Está en la página 1de 34

SERVIOS DE TELECOMUNICAES 1.

O Negcio das Empresas de Telecomunicaes As empresas de telecomunicaes que atuam no Brasil, detentora de outorgas da Anatel, devem ter como pontos fortes de sua estrutura: a rede, capacidade de expanso de rede e servios, qualidade na prestao de servio, flexibilidade de rede e servios, agilidade, segurana e proporcionar a soluo customizadas para seus clientes. A rede de uma empresa de Telecom deve ser projetada e construda dentro de padres que permitam escalabilidade, reduo de custos, introduo de novos servios e competitividade no mercado. Deve est prepara da prestar multiservios (voz, dados e imagem), para isso, deve ter suporte de uma rede ptica baseada em sistemas SDH (Hierarquia Digital Sncrona) em seu backbone e ter interfuncionamento com outras tecnologias como: satlite, rdio, metlica, etc. O sistema de Operao e manuteno deve proporcionar o funcionamento perfeito de toda a rede da operadora atravs de superviso e aes constantes de preveno e correo de falhas. Todos os servios devem ser gerenciados por um centro de operaes e monitorados 24 horas por dia e 7 dias por semana (24X7). 2. As Empresas do Setor de Telecomunicaes O mercado de telecomunicaes do Brasil conta com uma infinidade de empresas prestadora de servios de Telecom. Dentro desta grande diversidade de empresas podemos distingui-las em funo do modelo de negcios que adotam e do tipo de servio que ela autorizada a prestar. O fato marcante que as empresas de telecomunicaes, diferente de pouco tempo atrs, prestam diversos tipos de servios e concorrem entre si. O usurio pode escolher para atender a sua necessidade, a empresa que possuir a melhor tecnologia e o custo mais satisfatrio. A classificao abaixo procura separar as empresas de telecomunicaes por bloco principal de atividade. TELEFONIA Telefonia Fixa Telefonia Mvel Telefonia WLL TV POR ASSI. TV a Cabo MMDS DTH PROVEDOR Internet Rede Corporativa Lmbda VoIP ENERGIA ELTRICA Geradoras Distribuidoras

Telefonia Fixa Prestam servio de telefonia fixa comutada. Telefonia Mvel Prestam servio de telefonia celular. Telefonia WLL (Wireless Local Loop) Presta servio de telefonia fixa sem fio.

TV a Cabo Presta servio de transmisso de canais de tv segmentados via cabo. MMDS (Sistema de Distribuio Multicanal Multiponto) - Presta servio de transmisso de canais de tv segmentados via RF (microonda terrestre). DTH (Diretc To Home) - Presta servio de transmisso de canais de tv segmentados via satlite. Provedor Internet - Presta servio de acesso a Internet. Provedor de Rede Corporativa - Presta servio de telecomunicaes para empresas privadas sendo a responsvel pelas solues de voz, dados e imagem que o cliente necessitar. Provedor de Lmbda - Presta servio de redes pticas fornecendo canais pticos em suas fibras de alcance local, nacional ou internacional. Provedor de VoIP Presta servio de telefonia de local e de longa distncia via rede IP. Energia Eltrica - Presta servio de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica, mas esto entrando no ramo de telecomunicaes atravs de suas redes pticas. 3. Redes e Servios Fornecidos pelas Empresas de Telecomunicaes TELEFONIA FIXA So empresas tradicionais do sistema e atuam a muito tempo no mercado. Suas redes so sofisticadas e tm uma abrangncia e capilaridade de alcance local, regional, nacional e internacional.

A rede deste tipo de operadora dividida em: a) Rede de acesso (assinante) rede que permite a conexo do usurio ao concentrador (Central telefnica).

b) Rede local (entroncamento) rede que interliga as centrais entre si dentro de uma regio de atendimento. c) Rede de longa distncia rede que interliga as centrais interurbanas entre si e estas a internacional. A rede de acesso dividida em: a) Rede Primria (Alimentadora) interliga a central at o armrio de distribuio, uma unidade remota de assinante (URA) ou estgio de linha remoto (ELR). b) Rede Secundria (Distribuidora) interliga o armrio, URA ou ELR as caixas terminais que realizam a disperso. c) Rede Interna a rede instalada dentro do ambiente do cliente (residncia, comrcio, industria, etc). A rede de acesso tem topologia em estrela, todos os acessos convergem para a central. Por esta rede so transportados sinais analgicos e digitais (telefones comuns, RDSI, conexes de dados por modems analgicos e digitais). A rede de entroncamento tem como meio de transmisso basicamente sistemas pticos e microondas atravs de rdio terrestre ou sistema satlite. A topologia desta rede malha, pois as conexes entre as centrais so realizadas conforme interesse de trfego. Todos os sinais transmitido no entroncamento so digitais.

Rede de Longa Distncia (Interurbana e Internacional) tambm utiliza, como a rede de entroncamento, tecnologia ptica e RF em suas conexes. Preferencialmente estas redes adotam a tecnologia ptica por ter uma capacidade e segurana maior para o trfego de dados que tem um crescimento exponencial. A topologia da rede de longa distncia pode ser anel, estrela ou uma juno das duas tcnicas. Os sinais transportados so analgicos e digitais pois elas tm de alcanar outros pases bem como o interior do Brasil.

