Está en la página 1de 4

RESENHAS

161
Quanto s variaes, elas se resumiriam a dois significados associados expresso DM, que leva Pierucci a falar num mundo duplamente desencantado (p. 139): um religioso (ou tico-prtico), indicando o processo de desmagificao das vias de salvao, e outro cientfico (ou emprico-intelectual), que designa o processo de deseticizao via transformao deste mundo num mero mecanismo causal (pp. 42, 165, 185 e 201). O ncleo duro do conceito, corresponderia semntica religiosa. A favor de tal pertinncia, Pierucci apoia-se em dois argumentos cronolgicos: um de ordem histrica, pois a desmagificao, operada no mbito religioso notadamente no judasmo e no puritanismo , seria o verdadeiro Big Bang do racionalismo prtico ao modo do Ocidente moderno (p. 147). Em reforo est a idia de que o modo de racionalizao constitutivo do desencantamento antes relativo ao agir do que ao pensar, sendo as religies ocidentais o seio milenar de regularizao da conduta prtica (pp. 146147). E h o argumento de ordem biogrfica, pois o fato de o ltimo aparecimento do termo DM num texto escrito por Weber a saber, a edio final de A tica protestante e o esprito do capitalismo, de 19202 vir em sua denotao tico-religiosa corroboraria, ao juzo de Pierucci, a postulao do significado desmagificao como aquele que corresponde ao ncleo duro do conceito. A ltima idia importante do livro a de que DM corresponderia a um conceito histrico (p. 198), ligado ao processo geral de racionalizao do Ocidente, ao que se acrescentaria o fato de Weber no ser um socilogo da religio stricto sensu, a exemplo de muitos cientistas de hoje, mas um socilogo-historiador das racionalizaes da vida, em geral, e da modernizao cultural do Ocidente, em particular, perspectivas em relao s quais se justificaram os seus estudos sobre religies (p. 18). Essa articulao de idias, no obstante fiel ao esprito geral do livro em exame, arbitrria no sentido de que visa a sustentar as consideraes que farei a seguir. Darei passos necessariamente largos, porquanto uma resenha tem de ser curta.
RBCS Vol. 19 n 54 fevereiro/2004 .

Entre passos firmes e tropeos


Antnio Flvio PIERUCCI. O desencantamento do mundo: todos os passos de um conceito. So Paulo, Editora 34, 2003. 236 pginas. Renarde Freire Nobre Inicialmente gostaria de destacar dois mritos deste livro, os quais lhe conferem uma qualificao superior, para alm das limitaes ou mesmo dos equvocos. Trata-se de um texto muito bem escrito, em linguagem clara e agradvel; na leitura, transparece o gosto do autor pela escrita, algo que, bem o sabemos, no moeda corrente no mundo acadmico. Alm disso, a obra reflete uma pesquisa extremamente minuciosa do que constitui seu tema central desencantamento do mundo [Entzauberung der Welt], doravante DM , esforo que se evidencia j no subttulo todos os passos de um conceito. E foi precisamente isso que Pierucci fez: selecionou e analisou todas as aparies da expresso DM nos originais escritos por Weber, utilizando-se inclusive da pesquisa digital (CD-ROM das obras completas do pensador alemo), tudo realizado com extremo cuidado e com a melhor traduo para o portugus, auxiliada pelo cotejamento com tradues feitas em outras lnguas (ingls, francs, espanhol, italiano).1 Assim, quero frisar que gosto do livro como texto e como pesquisa. Se aqui lhe sero feitas crticas, algumas contundentes, elas s se fizeram possvel a partir da riqueza do material selecionado e da fora interpretativa da abordagem adotada pelo autor. Antes de passar s consideraes crticas, fazse mister apresentar um brevssimo resumo do livro na forma de suas idias principais. A expresso desencantamento do mundo apresentada como um conceito profcuo no esquema analtico weberiano, contra as interpretaes de que se trataria de um simples termo ou, pior ainda, uma viso de mundo. Em sendo um conceito, seria preciso encontrar seu ncleo duro em meio s evidentes variaes (pp. 31 e 35).

162

REVISTA BRASILEIRA DE CINCIAS SOCIAIS - VOL. 19 N 54 .


uma nova etapa do desencantamento do mundo, que comea a se infletir apenas a numa outra direo, com outro contedo, outra materialidade substantiva e, sobretudo, um outro rumo, outra direo (pp. 211-212).

