Está en la página 1de 4

INFOTEC

TD 3 mL 20C 1 in 1/100
20C mL 20C mL

TD

.1 .2 .9 1

USO CORRETO DE PIPETAS


A B C

MATERIAL VOLUMTRICO
Os instrumentos de medio so essenciais para qualquer laboratrio ou indstria que necessita de medies corretas de volumes. A qualidade dos resultados das anlises dependente da exatido com que so medidos os volumes das amostras ensaiadas ou dos reagentes adicionados. Estes instrumentos de medio devem ser escolhidos levando-se em considerao sua aplicao. Mesmo os mais sofisticados instrumentos automticos de anlise oferecem resultados confiveis somente quando o material volumtrico empregado na preparao de reagentes e amostras for suficientemente preciso e direcionado ao uso pretendido. A calibrao e o uso adequado dos instrumentos de medio tm grande influncia no resultado final de um ensaio. importante avaliar e reduzir, onde for possvel, os erros sistemticos e aleatrios que possam influenciar o bom desempenho do laboratrio.

Estas pipetas so planejadas para medidas de volumes pr-determinados e no so consideradas exatas para medir amostras e padres.

CUIDADOS NECESSRIOS PARA USO CORRETO DAS PIPETAS


No pipetar com a boca. Utilizar sempre um dispositivo para a pipetagem (Figura 2); Utilizar pipetas ntegras, descartar as pipetas que apresentem pontas quebradas; Utilizar pipetas limpas e secas; Utilizar pipetas com volume total o mais prximo possvel do volume a ser medido; Para medidas de solues viscosas, evitar que o lquido ultrapasse muito a marca de medida, limpar a parte externa da pipeta e lavar a mesma vrias vezes na soluo que ir receber o material pipetado; Nas solues incolores coloca-se o menisco inferior na marca de calibrao enquanto que nas solues coradas o acerto se faz na parte superior do menisco (Figura3); Os olhos devem estar posicionados na altura da leitura do menisco (Figura 4); Utilizar a pipeta sempre na posio vertical (tanto para aspirar como para desprezar o lquido); O fluxo do lquido deve ser contnuo.

PIPETAS
Pipetas so usadas para transferncia de volumes pr-estabelecidos de um recipiente para outro. Para os diversos usos em laboratrios clnicos ou laboratrios de anlise em geral, existem diversos tipos de pipetas, como as pipetas de vidro e pipetas automticas (mecnicas e eletrnicas). Pipeta Volumtrica ou Transferidora: planejada para medir um volume fixo de lquido, constituindo-se de um bulbo cilndrico contendo um tubo estreito em cada extremidade (Figura 1 A). A marca de calibrao do volume fica gravada na parte superior do tubo. A parte inferior do tubo se afina gradualmente, de modo que o calibre interno na extremidade da pipeta seja suficientemente fino para que o fluxo do lquido e a drenagem incompleta no causem erros de medio alm da tolerncia especificada. Estas pipetas so calibradas para utilizao em medida de amostras no viscosas. A exatido da calibrao desta pipeta diretamente proporcional sua capacidade.

Figura 2: Dispositivos auxiliares para pipetar.

5 in 1/10

0 1

3 4

TD 3 mL 20C

1 in 1/100

5 in 1/10

20C mL

20C mL

TD

A
Evitando a paralaxe. A superfcie de um lquido confinado num tubo estreito exibe uma curvatura marcante, ou menisco, que consiste na interface entre o ar e o lquido a ser medido. Para acerto do menisco, seu olho deve estar no nvel da superfcie do lquido para assim evitar um erro devido paralaxe (Figura 4). Paralaxe um fenmeno que ocorre atravs da observao errada do valor na escala analgica do instrumento, devido ao ngulo de viso.

0 1

Figura 3: Acerto do menisco. A: solues incolores; B: solues coradas.

