Está en la página 1de 54

www.autoresespiritasclassicos.

com

J. Herculano Pires

OBSESSO
O PASSE A DOUTRINAO

seguido de um artigo que tem por tema Obsesso e autocura da autoria de Helosa Pires, filha do autor desta obra, investigadora e divulgadora da doutrina esprita

Contedo resumido

Nesta obra Herculano Pires discorre sobre o delicado tema da obsesso e suas implicaes. Conforme suas palavras, a obsesso se caracteriza pela aco de entidades espirituais inferiores sobre o psiquismo humano. Porm, diz o autor, ao contrrio do que muitos imaginam, os espritos obsessores no so os nicos culpados da obsesso. No raro, o maior culpado a prpria vtima. Herculano descreve, de forma simples e objectiva, como funciona o processo obsessivo, suas consequncias e como se precaver contra a sua aco malfica. Demonstra, ainda, o erro das prticas de exorcismo adoptadas por algumas religies. Enfoca a unio da Psiquiatria e do Espiritismo na cura do mal. Faz tambm um estudo do passe, suas origens aplicaes e efeitos. E, por fim, discorre sobre a doutrinao, o mais eficiente e humanitrio mtodo de cura, que se resume no esclarecimento progressivo do obsessor e do obsidiado, luz da Doutrina Esprita.

Camille Corot
Le Pont de Narni, 1827

NOTA IMPORTANTE: Informo todos os visitantes que esta apresentao obra de Jos Herculano Pires, contm modificaes grficas, adaptaes gramaticais e sintcticas para meu uso pessoal e corresponde ao meu gosto de leitura ao computador. O intuito o de partilhar a leitura que fiz da referida obra, que pretende ser de fcil acesso e visualmente sugestiva. A verso original encontra-se patente no valioso site dos autores espritas clssicos colocados em evidncia na capa. Segue a obra de Jos Herculano Pires um artigo que versa um assunto paralelo, e cuja autoria de Helosa Pires, filha desse prestigiadssimo estudioso e divulgador do espiritismo.

palavra luz

Sumrio

Informaces preliminares .................................................................................. 5 I Obsesso 1 O sentido da vida ........................................................................................ 6 2 As dimenses da vida ................................................................................. 8 3 Freud e Kardec ........................................................................................... 9 4 Inconsciente e memria subliminar .......................................................... 10 5 Infeco e infestaco ............................................................................... 11 6 O tratamento medinico............................................................................ 12 7 A cura da obsesso ................................................................................... 13 8 Roteiro da desobsesso ............................................................................. 15 9 Psiquiatria e Espiritismo ........................................................................... 18 10 Tratamento mdico ................................................................................... 20 II O Passe 1 Suas origens, aplicaces e efeitos ........................................................... 22 2 Magia e religio ........................................................................................ 24 3 A tcnica do passe .................................................................................... 26 4 Passe distncia ....................................................................................... 27 5 Passe de auxlio medinico ....................................................................... 28 6 Preparao para o passe ............................................................................ 29 7 Transfuso fludica ................................................................................... 30 8 A cincia do passe .................................................................................... 31 III A Doutrinao 1 Conceitos da doutrinao .......................................................................... 33 2 Psicologia da doutrinao ......................................................................... 38 3 Os recm-desencarnados ........................................................................... 40 4 Santos, diabos e clrigos ........................................................................... 42 5 A teledoutrinao ...................................................................................... 44

INFORMACES PRELIMINARES

A obsesso se caracteriza pela aco de entidades espirituais inferiores sobre o psiquismo humano. Kardec distinguiu em suas pesquisas trs graus do processo obsessivo: obsesso simples, subjugao fascinao.

No 1 grau a infestao espiritual atinge a mente, causando perturbaces mentais; no 2 grau amplia-se aos centros da afectividade e da vontade, afectando os sentimentos e o sistema psicomotor, levando o obsidiado a atitudes e gestos estranhos e tiques nervosos; no 3 grau afecta a prpria conscincia da vtima, desencadeando processos alucinatrios.

As causas da obsesso decorrem de vrios factores, dos quais os mais frequentes so: problemas reencarnatrios, tendncias viciosas, egosmo excessivo, ambies desmedidas, averso a certas pessoas, dio, sentimentos de vingana, futilidade, vaidade exagerada, apego ao dinheiro e assim por diante.

Essas disposies da criatura atraem espritos afins que a envolvem e so aceitos por ela como companheiros invisveis. Os espritos obsessores no so os nicos culpados da obsesso. Geralmente o maior culpado a vtima. Na antiguidade a obsesso era tratada com violncia. As prticas do exorcismo, at hoje vigentes no Judasmo e no Cactolicismo, destinam-se a afastar o demnio de maneira agressiva e violenta. No Espiritismo o mtodo empregado o da persuaso progressiva do obsessor e do obsidiado. o que se chama de doutrinao, ou seja, esclarecimento de ambos luz da Doutrina Esprita. No se usa nenhum ingrediente especial. Emprega-se apenas a prece e a conversao persuasiva. Esclarecido o obsidiado, atinge-se o obsessor, que ficam, por assim dizer, vacinados contra novas ocorrncias obsessivas.

I OBSESSO

O que a obsesso? Orientao para o tratamento dos casos de obsesso. 1

O SENTIDO DA VIDA

Por que e para que vivemos? A resposta a esta pergunta de importncia para compreendermos o problema da obsesso. Segundo o Espiritismo, vivemos para desenvolver as potencialidades psquicas de que todos somos dotados. Nossa existncia terrena tem por fim a transcendncia, ou seja, a superao constante da nossa condio humana. Desde o nascimento at o nosso ltimo dia passamos pelas experincias que desenvolvem as nossas aptides inatas, em todos os sentidos. A criana recm-nascida cresce dia a dia, desenvolve o seu organismo, aprende a comunicar-se com os outros, a falar e a raciocinar, a querer e a agir para conseguir o que quer. Transcende a condio em que nasceu e passa para as fases superiores da infncia, entrando depois na adolescncia e depois na mocidade, na madureza e na velhice. Ao fazer todo esse trajecto ela desenvolveu suas foras orgnicas e psquicas, sua afectividade, sua capacidade de compreender o que se passa ao seu redor e seu poder de dominar as circunstncias. Isso transcender, elevar -se acima da condio em que nasceu. para isso que vivemos. E isso nos mostra que o sentido da vida transcendncia.

Hoje, a Filosofia Existencial sustenta esse mesmo princpio no campo filosfico. Os existencialistas consideram o homem como um projecto, ou seja, um ser projectado na existncia como uma flecha em direco a um alvo, que a transcendncia. Mas no Espiritismo as existncias so muitas e sucessivas, de maneira que em cada existncia terrena atingimos um novo grau de transcendncia. As pesquisas parapsicolgicas actuais sobre a reencarnao confirmam esse princpio. O facto de vivermos muitas vidas na Terra, e no apenas uma, mostra que temos no inconsciente uma armazenagem

de lembranas e conhecimentos, aspiraes, frustraes e traumas muito maior que a descoberta por Freud. bom anotar na memria este dado importante: quando Kardec descobriu as manifestaes do inconsciente, atravs de suas pesquisas sobre os fenmenos anmicos, Freud tinha apenas um ano de idade. Isso no desmerece Freud, que no conhecia as pesquisas de Kardec, mas nos prova a segurana das pesquisas espritas do psiquismo humano. A concepo esprita da vida humana na Terra no imaginria, mas real, baseada em pesquisas cientficas. Os que consideram o Espiritismo como uma doutrina supersticiosa, gerada pela ignorncia, revelam ser mais ignorantes do que poderiam pensar de si mesmos. A Doutrina Esprita est h oje comprovada cientificamente pelos cientistas mais avanados. Dizemos isto para mostrar aos leitores que o sentido da vida, a que nos referimos, no uma hiptese, mas uma realidade. Se no compreendermos que a vida transcendncia, crescimento, elevao e desenvolvimento constante e comprovado do ser espiritual que somos, no poderemos encarar com naturalidade o problema da obsesso e lutar para resolv-lo.

AS DIMENSES DA VIDA

O avano actual da pesquisa cientfica no mundo, com a descoberta da antimatria, do corpo bioplsmico dos seres vivos (perisprito, segundo o Espiritismo), dos fenmenos paranormais e da sobrevivncia humana aps a morte fsica, bem como das comunicaes mentais entre vivos e mortos (fenmenos thta da Parapsicologia) confirmou a descoberta esprita das vrias dimenses da vida. Essas dimenses correspondem a diversas densidades da matria, que permitem a existncia dos mundos interpenetrados da teoria esprita. A descoberta de que o pensamento e a mente no so fsicos, mas extrafsicos (segundo a definio do Prof. Rhine - Joseph Banks Rhine) e semimateriais, segundo o Espiritismo, demonstrou a realidade dos diferentes planos de vida, habitados por seres humanos em diferentes graus de evoluo. A reencarnao e as comunicaes medinicas tornaram-se necessrias nesse contexto dinmico em que no h lugar para o nada. A transcendncia humana se realiza nos planos sucessivos, que vo desde o plano da matria densa da Terra at os planos de matria rarefeita que escapam aos nossos sentidos mater iais. No h mais lugar para a concepo materialista absoluta na cultura cientfica e filosfica do nosso tempo.

3 FREUD E KARDEC

Muitos psiclogos e psiquiatras acusam o Espiritismo de invadir os seus domnios cientficos nos casos de perturbaes mentais e psquicas. Desconhecendo a Doutrina Esprita e sua histria, no sabem que se deu exactamente o contrrio. Afirmam que a obsesso uma perturbao decorrente de desequilbrios endgenos, ou seja, das prprias estruturas psico-mentais do paciente em relao com os factores ambientais. Atribuem quase tudo constituio do paciente, a disfunes orgnicas e particularmente cerebrais ou afectivas. O inconsciente geralmente a sede de todos os distrbios psquicos. Entendem que os espritas confundem os fantasmas imaginrios gerados por manifestaes patolgicas do paciente com fantasmas reais das mais antigas supersties mgicas e religiosas da Humanidade. Acham que o Espiritismo representa um processo de volta ao mundo da superstio. Freud tinha apenas um ano de idade quando Kardec levantou o problema do inconsciente em termos cientficos, nas suas pesquisas dos fenmenos espritas, hoje chamados cientificamente de paranormais. Kardec foi mais fundo do que Freud no assunto, atingindo o problema dos arqutipos individuais e colectivos, que somente Adler e Jung iriam pesquisar mais tarde. Na pesquisa do problema do animismo nas manifestaes medinicas e das infiltraes anmicas em manifestaes reais, Kardec acentuou devidamente a importncia das manifestaes do inconsciente no comportamento individual e colectivo. Freud encarou a questo dos sonhos nos limites da sua doutrina. Kardec, durante nada menos de doze anos, j havia realizado intensivas pesquisas de psicologia experimental (pioneirismo absoluto nesse campo) na Sociedade Parisiense de Estudos Espritas. Hoje, as pesquisas parapsicolgicas, realizadas nos maiores centros universitrios de todo o mundo, comprovam inteiramente o acerto de Kardec. Damos essas informaes histricas unicamente para que as vtimas de obsesses e os familiares por elas responsveis no se deixem levar por enganos fatais em casos difceis de obsesso. A Cincia Esprita no se ope s Cincias Materiais em nenhum campo, tentando apenas ajudlas com a necessria complementao das suas pesquisas e conquistas prprias. fcil verificar a

verdade destas informaes na simples consulta s obras de Kardec, incluindo-se os relatos sobre obsesses e desobsesses em seus trabalhos publicados na coleco da Revista Esprita, hoje inteiramente traduzida e publicada em nossa lngua. 4 INCONSCIENTE E MEMR IA SUBLIMINAR

Dos trabalhos de Kardec resultaram as pesquisas psquicas do sculo XIX;

a Cincia Psquica Inglesa, a Metapsquica Francesa de Richet (Charles Robert Richet, Prmio Nobel da Fisiologia) as pesquisas do automatismo psicolgico de Pierre Janet, Psicobiofsica de Schrenk-Notzing, a Fsica Transcendental de Friedrich Zllner, na Alemanha. e a Parapsicologia actual. Resultou tambm o famoso livro de Fredrich Myers A Personalidade Humana e sua sobrevivncia morte do corpo fsico, com a colaborao cientfica de Henry Sidgwick e Edmund Gurney.