SERVIOS E APLICAES DISPONIBILIZADOS PELAS REDES DE TELEFONIA FIXA Telefonia (Analgica e Digital RDSI) Fax LP de voz Carto Telefnico ( Telefones Pblicos TUP) HomeBanking Atendimento Automtico (URA) Rede Inteligente (0800, 0900, 0500, 0300) Centrex PABX Virtual (empresa e condomnio) Call Center (Help Desk e Contact Center) WLL no interior (telefonia sem fio e TUP) Transmisso de dados (IP, FR, ATM) Internet (Corporativo) VPN Rede Dial Up SPM Servio Pblico de Mensagens (Caixa Postal) Transmisso de vdeo Videoconferncia Wi-Fi VoIP Data Center DSL

SERVIOS E APLICAES Oi CAIXA POSTAL Caixa Postal Grtis: Com esse servio voc no perde mais chamadas. A Caixa Postal recebe e armazena mensagens de voz com at 60 segundos cada e ainda permite a programao de Aviso de Mensagens Novas em at 2 horrios para qualquer telefone fixo, mvel ou longa distncia. E o resgate das mensagens ainda pode ser feito da prpria ligao de Aviso, atravs da digitao da senha. IDENTIFICADOR DE CHAMADA O servio Identificador de Chamadas permite que voc saiba quem est ligando antes de atender o telefone. Para utilizar o servio, voc deve, necessariamente, adquirir um aparelho telefnico com identificador ou um mini-identificador compatvel (na embalagem do aparelho dever haver o selo de certificao da ANATEL). Estes aparelhos so comercializados em grandes lojas de varejo e lojas de equipamentos eletrnicos e de telefonia. CHAMADA EM ESPERA O servio Chamada em Espera pode ser programado e desprogramado no seu prprio terminal., permitindo que a chamada entrante (avisada por um "bip") possa ser atendida sem que haja necessidade de se desligar a primeira, ou seja, voc no perde as ligaes de seus clientes enquanto fala ao telefone. CONFERNCIA O servio Conferncia pode ser programado e desprogramado no prprio terminal de seu escritrio, permitindo que trs pessoas conversem simultaneamente ou que se alterne entre as 2 ligaes. BUSCA AUTOMTICA O servio permite a divulgao de apenas um nmero (chave) para todos os terminais. A Busca Automtica faz o roteamento sequencial entre os terminais de sua empresa ou escritrio que estejam localizados no mesmo endereo e sejam atendidos pela mesma central. Quando seu cliente ligar e a linha estiver ocupada ou sem ningum por perto para atender o aparelho, a ligao repassada para outro terminal. Dessa forma voc reduz a perda de chamadas de seus clientes. BLOQUEIO CONTROLADO PARA CELULAR

Bloqueio Controlado para celular o produto da Telemar que permite voc controlar as ligaes de seu terminal para telefone celular. Permite ativar e desativar o bloqueio para ligaes celulares (VC1) do seu prprio terminal, atravs de um cdigo e senha a qualquer momento. BLOQUEIO DE CHAMADAS A COBRAR Bloqueio de Chamadas a Cobrar o produto da Telemar que permite a voc bloquear o recebimento de chamadas a cobrar do seu terminal a qualquer momento. Permite o controle do recebimento de chamadas a cobrar independente da origem. O Servio habilitado a partir da Central telefnica. ESCOLHA DE NMERO Agora os clientes Telemar podero escolher o nmero de seu telefone! Aderindo ao Escolha de Nmero, voc poder escolher, entre as opes disponveis, aquele nmero que mais lhe agrada. Sero oferecidos at 10 nmeros para que voc possa escolher aquele que mais lhe agrada. Os nmeros sero disponibilizados atravs da Central de Atendimento Telemar. TC FULL ACCESS Servio que possibilita o acesso remoto rede privativa do cliente, atravs de um cdigo nico de conexo, a partir da rede telefnica. Pode Ser usado acesso via 0800. TC 0300 ALCANCE Receba ligaes de reas de abrangncia bem definidas, sem nus para sua empresa. Cobrana efetuada na origem da chamada, atravs de um sistema de tarifao flat de fcil entendimento, independentemente de distncia e horrio.

TC 0800 ALCANCE Servio que permite empresa receber ligaes de reas de abrangncia bem definidas, de acordo com as modalidades disponveis (Local, Estadual, Regional e Nacional), sem nus para o originador de chamada, pois a cobrana reversa. O TC 0800 Alcance tem um sistema de tarifao flat de fcil entendimento, uma poltica de descontos simplificada, emisso de contas por ponto de atendimento entre outros benefcios.

TC DATA Conexo digital dedicada mais confivel no mercado. Disponvel em diversas velocidades, ideal para empresas com alto trfego e grande volume de dados.

TC FRAME WAY Integre as comunicaes corporativas de dados, voz e imagem entre as filiais de sua empresa, seus fornecedores e parceiros de negcio, em alta velocidade. Garantia de performance, integridade de informaes e segurana, sem necessidade de investimentos adicionais.

TC PAC Com baixos custos e confiabilidade, as unidades de sua empresa podem realizar consultas remotas de curta durao s bases de dados, compartilhar cadastro de clientes e outros dados entre vrios pontos em endereos distintos

DVI Servio telefnico digital que permite acessar a Internet com velocidade de at 128 kbps. Sua empresa vai ganhar muito mais agilidade nos servios de voz, transmisso de dados e imagens. VELOX Conexo permanente Internet; Trs opes de velocidades: 300Kbps, 600 Kbps e 1 Mega; Permite acessar a Internet em alta velocidade e realizar uma chamada telefnica simultaneamente; Possibilita o compartilhamento do acesso em rede local (LAN); Opo de contratao de um provedor de acesso banda larga habilitado pela Telemar.

