Está en la página 1de 11

SAVANAS

CONCEITO

As savanas so vegetaes tpicas de locais com duas estaes bem definidas a estao seca, bastante longa, com queimadas constantes, e em regies de clima tropical como transio para outros tipos de biomas (no Brasil, faz transio com todos os outros biomas exceto os pampas) e a estao chuvosa.

CARACTERSTICAS

A espcie de savana mais conhecida a africana, no entanto, h outras: savanas tropicais (africana), savanas subtropicais, savanas temperadas, savanas

mediterrneas, savanas pantanosas e savanas montanhosas.

Os solos das savanas so relativamente frteis, neles se fixam gramneas, geralmente desprovidas de rvores. A frica possui savanas com esses aspectos, com destaque para as do Serengueti.

As savanas so formadas por uma vegetao de gramneas (herbcea), com presena espalhada de rvores de pequeno porte e arbustos, bastante resistentes ao fogo. As gramneas apresentam folhas compridas que aproveitam ao mximo as chuvas e rizomas resistentes seca. Podemos encontrar a savana no leste da frica, Amrica do Sul (o cerrado brasileiro uma espcie de savana) e tambm na Austrlia.

TIPOS DE SAVANAS

a) Savanas temperadas: so identificadas em mdias latitudes e em todos os continentes, so influenciadas pelo clima temperado, cujo vero relativamente mido e o inverno seco. A vegetao constituda por gramneas;

b) Savanas mediterrneas: so vegetaes que ocorrem em regies de clima mediterrneo. Nessas reas o solo pobre, germinando sobre a superfcie arbustos e rvores de pequeno porte, essa composio corre srio risco de extinguir diante da constante interveno humana, principalmente pela extrao de lenha, criao de animais, agricultura, urbanizao e etc; c) Savanas pantanosas: so composies vegetativas que ocorrem tanto em regies de clima tropical como subtropical dos cinco continentes. Esse tipo de savana sofre inundaes peridicas; d) Savanas montanhosas: um tipo de vegetao que ocorre

fundamentalmente em zonas alpinas e subalpinas em distintos lugares do globo, em razo do isolamento geogrfico, abriga espcies endmicas.

FAUNA

A fauna das savanas muito rica em espcies. Na savana africana, por exemplo, as principais espcies de animais encontradas so: leo, elefante, antlope e zebra. H tambm uma grande presena de insetos e animais de pequeno porte.

FLORA

Podemos classificar a savana em quatro tipos diferentes de acordo com a presena de rvores ou no, ou ainda, dos tipos de vegetais.

a) Savana arborizada: aquela em que a quantidade de rvores bastante expressiva; b) Savana arbrea: aquela que apresenta um certo nmero de rvores, porm, de maneira esparsa; c) Savana arbustiva: a savana sem presena de rvores, mas, com presena de arbustos; d) Savana herbcea: aquela que possui s vegetais do tipo das gramneas.

As rvores da savana possuem os troncos espessos e duros. Algumas delas armazenam gua em seus trocos inchados, como o baob e as rvores-garrafa. A maioria das rvores da savana apresenta a copa achatada. E as principais rvores da savana, alm das j citadas, so as accias.

Muitas vezes a vegetao da savana determinada mais por caractersticas do solo do que por condies climticas. o caso das regies com solos arenosos ou muito rasos que no permitem o desenvolvimento de uma vegetao de alto porte. O mesmo ocorre com solos pobres em nutrientes ou muito rgidos. Mas, claro, que nenhum desses fatores age sozinho. A simples falta de nutrientes no justifica a ausncia de rvores de grande porte, do contrrio, no haveria a Floresta Amaznica, por exemplo, esta existe em solo pobre de nutrientes atravs da ciclagem rpida e extremamente eficiente dos nutrientes devido s condies de umidade e temperatura.

LOCALIZAO

As savanas ocorrem, principalmente, na zona intertropical do planeta, por esse motivo recebe uma enorme quantidade de luz solar, podem ser encontradas na frica, Amrica do Sul e Austrlia sendo que em cada regio ela apresenta alguma peculiaridade.

