Está en la página 1de 26

6

1. REFORMA AGRRIA 1.1 EVOLUO HISTRICA A questo do ocupamento e da propriedade da terra no Brasil, est relacionado a maneira como este foi colonizado. Neste sentido a regulamentao da propriedade imobiliria proveio do instituto das sesmarias, mantido por trs sculos e que segundo BARROSO (2004, p.105): foi o responsvel direto pela consolidao do latifndio improdutivo no Pas. A lei de terras (lei n601/1850), uma das primeiras leis brasileiras, aps a independncia do Brasil e ainda em vigor atualmente, dispe sobre normas do direito agrrio brasileiro e estabelecia fatos como a compra como a nica forma de acesso terra e abolio, em definitivo, o regime de sesmarias. No entanto nem mesmo durante o regime republicano a lei supra-citada conseguiu resolver o problema fundirio no Brasil. Em 1946, houve largos debates a respeito a Reforma Agrria desecadeando um movimento, que tinha como objetivo acabar com as relaes de produo do tipo feudal vigente na agricultura brasileira. Em 1962, atravs da Lei Delegada n 11, foi criada a SUPRA (Superintendncia da Poltica Agrria) para que executar a poltica agrria. O art. 2 dessa lei, dispunha:
Compete SUPRA colaborar na formulao da poltica agrria do pas, planejar, promover, executar e fazer executar, nos termos da legislao vigente e da que vier a ser expedida, a reforma agrria e, em carter supletivo, as medidas complementares de assistncia tcnica, financeira, educacional e sanitria, bem como outras de carter administrativo que lhe venham a ser conferidas no seu regulamento e legislao subseqente.

Em 1985, foi criado o I Plano Nacional de Reforma Agrria que tinha como escopo de levantar as reas prioritrias para Reforma Agrria em consonncia com o Estatuto da Terra e assentar entre 1985 e 1989, 1.400.000 famlias. No entanto os latifundirios criaro a chamada Unio Democrtica Ruralista na tentativa de conter os assentamentos de trabalhadores rurais sem-terra. Com isso apenas 70.164 famlias foram assentadas, ou seja apenas 8% do nmero planejado.

Finalmente em 1988, com a atual Constituio Federal, trs um captulo sobre a Poltica Agrria e Fundiria e da Reforma Agrria onde fica contemplado a funo social como princpio bsico do direito de propriedade e a prvia e justa indenizao em Ttulos da Dvida Agrria para a terra e em dinheiro para as benfeitorias teis e necessrias. 1.2 NOES SOBRE REFORMA AGRRIA O Estatuto da Terra define em seu art. 1, 1, o conceito de Reforma Agrria:
considera-se Reforma Agrria o conjunto de medidas que visem promover melhor distribuio da terra, mediante modificaes no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princpios da justia social e ao aumento da produtividade.

Segundo, MARQUESI (2005, p. 153), ao interpretar o artigo supra-citado afirma que: transparece dessa definio que os escopos eleitos pelo legislador, ao traar a poltica de reforma no campo, so a promoo da justia social e o incremento da produo de riquezas e que o meio para atingi-los repousa na redistribuio das terras. E assim diante do nosso contexto atual, observa-se que as terras encontram-se mal distribudas no territrio brasileiro. Isso tambm se deve como dito anteriormente, a forma de colonizao que o Brasil teve e que gerou como consequncia uma alta concentrao de espaos rurais nas mos de uma parcela pequena do povo, permitindo o aparecimento de latifndios em grande quantidade. E, justamente esse desnivelamente entre as reas aproveitveis e o nmero de donos de terra que leva ao combate por parte destes a Reforma Agrria. Segundo o governo, a necessidade da Reforma deriva das tenses sociais existente no campo como principal fator. Alm disso, alega que devido ao processo histrico do Brasil gerou um quadro no qual a terra restrita para grande parte da populao. No entanto como alega GOMES (2003, p. 300), a necessidade de Reforma Agrria:
no deriva do potencial de conflito implcito na dinmica social do agro, mas da condio objetiva de excluso e marginalizao da maioria da populao rural, proveniente do processo de desenvolvimento do capitalismo no campo. Este o problema de fundo a encarar, margem da magnitude e da extenso das tenses dele resultantes.

Segundo o Estatuto da Terra, art. 16:

A Reforma Agrria visa a estabelecer um sistema de relaes entre o homem, a propriedade rural e o uso da terra, capaz de promover a justia social, o progresso e o bem-estar do trabalhador rural e o desenvolvimento econmico do Pas, com a gradual extino do minifndio e do latifndio.

Posteriormenteo art. 1 do Decreto n 55.891 de 31 de maro de 1965, dispe:

Art. 1 A Reforma Agrria a ser executada e a Poltica Agrcola a ser promovida, de acrdo com os direitos e obrigaes concernentes aos bens imveis rurais, na forma estabelecida na Lei n 4.504, de 30 de novembro de 1964, Estatuto da Terra, tero por objetivos primordiais: I - A Reforma Agrria: a melhor distribuio da terra e o estabelecimento de um sistema de relaes entre o homem, a propriedade rural e o uso da terra, que atendam aos princpios da justia social e ao aumento da produtividade, garantindo o progresso e o bem-estar do trabalhador rural e o desenvolvimento do Pas, com a gradual extino do minifndio e do latifndio.

A Reforma conforme afirma MARQUES (2007, p. 130), pode ser feito de duas formas: coletivista e privatista. A primeira consiste na nacionalizao da terra, passando a propriedade para o Estado. J a segunda forma aquela em que se admite a propriedade privada. Desta forma conforme MARQUES (2007, p. 131): a terra de quem trabalha, seja pequeno, mdio ou grande produtor, que convivem harmoniosamente. Esse mtodo baseado na doutrina de Aristteles, que foi sequenciada por Santo Toms de Aquino e pregada pela igreja Catlica. A Reforma Agrria, de acordo com MARQUES tem como caractersticas:
a) uma forma de interveno do Estado na propriedade privada, na medida em que os principais instrumentos so a desapropriao e a tributao; b) peculiar a cada pas, porque cada qual tem a sua formao territorial diferenciada. c) transitria. No Brasil, ela preconizada como tarefa a ser executada paulatinamente, extinguindo-se gradualmente o minifndio e o latifndio, sendo a distribuio das terras a ela destinadas feita sob forma de Propriedade Familiar. d) passa por um redimensionamento das reas mnimas e mximas e) depende de uma Poltica Agrria eficiente.

Os Beneficirios da Reforma Agrria, so segundo o art. 19 da Lei n 8.629/93:

Art. 19. O ttulo de domnio e a concesso de uso sero conferidos ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente de estado civil, observada a seguinte ordem preferencial: I - ao desapropriado, ficando-lhe assegurada a preferncia para a parcela na qual se situe a sede do imvel; II - aos que trabalham no imvel desapropriado como posseiros, assalariados, parceiros ou arrendatrios; III aos ex-proprietrios de terra cuja propriedade de rea total compreendida entre um e quatro mdulos fiscais tenha sido alienada para pagamento de dbitos originados de operaes de crdito rural ou perdida na condio de garantia de dbitos da mesma origem; IV - aos que trabalham como posseiros, assalariados, parceiros ou arrendatrios, em outros imveis; V - aos agricultores cujas propriedades no alcancem a dimenso da propriedade familiar; VI - aos agricultores cujas propriedades sejam, comprovadamente, insuficientes para o sustento prprio e o de sua famlia. Pargrafo nico. Na ordem de preferncia de que trata este artigo, tero prioridade os chefes de famlia numerosa, cujos membros se proponham a exercer a atividade agrcola na rea a ser distribuda.

