Está en la página 1de 36

1

Direitos Personalssimos
Aline Rollo Sozzo 2 Fernando Silveira Melo Plentz Miranda
1

Resumo Os direitos personalssimos tratam de aspectos inerentes dignidade da pessoa humana prevista no Texto Constitucional, porm, so disciplinados pelo Cdigo Civil de 2002 onde em seu artigo 11 prev que salvo previso legal, so intransmissveis e irrenunciveis limitando inclusive a prpria ao do seu titular. Referidos direitos so conferidos a todas as pessoas pelo nascimento com vida e terminam, via de regra, com a morte, pois os parentes ou o cnjuge do falecido podero promover a defesa, requerendo que cesse a violao do direito ao corpo morto, ao sepulcro, ao nome, ao pseudnimo, imagem, honra, etc. Pretende-se com o presente trabalho tecer algumas linhas gerais sobre os direitos da personalidade mediante uma linha cronolgica que remonta os tempos remotos at a atualidade, sem, contudo exaurir o tema. Palavras-chave: Direitos, personalidade, dignidade, pessoa, personalssimos.

1. Introduo A Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002, revogou o Cdigo Civil de 1916 e, conforme preceitua seu artigo 2.044, entrou em vigor um ano aps a sua publicao, assim sendo, o atual Cdigo Civil brasileiro passou a vigorar a partir de 11 de janeiro de 2003 e trouxe em seu corpo um captulo constitudo de 11 artigos que trata dos direitos da personalidade, objeto do presente trabalho que tem por finalidade realizar uma abordagem sobre tema.
1 2

Bacharel em Direito pela Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis de So Roque. (2010).

Bacharel em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Bacharel em Administrao de Empresas pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Especialista em Direito Empresarial pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Mestrando em Direitos Difusos e Coletivos pelo Centro Universitrio FIEO (UNIFIEO). Professor de Direito Processual Civil do curso de Direito da Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis de So Roque (FAC So Roque). Advogado e Administrador de Empresas. Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

Os direitos personalssimos possuem esta nomenclatura, pois busca preservar a integridade fsica, moral e intelectual das pessoas. Conforme assevera Silvio Rodrigues, no se pode conceber um indivduo que no tenha direito vida, liberdade fsica ou intelectual, ao seu nome, ao seu corpo, sua imagem e quilo que cr ser sua honra, no sentido de afirmar que h direitos inseparveis da pessoa (2003, p. 61), esto ligados desde o momento em que nascem at sua morte, porm, conforme veremos, referidos direitos no se extinguem com a morte, haja vista que seus familiares passaro a ter legitimidade para requerer que cesse os direitos ameaados. Como de conhecimento, a nossa Constituio Federal de 1988 prev logo em seu 1 artigo, dentre outros fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana, que est ligada de maneira direta aos direitos da personalidade, haja vista se tratar de atributo essencial do ser humano, conforme preceitua Ingo Wolgang Sarlet em sua obra, conceituando a dignidade da pessoa humana como:
qualidade intrnseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condies existentes mnimas para uma vida saudvel, alm de propiciar e promover sua participao ativa e coresponsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho com os demais seres humanos. (SARLET, 2001, p. 60)

Assim sendo, os direitos da personalidade se encontram entre os direitos extrapatrimoniais, por no se tratar do patrimnio da pessoa, mas sim da integridade fsica, moral e intelectual, como o direito ao nome, imagem, privacidade, ao corpo vivo ou morto, etc., so aspectos que dizem respeito ao cerne da pessoa, essenciais ao ser humano. 2. Direitos Personalssimos 2.1. Alguns Apontamentos sobre o Tema

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

O artigo 1 da Constituio Federal tem como fundamento a dignidade da pessoa humana, tendo relevante proteo em funo das constantes inovaes cientficas, nas diversas reas. Vem por conseqncia proteger os direitos personalssimos inerentes a pessoa. Tais direitos ganharam posio de destaque na Lei n 10.406/2002, o Cdigo Civil brasileiro, dedicando 11 artigos, agrupados em um captulo denominado Dos Direitos da Personalidade. Os direitos da personalidade se encontram intimamente ligado a pessoa humana, com a diferena de o primeiro possuir contedo especial, pois prescrevem os elementos constitutivos da prpria personalidade, em seus diversos aspectos; no segundo so os direitos subjetivos de defender a sua integridade fsica, intelectual e moral. A inviolabilidade dos direitos personalssimos esta prevista no artigo 5 da Constituio Federal, seguido de 78 incisos que descrevem os direitos fundamentais num captulo dedicado aos direitos e deveres individuais e coletivos. Com a violao de tais direitos, pode-se requerer tanto que a mesma cesse, bem como a reparao do dano, levando-se em conta a relevncia do direito violado. Os direitos da personalidade tm, portanto, fundamento Constitucional e disciplinado pelo Cdigo Civil brasileiro. Deve-se ressaltar, por oportuno, que a personalidade da pessoa natural constituda do nascimento com vida, de forma que o beb consiga ter o primeiro sopro de vida fora do ventre materno. Corrobora com este entendimento Carlos Roberto Gonalves:
Ocorre o nascimento quando a criana separada do ventre materno, no importando tenha o parto sido natural, feito com o auxlio de recursos obsttricos ou mediante interveno cirrgica. O essencial que se desfaa a unidade biolgica, de forma a constiturem me e filho dois corpos, com vida orgnica prpria, mesmo que no tenha sido cortado o cordo umbilical. Para se dizer que nasceu com vida, todavia, necessrio que haja respirado. Se respirou, viveu, ainda que tenha perecido em seguida. Lavram-se, neste caso, dois assentos, o de nascimento e o de bito. (GONALVES: 2005, p. 77)

Desta feita, deve-se frisar que a personalidade no provm da Lei, esta apenas resguarda seus direitos, tanto , que antes do nascimento no h que se falar em personalidade, mas sim em expectativa de vida.
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

2.2. Breve histrico sobre os direitos da personalidade: aspectos gerais Pode-se afirmar que a preocupao com a pessoa humana muito antiga, porm nunca ficou evidenciada de forma especifica tal qual percebe-se na atual legislao civilista, mas sim restou demonstrada de forma esparsa nas diversas legislaes no decorrer dos tempos, conforme vislumbra-se nas subsees que seguem. 2.2.1. Cdigo de Hamurabi O caminho histrico percorrido por este tema remonta os Estados antigos percorrendo os tempos at a atualidade, com o escopo de demonstrar a evoluo da proteo aos direitos da personalidade, iniciando-se especificamente com o Cdigo de Hamurabi, sendo este o mais antigo conjunto de Leis existente. Supe-se que Hamurabi nasceu e reinou em meados do sculo 18 a.C., sendo que neste tempo, dentre outras coisas, compilou as Leis existentes juntamente com as Leis que regulamentavam a vida cotidiana da poca de acordo com os costumes locais, ressaltando que um grande nmero da populao da poca era escrava. O Cdigo de Hamurabi um monumento monoltico, talhado em rocha de diorito, rocha esta que formada pelo lento resfriamento no interior da crosta terrestre, onde estava dispostas colunas com clusulas, que previa as Leis a serem seguidas e as correspondentes punies caso estas no fossem cumpridas. O Cdigo de Hamurabi aventava a respeito de penalidade por atos que atentassem fsica ou moralmente s pessoas em alguns de seus artigos, a saber: (<http://www.culturabrasil.pro.br/hamurabi.htm>)
1 - Se algum acusa um outro, lhe imputa um sortilgio, mas no pode dar a prova disso, aquele que acusou, dever ser morto. 3 - Se algum em um processo se apresenta como testemunha de acusao e, no prova o que disse, se o processo importa perda devida, ele dever ser morto.

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

A punio no era to somente queles que eram do povo, mesmo o magistrado, se ferisse o direito de outrem que estava sob seu julgamento, sofria grave penalidade, seno vejamos:
5 - Se um juiz dirige um processo e profere uma deciso e redige por escrito a sentena, se mais tarde o seu processo se demonstra errado e aquele juiz, no processo que dirigiu, convencido de ser causa do erro, ele dever ento pagar doze vezes a pena que era estabelecida naquele processo, e se dever publicamente expuls-lo de sua cadeira de juiz. Nem dever ele voltar a funcionar de novo como juiz em um processo.

Pode-se vislumbrar com a transcrio dos artigos infra a proteo a alguns direitos da personalidade relativamente honra:
127 - Se algum difama uma mulher consagrada ou a mulher de um homem livre e no pode provar se dever arrastar esse homem perante o juiz e tosquiar-lhe a fronte. 132 - Se contra a mulher de um homem livre proferida difamao por causa de um outro homem, mas no ela encontrada em contato com outro, ela dever saltar no rio por seu marido.

Havia punio tambm advinda de dano integridade fsica, aqui patente se mostra a Lei de Talio:
196 - Se algum arranca o olho a um outro, se dever arrancar o olho. 197 - Se ele quebra o osso a um outro, se lhe dever quebrar o osso. 200 - Se algum parte os dentes de um outro, de igual condio, dever ter partidos os seus dentes.