Esse livro coloca o problema das duas conscincias, a supraliminar, voltada para os problemas existenciais, e a subliminar, voltada para a transcendncia e a vida de aps morte. A percepo paranormal pertence conscincia subliminar, que equivale, na Psicanlise, ao inconsciente. Explica-se o gnio pelo afloramento de contedos subliminares na conscincia supraliminar, provocado por percepes extra-sensoriais. Esses afloramentos podem ser tambm de ideias negativas, perturbando o comportamento actual. No Espiritismo isso se liga teoria platnica da reminiscncia; so resduos de experincias vividas em outras vidas. As pesquisas de Albert de Rochas sobre a reencarnao, no sculo passado, e as pesquisas parapsicolgicas actuais confirmam a tese esprita. bastante clara a diferena entre esses afloramentos anmicos (da prpria alma do mdium) e os casos tpicos de manifestao de espritos.

5 INFECO E INFESTACO

No s no plano psicolgico verificam-se as obsesses, mas tambm na patologia geral. Sintomas de doenas infecciosas so transmitidos por entidades espirituais enfermias a pessoas ss. Para fazer a distino, adoptou-se no Espiritismo o termo infestao para designar essas doenas fantasmas, que tanto podem ser de origem anmica como espirtica. Fortes impresses e temores podem ocasionar a sintomatologia fantasma. Nos casos de infestao verifica-se o processo indutivo dos vasos comunicantes: o esprito transfere vtima, geralmente sem o saber, os sintomas da doena que o levou morte e que persistem no seu perisprito ou corpo espiritual. A prova cientfica, objectiva, da existncia desse corpo espiritual foi feita na Frana por Raul de Motyndon, na primeira metade do sculo e actualmente por fsicos, biofsicos e bilogos soviticos, na universidade de Kirov, na URSS, que deram ao referido corpo a designao do corpo bioplsmico. Kardec pesquisou o problema, no seu tempo, confirmando a hiptese da infestao por meio do tratamento e cura dos pseudo doentes com o simples afastamento das entidades enfermias infestadoras. O Dr. Karl Wikland, nos Estados Unidos, comprovou tambm o fenmeno pelo espao de trs dcadas, expondo os resultados, minuciosamente, no livro Trinta Anos entre os Mortos. Em sua famosa clnica de Chicago, o Dr. Wikland conseguiu xitos surpreendentes. A pseudo doena de centenas de pacientes, cansados de percorrer consultrios e clnicas, estagiando inutilmente em hospitais especializados, encontravam a soluo para os seus casos. E ele no era, propriamente, um mdico esprita. Era apenas um mdico estudioso e pesquisador, que tivera a ventura de casar-se com uma jovem dotada de grande sensibilidade medinica. Os casos relatados em seu livro revelam a riqueza dos fenmenos com que ele se defrontou no seu trabalho mdico. Seu caso no nico, foi apenas um entre milhares que ocorreram e ocorrem no mundo. Mencionamo-lo aqui porque foi um dos mais positivos e importantes.

6 O TRATAMENTO MEDINICO

O tratamento medinico no segue uma regra nica. Varia de acordo com a natureza dos casos e as condies psicolgicas especficas dos pacientes. Deve sempre ser feito sob orientao mdica, mas de mdico que tenha suficiente conhecimento da doutrina. Sem esse conhecimento, muitos mdicos mdiuns extraviaram-se em prticas que a pesquisa esprita j demonstrou serem inteis e portanto desnecessrias, servindo apenas para dar ao tratamento racional aspectos supersticiosos. Todo tratamento medinico deve ser gratuito, segundo a prescrio de Kardec, pois depende estritamente do auxlio espiritual. Os espritos no cobram os seus servios e no gostam que cobrem por eles. Por isso, deve ser realizado em instituies doutrinrias, onde mdicos servem como espritas que possuem conhecimentos mdicos, excluindo-se o profissionalismo. O servio esprita de abnegao, o pagamento que mdiuns e mdicos fazem a Deus, atravs do sofrimento humano por eles aliviado, do muito que diariamente recebem do amparo divino. Os que no compreendem isso, deixando-se levar pela ganncia, acabam fatalmente subjugados pelos espritos inferiores. A pureza de intenes de mdiuns e mdicos a nica possvel garantia da eficcia do tratamento medinico. Como assinalava Kardec, o desprendimento dos interesses terrenos a primeira condio do interesse dos Espritos Superiores pelo nosso esforo em favor do prximo.

7 A CURA DA OBSESSO

Voc um ser humano adulto e consciente, responsvel pelo seu comportamento. Controle as suas ideias, rejeite os pensamentos inferiores e perturbadores, estimule as suas tendncias boas e repila as ms. Tome conta de si mesmo. Deus concedeu a jurisdio de si mesmo, voc quem manda em voc nos caminhos da vida. No se faa de criana mimada. Aprenda a se controlar em todos os instantes e em todas as circunstncias. Experimente o seu poder e ver que ele maior do que voc pensa. A cura da obsesso uma autocura. Ningum pode livrar voc da obsesso se voc no quiser livrar-se dela.

Comece a livrar-se agora, dizendo a voc mesmo: sou uma criatura normal, dotada do poder e do dever de dirigir a mim mesmo. Conheo os meus deveres e posso cumpri-los. Deus me ampara. Repita isso sempre que se sentir perturbado. Repita e faa o que disse. Tome a deciso de se portar como uma criatura normal que realmente , confiante em Deus e no poder das foras naturais que esto no seu corpo e no seu esprito, espera do seu comando. Dirija o seu barco.

Reformule o seu conceito de si mesmo. Voc no um pobrezinho abandonado no mundo. Os prprios vermes so protegidos pelas leis naturais. Por que motivo s voc no teria proteco? Tire da mente a ideia de pecado e castigo. O que chamam de pecado o erro, e o erro pode e deve ser corrigido. Corrija-se. Estabelea pouco a pouco o controle de si mesmo, com pacincia e confiana em si mesmo. Voc no depende dos outros, depende da sua mente. Mantenha a mente arejada, abra suas janelas ao mundo, respire com segurana e ande com firmeza. Lembre-se dos cegos, dos mudos e dos surdos, dos aleijados e deficientes que se recuperam confiando em si mesmos. Desenvolva a sua f. F confiana.

Existe a f divina, que a confiana em Deus e no Seu poder que controla o Universo. Voc, racionalmente, pode duvidar disso? Existe a f humana, que a confiana da criatura em si mesma. Voc no confia na sua inteligncia, no seu bom senso, na sua capacidade de aco?

Voc se julga um incapaz e se entrega s circunstncias, deixando-se levar por ideias degradantes a seu respeito? Mude esse modo de pensar, que falso. Quando vier s reunies de desobsesso, venha confiante. Os que o esperam esto dispostos a auxili-lo. Seja grato a essas criaturas que se interessam por voc e ajude-as com sua boa vontade. Se voc fizer isso, a sua obsesso j comeou a ser vencida. No se acovarde, seja corajoso.

8 ROTEIRO DA DESOBSESS O

1) Ao acordar, diga a si mesmo: Deus me concede mais um dia de experincias e de estudo. fazendo que se aprende. Vou aproveit-lo. Deus me ajuda. (Repita isso vrias vezes, procurando manter essas palavras na memria. Repita-as durante o dia.)

2) Compreenda que a obsesso um estado de sintonia da sua mente com mentes desequilibradas. Corte essa sintonia ligando-se a pensamentos bons e alegres. Repila as ideias ms. Compreenda que voc nasceu para ser bom e normal. As ms ideias e os maus pendores existem para voc venc-los, nunca para se entregar a eles.

3) Mude sua maneira de encarar os semelhantes. Na essncia, somos todos iguais. Se ele est irritado, no entre na sua irritao. Ajude-o a se reequilibrar, tratando-o com bondade. A irritao sintonia de obsesso. No se deixe envolver pela obsesso do outro. No o considere agressivo. Certamente ele est sendo agredido e reage erradamente contra os outros. Ajude-o que ser tambm ajudado.

4) Vigie os seus sentimentos, pensamentos e palavras nas relaes com os outros. O que damos, recebemos de volta.

5) No se considere vtima. Voc pode estar sendo algoz sem perceber. Pense nisso constantemente, para melhorar as relaes com os outros. Viver permutar. Examine o que voc troca com os outros.

6) Ao sentir-se abatido, no entre na fossa. difcil sair dela. Lembre-se de que voc est vivo, forte, com sade, e d graas a Deus por isso. Seus males so passageiros, mas se voc os alimentar eles duraro. voc que sustenta os seus males. Cuidado com isso.

7) Frequente a instituio esprita com que se sintonize. No fique pulando de uma para outra. Quem no tem constncia nada consegue.

8) Se voc ouve vozes, no lhes d ateno. Responda simplesmente: No tenho tempo a perder. Tratem de se melhorar enquanto tempo. Vocs esto a caminho do abismo. Cuidem-se. E pea aos bons Espritos, em pensamento, por esses obsessores.

9) Se voc sente toques de dedos ou descargas elctricas, afaste esses espritos brincalhes da mesma maneira e ore mentalmente por eles. No lhes d ateno nem se assuste com esses efeitos fsicos. Leia diariamente, de manh ou noite, ao deitar-se, um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo e medite sobre o que leu. Abra o livro ao acaso e no pense que a lio s para voc. Geralmente s para os obsessores, mas voc tambm deve aproveit-la. No caso de vises a tcnica a mesma. Nunca se amedronte. isso que eles querem, pois com isso se divertem. Esses pobres espritos nada podem fazer alm disso, a menos que voc queira brincar com eles, o que lhe custar seu aumento da obsesso. Corte as ligaes que eles querem estabelecer com voc, usando o poder da sua vontade. Se fingirem ser um seu parente ou amigo falecido, no se deixe levar por isso. Os amigos e parentes se comunicam em sesses regulares, no querem perturbar.

10) Leia o livro de Allan Kardec O que o Espiritismo; mas de Kardec, no outros de autores diversos, que fazem confuses. Trate de estudar a Doutrina nas demais obras de Kardec.

