Está en la página 1de 19

Aula 05 Teoria das Contas e os Grupos de Contas

5.1) Introduo Como vimos anteriormente, o Balano Patrimonial constitudo de Ativo, Passivo e Patrimnio Lquido. O Ativo composto de Bens e Direitos aplicados na entidade. O Passivo e o Patrimnio Lquido registram todas as entradas, ou seja, as origens de recursos (financeiros e materiais) na empresa. Se demonstrssemos um Balano Patrimonial cujo Ativo fosse um amontoado de contas de Bens e Direitos (de forma heterognea), teramos dificuldades em ler, interpretar e analisar o Balano Patrimonial. Por isso, importante apresentar o Balano agrupando-se as contas de mesmas caractersticas, isto , separando grupos de contas homogneas entre si. Por exemplo, poderamos agrupar as contas Caixa e Bancos (depsito que a empresa tem nos bancos), em um nico grupo denominado Disponvel, que representa o dinheiro disposio da entidade. Neste sentido, agrupar mquinas, veculos e equipamentos tambm faz sentido, pois so bens de vida til longa, no destinados venda; da mesma forma, compatvel agrupar, no Passivo, salrios a pagar, fornecedores e impostos a pagar, pois so contas que sero liquidadas (pagas) num curto prazo. Assim que se procede para agrupar contas de natureza semelhante.

5.2) Conceito de Conta Antes de discutirmos como agrupar as contas, preciso entender o que uma conta. Conta o nome tcnico que identifica cada componente patrimonial (Bem, Direito ou Obrigao), bem como identifica um componente de resultado (Receita ou Despesa).

Conta a representao contbil de elementos patrimoniais de natureza igual ou semelhante. (Padoveze) Todos os acontecimentos que ocorrem durante a gesto patrimonial de uma entidade, tais como compras, vendas, pagamentos, recebimentos, etc. so registrados contabilmente em suas respectivas contas. Por exemplo: dinheiro em caixa, conta Caixa; dinheiro em banco, conta Banco; mercadorias em estoque, conta Mercadorias, etc. As contas se apresentam em sistemas de contas que representam o conjunto de todas as contas utilizadas nos registros contbeis da entidade. As contas de um sistema podem ser agrupadas de acordo com a natureza de cada uma delas (com veremos mais adiante).

5.3) Teorias das Contas Como estudo terico, veremos rapidamente algumas das teorias aplicadas s contas que surgiram durante a evoluo da Contabilidade como cincia, saber: Teoria Personalstica: essa teoria considera como objeto da

Contabilidade a relao jurdica entre as pessoas; personaliza as contas, classificando-as em: Contas Contas Contas dos dos do Agentes Agentes Proprietrio: Consignatrios: Correspondentes: que representam que que o representam os bens; representam os direitos e as obrigaes; Patrimnio Lquido, as receitas e as despesas.

Teoria Materialista: por essa teoria, tambm conhecida como teoria econmica, as contas representam valores materiais; so representadas como: Contas Integrais: so as representativas dos Bens, dos Direitos e das Obrigaes da entidade; Contas Diferenciais: so as representativas do Patrimnio Lquido, das receitas e das despesas da entidade. Teoria Patrimonialista: a teoria usualmente adotada no Brasil. Considera o Patrimnio como objeto da Contabilidade. Classifica as conta como: Contas Patrimoniais: so as contas representativas dos Bens, dos Direitos, das Obrigaes e do Patrimnio Lquido da entidade; Contas de Resultado: so as contas que representam as Receitas e as Despesas da entidade.

5.4) Balano Patrimonial - Grupos de Contas De acordo com a Teoria Patrimonialista, as Contas

Patrimoniais so aquelas que representam os Bens, os Direitos, as Obrigaes e o Patrimnio Lquido da entidade. Portanto, o Balano Patrimonial ser composto somente de Contas Patrimoniais. As permanentes, pois Contas sempre Patrimoniais existiro so tambm existirem denominadas os elementos

enquanto

patrimoniais que representam. Isso quer dizer, exemplificando com a conta Caixa, que, enquanto houver dinheiro dentro da empresa, ano aps ano, existir a conta Caixa. O saldo poder ser deduzido at quase zero, mas, existindo qualquer quantidade de dinheiro, existir a conta, independente do ano e da passagem do tempo.

