Está en la página 1de 26

UnB Universidade de Braslia FACE Faculdade de Administrao, Contabilidade e Cincia da Informao e Documentao.

o. CCA Departamento de Cincias Contbeis e Atuarias Auditoria 1 Professor: Wolney Resende de Oliveira Turma: A

Programas de Auditoria no Ativo

Alunos:

Breno C. Magalhes Giliard Carlos da Rocha Victor K. Parucker

05/78151 05/83189 05/94610

ndice

Introduo................................................................................................3 Programas de Auditoria no Ativo...........................................................5 Auditoria em Caixa e Bancos.................................................................7 Auditoria em Contas a Receber............................................................12 Auditoria de Estoques...........................................................................15 Auditoria no Imobilizado.......................................................................19 Auditoria em Investimentos..................................................................22 Concluso...............................................................................................25 Bibliografia..............................................................................................26

Introduo O programa de auditoria o plano de trabalho a ser executado, e seu planejamento deve ser elaborado considerando o objetivo da auditoria e as caractersticas da empresa auditada. O trabalho tem que ser planejado de uma maneira que se possa dividir o trabalho em partes individuais, de forma que uma equipe possa execut-la simultaneamente, e ao trmino dessas tarefas, o trabalho se consolide na estrutura de um exame abrangente das demonstraes financeiras. E outro aspecto positivo dessa diviso o fato de que ajuda o auditor encarregado a conferir se nenhuma parte da empresa no foi verificada e nem houve duplicao de esforos. Muitas vezes as auditorias em certos itens do ativo, englobam outros ativos, como por exemplo, auditoria em estoques pode ser encadeada com a de compras, contas a pagar e custo da mercadoria vendida. Ou o exame de contas a receber que se faz em coordenao com a auditoria de vendas e recebimentos em caixa e bancos. Podemos concluir que um planejamento bem feito no s aumenta a eficincia e eficcia da auditoria como tambm evidencia as provas obtidas, que fundamentam o parecer emitido pelo auditor.

Programas de Auditoria para Contas do Ativo

Objetivos e procedimentos gerais do Ativo Os objetivos de uma auditoria em uma entidade so variados, podendo ser nos itens de caixa e bancos, estoques, investimentos, etc. Porm, para a elaborao da auditoria so seguidos objetivos gerais, que geralmente se repetem nos diversos itens do ativo. Os objetivos gerais so Existncia, Avaliao, Autorizao, Propriedade, Restries, Exatido de Valores, Utilidade e Apresentao nas demonstraes. Todos estes objetivos e seus procedimentos sero explicados posteriormente. Existncia Esse objetivo visa verificar a existncia do ativo. E o procedimento o exame pessoal do auditor, quando o objeto de verificao um ativo tangvel. A confirmao da existncia do bem pode ser uma simples observao, ou uma anlise de documentos. Porm em certos casos so necessrias evidncias qualitativas, ou seja, um procedimento especial, como por exemplo, uma anlise de um especialista. Avaliao A avaliao de ativos muitas vezes o objetivo da auditoria. Alguns ativos que geralmente so avaliados so os estoques, contas a receber e investimentos. Os procedimentos para provar o valor dos bens so: (a) consulta s listas de cotaes de mercado no caso de investimentos. (b) exame das listas de preos, catlogos e outros dados correntes sobre custos, para estoques. (c) classificao por vencimento e confirmao. (c) avaliao por elemento independente.