11) No se deixe atrair por macumbas e as diversas formas de mistura de religies africanas com as nossas crendices nacionais.

No pense que algum lhe pode tirar a obsesso com as mos. Os passes tm por finalidade a transmisso de fluidos, de energias vitais e espirituais para fortificar a sua resistncia. No confie em passes de gesticulao excessiva e outras fantasias. O passe simplesmente a imposio das mos, ensinada por Jesus e praticada por Ele. uma doao humilde e no uma encenao, dana ou ginstica.

No carregue amuletos nem patus ou colares milagrosos. Tudo isso no passa de supersties provindas de religies das selvas. Voc no selvagem, uma criatura civilizada capaz de raciocinar e s admitir a f racional. Estude o Espiritismo e no se deixe levar por tolices. Dedique-se ao estudo, mas no queira saltar de aprendiz a mestre, pois o mestrado em Espiritismo s se realiza no plano espiritual. Na Terra somos todos aprendizes, com maior ou menor grau de conhecimento e experincia.

9 PSIQUIATR IA E ESPIRITISMO

O conflito entre Psiquiatria e Espiritismo tomou vulto entre ns, em virtude do crescimento do movimento esprita. O preconceito religioso influi muito na questo, estimulando o preconceito cientfico. Mas as ltimas conquistas das Cincias abriram uma perspectiva de trgua. Na proporo em que o conceito de matria se pulverizou nas mos dos fsicos e atingiu o plano da antimatria, verificou-se uma nova revoluo coprnica no tocante concepo do homem. Coube a um famoso psiquiatra norte-americano, Ian Stevenson, dar novo impulso s pesquisas sobre a reencarnao. Na URSS o psiquiatra Wladimir Raikov, da Universidade de Moscovo, reconheceu o fenmeno de lembranas de vidas anteriores e iniciou pesquisas a respeito, partindo do pressuposto de sugestes telepticas. Hoje h grande nmero de psiquiatras espritas, o que estabelece o dilogo entre os campos opostos. As pesquisas parapsicolgicas com dbeis mentais deram razo tese esprita da distino entre crebro e mente. Os dbeis mentais agem no plano de PSI (fenmenos paranormais) em igualdade de condies com as pessoas normais. Isso parecia mostrar que a debilidade era apenas cerebral e no mental. Quando Rhine sustentou a natureza extra fsica da mente, que Vassiliev tentou refutar sem consegui-lo, o problema se tornou mais claro. Muitos enigmas da Psiquiatria se tornaram mais facilmente equacionveis para uma soluo. Entre eles, talvez o mais complexo, que o da Esquizofrenia. Certos casos de amnsia, em que os pacientes substituem a memria actual por outra referente a uma possvel vida anterior, lanaram nova luz sobre o intrincado problema. A diviso da mente, a diluio da memria, o afastamento da realidade parecem denunciar uma espcie de nostalgia psquica que determina a inadaptao do esprito realidade actual.

Teramos dessa forma um caso tpico de auto-obsesso nas modalidades variveis da Esquizofrenia. Os casos se agravam com a participao de entidades obsessoras geralmente atradas

pelo estado dos pacientes. Eles se encontravam em estado de ambivalncia e so forados a optar pelo passado ante a presso obsessiva. Este mais um facto favorvel prtica da desobsesso. Psiquiatria e Espiritismo podem ajudar-se mutuamente, ao que parece em futuro bem prximo. No h razo para condenaes psiquitricas actuais dos processos espritas de cura dos casos de obsesso.

10 TRATAMENTO MDICO Deve tambm haver uma orientao mdica, tendo ou no o profissional conhecimento da Doutrina. (De qualquer modo ele no poder utilizar profissionalmente as armas que o Espiritismo pode lhe colocar nas mos, pois o Cdigo de tica Mdica o impede, com justa razo, no actual estado dos conhecimentos e dos determinantes culturais actuantes na maioria dos pases. Os mdicos que sejam espritas no podem instituir um tratamento esprita, mas obviamente podem, quando solicitados, calcados em suas convices filosficas, opinarem sobre a situao vivencial de amigos e pacientes). Os que se propem orientar os obsidiados no processo de sua libertao devem ter conhecimento da Doutrina solidamente estabelecido, em vivncia e em conhecimento terico, a fim de que os processos doutrinrios no se percam em prticas que a pesquisa esprita demonstrou serem inteis e, portanto, desnecessrias, servindo apenas para dar ao tratamento racional aspectos supersticiosos.

Todo tratamento medinico deve ser gratuito, segundo a recomendao de Kardec, pois depende estritamente do auxlio espiritual. Os espritos no cobram seus servios e no gostam que cobrem por eles. Por isso deve ser realizado em instituies doutrinrias, a nosso ver com duas caractersticas: Orientao externa: os que dela necessitam vm periodicamente instituio, recebem a

orientao preconizada e participam das prticas que a Doutrina estabelece, at o seu reequilbrio (e obviamente a instrues complementares), Orientao interna: em instituies psiquitricas mantidas por ou com participao de

espritas. Nestas, o tratamento mdico cabvel seria institudo como em qualquer hospital, e a orientao e as prticas que a Doutrina estabelece seriam iniciadas com o consentimento das famlias ou dos pacientes como uma praxe filosfico-religiosa independente da orientao mdica (note-se, nem associada, nem paralela, mas independente, para no ferir o Cdigo de tica Mdica, como foi exposto acima), o que no pode ser criticado, desde que assim seja feito, pois questo de foro ntimo, onde ningum deve interferir.

A pureza das intenes dos mdiuns e coordenadores das reunies de desobsesso a nica possvel garantia da eficcia da orientao medinica. Como assinalava Kardec, o desprendimento dos interesses terrenos a primeira condio do interesse dos Espritos Superiores pelo nosso esforo em favor do prximo.

II O PASSE 1

SUAS ORIGENS, APLICACES E EFEITOS

O passe esprita simplesmente a imposio das mos, usada e ensinada por Jesus como se v nos Evangelhos. Origina-se das prticas de cura do Cristianismo primitivo. Sua fonte humana e divina so as mos de Jesus. Mas h um passado histrico que no podemos esquecer. Desde as origens da vida humana na terra encontramos os ritos de aplicao dos passes, no raro acompanhados de rituais, como sopro, a frico das mos, a aplicao de saliva e at mesmo (resduo do rito do barro), a mistura de saliva e terra para aplicao no doente. No prprio Evangelho vemos a descrio da cura de um cego por Jesus usando essa mistura. Mas Jesus agiu sempre, em seus actos e em suas prticas, de maneira que essas descries, feitas entre quarenta e oitenta anos aps a sua morte, podem ser apenas influncia de costumes religiosos da poca. Todo o seu ensino visava afastar os homens das supersties vigentes no tempo. Essas incoerncias histricas, como advertiu Kardec, no podem provir dele, mas dos evangelistas; caso contrrio, Jesus teria procedido de maneira incoerente no tocante aos seus ensinos e seus exemplos, o que seria absurdo.

O passe esprita no comporta as encenaes e gesticulaes em que hoje se envolveram alguns tericos improvisados, geralmente ligados a antigas correntes espiritualistas de origem mgica ou feiticista. Todo o poder e toda a eficcia do passe esprita dependem do esprito e no da matria, da assistncia espiritual do mdium passista e no dele mesmo. Os passes padronizados e classificados derivam de teorias e prticas mesmricas, magnticas e hipnticas, de um passado j h muito superado. Os espritos realmente elevados no aprovam nem ensinam essas coisas, mas a prece e a imposio das mos. Toda a beleza espiritual do passe esprita, que provm da f racional no poder espiritual, desaparece ante as ginsticas pretensiosas e ridculas gesticulaes.

As encenaes preparatrias: mos erguidas ao alto e abertas, para suposta captao de fluidos pelo passista, mos abertas sobre os joelhos, pelo paciente, para melhor assimilao fludica, braos e pernas descruzados para no impedir a livre passagem dos fluidos, e assim por diante, s serve para ridicularizar o passe, o passista e o paciente.

A formao das chamadas pilhas medinicas, com o ajuntamento de mdiuns em torno do paciente, as correntes de mos dadas ou de dedos se tocando sobre a mesa condenadas por Kardec nada mais so do que resduos do mesmerismo do sculo passado, inteis, supersticiosos e ridicularizantes.

Todas essas tolices decorrem essencialmente do apego humano s formas de actividades materiais. Julgamo-nos capazes de fazer o que no nos cabe fazer. Queremos dirigir, orientar os fluidos espirituais como se fossem correntes elctricas e manipullos como se a sua aplicao dependesse de ns. O passista esprita consciente, conhecedor da doutrina e suficientemente humilde para compreender que ele pouco sabe a respeito dos fluidos espirituais e o que pensa saber simples pretenso orgulhosa limita-se funo medinica de intermedirio.

Se pede a assistncia dos Espritos, com que direito se coloca depois no lugar deles? Muitas vezes os Espritos recomendam que no se faam movimentos com as mos e os braos para no atrapalhar os passes. Ou confiamos na aco dos Espritos ou no confiamos, e neste caso melhor no os incomodarmos com os nossos pedidos. O passe esprita prece, concentrao e doao.

Quem reconhece que no pode dar de si mesmo, suplica a doao dos Espritos. So eles que socorrem aqueles por quem pedimos, no ns, que em tudo dependemos da assistncia espiritual.

2 MAGIA E RELIGIO O passe nasceu nas civilizaes da selva como um elemento de magia selvagem, um rito das crenas primitivas. A agilidade das mos em fazer e desfazer as coisas sugeria a existncia, nelas, de poderes misteriosos, praticamente comprovados pelas aces quotidianas da frico que acalmava a dor, da presso dos dedos estancando o sangue ou expulsando um espinho ou o ferro de uma vespa ou o veneno de uma cobra. Os poderes mgicos das mos se confirmavam tambm nas imprecaes aos deuses, que eram simplesmente os espritos. As bnos e as maldies foram as primeiras manifestaes tpicas dos passes. O selvagem primitivo no teorizava, mas experimentava instintivamente e aprendia a fazer e desfazer com o poder das mos. Os deuses o auxiliavam, socorriam, instruam em suas manifestaes medinicas naturais. A sensibilidade medinica aprimorava-se nas criaturas mais sensveis e assim surgiram os pajs, os feiticeiros, os xams, os mgicos terapeutas, curadores.

A descoberta do passe acompanhava e auxiliava o desenvolvimento do rito, da linguagem e da descoberta de instrumentos que aumentavam o poder das mos.

Podemos imaginar, como o fez Andrew Lang, um homem primitivo olhando intrigado o emaranhado de riscos da palma de sua mo, sem a mnima ideia do que aquilo poderia significar. Seus descendentes iriam admitir, mais tarde, que ali estavam traados os destinos de cada criatura. O mistrio da mo humana foi um elemento essencial do desenvolvimento da inteligncia e especialmente da descoberta lenta e progressiva, pelo homem, do seus poderes internos.

Dos tempos primitivos at aos nossos dias, a mo o smbolo do fazer que nos leva ao saber. Enquanto a Lua, o Sol e as estrelas atraam os homens para o mistrio do cosmos, a mo os levava a mergulhar nas profundezas da natureza humana. Dessa dialctica do interior e do exterior nasceram a Magia e a Religio. A Magia prtica, nasceu das mos e funcionava atravs delas.