2. DESAPROPRIAO PARA FINS DE REFORMA AGRRIA

10

2.1 EVOLUO HISTRICA A desapropriao comeou no direito brasileiro em 1821, quando D. Pedro, baseandose nas Ordenaes do Reino, baixou em 21.05. um ato proibindo tomar-se qualquer coisa a algum contra sua vontade e sem indenizao. A desapropriao foi introzuida na primeira Carta Magna, em 1824, onde trazia em seu art. 179, XXII:
e'garantido o Direito de Propriedade em toda a sua plenitude. Se o bem publico legalmente verificado exigir o uso, e emprego da Propriedade do Cidado, ser elle prviamente indemnisado do valor della. A Lei marcar os casos, em que ter logar esta unica excepo, e dar as regras para se determinar a indemnisao.

Em

09 de setembro de 1826 uma lei disps os casos em que ocorreria a

desapropriaao por necessidade ou utilidade pblica, que eram: a defesa do Estado, a segurana pblica, o socorro pblico em tempo de fome ou outra extraordinria calamidade e a salubridade pblica. Em 1891, na primeira Constituio Republicana, o art. 72, trazia em seu 17: O direito de propriedade mantm-se em toda a sua plenitude, salva a desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, mediante indenizao prvia.
Art. 590. Tambm se perde a propriedade imvel mediante desapropriao por necessidade ou utilidade pblica. 1 Consideram-se casos de necessidade pblica: I - a defesa do territrio nacional; II - a segurana pblica; III - os socorros pblicos, nos casos de calamidade; IV - a salubridade pblica. 2 - Consideram-se casos de utilidade pblica: I - a fundao de povoaes e de estabelecimentos de assistncia, educao ou instruo pblica; II - a abertura, alargamento ou prolongamento de ruas, praas, canais, estradas de ferro e, em geral, de quaisquer vias pblicas; III - a construo de obras, ou estabelecimentos destinados ao bem geral de uma localidade, sua decorao e higiene; IV - a explorao de minas

11

O princpio da funo social da propriedade apareceu com a Constituio de 1934, em seu art. 113, 17:

garantido o direito de propriedade, que no poder ser exercido contra o interesse social ou coletivo, na forma que a lei determinar. A desapropriao por necessidade ou utilidade pblica far-se- nos termos da lei, mediante prvia e justa indenizao. Em caso de perigo iminente, como guerra ou comoo intestina, podero as autoridades competentes usar da propriedade particular at onde o bem pblico o exija, ressalvado o direito indenizao ulterior.

Na Constituio de 1937, houve um retorno ao sistema da Constituio de 1824, retirando-se o princpio da funo social da propriedade, que s veio retornar com a Constituio de 1946, que trouxe dois fatos importantes: a) indenizao prvia e justa e em dinheiro e b) a vinculao da propriedade ao bem-estar social. No entanto, somente aps 16 anos com a Lei n 4.132 de 10 de setembro de 1962, definindo os casos em que caberia a desapropriao por interesse social. Diz o art. 2 da referida Lei:
Art. 2 Considera-se de interesse social: I - o aproveitamento de todo bem improdutivo ou explorado sem correspondncia com as necessidades de habitao, trabalho e consumo dos centros de populao a que deve ou possa suprir por seu destino econmico; II - VETADO; III - o estabelecimento e a manuteno de colnias ou cooperativas de povoamento e trabalho agrcola: IV - a manuteno de posseiros em terrenos urbanos onde, com a tolerncia expressa ou tcita do proprietrio, tenham construdo sua habilitao, formando ncleos residenciais de mais de 10 (dez) famlias; V - a construo de casa populares; VI - as terras e guas suscetveis de valorizao extraordinria, pela concluso de obras e servios pblicos, notadamente de saneamento, portos, transporte, eletrificao armazenamento de gua e irrigao, no caso em que no sejam ditas reas socialmente aproveitadas; VII - a proteo do solo e a preservao de cursos e mananciais de gua e de reservas florestais. VIII - a utilizao de reas, locais ou bens que, por suas caractersticas, sejam apropriados ao desenvolvimento de atividades tursticas.

Em 1964, j na poca do Movimento Militar, foi introduzida a Emenda Constitucional de n 10 de 10 de novembro de 1964, que alterava a Constituio de 1946, modificando o art. 147, trazendo uma nova modalidade de desapropriao: por interesse social para fins de reforma agrria.

12

Assim a desapropriao feita por interesse social, teria como objeto a propriedade rural e poderia ser feita mediante pagamento de indenizao atravs de ttulos de dvida pblica, ao invs de dinheiro. Atualmente, a Constituio Federal, trs a desapropriao por interesse social em seu art. 184:
Art. 184. Compete Unio desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria, com clusula de preservao do valor real, resgatveis no prazo de at vinte anos, a partir do segundo ano de sua emisso, e cuja utilizao ser definida em lei. 1 - As benfeitorias teis e necessrias sero indenizadas em dinheiro. 2 - O decreto que declarar o imvel como de interesse social, para fins de reforma agrria, autoriza a Unio a propor a ao de desapropriao. 3 - Cabe lei complementar estabelecer procedimento contraditrio especial, de rito sumrio, para o processo judicial de desapropriao. 4 - O oramento fixar anualmente o volume total de ttulos da dvida agrria, assim como o montante de recursos para atender ao programa de reforma agrria no exerccio. 5 - So isentas de impostos federais, estaduais e municipais as operaes de transferncia de imveis desapropriados para fins de reforma agrria.

2.2 DESAPROPRIAO AGRRIA Conceitua ROCHA (1992, p. 49) a desapropriao como: o ato pelo qual a autoridade pblica competente, em casos expressos em lei e mediante indenizao, determina que a propriedade individual seja transferida a quem dela se utilize em interesse da coletividade. A desapropriao, relizada pelo Poder Pblico, constitui aquisio originria, pois conforme NOBRE JNIOR (2004, p. 38): uma vez que incorporado a este libera-se de quaisquer nus reais, sendo insuscetvel de reinvidicao, devendo todos aqueles que o disputavam dirigir suas pretenses quanto ao valor da indenizao. Desta forma determina o art. 31 do Decreto-Lei n 3.365/41 (chamado tambm de Lei Geral da Desapropriao, cujos artigos podem tambm ser aplicados para reforma agrria), dispe que: ficam sub-rogados no preo quaisquer nus ou direitos que recaiam sobre o bem expropriado. A desapropriao pode ser feita por necessidade ou utilidade pblica ou por interesse social. De acordo com OPITZ (2007, p. 173):

13

a desapropriao por utilidade pblica compreende um campo muito vasto, pois alcana tudo o que aproveita a sociedade. Chegou a tal ponto que alguns entederam que em seu conceito se encontrava tambm a desapropriao por interesse social, mas a verdade que na sistemtica de nosso direito vigente ela tem trs finalidades: utilidade pblica, necessidade e interesse social. Assima a irrigao para a agricultura de vasta rea de suma utilidade, porque alcana uma comunidade produtora de riquezas. diretamente til entidade-coletiva-Estado, provncia ou municpio, como os edifcios pblicos e praas de guerra, ou quando imediatamente til ao indivduo e ao mesmo tempo ao Estado, como agricultura, a indstria, o comrcio, a fundao da famlia.

