Está en la página 1de 44

As histrias e os personagens do mundo das instalaes eltricas

Apoio

Volume 4

Apoio

Apoio

carta ao leitor

Hilton Moreno, engenheiro eletricista, consultor e presidente da Associao Nacional de Fabricantes de Produtos Eltricos - Nema Brasil

Caro amigo(a) do setor de instalaes eltricas,


Nesta ltima edio da Coleo Eltrica, desejo agradecer a todos os amigos que prestigiaram o projeto por meio da leitura atenta e das mensagens de incentivo. Na primeira carta ao leitor, enunciei o objetivo da Coleo Eltrica, a saber: disponibilizar para os profissionais brasileiros um conjunto de informaes histricas, tcnicas, normativas, de exerccio profissional, educacionais, biogrficas, etc., focados no setor de instalaes eltricas. Entregues as quatro edies, tenho a certeza de que nos esforamos ao mximo para cumprir com o prometido. Homenageamos personalidades marcantes do setor, comeando pelo Professor Ademaro Cotrim, passando pelo professor Eurico Freitas Marques e pelo Engenheiro Armando Reis Miranda. E, nesta ltima edio, brindamos os leitores com a biografia do saudoso engenheiro Mosh Gruberger, que tanto contribuiu para a evoluo das instalaes eltricas no Brasil a partir de seu escritrio localizado em Belo Horizonte. Assim como no caso do engenheiro Miranda, Mosh no nasceu no Brasil, mas sua famlia escolheu nosso Pas para viver e aqui deixou suas marcas de competncia e profissionalismo. Alm das biografias, procuramos oferecer diversos temas especficos do setor de instalaes eltricos escritos de uma forma diferente do habitualmente disponibilizado. Para esta quarta e ltima edio da Coleo Eltrica, preparamos algumas matrias que esto alinhadas com as metas deste projeto. Leia a curiosa passagem sobre as discusses relativas ao uso das correntes alternada e contnua que incendiou a rivalidade entre Thomas Edison e Nikola Tesla; aprenda um pouco mais sobre os Dispositivos Protetores de Surtos (DPS), que a cada dia tornam-se mais populares e necessrios; no deixe de acompanhar a evoluo das lmpadas, desde sua inveno at as tendncias futuras; veja um interessante ponto de vista sobre o estado da arte dos materiais eltricos disponveis no mercado brasileiro; acompanhe o fechamento da discusso sobre pirataria; e divirta-se com uma palavra cruzada totalmente eletrificada. Agradeo aos amigos da Atitude Editorial pela oportunidade oferecida de colaborar neste projeto. Foi um trabalho de equipe fantstico, envolvente, emocionante, sempre em busca da perfeio. Meus parabns a todos da equipe pela altssima competncia, envolvimento e paixo no trabalho que fazem. Foi uma honra fazer parte deste time. Assim como eu apreciei muito este trabalho, espero sinceramente que voc, amigo(a) leitor(a), tambm desfrute deste ltimo caderno da Coleo Eltrica, uma obra que marcar o setor eltrico para sempre. Boa leitura e abraos! Hilton Moreno 06-07

expediente

Diretores Adolfo Vaiser Jos Guilherme Leibel Aranha Gerncia de planejamento Sergio Bogomoltz sergio@atitudeeditorial.com.br Circulao Emerson Cardoso emerson@atitudeeditorial.com.br Marina Marques marina@atitudeeditorial.com.br Administrao Paulo Martins Oliveira Sobrinho adm@atitudeeditorial.com.br Jornalista responsvel Flvia Lima MTB 40.703 flavia@atitudeeditorial.com.br Coordenador tcnico Hilton Moreno Direo de arte e produo Leonardo Piva atitude@leonardopiva.com.br Colaboradores Bruno Moreira, Hanny Guimares, Mauro Jnior, Sergio Bogomoltz Reviso Gisele Folha Ms Publicidade Diretor comercial Adolfo vaiser adolfo@atitudeeditorial.com.br Contatos Publicitrios Ana Maria Rancoleta anamaria@atitudeeditorial.com.br Vanessa Marquiori vanessa@atitudeeditorial.com.br Cesar Dallava cesar@atitudeeditorial.com.br Capa Kanji Design Impresso Grfica Ipsis Distribuio Correios

Descargas atmosfricas podem interromper o fornecimento de energia e trazer danos aos equipamentos eltricos. Conhea o dispositivo que ajuda a proteger as instalaes e os aparelhos ligados eletricidade.

12 18 26 30 34 40

histria
Da lmpada incandescente ao moderno Led: a evoluo de uma brilhante idia narrada com detalhes na reportagem de Bruno Moreira.

biografia
Homenageado desta edio, o engenheiro Mosh Gruberger est reconhecido nas pginas e depoimentos que ilustram sua fora no setor eltrico.

dentro da lei
Reduto de fbricas nacionais e estrangeiras, formais e informais, a China reconhecida por exportar produtos falsificados e de baixa qualidade, mas esfora-se para reverter a fama e tornarse provedora de qualidade e tecnologia de ponta.

guerra das correntes


A histrica polmica sobre o uso das correntes alternada e contnua e a rivalidade entre seus criadores: Nikola Tesla e Thomas Edison.

desenvolvimento
Brasil trilha longo caminho em busca de crescimento no mercado de materiais eltricos e de tcnicas de instalao. Com seriedade, muito j foi feito, mas veja nesta matria os desafios que faltam para o Pas se tornar referncia no setor.

Atitude Editorial Ltda. Rua Piracuama, 280 cj. 72 / Pompia CEP 05017-040 / So Paulo - SP Fone/Fax - (11) 3872-4404 www.atitudeeditorial.com.br atitude@atitudeeditorial.com.br

descontrao
Arrisque-se no jogo de palavras cruzadas e teste os seus conhecimentos em eltrica.

Apoio

ndice

grandes questes

grandes questes

Por Bruno Moreira

Salvem as mquinas!
O DPS a maneira mais prtica de lidar com uma sobretenso na rede eltrica de uma edificao, evitando ou minimizando os danos aos equipamentos eltricos e eletrnicos. E seu uso praticamente obrigatrio.
Temporais costumam ser desoladores em muitos sentidos. Um deles refere-se aos efeitos que as descargas atmosfricas, quase sempre presentes nos maus tempos, podem ocasionar. Trata-se de problemas na rede eltrica que podem interromper o fornecimento de energia eltrica ou trazer danos aos equipamentos eltricos ligados rede. Um raio uma corrente eltrica muito intensa que ocorre na atmosfera com tpica durao de meio segundo e tpica trajetria com comprimento de cinco a dez quilmetros. conseqncia do rpido movimento de eltrons de um lugar para outro, fazendo o ar ao seu redor aquecer e iluminar-se. Sua periculosidade sabida. Se uma pessoa for atingida diretamente por uma descarga eltrica desse porte, certamente, falecer. Por a v-se a importncia do pra-raio, inveno de 1753 do norte-americano Benjamin Franklin. Contudo, numa poca de intenso desenvolvimento tecnolgico, em que toda nossa vida mediada por equipamentos eletrnicos, outros tipos de protees contra raios tambm se tornaram necessrias. Segundo o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosfrica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Osmar Pinto Jnior, um raio pode produzir um campo eletromagntico que

08-09

O Brasil o primeiro pas em nmero de incidncia de raios, com mais de 50 milhes de descargas por ano, espalhadas em praticamente todo o Brasil.

