Está en la página 1de 17

IV - SOCIEDADE

1 o homem ser eminentemente social. Tem ele a absoluta necessidade de agrupar-se, de unir-se a seus semelhantes no s para lograr atender aos fins que busca e deseja, mas tambm para satisfazer suas necessidades materiais e de cultura. Afirmava Aristteles que o homem, para viver isolado, s se for um bruto ou um Deus. Para o grande Vico: O gnero humano, desde quando se tem memria do mundo, viveu e vive em sociedade. A sociedade implica na relao e na vinculao. Os homens para atenderem a satisfao de suas necessidades e conseguirem os fins pretendidos, unem-se e relacionam-se, por meio de vnculos das mais variadas naturezas: Pelo vnculo econmico; pelo vnculo familiar; pelo vnculo poltico e etc. O homem, desde que nasce e durante toda a sua existncia faz parte, simultnea ou sucessivamente, de diversas instituies ou sociedades, vejamos: (a) Por indivduos ligados pelo parentesco; (b) Por interesses materiais; (c) Por objetivos espirituais.

Asseguram ao Homem Aptides Fsicas; Morais; Intelectuais. Para isso impe Costumes; Moral; a Lei.

ASSIM, OS GRUPOS SOCIAIS: (a) Na sociedade de natureza religiosa;

Ingressam

(b) Na sociedade de natureza cultural; (c) Na sociedade criada pelo prprio indivduo (a) Sociedades com fim lucrativo;

Podem ser

(b) Sociedades com fim profissional; (c) Sociedades com fim moral.

Grupos humanos so sociedades, porm, nem todos os grupos humanos formam uma sociedade (Sociedade uma coletividade de indivduos reunidos e organizados para alcanar uma finalidade comum), pois necessrio: (1) organizao permanente; (2) objetivo comum.

CONCEITOS

Complexo de relaes (Os homens integrantes de uma sociedade se vinculam por meio de normas jurdicas ( regras bilaterais, atributivas e coercitivas ) pelos quais vrios indivduos vivem e operam conjuntamente (Vivem e operam conjuntamente affectio societatis. Sem este, jamais se atinge o objetivo proposto (sentimento de entendimento e compreenso). Toda sociedade procura alcanar uma finalidade, um escopo a traduzir o interesse comum dos associados. Da porque, tambm, imprescindvel normalidade da vida societria se mostra a convivncia harmnica dos associados, a solidariedade entre eles, a operao conjunta dirigida justamente para a causa final objetivada por todos), de modo a formarem uma nova e superior unidade (Traduz a supremacia que deve existir dos interesses sociais, se cotejados com os interesses dos associados. A superior unidade, portanto, no elimina a autonomia individual mas limita seu exerccio, impedindo abusos e excessos que dela poderiam recorrer incompatveis com o objetivo social, sem nunca se esquecer da natureza social do homem). OBSERVAO o conceito (em negrito) de Giorgio Del Vecchio.

CAUSAS DA SOCIEDADE

Segundo Aristteles (as causas), hbeis a esclarecer a natureza e a essncia das coisas. Assim define:

(a) Causa EFICIENTE = O termo eficiente, atributo de causa, prende-se ao verbo latino facere, isto , fazer. Causa que faz um sentido de criao. (b) Causa INSTRUMENTAL = Diz respeito aos meios, aos recursos de que se vale a causa eficiente para criar o objeto. (c) Causa MATERIAL = aquela que nos mostra de que o objeto feito. (d) Causa FORMAL = aquela pelo qual a coisa o que e no outra coisa (distinguem-se os objetos). (e) Causa FINAL = Revela para que a coisa fosse feita e sendo certo o homem, no controle de sua razo, somente criar para atingir a fins toda coisa deve ter uma causa final.