Determina o art. 5 do Decreto-Lei n 3.365, dispe os casos de utilidade pblica:


Art. 5o Consideram-se casos de utilidade pblica: a) a segurana nacional; b) a defesa do Estado; c) o socorro pblico em caso de calamidade; d) a salubridade pblica; e) a criao e melhoramento de centros de populao, seu abastecimento regular de meios de subsistncia; f) o aproveitamento industrial das minas e das jazidas minerais, das guas e da energia hidrulica; g) a assistncia pblica, as obras de higiene e decorao, casas de saude, clnicas, estaes de clima e fontes medicinais; h) a explorao ou a conservao dos servios pblicos; i) a abertura, conservao e melhoramento de vias ou logradouros pblicos; a execuo de planos de urbanizao; o parcelamento do solo, com ou sem edificao, para sua melhor utilizao econmica, higinica ou esttica; a construo ou ampliao de distritos industriais; j) o funcionamento dos meios de transporte coletivo; k) a preservao e conservao dos monumentos histricos e artsticos, isolados ou integrados em conjuntos urbanos ou rurais, bem como as medidas necessrias a manter-lhes e realar-lhes os aspectos mais valiosos ou caractersticos e, ainda, a proteo de paisagens e locais particularmente dotados pela natureza; l) a preservao e a conservao adequada de arquivos, documentos e outros bens moveis de valor histrico ou artstico; m) a construo de edifcios pblicos, monumentos comemorativos e cemitrios; n) a criao de estdios, aerdromos ou campos de pouso para aeronaves; o) a reedio ou divulgao de obra ou invento de natureza cientfica, artstica ou literria; p) os demais casos previstos por leis especiais.

A reforma agrria como estabelecido no art. 16 do Estatuto da Terra visa gradual extino do minifndio e do latifndio. A extino destes pertecentes ao Poder Pblico, se faz na forma de concesso, se devolutas, e na forma de doao ou compra e venda, se domiciliadas conforme art. 9 do mesmo estatuto. No entanto aos pertecentes a particulares, foi preciso criar uma medida legal, que desse ao Estado a capacidade de realizar a Reforma Agrria nessas propriedades, sem no entanto, ferir o direito de seus proprietrios.

14

Assim, para tornar possvel o acesso do trabalhador rural terra improdutiva, a Constituio Federal em seu art. 5, XXIV, prev a desapropriao por interesse social, mediante prvia e justa indenizao em dinheiro, ressalvado o disposto no art. 184 da Carta Magna. Desta forma, o direito de desapropriao decorre do princpio da funo social da propriedade, previsto no art. 170, III, que afirma:
Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: ... III - funo social da propriedade;

Determina, o art. 184 da Constituio Federal o objeto da desapropriao agrria:


Art. 184. Compete Unio desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria, com clusula de preservao do valor real, resgatveis no prazo de at vinte anos, a partir do segundo ano de sua emisso, e cuja utilizao ser definida em lei. 1 - As benfeitorias teis e necessrias sero indenizadas em dinheiro. 2 - O decreto que declarar o imvel como de interesse social, para fins de reforma agrria, autoriza a Unio a propor a ao de desapropriao. 3 - Cabe lei complementar estabelecer procedimento contraditrio especial, de rito sumrio, para o processo judicial de desapropriao. 4 - O oramento fixar anualmente o volume total de ttulos da dvida agrria, assim como o montante de recursos para atender ao programa de reforma agrria no exerccio. 5 - So isentas de impostos federais, estaduais e municipais as operaes de transferncia de imveis desapropriados para fins de reforma agrria.

O artigo 4 da Lei n 8.628/93 determina que imvel rural ser: o prdio rstico de rea contnua, qualquer que seja a sua localizao, que se destine ou possa se destinar explorao agrcola, pecuria, extrativa vegetal, florestal ou agroindustrial. Enquanto que o inciso II, do referido artigo define pequena propriedade como sendo o imvel rural de rea compreendia entre um e quatro mdulo fiscais. Finalmente o inciso III, define mdia propriedade, o imvel rural de rea superior de 4 e at 15 mdulos fiscais. No que diz respeito as terras ruais de domnio da Unio, dos Estados e dos Municpios, dispe o art. 13 da Lei n 8628/93:
Art. 13 - As terras rurais de domnio da Unio, dos Estados e dos Municpios ficam destinadas, preferencialmente, execuo de planos de reforma agrria. Pargrafo nico. Excetuando-se as reservas indgenas e os parques, somente se

15

admitir a existncia de imveis rurais de propriedade pblica, com objetivos diversos dos previstos neste artigo, se o poder pblico os explorar direta ou indiretamente para pesquisa, experimentao, demonstrao e fomento de atividades relativas ao desenvolvimento da agricultura, pecuria, preservao ecolgica, reas de segurana, treinamento militar, educao de todo tipo, readequao social e defesa nacional.

A Constituio Federal tambm trs os casos das terras insuscetveis para desapropriao para fins de reforma agrria:
Art. 185. So insuscetveis de desapropriao para fins de reforma agrria: I - a pequena e mdia propriedade rural, assim definida em lei, desde que seu proprietrio no possua outra; II - a propriedade produtiva. Pargrafo nico. A lei garantir tratamento especial propriedade produtiva e fixar normas para o cumprimento dos requisitos relativos a sua funo social.

O art. 6 da Lei n 8628/93 define propriedade produtiva:


Art. 6 - Considera-se propriedade produtiva aquela que, explorada econmica e racionalmente, atinge, simultaneamente, graus de utilizao da terra e de eficincia na explorao, segundo ndices fixados pelo rgo federal competente. 1 - O grau de utilizao da terra, para efeito do "caput" deste artigo, dever ser igual ou superior a 80% (oitenta por cento), calculado pela relao percentual entre a rea efetivamente utilizada e a rea aproveitvel total do imvel. 2 - O grau de eficincia na explorao da terra dever ser igual ou superior a 100% (cem por cento), e ser obtido de acordo com a seguinte sistemtica: I - para os produtos vegetais, divide-se a quantidade colhida de cada produto pelos respectivos ndices de rendimento estabelecidos pelo rgo competente do Poder Executivo, para cada Microrregio Homognea; II - para a explorao pecuria, divide-se o nmero total de Unidades Animais (UA) do rebanho, pelo ndice de lotao estabelecido pelo rgo competente do Poder Executivo, para cada Microrregio Homognea; III - a soma dos resultados obtidos na forma dos incisos I e II deste artigo, dividida pela rea efetivamente utilizada e multiplicada por 100 (cem), determina o grau de eficincia na explorao. 3 - Consideram-se efetivamente utilizadas: I - as reas plantadas com produtos vegetais; II - as reas de pastagens nativas e plantadas, observado o ndice de lotao por zona de pecuria, fixado pelo Poder Executivo; III - as reas de explorao extrativa vegetal ou florestal, observados os ndices de rendimento estabelecidos pelo rgo competente do Poder Executivo, para cada Microrregio Homognea, e a legislao ambiental; IV - as reas de explorao de florestas nativas, de acordo com o plano de explorao e nas condies estabelecidas pelo rgo federal competente; V - as reas sob processos tcnicos de formao ou recuperao de pastagens ou de culturas permanentes, tecnicamente conduzidas e devidamente comprovadas, mediante documentao e Anotao de Responsabilidade Tcnica. 4 - No caso de consrcio ou intercalao de culturas, considera-se efetivamente utilizada a rea total do consrcio ou intercalao. 5 - No caso de mais de um cultivo no ano, com um ou mais produtos, no mesmo espao, considera-se efetivamente utilizada a maior rea usada no ano considerado. 6 - Para os produtos que no tenham ndices de rendimentos fixados, adotar-se- a rea utilizada com esses produtos, com resultado do clculo previsto no inciso I do 2 deste artigo.