.1 .2 .9 1

3 4

Figura 1: A: Pipeta Volumtrica; B: Pipeta Mohr (escoamento parcial); C: Pipeta sorolgica (escoamento total) Pipeta Graduada ou Medidora: Consiste em um tubo de vidro graduado uniformemente em seu comprimento (Figura 1 B e 1C). Existem 2 tipos: Pipeta graduada de escoamento parcial: calibrada entre duas marcas, apresenta no topo duas linhas coloridas; Pipeta graduada de escoamento total (sorolgica), graduada at a extremidade inferior, apresenta no topo uma linha colorida.

Figura 4: A: posio correta para acertar o menisco. B e C posies erradas para acertar o menisco.

PIPETAS AUTOMTICAS

1 FUNCIONAMENTO DAS PIPETAS DE DESLOCAMENTO4DE AR 2 3 0 0

Quando o embolo pressionado em uma pipeta de deslocamento de ar, o pisto As micropipetas so instrumentos de laboratrio utilizados para transferncia dentro do instrumento se move para baixo expulsando o ar, que deslocado pelo pisto. com preciso, de pequenos volumes de lquido. O volume de ar deslocado pelo pisto equivalente ao volume de lquido aspirado. Podem ser simples, que s empregam uma ponteira (Figura 5B) ou C multicanal A B O esquema abaixo demonstra como o pisto determina o volume de ar deslocado 1 (Figura 5C), que permitem uso de vrias ponteiras simultaneamente, pipetando o 1 2 3 4 0 e subsequentemente o volume de amostra aspirado. mesmo volume em todas elas. 0 De modo geral so utilizadas para pipetar volumes de 1 a 1000 microlitros. 1 1 2 3 4 Existem dois tipos de pipetas: Pipetas de deslocamento de ar (Figura 5B e 5C) para 0 0 uso geral e Pipetas de deslocamento positivo (Figura 5A), para manuseio de lquidos Ajuste do Volume Preparo para Aspirao Aspirao da amostra Transferncia especficos (densos, viscosos ou volteis). Os dois tipos de pipetas so disponibilizados O volume desejado O embolo pressionado O embolo pressionado Com a ponteira outra vez. A Presso de antes da aspirao da introduzida na amostra, em volumes variveis ou fixos. ajustado. O pisto se
amostra. O pisto se assim que o embolo move para baixo e expele liberado, criado um um volume de ar vcuo dentro da ponteira. equivalente ao volume de A presso atmosfrica Ajuste do Volume Preparo para Aspirao Aspirao da fora a amostra a ser aspirado. ambiente amostra penetrao O embolo pressionado Com a ponteira do volume O volume desejado Ajuste do Volumeantes da aspirao da Aspiraointroduzida na amostra, Preparo para Aspirao da amostra desejado atravs do ajustado. O pisto se Opisto se pressionado assim que o embolo embolo Com da ponteira. orifcio a ponteira O volume desejado amostra. O move para a posico antes da aspirao da liberado, criadona amostra, introduzida um se expele apropriada. ajustado. O pistomove para baixo eO pisto se amostra. assim que o embolo move para a posico volume de ar um vcuo liberado,dacriado um dentro ponteira. move para baixo e expele apropriada. equivalente ao volume ar A presso atmosfrica um volume de de vcuo dentro da ponteira. amostra aequivalente ao volume de ser aspirado. ambiente fora atmosfrica A presso a amostra a ser aspirado. penetrao do volume ambiente fora a penetrao do desejado atravs do volume desejado atravs orifcio da ponteira. do move para a posico apropriada.
orifcio da ponteira.

ar se eleva dentro da ponteira. O ar comprimido fora o lquido para fora da Transferncia ponteira. O embolo pressionado Transferncia outra vez. A Presso de O eleva dentro da ar seembolo pressionado outra vez. ponteira. A Presso de ar se eleva dentro da O ar comprimido fora o ponteira. lquidocomprimido fora o O ar para fora da ponteira. para fora da lquido
ponteira.