TC DIAL IP Soluo ideal de acesso remoto de alta qualidade e confiabilidade, que disponibiliza ao provedor de acesso a mais moderna infra-estrutura de acesso discado, em mais de 150 localidades.

TC IP CONNECT Segurana e rapidez na mais completa soluo de acesso dedicado Internet do mercado.

Desenvolvida para suportar o crescimento do trfego web de sua empresa sem perder a qualidade.

TC DIGITRONCO I A soluo para provedores de Internet com maior qualidade, segurana e confiabilidade nas conexes.

31 EMPRESARIAL Faa as ligaes da sua empresa pelo 31 e economize nas chamadas interurbanas feitas para

telefones fixos ou celulares no horrio comercial. Os descontos nas tarifas so progressivos quanto maior o volume de chamadas, maior o desconto. FALE 31 COMERCIAL Ideal para empresas que fazem ligaes interurbanas, durante o horrio comercial, para cidades prximas (at 300 km). 31 HOTIS Produto de reduo de custo de interurbanos, destinado a empresas que, alm de possurem bom volume de trfego no horrio comercial, fazem grande quantidade de chamadas interurbanas noite e desejam reduzir seus custos com telefonia. 31 INTERNACIONAL Produto destinado a empresas que fazem ligaes internacionais e desejam reduzir seus custos com telefonia, alm de beneficiar-se de descontos progressivos proporcionais ao seu consumo em Longa Distncia Internacional. TC INTERVOX Soluo de rede de voz que agrega interfonia linha telefnica. Agiliza a comunicao atravs de um nico acesso integra todas as reas de um condomnio. Com a vantagem de permitir chamadas internas gratuitas, o TC Intervox forma uma rede de voz virtual integrada, oferecendo, ainda, as facilidades dos Servios Inteligentes, de acordo com suas modalidades. TC DIGITRONCO Permite que sua empresa receba ou gere um elevado nmero de ligaes simultneas de alta velocidade e melhore a comunicao externa com parceiros e fornecedores, alm do atendimento aos seus clientes.

TC DIGITRONCO OFFICE O TC Digitronco Office a soluo de rede de voz que permite ao cliente se interligar Telemar, agilizando suas comunicaes com seus clientes e fornecedores. Com o TC Digitronco Office sua empresa passa a contar com um acesso de alta confiabilidade, proporcionando maior segurana das comunicaes e agilidade de atendimento.

Inclui no preo da assinatura mensal 30 ou 50 ramais DDR gratuitos o que torna opcional a necessidade de telefonista. TC ISDN Permite que sua empresa receba ou origine um elevado nmero de ligaes simultneas de alta qualidade, alm de acessar a Internet a 128 Kbps, e contar com uma alternativa para a transmisso de dados e imagens. TC ISDN OFFICE O TC ISDN Office a soluo de rede de voz e dados que permite a sua empresa se interligar Telemar, agilizando as comunicaes com seus clientes e fornecedores, alm de contar com qualidade para conexes discadas de dados e videoconferncias.

TC DDR Otimize custos e agilize seus negcios. As chamadas externas so encaminhadas diretamente para cada ramal, sem a necessidade de interveno de telefonista.

TC VOICE NET Construa uma rede corporativa de voz no ambiente da sua empresa, sem ter que adquirir nenhum equipamento. Usufrua as facilidades exclusivas das centrais digitais, com reduo dos gastos em telecomunicaes.

EMBRATEL Sempre 21 foi desenvolvido especialmente para as pequenas empresas e tem como principal vantagem oferecer economia nas ligaes no horrio comercial. Neste plano, o preo do minuto s depende do destino das suas ligaes, ou seja, voc no precisa mais ficar

controlando horrios nem distncias para saber o preo de cada chamada. E mais: o Sempre 21 possui uma atrativa tabela de descontos progressivos, que podem chegar a 12%. Quanto mais sua empresa fizer ligaes, maior ser a economia. O Sempre 21 possui tarifas simplificadas para facilitar o controle dos gastos de sua empresa. Com o Muito Mais 21, vantagem vem em bloco. Basta contratar um pacote de minutos com tarifas vantajosas para o horrio que sua empresa mais realiza ligaes: o horrio comercial. So vrias modalidades de pacotes de minutos para diversos horrios e tamanhos de blocos. Basta escolher aquele que se adapta melhor ao perfil de seus negcios. O Unidos Via 21 um plano de tarifas para chamadas DDD que oferece descontos de 10% em qualquer horrio ou dia da semana, em ligaes para at trs telefones sua escolha. Ou seja: sua empresa economiza muito mais justamente nas ligaes que mais realiza. A Embratel est sempre pensando em como auxiliar no dia a dia do seus negcios. Por isso criou o Toda Hora 21. Com ele, atravs da simplificao de tarifas, as ligaes DDD em sua empresa ficaro ainda mais baratas. Os descontos valem para os horrios noturnos e nos finais de semana. No importa para onde seja a ligao DDD, o plano Toda Hora 21 apresenta apenas 3 tarifas: Dia - Segunda a Sexta-feira, das 8h00 s 17h59 Noite - Segunda a Sexta-feira, das 18h s 7h59. Fim de semana - Sbados, Domingos e feriados nacionais. DDD Ao fazer uma ligao DDD, sua empresa conta com a qualidade 100% digital da Embratel. Basta pegar o telefone, discar o cdigo da Embratel, o cdigo da cidade e o telefone de destino. Sem sinal de ocupado, sem rudos e sem quedas repentinas. Em poucos segundos, sua empresa estar falando com todo o Brasil com a qualidade Embratel. DDD pelo Celular Agora voc pode usar o cdigo 21 da Embratel, do seu celular* para realizar suas chamadas de longa distncia, nacionais ou internacionais, para qualquer lugar do Brasil e do mundo. No importa em que estado voc mora ou se est em roaming. Use sempre o 21. O DDI 21 Econmico um plano onde sua empresa escolhe o bloco que mais corresponde ao perfil de uso: 30, 60 ou 90 minutos e no precisa mais se preocupar com dia, horrio e valor de tarifa. Os minutos comprados podem ser usados a qualquer momento, sem que nada seja acrescido ao valor contratado. Para ligar para vrios pases do mundo, pelo menor preo do mercado, a opo DDI 21 Econmico. No Ligue DDI 21, voc j comea ganhando um desconto de 12% no ato da adeso. Voc escolhe at 6 pases e paga uma tarifa mais baixa no horrio comercial. E com o Desconto

