Está en la página 1de 3

QUESTES DE SOCIOLOGIA 1. Caracterize a Sociologia enquanto cincia, salientando sua origem e objetivos.

A Sociologia como cincia, surge no sculo XIX, no momento de desagregao da sociedade feudal e consolidao do capitalismo, para resolver questes sociais, foca o coletivo, analisa o homem no meio social. Objetiva o progresso e busca pelo estgio positivo. 1. Qual a relao entre o Humanismo e o Ceticismo do sculo XIX com a Sociologia? Humanismo x Ceticismo sculo XIX - O Humanismo uma doutrina antropocntrica, ou seja, centrada nos valores humanos, de carter individualista, independente de comprovaes cientificas para este fato. Porm, no sculo XIX, ocorreu a consolidao da Cincia. At o Renascimento, as explicaes aceitas de qualquer fato eram dadas pela Igreja. O ceticismo adotado como postura filosfica, usada para avaliaes gerais com base em mtodo cientifico. Ento, aplica-se o conhecimento emprico, com a idia de que, tudo que foge a experimentao e comprovao no existe. 1. Qual a importncia de August Comte para a Sociologia? A maior importncia de August Comte foi adoo do mtodo cientfico como base para a organizao poltica da sociedade industrial moderna. Segundo ele, toda e qualquer sociedade evolua de um estgio Teolgico, onde havia o predomnio de entidades divinas, seguindo para o estgio da Metafsica, que o momento de questionamento at chegar meta universal do Positivo, tendo a Europa como meta de civilizao e modernidade. Tambm desenvolveu um esquema sociolgico positivista e lanou a idia de que toda vida humana teria atravessado as mesmas fases histrica. 1. Defina a Religio da Humanidade desenvolvida por Comte. A Religio da Humanidade desenvolvida por August Comte era um sistema em que buscava estabelecer uma completa espiritualidade humana sem elementos sobrenaturais. Seu dogma baseia - se na cincia. Nela, a substituio de Deus por uma humanidade racional e evoluda. 1. Caracterize: a Positivismo - Corrente filosfica que busca a interpretao para fatos, inclui e evoca a razo. empirista. As avaliaes cientificas devem estar rigorosamente embasada em experincias. b Evolucionismo - Homem resultado final de uma longa evoluo. Parte do pressuposto de quanto mais evoludo , melhor. c Mecanicismo - modo como funciona o organismo humano, visto como uma mquina que pensa. d Liberalismo - Teoria econmica do fim do Iluminismo que se ope ao intervencionismo do estado na produo e distribuio de riquezas. e Organicismo - Idia de que tudo funciona como um sistema. Se um segmento social no funciona bem, os outros sistemas no vo conseguir trabalhar em harmonia. f Cientificismo - Dita como grande soluo da humanidade, nela a cincia a nica detentora da verdade. O que no fosse experimentado, no poderia ser mencionado. g Eurocentrismo - Europa como modelo de civilizao e modernidade, exemplo a ser seguido, tornou-se meta universal.