A Religio terica, nasceu dos olhos, da viso abstracta do mundo e funciona no plano das ideias. Na Magia, os homens submetem os deuses ao poder humano, obrigam a Divindade a obedec-los, a fazer por eles. Na Religio, os homens se submetem aos deuses, suplicam a proteco da Divindade. Mas, apesar dessa distino, as religies no se livraram dos resduos primitivos das frmulas mgicas.

Todas as Igrejas da actualidade, mesmo aps as reformas recentes, apegam-se ao fazer dos mgicos, atravs de seus sacramentos. O exemplo mais claro disso o sacramento da Eucaristia, na Igreja Catlica, pelo qual o sacerdote obriga Deus a materializar-se nas espcies sagradas da hstia, para que o crente possa absorvlo e purificar-se com a sua ingesto.

No Espiritismo os resduos mgicos no podiam existir, pois trata-se de uma doutrina racionalista, mas o grande nmero de adeptos provindos dos meios religiosos, sem a formao filosfica e cientfica da Doutrina, transportam esses resduos para o nosso meio, numa tentativa de padronizao de prticas espritas e de transformao dos passes num fazer dos mdiuns e no dos espritos.

tipicamente mgica a atitude do mdium que pretende, com sua ginstica, limpar a aura de uma pessoa ou limpar uma casa. As tentativas de cura atravs desses bailados medinicos revelam confiana mgica do mdium no rito que pratica. Por isso Jesus ensinou simplesmente a imposio das mos acompanhada da orao silenciosa. A orao em voz alta e em conjunto tambm um resduo mgico, pelo qual se tenta obrigar Deus ou os Espritos a atenderem os clamores humanos.

A religio racional, e portanto consciente, baseia-se na f esclarecida pela razo, que no comporta de maneira alguma essas e outras prticas formais e carregadas de misticismo igrejeiro.

3 A TCNICA DO PASSE

Os elaboradores e divulgadores de tcnicas do passe no sabem o que fazem. A tcnica do passe no pertence a ns, mas exclusivamente aos Espritos Superiores.

S eles conhecem a situao real do paciente, as possibilidades de ajud-lo em face de seus compromissos nas provas, a natureza dos fluidos de que o paciente necessita e assim por diante.

Os mdiuns vivem a vida terrena e esto condicionados na encarnao que merecem e de que necessitam. Nada sabem da natureza dos fluidos, da maneira apropriada e eficaz de aplic-los, dos efeitos diversos que eles podem causar. Na verdade, o mdium s tem uma percepo vaga, geralmente epidrmica dos fluidos. simples atrevimento e portanto charlatanismo querer manipul-los e distribu-los a seu modo e a seu critrio.

As pessoas que acham que os passes ginsticos ou dados em grupos medinicos formados ao redor do paciente so passes fortes, assemelham-se s que acreditam mais na fora da macumba, com seus apetrechos selvagens, do que no poder espiritual.

As experincias espritas sensatas e lgicas, em todo o mundo, desde os dias de Kardec at hoje, mostraram que mais vale uma prece silenciosa, s vezes na ausncia e sem o conhecimento do paciente, do que todas as encenaes e alardes de fora dos ingnuos ou farofeiros que ignoram os princpios doutrinrios.

PASSE DISTNCIA

No h distncia para a aco dos passes. Os Espritos Superiores no conhecem as dificuldades das distncias terrenas. Podem agir e curar atravs das maiores lonjuras. Esse facto, constatado e demonstrado pelo Espiritismo e ridicularizado pelos cientistas materialistas, est hoje cientificamente comprovado pelas pesquisas em todo o mundo, atravs de pesquisas e experincias dos principais centros universitrios da actualidade. A telepatia, transmisso do pensamento, intenes e desejos, e psicapa, aces da mente sobre a matria, s podem ser negadas hoje por pessoas (cientistas ou no) que estiverem cientificamente desactualizadas, e, portanto, sem autoridade para opinar a respeito. No obstante, no se deve desprezar a importncia do efeito psicolgico da presena do paciente no ambiente medinico ou da presena do passista junto a ele. Temos, nesse caso, dois elementos importantes de eficcia no tratamento por passes. O efeito psicolgico resulta dos estmulos provocados no paciente por sua presena num ambiente de pessoas interessadas em ajud-lo, o que lhe desperta sensao de segurana e confiana em si mesmo. Trata-se de uma reaco anmica (da prpria alma do paciente) por isso mesmo psicolgica, conhecida na Psicologia como estmulo de conjunto, em que se quebra o desnimo da solido. Por outro lado, a visita do passista ao paciente isolado em casa d-lhe a sensao de valor social, reanimando-lhe a esperana de volta vida normal. Alm disso, a presena do paciente numa reunio lhe permite receber a ajuda do calor humano dos outros e da doao fludica directa, seja do mdium ou tambm de pessoas que o acompanham. Assim, o passe distncia s deve ser empregado quando for de todo impossvel o passe de contacto pessoal.

So esses tambm os motivos que justificam a prtica dos passes individuais nos Centros, onde todos sabem que ningum deixa de ser assistido de receber a fluidificao necessria.

PASSE DE AUXLIO MEDINICO

Nas sesses de manifestaes de Espritos para doutrinao o passe empregado como auxiliar dos mdiuns ainda em desenvolvimento, incapazes de controlar as manifestaes de entidades rebeldes. A tcnica esprita no de violncia, como nas prticas superadas do exorcismo, mas de esclarecimento e persuaso. A ajuda fludica ao mdium envolvido se faz apenas atravs da imposio das mos, sem tocar o mdium. Certas pessoas aflitas ou mal iniciadas no assunto procuram segurar o mdium, agarr-lo com fora e sujeit-lo. Isso serve apenas para provocar a reaco da entidade, provocando tumulto na reunio. O mdium se descontrola ainda mais e a entidade se aproveita disso para tumultuar a sesso. Chama-se o mdium pelo nome, pede-se a ele que reaja e adverte-se a entidade para acalmar-se, sem o que se prejudicar, a si mesma. No se deve esquecer que a fora do passe espiritual e no a fora fsica. Os Espritos auxiliares esto ao redor e retiram a entidade rebelde. O mdium novato e o que d o passe de auxlio precisam estar instrudos sobre a possibilidade dessas ocorrncias e sobre o comportamento certo a adoptar. Essas observaes devem ser sempre repetidas nas sesses dessa natureza, para que o passe de auxlio no se converta em motivo de tumulto. Esse um aspecto do problema do passe que muitos tm dificuldade de compreender, por falta de uma compreenso exacta da natureza puramente espiritual do passe.

PREPARAO PARA O PASSE

muito comum chegarem pessoas ao Centro, ou mesmo dirigindo-se casa de um mdium, pedindo passe com urgncia. O passe no pode ser dado a qualquer momento e de qualquer maneira. Deve ser sempre precedido de preparao do passista e do ambiente, bem como do paciente. O mdium precisa de preparao para bem se dispor ao acto medinico do passe. Atender a esses casos imediatamente dar prova de ignorncia das leis do passe. Tudo depende de sintonias que precisam ser estabelecidas.

Sintonia do mdium com o seu estado ntimo; sintonia do passista com o Esprito que vai atend-lo; sintonia das pessoas presentes com o ambiente que se deve formar no recinto.

Tudo isso se consegue atravs da prece e do interesse de todos pela ajuda ao necessitado. Dar um passe sem essas medidas preparatrias uma imprudncia e um desrespeito aos Espritos, que podem estar empenhados em outros afazeres naquele momento. A falsa ideia de que basta estendermos as mos sobre uma pessoa para socorr-la uma pretenso que tem suas razes nas prticas mgicas. O passe no um acto de magia, mas uma aco consciente de splica s entidades espirituais superiores que nos amparam. A existncia e a aco dessas entidades no so uma suposio, mas uma realidade provada cientificamente e hoje necessariamente integrada nas leis naturais, pois no decorre de vises msticas, mas de factos, de fenmenos objectivos cujas leis j foram descobertas. Os fenmenos paranormais no so de natureza mgica nem pertencem ao mito, mas ao real verificvel por mtodos adequados de pesquisa e at mesmo por meios tecnolgicos.

7 TRANSFUSO FLUDICA

O passe uma transfuso de plasma extrafsico (para usarmos essa expresso de Rhine) certamente composto de partculas livres de antimatria. Nas famosas pesquisas da Universidade de Kirov, na URSS, em que os cientistas soviticos (materialistas) descobriram o corpo bioplsmico do homem, verificou-se por meios tecnolgicos recentes que a fora psquica de William Crookes uma realidade vital na nossa prpria estrutura psicofsica. O ectoplasma de Charles Richet, agindo nessas experincias como um plasma radiante, confirmou a teoria esprita (de Kardec) da aco de fluidos semi-materiais nos fenmenos de telecinesia (movimento e levitao de objectos distncia). A suposta incompatibilidade de matria e antimatria j havia sido afastada pela produo em laboratrio de um antitomo de Hlio, comprovando-se a realidade dos espaos interpenetrados. De todas essas conquistas resultou necessariamente a comprovao da existncia dos fluidos vitais invisveis do organismo humano e de todos os organismos vivos, fotografados pelas mquinas fotogrficas Kirlian. O oficialismo ideolgico sovitico fez calar os cientistas, em defesa do materialismo de Estado, mas a descoberta foi registada e divulgada por pesquisadoras da Universidade de Prentice Hall, nos Estados Unidos. Essa epopeia cientfica e tecnolgica da Universidade de Kirov, combatida tambm pelo espiritualismo igrejeiro, deu-nos a chave do mistrio das mos humanas e do passe. Raoul de Montandon j havia obtido na Frana, por meios mais modestos, fotos de corpos bioplsmicos de animais inferiores, e Gustave Geley comprovara, em Paris, o fluxo de ectoplasma em torno das sesses medinicas. As mos humanas funcionam, no passe esprita, como antenas que captam e transmitem as energias do plasma vital de antimatria. Hoje conhecemos, portanto, toda a dinmica do passe esprita como transmisso de fluidos no processo aparentemente simplssimo e eficaz do passe. No h milagre nem sobrenatural na eficcia do passe, modestamente aplicado e divulgado por Jesus h dois mil anos. Essas as razes que nos levam a exigir, na actualidade, o respeito que o passe merece.