por Volume, quanto mais ligaes sua empresa fizer, menos vai pagar. Com o Ligue DDI 21, sua empresa s tem a economizar. O Passaporte 21 um plano de ligaes internacionais que oferece tarifas simplificadas e os melhores preos do mercado no horrio reduzido. Alm disso, d descontos progressivos de at 12% nos gastos com DDI. O Planeta 21 um plano DDI da EMBRATEL que oferece tarifas simplificadas e preos inferiores aos do Plano Bsico internacional. Alm disso, a inscrio gratuita, sua empresa no paga nenhum tipo de assinatura ou mensalidade. Como se isso no bastasse, o Planeta 21 ainda oferece descontos por volume de gasto mensal de at 10%. Se sua empresa quer economizar na hora de falar com o mundo, escolha o Planeta 21. DDI A Embratel sabe o quanto ligar para o exterior pode ser importante para sua empresa. Entrar em contato com sua equipe, fechar negcios e atender clientes so algumas das necessidades que sua empresa pode ter. Sempre trabalhando para facilitar cada vez mais a comunicao de sua empresa, a Embratel oferece servios para voc fazer negcios com o mundo inteiro. O DDI - Discagem Direta Internacional - um dos servios mais simples de se utilizar, graas ao atendimento e orientao que a Embratel garante aos seus clientes. O Mundo Via 21 um servio da Embratel que disponibiliza operadores treinados para completar suas ligaes internacionais. como se fosse uma secretria disposio de sua empresa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. 0800 Inteligente Sua empresa no precisa gastar muito nem ser grande para ter todas as facilidades do 0800 Inteligente da Embratel. Com este servio, seus clientes podem ligar para a sua empresa sem ter que pagar a chamada. E voc sabe: facilitar a comunicao entre quem quer vender e quem pode comprar sempre um excelente negcio. O 0800 Inteligente pode ser utilizado para televendas, suporte tcnico, aluguel de carros, reservas de hotis e at mesmo para equipes que trabalhem fora do escritrio e precisem entrar em contato com a matriz. Cartes Telefnicos Que tal se seus executivos e funcionrios ligassem para o Brasil e o mundo de onde estivessem? E se, alm disso, pudessem carregar essa facilidade no bolso diminuindo os gastos em telefonia de sua empresa? Assim so os Cartes Pr-Pagos Embratel. Ps-Pago Quando pensa em criar vantagens para os seus negcios, a Embratel no pra de surpreender. Como o Carto Ps-Pago AcesseFcil, por exemplo, sua equipe consegue fugir das sobretaxas de hotis e tarifas de roaming dos telefones mveis.

Ele inteiramente grtis e no possui taxas de adeso nem anuidade. As ligaes podem ser automticas ou com o auxlio do operador, 24 horas por dia, 7 dias da semana. O AcesseFcil totalmente seguro: possui numerao e uma senha escolhida por voc. Click 21 Top Soluo completa de Internet para pequenas e mdias empresas, Click 21 Top oferece acesso discado Internet com trs opes de planos sob medida para sua empresa, possibilidade de usar domnio www.suaempresa.com.br, contas de e-mail com antivrus no formato cliente@suaempresa.com.br, disco virtual, ferramentas para desenvolvimento do site de sua empresa e informaes on-line sobre a fatura e o plano escolhido. RENPAC Transmitir dados por todo o territrio nacional e no exterior ficou mais rpido, eficiente e seguro com o servio Renpac. Por meio da Rede Nacional de Comunicao de Dados por Comutao de Pacotes, o servio Renpac oferece a seus clientes acesso internacional a mais de 170 redes, em cerca de 70 pases. Basta solicitar a sua senha Renpac para ter acesso s bases de dados, atravs de acesso discado.