ELEMENTOS DA SOCIEDADE (constitutivos da sociedade, segundo a Teoria de Aristteles):

ELEMENTOS MATERIAIS OU CAUSAS MATERIAIS: (a) HOMEM: Elemento fundamental da sociedade (sociedade existe para o homem e constitui-se de homens vinculados, unidos, relacionados em busca de um fim comum). (b) BASE FSICA: a sede, o lugar onde se desenvolvem as relaes sociais. A estabilidade dessas relaes impe a existncia de uma base fsica em que se possa reclamar a obedincia ao complexo normativo, que formaliza qualquer sociedade: (a) Da sociedade esportiva o clube; (b) Da sociedade religiosa o templo; (c) Da sociedade cultural a escola; (d) Da sociedade comercial o estabelecimento; e (e) Da sociedade poltica o territrio.

OBSERVAO: As sociedades exercem sua funo normativa, exigindo por outro lado o cumprimento e o respeito a suas normas, como imperativo de organizao e de coeso social. ELEMENTOS FORMAIS OU CAUSAS FORMAIS: (a) NORMAS JURDICAS: Pelas quais as sociedades se organizam e disciplinam o comportamento de seus associados. Todas as sociedades so fontes normativas, porque nenhuma delas pode dispensar a ordem. Pelas normas estabelecem-se os direitos e deveres dos associados (convivncia social) superando os conflitos originados da vida comum. pelas normas que os indivduos se relacionam e logram, no mbito da sociedade, atingir ao fim almejado. (b) PODER: As normas, no entanto, seriam incuas, se desprovidas de fora capaz de execut-las (direito sem a fora o fogo que no queima, a luz que no ilumina). O poder natural a todas as formas de organizao social, como imperativo de coordenao e de coeso. Sem ele, a sociedade descambaria para o caos; organizao sucederia a anarquia, hbil a aniquilar, suprimir e impedir qualquer possibilidade de relao, de comunicao e de convivncia (os pais sobre os filhos; o diretor sobre os professores etc.). ELEMENTOS FINAIS OU CAUSAS FINAIS: Vrias...

ORDEM (CONDIO NECESSRIA VIDA SOCIAL) Sociedade e Anarquia so termos conflitantes. determinando certo

Ordem s se consegue se houver normas comportamento e exigida por poder efetivo e real.

Da a preciso do aforismo latino (acrescentado na parte final pelo professor Pedro Salvetti Netto): Ubi societas, ibi jus, ac potestas = onde houver sociedade tem de existir o direito e o poder.

FINALIDADE DA SOCIEDADE

O homem age em razo de fins. Somente o nscio no tem sua ao dirigida para determinados objetivos. Agrupando-se, relacionando-se, buscam os indivduos alcanar fim comum, que mais difcil seria conseguir, por suas aes isoladas.

Toda sociedade objetiva um determinado fim ( a busca) especfico um escopo, Vejamos: (a) A sociedade religiosa = Tem por FIM especfico o aprimoramento espiritual; (b) A sociedade esportiva = Tem por FIM especfico o aprimoramento fsico; (c) A sociedade educacional = Tem por FIM especfico o aprimoramento da inteligncia; (d) A sociedade poltica = Tem por FIM especfico o bem comum.

ESPCIES DA SOCIEDADE

Duas so as espcies da sociedade: sociedade necessria e sociedade contingente. Simplisticamente, assim se classificam e se compem: (1) SOCIEDADE NECESSRIA: Compe-se da sociedade familiar; da sociedade religiosa; da sociedade poltica. (2) SOCIEDADE CONTINGENTE: Compe-se de todas as outras sociedades, excetuando as sociedades necessrias. DISTINO ENTRE ELAS: o fato de que, enquanto as sociedades necessrias preexistem ao homem (que ao nascer j a elas se vincula), as contingentes so obras da vontade humana, que escolhe, elege tal e qual relao social para atingir aos mais variados fins.

