Está en la página 1de 19

TRIBUNAIS FCC

LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

1. (Tcnico Judicirio - TRE AM FCC 2010) So formas de provimento de cargo pblico, dentre outras, (A) a ascenso. (B) o aproveitamento. (C) a transferncia. (D) a disponibilidade. (E) a inscrio.

3. (Analista da rea Judiciria TRE/PI FCC 2010) A respeito da posse e do exerccio, considere: I. A posse ocorrer no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de provimento. II. S haver posse nos casos de provimento de cargo por nomeao.

2. (Tcnico Judicirio - TRE AM FCC 2010) Quanto nomeao INCORRETO afirmar que (A) se dar em comisso, salvo na condio de interino, para cargos de confiana ou efetivos, ainda que no vagos. (B) far-se- em carter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira.

III. de trinta dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da posse. IV. Se o servidor estiver afastado por motivo legal o incio do exerccio de funo de confiana recair no primeiro dia til aps o trmino do impedimento, que no poder exceder a trinta dias da publicao.

(C) para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. (D) o servidor ocupante de cargo em comisso poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa.

De acordo com a Lei no 8.112/90, est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) I e IV. (D) II e III. (E) II, III e IV.

4. (Analista Judicirio - TRE AM FCC 2010) Nos termos da Lei no 8.112/90, quanto posse e ao exerccio em cargo pblico, correto que (E) os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoo, sero estabelecidos pela lei que fixar as diretrizes do sistema de carreira na Administrao Pblica Federal e seus regulamentos. (A) a posse e o exerccio podero dar-se atravs da nomeao da autoridade do rgo como procurador do servidor, mediante procurao especfica. (B) a posse ocorrer no prazo de quinze dias contados da data do ato de nomeao.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

(C) de trinta dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da publicao do ato de provimento. (D) a promoo interrompe o tempo de exerccio, que contado no novo posicionamento na carreira a partir da data da posse do servidor.

(B) I e III. (C) I e IV. (D) II, III e V. (E) III, IV e V.

6. FCC - 2010 - TRT - 22 Regio (PI) - Analista Judicirio - rea Judiciria Nos termos da Lei n 8.112/90, Maurcio, servidor do Tribunal Regional do Trabalho, em razo de ter sido removido para outro municpio, onde deva ter exerccio, ter no a) mnimo, quinze e, no mximo, quarenta e cinco dias de prazo, contados do ato de nomeao, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, excludo deste prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede.

(E) autoridade competente do rgo ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exerccio.

5. (Tcnico Judicirio - TRE AM FCC 2010) Nos termos da Lei no 8.112/90, relativamente posse e ao exerccio, considere: I. A posse ocorrer no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de aprovao em concurso pblico. II. A posse em cargo pblico independer de prvia inspeo mdica oficial.

b) mximo, quinze dias de prazo, contados da posse, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede. c) mnimo, dez e, no mximo, trinta dias de prazo, contados da publicao do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede.

III. de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da posse. IV. S haver posse nos casos de provimento de cargo por nomeao. V. O incio, a suspenso, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados no assentamento individual do servidor.

d) mximo, sessenta dias de prazo, contados da posse, para a retomada do efetivo exerccios de suas funes, excludo deste prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede. e) mnimo, cinco e, no mximo, dez dias de prazo, contados da publicao do ato de exerccio, para a retomada do efetivo

Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e IV.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

desempenho das atribuies da funo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede.

e) remoo

7. FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) Analista Judicirio - rea Administrativa. Chico, analista do Tribunal Regional do Trabalho, foi promovido. Nesse caso, a promoo a) no interrompe o tempo de exerccio, que contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicao do ato que promover o servidor. b) interrompe o tempo de exerccio, que contado a partir da data da posse no novo cargo.

9. (Analista Judicirio - TRE AL FCC 2010) Benedita aposentou-se por invalidez. Entretanto, junta mdica oficial julgou insubsistente os motivos de sua aposentadoria. Nesse caso, certo que, dentre outras situaes pertinentes,

(A) o tempo de at cento e oitenta dias em que a servidora estiver em exerccio no poder ser contado para a concesso da aposentadoria. (B) a servidora poder reverter em qualquer cargo, a critrio da Administrao.

c) no interrompe o tempo de carreira, que contado no novo posicionamento a partir da data da posse na nova funo do servidor. d) suspende o tempo de exerccio, que retomado na carreira a partir da data que o servidor ingressar no exerccio do novo cargo. e) suspende o tempo de carreira, que no considerado contnuo, a partir da posse no primeiro cargo.

