Está en la página 1de 4

Andrea Barreto

Cincias Notas de aula Aula : 9 8o ano

Sistema Nervoso:
O sistema nervoso divido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Perifrico

Sistema Nervoso Perifrico ( SNP)


Subdividido em:
Data:

Sistema Nervoso Voluntrio Est relacionado com os movimentos voluntrios. Os neurnios levam a informao do SNC aos msculos esquelticos, inervando-os diretamente. Pode haver movimentos involuntrios. Sistema Nervoso Autnomo Est relacionado com os movimentos involuntrios dos msculos como no-estriado e estriado cardaco, sistema endcrino e respiratrio. divido em simptico e parassimptico. Eles tm funo antagnica sobre o outro. So controlados pelo SNC. Lembrar os Tecidos Musculares Data:

- Musculatura lisa (necessariamente com contrao involuntria, independente da vontade do indivduo): formada por clulas mononucleadas sem estrias. presente nos rgos viscerais internos (esfago, intestino, vasos sanguneos e tero), responsvel pelo peristaltismo. - Musculatura estriada esqueltica (contrao voluntria, dependente da vontade do indivduo): formada por clulas multinucleadas com estrias longitudinais e transversais. Forma os msculos, rgos ligados estrutura ssea, permitindo a movimentao do corpo.

- Musculatura estriada cardaca (contrao involuntria): constitui as clulas binucleadas do miocrdio (musculatura do corao), unidas por discos intercalares que aumentam a adeso entre as clulas. Fator importante para uma contrao rtmica e vigorosa, mantendo a circulao do sangue no corpo

O Sistema Nervoso Perifrico constitudo pelos nervos e gnglios nervosos e sua funo conectar o sistema nervoso central s diversas partes do corpo humano. Nervos Motores e Sensitivos glndulas. O Sensitivo conduz impulsos dos rgos dos sentidos para o Sistema Nervoso Central. Mistos conduzem impulso nos dois sentidos, das diversas regies do corpo para o Sistema Nervoso Central e vice-versa. Arco Reflexo: Data: Data:

Os nervos motores conduzem impulsos do Sistema Nervoso Central at os msculos ou

So arco reflexos...

Data:

Piscar na presena de algum objeto perto dos olhos. Contrair a perna devido a uma batida no joelho. Retirar a mo de algo que machuque ou queime

Espirrar e tossir

Os atos reflexos ou simplesmente reflexos so respostas automticas, involuntrias a um estmulo sensorial. O estmulo chega ao rgo receptor, enviado medula atravs de neurnios sensitivos ou aferentes (chegam pela raiz dorsal). Na medula, neurnios associativos recebem a informao e emitem uma ordem de ao atravs dos neurnios motores (saem da medula atravs da raiz ventral). Os neurnios motores ou eferentes chegam ao rgo efetor que realizar uma resposta ao estmulo inicial. Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execuo de um ato reflexo chamado arco reflexo.
3

Reflexos e o lcool

Data:

O resultado um efeito muito mais inibitrio no crebro, levando ao relaxamento e sedao do organismo. Diversas partes do crebro so afetadas pelo efeito sedativo do lcool tais como aquelas responsveis pelo movimento, memria, julgamento, respirao, etc. Este efeito de relaxamento diminui o tempo de resposta do crebro.

Trabalho a parte Um pouco de neurocincias Data: Correo:

También podría gustarte