A legislao brasileira, mais fortemente representada pela Lei 6.404/76 (com as alteraes trazidas pela Lei 11.638/07 e pela Lei 11.941/09) estabelece como os grandes grupos de contas do Ativo, do Passivo e do Patrimnio Lquido:

ATIVO Circulante No Circulante Circulante

PASSIVO E PL No Circulante Patrimnio Lquido

As contas do Ativo so agrupadas de acordo com sua rapidez de converso em dinheiro: de acordo com seu grau de liquidez, que a capacidade de se transformar em dinheiro mais rapidamente. Em primeiro lugar, agrupam-se as contas que j so dinheiro (Caixa, Bancos, etc.) com as que se convertero em dinheiro rapidamente (Ttulos a Receber, Estoques, etc.). A esse grupo de contas denominamos de Ativo Circulante. um grupo de elevado grau de liquidez. Em segundo lugar, sero agrupadas as contas que se transformaro em dinheiro mais lentamente ou que dificilmente sero transformadas em dinheiro (normalmente no so vendidos, mas so utilizados como meio de consecuo dos objetivos operacionais da empresa). A esses grupos de contas denominamos de Ativo No Circulante. As contas do Passivo e do Patrimnio Lquido so agrupadas de acordo com seu vencimento, isto , aquelas a serem liquidadas mais rapidamente sero destacadas daquelas a serem pagas num prazo mais longo.

Em primeiro lugar, agruparemos as contas que sero pagas mais rapidamente (Salrios a Pagar, Impostos, etc.). Esse grupo chamado Passivo Circulante. Em segundo lugar, as contas que sero pagas num prazo mais longo (Financiamentos, etc.). Esse grupo chamado de Passivo No Circulante. Em terceiro lugar, as contas que, praticamente, no sero pagas. So as obrigaes com os proprietrios da empresa, as obrigaes no exigveis. Esse grupo chamado de Patrimnio Lquido. Portanto, tanto para os grupos de contas do Ativo, quanto para os grupos de contas do Passivo e do Patrimnio Lquido, o grau de liquidez decrescente que ir estabelecer as classificaes e a ordem das contas. baseado nisto que no Ativo aparecero em primeiro lugar as contas que se convertero mais rapidamente em dinheiro e, a seguir, as contas mais lentas de realizao em dinheiro; no Passivo e Patrimnio Lquido sero destacadas, prioritariamente, as contas que devero ser pagas mais rapidamente, e a seguir, as que sero acertadas a Longo Prazo.

5.4.1) Critrios Fundamentais Como pudemos perceber, duas regras bsicas ou critrios orientam a distribuio de contas no Balano Patrimonial: a) Prazo: em Contabilidade, CURTO PRAZO significa

normalmente o perodo de at um ano. Por conseguinte, sero classificadas como de LONGO PRAZO as contas com vencimento (tanto para receber, quanto para pagar) superior a um ano. Essa regra foi criada visando uma normalizao para todas as empresas e suas respectivas atividades, e tambm como o resto da comunidade internacional, entende-se por Circulante os valores que sero realizados dentro do prximo ano a partir da data do Balano. Assim, os bens que sero vendidos