(C) a reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. (D) poder dar-se a reverso, ainda que a servidora tenha completado setenta anos de idade. (E) encontrando-se provido o cargo, a servidora ficar em disponibilidade pelo perodo de at dois anos.

8 - (FCC - 2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio rea Administrativa) A investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica, denomina-se:

10. (Tcnico Judicirio - TRE AM FCC 2010) Armando, Tcnico Judicirio do Tribunal Regional Eleitora do Amazonas (estvel), foi reinvestido no cargo anteriormente ocupado, diante da invalidao da sua demisso por deciso administrativa, com ressarcimento de todas as vantagens. Nos termos da Lei no 8.112/90, ocorreu a

a) readaptao. b) reconduo. c) reverso. d) reintegrao.

(A) readaptao. (B) reverso. (C) reconduo. (D) reintegrao.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

(E) ascenso.

a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica.

11. (Analista Administrativo - TRE AL FCC 2010) Mlvio, analista judicirio, ser reintegrado no cargo anteriormente ocupado. Porm, esse cargo anterior j encontra-se provido e ocupado por Isabela, servidora pblica estvel. Nesse caso, entre outras hipteses, Isabela

c) ser efetivada em cargo de atribuies afins, respeitada a habilitao exigida, nvel de escolaridade e equivalncia de vencimentos e, na hiptese de inexistncia de cargo vago, o servidor exercer suas atribuies como excedente, at a ocorrncia de vaga. d) o retorno atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria. e) o retorno atividade de servidor, mediante aproveitamento obrigatrio em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado

(A) ficar em disponibilidade, esteja ou no, o cargo de origem provido por outro servidor. (B) ser nomeada em outro cargo de sua livre escolha, mas compatvel com suas funes. (C) ser reintegrada no cargo de origem ou ficar em disponibilidade, a critrio da Administrao.

(D) ser reconduzida ao cargo de origem, sem direito a indenizao, ou aproveitada em outro cargo. (E) poder, a critrio da Administrao, ser readmitida ao cargo de origem ou transferida para outro rgo pblico federal.

13. FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) Analista Judicirio - rea Administrativa. Considere as assertivas abaixo, relacionadas ao vencimento e a remunerao do servidor pblico. I. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito no podero, em qualquer caso, ser compensadas, no sendo assim consideradas como efetivo exerccio. II. Quando o pagamento indevido houver ocorrido no ms anterior ao do processamento da folha, a reposio ser feita imediatamente, em uma nica parcela.

12. FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) Analista Judicirio - rea Judiciria A Lei n 8.112/90 estabelece que a reintegrao a) quando provido o cargo do servidor estvel objeto desta, o seu eventual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao ou aproveitado em outro cargo, ou ainda, posto em disponibilidade. b) a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com

III. O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

IV. assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos trs Poderes, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou ao local de trabalho.

(D) caso fortuito ou de fora maior podero ser compensadas, desde que assim entenda o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, mas no consideradas como efetivo exerccio. (E) fora maior sero obrigatoriamente compensadas pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral e consideradas como efetivo exerccio.

V. Vencimento a remunerao do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, III e V. b) I e IV. c) I e V. d) II, III e IV. e) II, IV e V.

15. FCC - 2010 - TRT - 22 Regio (PI) - Analista Judicirio - rea Judiciria De acordo com a Lei n 8.112/90, em relao ao vencimento, remunerao e vantagens dos Servidores Pblicos Civis da Unio: a) As indenizaes se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

14. (Tcnico Judicirio - TRE AL FCC 2010) Eduardo, tcnico judicirio do Tribunal Regional Eleitoral teve duas faltas, posteriormente justificadas, durante o ms de dezembro de 2009, em razo de enchentes provocadas por chuvas intensas. Nesse caso, correto afirmar que as faltas justificadas decorrentes de (A) casos fortuitos no podero ser compensadas, face a continuidade do servio pblico, mas sero consideradas como efetivo exerccio.

b) As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito no podero ser compensadas, sendo assim no consideradas como efetivo exerccio.

c) Quando o pagamento indevido houver ocorrido no ms anterior ou posterior ao do processamento da folha, no haver reposio, salvo se para o erro contribuiu o servidor, ao menos culposamente. d) As gratificaes e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies indicados em lei. e) O vencimento, a remunerao e o provento podero ser objeto de arresto, sequestro ou penhora, salvo nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial

