Está en la página 1de 13

Povos Indgenas do Acre

Biblioteca da Floresta Ministra Marina Silva disponibiliza, no Espao Povos da Floresta, no segundo piso, exposio dedicada s naes indgenas acreanas. O visitante tem contato com um conjunto de painis, composto por texto e fotografias das desesseis etnias indgenas conhecidas no Acre: Ashaninka, Jaminawa Arara, Katukina, Poyanawa, Madija, Manchineri, Apolima Arara, Jaminawa, Kaxinaw, Nawa, Nukini, Yawanaw, Apolima, Kaxarari, Shanenawa e Arara. Os painis traam um resumo dos tempos da histria indgena e descrevem, brevemente, aspectos relacionados origem, grupo lingstico, cultura material, produo e localizao geogrfica. Uma exposio de peas indgenas apresenta a indumentria, artesanato e utilitrios representativos das etnias indgenas do Acre. A seleo e exposio das peas mostram a forma de produo material feita pelos ndios acreanos demonstrando sua diversidade cultural, atravs de seus fazeres. importante destacar que a Biblioteca dispe de um acervo que trata do tema, composto por revistas e publicaes diversas, alm de vdeos e CDs musicais. Esse acervo, que est sendo iniciado, ser ampliado para que os visitantes tenham a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre as naes indgenas acreanas.

Os Tempos da Histria Indgena


Diferentes povos nativos j habitavam as terras acreanas, antes mesmo da chegada dos europeus ao Brasil. No sculo XIX existia no Acre cerca de 50 grupos indgenas. Esses povos tinham a sua prpria histria, seus modos de vida, sua cultura e tradies, sua religio e sua sabedoria. Muitos destes povos desapareceram, subjugados pela violncia e doenas desconhecidas trazidas pelo branco. Graas sua fora e a coragem, alguns desses povos sobreviveram e at hoje lutam pela sua sobrevivncia social e cultural. Para melhor compreender toda trajetria da histria indgena no Acre, sob a tica deles mesmos, os painis iro levar o visitante a voltar ao tempo da antiguidade, das malocas, das correrias, do cativeiro e dos direitos. nesse percurso temporal que iremos conhecer mais sobre a histria de um povo que se fez da rica floresta amaznica e que no desistiu de lutar pelo direito de viver e de cultivar suas razes. Os painis abordam os diferentes tempos vividos pelos povos indgenas do Acre divididos em: Tempo da antiguidade A longa histria do povoamento humano da Amrica e do Acre comea entre 20.000 e 12.000 anos atrs, por grupos humanos provenientes da sia. Segundo alguns pesquisadores, nessa poca a Amaznia era uma ampla extenso de savanas, com apenas algumas manchas de floresta ao longo dos rios. Com o passar do tempo, a partir de 10.000 anos AP (antes do presente), o clima do planeta comeou a esquentar. Isso ocasionou um aumento da umidade e expanso dos sistemas florestais, favorecendo assim a proliferao de uma forma terrestre e aqutica de pequeno porte. Foi nesse tempo de profundas mudanas climticas que novas formas de organizao humanas surgiram, pois os povos pr-histricos passaram a contar com recursos alimentares mais diversificados, alm de comear a praticar o plantio de razes (principalmente mandioca), fabricar cermica e a ocupar os lugares por um tempo mais prolongado. So vestgios dessa poca que constituem os stios arqueolgicos existentes no Estado. Stios de povos ceramistas em sua maioria, que incluem os stios com grandes formas geomtricas de terra, que variam entre350 a 150 metros de dimetro, construdos principalmente em ares de terra firme. Mas no s, por todos os vales acreanos centenas de stios arqueolgicos

atestam a grande riqueza e importncia de nossa pr-histria para a compreenso da trajetria de nossos povos indgenas. Tempo das malocas o tempo da vida dos indgenas antes do contato com o cari (homem branco), portanto, o tempo das malocas o mais antigo para os ndios do Acre e do sudoeste do Amazonas. um tempo muito longe, que vem desde o comeo do mundo. Tempo do nascimento dos povos indgenas; tempo das histrias de antigamente, dos mitos; da cultura tradicional. (Norberto Sales Tene Kaxinaw). Os primeiros rios acreanos a serem colonizados foram o Purus e o Juru, exatamente a regio de ocupao de dois grandes grupos lingsticos Pano e Aruak. No Purus havia predomnio, mas no exclusivo, das lnguas Aruan e Aruak. Grupos pouco aguerridos eram comumente submetidos por outros grupos mais fortes ou se refugiavam na terra firme, espalhando-se por diversos afluentes de ambas as margens do Purus. J no mdio e alto curso do rio Juru, bem como na maior parte de seus afluentes, havia predomnio de diversos e numerosos grupos da lngua Pano. Com seu carter guerreiro, os Pano conquistaram seu territrio atravs da guerra contra tribos de outras lnguas, mas tambm contra grupos do mesmo tronco. Isso explica, em parte, a fragmentao que muitas tribos Pano apresentavam quando finalmente os brancos comearam a chegar regio. Durante os milhares de anos em que as aldeias foram compostas por grandes malocas coletivas, o povo vivia do que lhes dava a floresta, estabelecendo um sutil equilbrio ecolgico e social na regio.