Referido cdigo teve o condo de unificar juridicamente o reino, bem como garantir uma cultura comum, prevendo dentre outras questes os crimes, obrigaes, contratos, sobre o falso testemunho, famlia, sucesso, adoo, posse de escravos, salrios, profisses, etc. Ele fora pautado na antiga Lei de talio, consistente na relao entre o crime cometido e a pena aplicada, possui o condo de fazer com que o criminoso tenha um castigo proporcional ao delito cometido, conhecida como olho por olho, dente por dente. 2.2.2. Lei das XII Tbuas
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

A Lei das XII Tbuas retrata um perodo da Roma antiga, porm, tem-se conhecimento apenas de partes do seu contedo autntico, que possui caracterstica de um conjunto de Leis, uma forma escrita dos costumes. Esta Lei foi desenvolvida pelos nobres, tambm denominados patrcios a pedido e para uso da plebe, classe considerada inferior na composio social romana, com escopo de frear a modo arbitrrio com que queles tratavam estes. Foi em 454 a.C. que comearam os estudos para a elaborao do cdigo, com o envio Grcia de uma embaixada, composta por trs membros, para estudar a legislao de Slon, dois anos mais tarde, quando do retorno dos estudiosos, elegem-se os decnviros para que pudesse dar inicio efetivo, j em 451 a.C. a elaborao de um cdigo, que a princpio se deu em 10 tbuas, mas por estar o trabalho incompleto, h uma nova eleio de decnviros, que foi composto por membros do primeiro decenvirato e, inclusive por plebeus, o que foi uma inovao para a poca, onde em 450 a.C. redigem mais duas tbuas, compondo assim, as 12 Tbuas. (ALVES, 2008, p. 26) A Tbua VIII trata dos delitos e a conseqente pena nos casos de incurso em um de seus incisos, como nos crimes contra a honra, contra a integridade fsica, contra o direito de propriedade. Vejamos alguns dos incisos que trata a referida Tbua: (<http://www.internext.com.br/valois/pena/451ac.htm>)
I Pena capital ao autor de injrias ou ultrajes pblicos difamatrios. II Contra aquele que destruiu o membro de outrem e no transigiu com o mutilado, seja aplicada a pena de talio. IV Pela injria feita a outrem, pena de vinte e cinco as. IX Aquele que causa, noite, furtivamente, destruio, ou apascenta o seu rebanho sobre colheitas, seja voltado a Ceres e punido de morte; sendo impbere, ser vergastado a critrio do magistrado e condenado a reparar o dano em duplos. X Aquele que causa incndio num edifcio, ou num moinho de trigo prximo de uma casa, se o faz conscientemente, seja amarrado, flagelado e morto pelo fogo; se o faz por negligncia, ser condenado a reparar o dano; se for muito pobre, far a indenizao parceladamente. XII se algum cometeu furto noite e foi morto, seja o causador da morte absolvido.

Frise-se que o contedo autntico das Leis no conhecido, haja vista que, de acordo com o site Wikipdia, por ocasio do incndio em Roma provocado pelos
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

gauleses em 390 a.C. restaram somente fragmentos que no indicam a que tbuas pertenciam, sendo, portanto, no oficiais e ordenadas por estudiosos, historiadores, atravs de citaes que se referiam Lei de autores da poca. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_das_Doze_Tbuas) 2.2.3. Institutas de Justiniano Dentro das diversas codificaes pelas quais o Direito passou, vislumbramos, em 527 d.C., Justiniano tornando-se Imperador sendo que, pouco tempo aps assumir o poder, percebeu a necessidade de reunir o Direito Romano esparso num nico cdigo, para que o mesmo no se perdesse com o tempo, para tanto nomeou uma comisso de juristas bizantinos que iniciaram um grande trabalho de compilao das constituies imperiais at ento existentes. No ano de 533 d. C. ocorre a publicao e promulgao das Institutas do Imperador Justiniano, um manual para uso dos estudantes de Direito de Constantinopla. No livro quarto, Ttulo IV, encontramos a abordagem sobre injria, caracterizada pelo fato de se fazer algo a outrem sem que haja respaldo no direito, assim sendo, esta pessoa estava sendo injustiada. (JUSTINIANO, 2001, p. 194). Os pargrafos que seguem referido Ttulo tratam das diversas formas pelas quais uma pessoa poderia ser injuriada. O pargrafo primeiro prev que muito mais do que flagelar um terceiro, abarca o modo de como se trata a pessoa para caracterizar a injria, conforme se percebe na transcrio que segue: (JUSTINIANO, 2001, p. 194)
1. Comete-se injria no apenas quando se agride algum com os punhos ou fustigando (aoite), mas tambm quando se lhe dirige berros; ou quando algum apreende os bens alheios tendo cincia de que esse algum nada lhe devia; ou quem, objetivando arrojar infmia a outrem, escreve, compe, publica um libelo ou versos infamantes ou contribui para que algumas dessas coisas sejam realizadas; ou quem seguir constantemente uma me de famlias, ou um adolescente, ou uma adolescente; ou quando disser que atentou contra o pudor de algum; e finalmente, como conspcuo, a injria pode ser cometida de muitas outras maneiras.

Por

se

tratar

de

um

delito,

aquele

que

injuriava

uma

pessoa,

independentemente da forma com que esta se perfazia, deveria sofrer uma punio,
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

sendo que esta, inicialmente, se dava de acordo com o Cdigo de Hamurabi e a Lei das XII Tbuas, que tinham o escopo de aplicar a pena de talio. Porm, com o passar do tempo era o prprio injuriado que analisava a injria e dizia o que deveria ser feito, de tal sorte que o juiz condenava o ru pela sua avaliao, conforme o pargrafo stimo das Institutas, seno vejamos: (JUSTINIANO, 2001, p. 195)
7. No que concerne pena pelas injrias, a Lei das Doze Tbuas cominava a pena de talio no caso de um membro mutilado; no caso de um osso fraturado, instituram penas pecunirias, em consonncia com a grande pobreza dos antigos. Entretanto, posteriormente os pretores permitiram que os prprios injuriados avaliassem a injria, de tal forma que o juiz pudesse condenar o ru naquilo que o injuriado avaliou em relao a injria, ou em menos, segundo seu critrio. A pena das injrias, porm, introduzida pela Lei das Doze Tbuas, caiu em desuso; quanto introduzida pelos pretores, tambm denominada honorria, freqente no foro; pois, em funo do grau de dignidade e honorabilidade de vida, a avaliao da injria aumenta ou diminui. Essa graduao observada tambm, e no sem motivo, em relao ao escravo, daquele de condio mais baixa ou agrilhoado, mediana ou escravo intendente.

Em 565 d.C. morre o Imperador Flavius Petrus Sabbatius Justinianus, que sucedido por Justiniano II. 2.2.4. Da Idade Mdia aos Tempos Atuais Diz Ana de Barcellos (2002, p. 1054) que a primeira vez que o homem passou a ser valorizado como tal, foi com o advento do Cristianismo. Na poca de Cristo, com a mensagem Amars o teu prximo como a ti mesmo, assim como na carta escrita pelo apstolo Paulo aos Glatas no trecho em que dizia nisto no h judeu nem grego; no h servo nem livre; no h macho nem fmea; porque todos vs sois um em Cristo Jesus, demonstra a igualdade entre os homens, ou seja, o fundamento da dignidade da pessoa humana encontra-se em Deus, dando assim segurana ao homem daquela poca, atravs das Leis eternas, imutveis que decorria do Criador. Decorridos vrios sculos, com o Iluminismo, a dignidade da pessoa humana deixou de ter fundamento na religiosidade e passou a ter fundamento no prprio homem, em seus direitos individuais e no exerccio democrtico do poder, dando igualdade dos homens conotao poltica.
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

O Iluminismo, ou clareamento, clarificao iluminao esclarecimento (em alemo Aufklrung, um ingls enlightenment), foi uma fase muito importante para o movimento intelectual surgido na segunda metade do sculo XVIII, o chamado sculos das luzes, que enfatizava a razo e a cincia como formas de explicar o universo. O nome se explica porque os filsofos da poca acreditavam estar iluminando as mentes das pessoas. Os iluministas acreditavam que a razo seria a explicao para todas as coisas no universo, e se contrapunham a f. Segundo Olgria Matos (1993, p. 33) cita Imanuel Kant (1724 1804) que foi um dos mais importantes e influentes filsofos desta poca, e define o iluminismo como a capacidade do ser humano de fazer uso da sua razo sem recorrer a outros, isso ele chama de estado de emancipao, onde deve-se ter coragem de usar a sua prpria razo sem as instrues de outrem. sapere aude! (ouse saber!) A autora supracitada (1933, p. 33) preleciona que, no sculo XVIII, o Iluminismo se desenvolveu a partir da luz natural da razo, nos mostrando um mundo inteiramente iluminado, visvel, onde tudo deveria ser transparente e se perfez de forma plena como um movimento intelectual europeu se constituindo na Frana atravs de Voltaire, Diderot, Helvtius, Rousseau e outros. A razo iluminista prometeu conhecimento da natureza atravs da cincia, aperfeioamento moral e emancipao poltica. Como seres dotados de razo, devemos nos valer de nosso prprio entendimento, sem tutela de outro. Aps, com o pensamento de Immanuel Kant, a natureza do homem em suas diversas relaes ganhou relevante consistncia, quando expressou que O homem um fim em si mesmo. Ana Paula de Barcellos (2002, p. 107) complementa que o Direito e o Estado que devero estar organizados em favor do homem, da coletividade. A autora supra referenciada conclui que a concepo kantiana de homem continua ter fora, ainda que a ela se tenham agregado novas preocupaes, como a tutela coletiva dos interesses individuais e a verificao de existncia de condies materiais indispensveis para o exerccio da liberdade. Silvio Rodrigues, ilustre doutrinador civilista acredita que as primeiras Leis que trataram do assunto foram o Cdigo Portugus de 1897 no artigo 359 e seguintes, o Cdigo Alemo de 1896 em seu artigo 12 bem como no pargrafo 823 e, o Cdigo
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