(B) fora maior devem ser compensadas pela autoridade, mas no podero ser consideradas como efetivo exerccio. (C) caso fortuito ou de fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exerccio.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

16. (Analista Administrativo - TRE AL FCC 2010) Srgio exerce o cargo de analista judicirio. Afastou-se de seu cargo por ter sido eleito deputado federal. Terminado o mandato eletivo, reassumiu suas funes de servidor pblico e est pleiteando ajuda de custo. Nesse caso, (A) no ser concedida a ajuda de custo em ambas as situaes, tanto pelo afastamento como pela reassuno do cargo efetivo. (B) ser concedida essa indenizao apenas quanto ao afastamento do cargo efetivo para o mandato de deputado federal.

(C) no dever restitu-las, por ter cumprido ordens superiores. (D) poder compensar um tero do valor como dias trabalhados, mas restituindo o saldo. (E) dever restitu-las, de imediato, no valor de dois teros e o restante at trinta dias.

18. (Analista Judicirio - TRE AL FCC 2010) Silvana atua como instrutora em curso de formao, regularmente institudo no mbito da Administrao Pblica Federal. Nesse caso, no que se refere gratificao por encargo de curso, certo que essa vantagem (A) incorpora-se remunerao da servidora para alguns efeitos como a aposentadoria e disponibilidade, podendo ser utilizada como base de clculo para outras vantagens a que tiver direito.

(C) ser concedida essa indenizao apenas quanto reassuno ao cargo de analista judicirio. (D) ser concedida uma ajuda de custo em ambas as situaes em razo da mudana de sede. (E) no ser concedida a ajuda de custo, mas sim a de transporte, a critrio da Administrao.

17. (Tcnico Judicirio - TRE AL FCC 2010) Antonia, servidora pblica federal, recebeu R$ 1.000,00 (um mil reais) a ttulo de dirias. Entretanto, atendendo a ordens superiores, no houve necessidade de afastar-se da sede. Nesse caso, no que se refere s dirias, Antonia (A) ficar obrigada a restitu-las, integralmente, no prazo de cinco dias. (B) dever restitu-las, pela metade, no prazo de cinco dias.

(B) no se incorpora ao vencimento da servidora para qualquer efeito e no poder ser utilizada como base de clculo dos proventos da aposentadoria. (C) incorpora-se ao vencimento da servidora para todos os efeitos, mas no poder ser utilizada como base de clculo para as demais vantagens, inclusive para os proventos da aposentadoria.

(D) no se incorpora aos vencimentos da servidora para qualquer efeito, mas poder ser utilizada como base de clculo dos proventos da aposentadoria.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

(E) no se incorpora remunerao ou salrio da servidora, salvo para efeito da aposentadoria ou disponibilidade, vedada sua utilizao como base de clculo de outras vantagens e adicionais.

excepcionais e temporrias, respeitado o limite mximo de duas horas por jornada Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III. b) I e III. c ) II, IV e V. d) III, IV e V. e) IV e V

19 - (FCC - 2010 - TRE-AC - Analista Judicirio rea Judiciria) Quanto aos direitos, vantagens e adicionais do servidor pblico civil da Unio, considere: I. Vencimento a remunerao do cargo efetivo ou comissionado, descontadas as vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. II. Mediante expressa solicitao do servidor, ser pago por ocasio das frias, um adicional correspondente a um tero da remunerao de frias, sendo que no caso de cargo em comisso, a respectiva vantagem no ser considerada no clculo das frias.

20. (FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) Analista Judicirio - rea Judiciria). Quanto s frias e s licenas do servidor pblico, considere: I. A critrio da Administrao, podero ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo ou em estgio probatrio, licenas para tratar de assuntos particulares pelo prazo de at trs anos consecutivos, com ou sem remunerao.

III. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exerccio. IV. As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito, sendo que as gratificaes e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies indicados em lei.

II. O servidor exonerado do cargo efetivo, ou em comisso, perceber indenizao relativa ao perodo das frias a que tiver direito e ao incompleto, na proporo de um doze avos por ms de efetivo exerccio, ou frao superior a quatorze dias. III. As frias podero ser parceladas em at trs etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administrao pblica.