Autorizao necessrio garantir que os ativos de uma empresa foram adquiridos dom autorizao. Essa autorizao tem de ser expressa em termos gerais. Por exemplo, a poltica da empresa determina que somente deva haver reposio de estoque mediante pedido do departamento de produo, aps concorrncia para avaliao de preos. Portanto o auditor deve examinar os manuais de procedimentos da empresa para se certificar destas possveis autorizaes especficas. Propriedade O auditor precisa determinar a posse dos ativos da empresa. Na maioria dos casos a propriedade do bem confirmada por uma nota ou fatura de venda. Porm em outros casos, como o ativo Contas a receber, as provas necessrias so, por exemplo, faturas de venda que comprovem o posterior recebimento ou recibos de Caixa e Bancos. Restries A propriedade ou posse de um bem ligada estreitamente a existirem restries do referido bem perante outros indivduos ou entidades. Se houver, devem ser retratados nas demonstraes financeiras. Os procedimentos usuais para descobrir se existem tais restries so exame de dados pblicos, cartoriais e clusulas contratuais. Buscando informaes que apontem qualquer nus contra a propriedade do cliente a respeito dos bens em questo. Exatido de Valores Um outro objetivo de auditoria em qualquer ativo verificar se os valores esto representados fielmente. Entre os procedimentos adotados para buscar a exatido matemtica dos bens so, a confirmao fsica dos ativos, como por exemplo, a contagem. E tambm o exame e verificao dos registros contbeis da empresa auditada. No se deve apenas confirmar a exatido das contas, 5

mas tambm estabelecer a razoabilidade dos perodos apropriados e a exatido de despesas apropriadas a perodos futuros, como por exemplo, amortizaes, despesas antecipadas ou ativos depreciveis. Utilidade Em muitos itens do ativo a auditoria procura definir sobre seu uso potencial na entidade. Voltando atenes tambm para descobrir se o item obsoleto ou um bem usado na produo de um bem que sair de linha. Essas informaes podem levar a uma baixa nas demonstraes ou apenas a divulgao do fato em notas explicativas. Os procedimentos para tal objetivo incluem estudos dos registros de venda de determinada linha de produtos, movimentao de estoques e inspeo fsica do bem.

Apresentao nas demonstraes Este objetivo crucial para a auditoria, e consiste em verificar se os itens do ativo so apresentados corretamente nas demonstraes financeiras. Julgando principalmente sua classificao, atravs da anlise das caractersticas do bem e da aplicao das regras de classificao, englobando mtodos de avaliao, divulgao de valores e descries de restries.

Auditoria de Caixas e Bancos Este ativo considerado o item mais problemtico, com um alto risco de ser fraudado e de difcil controle, por isso os procedimentos de auditoria so normalmente maiores e mais complexos. A eficincia do controle interno referente Caixa e Bancos determina a extenso e a profundidade dos procedimentos de auditoria. Na maioria das vezes, o Caixa e Bancos aparece no balano da empresa na forma de dois itens, o Encaixe, que so os valores em mos, e os depsitos em bancos. Encaixe O encaixe consiste num fundo fixo de Caixa e de recebimentos de clientes, antes de serem depositados. Os procedimentos mais usados para esses dois tipos de encaixe so: Contagem feita pelo auditor. Conferncia dos totais obtidos na contagem com os registros contbeis. Certificao de que itens como cheques de clientes e comprovantes de Caixa so corretos. Verificao dos depsitos e recebimentos nas contas bancrias.

Na contagem descrita acima, o auditor deve ter em total controle todos os itens desse setor, para evitar assim a substituio. A substituio seria a transferncia de valores de caixa, a fim de esconder uma falta de dinheiro ou cheque. Por exemplo, para ocultar uma falta de dinheiro num dos caixas da empresa, o funcionrio criminoso leva valores de outro caixa que ser contado posteriormente. Deve o auditor ento fazer a contagem de todos os caixas juntos, ou ter certeza de que itens no foram contados duas vezes. de extrema importncia que o auditor nunca se apodere de valores do caixa, ou que possa ser suspeito de tal ato criminoso. Para impedir isso, o auditor deve procurar ter um funcionrio da empresa auditada a observ-lo 7