INTELIG Plano Bsico DDD/DDI O Plano Bsico DDD da Intelig Telecom tem um preo nico para ligaes entre telefones fixos e outro preo nico para ligaes de telefones fixos para telefones mveis. Ou seja, o preo o mesmo a qualquer hora do dia e da noite e para qualquer cidade do Brasil. Voc no precisa ficar preocupado com a hora e nem para qual cidade est ligando. Planos de Descontos Intelig - diversas opes para sua empresa reduzir ainda mais os custos de DDD/DDI. 23 Direto Intelig - um canal de comunicao direto entre sua empresa e a rede digital Intelig Telecom. Sua empresa vai poder fazer chamadas nacionais e internacionais com muito mais qualidade e eficincia. Ideal para empresas que gastam acima de R$ 7.000,00 sem impostos. 0800 Intelig - um nico nmero de telefone, vlido em todo o Brasil, para seus clientes se comunicarem com sua empresa. Lig Local Intelig - nmero nico nacional ou nmero local regional, de acordo com o perfil e necessidade da sua empresa. IP Dedicado Intelig - soluo ideal para empresas que desejam ter acesso permanente Internet. A Intelig Telecom oferece conexes dedicadas de alta qualidade com velocidades a

partir de 64 Kbps. Acesso Remoto Intelig - acesso remoto s redes corporativas e Internet de qualquer lugar do Brasil. Collocation Intelig - hospedagem dos equipamentos da sua empresa no IDC Intelig Telecom, um dos mais modernos e seguros IDCs do pas. VPN IP Intelig - soluo ideal para interligar seus escritrios atravs de rede privativa eficiente, segura e flexvel. Frame Relay Intelig - soluo para interligao de redes locais dispersas geograficamente, nas quais trafegam os mais diferentes tipos de dados. Private Line Intelig - uma conexo dedicada para transmisso de dados, voz e imagem para tornar sua empresa ainda mais gil. ATM Intelig - mxima eficincia no transporte multimdia de alta velocidade. O ATM Intelig transformar sua rede corporativa em uma poderosa plataforma convergente de comunicaes. IP Fcil Intelig - conexo direta Internet atravs de fibra tica. VPN Fcil Intelig - tecnologia de ponta conectando as filiais de sua empresa. Servios Opcionais de Internet Intelig - a soluo que voc escolheu ainda mais completa. IP Flex Intelig - sua empresa com conexo direta.

TELEFONIA MVEL So empresas que atuam no mercado de sistemas celulares. Suas redes so formadas por clulas que juntas formam sua rea de abrangncia. Nesta rea normalmente uma s CCC (central de comutao e controle) controla toda as ERBs (estaes rdio base).

A rede deste tipo de operadora tambm dividida em: a) Rede de acesso (assinante) rede que permite a conexo do usurio ao concentrador (CCC). b) Rede local (entroncamento) rede que interliga as centrais entre si dentro de uma regio de atendimento. Permitindo a interligao de CCCs e destas as TANDEMS das outras operadoras (fixa e de longa distncia internacional). c) Rede de longa distncia rede que interliga as centrais interurbanas entre si e estas a internacional. A rede de acesso do tipo mltiplo acesso (TDMA ou CDMA), ou seja, os canais de RF de cada clula podem ser utilizados por diversos usurios, no existindo canais fixos para cada assinante. No momento do uso que o sistema escolhe o canal de voz a ser utilizado. A interligao entre as ERBs e a CCC pode ser feita atravs de links pticos ou de microondas. A rede de acesso tem topologia em estrela, todos os acessos convergem para a CCC. Por esta rede so transportados sinais analgicos e digitais (AMPS, TDMA e CDMA). S lembrando que o GSM tem tecnologia de acesso TDMA. A rede de entroncamento tem como meio de transmisso basicamente sistemas pticos e microondas atravs de rdio terrestre ou sistema satlite. A topologia desta rede malha, pois as conexes entre as centrais so realizadas conforme interesse de trfego. Todos os sinais transmitidos no entroncamento so digitais.

Rede de Longa Distncia (Interurbana e Internacional) tambm utiliza, como a rede de entroncamento, tecnologia ptica e RF em suas conexes. Preferencialmente estas redes adotam a tecnologia ptica por ter uma capacidade e segurana maior para o trfego de dados que tem um crescimento exponencial. A topologia da rede de longa distncia pode ser anel, estrela ou uma juno das duas tcnicas. Os sinais transportados so analgicos e digitais pois elas tm de alcanar outros pases bem como o interior do Brasil.

SERVIOS E APLICAES DISPONIBILIZADOS PELAS REDES DE TELEFONIA MVEL Telefonia sem fio (analgica e digital) Transmisso de dados Download Internet Mensagens (SMS e MMS) Planos de minutos Administrao de Cartes de Crdito Servios de roteamento Solicitaes online

TELEFONIA SEM FIO WLL (WIREESS LOCAL LOOP) So empresas que atuam no mercado de sistemas telefonia fixa sem fio. Suas redes so formadas por clulas que juntas formam sua rea de abrangncia. Nesta rea normalmente uma s CCC (central de comutao e controle) controla toda as ERBs (estaes rdio base). Estas redes utilizam a mesma tecnologia do celular, mas a filosofia de funcionamento do WLL prever a no existncia de Handoff e Roaming. Isto faz com que o sistema seja de telefonia celular (sem fio) e fixo, o aparelho do usurio s pode ser utilizado dentro de sua ERB.

A rede deste tipo de operadora tambm dividida em: a) Rede de acesso (assinante) rede que permite a conexo do usurio ao concentrador (CCC). b) Rede local (entroncamento) rede que interliga as centrais entre si dentro de uma regio de atendimento. Permitindo a interligao de CCCs e destas as TANDEMS das outras operadoras (fixa e de longa distncia internacional). c) Rede de longa distncia rede que interliga as centrais interurbanas entre si e estas a internacional.

