Está en la página 1de 3

Psicologia B TEMA 4 Eu: A Mente Questes:

1) Caracteriza a mente humana. A resposta questo O que a mente humana? tem levado elaborao de muitas teorias, mitos e histrias. Na origem de uma das compreenses mais contemporneas esto as respostas dadas por Buda, Confcio e Slon, por volta do sculo VI a.C. pois foi nessa altura que surgiu a mente como objecto de pensamento, semelhante ao que hoje julgamos ser. Buda via-a como um meio que conduzia ao pensamento: as sensaes e percepes combinam-se de forma a criar os pensamentos e ideias. Por sua vez, Confcio, sublinhou que as capacidades de pensar e decidir se encontravam no interior de cada um, relacionando o pensamento com a aprendizagem, por exemplo. J Slon refere-se mente como o raciocnio e capacidade de compreender e julgar. A mente era associada ao conceito de dimenso cognitiva, e por isso, ao raciocnio, deduo, abstraco, juzos, conceitos Correspondia actividade consciente, ao pensamento, sendo independente de sentimentos, emoes, desejos e afectos. Era encarada como a base da produo do conhecimento cientfico: objectivo, quantificvel, formal e racional. Todos estes acontecimentos tiverem uma forte influncia na cultura de que hoje fazemos parte, a Ocidental. O surgimento da filosofia, como forma de explorao do mundo e busca, sempre inacabada, de perguntas e respostas, mudou a nossa forma de ser, viver e pensar. Estas ideias e novas formas de pensar influenciaram a psicologia, enquanto cincia. Embora o seu aparecimento, enquanto domnio cientfico de explorao, date apenas de 1879, com a criao do primeiro laboratrio cientfico de psicologia, em Leipzig, Alemanha, um grande nmero de pensadores e investigadores foram, ao longo dos anos, desenvolvendo inmeras teorias e realizando descobertas que nos levam concepo de mente da sociedade actual e que se encontra no centro da investigao e reflexo em psicologia. No final do sculo XX todas estas concepes so revistas devido ao aparecimento das neurocincias que levaram compreenso de que a mente no se reduz dimenso cognitiva e racional. Compreendeu-se que implicava tambm a dimenso sentimental, emocional, afectiva e activa.

Rafaela Carvalho da Silva, n20

Pgina 1

Psicologia B
Desta forma, a mente passa a ser encarada como um sistema que integra os processos cognitivos (relacionados com o saber, O qu? percepo, memria e aprendizagem), bem como, os emocionais (relacionados com o sentir, Como? emoo, afecto e sentimento) e conativos (relacionados com o fazer, Porqu? intencionalidade, tendncia e esforo de realizao) que trabalham de forma dinmica, interagindo constantemente.

2) Por que razo os processos mentais, sendo distintos, se relacionam entre si? Para ler, interpretar, compreender e agir, temos que mobilizar conjuntos de capacidades e competncias, recorrendo a processos como os cognitivos, para descodificar uma imagem, as emotivos, para nos localizarmos afectivamente face quele objecto ou situao, se nos agrada ou no, e conativos, que conduzem as aces. Assim, apenas atravs da interaco dos processos mentais, somos capazes de agir, pensar e relacionarmo-nos.

3) Caracteriza os processos cognitivos, emotivos e conativos. Os processos cognitivos so aqueles que esto relacionados com o saber, o conhecimento, reportam-se criao, transformao e utilizao da informao do meio interno e externo. Associam-se questo O qu?. Alguns deles so a percepo, a memria e a aprendizagem. Os processos emotivos so aqueles que se relacionam com o sentir, so estados vividos pelo sujeito, caracterizados pela subjectividade. Correspondem s vivncias de prazer e desprazer e interpretao das relaes que temos com as pessoas, objectos e ideias. Associam-se questo Como?. Alguns deles so a emoo, o afecto e o sentimento. Os processos conativos esto relacionados com o fazer, expressando-se em aces, comportamentos. Correspondem dimenso intencional da vida psquica. Associam-se questo Porqu?. Alguns deles so a intencionalidade, tendncia e esforo de realizao.

4) Relaciona sensaes e percepes. graas aos rgos sensoriais que nos apercebemos das cores, formas, sons, texturas, aromas, frio, calor, etc. A percepo , precisamente, um processo cognitivo atravs do qual contactamos com o mundo atravs dos rgos dos sentidos, que se caracteriza pelo facto

Rafaela Carvalho da Silva, n20

Pgina 2

Psicologia B
de exigir a presena do objecto, da realidade a conhecer. Atravs dela organizamos e interpretamos as informaes do exterior. As informaes sensoriais so fornecidas atravs de vrios sistemas sensoriais: a viso, o olfacto, a audio o tacto e o paladar e, ainda, pelo sentido do equilbrio e movimentos corporais. Embora todos eles tenham uma diferente reaco sensorial, h trs elementos que possuem em comum: 1, o estmulo fsico, 2, a sua traduo em impulsos nervosos e 3, a resposta mensagem como percepo.

Bibliografia:
MONTEIRO, Manuela Matos; FERREIRA, Pedro Tavares - "Ser Humano, 2. Parte. Psicologia B, 12 ano". Porto Editora. p.15-20.

Rafaela Carvalho da Silva, n20

Pgina 3

También podría gustarte