durante a contagem, ou vice-versa, o funcionrio realizar a contagem enquanto o auditor observa. Se forem encontrados durante a contagem itens duvidosos, como exemplo temos cheques de funcionrios, ou cheques antigos, deve-se anota-los nos papis de trabalho, para depois ser averiguada e solucionada. Ao finalizar a contagem, devem ser confrontados os resultados obtidos com os registros do caixa na contabilidade da empresa. O auditor deve tambm depositar todos os cheques que estavam includos nesses numerrios em mos. Ao depositar tais cheques, ser possvel se certificar de que no havia itens fraudulentos ou sem valor, pois caso contrrio o banco os devolveria. Outro procedimento importante e utilizado pela auditoria em Caixa e Bancos o elemento surpresa, que consiste em fazer contagens e verificaes sem aviso prvio. Porm muitas vezes o elemento surpresa inexistente, como nas verificaes de encerramento do exerccio. s vezes o elemento surpresa aparece quando so feitas duas contagens, durante uma nica visita ao cliente. Pois o funcionrio responsvel pela fraude, aps a primeira contagem, devolveria os itens falsos ou irregulares, e ento ocorrendo a segunda contagem tais fraudes seriam descobertas. Caixa depositado Ao analisar o Caixa depositado, o auditor utiliza outros procedimentos diferentes dos usados no Encaixe. Ele confere documentos que comprovam a existncia dos depsitos e consequentemente do dinheiro, e no exatamente do dinheiro em moeda. Procedimentos preliminares O incio dos procedimentos para averiguar o Caixa depositado a data de verificao, ou seja, na mesma data da contagem do caixa em mos. A partir da deve-se iniciar a coleta de dados para verificao do Caixa depositado. Estes dados so todos os registros de depsitos e desembolsos de caixa exatamente antes da verificao do Encaixe.

Procedimentos finais Estes procedimentos so realizados algum tempo aps a data de verificao, e consistem em analisar as reconciliaes bancrias. Tais conciliaes devem ser requisitadas ao banco ou se necessrio, o auditor deve faz-las. Um tipo de conciliao muito til para a verificao do caixa depositado a chamada prova de Caixa, que mostra as transaes bancrias realizadas no perodo anterior a verificao e o saldo da data da verificao. Ou seja, possvel examinar todas as transaes durante o perodo anterior at a verificao, atento aos lanamentos contbeis da empresa. Pois h o entendimento que essas transaes bancrias so meios fceis para um possvel encobrimento de desfalques. Os itens e procedimentos a seguir so os mais utilizados pelos auditores nas reconciliaes:

Desfalques em trnsito O Caixa da empresa pode ser encoberto temporariamente se for apresentado um valor maior para depsitos em trnsito. Analisando as conciliaes, pode-se verificar tal fraude, porm, para evit-la o auditor deve controlar todo o Caixa, at seu depsito no banco. Cheques em circulao Ocultar da lista de cheques em trnsito um item, tambm uma maneira de esconder, mesmo que temporariamente, um desfalque de dinheiro no Caixa. Atravs do exame do extrato emitido pelo banco, pode-se verificar quais cheques esto em circulao. Caso algum cheque no esteja na lista e sim no extrato, necessrio que haja uma explicao. A existncia de cheques antigos possvel existir um encobrimento de Caixa se existir cheque antigos emitidos pela empresa que no foram descontados, ou seja, esto em circulao h algum tempo. Assim, o funcionrio fraudador poder, percebendo isso, omitir este cheque da lista de cheques em circulao e retirar uma quantia do caixa equivalente ao valor do cheque antigo. Para evitar isso, o auditor deve estar atento as datas dos

cheques em circulao e recomendar a devoluo de cheques a muito tempo em circulao. Exemplo: havia $4000 em caixa, menos $1000 de cheques em circulao (emitidos pela empresa). Deve haver em caixa ento, 4000-1000= $3000. $500 desses cheques um cheque antigo que no descontado h algum tempo. Ento o valor do caixa ser 4000-500=3500, porm ao emitir o cheque da lista de circulao, o funcionrio retira os $500 que sobram deixando apenas os $3000 resultantes da conta inicial. Outros itens de reconciliao necessria a verificao de outros documentos que comprovem alguns itens como cheques devolvidos, cobranas bancrias e despesas de servios. Pois estes itens exigem ajustes na conta de caixa, necessrios para uma correta apresentao das demonstraes financeiras. Desfalques de caixa muito difcil classificar os mtodos de desfalques no caixa, justamente pelo encobrimento da ao. Desfalques encobertos so aqueles que tm um lanamento contbil compensando a subtrao do ativo. Ao contrrio do desfalque encoberto, o no-encoberto aquele em que no h uma compensao da falta do bem com um lanamento na contabilidade. Fazendo com que seja percebida a falta do bem algum tempo depois ou imediatamente aps o desfalque. Existem dois tipos comuns de desfalques no encobertos, o Lapping e o Kiting: 1. Lapping. Neste tipo de desfalque, so usadas cobranas de contas a receber, desviando os recursos obtidos por tais cobranas com novas cobranas.