se propaga como uma descarga indireta de energia pelas redes de distribuio eltrica, gerando um aumento momentneo de tenso, ou sobretenso transitria na alimentao de energia de uma determinada instalao. Este fenmeno pode causar danos irreparveis em aparelhos eletroeletrnicos. Alm dos raios, os chaveamentos manuais ou automticos que ocorrem nas redes de distribuio de energia eltrica podem provocar sobretenses nos sistemas. Para que os transtornos provocados por estas sobretenses no afetem as instalaes eltricas, seus componentes e os equipamentos eletroeletrnicos existentes que foi desenvolvido o Dispositivo de Proteo Contra Surtos (DPS). O DPS atua quando h um pico de tenso na rede. Ele serve para limitar as sobretenses e descarregar os surtos de corrente originrios de descargas atmosfricas ou chaveamentos nas redes de energia. Segundo o engenheiro eletricista e diretor da Giullietto Modena Engenharia, Jobson Modena, ele desvia a maior parte do surto para a terra, deixando passar uma parcela suportvel, que no acarreta danos, para a instalao. Proteo com 100% de eficcia no existe, diz. Caso uma determinada instalao eltrica de baixa tenso no possua o DPS, trs tipos de danos podem ocorrer devido a uma sobretenso na rede eltrica, de acordo com Modena: o primeiro, na instalao eltrica, de uma forma geral; o segundo, no equipamento eletrnico; e, no caso mais grave, no prprio operador, que atingido por uma descarga eltrica oriunda do equipamento. Segundo Modena, todos eles podem ser evitados com o uso de DPS, mas adiciona: o dispositivo deve ser empregado em conjunto com um sistema de aterramento e de uma instalao eltrica projetada e construda de forma correta.

O que diz a normalizao


Para que equipamentos eletroeletrnicos sejam protegidos e vidas no sejam colocadas em risco, a norma NBR 5410 j traz como praticamente obrigatrio o uso de DPS nas edificaes. Conforme Modena, na reviso realizada em 1997, a norma j possua uma certa obrigatoriedade em relao ao uso do dispositivo de proteo, mas a exigncia em praticamente todas as situaes tornou-se explcita na verso de 2004. De acordo com a norma, as edificaes que devem utilizar de maneira obrigatria um DPS so aquelas cuja regio em que esto localizadas se encontra sob muita incidncia de descargas atmosfricas; o que torna o uso necessrio na maioria das residncias, estabelecimentos comerciais e industriais do Brasil, j que, segundo o engenheiro Osmar Pinto Jnior, o Pas o primeiro em nmero de incidncia de raios, com mais de 50 milhes de descargas por ano, espalhadas em praticamente todo o Brasil, com menos incidncia apenas na regio Nordeste. Mas mesmo a, h focos com mais descargas como os Estados do Maranho e do Piau, completa. No obstante a generalizao das descargas atmosfricas pelo Pas, a NBR 5410, baseda na norma internacional IEC, distingue trs classes de DPS: classe I, indicada para locais AQ3, que segundo a norma brasileira, so os sujeitos a descargas diretas, e lidam com energia de maior intensidade; classe II, indicada para locais AQ2, sujeitos a surtos provenientes da linha externa de alimentao, e que trabalha com energia de menor intensidade que a prevista na classe I; e a classe III, indicada para locais que exigem uma proteo fina, aplicveis a equipamentos mais sensveis, que lida com energia de menor intensidade que a prevista na classe II.

Apoio

O DPS desvia a maior parte do surto para a terra, no acarretando danos para a instalao, mas proteo 100% eficaz no existe.

Dessa forma, uma determinada edificao pode apresentar os trs tipos de dispositivos protetores instalados se atender os pr-requisitos previstos na norma. Com o intuito de diminuir a tenso residual de ponto para ponto, o DPS classe I deve ser instalado junto entrada principal da edificao, o mais prximo possvel do Barramento de Equipotencializao Principal (BEP). De acordo com o engenheiro eletricista e diretor da MTM Eletroeletrnica, Manuel Martinez, essa espcie de dispositivo empregada em locais que possuem Sistema de Proteo contra Descargas Atmosfricas (SPDA) ou os tradicionais pra-raios instalados. Para Martinez, em edificaes que no possuem SPDA instalado, o dispositivo protetor classe II pode ser aplicado junto entrada principal no lugar do classe I. Caso contrrio, sua localizao mais normal nos quadros secundrios de distribuio, formando um conjunto com o DPS classe I instalado na entrada. O DPS classe III, informa o diretor da MTM, o protetor aplicado com o equipamento e deve ser projetado conforme a suportabilidade eltrica do aparelho. So trs tipos de DPS para aplicaes em redes de energia, alm daqueles feitos especificamente para os sinais emitidos aos aparelhos de informtica e telecomunicao.

Diferentes tecnologias
Existem trs tecnologias para fabricao de DPS: os que funcionam base de gap de ar, os que trabalham com gap de gs e os que utilizam varistores. O primeiro, como o prprio nome diz, utiliza o ar como dieltrico. Neste tipo de DPS, informa o engenheiro Martinez, h dois eletrodos com um espao vazio entre eles preenchido com ar. Quando a sobretenso atravessa este vo, o dispositivo atua , conta. Conforme o diretor da MTM, todos os DPS da classe I so baseados em gap de ar. O problema, segundo ele, que esses equipamentos a gap de ar no tem a atmosfera controlada, ou seja, esto sujeitos presso atmosfrica,

umidade relativa do ar e temperatura. Isso faz a tenso de disparo do dispositivo no ser constante e a tenso de arco no ser controlada. Em casos de redes industriais, que so, normalmente, alimentadas por tenso de 380 V ou 440 V, e tem sua fase-neutro ou fase-terra trabalhando com 220 V ou 254 V, os dispositivos classe I base de ar, por suportarem uma tenso menor que a exigida, acabam se tornando condutores da corrente subseqente da rede e isso acarreta na destruio de seus eletrodos. O DPS a gap de gs sana este problema, segundo Martinez. Com atmosfera controlada, ele apresenta um tenso de arco superior a 280 V e, por conseguinte, no permite que a corrente subseqente da rede eltrica seja transportada pelo DPS terra. Isso, por sua vez, mantm a integridade fsica do dispositivo por muito mais tempo. Em relao aos dispositivos classe II e III, a tecnologia empregada a do varistor, que basicamente, conforme explica Martinez, formado por areia e por xido metlico. H tambm alguns elementos de terras raras, mas isso um segredo de cada fabricante, comenta. Este composto apresenta caractersticas de limitador de tenso. O que no DPS classe I o gap de ar, nos DPS classe II e III, o varistor. Ambos funcionam como um elemento de fuga da corrente e o varistor tambm um grampeador de tenso. A funo do varistor basicamente de deixar a corrente passar quando a tenso em seus terminais ultrapassa a tenso limite. A passagem da corrente proporcional tenso que o atinge e esta passagem gradual o que garante que a tenso de sada no aumentar. O varistor conectado a um dispositivo de segurana cuja funo desativ-lo se ele tiver sua vida til excedida, danificar-se ou for submetido a tenses acima de sua capacidade. O varistor comeou a ser fabricado no final da dcada de 1950 e seus primeiros modelos apresentavam apenas zinco em sua composio, sendo, normalmente, compostos de xido ou dixido de zinco. Mais tarde, no incio dos anos 1960, foram adicionadas outras substncias,

10-11

O DPS fabricado a partir de trs tecnologias: base de gap de ar, de gap de gs ou com varistores.

como alumnio e bismuto e construdos sistemas binrios. Em 1971, surgiram os varistores cermicos multicomponentes com propriedades mais avanadas que aquelas obtidas para sistemas binrios. Na atualidade, h uma grande variedade de elementos que compem o equipamento. O xido de zinco ainda o mais utilizado como base, contudo, varistores de dixido de estanho e de titnio possuem um grande potencial tecnolgico ainda pouco aproveitado. Seja qual for a tecnologia utilizada pelo DPS, ele deve atender s prescries construtivas, de desempenho e ensaios da norma IEC 61643-1, ainda sem sua corresponde norma ABNT.