16

7 - No perder a qualificao de propriedade produtiva o imvel que, por razes de fora maior, caso fortuto ou de renovao de pastagens tecnicamente conduzida, devidamente comprovados pelo rgo competente, deixar de apresentar, no ano respectivo, os graus de eficincia na explorao, exigidos para a espcie. 8 - So garantidos os incentivos fiscais referentes ao Imposto Territorial Rural relacionados com os graus de utilizao e de eficincia na explorao, conforme o disposto no Art. 49 da Lei N 4.504, de 30 de novembro de 1964.

Ainda dispe a Carta Magna os casos em que a propriedade rural est cumprindo a sua funo social:
Art. 186. A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I - aproveitamento racional e adequado; II - utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; III - observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; IV - explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores.

Os pragrafos do art. 9 da Lei n 8628/93, explica cada inciso do artigo 186 da Constituio Federal:
1 - Considera-se racional e adequado o aproveitamento que atinja os graus de utilizao da terra e de eficincia na explorao especificados nos 1 a 7 do Art. 6 desta Lei (Lei n 8628/93, grifo nosso). 2 - Considera-se adequada a utilizao dos recursos naturais disponveis quando a explorao se faz respeitando a vocao natural da terra, de modo a manter o potencial produtivo da propriedade. 3 - Considera-se preservao do meio ambiente a manuteno das caractersticas prprias do meio natural e da qualidade dos recursos ambientais na medida adequada manuteno do equilbrio ecolgico da propriedade e da sade e qualidade de vida das comunidades vizinhas. 4 - A observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho implica tanto o respeito s leis trabalhistas e aos contratos coletivos de trabalho, como s disposies que disciplinam os contratos de arrendamento e parceria rurais. 5 - A explorao que favorece o bem-estar dos proprietrios e trabalhadores rurais a que objetiva o atendimento das necessidades bsicas dos que trabalham a terra, observa as normas de segurana do trabalho e no provoca conflitos e tenses sociais no imvel.

O art. 2 da Lei n 8629/93, ressalta ainda que a propriedade rural a qual no cumprir a funo social prevista no art. 9 desta mesma lei (o qual repete o caput e incisos do art. 186 da Constituio Federal), passvel de desapropriao. A desapropriao para fins de reforma agrria ser sempre baseado no interesse social e sempre incidindo sobre imvel rural. Conforme LIMA (1999, p. 270) tem por finalidade: a) retirar, de algum a propriedade que tem sobre imvel rural, mediante indenizao na forma da

17

lei; b) promover, a aquisio pelo INCRA1, do domnio do imvel rural, necessrio execuo do projeto de Reforma Agrria. O art. 18 do Estatuto da Terra trs como finalidades da desapropriao por interesse social:
a) condicionar o uso da terra sua funo social; b) promover a justa e adequada distribuio da propriedade; c) obrigar a explorao racional da terra; d) permitir a recuperao social e econmica de regies; e) estimular pesquisas pioneiras, experimentao, demonstrao e assistncia tcnica; f) efetuar obras de renovao, melhoria e valorizao dos recursos naturais; g) incrementar a eletrificao e a industrializao no meio rural; h) facultar a criao de reas de proteo fauna, flora ou a outros recursos naturais, a fim de preserv-los de atividades predatrias.

Mas o que interesse social? Para MEIRELLES (2005, p. 589):


o interesse social ocorre quando as circunstncias impe a distribuio ou o condicionamento da propriedade para seu melhor aproveitamento, utilizao ou produtividade em benefcio da coletividade, ou de categorias sociais merecedoras de amparo especfico do Poder Pblico. Esse interesse social justificado de desapropriao est indicado na norma prpria (Lei 4.132/62) e em dispositivos esparsos de outros diplomas legais. O que convm assinalar, desde logo, que os bens desapropriados por interesse social no se destinam Administrao Pblica ou seus delegados, mas sim coletividade ou, mesmo, a certos beneficirios que a lei credencia para receb-lo e utiliz-los convenientemente.

Quanto aos sujeitos passivos da desapropriao por interesse social para fins de Reforma Agrria, a Constituio Federal no faz nenhuma tipo de meno. Desta maneira de acordo com BARROSO (2005, p. 172):
pode ser qualquer fsica ou jurdica, de direito pblico ou de direito privado. Necessrio, como bvio, que seja proprietria de bem exigvel para o atendimento composio, apaziguamento, previdncia e preveno impostos por circunstncias que exigem o cumprimento de um conjunto de medidas que visem a melhor distribuio da terra, capaz de promover a justia social, o progresso e o bem-estar do trabalhador rural e o desenvolvimento econmico do Pas, com a gradual extino do minifndio e do latifndio.

Desta maneira, o sujeito passivo da desapropriao agrria pode ser qualquer pessoa fsica ou jurdica desde que proprietria de bem exigvel para a finalidade de exproriao.
1

Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria

18

No que diz respeito a competncia, o art. 184, caput, determina ser da competncia da Unio, desapropriao por interesse social para fins de reforma agrria. Vale ressaltar que quando se fala to somente de desapropriao por interesse social podem os Estados e os Municpios realizarem a desapropriao, ou seja desde que no seja para fins de reforma agrria pode. Neste sentido, tem entendido o STJ, como se v no Recurso Especial 20.896-sp
Segunda Turma LEGITIMIDADE. ESTADO. DESAPROPRIAO. O ato do Governador do Estado de So Paulo, estampado no Decreto n. 22.033/84, se enquadra na hiptese do art. 2 da Lei n. 4.132/62, que contm diversas espcies de desapropriao por interesse social, os Estados esto legitimados a promov-la, desde que no objetivem a reforma agrria, esta sim, privativa da Unio.

Cabe ento a Unio, levantar dados e informaes para proceder a vistorias necessrias na rea visada para Reforma Agrria. Para tanto, o Decreto 2.250 de 11 de junho de 1997, trs em seu art. 1, caput, que as entidade estaduais podero indicar ao INCRA, ou a rgo colegiado que trata a Medida Provisria n 1.577 de 11 de junho de 1997, ou seja, unidade federadas que tenham institudo rgo colegiado, com a participao da socidade civil organizada, reas suscetveis para a reforma agrria. Diz ainda o pargrafo ncio do referido artigo, que o rgo fundiria dever proceder vistoria no prazo de at 120 dias, sob pena de responsabilidade administrativa. No entanto, jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal (MS 22.385-5) entedeu que a vistoria se torna nula, se antes desta, no for notificado o proprietrio, onde somente se reputa regular se realizada na pessoa deste ou por comunicao postal com aviso de recebimento firmado pelo seu destinatrio, admitindo-se tambm a sua efetivao perante representante legal ou covencional. De acordo com o 3 da Lei 8.629/93: na ausncia do proprietrio, representante ou preposto, publicar-se- edital por trs vezes consecutivas, em jornal de grande circulao na capital do Estado em que encravada a gleba desaproprianda.