10

2. Kiting. um desfalque de caixa que envolve os desembolsos feitos. Basicamente um sistema de encobrir faltas de dinheiro com transferncias irregulares em cheques. mais simples descobrir kiting do que lapping, porque com procedimentos de auditoria de Caixa possvel detectar tais irregularidades na data da verificao. Atravs dos procedimentos de coleta dos dados, preparao das listas de cheques em circulao, anlise dos depsitos antes e depois da data de verificao, muito provvel que seja descoberto as fraudes no caixa.

11

Auditoria de Contas a Receber As contas a receber, por serem de natureza intangvel, necessitam de um procedimento de auditoria diferenciado dos vistos na auditoria de Caixa e Bancos. As contas a receber representam compromissos assumidos pelos clientes da empresa (compradores) de pagar alguma quantia, e por isso apresentam aspectos subjetivos. Ao fazer a avaliao nas contas a receber, o auditor deve aplicar critrios de julgamentos quantitativos e qualitativos, utilizando quase sempre de evidncias indiretas. Os principais objetivos na auditoria de contas a receber so: verificao de propriedade; existncia real e exatido de valores; determinao da rentabilidade da cobrana; e descoberta de quaisquer nus referentes s contas a receber e determinao da melhor forma de apresentao das demonstraes financeiras. As operaes que normalmente envolvem contas a receber esto diretamente ligadas com caixa e bancos, e assim sendo, a auditoria dessas podem ser feita em conjunto. Os procedimentos que se utilizam muito para esta verificao so os testes de transaes, exame de documentos fundamentais e a verificao de dados. Para uma melhor exposio, os procedimentos de auditoria de contas a receber podem se classificar da seguinte maneira: coleta e exame de evidncias externas; exame de evidncias internas da firma; procedimentos analticos referentes a saldos de contas a receber e Proviso para Crditos de Liquidao Duvidosa. Evidncias Externas A evidncia externa a confirmao do dbito feita diretamente com o devedor, e considerado um dos procedimentos mais importantes em relao a contas a receber. Nesse processo, o auditor pode utilizar dois tipos de pedido de confirmao: o positivo e o negativo. O positivo o procedimento que pede ao devedor que analise as informaes constantes no pedido e responda se estas 12

so corretas ou incorretas, e que se caso seja incorreta, mande uma resposta apontando o erro. J o negativo solicita ao devedor apenas uma resposta caso as informaes ali estejam erradas. A auditoria considera de melhor qualidade as evidncias obtidas por meio dos pedidos de confirmao positiva, j que se tem uma resposta clara caso esteja certo o saldo da conta mencionada, e tambm caso esteja errado o valor, j que se pede uma resposta apontando onde est o erro. J o pedido de confirmao negativo pode deixar obscuras essas idias, tendo em vista que uma no resposta pode tanto representar veracidade de informaes, como um no recebimento ou negligncia por parte do devedor. Muitas vezes os auditores utilizam de ambos os pedidos de confirmao e simultneos, selecionando uma amostra de contas de maiores saldos para uma confirmao positiva e colocando o restante na confirmao negativa. Com esse procedimento, o auditor evita que apaream contas de clientes fictcios. Evidncias internas O auditor deve reunir e examinar evidncias internas da empresa. Os procedimentos aplicados para essa parte da auditoria so os testes de registros contbeis e exame da documentao hbil. Devem ser examinados e comparados com os registros contbeis os recebimentos de caixa, baixa de contas incobrveis, memorando de crdito, entre outras. Esses procedimentos de auditoria so comumente denominados testes de transaes. Procedimentos Analticos Aps as evidncias obtidas por meio de confirmao e testes de transaes, o auditor pode ainda aplicar certos procedimentos analticos. Um deles consiste em analisar, pelos vencimentos, os saldos de contas a receber. Assim, cada conta classificada por idade. Na concluso, os totais das colunas mostram o vencimento relativo das contas, ajudando o auditor a determinar sua possibilidade de serem realizadas na cobrana, uma vez que as vencidas mais antigas, ou, uma tendncia para existncia dessas, normalmente indcio de pouca possibilidade de realizao. Esses dados se 13