Chaveamento
Os principais causadores de sobretenses so as descargas atmosfricas, que incidem nas edificaes ou em seus arredores, e as manobras da rede eltrica tambm chamadas de chaveamento realizadas pelas distribuidoras de energia quando detectam algum problema no servio. Em ambos os casos, no h como evitar a sobretenso. Uma descarga eltrica um fenmeno natural, portanto incontrolvel. E o desligamento da rede, por parte da distribuidora, tambm, muitas vezes, inevitvel. Sem essas intervenes, os tcnicos de manuteno correriam grandes riscos. Quanto ao chaveamento, h um grande problema envolvendo a concessionria e seus clientes. Conforme relata Osmar Pinto Jnior, a populao est cada vez mais consciente sobre seus diretos enquanto consumidores e sabe que, se o seu equipamento eletroeletrnico queimar devido a uma sobretenso, ela tem que ter um ressarcimento, afinal de contas, a energia eltrica paga. Para o engenheiro eletricista Jobson Modena, a situao no to simples assim. At 2004, a briga dos consumidores com as concessionrias era maior. Atualmente, argumenta Modena, se a concessionria realizar um chaveamento, causando uma sobretenso e, por este motivo, danificando um equipamento eltrico de alguma

residncia, se esta edificao no apresentar uma instalao eltrica projetada e construda de maneira correta, a concessionria se exime de responsabilidade. O gerente de engenharia da distribuio e automao da AES Eletropaulo, Sergio Luiz Basso, informa que a Agncia Nacional de Energia Eltrica (Aneel), por meio de resoluo normativa, que determina o procedimento e as responsabilidades das partes em caso de atribuio de culpa concessionria por danos a equipamentos eltricos de terceiros. Segundo ele, todas as distribuidoras de energia eltrica seguem a resoluo da agncia, e indo ao encontro da opinio de Modena, afirma que, necessariamente, para efeito de ressarcimento, deve ficar absolutamente comprovado que a causa do defeito no equipamento est diretamente associada a algum problema ocorrido com a rede eltrica. Pesa a favor da distribuidora ainda o fato de que, na maior parte das vezes, de acordo com Basso, as sobretenses causadas por manobras de rede no acarretam em perigo para os aparelhos eltricos. Os nveis de sobretenso para os sistemas de distribuio (at 69 kV) so muito baixos, diz. As prprias normas brasileiras estabelecem valores de ensaios de sobretenso por surto de manobra para equipamentos de classe de tenso igual ou acima de 230 kV. Segundo ele, abaixo disso no existe obrigatoriedade e cuidados adicionais com os equipamentos da rede. Basso informa que as manobras que as distribuidoras realizam para operar o seu sistema (at 69 kV) no causam o tipo de perturbao que preocupa as normas tcnicas. Isto acontece porque, para controlar a sobretenso por impulso atmosfrico, a concessionria instala equipamentos denominados pra-raios de distribuio, cuja funo manter os nveis de sobretenso da rede de distribuio dentro dos valores especificados pela NBR 5410. Como regra, na rede de distribuio, fazendo-se este controle da sobretenso por impulso, j temos o controle da sobretenso por manobra, conclui.

Apoio

histria

Por Bruno Moreira

Uma idia brilhante!


Aps diversas experincias, a lmpada eltrica tomou forma graas genialidade de Thomas Edison. De l para c, com o progresso da humanidade, tambm ela evoluiu e ganhou novos conceitos, tecnologias, tamanhos e formatos, mas o propsito permaneceu o mesmo: o de iluminar caminhos.
Uma idia brilhante , com freqncia, representada com uma lmpada sobre a cabea do gnio. como se o objeto iluminasse a mente da pessoa que at aquele momento se encontrava imersa em sombras de ignorncia. Contudo, no poderamos ilustrar aquele dia de outubro de 1879, no qual o jovem cientista norte-americano Thomas Alva Edison sentou-se bancada de seu laboratrio para desenvolver o projeto mais audacioso de sua vida at ento, com a imagem de uma lmpada pairando sobre sua cabea, simplesmente porque a pea seria criada naquele instante. Iluminado, talvez, pelo prprio lampio a gs, inveno do cientista, Edison ps-se a realizar a experincia que culminaria na execuo da primeira lmpada incandescente que se tem notcia.

12-13

flickr_uaeincredible

A primeira experincia que conseguiu produzir luz por meio da eletricidade foi realizada pelo qumico ingls Humphry Davy em 1802.

Apesar do feito excepcional de Edison, no se deve pensar que sua obra foi o desejo realizado por um gnio da lmpada. Desde o sculo XVIII, inmeras invenes vinham sendo feitas com o objetivo de fazer a eletricidade existente na natureza ser domesticada e utilizada pelo homem. A primeira experincia que conseguiu produzir luz por meio da eletricidade foi realizada pelo qumico ingls Humphry Davy em 1802. Ele observou que duas peas de carbono ligadas aos terminais de uma fonte de corrente, ao serem minimamente separadas, produzem entre elas uma luz com alta luminosidade. Por essa luz ser em formato de parbola, a inveno ficou conhecida como lmpada de arco. Contudo, depois do incio do fenmeno, observava-se que o plo negativo da barra tomava uma forma pontiaguda e o plo positivo uma forma de cratera. Ou seja, os eletrodos queimavam rapidamente e precisavam de constante monitoramento dos cientistas com o intuito de observar se eles estavam na distncia correta, pois se o caso no fosse esse, o arco de luz se apagaria. Isso tudo fazia as barras de carbono terem de ser substitudas constantemente, o que tornava seu uso um tanto difcil e caro. No obstante todos os empecilhos, a lmpada de arco chegou a ser utilizada como fonte de iluminao pblica e no cinema durante todo o sculo XIX. Na Inglaterra, por exemplo, muitos equipamentos desse tipo apareceram entre 1850 e 1870. Entretanto, nenhum obteve sucesso econmico. A lmpada de arco deixou de ser utilizada nas primeiras dcadas do sculo

XX, mas seu legado existe at hoje, pois a precursora das atuais lmpadas de descarga de mercrio e de sdio.