Modos de Pipetagem
A B

As tcnicas de pipetagem mais frequentemente utilizadas so a pipetagem direta C e a pipetagem reversa. A seleo da tcnica de pipetagem deve ser determinada de acordo com o mtodo requerido. O modo de operao pode alterar significativamente os resultados de uma anlise, 1 Preparao 2 Aspirao portanto ao utilizar uma pipeta, fundamental determinar o melhor modo de operao Imergir a ponteira no lquido*. Segurar a pipeta prximo paraUmaplicao. que in uenciam a dos fatores
a preciso da pipetagem o adequado esvaziamento da ponteira pela presso de ar. PIPETAGEM DIRETA posio vertical. Pressionar suavimente o embolo at a posio do 1 estgio. (ESGOTAMENTO TOTAL) Liberar o embolo lentamente at a posio de Repouso. Esperar um segundo para permitir que o lquido se acomode dentro 2 Aspirao da ponteira.
Imergir a ponteira no lquido*. Aspirao Liberar o embolo lentamente

Figura 5: A - Pipeta de Deslocamento Positivo; B - Pipeta Deslocamento de Ar (monocanal) e C - Pipeta Deslocamento de Ar (multicanal).

Repouso Segurar a Um dos fatores que in uenciam Preparao pipeta prximo posio vertical. Pressionar a preciso da pipetagem o 1 Estgio a pipeta prximo Um dos fatores que in uenciam da Segurarsuavimente o embolo at a adequado esvaziamento 2 Estgio posioposio do 1 estgio. vertical. Pressionar a preciso da pipetagem o de ar. ponteira pela presso
Repouso na impreciso das medies. 1 Estgio Se a ponteira imersa Repouso 2 profundamente, gotculas da Estgio amostra poro na parede imersa na 1 Estgio *A caro da ponteira externa da ponteira e se signi cativo amostra tem2 Estgio efeito somaro ao volume das medies. na impreciso transferido. Se a ponteira no imersa na *A poro da ponteira imersa a Se a ponteira imersa profundamente, ciente, uma profundidade su gotculas da amostra tem efeito signi cativo o amostra caro na volume transferido ser menor na impreciso das medies.parede externa selecionado. que o volume da ponteira e se Se a ponteira imersa somaro ao volume profundamente, gotculas da transferido. Se a ponteira no imersa a amostra Volume parede imersa o caro profundidade su ciente, na Poro uma externa(microlitro)transferido ser menor da ponteira e se (milmetros) volume somaro aoque o volume selecionado. volume transferido. 0,1 1 Se a ponteira - 1 imersa a no 1 - 100 2-3 uma profundidade su ciente, o imersa Volume Poro 101 - 1000 2-4 volume transferido ser menor (microlitro) 3(milmetros) > 1001 -6 que o volume selecionado. 0,1 - 1 1

Preparao

CUIDADOS NECESSRIOS PARA USO CORRETO DAS PA


Para o uso adequado das pipetas automticas, visando obter preciso e exatido, necessrio primeiramente que as pipetas e ponteiras sejam de qualidade, que se tenha suficiente experincia prtica em seu uso correto e que a manuteno e Pisto calibrao estejam em conformidade com as orientaes do fabricante. Ponteiras de m qualidade podem ter rebarbas ou ondulaes no plstico que retm lquidos, de modo que o volume pipetado no o volume dispensado. Outro problema no uso de ponteiras de m qualidade a abertura no concntrica da ponta da ponteira, afetando a distribuio do lquido na ponteira. Haste da pipeta Nunca mover a pipeta da posio vertical quando estiver com lquido na ponteira. Colcho Ar Manter a pipeta na posio vertical e efetuar a aspirao do lquido lentamente, dando uma pausa de uma frao de segundos aps a aspirao. recomendado que se faa um Ponteira na ponteira com o lquido a ser pipetado. ambiente Com isto se obtm melhor exatido e preciso da pipetagem. Sugerimos consultar B A o manual da pipeta. Para pipetagem de amostras viscosas e sangue total, sugerimos limpar com cuidado a parte externa da ponteira e lavar a ponteira no lquido que vai receber a amostra. Para prevenir corroso do pisto, evitar aspiraes acidentais do lquido para Amostra dentro da pipeta. Se o lquido acidentalmente aspirado para dentro da pipeta, o pisto deve ser imediatamente limpo com lcool isoproplico a 70% ou de acordo com orientaes do fabricante. Aps o uso as pipetas devem ser mantidas na posio vertical em estantes apropriadas.