V - ESTADO

ORIGEM E FORMAO DO ESTADO

Origem da Palavra: A denominao de Estado tem sua origem do latim status = estar firme, significando situao permanente de convivncia e ligada sociedade poltica. Aparece pela primeira vez em o prncipe, escrito por Nicolau Maquiavel em 1513. Eis o texto do captulo: De quantas espcies so os principados. E quantas so as maneiras em que se adquirem. Todos os Estados, os domnios que existiram e existem sobre os homens, foram e so Repblicas ou Principados. Os principados, ou so hereditrios e seu senhor prncipe pelo sangue de longa data, ou so novos. So os novos inteiramente novos, tal Milo com Francesco Sforza, ou tais membros juntados a um Estado que recebe por herana um prncipe, tal o reino de Npoles ao Rei da Espanha. Tais domnios assim recebidos so, seja habituada a sujeio a um prncipe, seja livre, e so adquiridos com tropas alheias ou prprias, pela sorte ou pelo valor. A partir da, ento a palavra Estado passou a ser usada pelos italianos sempre ligados ao nome de uma cidade independente, como por exemplo, Stato de Firenze. Os franceses, ingleses e alemes adotaram a expresso no decorrer dos sculos XVI e XVII e, at o sculo XVIII, os espanhis aplicavam a denominao Estado tambm para grandes propriedades rurais de domnio particular, cujos proprietrios tinham poder jurisdicional. De qualquer forma, certo que o nome Estado, indicando uma sociedade poltica, s aparece no sculo XVI, e este um dos argumentos para alguns autores que no admitem a existncia do Estado antes do sculo XVI. Vrias so as teorias, na origem do Estado, que investigaram as causas de seu surgimento, todavia, trs so os aspectos que devem ser considerados: O aspecto sociolgico; o aspecto histrico; e o aspecto doutrinrio. O ASPECTO SOCIOLGICO aquele que diz respeito verificao dos elementos formadores (constitutivos ou essenciais) das primeiras sociedades polticas buscadas pelo ser humano. O ASPECTO HISTRICO aquele que v o Estado como um fato social em constante evoluo. Por fim, quanto ao ASPECTO DOUTRINRIO aquele que o analisa do ponto de vista filosfico (ou seja, filosofia pura).

2 CONCEITO DE ESTADO (ESPLICADO) = acompanhe a leiura no texto negritado.

Estado a sociedade necessria em que se observa o exerccio de um governo (terceiro elemento delegao de soberania nacional). uma delegao de soberania nacional. o conjunto das funes necessrias manuteno da ordem jurdica e da administrao pblica. Segundo Esmein a prpria soberania posta em ao. Para a escola alem, um atributo indispensvel da personalidade abstrata do Estado. Finalmente, Lon Duguit ensina que a palavra governo tem dois sentidos: coletivo e singular. O primeiro (coletivo) como conjunto de rgos que presidem a vida poltica do Estado. O segundo (singular) como poder executivo dotado de soberania a exercer seu poder sobre uma populao (sem essa substncia humana no h que se cogitar da formao ou existncia do Estado). Representa, na sociedade poltica, o elemento humano, comum a todas as sociedades (massa humana). O conceito de populao no se confunde com o conceito de povo. Populao tem conotao quantitativa, explicitando a multido de indivduos que compe o Estado. Povo o conjunto de indivduos qualificados pelo vnculo da nacionalidade. A importante distino est nos direitos polticos, cujo exerccio se restringe to somente aos nacionais, num determinado territrio (base fsica onde ocorre validade da sua ordem jurdica). uma parte determinada do globo terrestre (chamada tambm de base fsica) na qual um Estado exerce a sua soberania. patrimnio sagrado e inalienvel do povo (assim ensina o professor Pedro Calmon). o espao certo e delimitado onde se exerce o poder de governo sobre os indivduos. Da se concluir que o conceito possui contedo de natureza poltica no se reduzindo ao significado geogrfico. Afirma, o professor Queiroz Lima, que: Territrio, tanto quanto populao e governo so indispensveis configurao do Estado moderno. Compreende o territrio: a superfcie terrestre; o supra solo; o subsolo; e o mar territorial, onde cria, executa e aplica seu ordenamento jurdico, visando o bem comum (observao: o conceito no texto negritado do professor Pedro Salvetti Netto in Curso de Teoria do Estado); Ou um agrupamento humano estabelecido em determinado territrio e submetido a um poder soberano que lhe d unidade orgnica (conceito do mestre Clvis Bevilcqua); Ou a pessoa jurdica soberana, constituda de um povo organizado sobre um territrio sob comando de um poder supremo, para fins de defesa, ordem, bem estar, e progresso social (conceito de Alessandro Groppali). Finalmente, a nao politicamente organizada (o mais corrente Professor Pedro Calmon). Merece aqui e agora, os ensinamentos do festejado professor Hely Lopes Meirelles (in Direito Administrativo Brasileiro) O conceito de Estado varia segundo o ngulo em que considerado. Do ponto de