19

O art. 2 do Decreto n 2.250 de 11.06.1997 determina que a realizao da vistoria ser comunicada entidade representativa dos trabalhadores rurais e das classes produtoras, a fim de que cada entidade possa indicar um representante tcnico para acompanhar o levantamento de dados e informaes. Diz ainda o art. 3 do Decreto n 2.250 de 11.06.1997 que os laudos de vistoria, bem como as atualizaes cadastrais resultantes, sero comunicados ao proprietrio do imvel rural, que poder exercer, no prazo de quinze dias, direito de manifestao. Se o objeto a ser vistoriado for objeto de esbulho, a vistoria no ocorrer at que cessada a ocupao, observados os termos e as condies estabelecidos em portaria do Presidente do Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria INCRA (art. 4 do Decreto n 2.250). Realizada a vistoria com a concluso de que o imvel rural vistoriado no estava cumprindo a sua funo social e no extando este em nenhuma das excees prevista pela Constituio Federal, ser expedida declarao de interesse social, pelo Presidente da Repblica. Uma vez emitida a declarao, esta no retira do expropriado, a propriedade, apena a posse. Na verdade cria um direito subjetivo para o expropriante, no prazo legalmente fixado, promover a desapropriao. Desta maneira, apesar de o expropriado continuar proprietrio, a sua propriedade no mais plena, ficando sob a condio resolutiva do Poder Pblico consumar a desapropriao. Outra consequncia da declarao que conforme, o art. 2, 2 da Lei Complementar n 76 de 06 de julho de 1993, uma vez declarado o interesse social, para fins de reforma agrria, fica o expropriante legitimado a promover a vistoria e a avaliao do imvel, inclusive com o auxlio de fora policial, mediante prvia autorizao do juiz, responsabilizando-se por eventuais perdas e danos que seus agentes vierem a causar, sem prejuzo das sanes penais cabveis.

20

Aps o decreto declaratrio a ao de desapropriao dever ser proposta dentre do prazo de dois anos, contados a partir da publicao da declarao (art. 3 da Lei Complementar n 76 de 06 de julho de 1993). Se esgotado o prazo, no for efetivado acordo ou a propositura da ao especfica, a Unio ento perder o direito de promover a desapropriao, devendo aps um ano, se ainda tiver a inteno de desapropriar a terra, fazer a renovao do decreto (art. 10, pargrafo nico, segunda parte, do decreto-lei n 3.365/41. 2.3 INDENIZAO O art. 184, caput, da Constituio Federal que a desapropriao para fins de reforma agrria deve ser feita mediante prvia e justa indenizao mediante dvida agrria, com clusula de preservao do valor real, resgatveis no prazo de at vinte anos, a partir do segundo ano de sua emisso. O 1 do art. 184 da Carta Magna determina que as benfeitorias teis e necessrias sero indenizadas em dinheiro. Define NOBRE JNIOR (2004, p. 171), por indenizao prvia como: aquela cujo pagamento precede a perda da propriedade. O mesmo autor (2004, p. 173), define tambm indenizao justa: aquela que deixe o expropriado indene, sem dano. Deve portanto, corresponder ao efetivo valor do bem, acrescido do reembolso dos prejuzos ocasionados com a desapropriao. Dispe o art. 5, 3 da Lei 8628/93, dispondo sobre os ttulos da dvida agrria que:
3 - Os ttulos da dvida agrria, que contero clusula assecuratria de preservao de seu valor real, sero resgatveis a partir do segundo ano de sua emisso, em percentual proporcional ao prazo, observados os seguintes critrios: I - do segundo ao quinto ano, quando emitidos para indenizao de imveis com rea inferior a 40 (quarenta) mdulos fiscais; II - do segundo ao dcimo ano, quando emitidos para indenizao de imvel com rea acima de 40 (quarenta) at 70 (setenta) mdulos fiscais; III - do segundo ao dcimo quinto ano, quando emitidos para indenizao de imvel com rea acima de 70 (setenta) at 150 (cento e cinqenta) mdulos fiscais; IV - do segundo ao vigsimo ano, quando emitidos para indenizao de imvel com rea superior a 150 (cento e cinqenta) mdulos fiscais.

Uma vez depositada, a indenizao, poder ser, de logo, levantada pelo expropiado ou por quem o represente.

21

Dispe o 1 do art. 6 da LC n 76/93 que inexistindo dvida acerca do domnio, ou de algum direito real sobre o bem, ou sobre os direitos dos titulares do domnio til, e do domnio direto, em caso de enfiteuse ou aforamento, ou, ainda, inexistindo diviso, hiptese em que o valor da indenizao ficar depositado disposio do juzo enquanto os interessados no resolverem seus conflitos em aes prprias, poder o expropriando requerer o levantamento de oitenta por cento da indenizao depositada, quitado os tributos e publicados os editais, para conhecimento de terceiros, a expensas do expropriante, duas vezes na imprensa local e uma na oficial, decorrido o prazo de trinta dias. Segundo o art. 17 da LC n 76/93, efetuado ou no o levantamento, ainda que parcial, da indenizao ou do depsito judicial, ser expedido em favor do expropriante, no prazo de quarenta e oito horas, mandado translativo do domnio para o Cartrio do Registro de Imveis competente, sob a forma e para os efeitos da Lei de Registros Pblicos. Ao delimitar, o valor o juiz, em princpio, levar em considerao os laudos periciais, preferindo, na hiptese de dvida, o do perito oficial, serventurio da justia, portador da presuno de equidistncia dos interesses das partes. O 2 do art. 12 da LC n 76/93 determina que o valor da indenizao corresponder ao valor apurado na data da percia, ou ao consignado pelo juiz, corrigido monetariamente at a data de seu efetivo pagamento. O levantamento da indenizao ou do depsito prvio, ficar condicionado comprovao da propriedade ou posse e da quitao tributria relativa ao bem expropriado, cujo termo final a data da imisso na posse (art. 16 da LC n 76/93). Determina a Smula 561 do STF que: em desapropriao, devida a correo monetria at a data do efetivo pagamento da indenizao, devendo proceder-se atualizao do clculo, ainda que por mais de uma vez. Em regra, a compensao devida ao expropriado engloba juros compensatrios, destinados a ressarci-los dos prejuzos decorrentes da perda da posse do bem. Neste sentido determina a Smula 618 do STF que na desapropriao direta ou indireta, a taxa dos juros compensatrios de 12% (doze por cento) ao ano. Havendo atraso no adimplemento da indenizao, incidem, ao depois do trnsito em julgado, juros moratrios no percentual de 6%.