dentro do prximo exerccio e os valores que tm vencimento e sero recebidos tambm dentro dos prximos 365 dias so considerados itens do Circulante. Este critrio vale tambm para o Passivo. Assim, as dvidas que tm vencimento e sero pagas dentro do prximo ano aps a data do Balano so classificadas no Passivo Circulante. Por conseguinte, todos os Ativos que sero realizados ou recebidos aps 365 dias e as dvidas com vencimento que sero pagas alm desse prazo so considerados Ativos ou Passivos de Longo Prazo e sero classificados, se Ativos, no Ativo No Circulante, e se Passivos, no Passivo No Circulante. importante salientar que o ponto de referncia para se classificar no Circulante (curto prazo) ou no No Circulante (longo prazo) a data de encerramento do Balano Patrimonial. Exemplificando, tomemos como base um Balano encerrado em 31-12-x7. Todas as duplicatas a receber com vencimento de 01-01-x8 a 31-12-x8 sero consideradas de curto prazo, ou Ativo Circulante. Todas as duplicatas a receber com vencimento a partir de 01-01-x9 sero classificadas no Ativo No Circulante. No caso de Passivos, exemplificando com Emprstimos, temos o seguinte: os financiamentos ou parcelas de emprstimos, que vencem de 01-01-x8 a 31-12-x8, sero classificados como Passivo Circulante. Os emprstimos, financiamentos ou parcelas de tais dvidas, que vencem a partir de 01-01-x9, sero classificados no Passivo No Circulante (longo prazo). Esquematizando num grfico, teremos:
Data do Balano 365 dias depois mais de 365 dias

Circulante (curto prazo)

No Circulante (longo prazo)

Aplicando o exemplo anteriormente citado, as datas seriam essas:

Data do Balano 31-12-x7

365 dias depois 31-12-x8

mais de 365 dias alm de 01-01-x9

Circulante (curto prazo)

No Circulante (longo prazo)

Quando se levantam Balanos em perodos menores que um ano (um exerccio social), o conceito de curto e longo prazo permanece o mesmo. Consideram-se curto prazo os valores a receber, a realizar ou a pagar, com vencimento at 365 dias da data de cada Balano levantado. Por exemplo, num Balano apurado em 31-05-x8, todos os valores a receber e a pagar at 31-05-x9 sero considerados de curto prazo. Os valores a receber e a pagar com vencimento a partir de 01-06-x9 sero classificados como de longo prazo.

b) Grau de Liquidez Decrescente: os elementos do ativo devem ser dispostos em ordem decrescente de grau de liquidez ou realizao, ou seja, os itens de maior liquidez so classificados em primeiro lugar. Realizao, neste caso, significa a transformao do ativo em moeda corrente (dinheiro). Assim, os ativos que se transformam mais rapidamente em dinheiro devem ser apresentados em primeiro lugar, ou melhor, os ativos que tm maior grau de liquidez devem ser apresentados primeiro. Essa a razo por que as contas de Caixa e Bancos (as disponibilidades) aparecem em primeiro lugar dentro do Ativo Circulante, assim como o prprio Ativo Circulante apresentado antes do Ativo No Circulante. Um exemplo entre trs contas: Estoque, Caixa e Duplicatas a

Receber. O mais lquido o Caixa (1 lugar); em segundo lugar, recebem-se mais rapidamente as duplicatas que os estoques (estes possuem uma liquidez mais lenta 3 lugar).

5.4.2) O Ciclo Operacional e os Prazos em Contabilidade Outro conceito de curto prazo est relacionado com o Ciclo Operacional do negcio. Entende-se como Ciclo Operacional o perodo de tempo que uma indstria, por exemplo, leva para produzir seu estoque, vend-lo e receber as duplicatas geradas na venda, entrando em caixa. Em outras palavras, o tempo que a empresa demora para produzir, vender e receber o produto que ela fabrica. O Ciclo Operacional de um supermercado relativamente rpido (em mdia 30 dias), pois este tipo de empresa tem um giro rpido e vende a vista. Uma metalrgica, por exemplo, tem um ciclo mais lento, pois, alm de produzir (industrializar), tradicionalmente vende a prazo (seu ciclo normalmente acima de 90 dias). Uma indstria naval tem um ciclo mais demorado, podendo passar de um ano. A mesma coisa ocorre com a construo civil. H empresas cujo Ciclo Operacional bastante longo, como uma atividade pecuria de corte, onde, desde o nascimento do bezerro at a venda do boi gordo e o respectivoMatriarecebimento, pode ultrapassar quatro anos. Andamento
Prima (1) (2) Compra de Produo em