10

Suo de 1907 previsto nos artigos 27 e 28, sendo que os direitos da personalidade foram regulamentados efetivamente de forma sistemtica, claro que sem essa denominao, pelo Cdigo italiano de 1942 que previu sobre a pessoa, famlia, tutela do nome e do direito imagem, de tal sorte que havendo a violao, a pessoa poderia requerer judicialmente a cessao e ressarcimento pelos danos causados. (2003, p.63) No inicio do sculo XX, as Constituies passaram a consagrar os direitos individuais e, a partir da 1 Guerra Mundial, preocupando-se com os direitos sociais, progressivamente introduzida nos textos constitucionais. Aps a 2 Guerra Mundial, por conseqncia do nazismo e do fascismo, onde aniquilavam o ser humano, atentando diretamente contra a dignidade da pessoa humana, foi que os direitos da personalidade passou a ter maior relevncia para o mundo jurdico, referidos direitos passaram a receber tutela na Assemblia Geral da ONU de 1948, na Conveno Europia de 1950 e no Pacto Internacional das Naes Unidas. (DINIZ, 2006, p. 120) Em decorrncia dessa guerra, outros pases como a Alemanha, Portugal e Espanha, Blgica e Frana, incluram em suas Constituies a dignidade da pessoa humana, tendo reconhecimento e proteo estatal. A dignidade da pessoa humana passou a ter base Constitucional com o artigo 1, III da Constituio Federal de 1988, tendo um valor supremo na ordem jurdica e estando totalmente integrada aos direitos e garantias fundamentais do homem, que so tradicionalmente apresentados como direitos individuais, direitos polticos e direitos sociais. A partir de ento, o Estado passou a proteger e respeitar a dignidade da pessoa humana, sendo que no texto constitucional, encontramos uma tutela bastante abrangente no inciso XLI do artigo 5 onde prev que a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais. 3. Consideraes Gerais sobre a Personalidade Para podermos falar a respeito de personalidade, necessrio se faz tecer algumas consideraes no tocante ao que vem a ser pessoa.

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

11

Primeiramente deve-se salientar que pessoa a razo de ser do Direito, que dita regras de conduta a serem seguidas pela sociedade. Nosso ordenamento jurdico prev duas classes de pessoa, a natural ou fsica e a jurdica. A pessoa natural ou fsica o indivduo capaz de exercer direitos e adquirir obrigaes. Entende-se por pessoa jurdica a unidade de pessoas naturais ou de patrimnios, que visa consecuo de certos fins, reconhecida pela ordem jurdica como sujeito de direitos e obrigaes. (DINIZ, 2008, p. 232). Vejamos abaixo os apontamentos de Washington de Barros Monteiro, citado pelo jurista Carlos Roberto Gonalves e da doutrina de Maria Helena Diniz, a saber:
A palavra pessoa (do latim persona) comeou a ser usada na linguagem da antiguidade romana no sentido, primitivamente, de mscara. Esta era uma persona, porque fazia ressoar a voz de uma pessoa. Com o tempo, o vocbulo passou a significar o papel que cada ator representava e, mais tarde, passou a expressar o prprio indivduo que representava esses papis. No direito moderno, pessoa sinnimo de sujeito de direito ou sujeito de relao jurdica. (GONALVES, 2005, p. 74) Para doutrina tradicional pessoa o ente fsico ou coletivo suscetvel de direitos e obrigaes, sendo sinnimo de sujeito de direito. Sujeito de direito aquele que sujeito de um dever jurdico, de uma pretenso ou titularidade jurdica, que o poder de fazer valer, atravs de uma ao, o no-cumprimento de dever jurdico, ou melhor, o poder de intervir na produo da deciso judicial. (DINIZ, 2008, p. 113 e 114)

Segundo o entendimento de Carlos Roberto Gonalves (2005, p. 70), personalidade e pessoa natural tem uma relao ntima, pois todos ao nascerem com vida tornam-se pessoas e adquirem personalidade, que caracterstica fundamental do ser humano. A personalidade jurdica , portanto, definida como aptido genrica para adquirir direitos e contrair obrigaes ou deveres na ordem civil. pressuposto para insero e atuao da pessoa a ordem jurdica, e que se estende a todos os homens. O artigo 1 do Cdigo Civil dispe: Toda pessoa capaz de direitos e deveres na ordem civil. Tais direitos so concedidos aos sujeitos em virtude de sua personalidade, ou seja, a personalidade concede s pessoas, fsicas ou jurdicas, a possibilidade de
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

12

participar de uma relao jurdica, que para acontecer necessita dos sujeitos de direito, ativo e passivo, de um objeto que tenha valor patrimonial e do fato propulsor, que o elemento volitivo que une as partes. O artigo 2 do Cdigo Civil dispe: A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro. O inicio da personalidade do sujeito, como se verifica no artigo aludido e citado anteriormente, ocorre do nascimento com vida, necessitando o recm nascido ser separado da sua ligao com a me e que tenha dado o primeiro sopro de vida extra-uterina, o que lhe garante a aquisio do todos os seus direitos. Se a criana vier a bito em seguida, todos os seus direitos tambm sero protegidos e considerados adquiridos, transferindo eventuais bens aos seus ascendentes ou, na falta destes, aos colaterais. No caso da criana nascer morta (natimorto), o ordenamento jurdico no vincula obrigao com os seus direitos, pois o mesmo no adquiriu personalidade jurdica. O presente artigo ao citar que a Lei pe a salvo desde a concepo os direitos do nascituro, porque subentende-se que ao ser gerado, existe uma vida em potencial e que o mesmo nascer com vida e, para tanto, necessrio se faz a proteo de seus direitos, direito vida, integridade fsica, a alimentos, ao nome, imagem, embora ainda no tenha adquirido personalidade. O artigo 6 do Cdigo Civil dispe: A existncia da pessoa natural termina com a morte (...) A personalidade da pessoa natural, como est previsto no artigo supramencionado, extingue-se com a morte, e como todos os atos jurdicos necessitam ser provados, se faz necessrio uma certido do bito, que tem por finalidade tornar pblico este fato. Washington de Barros Monteiro, ao ser mencionado por Carlos Roberto Gonalves (2005, p. 115) ressalta que existe a possibilidade de reabilitar-se a memria do morto, pois no completo o aniquilamento do de cujus pela morte. Sua vontade sobrevive atravs do testamento devendo ser dado ao cadver o devido

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

13

respeito sob pena de sofrer sanes penais. Militares e servidores pblicos podem ser promovidos post mortem e aquinhoados com medalhas e condecoraes. Embora o presente trabalho esteja voltado aos direitos da personalidade da pessoa fsica, urge tecer algumas consideraes atinentes pessoa jurdica, conforme leciona Slvio de Salvo Venosa (2005, p. 259 e 260), resultado do acordo de vontade, o vnculo de unidade entre as pessoas que buscam uma mesma finalidade, desde que lcita, constituindo-se de acordo com o que prev a Lei, pois esta ir estipular quais requisitos a serem cumpridos, a depender da espcie da pessoa jurdica a ser instituda, ou seja, se a manifestao de vontade deve ser concretizada mediante documento particular ou por meio de documento pblico, se h necessidade ou no da prvia autorizao do Estado, regulamentando tambm a inscrio no Registro Pblico como condio de existncia legal da pessoa jurdica. Assim como a pessoa natural extingue-se com a morte, a pessoa jurdica tambm possui um termo, que pode ser convencional, ou seja, determinada pela vontade dos scios; por motivo determinado em Lei, como exemplo, pode-se citar a pessoa jurdica com finalidade ilcita ou imoral; a dissoluo administrativa, que abarca as pessoas jurdicas que necessitam de autorizao do Estado, pois esta poder ser cassada quando os atos forem contrrios a sua finalidade ou nocivos ao bem pblico; e, a dissoluo judicial, desde que suscitada por qualquer interessado que venha promov-la em juzo. Frise-se que a pessoa jurdica para considerar-se extinta definitivamente necessrio se faz observar se h patrimnio e dbitos, entrando assim em fase de liquidao, efetivando o pagamento dos dbitos e destinando o restante do patrimnio aos scios, de acordo com o que couber a cada um. (VENOSA, 2005, p. 312 e 313) O artigo 52 do Cdigo Civil dispe que Aplica-se s pessoas jurdicas, no que couber, a proteo dos direitos da personalidade, tendo em vista o disposto neste artigo, conclui-se que, a pessoa jurdica, bem como a pessoa natural, possui tutela no que tange os Direitos da Personalidade, como por exemplo, no tocante ao nome, marca, ao segredo profissional, reputao ilibada. 4. Os Direitos da Personalidade e o Cdigo Civil de 2002
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

14

Uma das mais celebradas mudanas da parte geral da nova legislao civilista consiste na incluso de um captulo prprio, a tratar dos Direitos da Personalidade (artigos 11 a 21), haja vista o Cdigo Civil de 1916, elaborado por Clvis Bevilqua, nada prever sobre o tema. Esta mudana vem ratificar o que a Carta Magna de 1988 j traz em seu corpo, principalmente ao que tange o seu artigo 5, que consagra alguns direitos e deveres individuais e coletivos, seguido de 78 incisos, que so fundamentais pessoa natural. Assim dispe o caput do referido artigo:
Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade.