V. O servio extraordinrio ser remunerado com acrscimo de cinquenta por cento em relao hora normal de trabalho e somente ser permitido para atender a situaes

IV. A licena concedida dentro de sessenta dias do trmino de outra da mesma espcie no ser considerada como prorrogao.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

V. O servidor ter direito a licena, com remunerao, durante o perodo que mediar entre a sua escolha em conveno partidria, como candidato a cargo eletivo, e a vspera do registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral.

judicirio, dos Tribunais de Contas e da carreira diplomtica.

e) O servidor do Poder Executivo federal, titular de cargo efetivo, exceo dos ocupantes de cargo em comisso, ou que estejam em estgio probatrio, podero ausentar-se do Pas para misso oficial por autorizao do Poder Legislativo.

Est correto o que se afirma APENAS em: a) I, III e V. b) I e IV. c) II e III. d) II, IV e V. e) III e V 22. FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) Analista Judicirio - Execuo de Mandados Nos termos da Lei n 8.112/90, assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Pblicos, em defesa de direito ou interesse legtimo. Diante disso, a) no caber recurso das decises sobre os recursos sucessivamente interpostos. b) o prazo para interposio de pedido de reconsiderao de quinze dias, a contar da intimao do interessado ou do seu representante legal.

21. (FCC - 2009 - MRE - Oficial de Chancelaria.) correto anuir com a assertiva seguinte: a) O perodo de afastamento do servidor federal para misso ou estudo no Exterior no exceder a 4 (quatro) anos, prorrogvel, desde que imediato, sem interrupo e por um perodo de mais 2 (dois) anos. b) Ao servidor pblico federal beneficiado com afastamento para estudo no exterior, em qualquer hiptese, poder ser concedida exonerao antes de decorrido perodo igual ao do referido afastamento.

c) no cabe pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso. d) o pedido de reconsiderao e o recurso, quando cabveis, no suspendem ou interrompem a prescrio. e) o prazo de prescrio do direito de requerer ser contado da data da publicao do ato impugnado ou da data da cincia pelo interessado, quando o ato no for publicado.

c) O afastamento de servidor pblico federal, para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere, dar-se- com perda total da remunerao. d) As hipteses, condies de tempo, forma e remunerao previstas na lei que dispe sobre o regime jurdico nico do servidor pblico federal, aplicam-se por extenso aos servidores do

23. (FCC - 2010 - TRT - 12 Regio (SC) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Sobre o direito

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

de petio, previsto na Lei n 8.112/1990, correto afirmar: a) O prazo prescricional de cinco anos, para o exerccio do direito de requerer, s se aplica para atos de demisso e de cassao de aposentadoria ou disponibilidade. b) Cabe pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso, podendo ser renovado por uma nica vez.

cargos, ainda que houver compatibilidade de horrio.

c) em qualquer hiptese vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos. d) se considera acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remuneraes no forem acumulveis na atividade. e) a acumulao de cargos, ainda que lcita, fica condicionada comprovao da compatibilidade de horrios

c) O requerimento ser dirigido autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermdio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente. d) O pedido de reconsiderao e o recurso, quando cabveis, suspendem o prazo prescricional. e) assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Pblicos, em defesa de direito ou interesse legtimo, o qual dever ser despachado no prazo de cinco dias e decidido dentro de vinte dias.

25. (FCC - 2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio rea Administrativa) possvel a acumulao remunerada de a) dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas, desde que haja compatibilidade de horrio. b) um cargo de professor com outro cargo tcnico ou cientfico, independentemente da comprovao da compatibilidade de horrio.

24. (FCC - 2010 - TRT - 22 Regio (PI) - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados) Quanto acumulao de cargos, a Lei n 8.112/90, estabelece que a) a proibio de acumular estende-se apenas a cargos e no empregos ou funes em autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista. b) o servidor que acumular licitamente dois ou mais cargos em comisso, quando investido em cargo efetivo, ficar afastado de ambos os

c) dois cargos pblicos tcnicos ou cientficos, independentemente da comprovao da compatibilidade de horrio. d) dois cargos em comisso, mesmo que um deles no seja exercido em condio interina. e) dois cargos de professor, ainda que no haja compatibilidade de horrio.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

26. (FCC - 2010 - TRT - 9 REGIO (PR) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Sobre a acumulao prevista na Lei n 8.112/1990, correto afirmar: a) Considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo ou emprego pblico efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade. b) A proibio de acumular no se estende a cargos, empregos e funes em autarquias, fundaes pblicas, sociedades de economia mista e empresas pblicas da Unio, dos Estados, dos Territrios e dos Municpios.