A rede de acesso do tipo mltiplo acesso (CDMA), ou seja, os canais de RF de cada clula podem ser utilizados por diversos usurios, no existindo canais fixos para cada assinante. No momento do uso que o sistema escolhe o canal de voz a ser utilizado. A interligao entre as ERBs e a CCC pode ser feita atravs de links pticos ou de microondas. A rede de acesso tem topologia em estrela, todos os acessos convergem para a CCC. Por esta rede so transportados sinais apenas digitais (CDMA). A rede de entroncamento tem como meio de transmisso basicamente sistemas pticos e microondas atravs de rdio terrestre ou sistema satlite. A topologia desta rede malha, pois as conexes entre as centrais so realizadas conforme interesse de trfego. Todos os sinais transmitidos no entroncamento so digitais.

Rede de Longa Distncia (Interurbana e Internacional) tambm utiliza, como a rede de entroncamento, tecnologia ptica e RF em suas conexes. Preferencialmente estas redes adotam a tecnologia ptica por ter uma capacidade e segurana maior para o trfego de dados que tem um crescimento exponencial. A topologia da rede de longa distncia pode ser anel, estrela ou uma juno das duas tcnicas. Os sinais transportados so analgicos e digitais pois elas tm de alcanar outros pases bem como o interior do Brasil.

SERVIOS E APLICAES DISPONIBILIZADOS PELAS REDES DE TELEFONIA WLL Telefonia sem fio (Residencial e Profissional) Internet Telefone Livre Telefonia local por minutagem sem multimedio REDE MULTISERVIO So redes de nova gerao que incorporadas as plantas atuais e digitais das operadoras permitem a integrao dos servios j existentes com os novos servios digitais e a flexibilidade para implantao de novos servios. A rede multiservio uma rede com capacidade para transporte de altas taxas de transmisso e que combina aplicaes providas pelos diversos protocolos de comunicao.

A rede multiservio dividida em:

a) Rede de acesso (Multiservio) rede que permite a conexo do servio do usurio ao ncleo da rede multiservio. composta pelos diversos acessos existentes na planta da operadora (comutado, estatstico, deterministico). b) Rede de Transporte rede que interliga atravs da tecnologia de SDH e redes pticas com WDM o ncleo das diversas redes multiservios existente em cada ponto de presena da operadora.

A rede de acesso formada pela juno das redes de servios comutados (telefonia fixa e digital), pela rede estatstica (servios com conexes X25 e Frame Relay) e a rede deterministica (acessos com taxa de transmisso constante). A partir dos acessos a rede multiservio pode se comunicar com os diversos acesso e integra-los permitindo que aplicaes naveguem de uma rede ara outra. A rede multiservio oferece: utilizao mais eficiente dos recursos de rede, operao, manuteno e gerencia unificadas, alocao dinmica e flexvel dos recursos da rede, adaptao mais rpida s variaes de demanda de servios, introduo rpida de novos servios. A rede de acesso tem topologia em estrela, todos os acessos convergem para a ncleo multiservio. Por esta rede so transportados sinais apenas digitais. O ncleo formado por comutadores, roteadores, servidores e gateway que integra as entradas entre si e estas a rede de transporte digital. A rede de transporte SDH tem como meio de transmisso basicamente sistemas pticos. A topologia desta rede anel, com sistemas de fibras redundantes interligando todos os ncleos presentes nas diversas regies do pas. Todos os sinais transmitidos no entroncamento so digitais.

SERVIOS E APLICAES DISPONIBILIZADOS PELAS REDES MULTISERVIO Trfego IP, FR, ATM Servios Digitais com ou sem tempo real Transmisso de dados Estatsticos ou Deterministicos HomeBanking Administrao Cartes de Crdito Internet/Extranet Servios de cooperao

Transmisso de Imagem/Videoconferncia REDE DE TV A CABO So empresas que prestam o servio bsico de distribuio de canais de tv via uma estrutura fixa de cabos instalados na cidade. So canais com uma programao segmentada, especializada em um tipo de programao (filmes, desenho animado, noticias, etc). A rede de uma empresa de tv a cabo uma das mais sofisticadas, pois foi a primeira a introduzir fibras pticas em direo a residncia dos usurios.

A rede deste tipo de operadora dividida em: a) Rede de acesso (assinante) rede que permite a conexo do usurio ao concentrador (HEADEND). b) Rede Backbone rede que interliga o HEADEND com os satlites que transmitem os canais segmentados e o backbone de acesso a Internet. A rede de acesso do tipo HFC (Hbrida Fibra e Coaxial), ou seja, a rede dividida em alimentadora (fibra ptica) que sai do Headend e vai at um HUB (elemento que faz a converso eletro/ptica). A partir do HUB a rede composta por cabos coaxiais e amplificadores que permitem atender a uma rea extensa. A rede HFC de uma operadora de tv a cabo deve ser bidirecional para prover acesso a Internet e outros servios convergentes. A rede de acesso HFC tem topologia em barramento, ou seja, a linha principal de cabos coaxiais chamada de Troncal e dela derivada cabos sub-troncais que alimentam a caixas TAP de onde sai o cabo final para o usurio. Este rede pode transportar sinais analgicos e digitais. A rede Backbone tem como meio de transmisso basicamente sistemas pticos e microondas via satlite. Este Backbone interliga o Headend com os provedores de contedo (Tv e Internet). O sistema backbone tem topologia estrela j que para cada provedor deve haver uma parablica apontada ou uma fibra chegando ao headend.

