Está en la página 1de 2

histopatolgico. O exame coproparasitolgico um teste especfico, mas no muito sensvel, pois a produo de ovos limitada, e sua liberao, intermitente.

e. O mtodo de centrifugao pela formalina-ter o mais indicado e efetivo no diagnstico. Nem sempre o parasita encontrado no exame histolgico. O diagnstico tambm auxiliado pelas alteraes ultrassonogrficas; no entanto, outras causas de colangite (colangite linfoctica ou neutroflica) podem gerar achados similares. Em relao ao tratamento, os protocolos ainda so controversos. Praziquantel (20 30 mg/kg por VO, uma vez ao dia, durante cinco dias) o mais utilizado, parecendo ser mais eficiente que o febendazole (50mg/kg por VO, a cada 12h, durante cinco dias). No entanto, as leses e alteraes histolgicas provocadas pelo parasita, muitas vezes necessitam de outras intervenes alm da simples eliminao do mesmo. Com a classificao histolgica, a colangite associada deve ser tratada de acordo com seu infiltrado celular predominante.

Vets
N12 Agosto/2011
Colangite neutroflica A colangite neutroflica, tambm denominada colangite aguda ou supurativa, definida por inflamao das vias biliares (intra e extra-hepticas, ductos biliares e vescula biliar) caracterizada por infiltrao de neutrfilos. essencialmente uma doena inflamatria sptica, com achados caractersticos em quase todos os animais no tratados. Gatos de qualquer idade podem ser acometidos, mas a colangite neutroflica mais encontrada em gatos jovens e de meia idade. Os machos parecem ser mais acometidos que as fmeas e no h predisposio racial para a afeco. A etiopatogenia ainda permanece incerta. Porm, a ascenso de bactrias do trato gastrintestinal (infeco ascendente) a hiptese mais aceita, visto a associao das colangites com pancreatite e doena inflamatria intestinal, sndrome esta denominada trade felina. As manifestaes agudas tem um carter sbito e so associadas natureza sptica da doena. No geral, os animais apresentam anorexia/disorexia, prostrao, febre e vmito. Os pacientes tambm podem estar ictricos, e alguns apresentam sensibilidade abdominal palpao.

TODAY

Colangites em felinos

Leitura sugerida

Center, S.A. Diseases of the gallbladder and biliary tree. Veterinary Clinics of North America, Vol.39, p.543 598, 2009. Edwards, M. Feline cholangiohepatitis. Veterinary Compendium, Vol.26(11), p.855 862, 2004. Buote NJ, Mitchell SL, Penninck D, Freeman LM, Webster CR. Cholecystoenterostomy for treatment of extrahepatic biliary tract obstruction in cats: 22 cases (1994-2003). J Am Vet Med Assoc. 2006 May 1;228(9):1376-82. Gunn-Moore, D.; Reed, N. Feline Inflammatory liver disease an overview. Veterinary Focus, Vol. 20(3), p.2 8, 2010.

Prof. Msc. Alexandre G. T. Daniel Universidade Metodista de So Paulo H.V. Santa Ins SP Consultoria Especializada em Medicina Felina e-mail: alexandre.daniel@metodista.br

HYPOALLERGENIC
HYPOALLERGENIC FELINE um alimento coadjuvante indicado para gatos destinado reduo de intolerncia a certos ingredientes e nutrientes. Destina-se como auxiliar nos casos de alergias alimentares com sintomatologia dermatolgica e/ou digestivas.

Classificao As doenas inflamatrias de vias biliares dos felinos podem ser classificadas em 4 principais categorias: (1) colangite neutroflica; (2) colangite linfoctica; (3) colangite associada infestao parasitria e (4) colangites destrutivas ou esclerosantes. Na prtica clnica, as trs primeiras formas so mais comumente encontradas, sendo a colangite esclerosante, rara.