Os Direitos da Personalidade so tutelados por trs preceitos fundamentais contidos na Constituio Federal: no inciso III do artigo 1 da Constituio Federal: A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana; o artigo 3, incisos I e III: Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I construir uma sociedade livre, justa e solidaria; III erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais regionais; e a igualdade ou isonomia, prevista no caput do artigo 5 desta mesma legislao, ou seja, sendo a Constituio Federal o Diploma de maior relevncia do nosso ordenamento jurdico, todas as demais normas a serem implementadas, devem obedecer rigorosamente os seus dispositivos, no podendo afront-los. O novo Cdigo Civil, Lei n 10.406/2002, entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, complementando a Constituio Federal, em sua parte geral, Livro I Das Pessoas, Ttulo I Das pessoas Naturais, Captulo II Dos Direitos da Personalidade, dedicando 11 artigos aos direitos essenciais da pessoa; isto porque, em face s inmeras descobertas tecnolgicas, cientficas e na rea da medicina, causa nas pessoas a sensao de vulnerabilidade e, por consequncia, a necessidade de se buscar a tutela da dignidade da pessoa humana, agasalhada pela

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

15

Constituio Federal, que concede a referido princpio o carter de alicerce Repblica Federativa do Brasil. Para aprimorar o entendimento dos artigos 11 a 21 do Cdigo Civil, passa-se a analisar pormenorizadamente cada um deles. 4.1. Caractersticas dos Direitos da Personalidade O artigo 11 do Cdigo Civil, assim dispe com exceo dos casos previstos em Lei, os direitos da personalidade so intransmissveis e irrenunciveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria. Slvio Rodrigues (2003, p. 61) nos diz, que tais direitos esto ligados de maneira perptua e permanente, no se concebe um indivduo que no tenha direito vida, liberdade fsica ou intelectual, ao seu nome, ao seu corpo, sua imagem e aquilo que ele cr ser sua honra. Os direitos personalssimos so inerentes pessoa humana, esto ligados a ela de maneira direta e absoluta, erga omnes, ou seja, contra todos. Deve-se observar que a Lei prev que referidos direitos so intransmissveis e irrenunciveis, porm, suas peculiaridades vo mais alm, so extrapatrimoniais, inalienveis, indisponveis, imprescritveis e impenhorveis. So intransmissveis, haja vista no poder ser transferido de uma pessoa outra; irrenunciveis por no poder abandonar, desistir dele voluntariamente; so extrapatrimoniais, ou seja, no tem valor econmico; inalienveis pelo fato de no possuir carter comercial, no pode a pessoa dele desfazer-se; indisponveis, no pode por vontade prpria no o querer, nascem e extinguem-se conosco; so imprescritveis por no se extinguir com o uso ou com o passar do tempo; e, impenhorveis, pois no podem ser dados em garantia. Compe-se, assim, o contedo da personalidade da pessoa. Bem lembrado por Slvio Venosa no que tange, dentre outras coisas buscadas pela mdia visando aumentar a audincia, a exposio da imagem, privao de liberdade, situaes de resistncia em que a integridade fsica colocada em risco. Em que pese serem esses diretos inviolveis, deve-se ressaltar que a violao ocorre de forma contratual, seno vejamos:

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

16

no resta dvida de que, nesses casos, os envolvidos renunciam negocialmente a direitos em tese irrenunciveis. A situao retratada meramente contratual, nada tendo a ver com cesso de direitos da personalidade, tal como conceituado. Cuida-se de uma representao cnica, teatral ou artstica, nada mais que isso. A sociedade e a tecnologia, mais uma vez, esto a frente da lei mais moderna. No h notcia de que se tenha discutido eventual irregularidade sob o prisma enfocado nessas contrataes. De qualquer modo, cumpre ao legislador regulamentar as situaes semelhantes, no intuito de evitar abusos que ordinariamente podem ocorrer nesse campo, uma vez que ele prprio previu, no art. 11 do vigente Cdigo, a exceo dos casos previstos em lei. Evidente, porm, que nunca haver de se admitir invaso da privacidade de algum, utilizao de sua imagem ou de seu nome sem sua expressa autorizao. (2005, p. 200)

Essas ponderaes realizadas pelo autor supra, vem enfatizar que embora haja a exposio das pessoas em reality show, estas ocorrem de forma contratual, no sentido de uma representao cnica, como se atores fossem, isso no quer dizer que a vida das pessoas, no que diz respeito por exemplo ao seu nome, imagem ou privacidade possam ser violadas, mesmo nos casos de atores que atuam profissionalmente. 4.2. Direitos da Personalidade post mortem O artigo 12, pargrafo nico, do Cdigo Civil aplica os Direitos da Personalidade aos casos em que a pessoa tem a sua personalidade extinta com a morte:
Art. 12 Pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. Pargrafo nico. Em se tratando de morto, ter legitimao para requerer a medida prevista neste artigo o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral ate o quarto grau.

O caput do aludido artigo prev que a pessoa que tiver algum de seus direitos personalssimos violados poder determinar que seja descontinuado, inclusive requerer indenizao para tanto, porm, o interessante deste artigo reside em seu pargrafo nico, pois, embora parea um tanto contraditrio pelo fato de referidos direitos possurem carter pessoal, personalssimo, poder uma terceira pessoa,

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

17

definida em Lei, tomar as medidas necessrias para que seja interrompida a ameaa ou leso, pelo motivo de ofensa a honra dos entes queridos j falecidos. 4.3. Direito ao Corpo Vivo ou Morto O Cdigo Civil prev em seus artigos 13 a 15 sobre o direito ao corpo vivo ou morto, a saber:
Art. 13. Salvo por exigncia mdica, defeso o ato de disposio do prprio corpo, quando importar diminuio permanente da integridade fsica, ou contrariar os bons costumes. Pargrafo nico. O ato previsto neste artigo ser admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial. Art. 14. vlida, com objetivo cientfico, ou altrustico, a disposio gratuita do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. Pargrafo nico. O ato de disposio pode ser livremente revogado a qualquer tempo. Art. 15. Ningum pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento mdico ou a interveno cirrgica.

O artigo 13 nos traduz no ser permitido ao ser humano desfazer de partes do seu corpo voluntariamente sem que haja motivo relevante, entendendo-se por motivo relevante os casos em que necessrio determinado procedimento com o escopo de resguardar a vida e a sade, como nos casos em que a pessoa necessita amputar uma perna por estar gangrenada (DINIZ, 2008, p. 123). Nisto est pautado a parte inicial do aludido artigo que prev salvo por exigncia mdica. Maria Helena Diniz nas anotaes ao Cdigo Civil vai mais alm, dispondo sobre os limites referentes doao de rgos voluntria apontando a Lei n. 9.434/97 (Anexo B), que dispe sobre a remoo de rgos, tecidos e partes do corpo para fins de transplante e tambm sobre afronta aos bons costumes, seno vejamos:
H proibio legal de disposio onerosa do corpo humano, que provoque diminuio permanente na integridade fsica ou que contrarie os bons costumes (p. ex. magia negra, prostituio, mercantilizao de rgos e tecidos, prtica sadomasoquista, etc.). possvel doao voluntria, feita por escrito e na presena de testemunhas, por pessoa capaz, de tecidos, rgo e parte do corpo vivo para efetivao de transplante ou tratamento, comprovada a necessidade teraputica do receptor, desde que no contrarie os bons Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

18

costumes, no traga risco para a integridade fsica do doador nem comprometa suas aptides vitais e sua sade mental, nem lhe provoque deformao ou mutilao, pois no se pode exigir que algum se sacrifique em beneficio de terceiro (Lei n. 9.434/97, art. 9, 3 a 8). (2005, p. 37)

Inicialmente, cumpre ressaltar a finalidade cientifica e altrusta que envolve a disposio do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte prevista no artigo 14 do Cdigo Civil. A primeira tem o condo de estudar a anatomia humana de forma geral, as partes do corpo, seu funcionamento, determinado tipo de molstia, etc. e a segunda, levando em conta que a palavra expressa o sentimento de dedicao e interesse por outrem, esta relacionada ao transplante de rgos e tecidos. Frise-se que tanto no primeiro como no segundo caso, referida disposio para depois da morte, mesmo porque, como j dito anteriormente, no se deve sacrificar a integridade fsica de um ser humano em detrimento de outro, causando naquele diminuio permanente de partes do corpo. Nesse mesmo sentido, vale analisar as palavras proferidas por Slvio de Salvo Venosa, a saber:
Trata-se de situao incentivada pelo Estado, a fim de propiciar a vida com rgos dos que j se foram. A doao de rgos post mortem no deve ter qualquer cunho pecunirio porque imoral e contrario aos bons costumes. Nula, por ausncia de objeto lcito, ser qualquer disposio nesse sentido. O cunho da disposio dever ser exclusivamente cientfico ou altrustico. Cabe ao legislador coibir, inclusive penalmente, o desvio de finalidade nesse campo. A faculdade de doar rgos aps a morte direito potestativo da pessoa, podendo a deciso nesse sentido, por essa razo, ser revogada a qualquer tempo. (VENOSA, 2005, p. 208)