suavimente o embolo at a adequado esvaziamento da *A poro da ponteira imersa na ponteira pelatem efeito signi cativo posio do 1 estgio. amostra presso de ar.

Imergiraa ponteira Repouso. at posio de no lquido*. Liberar o embolo lentamente Esperar um segundo para at permitir que o Repouso. a posio de lquido se Esperar um segundo para acomode dentro da ponteira. permitir que o lquido se acomode dentro da ponteira.

Volume 101 - 1000 imersa2 - 4 Poro (microlitro) > 1001 (milmetros) 3 - 6 0,1 - 1 1 - 100 101 - 1000 > 1001

1 - 100

2-3

1 2-3 2-4 3-6

Transferncia

Esgotamento

Repouso

PIPETAS DE DESLOCAMENTO DE AR
Pisto

Colocar a ponta da ponteira a 3 (10 a 45) contra um anguloTransferncia a parede internaponta da ponteira a Colocar a do recipiente. Pressionar angulo (10 a 45) contra um o embolo suavemente atinterna do recipiente. a parede o 1 estgio. EsperarPressionar o embolo um segundo.
suavemente at o 1 estgio.

Esperar 3 Transferncia um segundo. Para o uso em amostras aquosas de modo geral Colocar a ponta da ponteira a um angulo (10 a 45) contra utilizada a Pipeta de a parede interna do recipiente. Deslocamento de Ar, em Pressionar o embolo Haste da pipeta conjunto com a ponteira suavemente at o 1 estgio. Esperar um segundo. descartvel (Figura 6). Colcho Ar indicado o uso1 de 2 1 3 4 0 ponteiras que se adaptem 0 Ponteira perfeitamente s pipetas. As ponteiras no devem ser reaproveitadas, pois este procedimento pode levar a erros de pipetagem e a Amostra contaminaes de amostras e reagentes. do Volume Ajuste Preparo para Aspirao Aspirao da amostra Transferncia
ajustado. O pisto se Figura 6: Sistema da Pipeta de Deslocamento de Ar o embolo amostra. O pisto se assim que move para a posico apropriada. move para baixo e expele um volume de ar equivalente ao volume de amostra a ser aspirado. O volume desejado O embolo pressionado antes da aspirao da Com a ponteira introduzida na amostra, liberado, criado um vcuo dentro da ponteira. A presso atmosfrica ambiente fora a penetrao do volume desejado atravs do orifcio da ponteira. O embolo pressionado outra vez. A Presso de ar se eleva dentro da ponteira. O ar comprimido fora o lquido para fora da ponteira.

Deslocar a ponta da ponteira para outra regio da parede 4 Esgotamento interna do recipiente. ponteira Deslocar a ponta da Pressionar o embaloda parede para outra regio at o 2 estgio, deslizando a ponteira interna do recipiente. na parede para embalo at o 2 Pressionar o remover o estgio, amostra. restante da deslizando a ponteira
Esgotamento
na parede para remover o restante da amostra.

Liberar o embolo suavemente at Repouso 5 a posio Repouso.


Liberar o embolo suavemente at a posio Repouso.

Repouso

Deslocar a ponta da ponteira para outra regio da parede interna do recipiente. Pressionar o embalo at o 2 estgio, deslizando a ponteira na parede para remover o restante da amostra.

Liberar o embolo suavemente at a posio Repouso.

1
Um dos fatores que in uenciam a preciso da pipetagem o adequado esvaziamento da PIPETAGEM REVERSA ponteira pela presso de ar.