vista sociolgico, corporao dotada de um poder de mando originrio (Georg Jellinek); sob o aspecto poltico comunidade de homens, fixada sobre um territrio, com potestade superior de ao de mando e coero (Carr de Malberg); sob o prisma constitucional pessoa jurdica territorial soberana (Biscaretti di Ruffia); na conceituao do nosso Cdigo Civil, pessoa jurdica de direito pblico interno. Como ente personalizado, o Estado tanto pode atuar no campo do direito pblico como no de direito privado mantendo sempre sua nica personalidade de direito pblico, pois a teoria da dupla personalidade do Estado se acha definitivamente superada. Esse o Estado de Direito, ou seja, o Estado juridicamente organizado e obediente s suas prprias leis.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO ESTADO

So trs os elementos constitutivos tambm chamados de formadores ou essenciais do Estado: populao, territrio e governo. Vejamos cada um deles: POPULAO (sem essa substncia humana no h que cogitar da formao ou existncia do Estado) = Representa, na sociedade poltica, o elemento humano, comum a todas as sociedades (massa humana). O conceito de populao no se confunde com o conceito de povo. POPULAO Tem conotao quantitativa, explicitando a multido de indivduos que compe o Estado. POVO o conjunto de indivduos qualificados pelo vnculo da nacionalidade. A importante distino est nos direitos polticos, cujo exerccio se restringe to somente aos nacionais. TERRITRIO (base fsica onde ocorre validade da sua ordem jurdica) = uma parte determinada do globo terrestre (base fsica) na qual um Estado exerce a sua soberania. patrimnio sagrado e inalienvel do povo (Pedro Calmon). o espao certo e delimitado onde se exerce o poder de governo sobre os indivduos. Da se concluir que o conceito possui contedo de natureza poltica no se reduzindo ao significado geogrfico. Afirma o professor Queiroz Lima: Territrio, tanto quanto populao e governo so indispensveis configurao do Estado moderno. Compreende o territrio: a superfcie terrestre; o supra-solo; o subsolo e o mar territorial. GOVERNO: (mais um elemento delegao de soberania nacional) = uma delegao de soberania nacional. o conjunto das funes necessrias manuteno da ordem jurdica e da administrao pblica. Segundo Esmein: a prpria soberania posta em ao. Para a escola alem: um atributo indispensvel da personalidade abstrata do Estado. Finalmente, Lon Duguit

ensina: que a palavra Governo tem dois sentidos: coletivo e singular. O primeiro (coletivo) como conjunto de rgos que presidem a vida poltica do Estado. O segundo (singular) como poder executivo.