Vejamos abaixo um grfico representativo do Ciclo Operacional de uma indstria:

Caixa e Bancos (5)

Produtos Acabados (3)

Duplicatas a receber (4)

Pela Lei das Sociedades Annimas (Pargrafo nico, art. 179, Lei 6.404/76), se o Ciclo Operacional de uma empresa for superior a um ano, para a classificao de contas no Balano Patrimonial, passa a ser considerado como de Curto Prazo. Assim, no caso da empresa pecuria citada anteriormente, o Curto Prazo so quatro anos, enquanto o Longo Prazo ser acima de quatro anos. Portanto, se o Ciclo Operacional for de 17 meses, o Curto Prazo ser de 17 meses. Se for de nove meses, o Curto Prazo ser de um ano, pois, neste caso, no ultrapassou 12 meses. Diante de tantos conceitos, podemos estabelecer a seguinte Regra Geral: considera-se curto prazo o perodo de 12 meses ou o Ciclo Operacional, valendo o maior.

5.4.3) O Capital Circulante Lquido (CCL) O Ativo Circulante menos o Passivo Circulante evidencia o Capital Circulante Lquido (CCL), ou seja, a parte do Ativo Circulante que no est comprometida com o Passivo Circulante. Admita que uma empresa tenha um Ativo Circulante de $ 1.000 e um Passivo Circulante de $ 600. Observe que, neste exemplo, se a empresa pagar todo o seu Passivo Circulante (na hiptese de ter dinheiro suficiente em Caixa), ainda lhe sobraro $ 400 CCL. Portanto, os $ 400 no esto comprometidos com as dvidas da empresa. Repare que, pelo fato de a empresa possuir uma parcela que no ser utilizada para pagamento de dvida, d uma

folga financeira maior para ela. No lado estritamente financeiro, quanto maior for o CCL, maior ser a flexibilidade financeira da empresa.

ATIVO

PASSIVO E PL

$ 1000

CIRCULANTE

CIRCULANTE

$ 600

$ 400

CCL $ 1.400

$ 1000 TOTAL $ 2000 TOTAL $ 2000

CCL = Ativo Circulante ( - ) Passivo Circulante CCL = $ 1000 ( - ) $ 600 CCL = $ 400

O Ativo Circulante normalmente conhecido como Capital de Giro. Assim, a parte do Capital de Giro (Ativo Circulante) que no estiver comprometida com terceiros (Passivo Circulante) ser da prpria empresa (no ser entregue a terceiros). Da, a expresso Capital de Giro Prprio. Num sentido mais tcnico, Capital de Giro Prprio representa a sade da empresa.

5.5) Os grandes agrupamentos de contas do Balano Patrimonial A Lei 11.638/07 e a Lei 11.941/09 alteraram e revogaram diversos dispositivos da Lei 6.404/76, onde, alm de consagrar as inovaes da Deliberao CVM 488/05 e da NPC 27 IBRACON, tornou obrigatrio a partir de 01-01-08 o novo formato das Demonstraes Financeiras para as companhias abertas. Nesta mesma lei, estendeu a obrigatoriedade de publicao das