b) a proibio de acumular estende-se a cargos, empregos e funes em autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas, sociedades de economia mista da Unio, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territrios e dos Municpios.

c) o servidor, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos, mesmo que houver compatibilidade de horrio e local com o exerccio de um deles. d) o servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, com prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, devendo optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade.

c) permitida a acumulao de cargo em comisso com dois cargos efetivos cumulveis, desde que haja compatibilidade de horrios e autorizao dos superiores hierrquicos do servidor. d) A acumulao de cargos, sendo lcita, no fica condicionada comprovao da compatibilidade de horrios. e) proibida a acumulao de dois cargos em comisso, mesmo que um deles seja cargo de confiana interino

e) o servidor no poder ser remunerado pela participao em conselhos de administrao e fiscal de empresas pblicas e sociedades de economia mista, suas subsidirias e controladas, bem como de quaisquer empresas ou entidades em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha participao no capital social.

27. (FCC - 2011 - TRE-RN - Analista Judicirio rea Judiciria) Sobre a acumulao de cargos pblicos, prevista na Lei n 8.112/90, correto afirmar: a) considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo pblico efetivo com proventos da inatividade, ainda que os cargos de que decorram essas remuneraes sejam acumulveis na atividade.

28. (FCC - 2010 - TRT - 12 Regio (SC) - Analista Judicirio - rea Judiciria) De acordo com a Lei no 8.112/1990, dever do servidor pblico a) guardar sigilo sobre assunto da repartio de que teve cincia em razo do cargo, mesmo que referido assunto envolva irregularidades. b) representar contra omisso, sendo que tal representao ser apreciada pela autoridade contra a qual formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

b) somente ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato. c) cumprir as ordens superiores, ainda que manifestamente ilegais. d) atender com presteza expedio de certides para o atendimento do interesse pblico, exceto para esclarecimento de situao de interesse pessoal. e) atender com presteza ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo. c) de reparar o dano no se estende aos sucessores do servidor pblico. d) decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. e) implicar na aplicao de sano administrativa, que no poder cumular-se com demais sanes de natureza penal ou civil, sob pena de caracterizar bis in idem.

29. (FCC - 2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio rea Administrativa) Nos termos da Lei no 8.112/90, ao servidor proibido a) opor resistncia justificada ao andamento de processo. b) ausentar-se do servio durante o expediente, mesmo que tenha autorizao do chefe imediato.

31. (FCC - 2010 - TRT - 22 Regio (PI) - Analista Judicirio - rea Administrativa) No mbito da responsabilidade do Servidor Pblico Civil da Unio, estabelece a Lei n 8.112/90, alm de outras hipteses, que a) em se tratando de dano causado a terceiros, no responder o servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva. b) a obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e ex-cnjuges e contra eles ser executada, at o limite de 50% do valor da partilha ou da herana recebida.

c) manter sob sua chefia imediata parente de quarto grau civil. d) retirar documento da repartio, ainda que tenha autorizao de autoridade competente. e) promover manifestao de apreo no recinto da repartio.

c) as sanes civis, penais e administrativas so inacumulveis, embora independentes entre si. d) a responsabilidade administrativa do servidor no poder ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. e) a responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros

30. (FCC - 2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio rea Administrativa) A responsabilidade do servidor pblico civil a) resulta de ato apenas comissivo, praticado no desempenho de cargo ou funo.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

32. (Analista Administrativo - TRE AM FCC 2010) Nos termos do Estatuto do Servidor Pblico INCORRETO que a responsabilidade (A) penal abrange os crimes e contravenes imputadas ao servidor, nessa qualidade. (B) civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. (C) civil pela reparao do dano no se estende aos sucessores do servidor. (D) civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. (E) administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria.

(D) A responsabilidade civil e administrativa do servidor no ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. (E) Tratando-se de dano causado a terceiros, no responder o servidor perante a Fazenda Pblica, ainda que em ao regressiva.

34. (FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) Analista Judicirio - Execuo de Mandados) Nos termos da Lei n 8.112/90, a prtica de determinado ato considerado irregular por servidor pblico em face de suas atribuies, implica na a) inafastabilidade da responsabilidade administrativa do servidor no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. b) obrigao de reparar o dano estendida aos sucessores e contra eles executada, at o limite do valor da herana recebida. c) responsabilizao civil-administrativa, somente se resultante de ato comissivo e no omissivo, praticado em razo da qualidade de funcionrio pblico e no em razo da sua funo. d) inaplicabilidade das sanes civis, penais e administrativas cumulativamente, por serem independentes entre si. e) no responsabilizao do servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva, tratandose de dano causado a terceiros.