A savana brasileira e a australiana possuem como principal diferena da savana africana, a inexistncia de animais de grande porte como os elefantes, muito embora ainda possuam exemplares extremamente grandes como a anta brasileira que o maior animal terrestre das Amricas podendo chegar a at 2 metros e 300 quilos, ou o canguru marrom australiano.

Na savana africana pode ser encontrado o maior animal terrestre do mundo, o elefante, assim como o mais alto, a girafa, e o maior predador terrestre, o leo. Todos eles so remanescentes da Megafauna (fauna composta por animais gigantes) que habitou a regio (Gondwana) durante os perodos do Pleistoceno e Holoceno e foram extintas em todas as regies do mundo exceto na frica.

Disponvel em: <http://www.infoescola.com/geografia/savanas/>. Acesso em: 17 abr. 2012.

Paisagem constituda por Savana (frica).

Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/geografia/savana.htm>. Acesso em: 17 abr. 2012.

o o o

gua: escassa (semi-ridas) Temperatura: duas estaes - uma quente e seca e outra chuvosa. Solo: frtil

o o

Plantas: gramneas; no so frequentes as concentraes de rvores. Animais: diferentes espcies de mamferos, pssaros e insetos.

As savanas da frica so o exemplo clssico. Uma das mais famosas o Serengueti. O Serengueti fica localizado no Grande Vale do Rift, entre o norte da Tanznia e o sudoeste do Qunia. O cerrado brasileiro um tipo de savana, sendo o segundo bioma mais ameaado do pas.

Savanas temperadas, biomas localizados em latitudes mdias dos cinco continentes, caracterizadas por possurem um clima de vero mais mido e invernos mais secos:
o o

gua: semi-ridas temperatura: uma estao temperada e uma mais quente. Invernos frios.

o o o

solo: frtil plantas: gramneas animais: mamferos, pssaros, rpteis e insetos.

Savanas mediterrneas, so biomas localizados em latitudes mdias, em regies com clima mediterrneo.

Se caracterizam por:
o o o

gua: semi-ridas solo: pobre plantas: vegetao endmica constituda pelos denominados

"chaparral", "matorral", "maquis" ou "garrique" (dependendo do pas): arbustos perenes do tipo sclerophylla e pequenas rvores. Este tipo de savana um dos mais ameaados do planeta, pois tem sofrido grande degradao e perda de habitats devido a cortes excessivos para obteno de lenha, excesso de pastoreio, converses agrcolas, urbanizao e introduo de espcies exticas.

Savanas pantanosas, so ecossistemas localizados em regies tropicais e subtropicais dos cinco continentes, com frequentes inundaes.

Se caracterizam por:

o o o

gua: muito midas clima: tropical solo: rico

Savanas montanhosas se encontram em altitudes elevadas (zonas alpinas e sub-alpinas) em diferentes regies do planeta. Se caracterizam por terem evoludo de forma isolada devido s condies climticas em determinadas altitudes e, frequentemente, albergam muitas espcies endmicas. As plantas caractersticas destes habitats mostram adaptaes tais como: estruturas em forma de roseta, superfcies cerosas e folhas pubescentes.

Climas quentes, mas com estao seca longa (chuvas muito concentradas no tempo) Muitas gramneas, muitos arbustos e poucas rvores (baixas e com troncos retorcidos no cerrado) Fogo freqente Na frica, muitos mamferos grandes pastadores, vrios carnvoros; na Amrica do Sul, so raros mamferos pastadores, ao passo que formigas e cupins tm grande importncia

CERRADO BRASILEIRO IMPACTOS DO PROCESSO DE OCUPAO DO CERRADO

Incio da ocupao: sculo XVIII

explorao de ouro e pedras preciosas.

Com a exausto das minas

criao extensiva de gado (criao intensiva s a partir da dcada de 30).

Expanso agrcola

a partir da construo de Braslia.