Finalmente, a lmpada
No se encontrava um meio para fazer a luz gerada por via eltrica ter intensidade e durao atrativas. Neste ponto, ento, entra o gnio de Edison. Diz a Histria que ele testou mais de seis mil tipos de materiais que pudessem servir como filamentos no perodo de dois anos, mandando at um agente procur-la nas florestas da Amaznia e outro nas florestas do Japo. Edison achou que tivesse encontrado o filamento ideal: a platina. Mas esta se mostrou dispendiosa do ponto de vista financeiro, alm de ter eficincia limitada quando testada na prtica. Em 1860, o fsico e qumico ingls Joseph Swan teria desenvolvido uma lmpada primitiva, que utilizava um filamento de papel carbonizado em um bulbo de vidro sem ar, mas a iluminao resultante no era das melhores. O tipo de filamento correto para os propsitos do cientista s foi descoberto, no entanto, acidentalmente. Reza a lenda que, certa noite, mexendo em uma mistura de resduo de carvo e alcatro, o inventor enrolou a massa at transform-la em um fino fio. Por curiosidade, resolveu testar o material e o colocou em uma bola de vidro, tomando cuidado para que o ar fosse retirado antes. Passou a corrente eltrica no fio, que brilhou por um curto perodo de tempo, depois queimou e se desfez. Para Thomas Edison, o filamento queimou rapidamente porque continha ar em sua mistura. Dessa forma, foi caa de

Apoio

Com tenso de 14 V, lmpada foi criada em 1900 para aplicao decorativa

Lmpada criada por Thomas Edison em 1901

um material que oferecesse uma incandescncia como aquela do filamento anteriormente utilizado, mas que no apresentasse ar em sua composio, para que, assim, a luz durasse mais tempo. E o encontrou em uma mquina de costura: uma linha de algodo carbonizada. Depois de algumas tentativas frustradas, em 19 de outubro de 1879, o cientista conseguiu fazer esse novo material emitir uma luz intensa. Isso era uma boa notcia, mas ainda era preciso que o tempo de durao dela fosse maior. Ele cobriu, ento, o filamento com o bulbo de vidro, retirando o ar e aguardou. A linha carbonizada s foi ser consumida dois dias depois, e o experimento foi considerado um sucesso. Estava inventada a lmpada eltrica incandescente, que foi revelada ao pblico dois meses depois, no ms de dezembro, quando o cientista abriu para visitao seu laboratrio que, agora, contava com um sistema completo de energia. Em 1880, a nova inveno comeou a ser vendida em pequena escala e, paulatinamente, a luz dos lampies a gs foi substituda por pequenas redes eltricas de iluminao. O primeiro lugar a receber iluminao eltrica por meio de uma fonte de fora municipal centralizada foi a regio de Pearl Street Station, na cidade de Nova York, em 4 de setembro de 1882. Apesar do sucesso da lmpada incandescente criada por Edison, um problema ainda tinha de ser resolvido: o filamento de linha de coser carbonizada. Mas como? Ela no era a soluo? Comparada com os outros materiais testados at aquele momento, certamente sim, tanto do ponto de vista da luminosidade como da durao, porm, h de se convir, que 40 horas de vida til no um tempo muito satisfatrio. Era preciso procurar um material mais resistente e Edison e os demais cientistas da poca foram atrs de novas opes.

Encontraram a soluo nos fios metlicos de smio ou tungstnio e a composio da lmpada incandescente passou a ser essa. O design da lmpada de Swan teria sido mantido por Edison, com o aperfeioamento das tcnicas de vcuo e, a partir de 1880, ambos comearam a produzir uma lmpada praticvel. Alm do filamento com um material mais duradouro e do bulbo de vidro cuja funo impedir o contato do fio de metal com o oxignio, a sua conseqente oxidao e rompimento, a lmpada incandescente passou a ser preenchida tambm com um gs inerte, em geral o argnio, que reduz o efeito de sublimao do filamento, fazendo o bulbo no escurecer com poucos dias de uso e diminuir sensivelmente a eficincia da lmpada, assim como sua vida til. O gs inerte tambm possui outra funo importante: torna a lmpada mais resistente, j que, se fosse evacuada, ela poderia quebrar com muito mais facilidade devido prpria presso atmosfrica. Uma modificao da tradicional lmpada incandescente, a halgena leva este nome porque apresenta em sua composio cloro, bromo, iodo e fluor, substncias qumicas halgenas cuja funo ajudar na regenerao do filamento da lmpada. Elas se combinam com o tungstnio que ejetado do filamento no acionamento da lmpada e se precipitam sobre o filamento depois que a lmpada desligada. Tal efeito faz esse tipo de lmpada ter uma durabilidade at duas vezes maior que as tradicionais lmpadas incandescentes, alm de permitir boa manuteno do fluxo luminoso, uma vez que o efeito de enegrecimento por sublimao minimizado.

Novas luzes
A lmpada incandescente apenas um tipo desenvolvido pelo homem, mas, mesmo antes da inveno de Thomas Alva

14-15

Lmpada com bulbo de vidro na cor verde fabricada pela GE em 1903

Lmpada fabricada em 1929 em comemorao ao aniversrio de 50 anos de criao da primeira lmpada incandescente

Edison, outros equipamentos com o mesmo objetivo j vinham sendo testados pelo mundo. No entanto, devido aos problemas apresentados e, como a inveno de Edison se mostrou, na poca, a nica capaz de emitir uma luz de alta intensidade e com alta durao, estes equipamentos ficaram relegados a um segundo plano. Entretanto, com o avano tecnolgico, novas espcies de lmpadas surgiram e aquelas que nasceram como concorrentes das incandescentes foram melhoradas, ao ponto de os equipamentos tradicionais no serem mais as nicas opes eficientes no mercado. A lmpada a arco voltaico, por exemplo, criada antes da lmpada incandescente, no deu to certo quanto esta na poca, mas acabou servindo de modelo para as atuais lmpadas de descarga: a vapor de mercrio, a vapor de sdio e a fluorescente.

A todo vapor
Inventada por volta de 1930, a lmpada a vapor de mercrio sob alta presso deve boa parte de seu sucesso expanso da indstria automotiva norte-americana da dcada. Tem como princpio de funcionamento a descarga entre dois eletrodos que ficam imersos em uma atmosfera de argnio, com uma pequena quantidade de mercrio. Por apresentar um eletrodo auxiliar no seu tubo de descarga, que ioniza o gs argnio nas suas vizinhanas, a lmpada a vapor de mercrio dispensa qualquer pico de ignio para que inicie seu funcionamento. O equipamento possui tambm um reator cujo objetivo limitar sua corrente e tenso a valores aceitveis para que sua operao seja mais segura. A lmpada a vapor de mercrio tornou-se realidade, mas, no passado, as suas primeiras cpias encontraram uma srie

de empecilhos; o principal deles se deu na selagem do tubo de descarga, que acabava rachando. Isso acontecia porque a temperatura do mercrio sob a forma de plasma de alta presso era extremamente alta e exigia que os construtores empregassem quartzo para a produo de seu tubo de descarga. A questo que o quartzo tem um coeficiente de dilatao trmica muito baixo quando comparado ao coeficiente de dilatao trmica dos metais, ou seja, os eletrodos de tungstnio encerrados dentro do tubo de descarga acabavam o pressionando e causando as rachaduras. A resoluo do problema deu-se com a utilizao de finas placas condutoras do metal nibio que foram conectadas aos eletrodos e aos terminais do tubo de descarga da lmpada a vapor de mercrio. Quando o tubo se aquecia, as placas apresentavam uma dilatao um pouco maior que a sua, mas, por serem extremamente delgadas no foravam o tubo e, conseqentemente, no rachavam sua selagem. Com o passar do tempo, a lmpada a vapor de mercrio sofreu aprimoramentos, o que desembocou na lmpada a vapor metlico, muito semelhante primeira, mas com iodetos metlicos que melhoraram seu desempenho. Ela conta tambm com um revestimento de alumina nas extremidades de seu tubo de descarga. Isso faz o calor produzido ser refletido pela descarga para os eletrodos, evitando a condensao dos iodetos no interior do tubo. A chamada lmpada mista tambm uma variao da lmpada a vapor de mercrio sob alta presso. Tem esse nome porque apresenta, dentro do mesmo bulbo, um tubo de descarga com mercrio e um filamento de lmpada incandescente ligado em srie a ele. Tal caracterstica no mero enfeite, pois melhora o espectro luminoso do equipamento e, ao mesmo tempo,