A CINCIA DO PASSE

Embora com boas intenes, as pessoas que se apressaram a oferecer ao pblico os lineamentos de uma Cincia do Passe, baseando-se em experincias comuns do passe utilizado nos Centros Espritas, cometeram uma leviandade. Kardec colocou o problema do passe em termos cientficos, no campo da Fludica, ou seja, da Cincia dos Fluidos. Com seu rigor metodolgico, ligou o passe estrutura dinmica do perisprito (corpo espiritual), hoje reconhecido como a fonte de todas as percepes a actividades paranormais. A Fludica hoje uma Cincia Tecnolgica, voltada apenas para o estudo dos fluidos materiais de propulso. As descobertas actuais da Parapsicologia, e particularmente as da Universidade de Kirov, confirmaram a validade da posio secularmente precursora de Kardec. A Fludica se abre, ante o avano da Fsica Nuclear, para a pesquisa da dinmica dos fluidos em todo o Cosmos. S agora comeamos a dispor de elementos para um conhecimento exacto, o que vale dizer cientfico, da problemtica bimilenar do passe. Nas experincias de Kirov as manifestaes dos fluidos foram vistas e fotografadas pelos cientistas soviticos, que arriscaram a cabea para proclamar a importncia dos fluidos medinicos na teraputica do futuro. Essa foi mais uma vitria da Cincia Esprita atravs das pesquisas d e cientistas materialistas. Isso prova que a Cincia, no fundo, no mais do que o mtodo geral da pesquisa e comprovao objectiva da realidade, que ao contrrio das restries kantianas e das mltiplas classificaes metodolgicas em vigor, essencialmente uma s, como sustentava entre ns Carlos Imbassahy. Por qualquer lado que invadirmos o campo do real, atravs de pesquisas cientficas, chegamos sempre a concluses coincidentes. No tocante ao passe, as teorias psicolgicas da sugesto, dos estmulos provocados no organismo humano esto hoje superadas pelas descobertas objectivas da Fludica aplicada ao Psiquismo. A Medicina Psicossomtica uma prova disso.

Quando, porm, passamos os limites da sugesto natural para os excessos da gesticulao e da fabulao como se faz nos pedidos ao paciente para que imagine entrar numa sala doirada, etc. , perturbamos atravs de desvios imaginrios a aco, naturalmente controlada pelos dispositivos do inconsciente (conscincia subliminar de Myers) o processo natural de reajuste e cura.

Quando Kardec props a tese da natureza semimaterial do perisprito (corpo bioplsmico) a expresso pareceu estranha e rebarbativa nos meios cientficos. As pesquisas de Crookes, Notzing, Crawford, Geley, Imoda e Richet, alm de outros, provaram posteriormente o acerto de Kardec. Actualmente as Cincias reconheceram que a explicao dos campos de foras no dispensa o reconhecimento de uma conjugao constante de energia e matria em todas as estruturas dinmicas da Terra, do homem e do espao sideral.

Tudo isso nos mostra que o estudo cientfico do passe no pode ser feito por pessoas desprovidas de conhecimentos cientficos actualizados. O Kardec superado dos espritas pretensiosos dos nossos dias est sempre na dianteira das conquistas actuais. O Espiritismo a Cincia e acima de tudo a Cincia que antecipou e deu nascimento a todas as Cincias do Paranormal, desde as mais esquecidas tentativas cientficas do passado at a Metapsquica de Richet e a Parapsicologia actual de Rhine e McDougal. Qualquer descoberta nova e vlida dessas Cincias tem as suas razes nO Livro dos Espritos. Todos os acessrios ligados prtica tradicional do passe devem ser banidos dos Centros Espritas srios. O que nos cabe fazer nesta hora de transio da civilizao terrena no inventar novidades doutrinrias, mas penetrar no conhecimento real da doutrina, com o devido respeito ao homem de cincias e cientista eminente que a elaborou, na mais perfeita sintonia com o pensamento dos Espr itos Superiores.

III A DOUTR INAO 1

CONCEITOS DA DOUTRINAO

A Doutrinao a moderna tcnica esprita de afastar os espritos obsessores atravs do esclarecimento doutrinrio. Essa tcnica moderna e foi criada e desenvolvida por Allan Kardec para substituir as prticas brbaras do Exorcismo, largamente usada na Antigidade, tanto na medicina como nas religies.

O conceito do doente mental como possesso demonaca gerou a ideia de espancar o doente para retirar o demnio do seu corpo. Nos hospitais a cura se processava atravs de espancamentos dirios. Nas Religies recorria-se a mtodos de expulso por meio de preces, objectos sagrados como crucifixos, relquias, rosrios e teros, medalhas, asperso de gua benta, ameaas e insultos, queima de incensos e outros ingredientes, pancadas e torturas. As formas de exorcismo mais conhecidas entre ns so a judaica e a catlica, sendo a judaica mais racional, pois nela se empregavam tambm o apelo razo do Dibuk, considerado como esprito demonaco ou alma penada. A traduo da palavra hebraica Dibuk, que nos parece mais acertada a de alma penada, pois os judeus reconheciam e identificavam o esprito obsessor como esprito humano de pessoa morta que se vingava do obsidiado ou cobrava dbitos dele e da famlia. No exorcismo catlico prevaleceu at hoje a ideia de possesso demonaca.

As pesquisas espritas do sculo passado levaram Kardec a instituir e praticar intensivamente a doutrinao como forma persuasiva de esclarecimento do obsessor e do obsidiado, atravs de sesses de desobsesso. Ambos necessitam de esclarecimento evanglico para superarem os conflitos do passado.

Afastada a ideia terrorista do diabo, o obsessor e o obsidiado so tratados com amor e compreenso, como criaturas humanas e no como algoz satnico e vtima inocente. A doutrinao esprita humanizou e cristianizou o tratamento das doenas mentais e psquicas, influindo nos novos rumos que a Medicina tomava nesse sentido. Alguns espritas actuais pretendem suprimir a doutrinao, alegando que esta realizada com mais eficincia pelos Espritos bons no plano espiritual. Essa uma prova de ignorncia generalizada da Doutrina no prprio meio esprita, pois nela tudo se define em termos de relao e evoluo.

Os espritos sofredores, que so os obsessores, permanecem mais ligados Terra e portanto matria. Dessa maneira, os Espritos benevolentes muitas vezes se manifestam nas sesses de desobsesso e servem-se dos mdiuns para poderem comunicar-se com os obsessores. Apegados matria e vida terrena, os obsessores necessitam de sentir-se seguros no meio medinico, envolvidos nos fluidos e emanaces ectoplsmicas da sesso, para poderem conversar de maneira proveitosa com os Espritos esclarecedores. Basta esse facto, comum nas sesses bem orientadas, para mostrar que a doutrinao humana dos espritos desencarnados uma necessidade.

Pensemos um pouco no que ficou dito sobre relao e evoluo. Os planos espirituais so sobrepostos. A partir da Terra, constituem as chamadas esferas da tradio espiritualista europeia, segundo o esquema da Escala Esprita (O Livro dos Espritos) como regies destinadas aos vrios graus ou ordens dos Espritos.

Essas esferas ou planos espirituais so mundos que se elevam ao infinito. Quanto mais elevado o mundo, mais distanciado est do nosso mundo carnal.

A doutrinao existe em todos os planos, mas o trabalho mais rude e pesado o que se processa em nosso mundo, onde os espritos dos mundos imediatamente superiores vm colaborar connosco, ajudar-nos e orientar-nos no trabalho doutrinrio.

Orgulhoso e intil, e at mesmo prejudicial, ser o doutrinador que se julgar capaz de doutrinar por si mesmo. Sua eficincia depende sempre de sua humildade, que lhe permite compreender a necessidade de ser auxiliado pelos bons Espritos. O doutrinador que no compreende esse princpio precisa de doutrinao e esclarecimento, para alijar de seu esprito a vaidade e a pretenso. S pode realmente doutrinar Espritos quem tiver amor e humildade. Mas importante no confundir humildade com atitudes piegas, com melosidade. Muitas vezes a doutrinao exige atitudes enrgicas, no ofensivas ou agressivas, mas firmes e imperiosas. o momento em que o doutrinador, firmado em sua humildade natural decorrente da conscincia que tem das suas limitaes humanas trata o obsessor com autoridade moral, a nica autoridade que podemos ter sobre os Espritos inferiores. Estes sentem a nossa autoridade e se submetem a ela, em virtude da fora moral de que dispusermos. Essa autoridade s se consegue atravs de uma vivncia digna no mundo, sendo sempre correctos em nossas intenes e em nossos actos, em todos os sentidos. As nossas falhas morais no combatidas, no controladas, diminuem a nossa autoridade sobre os obsessores. Isso nos mostra o que a moral: poder espiritual que nasce da rectido do esprito. No se trata da moral convencional, das regras da moral social, mas da moral individual, ntima e profunda, que realiza a integrao espiritual do ser voltado para o bem e a verdade. Mas essa integrao no se consegue com sistemas ou processos artificiais, com reformas ntimas impostas de fora para dentro, como geralmente se pensa. Existe a moral exgena, que nos imposta de fora pelas convenincias da convivncia humana. Essa moral exgena, pelo simples facto de se fundar em interesses imediatos do homem e no do ser, a casa construda na areia segundo a parbola evanglica.

A moral de que necessitamos endgena, vem de dentro para fora, brota da compreenso real e profunda no sentimento da vida. a moral espontnea, determinada por uma conscincia esclarecida que no se rende aos interesse imediatistas da vida social. Este um problema em que precisamos pensar, meditar a srio e a

fundo para podermos adquirir a condio de doutrinar com eficincia, dando amor, compreenso e estmulo moral aos Espritos inferiores. O Espiritismo, como acentuou Kardec, uma questo de fundo e no de forma.

A doutrinao praticada com plena conscincia desses princpios atinge o obsessor, o obsidiado, os assistentes encarnados e desencarnados e, particularmente, o prprio doutrinador, que se doutrina a si mesmo, doutrinando os outros.

Note-se a importncia e o alcance de uma doutrinao assim praticada. ela a alavanca com que podemos deslocar a mente do charco de pensamentos e sentimentos inferiores, egostas e maldosos em que se afundou. , por isso mesmo, a alavanca com a qual podemos mover o mundo, como queria Arquimedes, para coloc-lo na rbita do Esprito. Devemos utilizar essa alavanca em todos os instantes no silncio da nossa mente, na actividade incessante do nosso pensamento, na conversao sria ou at mesmo ftil, nas relaes com o prximo, nas discusses dos mais variados problemas, na exposio dos princpios doutrinrios aos que desejam ouvir-nos, numa carta, num bilhete, numa saudao social , mas sempre com discrio, sem insistncias perturbadoras, sem carranca e seriedade formal.

O primeiro sintoma da conteno desse problema a alegria que nos ilumina por dentro e se irradia ao nosso redor, contagiando os outros. Porque a vida uma bno e portanto alegria e no tristeza, jovialidade e no carrancismo. No estamos na vida para sofrer, mas para aprender. Cada dificuldade que nos desafia uma experincia de aprendizado. O sofrimento consequncia da nossa incompreenso da finalidade da vida. Desenvolvendo a razo no plano humano, o ser se envaidece com a sua capacidade de julgar e comete os erros da arrogncia, da prepotncia, da vaidade, da insolncia. Julga-se mais dotado que os outros e com mais direitos que eles. Essa a fonte de todos os males humanos. A doutrinao esprita, equilibrada, amorosa, modifica a ns mesmos e aos outros, abre as mentes para a percepo da realidade real que nos escapa, quando nos apegamos iluso das nossas pretenses individuais, geralmente mesquinhas. Foi isso o que Jesus ensinou ao dizer: Os que se apegam sua vida perd-la-o, mas os que a perderam por amor a mim, esses a encontraro.

A meditao sincera e desinteressada sobre estas coisas o caminho da nossa libertao e da libertao dos outros. S aquele que est livre pode libertar.