Preparao

Aspirao

profundamente, gotculas da 1 Estgio amostra caro poro da ponteira imersa na *A na parede 2 Estgio externa da ponteira e se efeito signi cativo amostra tem somaro ao volume transferido. na impreciso das medies. Se a da ponteira imersa na no imersa a *A poroponteiraSe a ponteira imersa profundamente, uma profundidade cativo gotculas da amostra tem efeito signisu ciente, o amostra caro na parede volume transferido ser na impreciso das medies. menor externa da ponteira e se que o volume selecionado. Se a ponteira imersa somaro ao volume transferido. profundamente, gotculas da no imersa a Se a ponteira amostra Volume uma Poro imersa ciente, o caro na parede profundidade su volume externa (microlitro) e se transferido ser menor da ponteira (milmetros) que o volume selecionado. somaro ao volume transferido. 0,1 - 1 1 Se a ponteira no imersa a 1 - 100 2-3 uma profundidade su Volume- 4o Poro imersa ciente, 101 - 1000 (microlitro) (milmetros) 2 volume transferido ser menor > 1001 3-6 0,1 1 que o volume selecionado.1

Imergir Aspirao a ponteira no lquido*. 1 Estgio Liberar o embolo lentamente posio vertical. Pressionar a preciso da pipetagem o ponteira no lquido*. Segurar a pipeta prximo embolo atImergir aat a posio de Repouso. Um dos fatores que in 2 Estgio uenciam suavimente o a adequado esvaziamento da embolo lentamente posio vertical. Pressionar a preciso da pipetagem o presso de ar. posio do 2 estgio. Liberar oEsperar um segundo para ponteira pela at a posio de que o lquido se permitir Repouso. adequado esvaziamento da *A poro da ponteira imersa na suavimente o embolo at a acomode dentro da Esperar um segundo para ponteira. ponteira pelatem efeito signi cativo posio do 2 estgio. Repouso amostra presso de ar. permitir que o lquido se na impreciso das medies. 1 Estgio acomode dentro da ponteira. Se a ponteira imersa 2 Estgio Repouso

Para pipetagem Repouso de amostras viscosas 2 Segurar a pipeta prximo Um dos fatores que in1 Preparao uenciam

Imergir a ponteira no lquido*. Segurar a pipeta prximo Liberar o embolo lentamente posio vertical. Pressionar suavimente o embolo at a (ESGOTAMENTO PARCIAL) at a posio de Repouso. Esperar um segundo para posio do 2 estgio. permitir que o lquido se acomode dentro da ponteira. 1 Preparao 2 Aspirao

Esquema de funcionamento da pipeta de deslocamento positivo:


1
1 0 0

Ajuste do Volume

Ajustar o volume desejado. O pisto semove para a posico apropriada.

Preparo para Aspirao O embolo pressionado antes da aspirao da amostra. O pisto se move para baixo e expele um volume de ar equivalente ao volume de amostra selecionado.

Aspirao da amostra Com a ponteira introduzida na amostra, assim que o embolo liberado, um vcuo parcial criado dentro da ponteira.A presso atmosfrica ambiente fora a penetrao do volume desejado atravs do orifcio da ponteira.

Transferncia O embolo pressionado novamente. A Presso de ar se eleva dentro da ponteira. O ar comprimido fora o lquido para fora da ponteira.