Expanso agropecuria de maneira desigual:Zona I: agropecuria comercial moderna e consolidada;Zona II: rea de expanso recente da fronteira agropecuria, mas cuja tecnificao reduzida;Zona III: rea de agricultura pouco desenvolvida, com grande parte de seu territrioainda no incorporado a estabelecimentos agropecurios. IMPACTOS DO PROCESSO DE OCUPAO

Paralelamente expanso agropecuria cresceu o uso de equipamentomecanizado no cerrado.

Modelo de ocupao agropecuria nas terras do cerrado

aumento da produo por incorporao de novas terras e no por meio de ganhos em produtividade(estrutura fundiria fortemente concentrada com tendncia ao aumento daconcentrao)

desmatamento, biodiversidade.

eroso

dos

solos,

contaminao

de

aqferos,reduo

da

Agricultura: formas de interveno com expanso mais significativa no cerrado

pastagens plantadas e lavoura comercial (soja, milho, arroz, caf, feijo emandioca).

Pecuria: fazendas de criao extensiva e baixa produtividade coexistem comestabelecimentos modernos e eficientes. IMPACTOS DO PROCESSO DE OCUPAO

At meados da dcada de 70

predominava a idia de que o cerrado no possuacapacidade de produo agrcola que atendesse aos interesses comerciais, prestando-se to somente pecuria extensiva de baixa intensidade e ao extrativismo

, emespecial da madeira e do carvo.

A partir dos anos 70

foram implementadas polticas pblicas de incentivo aosetor agropecurio e ocorreram avanos tecnolgicos que possibilitaram novasformas de explorao do cerrado.

A expanso da fronteira agrcola tem contribudo para o aparecimento de novas pragas e doenas nas monoculturas estabelecidas. RESUMINDO: As caractersticas fsicas e histricas do cerrado favoreceram amecanizao, a monocultura e a concentrao de terras.

IBAMA - Projetos,Conservao e Manejo de Ecossistemas

As reas de conservao do Cerrado equivalem a aproximadamente 2% da regio. Comparando-se o esforo conservacionista do Estado com relao a Amaznia, que conta com 12% de sua rea protegida na forma de unidades de conservao, o Cerrado carente em reas protegidas.

H outras reas de Cerrado, chamadas perifricas ou ectonos, que so transies com os biomas Amaznia, Mata Atlntica e Caatinga.

Os Cerrados so, assim, reconhecidos devido s suas diversas formaes ecossistmicas. Sob o ponto de vista fisionmico temos: o cerrado, o cerrado tpico, o campo cerrado, o campo sujo de cerrado, e o campo limpo que apresentam altura e biomassa vegetal em ordem decrescente. O cerrado a nica formao florestal. O Cerrado tpico constitudo por rvores relativamente baixas (at vinte metros), esparsas, disseminadas em meio a arbustos, subarbustos e uma vegetao baixa constituda, em geral, por gramneas. Assim, o Cerrado contm basicamente dois estratos: um superior, formado por rvores e arbustos dotados de razes profundas que lhes permitem atingir o lenol fretico, situado entre 15 a 20 metros; e um inferior, composto por um tapete de gramneas de aspecto rasteiro, com razes pouco profundas, no qual a intensidade luminosa que as atinge alta, em relao ao espaamento. Na poca seca, este tapete rasteiro parece palha, favorecendo, sobremaneira, a propagao de incndios. A tpica vegetao que ocorre no Cerrado possui seus troncos tortuosos, de baixo porte, ramos retorcidos, cascas espessas e folhas grossas. Os estudos efetuados consideram que a vegetao nativa do Cerrado no apresenta essa caracterstica pela falta de gua pois, ali se encontra uma grande e densa rede hdrica mas sim, devido a outros fatores edficos (de solo), como o desequilbrio no teor de micronutrientes, a exemplo do alumnio. O Cerrado brasileiro reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade com a presena de diversos ecossistemas, riqussima flora com mais de 10.000 espcies de plantas, com 4.400 endmicas (exclusivas) dessa rea.. A fauna apresenta 837 espcies de aves; 67 gneros de mamferos, abrangendo 161 espcies e dezenove endmicas; 150 espcies de anfbios, das quais 45 endmicas;120 espcies de rpteis, das quais 45 endmicas; apenas no Distrito Federal, h 90 espcies de cupins, mil espcies de borboletas e 500 espcies de abelhas e vespas. At a dcada de 1950, os Cerrados mantiveram-se quase inalterados. A partir da dcada de 1960, com a interiorizao da capital e a abertura de uma nova rede rodoviria, largos ecossistemas deram lugar pecuria e agricultura extensiva, como a soja, arroz e ao trigo. Tais mudanas se apoiaram, sobretudo, na implantao de novas infra-estruturas virias e energticas, bem como na descoberta de novas vocaes desses solos regionais, permitindo novas atividades agrrias rentveis, em detrimento de uma biodiversidade at ento pouco alterada. Durante as dcadas de 1970 e 1980 houve um rpido deslocamento da fronteira agrcola, com base em desmatamentos, queimadas, uso de fertilizantes qumicos e agrotxicos, que resultou em