h Darwinismo - Teoria da evoluo que se baseia na seleo natural. I - Darwinismo Social - Teoria social baseada na teoria da evoluo em que apenas os organismos mais aptos sobrevivem. 14. Quem foi Karl Marx? E qual a sua contribuio para a sociologia? Karl Marx foi um filsofo alemo quedesenvolveu a teoria materialista dialtico, props ampla transformao poltica, econmica e social. Ele criticava o capitalismo e liberalismo, pois estes geram livre consumo, consequentemente livre concorrncia, que gera consumo desenfreado e resulta em alienao. Foi o idealizador de uma sociedade com distribuio de renda justa e equilibrada. 15. Conceitue a dialtica diferenciando a dialtica hegeliana da dialtica marxista. Dialtica Hegeliana idealista e onde tudo se desenvolve fundindo afirmao e negao do que se prope, e um mtodo de trs etapas: Tese + Anttese = Sntese, que quer dizer que parte de uma afirmao, exemplo ser, como conceito generalizado (tese) que em seguida negada ser sem propsito o mesmo que no ser (anttese) e por fim, essa contradio somada a afirmao, adquire o conceito de vir a ser ou tornar-se, (sntese). Dialtica Marxista um mtodo de anlise da realidade, no apenas pensamento. a realidade que transformamos em ao, nega a existncia da alma, de outra vida e de Deus e a existncia de um mundo ideal, existe apenas o aqui e o agora. 16. Caracterize o Socialismo proposto por Marx, diferenciando-o do Socialismo Utpico. O Socialismo de Marx trazia a proposta de transformao poltica, econmica e social, um modo de organizao que visava queda da burguesia e ascenso da classe trabalhadora, enquanto o Socialismo Utpico acreditava no surgimento de uma sociedade ideal sem a revoluo proletria, de modo pacfico e iniciada por elites. 17. Conceitue segundo a teoria marxista: a Materialismo - a corrente filosfica do ser e pensar. A matria um dado primrio e a conscincia o reflexo da relao do indivduo com o mundo. b - Materialismo histrico - a busca pela compreenso da histria das sociedades humanas c - Base / superestrutura Base o conjunto das relaes de produo que correspondem a um perodo determinado do desenvolvimento das foras produtivas. Superestrutura constituda pelas instituies jurdicas e polticas e por determinadas foras de conscincia social. d - Luta de classes - fora motriz do desenvolvimento de todas as formaes econmicas em classes divergentes. e - Mais-valia - adiferena entre o valor produzido pelotrabalho e o salrio pago pelo trabalhador. o valor a mais que o indivduo trabalha e no recebe por ele. 18. Segundo David Lyon (1996:18), aps a industrializao as pessoas passaram a experimentar novos nveis de relacionamentos. Como Durkheim, Weber e Marx analisariam este posicionamento? Durkheim Individualizao. Weber Relaes impessoais e sistematizadas. Marx Relaes mercantis, pois transformou os relacionamentos em simples troca.

19. Explique segundo cada teoria: 1. A dialtica no s pensamento: pensamento e realidade a um s tempo. (K. MARX) A dialtica significa dois elementos contrrios, essa contradio um benefcio. A dialtica Hegeliana e a dialtica do Materialismo crem que realidade e pensamento so sinnimos e que, as leis do pensamento so as leis da realidade. 1. "A existncia precede a essncia(K. MARX) Essa a idia central do Existencialismo. Marx critica o modo de como se busca compreender o que o homem. A essncia do homem algo que ele mesmo constri, sua histria, pois o homem produto do meio em que vive. 1. Os homens fazem sua prpria histria, mas no a fazem como querem; no a fazem sob circunstncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado . (K. MARX) necessrio que o homem se adeque s regras sociais para que possa viver em harmonia, sem coero. Pois j a preceitos determinados para que haja organizao social, visando a coletividade. Porque sem coeso anarquia, e no sociedade. Portanto, a falta de autonomia para agir de acordo com sua vontade justificvel, pois preciso que haja princpios em vigor, so eles: Coeso, Organizao, Normatizao e Unidade. 20. possvel se afirmar que todas as categorias sociolgicas so inevitavelmente carregadas de valores? Porqu? Sim, porque apesar de serem representadas por minorias, fazem parte do contexto social e tambm tem sua importncia. Pois qualquer categoria sociolgica, apenas pelo fato de existir ela pode afetar de modo direto ou indireto na coletividade. 21. A Sociologia se desenvolveu como uma resposta desinstalao da vida social no sculo XIX. Mas por que razo ela assumiu as formas especificas que ns vivemos hoje e como ela alcanou um status to importante? A Sociologia surgiu como resposta a um desafio da modernidade, num momento de mudanas com o surgimento do capitalismo, sua existncia tem sido de grande valia para a sociedade atual. A sociedade atual tem caractersticas predominantemente consumista devido ao capitalismo, que o expresso incentivo ao consumo. Atravs da Sociologia pode-se avaliar, conhecer e compreender idias, atitudes e enfoques distintos, e desse modo compreender tudo o que nos afeta e suas significncias no todo

También podría gustarte