Apoio

Fonte: bulbcollector.com

desempenha o papel de reator, possibilitando que a lmpada de luz mista seja ligada diretamente rede eltrica, da mesma forma que a incandescente. Desenvolvida na mesma poca que a lmpada a vapor de mercrio, a lmpada a vapor de sdio sob baixa presso surgiu com o objetivo de melhorar o rendimento das lmpadas existentes e tambm trazer mais segurana para a iluminao das grandes vias expressas. O seu alto rendimento, chegando a superar os 180 lumens/watt, foi extremamente popular na dcada de 1950. Contudo, como o seu espectro luminoso era praticamente monocromtico na regio do amarelo, caiu em desuso logo que o aparecimento de sua sucessora: a lmpada a vapor de sdio sob alta presso. Isto aconteceu porque, apesar de seu rendimento ser menor em relao lmpada anterior, a lmpada a vapor de sdio sob alta presso apresentava um espectro de luz muito mais rico. Seu funcionamento baseado no mesmo princpio de sua predecessora, diferindo apenas no fato de que, alm do sdio, apresenta mercrio em sua composio e tambm gases nobres que funcionam como agentes iniciadores da ignio.

O florescer da lmpada fluorescente


A lmpada fluorescente composta por um tubo de vidro base de fsforo com um par de eletrodos em cada extremidade; internamente ela carregada com gs inerte a baixa presso. Assim como as lmpadas a vapores, ela tambm funciona por uma descarga inicial. Sua mistura gasosa ao excitar-se produz radiao ultravioleta (UV), que invisvel e faz com que o espectro luminoso produzido pela descarga seja extremamente pobre. Para resolver este pequeno problema, o tubo revestido de fsforo. Este, devido s suas propriedades qumicas, acaba convertendo a

radiao em luz visvel. Por conter fsforo, a lmpada fluorescente tambm pode ser chamada de fosforescente. Introduzida no mercado consumidor em 1938 pela General Electric (GE), a lmpada fluorescente deve seu surgimento, no entanto, a outras invenes similares feitas no passado. Os primeiros passos para sua inveno foram dados pelo fsico alemo Heinrich Gleisser, em 1856. O inventor conseguiu, ao excitar, com uma bobina, um gs selado em um tubo de vidro, produzir um brilho azulado. Aps a descoberta de Gleisser, inmeros experimentos foram realizados at chegar na inveno do cientista alemo Edmund Germer, que, em 1926, pegou uma lmpada com vapor de mercrio, aumentou a presso operacional dentro de seu tubo e o revestiu com p fluorescente para converter a luz ultravioleta em uma luz branca mais uniforme. Estava inventada assim a lmpada fluorescente. Da mesma famlia, a lmpada fluorescente de induo possui basicamente a mesma estrutura da outra, mas no apresenta eletrodos na sua parte interna; constituda por uma ampola com mercrio e por uma bobina interna, que excita o mercrio, ou tem simplesmente um tubo fechado com duas bobinas enroladas em suas extremidades. H tambm a lmpada fluorescente compacta (CFL), que apresenta dimetros menores em relao s originais. De acordo com a GE, elas j so construdas com reatores e bases rosqueadas para facilitar a substituio por lmpadas incandescentes. Em comparao com as incandescentes, as lmpadas fluorescentes levam uma certa vantagem: alm de produzirem tonalidades de luzes brancas mornas semelhantes s da luz incandescente, utilizam, aproximadamente, 70% menos eletricidade do que essas, nveis de lumens semelhantes e vida til at 20 vezes maior. considerada a lmpada de descarga mais

16-17

Os primeiros passos para a inveno da lmpada fluorescente foram dados pelo fsico alemo Heinrich Gleisser, em 1856, que conseguiu produzir um brilho azulado ao excitar, com uma bobina, um gs selado em um tubo de vidro.

popular no mundo, sendo utilizada em aplicaes residenciais, comerciais, industriais e outras.

A velha novidade
O Diodo Emissor de Luz, o famoso Led a ltima palavra em tecnologia de lmpadas no mundo. uma inveno nova. Nova? No to nova. No s porque j se ouve falar dela h mais de dez anos, mas porque antes de ser empregada na rea de iluminao, ela j era uma velha conhecida em outros lugares e com outras funes. De acordo com a fabricante de lmpadas Osram, os Leds tm sido utilizados h mais de 30 anos como substitutos das lmpadas de sinalizao ou lmpadas pilotos nos painis dos instrumentos e aparelhos diversos. Eles podem ser visto em diversas aplicaes industriais, tais como gabinetes de comutao a instrumentos de medio, em instalaes de sinal de trnsito para rodovia ou ferrovia e em produtos para o consumidor, como iluminao interna e externa de automveis, em computadores pessoais, telefones, DVDs e outros aparelhos eletrnicos. Soma-se a isso a sua origem, que remonta ao comeo do sculo XX, mais especificamente a 1907, quando o engenheiro eletrnico ingls Henry Joseph Round, ao fazer experimentos na rea de rdio, descobriu o efeito fsico da eletroluminescncia. Conforme a Osram, sua descoberta foi esquecida em um primeiro momento, mas retomada posteriormente, o que acarretou no primeiro diodo com luminescncia vermelha, lanado em 1962. Anos mais tarde, em 1971, foram colocados a venda os primeiros Leds nas cores verde, laranja e amarelo. quando eles comeam a ter sua potncia e eficcia aperfeioadas. Dois anos mais tarde, surgem diodos altamente eficientes, que emitem luz no espectro azul e verde. Dessa forma, foram atendidas as condies para criar luz branca, fato que aconteceu em 1995.

Segundo o engenheiro eletricista e diretor tcnico da Associao Brasileira da Indstria de Iluminao (Abilux), Isac Roizenblatt, em um futuro no muito distante, os Leds e o seu primo prximo, o Diodo Orgnico Emissor de Luz (Oled) tero uma significativa participao de mercado, tanto em volume de unidades como em produo de luz artificial. Isto deve ocorrer porque os produtos disponveis no mercado e os que esto em desenvolvimento j atingem mais de 100 lmens por watt, apresentam um ndice de reproduo de cor superior a 90, uma gama de temperaturas de cor e vida til superior a 50 mil horas, podendo funcionar por mais de dez anos.

Novo paradigma
De acordo com Roizenblatt, no obstante as tecnologias surgidas depois da inveno de Thomas Edison, as lmpadas incandescentes e sua variante, as halgenas, so ainda quantitativamente as de maior volume no mundo. Contudo, elas produzem apenas cerca de 10% da luz artificial para iluminao. Conforme o engenheiro, aproximadamente 25% da luz artificial gerada pelas lmpadas de descarga de alta intensidade, 10% pelas fluorescentes compactas e 55% pelas lmpadas fluorescentes. Com essas propores, vemos que 90% da luz artificial produzida pelas lmpadas de descarga, e as lmpadas de descarga em baixa presso fluorescentes lideram por larga margem devido s suas caractersticas, constata. Por conta dessa estrutura mercadolgica, segundo Roizenblatt, as novas tecnologias entrantes, como os Leds e os Oleds, devem ter as lmpadas fluorescentes, fluorescentes compactas, a vapor de sdio e as cermicas a vapor metlico, como benchmark, ou seja, como modelo para se espelharem, buscando sempre o seu grau de excelncia mximo.

Apoio

biografia
18-19

Por Bruno Moreira

O engenheiro civil Mosh Gruberger trouxe grandes contribuies para o conceito de sistemas prediais em Belo Horizonte (MG) e hoje, reconhecidamente, um dos grandes nomes da engenharia brasileira.