Segundo o previsto no artigo 3 da Lei 9.434/97, dever ser constatada a morte enceflica da pessoa, que se dar mediante constatao de dois mdicos no participantes da equipe de remoo e transplante, podendo inclusive haver a presena de mdico de confiana da famlia, atravs de critrios clnicos e tecnolgicos definidos por resoluo do Conselho Federal de Medicina. Comprovada e atestada a morte enceflica, mesmo que as atividades cardiorrespiratrias estejam mantidas artificialmente, poder ocorrer a retirada de tecidos, rgos ou partes do corpo. Aps a retirada, o corpo do falecido dever ser recomposto de forma digna e entregue os seus familiares para o sepultamento, de acordo com a previso do artigo 8 da referida Lei.
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

19

A retirada de rgos e tecidos depender de autorizao de seu cnjuge ou parentes nos moldes do artigo 4 da Lei retrotranscrita, ou seja, maior, na linha reta ou colateral, at o segundo grau, mediante documento firmado por duas testemunhas que presenciaram a verificao da morte enceflica. Porm, analisando o artigo 14 do Cdigo Civil, urge ressaltar que, ainda em vida, h o elemento volitivo do doador no sentido de querer doar seus rgos e tecidos aps a morte, mediante documento escrito, assim sendo a usa vontade prevalecer em detrimento da de seus familiares (DINIZ, 2008, p. 128) e Venosa (2005, p. 209), tanto que a IV Jornada de Direito Civil aprovou o Enunciado 277, in verbis:
Enunciado 277 Art.14. O art. 14 do Cdigo Civil, ao afirmar a validade da disposio gratuita do prprio corpo, com objetivo cientfico ou altrustico, para depois da morte, determinou que a manifestao expressa do doador de rgos em vida prevalece sobre a vontade dos familiares, portanto, a aplicao do art. 4 da Lei n. 9.434/97 ficou restrita hiptese de silncio do potencial doador.

Maria Helena Diniz acrescenta ainda que se, porventura, os parentes do doador falecido vierem a se opor retirada de rgos e tecidos, o beneficirio poder fazer uso das tutelas judiciais de urgncia. (2008, p. 127) Nos casos de falecido incapaz, a Lei prev no artigo 5 que para haver a remoo de rgos e tecidos ou partes do corpo, necessariamente dever ter a anuncia de ambos os pais ou do representante legal. Em se tratando de pessoa no identificada, a remoo vedada, nos moldes do artigo 6 da mesma legislao. Relativamente a disposio de rgos, tecidos e partes do prprio corpo vivo, para fins teraputicos ou transplantes, a Lei 9.434/97 prev que pode ser realizada por pessoa juridicamente capaz, desde que ocorra nos moldes previstos doutrinariamente por Carlos Roberto Gonalves, seno vejamos:
desde que o ato no represente risco para a sua integridade fsica e mental e no cause mutilao ou deformao inaceitvel. S permitida a doao em caso de rgos duplos (rins), partes regenerveis de rgo (fgado) ou tecido (pele, medula ssea), cuja retirada no prejudique o organismo do doador, nem lhe provoque mutilao ou deformao. (2005, p. 163)

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

20

Acompanhando os ensinamentos de Maria Helena Diniz, existem trs princpios que tratam do artigo 15 do Cdigo Civil, quais sejam: da autonomia, da beneficncia e o da no-maleficncia. (2005, p. 39 e 40) Com relao ao princpio da autonomia, temos que a pessoa submeter-se- a interveno cirrgica ou a tratamento mdico nos casos em que houver a sua expressa anuncia, assim sendo, no poder ser compelido a realizar qualquer tipo de procedimento. Claro que, deve ser ressaltado por oportuno, que nos casos em que h emergncia, onde o paciente no poder manifestar a sua vontade, como nos casos de acidente ou parada cardiorrespiratria, por exemplo, o mdico dever realizar os procedimentos necessrios para salvar a vida do mesmo, haja vista que a vida o bem maior que possumos, estando acima de todos. Analisando o acima exposto, temos que dever do mdico demonstrar ao paciente qual o seu efetivo estado de sade, quais alternativas ele possui, explanado como se dar um ou outro procedimento a ser realizado para que este possa ter conhecimento, bem como inform-lo de forma clara e objetiva tudo quanto for possvel a respeito do tratamento ou interveno cirrgica, como suas caractersticas, benefcios, riscos, etc., de forma a no restar dvidas e dando parmetros suficientes para sua escolha. Somente aps explanadas todas as possveis situaes, sanadas todas as dvidas que o paciente ir manifestar sua vontade no sentido de aderir ou no ao procedimento. Se este, por qualquer motivo no puder manifestar a sua vontade, o tratamento mdico ou cirurgia acontecer mediante autorizao escrita, assinada pelo cnjuge ou por qualquer parente da linha reta ou colateral at o segundo grau, desde que maior. (GONALVES, 2005, p. 165) O fato de se utilizar tratamento ou cirurgia para o bem do paciente, buscando sempre o seu bem estar, est relacionado ao princpio da beneficncia. De outro norte, o princpio da no-maleficncia relaciona-se a obrigao do mdico de evitar, na medida do possvel, que ocorra dano ou risco de vida ao enfermo e, se por ventura ocorrer recusa transfuso de sangue, por exemplo, em razo de crena religiosa, o mdico dever utilizar tratamento alternativo, porm, se sobrevier uma situao na qual o mdico deva optar entre o direito vida e crena religiosa
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

21

quela dever, necessariamente, sobrepor-se a esta, haja vista referido direito possuir extrema relevncia, como dito anteriormente, a vida o bem supremo, de tal sorte, que se isso vier ocorrer, o mdico optando pelo direito vida em detrimento da crena religiosa, realizando os procedimentos necessrios para salvar a vida do paciente, mesmo sem a sua expressa anuncia ou de seus familiares, no se caracteriza como ato ilcito. (DINIZ, 2005, p. 40) 4.4. Direito ao Nome Prev o artigo 16 do Cdigo Civil: toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome, entendendo por nome a forma de individualizar a pessoa no meio social e familiar, distinguindo dos demais pelos atributos da personalidade inerentes a cada um, mesmo aps a morte, o nome da pessoa que tenha desempenhado atividade relevante em vida continua a ser lembrado e a ter influncia na sociedade ou, mesmo que no tenha ocorrido desta forma, o nome da pessoa falecida continua na lembrana dos que lhe foram queridos. (VENOSA, 2005, p. 211) Carlos Roberto Gonalves faz relevante ponderao sobre o direito ao nome, sendo este espcie dos direitos da personalidade, pertencente ao gnero do direito integridade moral, pois todo indivduo tem o direito identidade pessoal, de ser conhecido pela sociedade por denominao prpria. (2005, p. 168) Maria Helena Diniz arrola dois elementos constitutivos do nome, quais sejam, o prenome e o sobrenome. O prenome o que conhecemos coloquialmente por nome, assim sendo, o nome de batismo, podendo ser simples ou composto, aquele que deve ser escolhido com bom senso pelos pais ao registrar seus filhos, para que no venha expor a pessoa em situaes vexatrias. O sobrenome, ou patronmico, decorre do nascimento, o que identifica a filiao da pessoa, a sua descendncia, podendo advir da famlia materna, paterna ou de ambas. O sobrenome poder decorrer tambm da adoo, do casamento, da unio estvel ou de ato do interessado, mediante requerimento ao juiz. (2005, p. 41)

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

22

Os artigos 17 e 18 do Cdigo Civil versam sobre a proteo ao nome, no sentido de no poder ser utilizado por terceiros sem prvia autorizao ou que acabe por colocar a pessoa em situaes constrangedoras, seno vejamos:
Art. 17. O nome da pessoa no pode ser empregado por outrem em publicaes ou representaes que a exponham ao desprezo pblico, ainda quando no haja inteno difamatria.

Importante salientar que, aquele que expor o nome de outrem por meio de publicao ou representao sem a sua autorizao, causando pessoa desprezo pblico, expondo-o ao ridculo, mesmo que sem inteno de difamar, vindo a atingir a sua honra objetiva, ou seja, a boa reputao moral e profissional, perante a sociedade, causando assim dano moral ou material, cabe indenizao pecuniria, bem como reparao mediante a supresso do uso indevido do nome. (DINIZ, 2008, p. 128) O artigo 18 prev de forma clara que, sem autorizao, no se pode usar o nome alheio em propaganda comercial, mesmo porque o mesmo poder gerar enriquecimento indevido. Para esclarecer esta afirmao vamos imaginar, por exemplo, a hiptese do uso do nome de um apresentador, cantor ou qualquer outra pessoa de renome sem seu expresso consentimento, sem uma contraprestao, para vender determinado produto; provavelmente, levando-se em conta ser a pessoa conhecida pela sociedade, o produto lograr xito na vendagem, gerando assim, o enriquecimento indevido pelo uso do nome, cabendo, portanto reparao ou indenizao pecuniria. Porm, de outro norte, se esta mesma pessoa anuir o uso de seu nome, mediante remunerao para tanto admitida. (DINIZ, 2005, p. 42) Urge ressaltar que poder haver reparao e indenizao nos casos em que o pseudnimo ou o apelido notrio for violado, no pode ser utilizado sem a autorizao do titular, haja vista dotar da mesma proteo que devida ao nome. o que se nota no artigo 19 do Cdigo Civil: O pseudnimo adotado para atividades lcitas goza da proteo que se d ao nome. Via de regra os pseudnimos so utilizados por escritores, pintores, artistas.