33. (Tcnico Judicirio - TRE AM FCC 2010) Quanto responsabilidade civil do servidor pblico correto que: (A) Decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. (B) A obrigao de reparar o dano no se estende aos sucessores.

(C) As sanes civis, penais e administrativas no podero cumular-se, sendo incompatveis entre si.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

35. (FCC - 2010 - TCE-AP - Procurador) A apurao de infrao administrativa disciplinar praticada por servidor pblico a) depende da instaurao de processo criminal quando houver indcios materiais suficientes de que do mesmo ato possa ter decorrido infrao penal. b) deslocada para a esfera da responsabilidade civil caso do fato imputado ao servidor tenham decorrido danos a terceiros, hiptese em que se aplica, em grau de exclusividade, a norma do artigo 37, pargrafo 6o da Constituio Federal.

37. (FCC - 2011 - TRE-RN - Analista Judicirio rea Administrativa) No que concerne s penas disciplinares, correto afirmar: a) As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados aps o decurso de trs e cinco anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar.

b) Ser aplicada a sano de advertncia ao servidor que utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares. c) A suspenso ser aplicada em caso de reincidncia das faltas punidas com advertncia e de violao das demais proibies que no tipifiquem infrao sujeita penalidade de demisso, no podendo exceder sessenta dias.

c) independe da instaurao de processo criminal para apurao de infrao penal, embora possa sofrer repercusso conforme o contedo da sentena judicial. d) independe da instaurao de procedimento administrativo disciplinar, em razo da informalidade que rege a apurao. e) feita exclusivamente por meio de procedimento judicial quando se tratar de funcionrio pblico ocupante de cargo efetivo, como decorrncia da estabilidade funcional

d) Ser punido com suspenso de at vinte dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeo mdica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao. e) A destituio de cargo em comisso exercido por no ocupante de cargo efetivo ser aplicada nos casos de infraes sujeitas apenas penalidade de demisso.

36. (FCC - 2010 - TRT - 9 REGIO (PR) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao) Dentre as penalidades previstas na Lei n 8.112/1990, NO se inclui a a) advertncia. b) destituio de funo comissionada. c) suspenso. d) aposentadoria compulsria. e) cassao de aposentadoria

38. (Analista Administrativo - TRE AM FCC 2010) Quanto s penalidades disciplinares previstas na Lei no 8.112/90, considere: I. O ato de imposio da penalidade mencionar sempre o fundamento legal e a causa da sano disciplinar.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

II. As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados, aps o decurso de 3 (trs) e 5 (cinco) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar.

a) dois e quatro anos de efetivo exerccio, se o servidor no praticar a mesma infrao disciplinar, durante esse perodo, sendo que o cancelamento no surte efeitos retroativos. b) dois e cinco anos de exerccio, se o servidor no reincidir nessa falta disciplinar, durante esse perodo, sendo que o cancelamento surte efeitos retroativos. c) trs e cinco anos de efetivo exerccio, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar, sendo que o cancelamento da penalidade no surte efeitos retroativos. d) trs e seis anos de exerccio, se o servidor no reincidir nessa falta disciplinar, durante esse perodo, sendo que o cancelamento surte efeitos retroativos. e) quatro e oito anos de efetivo exerccio, sendo irrelevante a prtica de nova infrao disciplinar, considerando que o cancelamento no surte efeitos retroativos.

III. A destituio de cargo em comisso exercido por ocupante de cargo efetivo ser aplicada nos casos de infrao sujeita s penalidades de advertncia e suspenso. IV. O prazo de prescrio da ao disciplinar comea a correr da data em que o autor se tornou conhecido, no se interrompendo pela abertura de sindicncia, mas apenas pela instaurao de processo disciplinar.

V. O cancelamento das penalidades de advertncia, suspenso e demisso, surtir efeitos retroativos data da sua aplicao. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) II e IV. (C) III e V. (D) I, III e IV. (E) II, IV e V.

40. (Tcnico Judicirio - TRE AL FCC 2010) Analise as penalidades previstas para as condutas abaixo, praticadas por servidores pblicos federais. I. Milton est sendo responsabilizado por incontinncia pblica. II. Vnia est sendo responsabilizada por retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, vrios documentos da secretaria do rgo pblico.