A fora de Mosh

No temos a tradio de homenagear os grandes nomes da engenharia e Mosh uma referncia. Ele merece
Cristina Brulio

Inmeras qualidades fizeram do engenheiro civil Mosh Gruberger o homenageado desta edio, como sua contribuio para a evoluo dos projetos prediais e sua convico que fez suas escolhas sempre darem certo. Outras evidncias de que a nossa escolha foi acertada foram encontradas ao longo da apurao desta reportagem. Todas as pessoas ouvidas demonstraram profunda admirao por Mosh e no pouparam elogios ao engenheiro falecido no comeo deste ano. Uma delas Cristina Brulio, engenheira civil como Mosh e proprietria da Printer Projetos e Construes. Embora tenha conhecido Mosh superficialmente e apenas no mbito profissional revisou um projeto de um shopping center feito por sua empresa , guardou dele boas recordaes. Tambm trabalho como professora de uma universidade em Belo Horizonte, lecionando disciplinas tanto na rea de engenharia como na de arquitetura e percebo que os arquitetos tm um profundo conhecimento dos grandes nomes de sua rea. No temos essa tradio de homenagear os grandes nomes da engenharia e o Mosh um grande nome, uma referncia. Ele merece, avalia. Este depoimento vai ao encontro desta seo, desde sua

primeira edio: dar os louros da glria a quem merece. Com Mosh no seria diferente, mesmo que este reconhecimento no tenha vindo em tempo de encontr-lo em pleno gozo da vida.

O incio
Nascido em terra estrangeira no dia 25 de julho de 1939, Mosh Gruberger morava no Brasil desde 1952; a capital mineira Belo Horizonte foi o local escolhido por sua famlia para estabelecer sua vida no Pas. Foi a que ele, seguindo os passos de seu pai, tambm engenheiro, cursou a faculdade de engenharia civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conheceu sua esposa Neide Ures Gruberger, com quem teve trs filhos: Isaak, engenheiro eletricista; Tatiane, arquiteta; e Rosane Gruberger, designer grfica. Em 1968, fundou sua empresa, a Enit Projetos e Consultoria, realizando trabalhos na rea de sistemas prediais. Na opinio de Cristina Brulio, a importncia de Mosh para a engenharia comeou exatamente neste ponto, com a abertura da Enit. Tenho que dizer que ele revolucionou o conceito de sistemas prediais aqui em Belo Horizonte, conta. Segundo ela, o escritrio de Mosh foi importante por ter sido

Apoio

Mosh tinha poucos, mas grandes projetos, como shoppings centers, aeroportos, prdios industriais, especializando-se nesse segmento. Abaixo, maquete da sede da Petrobras em Vitria (ES).

20-21

Mosh, alm de engenheiro, um empresrio de sucesso.

um dos primeiros a realizar projetos nessa rea e trabalhou de modo que sua empresa no sofresse prejuzos, justamente por projetar poucos, mas grandes trabalhos. Conforme Cristina, ele montou sua empresa em uma poca que no era muito comum realizar projetos nessa rea. No havia muita procura, diz. Apesar do grande desafio, Mosh nunca desistiu e tornou-se, alm de um engenheiro, um empresrio de sucesso. Neide Gruberger acrescenta que a unio de Mosh, em 1970, aos bons arquitetos Fernando Graa, Eolo Maia, Paulinho Leander, Ney Gomes e Kleber Gonalves foi decisiva para a divulgao da empresa, que, entre outros projetos, colocou sua marca na construo da Pampulha. Uma das grandes estratgias para o sucesso da Enit, na viso da proprietria da Printer, foi a preferncia de Mosh por projetos de grande porte, como shoppings centers, aeroportos, edifcios comerciais e prdios industriais, especializando-se nesse segmento. Ele tinha poucos projetos, mas grandes e de qualidade, conta. A participao na construo dos edifcios comerciais do Banco Mercantil e do Brasil, e ainda da Telemig, so prova disso. Outra grande sacada de Mosh, de acordo com Cristina,
Apoio

foi a expanso dos negcios para fora de Belo Horizonte. Percebendo a possibilidade de ultrapassar as fronteiras da cidade, Mosh se aventurou em outras regies do Pas, como So Paulo. De acordo com a sua esposa, foi em 1978 que essa mudana comeou. Moshe j no utilizava mais a rgua de clculo e buscava mquinas de calcular eltrica e computadores Radio Shack, afirma. Foi nesse processo de inovao que projetos fora de Minas Gerais, principalmente shoppings centers, comearam a surgir. Destaque para o Norte Shopping e Barra Shopping, no Rio de Janeiro; o Anlia Franco, o Villa Lobos e o Jardim Sul em So Paulo. E at fora do Brasil: a Enit expandiu seus negcios, realizando a construo do Cascais Shopping, em Portugal.

Exemplo humano e profissional


Por sua competncia profissional e sucesso como empresrio, Mosh e sua empresa tornaram-se modelo de conduta para muitos engenheiros que resolveram abrir tambm seu prprio escritrio. Um deles foi a prpria engenheira Cristina Brulio. Sua empresa foi, para mim, o exemplo do mximo que se podia alcanar nesse setor, conta. Outros dois engenheiros que se inspiram em Mosh comearam como estagirios de

O jeito de ser de Mosh fez dos profissionais que os cercavam um grupo de grandes colaboradores, fiis e amigos.

sua firma. O primeiro foi o engenheiro eletricista Potirene Ubirajara da Silva e o segundo, o tambm engenheiro eletricista Marcelo Dicker. Potirene conta que sua histria junto a Mosh comeou com seu irmo arquiteto, Maruene. Segundo ele, Maruene e Mosh viajaram juntos a trabalho, em 1972, para verificar um projeto no municpio mineiro de Cataguazes. Nessa viagem, Maruene falou sobre um irmo que estudava engenharia eltrica e, coincidentemente, Mosh precisava de um estagirio nessa rea. Me apresentei em dezembro 1972 e comecei a trabalhar l em janeiro de 1973, diz. Mais de trinta anos se passaram desde ento e Potirene virou um dos scios. Com o falecimento de Mosh, Potirene comanda a Enit com a viva Neide Gruberger. E, para o engenheiro eletricista, muito das lies ensinadas pelo antigo colega ainda est presente no dia-a-dia da empresa. O jeito de ser de Mosh dentro da empresa fez dos profissionais que os cercam um grupo de grandes colaboradores, fiis e amigos. Estes frutos, de acordo com Potirene, que ainda hoje so aproveitados l dentro, foram incontestavelmente plantados por Mosh. Esta hoje a grande bandeira que utilizo para dar continuidade aos trabalhos e manter o nosso esprito de equipe, diz.

O engenheiro eletricista Marcelo Dicker tem uma histria parecida com a de Potirene, pelo menos no tocante ao incio de suas carrerias. Ele tambm comeou na Enit enquanto estudava engenharia eltrica, por volta de 1986, e ficou l por seis anos at sair para abrir sua prpria empresa de projetos de sistemas prediais e industriais, a Ecom Engenharia Computadorizada. Segundo Dicker, os anos passados na Enit foram uma verdadeira escola. Ele observou a forma de trabalhar de Mosh sua preocupao com a qualidade do projetos, que eram sempre bem concebidos, detalhados, mas de fcil execuo e de um jeito que facilitasse o uso para o cliente e aprendeu muito com isso. Digo a todos que tive a oportunidade de trabalhar na Enit e que muito do que eu sei devo ao Mosh, orgulha-se. Mesmo depois da sada de Dicker da empresa de Mosh, os dois mantiveram um bom relacionamento, tanto que, h dois anos, conta Dicker, a Ecom fez uma parceria com a Enit para a realizao de trs projetos de sistemas prediais.