FORMAS DE ESTADO O Estado perfeito e o Estado imperfeito; vejamos:

ESTADO PERFEITO: aquele que rene os trs elementos constitutivos: populao; territrio; e governo, cada um na sua (perfeita) integridade. O elemento governo entende-se como poder soberano irrestrito. caracterstica do Estado perfeito, sobretudo, a plena personalidade jurdica de direito pblico internacional. Podem ser: SIMPLES = aquele que corresponde a um grupo populacional homogneo, com seu territrio tradicional e seu poder pblico constitudo por uma nica expresso que o governo nacional; e COMPOSTO = A unio de dois ou mais Estados, apresentando duas esferas distintas de poder governamental, e obedecendo a um regime jurdico especial, varivel em cada caso, sempre com a predominncia do governo da Unio como sujeito de direito pblico internacional. uma pluralidade de Estados, perante o direito pblico interno, mas no exterior se projeta como uma unidade.

ESTADO IMPERFEITO: aquele que embora possuindo os trs elementos constitutivos (populao, territrio e governo), sofre restries em qualquer deles. Essa restrio se verifica, com maior freqncia, sobre o elemento governo. O Estado imperfeito pode ter administrao prpria de autoorganizao, mas no Estado na exata acepo do termo enquanto estiver sujeito influncia tutelar de uma potncia estrangeira. No sendo soberano, no pessoa jurdica de direito pblico internacional, logo, no Estado perfeito.

TIPOS CARACTERSTICOS DE ESTADO COMPOSTO Quatro os tipos que caracterizam o Estado composto,

vejamos: 1 Tipo e caracterstica = UNIO PESSOAL uma forma prpria da Monarquia, que ocorre quando dois ou mais Estados so submetidos ao governo de um s Monarca. Resulta esse fato, em regra geral, do direito de sucesso hereditria, pois um mesmo prncipe, descendente de duas ou mais dinastias, poder herdar duas ou mais Coroas. Entretanto, pode resultar de eleio ou de acordo internacional. 2 Tipo e caracterstica = UNIO REAL Consiste na unio ntima e definitiva de dois ou mais Estados, conservando cada um a sua autonomia administrativa, a sua existncia prpria, mas formando uma s pessoa jurdica de direito pblico Internacional (forma tipicamente Monrquica). 3 Tipo e caracterstica = UNIO INCORPORADA a unio de dois ou mais Estados distintos para a formao de uma nova unidade. Neste caso, os Estados se extinguem. So completamente absorvidos pela nova entidade resultante da incorporao. 4 Tipo e caracterstica = CONFEDERAO a reunio permanente e contratual de Estados independentes que se ligam para fins de defesa externa e paz interna.

NASCIMENTO DO ESTADO

Trs so os modos para nascer um Estado. Pode ser: pelo modo originrio; pelo modo secundrio; e pelo modo derivado. 1 Modo = ORIGINRIO Quando um agrupamento humano (mais ou menos homogneo), estabelecendo-se em um certo territrio, organiza o seu governo e passa a funcionar nas condies universais da ordem poltica e jurdica. No dizer do professor Celso Seixas Ribeiro Bastos (in Curso de Teoria do Estado e Cincia Poltica) o modo originrio = aquele em que o Estado nasce do prprio meio onde se estabelece a sociedade, diretamente do povo, sem qualquer influncia de fatores externos. 2 Modo = SECUNDRIO Quando uma nova unidade poltica pode nascer da unio ou da diviso de Estados (confederao = Unio permanente entre Estados independentes e soberanos com vistas realizao de empreendimentos de interesse comum, quais sejam, a defesa exterior e a manuteno da paz interna;

FEDERAO = Unio nacional mais restrita e indissolvel, em outras palavras, os Estados passam a constituir uma nica pessoa jurdica de direito pblico internacional, ou seja, um s Estado soberano; UNIO PESSOAL = Ocorre quando dois ou mais Estados so governados por um nico monarca. Essa unio decorre, na maioria das vezes, em razo do princpio de sucesso hereditria dos reis ou de princpios convencionais, por meio de acordo internacional, de um determinado monarca; ou UNIO REAL = Unio de dois pases formando um s Estado para efeitos externos, embora internamente ambos conservem autonomia). Tambm no dizer do professor Celso Seixas Ribeiro Bastos (obra acima citada) o modo SECUNDRIO = aquele em que o Estado nasce da unio ou da diviso de Estados. Ele nasce da unio de Estados no caso da confederao, da federao, da unio real e da unio pessoal; e da diviso de Estados quando esta for nacional ou sucessria.