Dvidas, sugestes e informaes sobre nossos Informativos Tcnicos, por favor entrem em contato pelo e-mail: informativosvet@royalcanin.com.br

www.royalcanin.com.br 0800 703 55 88

Laboratorialmente, gatos com colangite aguda desenvolvem leucocitose, podendo ocorrer desvio esquerda; apresentam aumento significativo das enzimas de extravasamento (ALT e AST), com aumento mais discreto das enzimas indicadoras de colestase (fosfatase alcalina e GGT); pode haver hiperbilirrubinemia e bilirrubinria. Alteraes nos tempos de coagulao tambm so frequentes. Algumas vezes, a doena pode ocorrer concomitantemente com a lipidose heptica, gerando variao no padro de alterao enzimolgica. Os achados ultrassonogrficos podem evidenciar hepatomegalia e aspecto heterogneo de parnquima heptico; a ecogenicidade heptica pode estar reduzida ou aumentada (principalmente na associao com a lipidose heptica), com evidenciao dos ductos biliares, espessados, distendidos e tortuosos. Achados associados podem evidenciar alteraes em parnquima pancretico, linfoadenomegalia mesentrica, espessamento de parede intestinal, colelitase e obstruo de vias biliares. A citologia heptica pode evidenciar bactrias e neutrfilos (degenerados e/ou fagocitando

Vets TODAY

Vets TODAY

microorganismos), bem como a citologia de bile pode apresentar neutrfilos e bactrias (a bile de um felino hgido no apresenta bactrias ou celularidade significativa em exame citolgico). Uma citologia normal no exclui a possibilidade de colangite neutroflica. Cultura microbiana de bile oferece a possibilidade de identificao do microorganismo envolvido, bem como direciona a anibiticoterapia a ser utilizada. Animais previamente tratados com o uso de antibiticos podem ter anlise citolgica e cultura negativos. A bipsia heptica o exame mais indicado no diagnstico, para a correta identificao do padro celular inflamatrio e avaliao da arquitetura biliar. O exame histopatolgico evidencia neutrfilos no interior dos ductos biliares acometidos, entre as clulas epiteliais biliares e nas proximidades dos ductos biliares. Pela natureza infecciosa do processo, o tratamento inclui o uso de antibiticos e tratamento suporte; antibiticos de amplo espectro e com boa penetrao em tecido heptico so recomendados, com atividade contra aerbios gram positivos, gram negativos e anaerbios. O antibitico deve ser escolhido, preferencialmente, baseado em cultura bacteriana de bile ou fragmentos hepticos, estando entre os de eleio a amoxicilina com cido clavulnico, clindamicina e cefalexina, associados ao metronidazol. Os antibiticos devem ser utilizados por perodos que variam de 1 a 3 meses de uso. Aps a resoluo das manifestaes clnicas e normalizao dos valores enzimolgicos hepticos, sugere-se manter os antibiticos por um perodo de mais 3 a 4 semanas. A terapia suporte deve envolver o uso de cido ursodeoxiclico (aps confirmao de patncia das vias biliares), silimarina, SAMe, suplementao de vitaminas do complexo B, reposio de vitamina K (0,5mg/kg a cada 12 horas, num total de 3 aplicaes principalmente antes de interveno cirrgica diagnstica) e suporte enteral adequado. Na presena de enfermidades associadas, o tratamento deve ser direcionado (lipidose heptica, pancreatite, doena intestinal inflamatria). Colangite linfoctica A colangite linfoctica (ou linfo-plasmoctica), tambm denominada colangite crnica ou colangite no supurativa, definida por inflamao das vias biliares caracterizada por infiltrao de pequenos linfcitos ao redor dos ductos biliares, podendo ou no penetrar o lmen dos ductos acometidos ou invadir o epitlio biliar.