39. (FCC - 2010 - TRE-AL - Analista Judicirio Engenharia Civil) Por ter incidido em infrao disciplinar, Lcio, servidor pblico federal, sofreu pena de advertncia, enquanto Regina, tambm servidora pblica federal, recebeu pena disciplinar de trinta dias de suspenso. Deve ser considerado que essas penalidades tero seus registros cassados aps o decurso, respectivamente, de

Nesses casos, sero passveis, respectivamente, das penas de

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

(A) suspenso e advertncia. (B) demisso e suspenso. (C) suspenso e multa. (D) destituio do cargo e multa. (E) demisso e advertncia.

43. (Analista Judicirio - TRE AL FCC 2010) Carlos, titular de cargo efetivo junto ao Tribunal Regional Eleitoral, est sendo responsabilizado por valer-se do exerccio de suas funes para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da funo pblica. Nesse caso, o servidor estar sujeito pena de

41. (FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - rea Judiciria) Jos, servidor pblico federal, responde a processo administrativo por ter faltado ao servio, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses. Conforme preceitua a Lei n 8.112/1990, estar sujeito pena de a) demisso. b) suspenso pelo prazo mximo de noventa dias. c) advertncia. d) disponibilidade. e) multa

(A) demisso, incompatibilizando-o para nova investidura em cargo pblico federal, pelo prazo de cinco anos. (B) destituio do cargo pblico, ficando vedado seu retorno ao servio pblico federal, mas podendo concorrer a cargo estadual ou municipal.

(C) destituio de suas funes e declarao de sua inidoneidade para o servio pblico. (D) suspenso de noventa dias, vedada a converso da pena em multa pecuniria. (E) demisso, ficando vedada sua investidura em cargo pblico pelo prazo de dois anos.

42. (Analista da rea Judiciria TRE/PI FCC 2009) Maria, Joo e Jos so Analistas Judicirios do Tribunal Regional Eleitoral do Piau. Maria recusou f a documentos pblicos; Joo utilizou recursos materiais da repartio em atividades particulares e Jos valeu-se do cargo para lograr proveito de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica. Considerando que Maria, Joo e Jos jamais praticaram qualquer outra infrao disciplinar, lhes sero aplicadas, respectivamente, as penalidades de (A) suspenso, demisso e suspenso.

44. (FCC - 2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio rea Administrativa) A advertncia ser aplicada na hiptese de a) inassiduidade habitual. b) recusar f a documentos pblicos. c) aceitar comisso de estado estrangeiro. d) praticar usura sob qualquer de suas formas. e) proceder de forma desidiosa

(A) advertncia, demisso e suspenso. (B) suspenso, demisso e demisso. (C) advertncia, demisso e demisso. (D) suspenso, suspenso e demisso.

45. (Analista Judicirio - TRE AM FCC 2010) Quanto s penalidades aplicveis aos servidores pblicos civis nos termos da Lei n. 8.112/90, considere:

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

I. Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao servio, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses.

46. (Tcnico Judicirio - TRE AM FCC 2010) A Ao disciplinar prevista na Lei no 8.112/90, prescrever, dentre outras hipteses, em (A) 24 (vinte e quatro) meses, quanto s infraes punveis com destituio de cargo em comisso. (B) 90 (noventa) dias, quanto advertncia.

II. A demisso de cargo em comisso daquele que se vale do cargo para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da funo pblica, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo pblico federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos. III. A ao disciplinar prescrever em 3 (trs) anos, quanto suspenso e em 180 (cento e oitenta) dias, quanto advertncia.

(C) 2 (dois) anos, quanto suspenso. (D) 03 (trs) anos, quanto s infraes punveis com cassao de aposentadoria. (E) 180 (cento e oitenta) dias, quanto disponibilidade.

IV. As penalidades disciplinares sero aplicadas pelo chefe da repartio e outras autoridades na forma dos respectivos regimentos ou regulamentos, nos casos de advertncia ou de suspenso de at 30 (trinta) dias. V. Ser cassada a aposentadoria do inativo que houver praticado, na atividade ou inatividade, falta punvel com a suspenso superior a 30 (trinta) dias.