PSICOLOGIA DA DOUTRINAO

O doutrinador deve ler e reler, com ateno e persistncia, a ESCALA ESPRITA (nO Livro dos Espritos) para bem informar-se dos tipos de Espritos com que vai defrontar-se nas sesses. (Ver: Livro dos Espritos; Livro Segundo; Captulo I Dos Espritos; n VI Escala Esprita)

A escala nos oferece um quadro psicolgico da evoluo espiritual, que podemos tambm aplicar aos encarnados. No tracto com os Espritos, o conhecimento desse quadro facilita grandemente a doutrinao. Os Espritos inferiores usam geralmente de artimanhas para nos iludirem e se divertem quando conseguem, prejudicando-se a si mesmos e fazendo-nos perder tempo. Temos de encar-los sempre como necessitados e trat-los com o desejo real de socorr-los. Mas precisamos de psicologia para conseguirmos ajud-los. A tipologia que a Escala nos oferece de grande valia nesse sentido. Por outro lado, a leitura dos casos de doutrinao relatados por Kardec na Revista Esprita nos oferece exemplos valiosos de como podemos nos conduzir, auxiliados pelos Espritos protectores da sesso, para atingir bons resultados. (p. ex: Julho 1859, pg. 197; Set 1859 pg. 257 Ed. Brasileira)

A prtica da doutrinao uma arte em que o bom doutrinador vai se aprimorando na medida em que se esfora para domin-la. Enganam-se os que pensam que basta dizer aos Espritos que eles j morreram para os sensibilizar. No basta, tambm, citar-lhes trechos evanglicos ou faz-los orar repetindo a nossa prece. importante tambm explicar-lhes que se encontram em situao perigosa, ameaados por Espritos malfeitores que podem domin-los e submet-los aos seus caprichos. A ameaa de perda da liberdade os amedronta e os leva geralmente a buscar melhor compreenso da situao em que se encontram. Mas no se deve falar disso em tom de ameaa e sim de explicao pura e simples. Muitos deles j esto dominados por Espritos maldosos, servindo-lhes de instrumentos mais ou menos inconscientes. O mdium que recebe a entidade sente as suas vibraces, percebe o seu estado e pode ajudar o doutrinador, procurando absorver os seus ensinos.

Atravs da compreenso do mdium o Esprito sofredor ou obsessor mais facilmente tocado em seu ntimo e desperta para uma viso mais real da sua prpria situao. Doutrinador e mdium formam um conjunto que, quando bem articulado, age de maneira eficiente para a entidade.

O doutrinador deve ter sempre em mente todo esse quadro, para agir de acordo com as possibilidades oferecidas pela comunicao do Esprito. Com os Espritos rebeldes, viciados na prtica do mal, s a trplice conjugao da autoridade moral do doutrinador, do mdium e do Esprito protector poder dar resultados positivos e quase sempre imediatos. Se o mdium ou o doutrinador no dispuser dessa autoridade, o Esprito se apegar fraqueza de um deles ou de ambos para insistir nas suas intenes inferiores. Por isso Kardec acentua a importncia da moralidade na relao com os Espritos. Essa moralidade, como j dissemos, no formal, mas substancial, decorre das intenes e dos actos morais dos praticantes de sesses, e no apenas nas sesses, mas tambm em todos os aspectos de suas vidas. Os Espritos sofredores so mais facilmente doutrinados, pois a prpria situao em que se encontram favorece a doutrinao. Se muito erraram na vida terrena, permanecendo por isso em situao inferior, o facto de no se entregarem obsesso depois da morte j mostra que esto dispostos a regenerar-se. S a prtica abnegada da doutrinao, com o desejo profundo de servir aos que necessitam, dar ao mdium e ao doutrinador a sensibilidade necessria para distinguir rapidamente o tipo de Esprito com que se defrontam. O doutrinador intuitivo aprimora rapidamente a sua intuio, podendo perceber, logo no primeiro contacto, a condio do Esprito comunicante.

A psicologia da doutrinao no tem regras especficas, dependendo mais da sensibilidade do doutrinador, que dever desenvolv-la na prtica constante e regular. Mesmo que o doutrinador seja vidente, no deve confiar apenas no que v, pois h Espritos maus e inteligentes que podem simular aparncias enganadoras, que a percepo psicolgica apurada na prtica facilmente desfar. No preciso ser psiclogo para doutrinar com eficincia, mas indispensvel conhecer a ESCALA ESPRITA, que nos d o conhecimento bsico indispensvel.

OS RECM-DESENCARNADOS

As manifestaes de Espritos recm-desencarnados ocorrem com frequncia nas sesses destinadas ao socorro espiritual. Revelam logo seu estado de angstia ou confuso, sendo facilmente identificveis como tal. Muitas vezes so crianas, o que provoca estranheza, pois parecem desamparadas. Quando esses Espritos se queixam de frio, pondo s vezes, o mdium a tremer, com mos geladas, porque esto ligados mentalmente ao cadver. Se o doutrinador lhes disser cruamente que morreram, ficam mais assustados e confusos. necessrio cortar a ligao negativa, desviando-lhes a ateno para o campo espiritual, fazendoos pensar em Jesus e pedir o socorro do seu Esprito protector. Trata-se a entidade como se ela estivesse doente e no desencarnada. Muda-se a situao mental e emocional, favorecendo a sua percepo dos bons Espritos que a cercam, e em poucos instantes a prpria entidade percebe que j passou pela morte e que est amparada por familiares e Espritos que procuram ajud-la. Nos casos de crianas desamparadas que chamam pela me, o quadro tocante, emocionando as pessoas sensveis. Mas a verdade que essas crianas esto assistidas. O facto de no perceberem a assistncia decorre de motivos diversos: a incapacidade de compreender por si mesmas a situao, a completa ignorncia do problema da morte em que foram mantidas ou conseqncias do passado reencarnatrio em que abandonaram as crianas ao lu ou mesmo que as mataram. A reaco moral da lei de causa e efeito as obriga a passar pelas mesmas condies a que submeteram outros seres em vida anterior.

O doutrinador deve lembrar, nessas ocasies, que o mundo espiritual perfeitamente organizado e que essas provas de resgate e ensino passam rapidamente. Tratado com amor e compreenso, esses Espritos logo percebem a presena de entidades que na verdade j o socorriam e a levaram sesso para facilitarem a sua percepo do socorro espiritual. Ningum fica ao desamparo depois da morte. Essas mesmas situaes chocantes representam socorro ao Esprito para despertar-lhe a piedade que no teve em vida. Quanto s manifestaes de crianas que so consideradas como Espritos pertencentes s legies infantis de socorro e ajuda, o doutrinador no deve deixar-se levar por essa aparncia, mas doutrinar o

Esprito para que ele se retorne com mais facilidade sua posio natural de adulto, o que depende apenas de esclarecimento doutrinrio. As correntes de crianas que se manifestam nas linhas de Umbanda e outras formas de mediunismo popular so formadas por Espritos que j esto capazes de ser encaminhados como Espritos adultos no plano espiritual. Se lhe dermos ateno, continuaro a manifestar-se dessa maneira, entregando-se a simulaes que, embora sem intenes malvolas, prejudicam a sua prpria e necessria reintegrao na vida espiritual de maneira normal. Esses Espritos, apegados forma carnal e que morreram (como crianas), entregam-se a fantasias e iluses que lhes so agradveis, mas que, ao mesmo tempo, os desviam de suas obrigaes de aps-morte. O mesmo acontece com Espritos que se manifestam como debilides ou loucos. Precisam ser chamados razo, pois entregam-se comodamente lei de inrcia, querendo continuar indefinidamente como eram na sua encarnao j finda. Ocorre o mesmo no caso de Espritos que se manifestam em condies larvares ou animalescas. O doutrinador no pode aceit-los como se apresentam, pois esto simplesmente tentando fugir s suas responsabilidades, atravs de ardis a que se apegam e com os quais muitas vezes se divertem. Todos os Espritos, ao passarem pela morte, tm o dever de reintegrar-se na posse de sua conscincia e dos seus deveres. Gozando do seu livre arbtrio, apegados a condies que lhes parecem favorveis para viverem vontade, entregam-se a iluses que devem ser desfeitas pela doutrinao. para isso que so levados s sesses, e no para serem amimados em suas fantasias. Os Espritos que os protegem recorrem ao ambiente medinico para que eles possam ser mais facil mente chamados realidade, graas s condies humanas em que mergulham no fluido medinico das sesses.

SANTOS, DIABOS E CLRIGOS

Nas manifestaes medinicas da era apostlica, no chamado culto pneumtico dos apstolos e seus discpulos, era frequente a manifestao de Espritos diablicos, com pesadas injrias a Jesus e a Deus, como contam os historiadores do Cristianismo primitivo. O apstolo Paulo trata desse culto na I Epstola aos Corntios, no tpico referente aos dons espirituais. O nome de culto pneumtico deriva da palavra grega pneu, que significa sopro, esprito. Nas sesses espritas actuais surgem as manifestaes de santos, diabos e padres, geralmente condenando as prticas espritas. Os doutrinadores precisam de habilidade para distinguir os brincalhes e os mistificadores das entidades ainda realmente apegadas s funes religiosas que exerceram em sua vida terrena. Os supostos santos usam uma linguagem melflua, carregada de falsa bondade, com que pretendem iludir os participantes ingnuos das sesses. O doutrinador precisa lembrar-se que, se eles fossem realmente santos, no viriam combater as sesses medinicas e os ensinos medinicos de Jesus. No devem perder muito tempo com eles. Basta mostrar-lhes que esto em mau caminho e que nada conseguiro com suas manhas. Os diabos aparecem sempre de maneira grotesca, procurando fazer estardalhao, ameaando e roncando como bichos. Com pacincia e calma, mas sem lhes dar trelas, o doutrinador os afastar logo. Os Espritos de padres e freiras, frades e outros clrigos so mais insistentes, querendo discutir sobre interpretaes evanglicas. O melhor que se pode fazer convid-los a orar a Jesus. Embora manhosos, so Espritos necessitados de ajuda e esclarecimento. Com sinceridade e amor so facilmente doutrinveis. Mais raras so as manifestaes de pastores protestantes e de rabinos judeus, mas tambm ocorrem. Manifestam-se sempre demasiadamente apegados a letras dos textos bblicos e evanglicos. Intil entrar em discusso com eles. Tratados com amor e sinceridade acabam retirando-se, j entregues a antigos companheiros de profisso, mais esclarecidos, que geralmente os trouxeram sesso medinica para aproveitar as facilidades do ambiente.

A doutrinao tem o duplo poder da verdade e do amor, a que eles no podem resistir por muito tempo. Alguns costumam voltar com insistncia em vrias sesses. Devem ser sempre recebidos com esprito fraterno e com a inteno pura de auxili-los.

Sabemos que, nos planos inferiores da Espiritualidade, os Espritos encontram situaes favorveis continuidade de suas actividades terrenas. A natureza no d saltos. O Esprito que deixou o corpo sente-se, em seu corpo espiritual, em relao com Espritos de sua mesma condio. Integram-se num meio adequado s suas ideias e continuam a experincia terrena em condies muito semelhantes da Terra. O doutrinador precisa compreender bem esse problema, lendo e estudando as obras de Kardec, onde os Espritos Superiores colocaram esses problemas de maneira bastante clara. Nossa funo nas sesses ajudar essas criaturas a se libertarem do passado, integrando-se na realidade espiritual que no atingiram na vida terrena, enleados nos enganos e nas iluses de falsas doutrinas.

