Está en la página 1de 5

A faringite uma inflamao da faringe (rea da garganta que est situada entre as amgdalas e a laringe).

. A doena pode tanto ser o primeiro sintoma de um simples resfriado quanto de um problema mais grave, como uma virose chamada mononucleose, muito comum em crianas. A faringite pode ocorrer em infeces virais (resfriado comum, gripe e mononucleose infecciosa) e em infeces bacterianas (faringite estreptoccica) e por doenas sexualmente transmissveis (blenorragia, gonorria, etc). Os sintomas, que incluem a dor de garganta e a dor deglutio, so semelhantes tanto na faringite viral quanto na bacteriana. Em ambas, a membrana mucosa que reveste a faringe pode estar discreta ou intensamente inflamada e recoberta por uma membrana esbranquiada ou uma secreo purulenta. A febre, o aumento dos linfonodos do pescoo e o aumento da contagem de leuccitos no sangue caracterizam tanto a faringite viral quanto a bacteriana, mas podem ser mais pronunciados na forma bacteriana. Esta afeco frequentemente se estende tambm s amgdalas (tonsilas), denominando-se faringotonsilite. A porta de entrada a oral, pela saliva que as pessoas expelem ao falar, tossir, espirrar ou num beijo. A faringotonsilite uma das infeces mais comuns em crianas entre os 4 e os 15 anos de idade, sobretudo nos primeiros anos escolares

Classificao
A faringite pode ocorrer em infeces virais (resfriado comum, gripe e mononucleose infecciosa) e em infeces bacterianas (faringite estreptoccica) e por doenas sexualmente transmissveis (blenorragia, gonorria, etc).

[editar] Faringite Viral


Usualmente, no h secreo purulenta na garganta, febre baixa ou ausncia de febre, contagem de leuccitos normal ou discretamente elevada, linfonodos normais ou discretamente aumentados, exame do swab da garganta negativo, ausncia de crescimento de bactrias na cultura laboratorial.

[editar] Faringite Bacteriana


Secreo purulenta na garganta muito comum, febre leve a moderada, contagem de leuccitos no sangue discreta a moderadamente elevada, linfonodos discretamente a moderadamente aumentados, exame do swab da garganta positivo para a faringite estreptoccica, crescimento bacteriano na cultura laboratorial.

[editar] Os sintomas
Os sintomas caractersticos da doena so:

Irritao na garganta; Febre; Pus na garganta; (na bacteriana)

Dor de ouvido; Dificuldade para engolir; Presena de catarro amarelado, na garganta e nas vias respiratrias.

Alguns casos tambm envolvem vmitos e dor de cabea.

Agentes
A faringite que acontece subitamente, tambm chamada de "faringite aguda", pode ser causada por bactrias ou por vrus. Em geral, uma infeco viral que comea o ataque, predispondo a colonizao e infeco por bactrias. Os vrus implicados com maior freqncia so os rinovrus, corona vrus, adenovrus, influenza e para influenza. Entre as bactrias destacam-se o estreptococo beta-hemoltico, o pneumococcus, o mycoplasma pneumoniae, o staphylococcus aureus e o haemophilus influenzae. J a faringite que dura um longo tempo, chamada de "faringite crnica", ocorre quando uma infeco se "espalha" de outro lugar (como o nariz) para a faringe

Tratamento
Os analgsicos comuns, as pastilhas para a garganta ou o gargarejo com gua morna e sal podem aliviar o desconforto da garganta, mas a aspirina no deve ser utilizada em crianas e adolescentes com menos de 18 anos devido ao risco da Sndrome de Reye. Os antibiticos no so teis quando a infeco viral, mas podem ser prescritos quando o mdico suspeita fortemente que a infeco de origem bacteriana. Caso contrrio, nenhum antibitico administrado at os exames laboratoriais confirmarem um diagnstico de faringite bacteriana. Quando os exames indicam que a faringite causada por uma infeco estreptoccica (faringite estreptoccica), o mdico prescreve a penicilina, normalmente sob a forma de comprimidos, para erradicar a infeco e prevenir complicaes como a molstia reumtica (febre reumtica). Os indivduos alrgicos penicilina devem utilizar a eritromicina ou um outro antibitico. Pode ocorrer associada a uma sinusite e portanto ambas devem ser tratadas simultaneamente para ser eficaz. Assim como na sinusite, a congesto nasal e a dor de cabea podem ser parcialmente aliviadas ao limpar o nariz com uma soluo salina (gua com uma pitada de sal), vendidos em diversos formatos.

[editar] Preveno
No fumar, no permanecer em ambientes poludos, no dividir copos e talheres. Complicaes da doena podem evoluir para infeces mais graves, como a meningite.

A faringite uma inflamao da garganta (faringe) normalmente causada por um vrus, mas tambm comumente causada por bactrias.

A faringite pode ocorrer em infeces virais (p.ex., resfriado comum, gripe e mononucleose infecciosa) e em infeces bacterianas (p.ex., faringite estreptoccica) e por doenas sexu-almente transmissveis (p.ex., blenorragia [gonorria]). Os sintomas, que incluem a dor de garganta e a dor deglutio, so semelhantes tanto na faringite viral quanto na bacteriana. Em ambas, a membrana mucosa que reveste a faringe pode estar discreta ou intensamente inflamada e recoberta por uma membrana esbranquiada ou uma secreo purulenta. A febre, o aumento dos linfonodos do pescoo e o aumento da contagem de leuccitos no sangue caracterizam tanto a faringite viral quanto a bacteriana, mas podem ser mais prondunciados na forma bacteriana.