Volume (microlitro) 0,1 - 1 1 - 100 101 - 1000 > 1001

Poro1001 > imersa (milmetros) 1 2-3 2-4 3-6

1 - 100 101 - 1000

2-3 2-4 3-6

CALIBRAO
Micropipetas so instrumentos de alta preciso constitudos por diversos componentes mecnicos sujeitos ao desgaste aps uso prolongado ou disfuno resultante de uso inadequado. Como a medio de volume um passo crtico em qualquer laboratrio analtico, onde um pequeno erro de pipetagem pode causar um erro significativo no resultado, essencial a verificao da calibrao dos instrumentos volumtricos nas mesmas condies em que so utilizados no laboratrio. A verificao da calibrao consiste em estabelecer a relao entre o valor indicado pelo instrumento e o valor efetivamente medido. essencialmente um conjunto de medies e, como tal, no altera o desempenho do instrumento. A verificao da calibrao deve ser realizada nas seguintes situaes: Aps uma manuteno e troca de peas; Quando a pipeta sofre uma queda ou outro dano; Mudana no controle da qualidade do sistema analtico; De acordo com orientaes do fabricante. A freqncia da verificao da calibrao depende do quanto a pipeta utilizada e da qualidade e condio deste uso. A freqncia pode ser definida tambm com base em resultados anteriores e na criticidade da medida. importante que na verificao da calibrao cada laboratrio estabelea os limites aceitveis de acordo com suas aplicaes. Estes limites geralmente so informados pelo fabricante da pipeta. Os trs mtodos mais comuns de calibrao de pipetas automticas so: gravimtrico, titrimtrico e fotomtrico. O mtodo gravimtrico consiste na determinao da massa de lquido escoado ou contido no instrumento a calibrar, tendo em conta a temperatura, umidade, presso atmosfrica e coeficiente de expanso e que posteriormente convertida em volume atravs de frmulas adequadas descritas na literatura. Esta tcnica deve ser realizada por laboratrio de calibrao especializado. O mtodo titrimtrico consiste na medio de uma quantidade conhecida de NaOH em relao ao volume dispensado pela pipeta. O volume dispensado pela pipeta determinado sem interferncia da temperatura, umidade ou presso atmosfrica. necessria uma rigorosa padronizao das solues envolvidas. O mtodo fotomtrico consiste em medies de diferentes diluies de amostras e conseqente leitura fotomtrica destas medies. um procedimento que pode ser facilmente implantado no laboratrio. Anlise dos resultados da calibrao Aps a calibrao, deve ser feita a anlise para verificar se o instrumento cumpre os critrios de aceitao estabelecidos para cada um dos pontos calibrados, com base em especificaes do prprio laboratrio ou especificaes do fabricante, tendo em vista que os erros detectados na calibrao no devem invalidar ou afetar significativamente seu uso nos ensaios. Para fazer a aceitao deve ter-se sempre em conta a incerteza da calibrao, usando para tal a equao: |erro| + |incerteza| |EMA| EMA Erro mximo aceitvel. O laboratrio deve definir a freqncia da calibrao e os limites aceitveis, deve registrar todas as calibraes realizadas e devidas aes. Observao A calibrao das pipetas, por si s, no garante a qualidade de seu uso. As pipetas tm que ser mantidas em bom funcionamento atravs de um programa de manuteno adequado, incluindo limpeza, lubrificao, substituio de vedantes e ajuste. Aps a calibrao, necessrio verificar se o instrumento cumpre os limites estabelecidos, em funo das necessidades especficas do laboratrio e do uso a que o instrumento se destina, tendo em conta a incerteza da calibrao. Para manter a confiana at a prxima manuteno e calibrao deve instituir-se um programa de verificaes intermdias.

4 Re-aspirao 5 Finalizao Transferncia Se a ponteira for utilizada Se a ponteira no for mais Colocar a ponta da ponteira a 3 Transferncia 4 Re-aspirao 5 Finalizao para a mesma amostra, utilizada na mesma amostra, um angulo (10 a 45) contra Se a ponteira no for o 2 Colocar a ponta da manter o Se a ponteiraposio embolo na for utilizada pressionar o embolo at mais a parede interna do recipiente. ponteira a para a mesma amostra, utilizada na mesma amostra, um angulo (10 a 45) contra 1 estgio para a imerso do estgio desprezando o resduo Pressionar o embolo manter o embolo na posio pressionar o embolo at o 2 a parede interna do recipiente. subsequente eestgio para a imerso em um recipiente de descarte. retomar a suavemente at o 1 estgio. do 1 estgio desprezando o resduo Pressionar o embolo operaosubsequente e retomar a na fase 2. Descartar a ponteira. de descarte. Esperar um segundo. em um recipiente
suavemente at o 1 estgio. Esperar um segundo.

