boletins internos. Parmetros Palavras-Guia Fluxo Nenhum Menos Reverso Menos Mais Desvios Nenhum fluxo Menos fluxo Fluxo reverso Presso baixa Presso alta Temperatura baixa Temperatura alta

Presso

Temperatura Menos Mais

A tcnica de gerenciamento de risco que utiliza parmetros, palavras-guia e desvios, apresentados na tabela acima, denominada (A) Brainstorming. (B) WHAT-IF. (C) Anlise Comparativa. (D) Anlise de Modos de Falhas e Efeitos. (E) Anlise de Operabilidade de Perigos.

9 www.concursosnobrasil.com.br

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

49
Aps avaliar um risco, deve-se decidir qual ser a melhor forma de controle. Qual tcnica deve ser empregada quando se faz necessria a utilizao de luvas adequadas para se trabalhar com materiais aquecidos, perfurantes e cortantes? (A) Antecipao (B) Eliminao (C) Tratamento (D) Tolerncia (E) Transferncia

52
O contato com derivados de petrleo pode provocar dermatoses no trabalhador. Para evit-las, medidas preventivas devem ser adotadas, EXCETO (A) remover os derivados da pele utilizando solventes orgnicos. (B) usar luvas e aventais apropriados. (C) afastar os trabalhadores sensveis. (D) adotar as medidas de higiene adequadas. (E) orientar os trabalhadores sobre procedimentos seguros.

53
Considere as recomendaes citadas abaixo. I II III IV Reduo da carga horria de trabalho. Altura da superfcie de trabalho. Alcances normais e mximo das mos. Espaos para acomodar as pernas.

50

Por meio da anlise da Curva de Risco (Frequncia x Consequncia) apresentada acima, conclui-se que os riscos (A) 4, 6 e 9 so considerados inaceitveis. (B) 3, 4 e 6 so considerados moderados. (C) 1, 2 e 3 so considerados tolerveis. (D) do 9 ao 1 devem ser eliminados de forma decrescente. (E) do 1 ao 9 devem ser eliminados em ordem crescente.

So recomendaes valorizadas e voltadas para a adaptao do posto de trabalho ao homem, as (A) I e II, apenas. (B) II e III, apenas. (C) II e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

54
Um trabalhador teve as vestes incendiadas em um acidente. Para apagar o fogo e, ao mesmo tempo, evitar a contaminao corporal, necessrio (A) envolv-lo com uma manta. (B) jogar espuma mecnica sobre ele. (C) jogar areia sobre ele. (D) usar extintor de incndio. (E) rol-lo no cho.

BLOCO 3
51
No que se refere s emergncias oculares e s respectivas medidas de primeiros socorros, analise as afirmaes a seguir. I - Havendo um corpo estranho na superfcie do olho, prximo da borda livre da plpebra, deve-se fazer o tamponamento com gaze. II - Ocorrendo traumatismo na plpebra, devem-se aplicar compressas frias. III - Ocorrendo picada de inseto, devem-se aplicar compressas frias. IV - Ocorrendo queimadura, como, por exemplo, por cal, deve-se fazer lavagem do olho. Est correto o que se afirma em (A) I e II, apenas. (B) I e IV, apenas. (C) II e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

55
Para evitar DORT nos trabalhadores que exercem atividade de digitao, recomendvel e faz-se necessrio (A) usar cadeira cujo encosto tenha inclinao regulvel entre 80o e 90o. (B) manter o monitor de vdeo lateralizado. (C) digitar exercendo fora nas mos. (D) alternar a postura de p e sentado. (E) treinar o trabalhador para que use o menor nmero de dedos possvel.

56
Existem postos de trabalho que so ergonomicamente corretos, mas os trabalhadores no conseguem aproveit-los bem, o que costuma ocorrer quando h (A) dispositivos localizados dentro da rea de alcance timo ou mximo. (B) falta de treinamento ou de programas de orientao. (C) implantao do sistema de pausas. (D) utilizao de cadeiras ajustadas a uma altura adequada. (E) assentos sem conformao na base.

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

10 www.concursosnobrasil.com.br

57
O programa APELL (Alerta e Preparao de Comunidades para Emergncias Locais) foi estabelecido pela ONU para determinar um planejamento conjunto entre governo, indstrias e segmentos comunitrios, com a finalidade de minimizar acidentes industriais ampliados. So metas especficas do programa APELL, EXCETO (A) fornecer informaes aos moradores e usurios da comunidade. (B) incrementar o envolvimento da indstria local na conscientizao da comunidade e no planejamento do atendimento a situaes de emergncia. (C) intermediar a mudana de local da empresa ou da comunidade, junto aos rgos governamentais se os estudos de Avaliao e Anlise de Riscos indicarem tal necessidade. (D) integrar os Planos de Emergncia das indstrias com os Planos de Emergncia da comunidade, fornecendo um plano global para atender a todos os tipos de situaes de emergncia. (E) envolver os membros da comunidade local no desenvolvimento, testes e implementao do plano global de atendimento a situaes de emergncia.

60
Os procedimentos bsicos de emergncia contra incndio, apresentados abaixo, esto relacionados a uma ordem lgica e devem ser executados conforme a disponibilidade do pessoal, com prioridade ao atendimento vtima. 1 2 3 4 5 Apoio externo Primeiros socorros Alerta Eliminao de riscos Anlise da situao

A ordem correta de realizao desses procedimentos (A) 1, 2, 3, 4 e 5 (B) 2, 3, 5, 4 e 1 (C) 3, 5, 1, 2 e 4 (D) 4, 5, 2, 3 e 1 (E) 5, 3, 2, 1 e 4

58
Com relao a Planos de Emergncia Contra Incndio Requisitos (NBR 15219), analise as definies abaixo. - Emergncia: situao crtica e fortuita que representa perigo vida, ao meio ambiente e ao patrimnio, gerando um dano continuado que obriga imediata interveno operacional. II - Ponto de encontro: local destinado ao encontro de pessoas para dar incio s aes de controle de emergncia. III - Risco baixo: planta com carga de incndio at 300 MJ/m2. IV - Grupo de Apoio: grupo de pessoas composto por terceiros ou no, treinados e capacitados, que auxiliem na execuo dos procedimentos bsicos na emergncia contra incndio. V - Profissional Habilitado: tcnico de segurana do trabalho com formao em preveno e combate a incndio, desenvolvida com carga horria mnima de 40 horas. Esto corretas APENAS as definies (A) I e II. (B) I e IV. (C) I, III e IV. (D) II, III e V. (E) I, II, III e V. I

59
O Plano Nacional de Preparao e Respostas Rpidas a Emergncias - P2R2 foi estabelecido pelo Governo Federal para atender a que tipo de Controle de Emergncia? (A) Produtos qumicos perigosos (B) Radiao nuclear (C) Contaminao biolgica (D) Inundaes decorrentes de chuva e queda de encosta (E) Terremoto, maremoto e ciclone

11 www.concursosnobrasil.com.br

TCNICO(A) DE SEGURANA JNIOR

También podría gustarte