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

23

4.5. Direito Imagem O direito imagem est previsto em nosso Diploma Constitucional, mais precisamente nos incisos V, X e XXVIII do artigo 5 e ratificados pelo artigo 20 da legislao civil, a saber:
Art. 5 [...] V assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; X so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; XXVIII so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessrias administrao da justia ou manuteno da ordem pblica, a divulgao de escritos, a transmisso da palavra, ou a publicao, a exposio ou a utilizao da imagem de uma pessoa podero ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuzo da indenizao que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais. Pargrafo nico. Em se tratando de morto ou de ausente, so partes legitimas para requerer essa proteo o cnjuge, os ascendentes ou os descendentes.

Ressalte-se que havia no Cdigo Civil de 1916 um captulo inserido no livro relativo aos direitos reais, denominado Da propriedade literria, cientfica e artstica, disposto em 24 artigos. Ocorre que, em 1973 esta parte do antigo Cdigo Civil que representavam normas gerais, foi revogada pela Lei n 5.988, que passou a regular a matria concernente aos direitos autorais, ressalvando no artigo 134 a vigncia de normas da legislao especial com ela compatveis. Esta mesma Lei de 1973 foi revogada pela Lei n 9.610/98 que trata especificamente dos direitos autorais. (RODRIGUES, 2003, p. 73 e 74) Relativamente ao artigo 20 do Civil, nota-se que h 3 excees ao direito da pessoa requerer sejam proibidas a utilizao indevida de escritos, da palavra, e da imagem, bem como requerer indenizao se atingir a honra, boa fama, ou respeitabilidade, que so: a autorizao para os fins que se destinam, ou seja, a pessoa autoriza de forma expressa que sejam exibidas, por exemplo, fotos, escritos, cenas, etc.; ou, se necessrias administrao da justia e no que tange a manuteno da ordem pblica, onde, como bem assevera Silvio de Salvo Venosa,
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

24

que no poder insurgir-se contra divulgao de sua imagem o individuo condenado criminalmente, pernicioso sociedade e inserido nos cartazes de procurados ou e programas televisivos. (2005, p. 295) Claro que, a autorizao a que se refere a parte inicial do artigo 20, no pode ser levada severamente no que diz respeito s pessoas de renome, conhecidas publicamente no meio artstico, intelectual, poltico, pois inevitavelmente a sua imagem poder estar atrelada arte, s letras e poltica, em algum momento referidas pessoas podero ser filmadas e fotografadas, no podendo assim, a pessoa alegar que a sua imagem fora violada, haja vista estar vinculado ao seu meio, frisando-se que isto no significa que a sua privacidade, sua intimidade possa ser transgredida. (DINIZ, 2005, p. 45) Neste diapaso, temos o Enunciado n 279 do CJF da IV Jornada de Direito Civil, onde ficou deliberado que:
A proteo imagem deve ser ponderada com outros interesses constitucionalmente tutelados, especialmente em face do direito de amplo acesso informao e da liberdade de imprensa. Em caso de coliso, levar-se em conta a notoriedade do retrato e dos fatos abordados bem como a veracidade destes e, ainda, as caractersticas de sua utilizao (comercial, informativa, biogrfica), privilegiando-se medidas que no restrinjam a divulgao de informaes. (DINIZ, 2008, p. 129)

Ainda acompanhando os ensinamentos da ilustre doutrinadora supracitada, temos que a imagem possui duas conotaes: a imagem-retrato e a imagem-atributo. Temos por imagem-retrato a representao fsica por meio de fotografia, escultura, desenho, pintura, cinema, televiso, sites, etc. onde a representao poder ser de todo ou de apenas partes do corpo, claro que no caso de partes, elas possam ser identificadas. J a imagem-atributo, relaciona-se s caractersticas, qualidades, atributos inerentes pessoa, que a torna conhecida no meio social, como por exemplo, habilidade para determinadas coisas, confiabilidade, pontualidade, etc. (DINIZ, 2005, p. 43) Assim sendo, diante do exposto, conclui-se que a pessoa poder requerer cesse o uso da imagem, palavra e escritos bem como indenizao pelos prejuzos

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

25

causados em decorrncia da violao que atingiram a sua honra, boa fama e respeitabilidade. Se a pessoa for falecida ou estiver ausente, conforme prev o pargrafo nico, o cnjuge, ascendente ou descendente podero requerer referida proteo ao direito da imagem. 4.6. Direito Privacidade Necessrio se faz ressaltar que o direito privacidade est previsto na Carta Magna, inciso X, do artigo 5 e encontra-se intimamente ligado ao direito intimidade, no se confundindo com esta, sendo que de suma importncia o respeito ao isolamento, vontade de no querer que determinados fatos pessoais cheguem ao conhecimento de terceiros, bem como sejam resguardados o lar, famlia, s correspondncias da pessoa para que a sua privacidade no seja violada. (GAGLIANO, PAMPLONA, 2004, p. 180) Podemos vislumbrar no artigo 21 do Cdigo Civil, in verbis: a vida privada da pessoa natural inviolvel, e o juiz, a requerimento do interessado, adotar as providncias necessrias para impedir ou fazer cessar ato contrrio a esta norma. Maria Helena Diniz em sua obra Cdigo Civil Anotado menciona os elementos que caracterizam a privacidade, dentre outros os aspectos externos da existncia humana, como recolhimento em sua residncia, sem ser molestado, escolha do modo de viver, hbitos, comunicao via epistolar ou telefnica, etc.. (2005, p.47) O inciso do artigo constitucional acima mencionado prev em sua parte final que assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao, desta feita conclui-se que na ocorrncia de dano caber reparao mediante indenizao. 5. Classificao dos Direitos da Personalidade A respeito do assunto Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho (2004, p. 157), classificam os direitos da personalidade com base na tricotomia, que corpo/mente/esprito, ou seja, proteo vida e integridade fsica (corpo vivo, cadver, voz); integridade psquica e criaes intelectuais (liberdade, criaes
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

26

intelectuais, cientfica, artstica); integridade moral (honra, imagem, identidade pessoal, familiar). Referidos autores ressaltam que, esta relao no deve ser considerada taxativa, mas apenas fruto de uma reflexo sobre os principais direitos personalssimos, pois esses direitos so inesgotveis, levando-se em conta as evolues cientficas, tecnolgicas e a prpria evoluo do ser humano. Seguindo essa mesma linha de raciocnio, Maria Helena Diniz, citando Goffredo Telles Jr., entende que os direitos da personalidade so inerentes ao ser humano cabendo queles que sentirem-se ofendidos na sua integridade fsica, moral ou intelectual buscar a reparao perante o judicirio, seno vejamos:
... os direitos da personalidade so os direitos subjetivos da pessoa de defender o que lhe prprio, ou seja, a identidade, a liberdade, a sociabilidade, a reputao, a honra, a autoria, etc. Por outras palavras, os direitos da personalidade so direitos comuns da existncia, porque so simples permisso dadas pela norma jurdica, a cada pessoa, de defender um bem que a natureza lhe deu, de maneira primordial e direta. A vida humana, p. ex., um bem anterior ao direito, que a ordem jurdica deve respeitar. A vida no uma concesso jurdico-estatal, nem tampouco um direito a uma pessoa sobre si mesma. Na verdade, o direito vida o direito ao respeito vida do prprio titular e de todos. Logo, os direitos da personalidade so direitos subjetivos excludendi alios, ou seja, direitos de exigir um comportamento negativo dos outros, protegendo um bem inato, valendo-se de ao judicial. (DINIZ, 2008, p. 118)

Os direitos da personalidade excaixam-se na categoria dos direitos subjetivos, onde Maria Helena Diniz, assim como Francisco Amaral (2005, p.154), os definem como direitos subjetivos da pessoa de defender o que lhe prprio, os bens e valores essenciais da pessoa, ou seja, a integridade fsica, moral e intelectual. R. Limongi Frana, vastamente citado por Maria Helena Diniz, nos forneceu uma diviso cientfica da estrutura da classificao dos direitos da personalidade, como sendo os direitos de defender:
1) Direito integridade fsica: 1.1) Direito vida: a) concepo e descendncia (gene artificial, inseminao artificial, inseminao de proveta etc.); b) ao nascimento (ao aborto); c) ao leite materno; d) ao planejamento familiar (limitao de filhos, esterilizao masculina e feminina, plulas e suas consequncias); e) proteo do menor (pela famlia e sociedade); f) alimentao; g) habilitao; h) educao; i) ao trabalho; j) ao transporte adequado; l) segurana fsica; m) ao aspecto fsico da esttica humana; n) proteo mdica e hospitalar; o) ao Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