Gatos de qualquer idade podem ser acometidos, sendo mais encontrada em gatos de meia idade a idosos. No existe predisposio sexual; persas parecem mais predispostos ao desenvolvimento da enfermidade. Sua etiopatogenia tambm incerta, com algumas suposies hipotticas sobre provvel origem imunomediada. Tambm se supe ser uma progresso da colangite neutroflica no tratada adequadamente (embora muitos animais acometidos jamais tenham tido quadros compatveis com a colangite neutroflica). uma doena de carter insidioso e de progresso lenta; as manifestaes tendem a ser discretas e intermitentes, podendo ocorrer, algumas vezes, manifestaes agudas (em inflamaes graves ou quadros avanados). Nusea, vmitos intermitentes, episdios diarricos espordicos, perda de peso, apetite varivel (alguns animais apresentam-se anorticos/disorticos, enquanto outros apresentamse polifgicos) so manifestaes predominantes. Cerca de 50 a 60% dos animais podem apresentar ictercia, e alguns animais apresentam quadros ictricos de resoluo espontnea. Os gatos acometidos podem apresentar hepatomegalia, bem como linfoadenomegalia mesentrica, torcica e perifrica (pelo quadro inflamatrio crnico). Laboratorialmente, felinos com colangite linfoctica apresentam aumento das enzimas hepticas (ALT, AST, GGT), hiperbilirrubinemia, hipoalbuminemia e hiperproteinemia (um dos achados mais frequentes e consistentes); alteraes nos tempos de coagulao tambm so frequentes. Os achados ultrassonogrficos refletem a inflamao crnica das vias biliares. Heterogeneidade de parnquima heptico, dilatao, espessamento e tortuosidade de ductos biliares intra e extra-hepticos, dilatao de ducto cstico, linfoadenomegalia mesentrica e obstruo de vias biliares tambm podem ser encontrados. No entanto, alguns animais com manifestaes clnicas e histolgicas importantes no apresentam alteraes ultrassonogrficas. Alteraes em rgos adjacentes (intestino e pncreas) tambm devem ser pesquisadas. Diferentemente da colangite neutroflica, o diagnstico da colangite linfoctica no pode ser realizado por exame citolgico. O nico exame diagnstico a anlise histopatolgica de fragmento de bipsia heptica. O tratamento inicial consiste em suporte hidroeletroltico, suplementao de vitaminas hidrossolveis, silimarina, cido ursodeoxiclico (aps verificada patncia das vias biliares), suplementao de vitaminas do complexo B, reposio de vitamina K (0,5mg/kg a cada 12 horas, num total de 3 aplicaes principalmente antes de interveno cirrgica diagnstica) e suporte enteral adequado.

O tratamento a longo prazo consiste em imunossupresso, sendo o frmaco de eleio a prednisolona (2 a 4mg/kg uma vez ao dia); aps a resoluo das manifestaes clnicas, a dose deve ser reduzida a cada 6 a 12 semanas, at alcanar a mnima dose teraputica efetiva. Outros agentes imunossupressores, como o clorambucil ou metotrexato, podem ser necessrios. Colangites parasitrias As colangites crnicas associadas a infestao por trematdeos das vias biliares so rotineiramente observadas em gatos pertencentes a reas endmicas. O Platynosomum fastosum o parasita heptico mais comum dos felinos, usualmente localizado nos ductos biliares e vesicular biliar. "O ciclo de vida do parasita inclui trs classes de hospedeiros intermedirios, sendo a terceira normalmente lagartixas, lagartos ou sapos. Gatos acometidos adquirem o parasita por ingesto do hospedeiro intermedirio. As metacercrias migram do intestino para a vescula biliar via ducto biliar comum, tornando-se adultos e patentes em 8 a 10 semanas. Os ovos podem ser achados nas fezes e, mais consistentemente, em citologia de bile. A gravidade das doenas associadas infeco depende da carga parasitria, do tempo de infeco e da resposta individual. As manifestaes clnicas so variveis, desde animais assintomticos, at pacientes com ictercia heptica e ps-heptica, letargia, prostrao, anorexia, vmito, diarria, perda de peso, hepatomegalia, distenso abdominal e falncia heptica. Achados laboratoriais incluem hiperbilirrubinemia, hipoalbuminemia e aumento das

FIGURA 1:
Citologia de bile de gato com colangite parasitria, visibilizando ovos do parasita Platynosomum fastosum.

Foto: arquivo pessoal do autor.

FIGURA 2: Animal com colangite linfoctica e obstruo de vias biliares extraheptica; notar dilatao e tortuosidade das vias biliares (seta). Foto: arquivo pessoal do autor.

enzimas hepticas (FA, ALT, AST e GGT); eosinofilia pode ocorrer, porm, nem sempre est presente e pode estar associada a outras afeces. Os achados ultrassonogrficos evidenciam alteraes tpicas de doena em trato biliar, como tortuosidade e dilatao de ductos, vescula biliar dilatada e com parede espessada e obstruo de ducto biliar comum. O diagnstico pode ser feito com base no histrico (ingesto de hospedeiros intermedirios), manifestaes clnicas, deteco dos ovos no exame coproparasitolgico, na citologia de bile e no

También podría gustarte