67% de reas do Cerrado altamente modificadas, com voorocas, assoreamento e envenenamento dos ecossistemas. Resta apenas 20% de rea em estado conservado. A partir da dcada de 1990, governos e diversos setores organizados da sociedade debatem como conservar o que restou do Cerrado, com a finalidade de buscar tecnologias embasadas no uso adequado dos recursos hdricos, na extrao de produtos vegetais nativos, nos criadouros de animais silvestres, no ecoturismo e outras iniciativas que possibilitem um modelo de desenvolvimento sustentvel e justo. As unidades de conservao federais no Cerrado compreendem: dez Parques Nacionais, trs Estaes Ecolgicas e seis reas de Proteo Ambiental.

Projetos de conservao e manejo de ecossistemas


Estudo de Representatividade Ecolgica do Bioma Cerrado Este projeto abrange toda a rea core do bioma Cerrado. Por meio de estudos cientficos, o projeto objetiva delimitar as ecorregies do Cerrado e analisar a representatividade da vegetao e reas protegidas do bioma, identificando as lacunas. Os temas bsicos abordados so: geomorfologia, geologia, solos, clima, vegetao e sistemtica botnica, fauna (insetos, peixes, rpteis, aves e mamferos), e biogeografia. Esto sendo realizados estudos de compilao e trabalhos de campo para cobrir todas as possveis lacunas de conhecimento dos temas que compem o projeto. Todas as informaes so referenciadas geograficamente e estocadas em banco de dados especfico. O Projeto coordenado e financiado pelo IBAMA/Decoe, em parceria com a EMBRAPA/CPAC, IBGE, UnB, UFG e UFU. Gesto Biorregional do EcoMuseu do Cerrado Abrange sete municpios do estado de Gois a oeste do Distrito Federal, sobre a bacia do alto rio Corumb. Esta biorregio cobre, aproximadamente, 500 mil ha, com uma populao de 240 mil habitantes. O conceito de EcoMuseu pressupe a existncia de um territrio com o patrimnio natural bem conservado, belezas cnicas, cachoeiras, rios e florestas para serem visitados e apreciados pelas comunidades locais e visitantes. O projeto EcoMuseu do Cerrado objetiva contribuir para a conservao ambiental da bacia do alto rio Corumb, com base no planejamento biorregional, por meio de aes planejadas cooperativamente, voltadas para a conservao da natureza, o uso sustentvel dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das populaes locais. So desenvolvidas atividades de apoio s polticas locais de conservao da biodiversidade, saneamento ambiental, educao ambiental e ecoturismo, valorizando o conhecimento, a cultura e a arte popular. O projeto uma iniciativa pioneira de gesto biorregional bem-sucedida, coordenado e financiado pelo IBAMA/Decoe, em cooperao tcnica com o Instituto Huah do Planalto Central. Participam da implementao a UFG, a UnB, o Governo de Gois, as Prefeituras Municipais, as ONGs e comunidades. Corredor Ecolgico Araguaia-Bananal O projeto abrange 10 milhes de ha dos estados de GO, TO, MT, PA, em 36 municpios da regio da ilha do Bananal e bacia dos rios Araguaia e Cristalino. Por ser uma rea de transio entre os biomas Amaznia e Cerrado, apresenta alta diversidade de fauna e flora, sendo considerada pela Conveno Ramsar, em 1993, uma das sete zonas midas do Brasil de importncia internacional. um corredor composto pelas seguintes reas protegidas: Parque Nacional do Araguaia, rea de Proteo Ambiental Meandros do Rio Araguaia, Parque Estadual do Canto, duas APAs estaduais e quatro reservas indgenas. A rea do corredor foi considerada como altamente prioritria para a conservao da biodiversidade, com base em estudos realizados para o bioma Cerrado e Amaznia, pelo MMA, CI, ISA, IBAMA. Objetiva conservar estes ecossistemas e contribuir para a implementao de um modelo de desenvolvimento sustentvel para a regio, por