Gnio forte: presena marcante


Por conta do relacionamento que seu pai tinha com Mosh, mesmo seguindo caminhos distintos, Dicker se considerava um amigo do proprietrio da Enit. Sempre tive

22-23

O fundador da Enit tinha a capacidade de vislumbrar boas solues com uma facilidade de quem est montando um quebra-cabea infantil
Potirene Ubirajara da Silva

Edifcio comercial, localizado na Avenida das Naes Unidas, em So Paulo (SP), foi projetado pela Enit em novembro de 2006 e inaugurado em meados de 2008.

Apoio

Torre Paulista prdio localizado na Avenida Paulista, em So Paulo (SP), projetado em junho de 2007.

o Mosh como professor e acabei criando uma relao pessoal com ele, comenta. No entanto, o engenheiro eletricista reconhece que o relacionamento com Mosh nem sempre era fcil. Por acreditar muito nas suas idias, ele as defendia com muito vigor, o que, s vezes, para algumas pessoas tornava a convivncia complicada, conta. Dicker define Mosh tambm como um sujeito divertido, boa-praa, brincalho e inteligente. Por ser tudo isso, segundo ele, Mosh marcava a presena positivamente de uma maneira muito intensa. Tenho por mim, inclusive, que, para as pessoas que viveram com ele rotineiramente, a sua perda ainda deve ser muito sentida, analisa. Como conviveu quase sua vida toda com ele, Potirene pode falar com propriedade sobre a falta que Mosh faz. O engenheiro ainda lembra de sua voz marcante dentro da Enit, o bom humor, a descontrao e suas broncas nas horas certas. Ele faz toda a falta do mundo. A sua presena era suporte para todos e em todos os sentidos, seja para assuntos pessoais, seja tcnicos, afirma. O fundador da Enit tinha a capacidade de vislumbrar boas solues com uma facilidade de quem est montando um quebra-cabeas infantil e, na relao com o

cliente, apresentava um carisma nico difcil de ser coberto por qualquer um de ns que estamos na sua sucesso.

A famlia Mosh
Quem entra no site da Enit logo percebe que se trata de uma empresa diferente, que, mesmo no formada exclusivamente por parentes, pode ser definida como familiar. Para se ter idia, a descrio da equipe tcnica da empresa apresentada da seguinte maneira: Todos os responsveis tcnicos realizaram sua vida profissional to somente na empresa, participando de todos os projetos desenvolvidos, no tendo tido nenhuma experincia profissional em outra empresa. O texto refere-se aos scios-proprietrios da Enit: o engenheiro civil Mosh Gruberger e sua esposa, a engenheira mecnica Neide Gruberger, e os engenheiros eletricistas Potirene Ubirajara e Mrio Sergio Pereira. De fato, todos no haviam trabalhado em nenhum outro lugar. Potirene, que trabalha l desde a poca de estagirio, conta que a situao, atualmente, um pouco distinta. De acordo com ele, h cinco anos, Mrio Srgio no est mais na companhia e, com o falecimento de Mosh, a sociedade foi dividida entre ele, que possui 10%, e Neide e os filhos, com 90%.

24-25

Projetado em 2005 pela Enit, o edifcio Eldorado Business Center foi um dos primeiros a receber o certificado LEED (em ingls, Leadership in Energy and Environmental Design) de sustentabilidade ambiental.

Embora possa se pensar que Neide Gruberger tornou-se scia por ser a esposa de Mosh, a verdade outra. Ela sempre foi atuante na companhia, sendo responsvel, como engenheira mecnica, pela parte dos projetos de ar-condicionado da empresa. Segundo Potirene, ela trabalhou durante muito tempo nesta funo e s largou o emprego em certo momento para se dedicar com mais afinco famlia. De acordo com Potirene, todas as funes na empresa eram bem divididas: os projetos eltricos e afins ficavam com ele e o engenheiro Mrio Sergio. J Mosh tinha como foco principal os projetos hidro-sanitrios e preveno e combate a incndio, sua especialidade. Mas o fato que, por sua versatilidade, coordenava, de modo geral, todos os projetos de instalaes que a empresa produzia. Mais tarde, seu filho Isaak e sua filha Tatiana comearam a trabalhar na Enit: ele, assumindo a direo comercial e ela, a direo da gerncia de projetos da empresa. Depois de 35 anos trabalhando juntos, era de se esperar que Potirene e Mosh se tornassem amigos. Mais que amigos, uma famlia. Neste perodo me casei, nasceram meus filhos, eles se formaram e Mosh esteve sempre presente em tudo. Ele tambm, nesse meio tempo, teve suas outras duas filhas, os meninos se

formaram, casaram e eu estive sempre participando dos eventos familiares, diz saudosamente. Ademais, segundo Potirene, as muitas viagens a trabalho que os dois fizeram juntos geraram um grande companheirismo. Em uma preparao para essas viagens, aconteceu uma histria divertida e que Mosh contava sempre que podia, lembra. Quando a Enit iniciou uma srie de projetos para a Mendes Jnior, eles foram convidados a realizar um proposta para a obra Express Way n 1, no Iraque. Em uma reunio, para discutir as condies do projeto, eles comentaram sobre a necessidade de visitas freqentes ao Iraque e um diretor da Mendes Jnior fez a seguinte pergunte a Mosh, baseado em seu nome: Voc judeu?, a qual Mosh respondeu: Sim, eu sou!. Diante dessa reposta, os outros integrantes da Mendes Jnior alertaram sobre a dificuldade para conseguir o visto, mas que iriam avaliar a situao. Nesse instante, o diretor falou, novamente: Bom, pelo menos voc no iraniano. Estes sim no podem passar nem perto da fronteira. Depois de um momento de silncio, Mosh deu uma risada e disse: Eu nasci em Teer. Sou iraniano da capital. A gargalhada foi geral. Bom, dessa forma, as visitas do Iraque ficaram para mim, relembra Potirene.

Apoio

dentro da lei

Por Flvia Lima

O grande drago chins

Maioria dos produtos falsificados ainda originada na China, mas o ndice j foi maior. Investimentos em educao e tecnologia tm feito do imprio chins uma potncia mundial e uma fonte de produtos feitos com cada vez mais qualidade
Nova pujana econmica do sculo XXI, a China despontava como a nica potencia capaz de ameaar a supremacia norte-americana e foi piv de grandes transformaes econmicas em todo o mundo. Pas de extenso territorial com dimenses continentais, a China abriga cerca de 20% da populao mundial 1,3 bilho de habitantes e recebeu, apenas no primeiro semestre de 2008, investimentos estrangeiros diretos da ordem de US$ 52,4 bilhes. Mas nem sempre foi assim. At a dcada de 1960, a China era um pas fechado poltica e economicamente, o que se deveu, principalmente, ideologia contrria vigorada na maioria dos pases ocidentais e pela desconfiana nos estrangeiros, gerada pelas imposies sofridas com a Guerra do pio, em 1840. J na dcada de 1970, com a entrada de Deng Xiaoping no poder, a China decide adotar um amplo programa de reformas e ingressar de vez na ordem mundial. Houve ento quatro grandes modernizaes: cultural, militar, industrial e agrcola. Em um pas em que 70% da populao era constituda por camponeses, era natural que as reformas comeassem na agricultura. Assim, as famlias poderiam cultivar o que desejassem em terras pertencentes ao Estado, entregariam parte da produo para o governo e poderiam vender o restante ao mercado. O resultado foi um notvel crescimento da produo agrcola e disseminao da iniciativa privada e do trabalho assalariado no campo. Nesse sentido, o sistema econmico chins foi modificado e