Tratamento
Os analgsicos comuns, as pastilhas para a garganta ou o gargarejo com gua morna e sal podem aliviar o desconforto da garganta, mas a aspirina no deve ser utilizada em crianas e adolescentes com menos de 18 anos devido ao risco da sndrome de Reye. Os antibiticos no so teis quando a infeco viral, mas podem ser prescritos quando o mdico suspeita fortemente que a infeco de origem bacteriana. Caso contrrio, nenhum antibitico administrado at os exames laboratoriais confirmarem um diagnstico de faringite bacteriana. Quando os exames indicam que a faringite causada por uma infeco estreptoccica (faringite estreptoccica), o mdico prescreve a penicilina, normalmente sob a forma de comprimidos, para erradicar a infeco e prevenir complicaes como a molstia reumtica (febre reumtica). Os indivduos alrgicos penicilina devem utilizar a eritromicina ou um outro antibitico.

Dois Tipos de Faringite


Faringite Viral Usualmente, no h secreo purulenta na garganta Febre baixa ou ausncia de febre Contagem de leuccitos normal ou discretamente elevada Linfonodos normais ou discretamente aumentados Exame do swab da garganta negativo Ausncia de crescimento de bactrias na cultura laboratorial Faringite Bacteriana Secreo purulenta na garganta muito comum Febre leve a moderada Contagem de leuccitos no sangue discreta a moderadamente elevada Linfonodos discretamente a moderadamente aumentados Exame do swab da garganta positivo para a faringite estreptoccica Crescimento bacteriano na cultura laboratorial

Fonte: www.msd-brazil.com
Faringite

A faringite uma doena inflamatria da mucosa que reveste a faringe e que se manifesta por avermelhamento e inchao da mesma. Esta afeco freqentemente se estende tambm s amgdalas, denominando-se faringoamigdalite. Em geral, uma infeco viral que comea o ataque, predispondo a colonizao e infeco por bactrias. Os vrus implicados com maior freqncia so os rinovrus, coronavrus, adenovrus, influenza e parainfluenza. Entre as bactrias destacam-se o estreptococo beta-hemoltico, o pneumococcus, o mycoplasma pneumoniae, o staphylococcus aureus e o haemophilus influenzae. A porta de entrada a oral, pela veiculao dos agentes causadores atravs das gotinhas de flgge, isto , salpicos de saliva que as pessoas eliminam ao falar, tossir ou espirrar. A faringoamigdalite uma das infeces mais comuns em crianas entre os 4 e os 15 anos de idade, sobretudo nos primeiros anos escolares.

QUADRO CLNICO
As faringites de origem viral predominam no outono e no inverno. Chamadas habitualmente de angina vermelha, comeam com um quadro febril, mal-estar geral, ardor na garganta e dor ao engolir. Ao inspecionar a boca, observa-se sua parte posterior congestionada e de cor vermelha intensa. Nas de origem bacteriana, o quadro comea subitamente com irritao na garganta, dor e dificuldade para engolir, febre de 38,5 a 39,5 graus centgrados, nuseas e vmitos, dores de cabea e, em alguns casos, dor abdominal. A observao da faringe mostra uma congesto acompanhada de uma secreo brancocinzenta. A febre desaparece em 3 a 5 dias, e os demais sintomas em uma semana.

TRATAMENTO
Para alvio da dor e diminuio da febre, so indicados medicamentos analgsicos e antipirticos, como a aspirina ou o paracetamol. A necessidade do repouso, seja absoluto ou relativo, depende do estado geral.

Em caso de faringite de origem bacteriana, deve-se ministrar um tratamento base de antibiticos para erradicar o microorganismo causador e evitar complicaes. Os mais utilizados so as penicilinas, os macroldeos e as cefalosporinas.Em caso de alergia s penicilinas pode-se utilizar a eritromicina ou a clindamicina. Esta ltima deve ser usada com precauo, devido aos efeitos secundrios que podem aparecer. O tratamento com antibiticos muito eficaz para a preveno da febre reumtica, complicao do estreptococo beta-hemoltico do grupo A. Fonte: www.homeandhealthbrasil.com

O diagnstico geralmente feito atravs da observao da garganta e de perguntas que visam identificar os sintomas existentes. Quando existe a possibilidade da infeco ser causada por bactrias, o mdico pode solicitar uma cultura pra identificar e combater a bactria em questo com a utilizao de antibiticos, os mais utilizados so as penicilinas, os macroldeos e as cefalosporinas. Quando a faringite causada por vrus, o mdico apenas receita algum remdio anti-trmico e analgsicos, assim, a faringite sara num perodo de 5 at 7 dias. Durante este perodo recomendvel o uso de uma dieta lquida ou pastosa para no agredir a garganta. A preveno feita com os seguintes procedimentos: evitar a excessiva ingesto de lcool, evitar o contato com pessoas com faringites, evitar lugares com muita fumaa de cigarros, no fumar, umidificar o ar se ele estiver muito seco, no compartilhar copos e/ou talheres, no permanecer em ambientes muito poludos e evitar o contato do nariz ou da boca com bebedouros ou telefones pblicos.

También podría gustarte