meio de planejamento e de aes implementadas por todos os associados ao projeto. Esto sendo desenvolvidas aes de conservao, ordenamento da pesca e do turismo, educao ambiental e sanitria. Este projeto est sendo executado pelo IBAMA/Decoe, Cenaqua - Centro Nacional de Conservao e Manejo de Quelnios da Amaznia, em parceria com o IBGE, UnB, UFG, UFU, Cebrac, CI, Fundao Emas, Governos Estaduais e Municipais, ONGs e comunidades. Corredor Ecolgico do Cerrado Este projeto foi aprovado pela Agncia de Cooperao Internacional do Japo JICA, que manter peritos por dois anos no IBAMA para a implementao do corredor ecolgico do Cerrado. O projeto objetiva contribuir para a consolidao de uma poltica de conservao da diversidade biolgica do Cerrado, mediante a aplicao do conceito de gesto biorregional de corredores ecolgicos em reas prioritrias. Corredor Ecolgico Jalapo Mangabeiras Situado na confluncia dos estados do TO, PI e BA, este projeto est sendo implementado pelo IBAMA, CI e governos estaduais e municipais. Esta regio de ectono tem uma grande importncia ecolgica por conter as nascentes dos rios Tocantins e Parnaba; a ocorre um intenso processo sedimentar com futuros riscos de desertificao se no for conservada. considerada rea altamente prioritria pelos estudos realizados pelo MMA, CI e IBAMA. O projeto tem por objetivo manejar esses ecossistemas por meio da gesto biorregional, visando manter a sua conectividade e analisar a criao de novas reas protegidas. Corredor Ecolgico Cerrado Pantanal Este projeto est situado na bacia do rio Taquari, GO, e interliga o Pantanal com o Cerrado da regio do Parque Nacional de Emas, sob a coordenao da CI e Fundao Emas, em parceria com o IBAMA, Governos Estaduais e proprietrios rurais. Foi reconhecida como altamente prioritria para a conservao pelos estudos realizados pelo MMA e CI. Numa seqncia lgica, este corredor prossegue pelas nascentes dos rios Araguaia, passa pelo Araguaia/Bananal at o rio Tocantins. O IBAMA/Decoe, juntamente com a CI e a Fundao Emas, estudam abordar toda esta rea como um corredor nico, para garantir a sua integridade e conectividade. Corredor JICA Foram realizados workshops para a identificao dos principais problemas ambientais e definio da rea de estudo para a implantao do Corredor. Foi definida a regio do Vale do Paran/Serra dos Pirineus, abrangendo assim partes dos estados de Gois, Distrito federal e Tocantins, numa rea aproximada de 9.973.400 de ha, englobando os divisores de guas e nascentes de afluentes dos rios Tocantins e Paran. A Regio se destaca por ser uma das ltimas reas do bioma Cerrado em excelente estado de preservao e considerada prioridade para conservao.

http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/projetosCerrado.htm

También podría gustarte