Outros tipos de manifestaes, como as de Espritos de negros velhos e de ndios ligados a suas religies primitivas, no raro perturbam os doutrinadores sem experincia. No so mistificadores, mas entidades que continuam apegadas forma fsica e a ideia que tiveram na Terra. Os mistificadores logo se revelam, como ensina Kardec, deixando aparecer a ponta da orelha por baixo do chapu ou da cabeleira. No justo nem cristo expuls-los ou ofend-los de qualquer maneira. Pacincia e amor so sempre os ingredientes de uma doutrinao eficiente. Quando se mostram demasiado renitentes, perturbando os trabalhos, o melhor chamar o mdium a si mesmo, fazendo-o desligar-se do Esprito perturbador. Geralmente ele voltar em outras sesses, mas ento j tocado pelo efeito da doutrinao e desiludido de sua pretenso de dominar o ambiente. O episdio serve tambm para reforar a confiana do mdium em si mesmo, demonstrando-lhe que pode cortar por sua vontade as comunicaces perturbadoras.

A TELEDOUTRINAO

Os coraes amorosos, em todos os tempos, apelaram orao para socorrer distncia os entes queridos. Das prticas mgicas primitivas, nascidas na selva, nas regies polares, nos desertos e na vastido dos mares, o homem passou, nas civilizaes agrrias e pastoris, s rogativas dirigidas aos deuses. Da forma de aco directa da magia selvagem principalmente a simptica ou simpattica, baseada na ideia das relaes por semelhana, a mente mais experiente e desenvolvida passava aco indirecta das rogativas. A aco directa mgica. No pertence ao campo da Religio, mas ao da Magia. O Homo Faber, ou seja, o homem que confia na sua capacidade de fazer, havendo descoberto relaes de semelhana (simpticas) entre coisas e seres, acreditava poder agir directamente distncia sobre inimigos e amigos atravs das relaes de semelhana. O Homo Sapiens, ou seja, o homem interessado em saber, buscava conhecer um tipo superior de relaes o mental e emocional, ligando seus deuses (bons Espritos) aos quais dirigia suas rogativas. Assim nasceram as Religies, arrancadas pelo esprito das entranhas materiais da Magia. Nos povos mais adiantados da Antiguidade entre os quais se destacaram, nesse campo, os egpcios, os gregos, os judeus, os arianos da ndia, os chineses e os celtas a utilizao da mediunidade nas prticas oraculares acelerou o desenvolvimento espiritual da Humanidade. Essa acelerao produziu o refinamento intelectual, restrito s elites culturais, e transformou o acervo de experincias das prticas mgicas em formulaes teolgicas e elaboraes litrgicas e rituais, doiradas com a purpurina dos sofismas e das pretenses teolgicas. As ordenaes e as sagraes encheram o mundo civilizado de instituies supostamente sagradas, em que permanecem at hoje os resduos mgicos das selvas. Essas Religies e Ordens Ocultistas esto carregadas de conceitos absurdos sobre a vida e a morte, com cerimoniais especialmente preparados para influir na credulidade das criaturas ingnuas ou sensveis. A Idade Mdia europeia, acompanhada dos perodos medievais diferenciados em outras partes do mundo, gerou o fanatismo religioso e as guerras de religio, as mais impiedosas e brutais, feitas em nome de Deus, cujo conceito era recortado do modelo bblico de Iav, o deus dos Exrcitos das brbaras conquistas judaicas.

O Cristianismo se transformou numa superstrutura cultural fundamentada na magia primitiva do sangue, com todas as consequncias falsas e desumanas de uma Cincia do Absurdo a Teologia, Cincia dos homens que tinham Deus como objecto. A reaco dialctica era inevitvel e o aceleramento cultural, regido pelas leis do esprito, gerou a revolta cientfica do Renascimento, da Era da Razo.

S nos Sculos XVIII e XIX abriram-se as perspectivas para uma compreenso racional, e portanto humana, das relaes espirituais entre Deus e o homem.

E s a pesquisa esprita e sacrificial de Kardec conseguiu romper o nevoeiro restante das pesadas trevas teologico-medievais. Espantado o nevoeiro, Kardec pde oferecer ao mundo o conceito da telegrafia humana, no qual o problema da orao, tomado no sentido mais simples da palavra prece, restabelecia a verdade sobre a natureza humana e suas relaes com Deus.

Ao mesmo tempo, descobria-se a existncia das relaes humanas distncia, da telegrafia humana, to simples e natural como as que ento ocorriam atravs do telgrafo elctrico. Nesse processo telegrfico aparentemente mental os homens podiam comunicar-se entre si atravs de todas as distncias, inclusive as at ento insuperveis distncias da morte. E o problema da morte, em que at hoje as Igrejas se confundem e se embaralham, tornava-se claro compreenso de qualquer criatura de bom senso. Essa expresso comum o bom senso , plebeia, popularesca, transformada pelo vulgo em medidazinha de bolso dos moralistas de esquina, Kardec transformou em critrio de verdade. Era um escndalo falar em bom senso entre as alucinaes teolgicas da poca e a loucura fecunda dos cientistas. Descartes o fizera num desafio de espadachim, num golpe de ironia contra os telogos, mas Kardec o fazia numa tomada de posio no campo da Verdade. O bom senso, que at ento s servira como recurso de acomodao dos medocres s regras banais da moral burguesa, entre os flocos de algodo da hipocrisia, transformava-se em bssola de navegantes audaciosos em mares nunca dantes navegados. E Kardec mostrou sem alardes, com a tranquilidade do sbio, que essa expresso humilde e desprezada era a prpria chave do futuro. No era atravs de golpes de imaginao, de inspiraes e intuies maravilhosas, mas da observao e da pesquisa cientfica dos fenmenos que se podia arrancar a verdade sobre o homem, a vida e a morte; o destino da civilizao obter uma concepo lgica de Deus. A realidade

total s nos era acessvel atravs desse point doptique, desse centro visual em que todo o Cosmos se reflectia; a descoberta da telegrafia humana no havia sido um golpe de gnio, nem um relmpago da sabedoria infusa dos telogos, mas um resultado de pesquisas minuciosas e teimosas, na carne e no esprito de criaturas ingnuas e simples.

Hoje as pesquisas parapsicolgicas e biofsicas, em plena era csmica, comprovam a realidade da telegrafia humana com a expresso cientfica da telepatia, que diz exactamente o que Kardec proclamava no seu tempo, h mais de um sculo.

Telepatia no apenas transmisso do pensamento, mas de todo o pathus individual da criatura, que se define tambm como projeco do eu. graas a essa projeco espiritual que podemos falar em teledoutrinao, ou seja, em doutrinao distncia. Kardec relata na Revista Esprita a cura de uma jovem obsidiada, cuja famlia catlica no permitia sua frequncia a sesses espritas; revelia da famlia e da prpria jovem, formou-se um pequeno grupo de amigos que passou a reunir-se todos os dias, em hora determinada, emitindo pensamentos de ajuda e orientao espiritual a ela e s entidades perturbadoras.

A moa foi curada sem tomar conhecimento desse facto. Experincias actuais de telepatia, realizadas por pesquisadores ingleses, como os professores universitrios C. G. Soal, Wathely Carrington e Price, bem como por pesquisadores norte americanos, como Rhine, Pratt e Puharicch, e pesquisadores soviticos como Prof. Vassiliev e o grupo de pesquisas da Universidade de Kirov, confirmaram plenamente o xito dessas intervenes distncia. Chegaram mesmo a comprovar a possibilidade de aco hipntica distncia, por meio da telepatia. A Cincia Esprita tem hoje a sano da Parapsicologia, atravs de experincias e pesquisas realizadas nos maiores e mais importantes Centros Universitrios do mundo. Dessa maneira, o costume aparentemente ingnuo de se colocar o nome e endereo de pessoas necessitadas na mesa de sesses espritas, para que sejam beneficiadas distncia, no s pelos mtodos espirituais de cura mas tambm pelo afastamento de entidades perturbadoras e obsessoras, integra-se hoje no campo das realidades cientficas comprovadas. O Espiritismo se firma como a primeira Cincia do paranormal, de cujos flancos chicoteados pela sapincia arrogante e falsa do materialismo e do religiosismo fanticos, nasceram as disciplinas cientficas modernas e contemporneas da Parapsicologia, da Psicofsica e da Metapsquica de Richet.

As prticas de aco distncia podem ser individuais ou em grupos, dependendo a sua eficcia unicamente da boa vontade e da inteno real e firme de auxiliar os necessitados. As pessoas que hoje ainda consideram essas prticas de solidariedade humana como utpicas ou supersticiosas, por mais credenciadas que sejam culturalmente, revelam falta de actualizao cientfica ou, o que pior, preconceitos inadmissveis em nosso tempo. As pessoas que pretendem reduzir a fenomenologia paranormal a manifestaes de faculdades humanas sem interveno de entidades espirituais contrariam a realidade cientfica mundialmente comprovada, pretendendo colocar suas opinies pessoais e seus preconceitos acima das rigorosas comprovaes cientficas actuais. Trata-se de pretenso evidentemente exagerada. As que se apoiam em crenas e dogmas religiosos para se oporem a essa realidade so espritos sistemticos. O Espiritismo, como Kardec afirmou, contrrio ao esprito de sistema, fundamentando seus princpios na observao e na pesquisa. Factos so factos e s podem ser negados por pesquisas cientficas rigorosas, realizadas por cientistas qualificados.

OBSESSO E AUTOCURA " hora de crescer. Devemos nos lembrar que nenhum jugo resiste a uma vontade firme"

Por Heloisa Pires (filha de Jos Herculano Pires e investigadora esprita de reconhecido valor)

O professor, jornalista, filsofo, poeta, conhecedor da doutrina esprita, Herculano Pires, escreveu o "pequeno grande" livro, Obsesso, Passe e Doutrinao.

Baseado em sua experincia de mais de quarenta anos no trabalho de desobsesso, Herculano explica como resolver os problemas das influncias de espritos inferiores.

Com muita autoridade, o professor pode falar sobre o assunto, pois sua vida foi um exemplo de capacidade e superao das dificuldades. Viveu a doutrina, no apenas a teorizou. Calmo, alegre, humilde; homem culto, doutor em Filosofia, jornalista respeitado e escritor premiado, enfrentou problemas com muita tranquilidade. Foi eleito vrias vezes presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de So Paulo; director da cadeira de filosofia da Faculdade de Filosofia de Araraquara. Autor de 81 obras de valor reconhecido. Desenvolveu grande experincia no sentido de auxiliar os que, nesse difcil planeta Terra, se perdem no cipoal das prprias angstias ou rebeldia, que entram em lamentvel estado de esquizofrenia temporria, do qual no conseguem sair sem o auxlio externo.

O professor realizava sesses chamadas de desobsesso, onde mentes encarnadas eram auxiliadas. Nos ltimos quinze anos de sua existncia, Herculano, com o auxlio do doutor Antonio Joo Tadesco Marchese, neurologista e do doutor Larcio Saudini, realizavam as sesses nas quais muitos obsidiados encontraram a cura.