relacionam com a avaliao que o auditor faz da adequao da Proviso para Crditos de Liquidao Duvidosa. Esta Proviso para Crditos de Liquidao Duvidosa um ponto muito importante caso se queira uma imagem de crdito s contas a receber. Utilizam-se tambm outros dados para determinar se a Proviso para Crditos de Liquidao Duvidosa, como: antecedentes de percentagens dos saldos a receber; tendncias da incidncia de dvidas duvidosas; alteraes na poltica de concesso de crdito; clculos de movimentao de contas a receber; e condies econmicas vigentes no momento. Controle interno sobre Contas a Receber Existem vrios procedimentos especficos que indicam um bom controle interno em relao a contas a receber. O controle sobre contas se sobrepe aos exerccios sobre outros setores como Caixa e Bancos. Assim, mostra-se o conceito de sistema global de atividades e tambm a dificuldade de se isolar um nico setor do sistema, sem descobrir a interao do mesmo com os outros setores. Entre os procedimentos, esto a segregao de tarefas, autorizaes e procedimentos de faturamento. Na segregao de tarefas, devem-se distinguir as pessoas que registram os detalhes de contas a receber e pessoas que esto relacionadas com recebimento de Caixas e Bancos, baixa de contas incobrveis, emisso de memorandos de crdito, estoques ou faturamento. Na parte de autorizaes, devem existir procedimentos formais para aprovao de baixas de contas incobrveis, devoluo de vendas de mercadorias, ou qualquer outra transao que reduzem as contas a receber (tirando os recebimentos rotineiros de caixa).

14

Auditoria de Estoques Dedica-se geralmente um tempo considervel verificao dos estoques por constiturem o principal item do ativo de muitas empresas. E por serem itens tangveis, os auditores devem se preocupar em determinar quantidades e qualidades dos mesmos, assim como em conferir a exatido dos clculos referentes a seu valor. Os principais objetivos da auditoria nos estoques so: determinao de que h bom controle sobre os estoques; verificao de que o cliente realmente proprietrio do estoque; determinao de quantidade de estoque em mo do cliente; averiguao e certeza de que o cliente atribui preo adequado a seu estoque; determinao se h nus sobre o estoque; determinao da possibilidade de venda do estoque existente, atentando para indcios, tais como mercadoria danificada, itens obsoletos etc.; determinao da forma correta de apresentao do estoque nas demonstraes financeiras. Observao do estoque A observao de estoques um procedimento que ajuda os auditores a atingirem vrios objetivos, inclusive aqueles relacionados propriedade, quantidades, existncia real e possibilidade de venda. Uma observao bem feita do estoque deve dar ao auditor a certeza com relao s caractersticas fsicas, qualitativas e quantitativas dos estoques. Procedimentos do cliente Antes de iniciar a contagem fsica dos estoques, o cliente deve dar instrues especficas a todos os empregados sobre o que fazer durante a contagem. Se possvel, parar a produo durante a contagem e a separao e colocao em uma lista de toda mercadoria que entrar e sair durante o trabalho de contagem. Um bom meio de fazer levantamento fsico organizando equipes de contagem e efetuando segundas contagens. Cada equipe geralmente