Quanto ao carter conceitual da expresso DM, parece-me que faltou uma devida apresentao do que vem a ser um conceito para Weber, o que exigiria o tratamento, minimamente posto, da noo de tipos ideais. Conceitos, em sentido weberiano, so tipificaes que auxiliam o pesquisador na sua tarefa de conferir significados realidade ou, se se preferir, so instrumentais para a expresso de problemas, meios para o conhecimento causal-significativo, no a finalidade do conhecimento. Dada a insistncia de Pierucci na condio conceitual da expresso DM, seria til se ele precisasse o que , metodologicamente, um conceito para Weber para alm de dizer que ele deve ter um ncleo duro , com o que melhor esclareceria como e por que o processo de DM se adequa caracterizao (metodolgica) de um conceito. Em relao interpretao da dupla semntica do conceito DM, parece-me que o problema est na ausncia de uma distino clara entre o significado cultural (histrico) do conceito e as suas significaes pontuais, uma vez que a expresso acionada por Weber em seus textos. Perceber-se-ia que o fato de os dois principais significados de DM o religioso e o cientfico serem coetneos no contexto da obra no indica que o so na histria cultural. certo que a idia de um mundo duplamente desencantado pode ser aplicada aos dois mbitos, mas, no plano histrico, o duplo no corresponde simultaneidade de dois significados e, sim, a uma alterao de significado dentro de um mesmo e milenar processo de DM que constitui a singularidade cultural do Ocidente. Embora reconhea o carter histrico ou idiogrfico-desenvolvimental do conceito (pp. 198199), Pierucci insiste, todavia, de que se tratam de processos coetneos, no sucessivos. A confuso pode ser observada na seguinte passagem:
[...] enquanto permanecer viva e influente no Ocidente essa religiosidade tico-asctica [em sua verso puritana], ns estaremos, na verdade e por outro ngulo, apenas no incio do fim. [A ascese puritana] religio de sada da religio, s que ainda religio. Estamos apenas na abertura de

Sem dvida, o que h uma outra etapa de um mesmo processo, mas de modo algum indefinida, em gestao e, o que mais incorreto, em convivncia com o processo tradicional de matiz religioso. A significao tcnico-cientfica do DM, ao mesmo tempo em que guarda sua herana das grandes religies ticas da haver uma relao arqueolgica da cincia com o ascetismo e o intelectualismo das dogmticas profticas , ela tambm efetivamente instaura uma era em que o DM adquire uma expresso radicalmente anti-religiosa, ao se dispensar qualquer justificativa tica para o mundo. Se as religies persistem e, antes de tudo, a religiosidade , sua eficcia desencantadora ficou no passado, como motivo que posteriormente se dispensa. Pois Weber no falou do paradoxo das conseqncias em relao ao processo em que as intenes tico-ascticas que deram ensejo ao moderno racionalismo deixaram de ser necessrias... e ele no falou da fatalidade dos novos tempos em que o DM tornou-se sinnimo de racionalizao e intelectualizao seculares (Cincia como vocao)? H sim um mundo duplamente desencantado na forma de duas etapas histricas, mas que, contudo, no so simultneas; ao contrrio, elas se sucedem na forma de uma inflexo histrica, pela qual o avano de racionalidades mundanas de tipo seculares substituem o significado tico-religioso do DM por um significado no-tico, empurrando, concomitantemente, a religiosidade para o plano do irracional e, qui, para uma abertura mstica. Faltou a Pierucci mostrar o quanto o aumento da carga semntica na panormica do DM no Ocidente se deu na forma de uma inflexo histrica que desalojou o conceito da sua matriz religiosa via resignificao numa nova matriz: o racionalismo de tipo formal e instrumental. A ascese ticoprtica inventada e cultivada pelas religies ajudou a constituir um mundo moderno que, contudo, a profanou.

RESENHAS
Alis, Pierucci tambm se equivoca ao restringir o desencantamento tardio esfera do intelectualismo cientfico, quando na verdade ele se manifesta em todas as esferas racionalizadas de modo puro, significando tcnicas de vida, como a economia capitalista e o Estado de Direito, e que, juntas, perfazem o chamado racionalismo de domnio do mundo. E em todas elas tambm se trata, sociologicamente falando, de um agir, s que orientado por regras e interesses, no mais por referncias ticas aliceradas em crenas. Pelo que foi exposto, pode-se postular que o que h uma mudana no ncleo duro do conceito. Embora no concorde, Pierucci vai se referir ao desencantamento no mbito cientfico como a acepo mais radical do termo (p. 150). H o ncleo duro, h a acepo mais radical; h a origem, h a dimenso extremada: afinal, ento por que diabos insistir na tese de que o significado religioso mais significativo do que o cientfico? Resta uma argumentao pr l de desconfivel: na busca minuciosa dos aparecimentos da expresso nos escritos de Weber, o que se encontrou como ltimo emprego foi
[...] a desmagificao da religiosidade ocidental como resultante da racionalizao tico-asctica da conduta diria da vida, e no como efeito do esclarecimento cientfico. Comemoro porque esse achado refuta terminantemente [sic] a hiptese de uma evoluo semntico no trabalho do conceito (p. 218).