Nos casos de desajuste, o indivduo, expelindo de si mesmo pensamentos de depresso, liga-se a mentes encarnadas ou desencarnadas, que aumentam suas sombras interiores; a esse fenmeno convencionamos, os espritas, chamar de obsesso.

OBSESSO

Obsesso, como diz Allan Kardec, o codificador da doutrina esprita, "o domnio que os espritos inferiores exercem sobre determinadas pessoas".

A obsesso sempre produto de uma auto-obsesso. O desequilbrio tem incio na mente do indivduo encarnado. Telepaticamente, por questo de sintonia vibratria, entra em contacto com outros indivduos que vibram no mesmo teor e o processo se inicia. No h mistrio, h apenas ligao mente a mente, comunicao. O indivduo estabelece laos com pensamentos desfavorveis, entra em ondas desagradveis e colhe os frutos de seu prprio desequilbrio.

Todos ns, encarnados, em momentos de desnimo, de falta de "orao e vigilncia", notamos que vamos nos enredando em uma teia de aranha, que faz os problemas parecerem insolveis. a hora do basta, da reaco interior, do uso da vontade para sair de um estado desfavorvel e entrar num equilbrio maior com a harmonia universal; sintonizar melhor sua onda mental, mudar o teor vibratrio. Somos os construtores do nosso destino. Temos sempre o direito de optar pelo que nos convm; indivduos fortes enfrentam os problemas que surgem e, devido fora interior, sintonizam com outros indivduos encarnados ou no, que vibram positivamente; lutam, vencem e se tornam cada vez mais equilibrados. Indivduos frgeis, deslizam a todos os instantes pelos difceis caminhos do pessimismo e entram em desajustes que podem causar at doenas fsicas. Pensamentos de dio, revolta, pessimismo so txicos que envenenam o corpo e desajustam a mente. 0 Mestre de Nazar nos convida ao perdo e f em Deus; disse "Olhai os lrios do campo, que no tecem nem fiam e nem Salomo se vestiu como eles

em toda a sua glria". No fez um convite preguia, mas serenidade. Centelhas divinas fomos criados por Deus para um progresso infinito. Ou, como disse Jesus: "sois deuses, sois luzes...". O nosso livre arbtrio permite escolhermos caminhos mais rpidos para a evoluo, ou labirintos dolorosos dos desequilbrios. Mas nosso destino, dentro do determinismo das leis de Deus, a angelitude.

CAUSAS DAS OBSESSES

A causa primeira a nossa incapacidade para utilizar a nossa fora interior e resolver os problemas que aparecem. As encarnaes passadas devem ser levadas em conta. O doutor Ian Stevenson, em seu livro Vinte Casos Sugestivos de Reencarnao, explica como o indivduo traz no inconsciente o arquivo do passado, que s vezes aflora no presente. Os contedos subliminares afloram na conscincia supra liminar. Desafectos do passado aproveitam os nossos momentos de descuido, a quebra de defesa psicolgica e nos afectam at onde o permitimos. necessrio se manter dentro de um equilbrio psquico gerado por bons pensamentos.

O Mestre de Nazar explica na histria O Esprito Mal como se livrar dos obsessores. 0 indivduo precisa povoar a sua casa mental com bons pensamentos; necessita entender a finalidade da existncia, o sentido da vida. "Vivemos", diz Herculano, "para desenvolver as potencialidades psquicas de que somos dotados. Nossa existncia tem por fim a transcendncia, a superao de nossa condio humana". Sartre, o grande filsofo materialista, diz que o Ser deve assimilar as aquisies dos que antecederam e deixar o produto de suas experincias para os que vierem depois. Embora diga que o homem "uma paixo intil" reconhece a necessidade da transcendncia.

Kierkegaard conta a histria do homem e do cachorro que esto na porta de um bar. O cachorro vive apenas; come, satisfaz as necessidades biolgicas da espcie. O homem s Existe quando cresce espiritualmente, raciocina, um elemento indutor ao progresso. Muitos apenas vivem, raros Existem. O destino do homem no ser escravo dos vcios, das sedues da carne, da matria. caminhar erecto, na vertical, em busca de mundos melhores. fazer da terra um mundo de Justia e de Amor.

O mundo lindo. H uma msica suave, que s os mais sensveis conseguem captar, que embala nossos coraes, que produto da harmonia universal. Deus nos criou para a felicidade e alegria. Diz A Gnese, de Allan Kardec: "Se o homem agisse sempre de acordo com a lei de Deus seria feliz sobre a terra e evitaria para si mesmo os males mais amargos". o homem que, contrariando as leis de Amor, cria problemas: fome, desemprego, guerras, doenas. Aos poucos ele vai se saturar do mal moral e procurar remdio no bem. O mundo apresenta problemas que no nos agradam; vamos resolv-los. Se nosso prprio interior nos parece deprimente, vamos modific-lo. Possumos foras incrveis, necessrio utiliz-las. Sabemos hoje, atravs das experincias do casal Paul Vase, na Frana, que o pensamento divide gotas de gua, acende lmpadas, intensifica o crescimento de plantas. Com a fora de nosso pensamento, podemos nos modificar para melhor e modificar o mundo em nossa volta. Certeza de vencer nos dar vitria. Ghandi, igualmente frgil, conseguiu mudar a face de seu pas.

AS DIMENSES DA VIDA

No sculo XX fcil ser esprita; no praticar a doutrina, mas entend-la. A matria se dissolveu em energia; experincias provam que, como dissera Plato, "0 mundo sensvel ilusrio". A Gnese de Allan Kardec disse, h mais de cem anos, que matria apenas condensao de energia. Os fsicos actuais so metafsicos. Falam em buracos negros e em electres positivos que viriam de um submundo. A mente do homem se abre para outras dimenses, outras formas de existncia. O grande Einstein fala sobre a relatividade. Popper confirma que tudo efmero e relativo. Um mundo novo surge, os preconceitos cientficos ou religiosos no tem mais razo de ser. O corpo bioplsmico dos russos confirma que o K dos egpcios o perisprito da doutrina esprita. Uma nova compreenso do universo, uma nova ordem de valores surgiu. A existncia de dois mundos, o material e o espiritual, uma realidade. O homem cresce para a conscientizao de que uma pequena pea, importante quando inserida na grande engrenagem universal. Mas, assim como um parafuso sozinho no tem grande utilidade, sendo indispensvel ao funcionamento de uma mquina, o indivduo til quando se integra na Harmonia Universal. Sozinhos somos pontinhos frgeis perdidos num universo luminoso. A nossa fora est na unio de nossas mentes, para a construo de um mundo melhor.

Nessa nova dimenso, convm ouvir Herculano: Reformule o conceito de si mesmo. Voc no um pobrezinho abandonado no mundo. Tire da mente a ideia de pecado e de castigo. O que chamam pecado o erro, que pode e deve ser corrigido. Corrija-se. A ideia de pecado e o complexo de culpa arrasam o indivduo.

TRATAMENTO MDICO Herculano lembra que Deve haver uma orientao mdica, tendo ou no o profissional conhecimento da doutrina esprita. O mdico esprita contar com as armas maiores da compreenso da reencarnao e do intercmbio entre encarnados e desencarnados; isso facilitar sua tarefa. Alm do tratamento mdico, o obsidiado recorrer s casas espritas onde, atravs de passes de sesses de desobsesso, conseguir fortificar sua vontade e esclarecer no s sua mente como as demais envolvidas no processo para a sua libertao. Recorrendo aos especialistas do campo da matria e ao auxlio dos que tratam dos problemas do esprito, o indivduo conseguir modificar o seu modo de vida e organizar ao redor de si a couraa da f e da caridade aconselhada pelo apstolo Paulo.

Se pensamentos dissemelhantes no sintonizam, o indivduo que emitir sempre bons pensamentos afastar toda a inferioridade e perturbao. Preocupado em ser til, esquecer seus problemas e ser mais feliz. Madre Tereza de Calcut no devia sentir tdio, desnimo, ou angstia existencial. Suas energias eram dedicadas aos sofredores. hora de crescer. Devemos nos lembrar que nenhum jugo resiste a uma vontade firme. S fica obsedado aquele que, consciente ou inconscientemente o desejar. uma espcie de auto-punio.

A cura da obsesso uma autocura..., diz Herculano Pires.


MEDICINA E ESPIRITISMO Por que motivo o Espiritismo, desde o incio de sua elaborao doutrinria, teve de enfrentar a mais cerrada oposio das corporaes mdicas em todo o mundo? Por estranho que parea, o motivo fundamental simples: a Cincia Esprita abre novas e grandiosas perspectivas para o desenvolvimento da Medicina, oferecendo-lhe nada menos do que a metade desconhecida da realidade humana e das possibilidades teraputicas de que ela necessita.

Pasteur, que no era mdico, mas qumico, teve de enfrentar a mesma oposio por motivo semelhante. No seu tempo, a Medicina dispunha apenas de um quarto da realidade humana e Pasteur lhes oferecia mais um quarto. Foi ridicularizado e espezinhado por esse gesto de atrevimento. Kardec era professor de cincias mdicas e exerceu clnica em Paris, como o demonstra Andr Moreil em sua recente biografia do codificador. Mas nem por isso escapou da excomunho cientfica. curioso o paralelo entre eles. Pasteur descobriu revelou, provando-o cientificamente, a existncia do mundo invisvel das bactrias microbianas, que respondem, juntamente com as viroses, pela totalidade das doenas infecto-contagiosas, e descobriu a maneira cientfica de prevenir e curar essas doenas. Kardec descobriu e revelou cientificamente o mundo invisvel dos espritos infestadores, descobriu a maneira cientfica de prevenir e curar as infestaes. Esses dois mundos invisveis no esto localizados no Alm, mas aqui mesmo, na Terra, envolvendo e interpretando o mundo visvel. Mas a medicina um organismo vivo do mundo das cincias e, como todos os organismos biolgicos ou conceptuais, dotado do instinto de conservao, repelindo instintivamente qualquer interferncia estranha em sua estrutura (...).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Obras completas Dostoyewski, M. F. Madrid: M. Aguilar Editora A Personalidade Neurtica de Nosso Tempo Horney, K. traduo: Octavio Alves Velho. Editora Civilizao Brasileira O Livro dos Mdiuns Kardec, Allan. Editora Calvrio O Evangelho Segundo o Espiritismo Kardec, Allan. Editora Lake O Cu e o Inferno Kardec, Allan. Traduo J. Herculano Pires Editora Lake A Gnese Kardec, Allan. Traduo J. Herculano Pires Editora Argentina O Livro dos Espritos Kardec, Allan. Traduo J. Herculano Pires 2 Ed. FEESP Psicologia da Vida Moderna Mira Y Lopes. Livraria Jos Olympio e Editora O Ser e a Serenidade J. Herculano Pires. Edicel Cincia Esprita J. Herculano Pires. Editora Paidia Mediunidade J. Herculano Pires. Edicel Obsesso, o Passe e a Doutrinao J. Herculano Pires. Editora Paidia (Extrado da Revista Crist de Espiritismo n 24, paginas 34-37)

ESRE TRABALHO FOI VISTO NO SITE DO BOLETIM MDIO-ESPRITA:

También podría gustarte