27

meio ambiente ecolgico; p) ao sossego; q) ao lazer; r) ao desenvolvimento vocacional profissional; s) ao desenvolvimento vocacional artstico; t) liberdade; u) ao prolongamento artificial da vida; v) reanimao; x) velhice digna; z) relativos ao problema da eutansia. 1.2) Direito ao corpo vivo: a) ao espermatozide e ao vulo; b) o uso do tero para procriao alheia; c) ao exame mdico; d) transfuso de sangue; e) alienao de sangue; f) ao transplante; g) relativos experincia cientifica; h) ao transexualismo; i) relativos mudana artificial do sexo; j) ao dbito conjugal; l) liberdade fsica; m) ao passe esportivo. 1.3) Direito ao corpo morto: a) ao sepulcro; b) cremao; c) utilizao cientifica; d) relativos ao transplante; e) ao culto religioso. 2) Direito integridade intelectual: a) liberdade de pensamento; b) de inventor; c) de esportista; d) de esportista participante de espetculo pblico. 3) Direito integridade moral: a) liberdade civil, poltica e religiosa; b) segurana moral; c) honra; d) honorificncia; e) ao recato; f) intimidade; g) imagem; h) ao aspecto moral da esttica humana; i) ao segredo pessoal, domstico, profissional, poltico e religioso; j) identidade pessoal, familiar e social (profissional, poltica e religiosa); l) identidade sexual; m) ao nome; n) ao ttulo; o) ao pseudnimo. (2008, p. 122 e 123)

Urge ressaltar de forma a ratificar a explanao que, os dispositivos constitucionais e a complementao prevista nos artigos 11 a 21 do Cdigo Civil no pode ser considerado um rol limitativo, em face as constantes mudanas e inovaes ocorridas no meio social, assim sendo, pelo fato de a matria encontrar-se em constante evoluo, no se pode falar em tutela somente no sentido positivista, mesmo porque, a inteno do legislador foi exemplificar algumas das principais manifestaes da pessoa, com base na tricotomia corpo/mente/esprito mencionada no incio deste captulo, cabendo ao operador do direito conduzir a defesa de eventual direito da personalidade violado, munindo-se sim da Lei, que fonte primeira do direito, mas tambm lanando mo de fundamentos costumeiros, doutrinrios, jurisprudenciais, bem como da analogia, da equidade e porque no dizer filosficos e psicolgicos, para que assim possa efetivamente levar-se em conta tudo o que atribudo de forma ntima e absoluta ao que se relaciona com a pessoa humana. Concernente a natureza jurdica dos direitos da personalidade, de acordo com os ensinamentos de Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho citados no incio deste captulo, alegam que existe uma discusso doutrinaria acerca do tema, porm, a tese majoritria de que se trata de poderes que o homem exerce sobre a sua prpria pessoa. (2004, p. 145)
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

28

Segundo Carlos Alberto Bittar, citado pelos autores supramencionados, assevera que o objeto desses direitos encontra-se nos bens constitudos, conforme Tobeas, por determinados atributos ou qualidades fsicas ou morais do homem, individualizados pelo ordenamento jurdico e que apresentam carter dogmtico. (2004, p. 145) Neste mesmo sentido o entendimento de Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho aos preceituar que os direitos da personalidade recaem sobre as projees fsicas, psquicas e morais da pessoa e consideradas dignas de tutela jurdica, e que devem ser resguardadas de qualquer ofensa. Desta feita, os direitos da personalidade correspondem aos atributos inerentes a pessoa humana que merecem ser salvaguardados seja contra o arbtrio do poder pblico ou das incurses dos particulares. (2004, p. 146) Levando-se em conta que os direitos da personalidade merecem ser tutelados, cabe aos operadores do direito de uma forma geral, verificar junto queles que se encontram lesados ou ameaados a efetiva ofensa, no que devam ser menosprezadas em detrimento de outras, mesmo porque somente a prpria pessoa ao experimentar leso ou ameaa aos seus diretos pode mensurar o que sente, mas o fato que corre-se o risco de assoberbar o Judicirio com aes que podem ser resolvidas de forma amigvel, ou seja, extrajudicial. 6. Tutela dos Direitos da Personalidade Os direitos da personalidade so inviolveis, como por exemplo, os de maior relevncia como aponta a Constituio Federal em seu artigo 5 - ... inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, entre outros, pois todos os direitos da personalidade indistintamente so inviolveis, e referido assunto no se esgota. Entende-se por inviolabilidade, como esta escrito no Vocabulrio Jurdico De Plcido e Silva (2002, p. 451), ser uma palavra derivada do latim inviolabilis, que respeitado, que livre, que no se quebra, ou seja, um privilgio que as pessoas possuem, em virtude do que no podem ser atingidas, molestadas ou violadas,

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

29

recebem a qualidade de imunes ou protegidos pela imunidade, de modo a no serem perturbadas. A pessoa que for ameaada ou lesada em seus direitos da personalidade poder exigir que cesse a ameaa ou leso e a reparao ao dano causado, como prev o artigo 5, X da Constituio Federal ... assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. No mesmo sentido, prev o artigo 12 do Cdigo Civil, pargrafo nico:
Pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzos de outras sanes previstas em lei, em se tratando de morto, ter legitimao para requerer a medida prevista neste artigo o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral at quarto grau.

Tudo o que se discute atualmente no que se refere aos danos morais, tem sua origem com a data da aprovao, pela ONU, da Declarao dos Direitos do Homem, em 10 de dezembro de 1948 (Anexo A. <http://www.onubrasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php>). Esto elencados em 30 artigos em seu bojo, com o intuito de universalizar o respeito aos direitos e liberdades que cada pessoa possui, independentemente de etnia, religio, poltica, etc. promovendo um progresso social e gerando melhores condies de vida toda a populao mundial. Referida Declarao ratificada pela Carta Magna promulgada em 1988 no Ttulo II dos direitos e garantias fundamentais. Celso A. Pinheiro de Castro, em sua doutrina, Sociologia do Direito (2001, p. 318), nos diz que o fato de vivermos em sociedade exige determinar os direitos a fim de tornar possvel a coexistncia dos homens. Segundo o autor supra (2001, p. 319), para a declarao dos direitos, a Organizao das Naes Unidas recolheu sugestes de intelectuais, que pudessem representar o pensamento tanto do Oriente quanto do Ocidente. Para Jacques Maritain, por exemplo, no se deveria assegurar que os direitos fundamentais de uns pudessem coincidir sempre com os direitos primitivos de outros. J Salvador de Madriaga ponderava circunscrever-se o problema soberania nacional. Por sua vez, Harold J. Laski observou que a declarao devesse ser um programa, no um
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

30

sermo. Pode-se concluir que, tais declaraes tem o condo de gerar uma conscientizao em massa da populao universal. O dano moral qualificado como uma leso sofrida pela pessoa fsica ou jurdica, embora em relao a este ltimo, no haja um entendimento pacfico. Essa leso no possui carter patrimonial, ou seja, no tem valor econmico, pois se assim fosse, estaramos diante de um dano material. Dentre os doutrinadores, encontramos vrios posicionamentos a respeito do que vem a ser dano moral. Vejamos abaixo, alguns apontamentos de Caio Senni Assis no que tange o dano moral, na viso de alguns renomados doutrinadores: Caio Mrio da Silva Pereira realiza apontamentos no que tange o dano moral no sentido de conceitu-lo como:
ofensa direitos de natureza extrapatrimonial ofensas aos direitos integrantes da personalidade do indivduo, como tambm ofensas honra, ao decente, paz interior de cada um, s crenas ntimas, aos sentimentos afetivos de qualquer espcie, liberdade, vida, integridade.

Rui Stocco, firmando-se nos ensinamentos do doutrinador Pontes de Miranda, entende que o dano moral ocorre nos casos em que a leso atinge somente a pessoa e no o patrimnio, seno vejamos:
nos danos morais a esfera tica da pessoa que ofendida; o dano no patrimonial o que, s atingindo o devedor como ser humano, no lhe atinge o patrimnio. Dano moral , tecnicamente um no-dano, onde a palavra dano empregada em sentido translato ou como metfora: um estrago ou uma leso (este o termo jurdico genrico), na pessoa mas no no patrimnio

Maria

Helena

Diniz

corrobora

com

entendimento

do

doutrinador

supramencionado, pois define que o dano moral vem a ser a leso de interesse no patrimonial de pessoa fsica ou jurdica, provocada pelo fato lesivo. R. Limongi Frana assevera ser o dano moral aquele que, direta ou indiretamente, a pessoa fsica ou jurdica, bem assim, a coletividade, sofre no aspecto no econmico dos seus bens jurdicos. Slvio de Salvo Venosa (2005, p.47), a respeito do assunto, leciona que dentro dos direitos personalssimos, dano moral o prejuzo que afeta o animo psquico,
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

31

moral e intelectual da vtima, por esse motivo fica difcil se estabelecer recompensa em pecnia. Nesse caso, o que se tem apenas uma reparao pelo dano causado, pois o prejuzo transita pelo impondervel. 7. Princpio da Isonomia O princpio da isonomia, segundo Rui Barbosa, tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na proporo de suas igualdades e desigualdades, respeitando seus mritos e suas necessidades. Ou, de forma literal, a regra da igualdade no consiste seno em aquinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nessa desigualdade social, proporcionada desigualdade natural, que se acha a verdadeira Lei da igualdade. Os mais so desvarios da inveja, do orgulho, ou da loucura. Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade fragrante, e no igualdade real. O artigo 5 da Constituio Federal, citado anteriormente, dispe que todos so iguais perante a Lei. Tal dispositivo enuncia no comeo, portanto, o principio do direito igualdade, sem distino. Relativamente a tal assunto, podemos observar o principio da isonomia em quatro aspectos fundamentais, quais sejam, a igualdade substancial, igualdade formal, contedo jurdico da isonomia e distino em razo da idade. Vejamos cada um deles nos tpicos abaixo, segundo a viso do autor Jos Carlos Tosetti Barruffini, na obra coordenada por Edlson Mougenot Bomfim. 7.1. Igualdade Substancial A igualdade substancial tem como foco a equiparao de todas as pessoas no que diz respeito ao gozo e posse de diretos, como a aquisio de deveres na esfera civil. Isto ocorre em virtude das desigualdades que so prprias do ser humano e do meio social em que vive. Jos Carlos Tosetti Barruffini na obra coordenada por Edlson Mougenot Bomfim (2005, p. 102) afirma que: a igualdade substancial procura o tratar de forma uniforme todos os homens perante os bens da vida. Diversos fatores vm limitando sua prtica, como natureza fsica do homem, diversidade da estrutura psicolgica
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