3 Modo = DERIVADO quando o Estado surge em conseqncia de movimentos exteriores (colonizao ato de governo concesso dos direitos de soberania). Ainda nos ensinamentos do professor Celso Seixas Ribeiro Bastos (obra acima citada) o modo derivado aquele que decorre de movimentos exteriores, quais sejam, colonizao, concesso de direitos de soberania e ao de um governo estrangeiro. A colonizao uma forma utilizada para povoar e proteger as terras descobertas de possveis invasores. H dois tipos de colonizao: (I) A de povoamento, que tem por objetivo povoar as terras, e (II) a de explorao, que tem como intuito extrair as riquezas das colnias.

EXTINO DOS ESTADOS

No que se refere extino dos Estados, duas so as causas que podem levar o Estado sua extino: Causa geral ou Causa especfica. Vejamos a cada uma delas:

1 Causa = GERAL Ocorre o desaparecimento do Estado como unidade de direito pblico, sempre que, por qualquer motivo, faltar um dos seus elementos constitutivos ou essenciais ou formadores, ou seja: populao, territrio e governo. Faltando um deles (no importa qual) no existe mais o Estado. 2 Causa = ESPECFICA Quando ocorrer por conquista, emigrao, expulso ou por renncia. Vejamos cada causa: (a) CONQUISTA: Quando desorganizado, enfraquecido, sem amparo de um rgo internacional de justia e segurana, invadido por foras estrangeiras. Como exemplo, os mestres indicam a Idade Antiga (perodo em que era comuns a ocupao do territrio e a conquista da populao por um outro Estado); (b) EMIGRAO: Quando sob a presso de qualquer acontecimento imprevisto (que pode ser: o clima, a falta de alimentos, etc) toda a populao nacional abandona o pas; (c) EXPULSO: Quando foras conquistadoras, ocupando plenamente o territrio do Estado invadido, obriga a populao vencida (geralmente os primitivos) a se deslocar para outra regio; (d) RENNCIA: Desaparecimento espontneo que ocorre (renncia aos direitos de soberania) quando uma sociedade vem a renunciar aos seus direitos de autodeterminao em favor de uma outra sociedade (devemos entender como um outro Estado), quando esta (sociedade ou Estado) for mais forte.

XIII - ORIGEM DO ESTADO

Inmeras teorias tentam explicar a origem do Estado. Elas, na grande maioria, se contradizem. O assunto realmente muito difcil, tendo por razo, a ausncia (escassez) de elementos certos e seguros sobre a histria.

Assim que todas as teorias so aliceradas em simples hipteses.

As principais teorias da origem do Estado so: (1) A teoria da origem familiar que se divide em duas correntes: a corrente chamada patriarcal e a corrente chamada matriarcal, tambm conhecida por matriarcalstica; (2) A teoria de ordem patrimonial; e (3) A teoria da fora. Observamos que nestas teorias o problema da origem do Estado analisado sob o ponto de vista histrico-sociolgico.