22

O art. 19 da LC n 76/93 dispe que os honorrio advocatcios sero encargos do sucumbente. Assim, caso o valor da indenizao seja superior ao da oferta, o expropriante dever pagar honorrios advocatcios em prol do expropriado, calculados sobre o valor da diferena. Se o expropiante for mero possuidor, no possuindo assim o ttulo dominial, deve-se adotar, de acordo com a jurisprudnca, que o valor da terra nua no devido por inteiro, devendo corresponder a 60% do valor do terreno, acrescido das benfeitoriais teis e necessrias. No que diz respeito aos terrenos reservados, dispe a Smula 479 do STF que as margens dos rios so de domnio pblico, insuscetveis de expropriao e por isso mesmo, excludas de indenizao. Determina o art. 20 da LC n 20/76 que em qualquer fase processual, mesmo aps proferida a sentena, compete ao juiz, a requerimento de qualquer das partes, arbitrar valor para desmonte e transporte de mveis e semoventes, a ser suportado, ao final, pelo expropriante, e cominar prazo para que o promova o expropriado. Assim, diz NOBRE JNIOR (2004, p. 184), que em suma, deve-se proceder na seguinte sequncia:
a) fixao do principal (valor da terra nua e benfeitoriais, despesas com assistentes tcnicos e custas), a ser corrigido monetariamente; b) sobre este resultado incidiro, desde a imisso na posse ou efetiva ocupao dos bens juros compensatrios; c) depois do trnsito em julgado sobre os valor das alneas a e b computar-se-o juros de mora; d) do valor encontrado, diminuir-se- a importncia da oferta, devidamente atualizada; e) por ltimo, sobre tal diferena ser extrada a remunerao advocatcia;

Cabe ressaltar, que inconstitucional a imposio por via legal ou administrativa de limite mximo para a justa indenizao. 2.4 DESAPROPRIAO AMIGVEL

23

A desapropriao agrria deve ser sempre judicial, mas poder haver acordo, ou transao, nos autos da ao de desapropriao, conforme Lei Complementar, n 76 de 06 de julho de 1993. Mas, para que possa haver a ao de desapropriao, preciso prvio decreto do Presidente da Repblica, declarando de interesse social, para fins de reforma agrria, o bem imvel rural que identificar. Determina o art. 10, caput, da Lei Geral de Desapropriao (Decreto-Lei n 3.365/41) que a desapropriao dever efetivar-se mediante acordo ou intentar-se judicialmente, dentro de cinco anos, contados da data da expedio do respectivo decreto e findos os quais este caducar. Antes da realizao do acordo, deve o Poder Pblico segundo NOBRE JNIOR (2004, p. 138): cientificar-se com preciso, da regularidade dominial do bem, da existncia de dotao oramentria e da disponibilidade financeira para o solvimento da indenizao e dos emolumentos notariais, independente de autorizao legislativa especfica. Vale ressaltar que este acordo no precisa ser homologao judicial, ou seja se assemelha neste caso a um contrato de compra e venda. No entanto pode ser feito o acordo em juzo desde que citado, o expropriado manifeste concordncia com o preo oferecido. Neste sentido dispe o art. 22 do Decreto n 3.365/41: Havendo concordncia sobre o preo, o juiz o homologar por sentena no despacho saneador. O pagamento da indenizao no utilizar a via do precatrio, porque neste momento, o Poder Pblico, j deve dispor de dotao suficiente para o pagamento, consistente no valor da oferta. O acordo dever ser assinado, em ambos os casos, pelo chefe do Poder Executivo, ou dirigente da entidade expropriante em caso de substituio processual. Na desapropriao amigvel intra-autos, tambm poder intervir procurador judicial se for autorizado para este ato. 2.5 DESAPROPRIAO JUDICIAL

24

Inicialmente importante salientar que o art. 184, 3, determinou que o processo judicial da desapropriao para fins de reforma agrria, observar, resguardado o contratitrio e a ampla defesa, procedimento sumrio estabelecido em lei complementar. No intuito de regular o pargrafo supra-citado veio a Lei Complemenatr n 76/93. No seu artigo 22 observa-se que possvel a aplicao subsidiria do Cdigo de Processo Civil. Diz o art. 5 do Decreto-Lei n 554 de 25 de abril de 1969 que: A ao da desapropriao ser proposta perante o Juiz Federal do Distrito Federal, do Estado ou do Territrio onde estiver situado o imvel. No que diz respeito a petio inicial, esta dever seguir os requisitos do art. 282, I a VII do CPC. Alm destes determina o art. 5 da Lei Complementar n 76/93, os seguintes:
I - texto do decreto declaratrio de interesse social para fins de reforma agrria, publicado no Dirio Oficial da Unio; II - certides atualizadas de domnio e de nus real do imvel; III - documento cadastral do imvel; IV - laudo de vistoria e avaliao administrativa, que conter, necessariamente: a) descrio do imvel, por meio de suas plantas geral e de situao, e memorial descritivo da rea objeto da ao; b) relao das benfeitorias teis, necessrias e volupturias, das culturas e pastos naturais e artificiais, da cobertura florestal, seja natural ou decorrente de florestamento ou reflorestamento, e dos semoventes; c) discriminadamente, os valores de avaliao da terra nua e das benfeitorias indenizveis. V - comprovante de lanamento dos Ttulos da Dvida Agrria correspondente ao valor ofertado para pagamento de terra nua; VI - comprovante de depsito em banco oficial, ou outro estabelecimento no caso de inexistncia de agncia na localidade, disposio do juzo, correspondente ao valor ofertado para pagamento das benfeitorias teis e necessrias.

Despachando a petio, o magistrado, de plano ou no mximo em quarenta e oito horas, mandar intimar o autor na posse do imvel expropriando. A citao se dar nos termos do art. 7 da Lei Complementar n 76/93:
Art. 7 A citao do expropriando ser feita na pessoa do proprietrio do bem, ou de seu representante legal, obedecido o disposto no art. 12 do Cdigo de Processo Civil. 1 Em se tratando de enfiteuse ou aforamento, sero citados os titulares do domnio til e do domnio direto, exceto quando for contratante a Unio.

25

2 No caso de esplio, inexistindo inventariante, a citao ser feita na pessoa do cnjuge sobrevivente ou na de qualquer herdeiro ou legatrio que esteja na posse do imvel. 3 Sero intimados da ao os titulares de direitos reais sobre o imvel desapropriando. 4 Sero ainda citados os confrontantes que, na fase administrativa do procedimento expropriatrio, tenham, fundamentadamente, contestado as divisas do imvel expropriando.

Conforme o art. 8 da LC n 76/93, o autor, alm de outras formas previstas na legislao processual civil, poder requerer que a citao do expropriando seja feita pelo correio, atravs de carta com aviso de recepo, firmado pelo destinatrio ou por seu representante legal. O art. 9 da LC n 76/93, dispe sobre a contestao:
Art. 9 A contestao deve ser oferecida no prazo de quinze dias e versar matria de interesse da defesa, excluda a apreciao quanto ao interesse social declarado. 1 Recebida a contestao, o juiz, se for o caso, determinar a realizao de prova pericial, adstrita a pontos impugnados do laudo de vistoria administrativa, a que se refere o art. 5, inciso IV e, simultaneamente: I - designar o perito do juzo; II - formular os quesitos que julgar necessrios; III - intimar o perito e os assistentes para prestar compromisso, no prazo de cinco dias; IV - intimar as partes para apresentar quesitos, no prazo de dez dias. 2 A prova pericial ser concluda no prazo fixado pelo juiz, no excedente a sessenta dias, contado da data do compromisso do perito.