Tempo das correrias Com a implantao dos seringais, os ndios tiveram suas terras invadidas e seu povo perseguido para ser aprisionado, expulso ou exterminado. Os primeiros exploradores comearam a chegar regio acreana a partir de 1860. Milhares de homens, vindos de toda parte do Brasil e do mundo, passaram a subir os rios estabelecendo imensos seringais em suas margens. Nessa poca, teve incio a verdadeira corrida pelo ouro negro, a borracha extrada da seringa e depois defumada. Em poucos anos, os povos nativos da regio se viram cercados, sem ter para onde fugir e como resistir enorme presso que vinha do capitalismo internacional, cada vez mais vido por esse produto. Vistos como obstculos da explorao, os povos indgenas comearam a ser dizimados atravs das chamadas correrias, expedies armadas feitas com o objetivo de matar as lideranas das aldeias, aprisionar homens e obter mulheres para serem vendidas para seringueiros. Entre 1880 e 1910, o ritmo da explorao da regio s aumentou, levando ao extermnio inmeros grupos indgenas, que por vezes eram exterminados por colaborarem com os brancos, se submetendo ao risco de doenas a qual no tinham imunidade, por outras resistindo invaso de seus territrios, o que tambm s aumentava a perseguio. Essa terrvel realidade pendurou por pelo menos trinta anos.

Tempo do cativeiro Conta a histria de como os ndios eram aprisionados e obrigados a trabalhar nos seringais. O primeiro ciclo da borracha (1890 a 1913) foi poca de formao dos grandes seringais. Diante dessa nova realidade, nunca mais seria possvel retomar as antigas forma de organizao social. Alguns grupos, para no desaparecerem, tiveram que adotar algumas formas de vida dos brancos, ou seja, passaram a construir casas caboclas (modelo utilizado pelo branco), a depender de armas, de ferramentas diferentes das suas, a falar o portugus e muitas vezes o espanhol (aprendido com os peruanos e bolivianos). A acentuada queda nos preos internacionais da borracha fez com que ficasse cada vez mais difcil trazer nordestinos, o que levou a necessidade cada vez maior de aproveitamento dos ndios como mo de obra. A maioria dos patres tratava os ndios pior do que tratavam seringueiros nordestinos. Como no sabiam ler e entendiam pouco o portugus, os ndios eram constantemente enganados, desde o peso da borracha at a compra de mercadoria nos barraces. Com isso, acumulavam enormes dividas nos seringais e nunca tinham saldo, transformando-se em prisioneiros dos seus patres. Tempo dos direitos Conta o surgimento das instituies de apoio aos indgenas e o nascimento dos movimentos indgenas, a reconquista das terras. Durante dcadas de cativeiro os povos nativos do Acre sofreram uma enorme degradao e perda da sua cultura tradicional. O peso do preconceito da sociedade no-ndia, a expropriao de suas terras, a falta de polticas de assistncia sade, educao, levou-os a uma grave condio econmica e social. Os primeiros indcios de mudanas comearam em 1976, com a instalao da FUNAI (Fundao Nacional do ndio) no Acre e sul da Amaznia, dando incio assim a demarcao das terras ancestrais dos povos nativos do Acre.

Surgiram, ento, em diversas aldeias as primeiras cooperativas que proporcionaram condies objetivas para que as comunidades se libertassem do domnio dos patres. Podemos imaginar os conflitos que surgiram nesse processo, pois os patres no estavam dispostos a abrir mo daquilo que acreditavam que tinham direito. Isso resultou em muitas emboscadas, histrias de pistoleiros e jagunos, mortes anunciadas ou no. Nesse contexto, surgiu a Aliana dos Povos da Floresta formada por ndios, seringueiros e ribeirinhos que representou um grande avano na luta contra a explorao predatria das florestas acreanas. Etnias e Cultura Material dos Povos Indgenas do Acre Para mostrar aspectos importantes da cultura indgena acreana esto expostos painis (apresentados abaixo) que retratam um pouco de cada uma das 16 etnias existentes no Acre, descrevendo brevemente, aspectos relacionados origem, grupo lingstico e localizao geogrfica. apresentado ainda um espao dedicado exposio de instrumentos e utenslios destes povos. Esculturas moldadas em madeira, barro, vestimentas feitas em fibra e algodo e outros adereos, que retratam a cultura e o artesanato dos povos indgenas da Floresta acreana. Destaque dado Casa das Flautas, um espao que retrata uma lenda indgena que conta sobre uma poca onde as mulheres dominavam as tribos e perderam o poder para os homens, depois de uma intensa batalha. Desde ento, os ndios construram um espao sagrado, a Casa das Flautas onde as mulheres so proibidas de entrar. Neste espao esto guardados os objetos de poder - os instrumentos musicais - e so realizados importantes rituais mgicos que garantem a fertilidade e a abundncia da terra.

Autoria Marcos Vincius Neves - Historiador - Presidente da Fundao Garibaldi Brasil Gerusa Vidal - Pedagoga - Tcnica ba Biblioteca da Floresta Marina Silva Edio Grfica: Maurcio de Lara Galvo Fontes de Consulta ndio do Acre: Histria e Organizao (Kaxinaw, Joaquim Paulo Man [et al]. Acre, Comisso Pr-ndio, 2002.

También podría gustarte