Por essa razo, a partir de agora, vamos estudar a cada uma delas:

1 Teoria = ORIGEM FAMILIAR De ordem a mais antiga. de fundo bblico, pois apoiasse na histria da humanidade sobre um casal originrio:

Corrente Patriarcal: Estado deriva de um ncleo familiar. A autoridade suprema pertencia ao varo mais velho, o patriarca. Para Robert Filmer cada famlia primitiva se ampliou e deu origem a um Estado. Esta teoria tem como apoio fundamental: a bblia, o direito romano e Aristteles. Afirmou Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), em comunho com a doutrina de Aristteles, que a famlia o primeiro modelo da sociedade poltica;

Corrente Matriarcal (mater semper certa): Para Bachofen e outros, a primeira organizao familiar teria sido baseada na autoridade da me. Assiste razo, pois geralmente era incerta a paternidade, assim, teria sido a me a dirigente e autoridade suprema das primitivas famlias, de maneira que, o clan matronmico, sendo a mais antiga forma de organizao familiar, seria o fundamento da sociedade civil. O professor Sahid Maluf (in Teoria Geral do Estado) afirma: o matriarcado, que no deve ser confundido com a ginecocracia ou hegemonia poltica da mulher, precedeu realmente ao patriarcado, na evoluo social. Entretanto, a famlia patriarcal a que exerceu crescente influncia, em todas as fases da evoluo histrica dos povos

2 Teoria = ORIGEM PATRIMONIAL Para alguns autores, essa teoria teve origem indicada no livro II de A Repblica de Plato. Um Estado nasce das necessidades dos homens; ningum basta a si mesmo, mas todos ns precisamos de muitas coisas. Como temos muitas necessidades e faz-se mister numerosas pessoas para supri-las, cada um vai recorrendo ajuda deste para tal fim e daquele para tal outro; e, quando esses associados e auxiliares se renem todos, numa s habitao, o conjunto dos habitantes recebe o nome de cidade ou Estado. Decorre desta teoria, de certo modo, a afirmativa de que o direito de propriedade um direito natural, anterior ao Estado. Haller, que foi o principal corifeu da teoria patrimonial afirmava que a posse da terra gerou o poder pblico e deu origem organizao estatal. Modernamente esta teoria foi acolhida pelo socialismo, doutrina poltica que considera o fator econmico como determinante dos fenmenos sociais (professor Sahid Maluf).

3 Teoria = DA FORA (violncia ou conquista poder dos fortes sobre os fracos): A superioridade da fora de um grupo social permite submeter um

grupo mais fraco, dando origem ao surgimento do Estado (dominantes e dominados). Entre os adeptos dessa teoria esta Oppenheimer, que, afirmando ter sido criado o Estado para regular as relaes entre vencedores e vencidos, acrescenta que essa dominao teve por finalidade a explorao econmica do grupo vencido pelo vencedor. Para Jean Bodin (1530-1596), o que d origem ao Estado a violncia dos mais fortes. Thomas Hobbes (1588-1679) foi o principal sistematizador da teoria da fora, no incio dos tempos modernos. Afirmava os homens, no estado de natureza, eram inimigos uns dos outros e viviam em guerra permanente bellum omnium contra omnes. Thomas Hobbes, sistematizador da teoria da fora, distinguiu o Estado em duas categorias: Estado Real Aquele que se forma pela imposio da fora e Estado Racional Aquele que provm da razo.

Georg Jellinek (1851-1911), estudioso sobre o mesmo tema, disse: a teoria da fora, apia-se aparentemente em fatos histricos: no processo da formao originria dos Estados quase sempre houve luta; a guerra foi, em geral, o princpio criador dos povos.

OBSERVAES:

(1)Na teoria patriarcal, seus principais divulgadores foram: Summer Maine, Westermack e Starke. (2) Na teoria matriarcal, seus principais defensores foram: Bachofen, Morgan, Grosse, Hohler e Durkheim.

(3) Na teoria da fora, assim afirma o professor Queiroz Lima: o conceito de fora como origem da autoridade insuficiente para dar a justificao, a base de legitimidade e a explicao jurdica dos fenmenos que constituem o Estado. (grifo nosso)

Bibliografia NETO, F. B. Teoria geral do estado. Disponvel em: <http://www.profbruno.com.br/aulas2/>. Acessado em: 10 abr 2012.

También podría gustarte