163
gia no ltimo mbito, a mesma no se d via dogmtica, mas se constitui num pressuposto. O puritanismo foi decisivo no processo ocidental de desencantamento do mundo como ponte entre suas duas etapas. Isso Pierucci compreende muito bem. O que ele no explora devidamente o fato de o puritanismo, para alm da eliminao definitiva da magia, tambm romper com o que caracterstico em todas as profecias tico-emissrias que o precederam: a tentativa de conferir um sentido unificado e unificador totalidade da vida. No puritanismo, a tica rigorosamente individual e racional, no sentido da busca de fins prticos (tornados meios) e particulares (no universais e no fraternos). No se compreende bem como o puritanismo fornece o ethos do ascetismo peculiar ao Ocidente moderno e sua funo de ponte para uma era ps-tradicional se no se considera o seu impacto sobre a metafsica religiosa tradicional, para alm do impacto sobre a magia. Por isso Weber dir que o puritanismo a nica das religies ticas que, no obstante rejeite o mundo e continue ligada a uma idia de alm e de redeno, adapta-se com facilidade ao racionalismo tipicamente antitico das rotinas racionais secularizadas e tipicamente ps-religiosas, e este o seu grande paradoxo interno: ser uma religio que promove a profanao do mundo. Se Pierucci tivesse explorado o tema do paradoxo que prescreve a relao entre a religio puritana e a modernidade, talvez nela encontrasse precisamente o ponto, ao mesmo tempo de ligao e de inflexo, entre os dois significados do DM, rumo a um racionalismo de domnio do mundo definitivamente desencantado. Por fim, quero pontuar sobre o carter problemtico de duas outras interpretaes. Primeiro, a de que o monotesmo tradicional mais desencantado que o politesmo moderno. Os novos deuses so impessoais e glaciais, conquanto so tipicamente racionais; eles existem como cursos mundanos e objetivados de aes em relao aos quais, se no queremos ser superficiais e levados reboque, devemos tomar conscincia para um posicionamento maduro e desencantado. Quando

Acontece que esse apoio na cronologia da obra s refora a confuso entre os significados pontuais com que Weber lana mo da expresso DM e sua significao cultural numa viso panormica da trajetria de racionalizao do Ocidente. No h evoluo semntica do conceito na obra, mas desenvolvimento histrico da sua significao cultural. Talvez fosse mais coerente e convincente pensarmos em dois ncleos duros referidos s duas etapas: uma, cujo ncleo a desmagificao religiosa do mundo, e outra, cujo ncleo a desdogmatizao tcnica e intelectual do mundo. Embora se perpetue a ruptura com a ma-

164

REVISTA BRASILEIRA DE CINCIAS SOCIAIS - VOL. 19 N 54 .


desafios ticos que Weber procurou enfrentar quando se viu diante de um mundo desencantado num sentido anti-religioso ou ps-convencional.

Pierucci afirma que Associado cincia moderna, o conceito weberiano de desencantamento referese inescapavelmente perda de sentido (p. 141) o que correto , poder-se-ia perfeitamente completar dizendo que o politesmo moderno a expresso mxima da perda de sentido, pois, afinal, envolve o governo das nossas vidas por entidades impessoais, objetivamente cultivadas, desprovidas, portanto, de qualquer transcendncia ou sentido tico absoluto. E mesmo a esttica e a ertica, no obstante deuses inflamados e no tipicamente racionais, so, em essncia, intramundanas e estranhas tica. Se, como resgata Pierucci (p. 221), o amor sexual pode ser uma potncia reencantadora, no o ser certamente do mundo, em termos macro, mas no mbito das experincias interpessoais e num sentido mais psicolgico do que propriamente histrico-sociolgico. A ltima coisa que quero examinar a crtica de Pierucci confuso do DM com desencanto e decepo (p. 111). Tal crtica pertinente, porque certamente no esta a interpretao principal que Weber d a expresso. Todavia, no h como negar que Weber concebeu efeitos espirituais perturbadores e, por vezes, deletrios, do racionalismo do desencantamento tardio, como se v na banalizao da poltica e o superficialismo das vivncias. O prprio Pierucci parece reconhecer a carga espiritual negativa que acompanha a anlise weberiana do desencantamento tardio quando afirma que o tema ganha notas de melancolia e pessimismo e que de conceito produtivo se transforma em conceito crtico (p. 161). Compreendemos melhor as preocupaes weberianas com os efeitos espirituais do DM na sua etapa profana ao verificarmos os convites responsabilidade poltica e integridade intelectual, que nada mais so do que respostas ticas a um tempo em que os homens, desabrigados da guarita dos velhos sentidos absolutos, correm o risco de se perderem na insignificncia da vida ordinria, cujas rotinas se revelam mecanizadas e alheias ao destino pessoal das almas. O destino pessoal ou o sentido do ser e do fazer: eis os

Notas
1 O trabalho minucioso de exame das tradues levou o autor a confirmar os deplorveis erros de traduo em alguma das publicaes da obra de Weber disponveis em portugus. Pierucci presta-nos uma esclarecedora informao sobre as duas verses de A tica protestante, uma de 1904-1905 e outra, ampliada e conclusiva, de 1920.

RENARDE FREIRE NOBRE, doutor em sociologia pela USP, professor adjunto do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMG.

También podría gustarte