Está en la página 1de 4

PLANO DE AULA

Nome da Instituio de Ensino: de Alencar Castelo Branco

Escola Estadual de Ensino Mdio Marechal Humberto

Nome do Estagirio (a): Anderson Andrade de Lima T u rma: D Turno: Vespertino Ano: 2 ano do Ensino Mdio

Data: 06/01 a 27/01/2012

Durao da Aula: 45minutos. Quant. Aulas:

16

CONTEDO PROGRAMTICO: Noes de Matrizes .

COMPETNCIAS

E HABILIDADES: objetiva-se o desenvolvimento de habilidades

matemticas como alternativa tcnica plausvel na resoluo de problemas do cotidiano, nos setores econmicos da sociedade brasileira: primrio(agricultura e extrao) por exemplo: Engenharia Ambiental; secundrio(indstrias e beneficiamento) por exemplo: Engenharia Qumica; e tercirio( de servios) por exemplo: Cincias Contbeis. Aliado ao desenvolvimento de competncias matemticas que visem construo tico-cientfica do indivduo como cidado e o progresso social na distribuio de renda. OBJETIVO GERAL: Compreender as noes de Matrizes, suas propriedades e aplicaes, e, comprometer se a utiliz-la somente para fins pacficos, em observncia s normas ticas vigentes. OBJETIVOS ESPECFICOS: Aprender sobre matrizes e utilizar como instrumento de interveno construtiva no meio em que se insere, sobretudo, como tcnica cientfica: expande o conhecimento humano, gerando aplicaes prticas na resoluo de problemas da sociedade.

ESTRATGIAS / PROCEDIMENTOS: Ser perguntado aos alunos se eles esto familiarizados com o conceito de matrizes, sua representao e propriedades e anote os comentrios no quadro. Conte a eles que as prximas 16 aulas sero dedicadas a uma parte da Matemtica que utiliza conceitos de matrizes para analisar aplicaes na computao, engenharia de trnsito, jogos matemticos e outras aplicaes. Uma boa estratgia sempre preparar aula com os conceitos principais e explor-los fazendo relaes com as vivncias dos alunos. Ser explicado aos alunos que os conceitos de matrizes matemticas esto presentes no cotidiano das pessoas e que conhec-los possibilita escolher as melhores opes de clculo vetorial num projeto de construo de linhas de metr, por exemplo. Ela tambm oferece ferramentas que permitem analisar o sincronismo temporal entre vrios semforos num cruzamento movimentado. Para exercitar os conceitos apresentados e com base nas situaes discutidas em sala, sero propostas algumas situaes-problema que devero ser resolvidas em dupla. Ainda sero apresentados exerccios, exemplos e textos sobre o contedo, atravs de

estratgias de situaes-problema, tcnicas de perguntas e discusses, leituras do livro didtico com exposies do contedo no quadro branco para que o aluno seja incitado a participar da aula. RECURSOS DIDTICOS: Quadro b r an c o , apagador, pincis para quadro branco, l i v r o d i d t i c o ( DINIZ, M aria Ignez de Souza Vieira; SM OLE, Ktia Cristina Stocco. M atemtica. 3.ed. SO PAULO: Saraiva, . ) 2003. 432p. AVALIAO: A avaliao contnua ocorre ao longo da aula (avaliao formativa): ao se analisar o nvel de apreenso de conhecimento do aluno, seus interesses em relao ao contedo, sua capacidade de socializao com os colegas e na ponderao de determinados fatores os quais influenciem no processo de ensino-aprendizagem.

Utiliza-se a avaliao escrita como instrumento regulador do processo de ensino-aprendizagem ao final de cada bimestre. BIBLIOGRAFIA:

DINIZ, M aria Ignez de Souza Vieira; SMOLE, Ktia Cristina Stocco. M atemtica. 3.ed. SO PAULO: Saraiva, 2003. 432p.

También podría gustarte