15

formada por duas pessoas, uma do departamento que controla os itens e outra do departamento alheio ao de estoques. Est no objetivo do auditor verificar a contagem de estoques, baseado em testes e determinar as providncias para que os resultados sejam exatos, e no fazer contagem (levantamento) enquanto observa uma contagem de estoque. Caso seja encontrado algum erro, o auditor deve informar aos componentes da equipe responsvel, para que est possa tomar as medidas cabveis para sanar o problema. Contagem de teste Enquanto observa a realizao do levantamento fsico, o auditor deve fazer vrias contagens de teste para verificar a exatido do trabalho dos empregados do cliente. Essas contagens devem estar nos papis de trabalho, para que possa fazer uma comparao com os resumos do levantamento. funo do auditor fazer um julgamento para decidir sobre a necessidade de abrir caixas, pacotes etc., a fim de ter certeza da veracidade das quantidades declaradas. Avaliao do inventrio fsico Durante a observao da realizao do inventrio fsico, muitos auditores gostam de registrar nos papis de trabalho os comentrios sobre os procedimentos empregados pelos clientes no levantamento, as condies em que se faz este, e suas prprias impresses sobre as contagens. Esses comentrios so muito importantes para se formar uma opinio a respeito de estoques e para se fazer sugestes construtivas ao cliente. Os tipos de estoque que podem apresentar problemas so: grandes pilhas de material do tipo carvo; lquidos em tanques; grandes quantidades de peas pequenas; trabalho em processo. Existem outros tipos de casos que podem dificultar a mensurao do estoque, como por exemplo, valor especfico de jia, mensurao de produto qumico de determinada espcie, entre outros. Nesses casos, o melhor a se

16

fazer contratar um especialista que possa dar a certeza a respeito da natureza do item de estoque. Procedimentos que se seguem observao Aps a observao, o cliente far a enumerao dos itens, dar seu preo e seu volume em uma listagem de estoque. A fim de concluir o trabalho de verificao nos estoques, o auditor deve obter uma cpia dessa listagem para exame, aplicando mesma e a outros registros de estoque os seguintes procedimentos: Conferir as contagens de teste registradas nos papis de trabalho com a listagem; Examinar faturas de compra de estoques recentes para verificar preos e proprietrios; Verificar totais e subtotais, na base de teste; Conferir os dados para determinar se as vendas e compras, prximas da data do inventrio fsico, foram registradas e devidamente includas no levantamento; Reportar-se s listas de preos, catlogos ou faturas atuais, para determinar o custo de reposio de estoque, verificando, assim, se h necessidade de uma baixa de preos at o nvel de mercado; Verificar os itens marcados durante a observao do inventrio, como danificados ou obsoletos, se foram includos com valor menor ou omitidos; Rever os clculos do fluxo de custo empregado e rever os clculos de qualquer mtodo especializado de avaliao de estoque; Revisar o sistema de custeio, para estabelecer a validade dos custos apresentados (empresas manufatureiras); Conferir os totais de estoque, pela listagem, com os registros contbeis, fazendo as recomendaes para qualquer ajuste necessrio.

17

Alm disso, o auditor deve se certificar da existncia de eventuais nus, examinar os contratos de emprstimos, fazer averiguaes e, se necessrio, examinar os registros oficiais. Deve-se ento obter com um dirigente autorizado do cliente a representao por escrito dos estoques, chamada de certificado de estoque. Esse certificado serve para ressaltar a responsabilidade primordial do cliente para com a fidedignidade e exatido das demonstraes financeiras, e parte das evidncias colhidas pelo auditor para corroborar seu parecer sobre estoques. Controle interno sobre estoques O controle interno sobre os estoques compreende controles contbeis e fsicos. Assim, deve haver uma segregao de funes, de modo a no permitir que encarregados de controlar os estoques sejam os mesmos responsveis pelo faturamento de vendas ou lanamentos de compras. O sistema contbil deve ser projetado de maneira tal, que o fluxo de dados contbeis se faa paralelamente ao fluxo fsico do estoque. Esse no deve ser despachado antes de serem aprovadas as vendas e autorizado o embarque.