32

humana, que ora voltada para a dominao, ora voltada para a submisso, estruturas polticas e sociais, acentuando, essas distines, quando na verdade deveria atenu-las. 7.2. Igualdade Formal Segundo a obra coordenada por Edlson Mougenot Bomfim, Jos Carlos Tosetti Barruffini (2005, p. 103), ao lecionar sobre a igualdade formal diz: todo cidado tem o direito de no ser desigualado pela Lei, impedindo tratamentos distintos a pessoas que se encontram em circunstancias idnticas. Vincula a autoridade pblica a aplicar a Lei e atos normativos sem estabelecer diferenciao em razo de sexo, religio, convices filosficas ou polticas, raa, trabalho e classe social, limitando e condicionando o legislador, intrprete, autoridade pblica e o particular ao realizar condutas discriminatrias, racistas e preconceituosas. 7.3. Contedo Jurdico da Isonomia O artigo 5 da constituio Federal sobre o direito igualdade prev que: todos so iguais perante a Lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade (...) Existem alm da Constituio Federal, Leis infraconstitucionais que protegem o princpio da igualdade, como na Lei n 7.719/89, que define os crimes resultantes da discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional (artigo 1); Lei n 7.853/89, que protege os interesses coletivos e difusos das pessoas portadoras de deficincia fsica, e a Lei 9.029/95, que probe a exigncia de atestado de gravidez e esterilizao e outras prticas discriminatrias contra a admisso ou a permanncia de mulheres em idade frtil na relao jurdica de trabalho, estabelecendo sanes penais. Jos Carlos Tosetti Barruffini, atravs da obra coordenada por Edlson Mougenot Bomfim, acredita que:

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

33

O reconhecimento da igualdade jurdica decorre, exclusivamente, da diferena das aptides pessoais, e no de sexo, raa, credo religioso ou das convices polticas. A igualdade no sentido de assegurar a mesma quantidade de direito para todos os cidados uma utopia, pois inconcebvel que todos dispunham de igual quantidade de bens, das mesmas remuneraes, etc. Num sentido utpico, todos so iguais; mas, na verdade, isso impossvel, em virtude mesmo das distines pessoais. Essa viso, contudo, no impede que o direito igualdade seja fundamental. O princpio da isonomia tem o sentido de vedar que a lei ampare situaes injustas, que atribua consequncia a um fato que no justifica tal ligao. (2005, p. 103 e 104.)

7.4. Distino em Razo da Idade O artigo 7 da Constituio Federal dispe:


so direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: - XXX proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrios da admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

Para tanto, o autor mencionado que aborda o principio da isonomia (2005, p. 104), nos diz que vedado que a idade seja fator de discriminao na admisso de emprego, de ordem pblica ou privada, somente em casos excepcionais o Supremo Tribunal Federal fixar o limite de idade em edital para o ingresso em carreiras pblicas se a exigncia decorrer das atribuies do prprio cargo, como o caso do Corpo de Bombeiros ou das Foras Armadas. 8. Consideraes Finais Os direitos personalssimos ou direitos da personalidade consistem num conjunto de direitos que esto ligados de maneira direta e contra todos, sendo inerentes pessoa humana, por isso se dizer que so intransmissveis, irrenunciveis, extrapatrimoniais, inalienveis, indisponveis, imprescritveis e impenhorveis, pois assim tm-se todos os requisitos fundamentais proteo da integridade fsica, moral e intelectual. Tecendo algumas linhas gerais sobre os tempos remotos at a atualidade, percebe-se que as legislaes no previam diretamente de forma expressa sobre os direitos da personalidade, mas sim em alguns de seus aspectos, como a punio por
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

34

injria, difamao, ofensa integridade fsica, etc. passando a ter relevncia aps a 2 guerra mundial, quando a dignidade da pessoa humana comeou a ser tutelada. Devemos nos atentar a uma questo de alta relevncia: os direitos da personalidade so realmente inviolveis? Ao longo dessa pesquisa, conclui-se que eles no so totalmente inviolveis, haja vista a parte inicial do artigo 11 do Cdigo Civil que preceitua com exceo nos casos previstos em lei... e ao estudar o artigo 5 da Carta Magna, que trata dos principais direitos da personalidade, como o direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, percebe-se que, por exemplo, e entre outros, o direito vida pode ser violado atravs da pena de morte, o artigo 84, XIX da mesma legislao, diz que poder ocorrer nos casos de
guerra declarada, no caso de agresso estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sesses legislativas, e, nas mesmas condies, decretar, total ou parcialmente a mobilizao nacional;

A liberdade da pessoa ser violada se esta vier a cometer algum ato ilcito, devendo ter como punio a sua liberdade cerceada para que, desta forma a coletividade esteja protegida; a propriedade tambm poder ser violada em casos de flagrante delito, desastre, para prestar socorro ou, durante o dia, por determinao judicial como est previsto na Constituio Federal. Seguindo o entendimento de Maria Helena Diniz e valendo-se do previsto no artigo 12 do Cdigo Civil: pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzo de outras sanes previstas em leis, isto , quem sentir-se ofendido poder manifestar a vontade de ser ressarcido, seja por danos morais ou patrimoniais utilizando-se da via judicial que ir declarar ou negar a existncia da leso. Conforme restou sobejamente demonstrado, os diretos personalssimos esto ligados ao principio da dignidade da pessoa humana que engloba todos os atributos do homem e, em face as inmeras transformaes, inmeros estudos e experimentos nas diversas reas do conhecimento, necessrio se faz a tutela jurdica, importando salientar, por oportuno, que o advogado e o Poder Judicirio
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

35

possuem papel fundamental na defesa desses direitos de forma a no banaliz-los e manter a ordem social. Referncias Bibliogrficas ALVES, Jos Carlos Moreira. Direito romano. 14 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008. ASSIS, Caio Senni. Dano moral. So Paulo: Vale do Mogi, 2003. BARCELLOS, Ana Paula. A eficcia jurdica dos princpios constitucionais - O princpio da dignidade da pessoa humana. Rio de Janeiro: Renovar, 2002. BONFIM, Edlson Mougenot (Coordenador). Direito constitucional 1. Coleo Curso & Concurso. Jos Carlos Tosetti Barruffini. So Paulo: Saraiva, 2005. BRASIL. Cdigo Civil. Lei n 10.406/02, 55 ed. So Paulo: Saraiva, 2004. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 37a ed. So Paulo: Saraiva, 2005. CASTRO, Celso Antnio Pinheiro de. Sociologia do direito: fundamentos de sociologia geral; sociologia aplicada ao direito. 7a ed. So Paulo: Atlas, 2001. Cultura brasileira Cdigo de Hamurabi. Disponvel <http://www.culturabrasil.pro.br/hamurabi.htm>. Acesso em: 15 ago. 2009. em

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro - Responsabilidade Civil. 19a ed. So Paulo: Saraiva, 2005. v7. ________________ Curso de direito civil brasileiro Teoria Geral do Direito Civil. 25 Ed. So Paulo, 2008. v1. ________________ Cdigo Civil anotado. 11 ed. So Paulo: Saraiva, 2005. GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA, Rodolfo Filho. Novo curso de direito civil Parte Geral. 5 ed. So Paulo: Saraiva, 2004. v1. GONALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro Parte Geral. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2005. v1. JUSTINIANUS, Flavius Petrus Sabbatius. Institutas do imperador Justiniano. Trad. Edson Bini. So Paulo: Edipro, 2001. Internext Lei das XII tbuas. Disponvel <http://www.internext.com.br/valois/pena/451ac.htm>. Acesso em: 17 ago. 2009
Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

em

36

MATOS, Olgria C. F. A escola de Frankfurt: luzes e sombras do Iluminismo. So Paulo: Moderna,1993. Naes Unidas do Brasil - Declarao dos direitos humanos. Disponvel em <http://www.onu-brasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php>. Acesso em 10 set. 2009. RODRIGUES, Slvio. Direito civil Parte Geral. 34 ed. So Paulo: Saraiva, 2003. v1. SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituio Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do advogado, 2001. SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. Rio de Janeiro: Forense, 2002. VENOSA, Silvio de Salvo. Direito civil. Parte Geral. v.1, 5 ed. So Paulo: Atlas, 2005. _____________________ Direito civil. Responsabilidade Civil v. 4, 5a edio. So Paulo. Ed. Atlas, 2005. Wikipdia, a enciclopdia livre Lei das XII Tbuas. Disponvel <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_das_Doze_Tbuas>. Acesso em 25 set. 2009. em

Revista Eletrnica Direito, Justia e Cidadania Volume 1 n 1 - 2010

También podría gustarte