A prova pericial deve ser conforme art. 12, 3, da Lei 8.629/93 realizada por Engenheiro Agrnomo com registro de Anotao de Responsabilidade Tcnica ART, onde responder o subscritor, civil, penal e administrativamente, pela superavaliao comprovada ou fraude na identificao de informaes. Um ponto negativo da via de defesa apontada pelo legislador est no art. 35 do Decreto-Lei n 3.365/41 que determina que os bens expropriados, uma vez incorporados Fazenda Pblica, no podem ser objeto de reivindicao, ainda que fundada em nulidade do processo de desapropriao. Qualquer ao, julgada procedente, resolver-se- em perdas e danos. No curso da ao poder o Juiz designar, com o objetivo de fixar a prvia e justa indenizao, audincia de conciliao, que ser realizada nos dez primeiros dias a contar da

26

citao, e na qual devero estar presentes o autor, o ru e o Ministrio Pblico. As partes ou seus representantes legais sero intimadas via postal (art. 6, 3 da LC 76/93). Ainda determina o art. 10 da LC n 76/93 que:
Art. 10. Havendo acordo sobre o preo, este ser homologado por sentena. Pargrafo nico. No havendo acordo, o valor que vier a ser acrescido ao depsito inicial por fora de laudo pericial acolhido pelo Juiz ser depositado em espcie para as benfeitorias, juntado aos autos o comprovante de lanamento de Ttulos da Dvida Agrria para terra nua, como integralizao dos valores ofertados.

No havendo acordo, determina o pargrafo nico do art. 10 da LC n 76/93, que o valor que vier a ser acrescido ao depsito inicial por fora de laudo pericial acolhido pelo Juiz ser depositado em espcie para as benfeitorias, juntado aos autos o comprovante de lanamento de Ttulos da Dvida Agrria para terra nua, como integralizao dos valores ofertados. Conforme o art. 11 da LC n 73/93 a audincia de instruo e julgamento ser realizada em prazo no superior a quinze dias, a contar da concluso da percia. A presena do Ministrio Pblico obrigatria, conforme, 2 do art. 18 da LC n 76/93 que aps a manifestao das partes, antes de cada deciso manifestada no processo em qualquer instncia. Vale ressaltar que este artigo foi em linha totalmente diferente da corrente doutrinria majoritria da poca que entendia no ser necessria a presena do membro do Parquet. A audincia de instruo e julgamento ser realizada em prazo no superior a quinze dias, a contar da concluso da percia. Encerrados os debates orais, o juiz passar a julgar a causa, fixando a indenizao. No se sentido habilitado a julgar em audincia, aquele ter o prazo de 30 dias para faz-lo. Os artigos 12 e 14 da LC n 76/93, expem o procedimento da sentena:
Art. 12. O juiz proferir sentena na audincia de instruo e julgamento ou nos trinta dias subseqentes, indicando os fatos que motivaram o seu convencimento. 1 Ao fixar o valor da indenizao, o juiz considerar, alm dos laudos periciais, outros meios objetivos de convencimento, inclusive a pesquisa de mercado. 2 O valor da indenizao corresponder ao valor apurado na data da percia, ou ao consignado pelo juiz, corrigido monetariamente at a data de seu efetivo pagamento.

27

3 Na sentena, o juiz individualizar o valor do imvel, de suas benfeitorias e dos demais componentes do valor da indenizao. 4 Tratando-se de enfiteuse ou aforamento, o valor da indenizao ser depositado em nome dos titulares do domnio til e do domnio direto e disputado por via de ao prpria. Art. 14. O valor da indenizao, estabelecido por sentena, dever ser depositado pelo expropriante ordem do juzo, em dinheiro, para as benfeitorias teis e necessrias, inclusive culturas e pastagens artificiais e, em Ttulos da Dvida Agrria, para a terra nua.

O recurso cabvel conforme art. 13 da LC n 76/93, ser o da apelao que no entanto ter apenas efeitos devolutivo, quando interposta pelo expropriado e, em ambos os efeitos, quando interposta pelo expropriante. Sendo que conforme o 1 do art. 13 da LC n 76/93, a sentena que condenar o expropriante, em quantia superior a cinquenta por cento sobre o valor oferecido na inicial, ficar sujeito ao duplo grau de jurisdio. Vale ressaltar ainda que no julgamentos decorrentes da ao desapropriatria no haver revisor. Se a sentena for reformada, com o aumento do valor da indenizao, o expropriante ser intimado a depositar a diferena, no prazo de quinze dias.

3. A QUESTO DO MST

28

Com o fim da ditadura militar, os camponeses tentaram se reorganizar e retomar a luta pela reforma agrria no Brasil. Assim nasceu no final dos anos 70 o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Seu primeiro ato foi ocupar a fazenda Nonoai no estado do Rio Grande do Sul. A partir deste momente, a chamada Comisso Pastoral da Terra passou a dar apoio a este grupo que acabaram saindo vitoriosos. Em 1984, o MST passou se organizou em mbito nacional. A principal atividad deste grupo consiste na ocupao de terras improdutivas de maneira a fazer presso pela reforma agrria, uma vez que o governo que possui os deveres jurdicos e poltico de cumprir o disposto na Carta Magna, no o fazem. Alm disso pedem ajuda com emprstimo para que possam produzir nessas terras. Outro ponto importante, a solicitao da construo de escolas prximas ao local ocupado de modo que as crianas no tenham que se deslocar para a rea urbana para estudar e assim ajudar as famlias para que fixem-se no campo. De acordo com SIQUEIRA (2002, p. 293), existe uma diferena entre o ator de ocupar e o ato de invadir:
Define-se ocupao como ato de apoderar-se de algo legalmente, de coisa mvel (ou semovente), sem dono ou que ainda no foi apropriada ou por haver sido abandonada. Invaso ao contrrio o esbulho possesrio ou a alterao de limites com a utilizao de violncia. Desta forma, a conduta do agente do esbulho possesrio substancialmente distinta da conduta dos interessados na efetivao da Reforma Agrria.

Segundo voto do ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, em voto proferido no habeascorpus n 4399-sp: no esbulho possesrio o agente dolosamente investe contra a propriedade alheia, a fim de usufruir de seus atributos (uso) ou alterar os limites do domnio para enriquecimento sem justa causa. Alm disso, para fins de descaracterizao da ocupao como infrao penal, o

ministro ressalta que no o mesmo tipo de culpabilidade previsto na Teoria Geral do Delito. Afirma o Ministro que a ideologia da conduta adota pelos integrantes do MST, materialmente, no se dirige a simplesmente pertubar a propriedade. H sentido, finalidade diferente. Revela,