47. (FCC - 2010 - TRT - 22 Regio (PI) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Estabelece a Lei 8.112/90, que a ao disciplinar prescrever, quanto s infraes punidas com advertncia, cassao de aposentadoria, suspenso e destituio de cargo em comisso, respectivamente, em:

Esto corretas APENAS (A) III e V. (B) II, III e V. (C) II, IV e V. (D) I, II e IV. (E) I e IV.

a) 180 dias; 02 anos; 05 anos e 02 anos. b) 180 dias; 05 anos; 02 anos e 05 anos. c) 02 anos; 180 dias; 05 anos e 02 anos. d) 02 anos; 05 anos; 180 dias e 05 anos. e) 05 anos; 02 anos; 02 anos e 180 dias.

48. (Analista Administrativo - TRE AL FCC 2010) Encerrada uma sindicncia, instaurada em razo do conhecimento de irregularidades no servio de um determinado setor do Tribunal Regional Eleitoral, o relatrio conclui que a infrao est capitulada como ilcito penal.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

Nesse caso, Marcelo, analista judicirio, como autoridade competente, em conformidade com a Lei no 8.112/90, encaminhar cpia dos autos ao

c) Os autos da sindicncia integraro o processo disciplinar, como pea informativa da instruo. d) A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. e) O prazo para a concluso do processo disciplinar no exceder 60 (sessenta) dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por igual prazo, quando as circunstncias assim exigirem

(A) Delegado de Polcia local, aguardando-se suas investigaes para a instaurao do processo disciplinar. (B) Ministrio Pblico, independentemente da imediata instaurao do processo disciplinar.

(C) Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, para que determine, ou no, a instaurao do processo disciplinar. (D) Corregedor Regional Eleitoral, para fins de conhecimento e instaurao do processo disciplinar. (E) Presidente da Comisso, para que determine o afastamento preventivo e a instaurao da ao penal.

50. (FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa) Sobre o processo administrativo disciplinar, previsto na Lei n 8.112/90, correto afirmar que a) da sindicncia poder resultar aplicao de penalidade de advertncia ou suspenso de at sessenta dias. b) o processo disciplinar poder ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando, dentre outras hipteses, se aduzirem circunstncias suscetveis de justificar a inadequao da penalidade aplicada. c) o prazo para concluso da sindicncia no exceder vinte dias, podendo ser prorrogado por igual perodo, a critrio da autoridade superior. d) o afastamento preventivo do servidor, para evitar que influa na apurao da irregularidade, poder ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessaro os seus efeitos, salvo se no concludo o processo.

49. (FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio - Taquigrafia) Em relao ao processo administrativo disciplinar e suas fases, INCORRETO afirmar: a) O indiciado ser notificado por carta expedida pela comisso processante para apresentar defesa no prazo de 05 (cinco) dias e, havendo mais indiciados, o prazo ser comum e de10 (dez) dias. b) O prazo para concluso da sindicncia no exceder 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual perodo, a critrio da autoridade superior.

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

e) quando o relatrio da Comisso contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, abrandar a penalidade proposta ou isentar o servidor de responsabilidade, no podendo, todavia, agravar a pena.

51. (FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) A reviso do processo disciplinar a) ser dirigida ao Ministro de Estado, ou autoridade equivalente, que, se autorizar a reviso, encaminhar o pedido ao dirigente do rgo ou entidade onde se originou o processo disciplinar. b) somente poder ser requerida, na hiptese de falecimento do servidor, pela pessoa da famlia titular da qualidade de inventariante.

c) em sendo julgada procedente, ser declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos os direitos do servidor, exceto em relao destituio do cargo em comisso, que ser convertida em exonerao. d) no poder, ao ser julgada, resultar agravamento de penalidade, valendo destacar que ao longo do processo revisional o nus da prova cabe Administrao Pblica. e) tambm admissvel quando seu fundamento constituir-se na simples alegao de injustia da penalidade

TRIBUNAIS FCC
LEI 8.112 Joo Paulo joaopaulo@colossioliveira.adv.br

GABARITO
1. B 2. A 3. B 4. E 5. E 6. C 7. A 8. A 9. C 10. D 11. D 12. A 13. D 14. C 15. D 16. A 17. A 18. B 19. D 20. C 21. C 22. E 23. C 24. D 25. A 26. A 27. B 28. E 29. E 30. D 32. E 33. C 34. A 35. B 36. C 37. D 38. A 39. A 40. C 41. E 42. A 43. C

44. A 45. B 46. E 47. C 48. B 49. B 50. A 51. B 52. C

También podría gustarte