Transferncia

operao na fase 2.

Re-aspirao

Descartar a ponteira.

Finalizao

Colocar a ponta da ponteira a um angulo (10 a 45) contra a parede interna do recipiente. Pressionar o embolo suavemente at o 1 estgio. Esperar um segundo.

Se a ponteira for utilizada para a mesma amostra, manter o embolo na posio do 1 estgio para a imerso subsequente e retomar a operao na fase 2.

Se a ponteira no for mais utilizada na mesma amostra, pressionar o embolo at o 2 estgio desprezando o resduo em um recipiente de descarte. Descartar a ponteira.

RESDUO

RESDUO

PIPETAS DE DESLOCAMENTO POSITIVO


Para uso em amostras que tem sua pipetagem dificultada (viscosa, densa, voltil, radioativa, corrosiva) indicado o uso de pipetas de deslocamento positivo. Neste tipo de pipeta a amostra tem contato direto com o embolo que faz parte do pisto descartvel (Figura 7).
RESDUO

Haste da pipeta

Haste da pipeta

Pisto descartvel

Capilar descartvel

Pisto descartvel
Amostra

Haste da pipeta Capilar descartvel

FiguraAmostra da Pipeta de Deslocamento Positivo 7: Sistema Pisto descartvel Capilar descartvel As pipetas de deslocamento positivo funcionam como uma seringa. No existe colcho de ar entre o pisto descartvel e a amostra. Devido a ausncia do colcho de ar para expandir ou contrair, a fora de aspirao permanece constante durante toda a operao, no sendo afetada pelas propriedades fsicas da amostra. Este tipo de pipeta permite medir amostras com alta viscosidade e alta densidade como mercrio e pasta de dente.

Amostra

Av. Paulo Ferreira da Costa, 600 Lagoa Santa MG Brasil CEP 33400-000 SAC - Servio de Apoio ao Cliente 0800 031 34 11 +55 (31) 3689-6900 Fax: +55 (31) 3689-6901 e-mail: sac@labtest.com.br

www.labtest.com.br

Infotec - Informartivo Tcnico da Labtest Tiragem: 1.000 exemplares - Distribuio gratuita Equipe Labtest: Presidente: Dra. Eliane Lustosa Cabral Gomez Diretor de Inovao e Tecnologia: Dr. Mrcio de Almeida Basques Diretor Executivo: Tarcisio B. Vilhena Filho Edio: Frida Wilke - Setembro/2010 Diagramao e Editorao: Agncia FALA! Minas

LABTEST DIAGNSTICA S/A Av. Paulo Ferreira da Costa, 600 - Lagoa Santa - Minas Gerais - Brasil. CEP 33400-000 Fone +55 (31) 3689-6900. SAC (DDG) 0800 031 34 11 - E-mail: sac@labtest.com.br - www.labtest.com.br Visitando nossa pgina na internet seu laboratrio dinamiza suas rotinas consultando: - Manuais de automao de diversos equipamentos; - POPs (Procedimentos Operacionais Padro), Instrues de Uso, Fichas de Segurana (FISPQ) e Certificados de Anlise dos produtos Labtest; - Publicaes Tcnicas - Notcias sobre o mercado.

Rev.: Setembro, 2010 Ref.: 010910

Bibliografia 1. Fabiana Barino, Mrcio Biasoli; Curso Calibrao de Instrumentos, Controlab; 2. Manual de Pipetas Eppendorf; 3. Manual de Pipetas Pipetman; 4. EN-ISO 8655-6:2002; 5. NP EN ISO/IEC 17025; 6. Info Qualidade A Manuteno das pipetas fundamental; Isabel Farias, dez 2009; 7. RDC 302:2005 - Regulamento Tcnico para Funcionamento de Laboratrios Clnicos; 8. Norma PALC.

También podría gustarte