10

Demonstraes Financeiras, bem como a necessidade de auditoria externa independente, para as empresas de Grande Porte, mesmo que no constitudas sob a forma de sociedade por aes. So consideradas de grande porte, para este fim, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiverem, no exerccio social anterior (ou seja, exerccio de 2006), ativo total superior a R$ 240.000.000,00 ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00. As companhias fechadas continuam obrigadas a apresentar as Demonstraes Financeiras dentro do formato da Lei 6.404/76, mas podero, a seu critrio, observar as normas sobre as Demonstraes Financeiras expedidas pela CVM para as companhias abertas. Desta maneira, h dois formatos de apresentao das Demonstraes Financeiras em nosso pas: o formato disposto pela Lei 6.404/76, para as companhias fechadas, e o formato da Deliberao CVM 488/05 para as companhias abertas e sociedades de grande porte. Com relao ao agrupamento de contas do Balano Patrimonial, a NPC 27 traz as seguintes alteraes: a) Apresentao do ativo em dois grandes agrupamentos de contas, o Ativo Circulante e o Ativo No Circulante; b) Apresentao do passivo em trs grandes agrupamentos de contas, o Passivo Circulante, o Passivo No Circulante e o Patrimnio Lquido; c) Extino da nomenclatura Ativo Permanente, substituindo-a por Ativo No Circulante; Criao do subgrupo Intangvel no Ativo No Circulante, cujos itens que o compe sero destacados no Imobilizado; Extino dos grupos especficos Realizvel a Longo Prazo e Exigvel a Longo Prazo; Incorporao do Realizvel a Longo Prazo como subgrupo do Ativo No Circulante; Incorporao do Exigvel a Longo Prazo como subgrupo do Passivo No Circulante;

11

Incorporao do Resultado de Exerccios Futuros como subgrupo do Passivo No Circulante, com posterior Extino pela Lei 11.941/09; Extino do Ativo Diferido; Substituio do conceito de Reserva de Reavaliao dos ativos imobilizados para Ajustes de Avaliao Patrimonial, que agora podero ser tanto positivos como negativos, diferentemente da Reserva de Reavaliao que s aceitava valores positivos. Apresentamos, portanto, a nova Estrutura do Balano

Patrimonial:
BALANO PATRIMONIAL ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades Aplicaes Financeiras Contas a Receber (Clientes) Estoques Outros valores a realizar Despesas do Exerccio Seguinte NO CIRCULANTE Realizvel a Longo Prazo Contas a Receber (Clientes) Impostos Diferidos Investimentos Aes de outras Cias. Ativo Imobilizado Terrenos Prdios Mquinas Mveis e Utenslios Veculos Intangvel Marcas e Patentes Direitos Autorais Fundo de Comrcio adquirido PASSIVO CIRCULANTE Contas a Pagar (Fornecedores) Salrios e Encargos a Pagar Impostos a Recolher Emprstimos e Financiamentos Dividendos a Pagar NO CIRCULANTE Exigvel a Longo Prazo Emprstimos e Financiamentos Impostos parcelados Provises para Passivos Eventuais PATRIMNIO LQUIDO Capital Social Reservas de Capital Ajustes de Avaliao Patrimonial Reservas de Lucros Prejuzos Acumulados

12

5.5.1) Principais Grupos de Contas do Ativo O Ativo est disposto em grupos de contas homogneas ou de mesmas caractersticas. Os itens do Ativo so agrupados de acordo com a ordem decrescente de sua liquidez, isto , de acordo com a rapidez com que podem ser convertidos em dinheiro.

5.5.1.1) Ativo Circulante O dinheiro (Caixa ou Bancos), que o item mais Lquido, agrupado com outros itens que sero transformados em dinheiro, consumidos ou vendidos a curto prazo, ou seja, dentro de um ano: Contas a Receber, Aplicaes Financeiras, Estoques. Esse grupo conhecido como Capital de Giro, pois seus itens esto sempre se renovando. So os Bens e Direitos que sero convertidos em dinheiro em at 1 ano. Disponvel: so os itens mais lquidos o Caixa e os valores em contas correntes bancrios; Aplicaes Financeiras: so aplicaes realizadas normalmente no mercado financeiro com excedente do Caixa. So investimentos por um curto perodo, pois, to logo a empresa necessite do dinheiro, ela se desfaz da aplicao; Contas a Receber: so valores ainda no recebidos decorrentes de vendas de mercadorias ou prestao de servios a prazo. So valores a receber de clientes, tambm denominados duplicatas a receber; Estoques: so mercadorias a serem revendidas. No caso de indstria, so os produtos acabados, bem como matria-prima e outros materiais secundrios que compem o produto em fabricao.