SERVIOS E APLICAES DISPONIBILIZADOS PELAS REDES DE TV A CABO Transmisso da canais de TV analgicos e Digitais Pay Per View Internet (cabel modem) VPN Conectividade urbana (Fibra ptica) Transmisso de vdeo Redes IP REDE DE TV VIA MMDS (SISTEMA DE DISTRIBUIO MULTICANAL MULTIPONTO) So empresas que prestam o servio bsico de distribuio de canais de tv via Microondas terrestres na faixa de 2,5 a 2,7 Ghz. So canais com uma programao segmentada, especializada em um tipo de programao (filmes, desenho animado, noticias, etc). A rede de uma empresa de tv via MMDS composta por um HEADEND e um conjunto torre e antena de transmisso para at 31 canais de 6Mhz.

A rede deste tipo de operadora dividida em: a) Rede de acesso (assinante) rede que permite a conexo do usurio ao concentrador (HEADEND). b) Rede Backbone rede que interliga o HEADEND com os satlites que transmitem os canais segmentados e o backbone de acesso a Internet. A rede de MMDS tem um alcance de at 50 Km centrados a partir da torre de transmisso. Na residncia do usurio so instaladas antenas de recepo para que o usurio receba os sinais dos canais de tv. Quando o usurio assina servio de Internet deve ser instalado antenas de recepo e transmisso tornando o acesso bidirecional. Como a faixa de transmisso do MMDS bastante elevada em determinadas situaes necessrio a instalao de repetidoras para o contorno de obstculos. A rede MMDS tem topologia estrela, a antena de todos os usurios da regio est apontada diretamente para o Headend. O sistema MMDS exige visada direta, ou seja, a antena de recepo teve ter uma linha reta sem obstculos com ao antena de transmisso. Esta rede pode transportar sinais analgicos e digitais. A rede Backbone tem como meio de transmisso basicamente sistemas pticos e microondas via satlite. Este Backbone interliga o Headend com os provedores de contedo (Tv e Internet). O sistema backbone tem topologia estrela j que para cada provedor deve haver uma parablica apontada ou uma fibra chegando ao headend.

SERVIOS E APLICAES DISPONIBILIZADOS PELAS REDES DE TV VIA MMDS Transmisso da canais de TV analgicos e Digitais Pay Per View Internet (cabel modem) VPN Conectividade urbana Transmisso de vdeo Redes IP REDE DE TV VIA DTH (DIRECT TO HOME) So empresas que prestam o servio bsico de distribuio de canais de tv via satlite. So canais com uma programao segmentada, especializada em um tipo de programao (filmes, desenho animado, noticias, etc). A rede de uma empresa de tv via DTH composta por um HEADEND ou estao transmissora e um conjunto de satlites que transmitem a programao para os usurios em diversas regies, seja dentro de um mesmo pas ou para pases diferentes.

A rede deste tipo de operadora dividida em: a) Rede de acesso (assinante) rede que permite a conexo do usurio ao concentrador (HEADEND) via satlite. b) Rede Backbone rede que interliga o HEADEND com os satlites que transmitem os canais segmentados. A rede DTH tem um alcance nacional. Na residncia do usurio so instaladas antenas parablicas de recepo de pequeno dimetro. O pequeno dimetro permitido graas a alta potncia de transmisso dos satlites. O acesso a Internet neste sistema ainda est em face de teste. A criao do canal de retorno o grande empecilho para o fornecimento deste tipo de aplicao. A rede Backbone tem como meio de transmisso basicamente sistemas pticos e microondas via satlite. Este Backbone interliga o Headend com os provedores de contedo (Tv e Internet). O sistema backbone tem topologia estrela j que para cada provedor deve haver uma parablica apontada ou uma fibra chegando ao headend.

SERVIOS E APLICAES DISPONIBILIZADOS PELAS REDES DE TV VIA DTH Transmisso da canais de TV Digitais Pay Per View Transmisso de vdeo Internet (em teste)

REDE DE PROVEDOR INTERNET O servio bsico deste tipo de empresa o fornecimento de conexo a Internet para o pblico residencial e de pequenas e mdias empresas. Dentro do atendimento residencial encontram-se tambm os prdios de apartamento os quais recebem os servios de Internet predial. O ISP possui uma central de atendimento formada por um servidor de acesso remoto RAS (onde ficam os modems e a conexo das linhas telefnicas), uma rede local com servidores de domnio, email, http, etc, e um sistema de acesso ao backbone Internet fornecido por uma grande operadora.

A rede deste tipo de provedor dividida em: a) Rede de acesso (assinante) rede que permite a conexo do usurio ao concentrador LAN do provedor. b) Rede Backbone rede que interliga o ISP com a conexo Internet de altssima velocidade. A rede do ISP tem um alcance local. Das residncias os usurios so conectados ao provedor por linhas telefnicas analgicas ou digitais ISDN. Para isso o provedor precisa contratar de uma operadora telefnica, linhas para o sistema de acesso que so instaladas nos modems do servidor de acesso remoto RAS. A conexo de um prdio ou pequena empresa pode ser feita via linha telefnica ou por link de microonda, ou seja por sistema de rdio, o que elimina a necessidade da rede da operadora. O rdio conectado na LAN via uma porta direta do switch da rede. A rede Backbone do IPS est ligada ao ponto de Internet de uma grande empresa de acesso. O provedor normalmente contrata um link de conexo com velocidade suficiente

para que todos os usurios conectados em um determinado momento possam ter um acesso rpido e seguro. O meio de transmisso utilizado no backbone pode ser fibra ptica, microonda e at par metlico.