29

sentido amplo, socialmente de maior grandeza, qual seja, a implatao da Reforma Agrria. No entanto, ressalta ainda, que as ocupaes devem ocorrer em determinadas propriedades, a fim de se evitar injustias. Deste modo, segundo a opnio do Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, lcito a incurso em terras devolutas da Unio, dos Estados, Municpios e Distrito Federal, bem como em propriedades privadas usucapiveis e que no cumpram a sua funo social, de acordo com a Constituio Federal. Outro argumento sustentado pelo MST, parte de algumas normas estrangeiras. Neste sentido o Ministro Adhemar Maciel, ao dar seu voto no mesmo habeas-corpus, qual seja o HC n 4399-sp, afirma que a atuao do MST tem respaldo no seu direito de resistncia, relacionado inrcia da Reforma Agrria, cujo pressuposto se encontra no prembulo da Declarao Universal dos Direito Humanos, que diz: considerando que essencial a proteo dos direitos do homem de um regime de direito, para que o homem no seja compelido, em supremo recurso, revolta contra a tirania e a opresso. O MST consagrou-se por tentar envolver um grupo de pessoas motivadas a discutirem a Reforma Agrria em mbito nacional, cujo xito deve-se sua organizao interna. No entanto o movimento carece de ajuda poltico-partidria que pudesse que garantir fora poltica nas pautas dos poderes para realizar a discusso das ocupaes. De acordo com a ideologia do MST, as alianas poltico-partidrias gera uma dissipao de interesses. Pelo fato do Poder Executivo ser extremamente ligado ao Poder Legislativo, vinculando interesses, a mediao poltica necessria para integrar a presso exercida pelo movimento. Assim, afirma SIQUEIRA (2002, p. 293) que:
no h porque negar possvel interligao entre Executivo e Legislativo na momeao do presidente do Incra ou Ministrio/Ministro do Desenvolvimento Agrrio dentre outros. Nessa linha de raciocnio, se o chefe do Poder Executivo nomeia as pessoas que ocuparo cargos de direo no Incra- responsveis pela implementao efetiva da poltica de Reforma Agrria e se sofre influncias do Poder Legislativo nessas nomeaes, consequentemente ocorre uma lacuna de representao dos interesses do MST na Casa Legislativa. A carncia de

30

interlocuo entre esse movimento social e o Executivo afeta a realizao da Reforma Agrria.

Desta forma, as ocupaes exercem grande papel, mas so insuficientes para ensejar os anseios do MST quanto a desapropriao para fins de Reforma Agrria. Consequentemente existe a necessidade de uma intermediao poltica entre os dois lados (MST e o Governo Federal) para que juntos resolvam a questo da Reforma Agrria Brasileira. Finalizando, expe-se abaixo a Carta do 5 Congresso Nacional do MST:
Ns, 17.500 trabalhadoras e trabalhadores rurais Sem Terra de 24 estados do Brasil, 181 convidados internacionais representando 21 organizaes camponesas de 31 pases e amigos e amigas de diversos movimentos e entidades, estivemos reunidos em Braslia entre os dias 11 e 15 de junho de 2007, no 5 Congresso Nacional do MST, para discutirmos e analisarmos os problemas de nossa sociedade e buscarmos apontar alternativas. Nos comprometemos a seguir ajudando na organizao do povo, para que lute por seus direitos e contra a desigualdade e as injustias sociais. Por isso, assumimos os seguintes compromissos: 1. Articular com todos os setores sociais e suas formas de organizao para construir um projeto popular que enfrente o neoliberalismo, o imperialismo e as causas estruturais dos problemas que afetam o povo brasileiro. 2. Defender os nossos direitos contra qualquer poltica que tente retirar direitos j conquistados. 3. Lutar contra as privatizaes do patrimnio pblico, a transposio do Rio So Francisco e pela reestatizao das empresas pblicas que foram privatizadas. 4. Lutar para que todos os latifndios sejam desapropriados e prioritariamente as propriedades do capital estrangeiro e dos bancos. 5. Lutar contra as derrubadas e queimadas de florestas nativas para expanso do latifndio. Exigir dos governos aes contundentes para coibir essas prticas criminosas ao meio ambiente. Combater o uso dos agrotxicos e o monocultura em larga escala da soja, cana-de-acar, eucalipto, etc. 6. Combater as empresas transnacionais que querem controlar as sementes, a produo e o comrcio agrcola brasileiro, como a Monsanto, Syngenta, Cargill, Bunge, ADM, Nestl, Basf, Bayer, Aracruz, Stora Enso, entre outras. Impedir que continuem explorando nossa natureza, nossa fora de trabalho e nosso pas. 7. Exigir o fim imediato do trabalho escravo, a super-explorao do trabalho e a punio dos seus responsveis. Todos os latifndios que utilizam qualquer forma de trabalho escravo devem ser expropriados, sem nenhuma indenizao, como prev o Projeto de Emenda Constitucional j aprovado em primeiro turno na Cmara dos Deputados. 8. Lutar contra toda forma de violncia no campo, bem como a criminalizao dos Movimentos Sociais. Exigir punio dos assassinos mandantes e executores - dos lutadores e lutadoras pela Reforma Agrria, que permanecem impunes e com processos parados no Poder Judicirio. 9. Lutar por um limite mximo do tamanho da propriedade da terra. Pela demarcao de todas as terras indgenas e dos remanescentes quilombolas. A terra um bem da natureza e deve estar condicionada aos interesses do povo. 10. Lutar para que a produo dos agrocombustveis esteja sob o controle dos camponeses e trabalhadores rurais, como parte da policultura, com preservao do meio ambiente e buscando a soberania energtica de cada regio.

31

11. Defender as sementes nativas e crioulas. Lutar contra as sementes transgnicas. Difundir as prticas de agroecologia e tcnicas agrcolas em equilbrio com o meio ambiente. Os assentamentos e comunidades rurais devem produzir prioritariamente alimentos sem agrotxicos para o mercado interno. 12. Defender todas as nascentes, fontes e reservatrios de gua doce. A gua um bem da Natureza e pertence humanidade. No pode ser propriedade privada de nenhuma empresa. 13. Preservar as matas e promover o plantio de rvores nativas e frutferas em todas as reas dos assentamentos e comunidades rurais, contribuindo para preservao ambiental e na luta contra o aquecimento global. 14. Lutar para que a classe trabalhadora tenha acesso ao ensino fundamental, escola de nvel mdio e a universidade pblica, gratuita e de qualidade. 15. Desenvolver diferentes formas de campanhas e programas para eliminar o analfabetismo no meio rural e na cidade, com uma orientao pedaggica transformadora. 16. Lutar para que cada assentamento ou comunidade do interior tenha seus prprios meios de comunicao popular, como por exemplo, rdios comunitrias e livres. Lutar pela democratizao de todos os meios de comunicao da sociedade contribuindo para a formao da conscincia poltica e a valorizao da cultura do povo. 17. Fortalecer a articulao dos movimentos sociais do campo na Via Campesina Brasil, em todos os Estados e regies. Construir, com todos os Movimentos Sociais a Assemblia Popular nos municpios, regies e estados. 18. Contribuir na construo de todos os mecanismos possveis de integrao popular Latino-Americana, atravs da ALBA - Alternativa Bolivariana dos Povos das Amricas. Exercer a solidariedade internacional com os Povos que sofrem as agresses do imprio, especialmente agora, com o povo de CUBA, HAITI, IRAQUE e PALESTINA. Conclamamos o povo brasileiro para que se organize e lute por uma sociedade justa e igualitria, que somente ser possvel com a mobilizao de todo o povo. As grandes transformaes so sempre obra do povo organizado. E, ns do MST, nos comprometemos a jamais esmorecer e lutar sempre.

También podría gustarte