5.5.1.2) Ativo No Circulante

13

Compe esse grupo os Bens e Direitos de liquidez lenta ou de baixa liquidez, superior a um ano, ou de acordo com o Ciclo Operacional da atividade predominante. Ativo Realizvel a Longo Prazo: so os ativos de menor liquidez (transformam-se em dinheiro mais lentamente) que o Circulante. Neste item, so classificados os emprstimos ou adiantamentos concedidos s sociedades coligadas ou controladas, alm dos Ttulos a Receber no Longo Prazo; Investimentos: so as participaes (que no se destinam a venda) em outras sociedades (Investimento em Coligadas e Controladas) e outras aplicaes de caracterstica permanente que no se destinam manuteno da atividade operacional da empresa, tais como: imveis alugados a terceiros (no de uso, mas para renda), obras de arte, etc.; Imobilizado: so as aplicaes que tenham por objetivo bens destinados manuteno da atividade operacional da empresa, tais como: imvel (onde est sediada a empresa), instalaes, mveis e utenslios, veculos, mquinas e equipamentos, etc. So os bens corpreos, tangveis, que podem ser tocados; Intangvel: neste item, sero classificados os direitos representados por bens incorpreos adquiridos destinados manuteno das atividades das companhias ou exercidos com essa finalidade, como, por exemplo, o direito de explorao, concesso ou permisso delegadas pelo Poder Pblico, o Fundo de Comrcio adquirido, as Marcas e Patentes, os Direitos Autorais, etc.

5.5.2) Principais Grupos de Contas do Passivo O Passivo agrupar contas de acordo com o seu vencimento, isto , aquelas contas que sero liquidadas mais rapidamente integraro um

14

primeiro grupo. Aquelas que sero pagas num prazo mais longo formaro outro grupo. H uma analogia com o Ativo em termos de liquidez decrescente, s que naquele caso (Ativo) aparecero as contas que se convertero mais rapidamente em dinheiro e, por outro lado, no Passivo sero destacadas, prioritariamente, as contas que devero ser pagas mais rapidamente.

5.5.2.1) Passivo Circulante So as obrigaes que normalmente so pagas dentro de um ano (Curto Prazo): Contas a Pagar, Dvidas com Fornecedores de Mercadorias ou Matrias-Primas, os Impostos a Recolher, os Emprstimos Bancrios com vencimentos nos prximos 365 dias, Salrios a Pagar, Encargos Sociais a Recolher, as Provises Legais (13. Salrio e Frias), etc.

5.5.2.2) Passivo No Circulante So as dvidas da empresa que sero liquidadas com prazo superior a um ano. Seu principal subgrupo o Exigvel a Longo Prazo: Financiamentos, Ttulos a Pagar, Parcelamentos de Impostos, etc. Cabe aqui abrirmos um parntese para falarmos um pouco sobre alguns aspectos do Endividamento de uma empresa: evidentemente, a opo por parte da empresa de contrair dvidas a Longo Prazo mais confortvel, uma vez que ter ela mais tempo para pagar a obrigao e, conseqentemente, ter mais tempo para gerar recursos financeiros (para saldar a dvida). Todavia, nem sempre fcil obter emprstimo a Longo Prazo, principalmente para Capital de Giro (Ativo Circulante). O mais comum conseguir emprstimos a Longo Prazo para a aquisio de bens do Imobilizado. De qualquer forma, sempre que possvel, interessante que a empresa concentre mais sua dvida a Longo Prazo que a Curto Prazo, embora nem sempre seja tarefa fcil.

15

5.5.2.3) Patrimnio Lquido O Patrimnio Lquido representa os investimentos dos

proprietrios (Capital) mais o Lucro Acumulado, no decorrer dos anos retido na empresa, ou seja, no distribudo e ainda no incorporado ao Capital. Alm desses itens podemos observar neste grupo de contas as Reservas de Capital e Ajustes de Avaliao Patrimonial.