SERVIOS E APLICAES DISPONIBILIZADOS PELAS REDES PROVEDOR INTERNET Internet Residencial e Comercial

PROVEDOR DE REDE CORPORATIVA O provedor de rede corporativa pode prestar uma grande variedade de servios aos seus clientes, que normalmente so grandes grupos empresariais com sede em vrios pontos do pas ou do mundo. Este tipo de empresa compra sistemas de acesso das grandes operadoras a preos mais baixos, porque adquire sistema de altssima velocidade que so revendidos ou disponibilizados aos clientes em taxa de transmisso mais baixa. O que permite baratear o custo para o cliente. Muitas destas empresas so contratadas para coordenar, operar e manter toda a rede do grupo corporativo, ou seja o sistema de teleinformtica da empresa terceirizado e o provedor assume a responsabilidade de gerir e controlar todo ele, reduzindo custos e garantindo qualidade de servio para a empresa.

A rede deste tipo de provedor dividida em: a) Rede de acesso (assinante) rede que permite a conexo do usurio ao concentrador de voz, dados e multimdia de uma grande operadora.

c) Rede Backbone rede que interliga o os diversos pontos de presena do provedor corporativo, ou simplesmente as interligaes entre as redes das grandes operadoras que permitem montar a grande rede de conexo dos pontos de presena dos diversos clientes corporativos. A rede de acesso deste provedor tem alcance global. Ela formada pela rede de todas as empresas operadora de telecomunicaes do mundo. A funo do provedor garantir ao seu cliente conectividade e para isto ele pode contratar servios das diversas empresas do setor. Como o custo das redes dividido entre os vrios clientes fica mais barato que contratar o servio direto da operadora. A rede Backbone do provedor de rede corporativa tambm tem alcance global. formada por todas as rede de backbone das grandes operadora de telecomunicaes de todo o mundo.

SERVIOS E APLICAES DISPONIBILIZADOS PELAS REDES DE PROVEDOR DE REDE CORPORATIVA Datacenter Internet Transmisso de dados, voz e imagem Rede metropolitana PABX Transmisso de vdeo Videoconferncia VPN Conexes globais

REDE DE PROVEDOR DE LMBDA Este provedor dono de uma rede ptica de alcance intercontinental. Esta rede tem pontos de presena em vrios pases, assim a partir do uso da tecnologia WDM (multiplexao por diviso de comprimento de onda) onde cada fibra pode carregar um cem nmeros de canais pticos, cada um com capacidade de transportar em torno de 40 Gbps de informao, o provedor disponibiliza esta grande largura de banda para que empresas de telecomunicaes que necessitam de interconexo com vrios parceiros de outros pases, aluguem as fibras, canais pticos ou parte da banda de transmisso de um canal ptico.

A rede deste tipo de provedor dividida em: a) Rede de acesso (assinante) rede que permite a conexo do usurio ao POP do provedor. b) Rede Backbone rede que interliga os diversos pontos de presena do provedor nos diversos pases. A rede de acesso e o backbone ptico promovem a interligao intercontinental atravs de anis pticos, que so redundantes para prevenir a questo de falhas. Como as taxas de transmisso so elevadssimas qualquer situao de queda do sistema acarreta enormes prejuzos aos usurios, da a necessidade de um sofisticado sistema de segurana provida pelos recursos da tecnologia SDH. SERVIOS E APLICAES DISPONIBILIZADOS PELAS REDES DE PROVEDOR DE LMBDA Transmisso PoP to PoP, Point to Point e End to End Transmisso de dados IP e ATM Transmisso de voz Global VoIP Global

REDE DE EMPRESAS ELTRICAS As empresas de gerao de energia eltrica comeam a investir no ramo de telecomunicaes. As eltricas atravs da construo de redes de transmisso de energia, suportadas por cabos OPGW (Cabo de aterramento ptico) que internamente so pticos e externamente so metlicos e que so utilizados para interligar o sistema de aterramento das torres de transmisso de energia eltrica, colocam a disposio do mercado uma rede ptica completa e de alta capacidade interligando os diversos estados do pas.

A rede deste tipo de provedor dividida em: a) Rede de acesso (assinante) rede que permite a conexo do usurio ao POP da eltrica. b) Rede Backbone rede que interliga os diversos pontos de presena da eltrica nos diversos estados do pas. A rede de acesso e o backbone ptico promovem a interligao nacional atravs de anis pticos, que so redundantes para prevenir a questo de falhas. Como as taxas de transmisso so elevadssimas qualquer situao de queda do sistema acarreta enormes prejuzos aos usurios, da a necessidade de um sofisticado sistema de segurana provida pelos recursos da tecnologia SDH. SERVIOS E APLICAES DISPONIBILIZADOS PELAS REDES DE EMPRESAS ELTRICAS Transmisso PoP to PoP, Point to Point e End to End Transmisso de dados IP e ATM

También podría gustarte