18

Auditoria do Ativo Imobilizado Objetivos Estes so alguns dos objetivos da auditoria do ativo imobilizado: Determinar sua existncia fsica e a permanncia em uso; Determinar se pertence empresa; Estudar e avaliar o controle interno existente para os bens do imobilizado; Determinar se os bens do imobilizado foram adequadamente depreciados monetariamente em bases aceitveis; Campo de exame O campo de exame compreende os direitos que tenham por objeto bens destinados manuteno das atividades da empresa. Para exemplificar podemos citar terrenos, prdios, construes, benfeitorias ou melhoramentos, jazidas minerais ou direitos de explorao, reflorestamentos, construes em andamento, bens intangveis, benfeitorias em imveis de terceiros, etc. Tambm devemos incluir no campo de exame peas e equipamentos que possuam uma vida til que justifique o tratamento especial e tambm contas retificadoras do ativo imobilizado que digam a respeito das depreciaes, amortizaes e exaustes. Reviso do controle interno Na reviso do controle interno o auditor ir checar a confiabilidade do mesmo, para a definio dos procedimentos de auditoria, a extenso dos trabalhos e o momento de sua aplicao. bem verdade que o controle interno das empresas variam em vrios aspectos, mas bom a administrao atentar a alguns pontos que devem sempre ser forte na parte de controle do ativo imobilizado.

19

Contagens fsicas peridicas Balancete peridico entre as fichas individuais do imobilizado com os registros contbeis Sistema de comunicao para os casos de transferncias, obsolescncia ou baixas de bens do imobilizado. Segregao de funes entre o setor de compras e a recepo dos bens do imobilizado Procedimentos de auditoria Coerentemente com os objetivos os procedimentos de auditoria devero

estar voltados para: Avaliao dos bens, inclusive quanto correo monetria. A existncia, propriedade e posse. Eventual existncia de nus. Os critrios e a extenso das depreciaes ou amortizaes. Sendo esta a primeira auditoria o trabalho dever abranger todo o imobilizados e checagem do controle interno paralelamente ao contbil, aps pode-se fazer por amostragem. As verificaes que incluem os bens do imobilizado, para efeito de controle e maior eficincia devem ser acompanhadas e listagem detalhada de todos os bens ou de fichas individuais corretamente elaboradas, que permitam a fcil identificao e contenham os dados indispensveis ao objetivo do exame tais como: Natureza Dada de aquisio Custo original Correo monetria Depreciaes ou amortizaes

20

Tal como nos estoques o auditor deve estar presente no momento deste exame. Como j foi dito tratando-se de primeira auditoria os exames e verificaes devero ser bastante extensos e profundos.No se tratando de primeira auditoria o auditor dever concentrar suas verificaes, com mais empenho, nos lanamentos de adies ao imobilizado durante o exerccio e nos acrscimos de bens. Nessa verificao o auditor atentar para a possibilidade da existncia de lanamentos indevidos, carregando no ativo imobilizado o que deveria ser lanado nas despesas e vice e versa.

21

Auditoria de Investimentos Para algumas empresas, os investimentos so apenas bens temporrios j para outras constituem parcela substancial do ativo, o auditor deve estar atento a este tipo de ativo, pois envolvem riscos muito grandes, so atraentes e por sua negociabilidade potencial. Objetivos Segue-se os objetivos que so visados pelo auditor no exame dos investimentos: Determinao da existncia de um sistema adequado de controle interno sobre os investimentos e lucros dele decorrentes Determinao de que os investimentos apresentados nos registros do cliente realmente existem e so de propriedade deste Determinao da avaliao adequada para os investimentos e de apresentao correta dos mesmos nas demonstraes financeiras Descoberta e divulgao de eventuais nus sobre os investimentos Determinao de registro adequado de resultados e de receitas com investimentos Muitos destes procedimentos so semelhantes aos procedimentos dos outros ativos, contudo alguns aspectos so peculiares a este tipo de ativo, como na avaliao e verificao do lucro auferido com os mesmos.