5.6) Plano de Contas chamado Plano de Contas o conjunto de contas criado pelo Contador, para atender s necessidades de registro das transaes dos eventos econmicos, de forma a possibilitar a construo dos principais relatrios contbeis e atender a todos os usurios da informao contbil. Esse conjunto de contas chamado de Plano de Contas, porque, na realidade, ele criado antecipadamente ao uso de tais contas. Por isso, o Contador tem de planejar a estruturao do Plano de Contas, de maneira que a sua principal ferramenta seja criada para lhe possibilitar o melhor dos resultados no trato com as informaes contbeis.

5.6.1) Objetivos do Plano de Contas Seu principal objetivo estabelecer normas de conduta para o registro das operaes da organizao e, na sua montagem, devem ser levados em conta trs objetivos fundamentais: a) Atender s necessidades de informao da administrao da empresa;

16

b) Observar um formato compatvel com os Princpios de Contabilidade e com a norma legal de elaborao do Balano Patrimonial e das demais Demonstraes Financeiras (Lei 6.404/76-Lei das S.A.);

c) Adaptar-se tanto quanto possvel s exigncias dos agentes externos, principalmente as da legislao do Imposto de Renda.

5.6.2) Graduao do Plano Codificado e obteno dos saldos A seqncia de codificao de um plano de contas

denominamos Graduao do Plano. Assim, a primeira codificao (nmeros 1, 2, 3, 4) para o Ativo, Passivo, Receitas e Despesas, respectivamente, chamamos de Plano de Contas em Primeiro Grau. medida que vamos detalhando o plano, denominamos Plano de Contas em Segundo Grau (para o detalhamento do Primeiro Grau), de Terceiro Grau (para o detalhamento do Segundo Grau), e assim sucessivamente. A finalidade da graduao de um Plano de Contas a feitura de um sistema classificatrio que permita o somatrio dos saldos das contas. Assim, para se obter o saldo da conta de Quarto Grau de Fornecedores Nacionais, somam-se todos os saldos das contas de Quinto Grau dessa conta. Para se obter o saldo de todos os Fornecedores (conta de Terceiro Grau) somam-se os saldos das contas de Quarto Grau (no caso, Fornecedores Nacionais e Fornecedores Estrangeiros), e assim sucessivamente. Segue abaixo um exemplo (parcial) de um Plano de Contas em Grau:

17

Conta 2 2.1 2.1.1 2.1.1.1 2.1.1.1.001 2.1.1.1.002 2.1.1.2 2.1.1.2.001 2.1.1.2.002 2.2 2.3

Nome da Conta PASSIVO PASSIVO CIRCULANTE Fornecedores Fornecedores Nacionais Joo da Silva Ltda Jos da Silva Ltda Fornecedores Estrangeiros Export Company Lt. Plug & Play Comporation PASSIVO NO CIRCULANTE PATRIMNIO LQUIDO

Valor do Saldo 97.000 37.000 37.000 22.000 12.000 10.000 15.000 10.000 5.000 10.000 50.000

Grau 1. Grau 2. Grau 3. Grau 4. Grau 5. Grau 5. Grau 4. Grau 5. Grau 5. Grau 2. Grau 2. Grau

5.6.3) Contas Sintticas e Analticas So denominadas Contas Analticas aquelas contas que representam os elementos patrimoniais em seu maior grau de detalhamento. Significa que a informao, em seu nvel de maior especificao, est evidenciada nas contas analticas. Normalmente, as contas analticas constituem-se na maior graduao do Plano de Contas. A Conta Analtica se configura quando a obteno de seu saldo conseguida atravs de lanamentos, ou seja, atravs do registro de cada fato administrativo. So denominadas Contas Sintticas aquelas cujo saldo conseguido atravs do somatrio do saldo de duas ou mais contas analticas, ou de duas ou mais contas sintticas. Por conseguinte, as contas sintticas no recebem lanamentos. Normalmente se constituem nos planos de contas de menor grau. Quanto menor o grau da conta, mais sinttico o seu saldo, ou seja, o saldo representa um resumo muito maior de outras contas.

18

5.6.4) Exemplo de Plano de Contas Vide Modelo anexo.

19

También podría gustarte