Está en la página 1de 4

PERODO COMPOSTO POR COORDENAO J sabemos que num perodo composto por coordenao as oraes so independentes e sintaticamente equivalentes.

Observe: As luzes apagam-se, abrem-se as cortinas e comea o espetculo. O perodo composto de trs oraes: As luzes apagam-se; abrem-se as cortinas; comea o espetculo.

As oraes, no entanto, no mantm entre si dependncia gramatical, so independentes. Existe entre elas, evidentemente, uma relao de sentido, mas do ponto de vista sinttico, uma no depende da outra. A essas oraes independentes, d-se o nome de oraes coordenadas, que podem ser assindticas ou sindticas. A conexo entre as duas primeiras feita exclusivamente por uma pausa, representada na escrita por uma vrgula. Entre a segunda e a terceira, feita pelo uso da conjuno "e". As oraes coordenadas que se ligam umas s outras apenas por uma pausa, sem conjuno, so chamadas assindticas. o caso de "As luzes apagam-se" e "abrem-se as cortinas". As oraes coordenadas introduzidas por uma conjuno so chamadas sindticas. No exemplo acima, a orao "e comea o espetculo" coordenada sindtica, pois introduzida pela conjuno coordenativa "e". Obs.: a classificao de uma orao coordenada leva em conta fundamentalmente o aspecto lgico-semntico da relao que se estabelece entre as oraes.

Classificao das Oraes Coordenadas Sindticas De acordo com o tipo de conjuno que as introduz, as oraes coordenadas sindticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. a) Aditivas Expressam ideia de adio, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequncia. As conjunes coordenativas aditivas tpicas so "e" e "nem" (= e + no). Introduzem as oraes coordenadas sindticas aditivas. Por Exemplo:

Discutimos vrias propostas e analisamos possveis solues. As oraes sindticas aditivas podem tambm estar ligadas pelas locues no s... mas (tambm), tanto...como, e semelhantes. Essas estruturas costumam ser usadas quando se pretende enfatizar o contedo da segunda orao. Veja: Chico Buarque no s canta, mas tambm (ou como tambm) compe muito bem. No s provocaram graves problemas, mas (tambm) abandonaram os projetos de reestruturao social do pas. Obs.: como a conjuno "nem" tem o valor da expresso "e no", condena-se na lngua culta a forma "e nem" para introduzir oraes aditivas. Por Exemplo: No discutimos vrias propostas, nem (= e no) analisamos quaisquer solues.

b) Adversativas Exprimem fatos ou conceitos que se opem ao que se declara na orao coordenada anterior, estabelecendo contraste ou compensao. "Mas" a conjuno adversativa tpica. Alm dela, empregam-se: porm, contudo, todavia, entretanto e as locues no entanto, no obstante, nada obstante. Introduzem as oraes coordenadas sindticas adversativas. Veja os exemplos: "O amor difcil, mas pode luzir em qualquer ponto da cidade." (Ferreira Gullar) O pas extremamente rico; o povo, porm, vive em profunda misria. Tens razo, contudo controle-se. Janana gostava de cantar, todavia no agradava. O time jogou muito bem, entretanto no conseguiu a vitria.

Saiba que: - Algumas vezes, a adversidade pode ser introduzida pela conjuno "e". Isso ocorre normalmente em oraes coordenadas que possuem sujeitos diferentes. Por Exemplo: Deus cura, e o mdico manda a conta.

Nesse ditado popular, clara a inteno de se criar um contraste. Observe que equivale a uma frase do tipo: "Quem cura Deus, mas o mdico quem cobra a conta!" - A conjuno "mas" pode aparecer com valor aditivo. Por Exemplo: Camila era uma menina estudiosa, mas principalmente esperta.

c) Alternativas Expressam ideia de alternncia de fatos ou escolha. Normalmente usada a conjuno "ou". Alm dela, empregam-se tambm os pares: ora...ora, j...j, quer...quer..., seja...seja, etc. Introduzem as oraes coordenadas sindticas alternativas. Exemplos: Diga agora ou cale-se para sempre. Ora age com calma, ora trata a todos com muita aspereza. Estarei l, quer voc permita, quer voc no permita. Obs.: nesse ltimo caso, o par "quer...quer" est coordenando entre si duas oraes que, na verdade, expressam concesso em relao a "Estarei l". como dissssemos: "Embora voc no permita, estarei l".

d) Conclusivas Exprimem concluso ou consequncia referentes orao anterior. As conjunes tpicas so: logo, portanto e pois (posposto ao verbo). Usa-se ainda: ento, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso, etc. Introduzem as oraes coordenadas sindticas conclusivas. Exemplos: No tenho dinheiro, portanto no posso pagar. A situao econmica delicada; devemos, pois, agir cuidadosamente. O time venceu, por isso est classificado. Aquela substncia toxica, logo deve ser manuseada cautelosamente.

e) Explicativas Indicam uma justificativa ou uma explicao referente ao fato expresso na declarao anterior. As conjunes que merecem destaque so: que, porque e pois (obrigatoriamente anteposto ao verbo). Introduzem as oraes coordenadas sindticas explicativas.

Exemplos: Vou embora, que cansei de esper-lo. Vincius devia estar cansado, porque estudou o dia inteiro. Cumprimente-o, pois hoje o seu aniversrio. Ateno: Cuidado para no confundir as oraes coordenadas explicativas com as subordinadas adverbiais causais. Observe a diferena entre elas: - Oraes Coordenadas Explicativas: caracterizam-se por fornecer um motivo, explicando a orao anterior. Por Exemplo: A criana devia estar doente, porque chorava muito. (O choro da criana no poderia ser a causa de sua doena.) - Oraes Subordinadas Adverbiais Causais: exprimem a causa do fato. Por Exemplo: Henrique est triste porque perdeu seu emprego. (A perda do emprego a causa da tristeza de Henrique.) Note-se tambm que h pausa (vrgula, na escrita) entre a orao explicativa e a precedente e que esta , muitas vezes, imperativa, o que no acontece com a orao adverbial causal.

También podría gustarte