Exame e confirmao Os exames que o auditor utiliza para atingir o objetivo referem existncia e propriedade de investimentos, normalmente, compreendem exame ou confirmao, se a ttulos envolvidos, considera-se boa pratica se o auditor examin-los e confront-los com a contagem feita pelo cliente.

22

Ao se fazer a contagem dos ttulos, o auditor deve proceder de modo que possa detectar eventuais substituies de ttulos, lembrando sempre que esta verificao deve ser feita sempre simultaneamente com a de outros ativos. Procedimentos de avaliao Os investimentos, em geral, so apresentados nas demonstraes financeiras pelo custo ou pelo preo de mercado, dos dois o menor. Em toda auditoria que envolva investimentos o auditor deve tomar como ponto de referencia alguma medida de valor corrente de mercado do investimento, para certificar=se de que o bem devidamente avaliado sendo que as tcnicas de determinao do valor de investimentos variam segundo o tipo destes. Verificao de aquisies, disposies, lucros e prejuzos O auditor deve verificar se no perodo submetido a exame o cliente fez transaes de investimento que devam ser analisadas. O auditor deve procurar nas atas do comit para assuntos de investimentos ou da diretoria pois estas fornecem a evidencia de autorizao.No caso de ttulos , os avisos enviados pelos corretores podem ser usados para documentar as transaes sempre tendo em mente que caso as informaes sobre o investimento no for suficiente o auditor no deve hesitar em procura-la em uma fonte externa. Neste caso, so adequados os seguintes procedimentos. Pedidos de confirmao de terceiros para a transao Consulta aos advogados representantes do cliente na transao e referencia a registros pblicos, se a transao tiver sido registrada nos mesmos. Verificao do lucro de investimentos

O auditor deve verificar se o lucro dos investimentos est registrado corretamente sem excesso nem faltas. Uma vez que o lucro de investimento 23

recebido muitas vezes de maneira irregular, tanto na freqncia como no valor, tornando difcil control-lo.Esses recebimentos no programados podem no ser depositados nem registrados, durante muitos dias, constituindo uma tima oportunidade para empregados desonestos que eventualmente tenham acesso a eles. No caso com investimentos em aes de empresas cotadas na bolsa, deve-se comparar o dividendo registrado com os dados publicados sobre os dividendos, no caso de debntures pode-se calcular com base no valor do par e na taxa nominal de juros, isto vale tambm para juros e amortizaes de gio. Controle interno sobre investimentos O controle interno relativo a investimentos deve propiciar controle fsico e contbil sobre os bens. No controle fsico deve-se garantir a custdia segura aos investimentos e que o acesso aos ttulos seja controlado por duas pessoas para que uma delas, agindo por si mesma, no possa apoderar-se dos ttulos. No controle contbil os investimentos e o lucro proveniente desses devem exigir prestao de contas de investimentos individuais.Lembrando sempre da segregao de funes no deixando jamais o acesso de uma mesma pessoa aos investimentos e aos registros contbeis correspondentes. Apresentao de investimentos nas demonstraes financeiras Os investimentos so geralmente apresentados nas demonstraes financeiras pelo custo ou preo de mercado o que for o mais baixo, e comum divulgar os dois valores.Porem caso o investimento estiver caucionado ou sujeito a qualquer outra modalidade de nus, o fato deve ser divulgado nas demonstraes financeiras, se houver alguma garantia para o investimento, preciso divulgar tambm essa informao.

24

Concluso Ao final deste trabalho, podemos observar a necessidade e a importncia dos trabalhos de auditoria nos ativos de uma empresa. Atravs de vrios procedimentos e observaes, o auditor tem de confirmar, obtendo provas e bases, as demonstraes contbeis da entidade por meio do parecer.

25

Bibliografia

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contbil: Teoria e Prtica. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2004. ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completa. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2004.

26

También podría gustarte