26-27

O conjunto de reformas promovido pelo governo de Deng Xiaoping refletia a idia por ele declarada, de que no importa a cor do gato, importa que ele pegue os ratos.

incluiu em seus planos a abertura ao exterior e ao capital externo. A grande revoluo, entretanto, veio com a criao das chamadas Zonas Econmicas Especiais (ZEEs), institudas com o intuito de atrair capital estrangeiro. Na tentativa de ampliar suas exportaes, a China concedeu grandes benefcios aos investidores estrangeiros e funcionou. A reforma econmica na China foi chamada de economia socialista de mercado, ou seja, um pas socialista com um mercado livre. Conforme escreveu o advogado Jos Ricardo dos Santos Luz Jr., em um artigo, a participao do investidor estrangeiro na China tinha como objetivo a introduo de tecnologia, mtodos modernos de administrao (know-how), otimizao do parque industrial nacional e desenvolvimento da regio favorecida. Em contrapartida, o investidor estrangeiro receberia inmeros incentivos fiscais, alm de flexibilizao das normas trabalhistas em vigor. Nesse compasso, a economia chinesa cresceu, nos anos de 1980 e 1990, a taxas mdias de 9%, destacando-se a provncia de Guangdond, que crescia a uma mdia de 12,5% ao ano, taxa mais alta do mundo no perodo. O PIB chins saltou de 362 trilhes de yuan em 1978 para 1.854 trilhes de yuan em 1990.

Made in China
Com a abertura econmica e as crescentes exportaes da China, o mundo foi invadido por produtos chineses. Em 1980, perodo de incio das reformas econmicas, a China ficou em 25 no ranking de exportadores, vendendo para o mercado externo cerca de US$ 18 bilhes. Em 1997, o pas alcanou a soma de US$ 183 bilhes com exportaes, tornando-se o 10 no ranking mundial. Para se ter idia, em 2007, as importaes da China para o Brasil dispararam 54%, ultrapassando o Mercosul e tornando-se o segundo maior fornecedor de produtos para o Brasil, depois apenas dos Estados Unidos. As importaes chinesas representam, atualmente, cerca de 10% do total de bens comprados pelo Brasil no exterior. Desde os anos 1990, no entanto, os produtos chineses vm

adentrando o mercado brasileiro e de tantos outros pases, mas muitos deles vieram acompanhados por qualidade e desempenho duvidosos. Em 2005, cerca de 90% dos produtos contrafeitos que entraram no Brasil eram provenientes da China. O coordenador do Grupo de Trabalho de Combate aos Produtos Contrafeitos e Ilegalidades, da Associao Brasileira da Indstria Eletroeletrnica (Abinee), Mario Sergio Amarante Filho, conta que comum encontrar no mercado pilhas e baterias com nomes e cores similares aos de empresas reconhecidas do setor. No incio chegavam cpias perfeitas, mas mudaram a estratgia e agora colocam produtos imagem e semelhana do fabricante tradicional, mas com sua marca prpria, reprova. Foi essa concorrncia desleal que levou diversos fabricantes a se unirem e formarem o grupo, com o objetivo de conscientizar o usurio de modo que ele exija qualidade e conformidade com as normas tcnicas, ciente dos riscos que corre ao consumir produtos baratos, falsificados e sem qualidade tcnica. Entretanto, o mapa da pirataria amplo. De acordo com o Sindicato Nacional dos Tcnicos da Receita, o Brasil o quarto pas que mais consome produtos pirateados, depois da China, Rssia e Paraguai. As falsificaes chegam ao Brasil por diversas rotas, com destaque para os portos de Santos e de Paranagu, por meio do Depsito Franco Paraguaio, localizado no interior desses portos. Esses produtos, geralmente, so produzidos na China, mas comum muitos deles receberem acabamento ou montagem final em alguns pases, como Paraguai e Uruguai, para chegarem ao Brasil e a outros cantos da Amrica do Sul com mais facilidade, considerando as vantagens do comrcio entre as naes que integram o Mercosul. De acordo com a Federao do Comrcio (Fecomrcio), os produtos trazidos do Paraguai (made in China) representam vendas superiores a 88% do mercado informal. O presidente da Associao Nacional de Fabricantes de Produtos Eltricos Nema Brasil, o engenheiro eletricista Hilton Moreno, explica que essas empresas so chamadas de maquiladoras, sendo, em sua maioria, empresas chinesas que montam pequenas fbricas no Paraguai

Apoio

O drago um smbolo mitolgico que congrega os quatro elementos do planeta: gua, ar, fogo e terra. considerado o emblema do imprio chins, representando a energia masculina e a fertilidade. Alm disso, corresponde quinta criatura do zodaco Chins, cuja funo guardar o Oriente.

e em outros pases com o objetivo de receber os produtos chineses para o acabamento final e ento comercializ-los nos pases vizinhos, com benefcios fiscais. O mesmo acontece no Mxico, tendo em vista o mercado norte-americano. Moreno enfatiza que isso no ilegal. Muitas dessas empresas so formais, mas um artifcio que prejudica a concorrncia no mercado, completa. O presidente da Cmera de Comrcio BrasilChina, Charles Tang, confirma que a China investe em montadoras localizadas em pases estratgicos, as quais, dentro da legislao da regio, exportam para outros pases. Ele cita, entretanto, que os brasileiros e outras naes fazem o mesmo processo. Da mesma maneira, o Brasil exporta etanol para ser hidratado na regio do Caribe, por exemplo, para, em seguida, exportar para os Estados Unidos, aproveitando tambm facilidades de comrcio entre os pases. E isso no ilcito e nem exclusivo da China, defende. A contrafao muito expressiva no cenrio internacional. De acordo com a Cmara de Comrcio Internacional, nos ltimos dez anos, a contrafao provocou uma perda de 100 mil postos de trabalho por ano na Unio Europia, e de 120 mil nos Estados Unidos. Outro dado significativo da Cmara Internacional a previso de que 5% a 7% do comrcio mundial sejam constitudos por atividades relacionadas contrafao, com destaque para a indstria de softwares e eletrnicos. Charles Tang conta que os juros e os tributos baixos foram e continuam sendo a principal marca da economia chinesa. Ele enfatiza que o problema no o custo baixo da China, mas sim o alto custo brasileiro. Enquanto os tributos l representam 17,5% do produto, aqui no Brasil chegam aos 40%. O mesmo acontece com os encargos trabalhistas, que so de 58%, e que aqui alcanam os 127%, diz. Alm disso, os juros praticados na China so um dos menores do mundo, ao passo que os juros brasileiros esto entre os mais altos. Comparado ao Brasil, a China no tem cmbio desfavorvel, nem um sistema to

burocrtico. Se os custos brasileiros no fossem to caros, no teramos tantos empresrios ganhando tanto trazendo produtos da China, conclui Tang.

Livre arbtrio
A trajetria da China similar do Japo. Hilton Moreno lembra que, nos anos 1960, o Japo comeou a exportar produtos de m qualidade e em grandes quantidades. Duas dcadas depois, o governo japons implantou e incentivou uma filosofia de tecnologia e, atualmente, os produtos l manufaturados apresentam boa qualidade. Assim acontece com a China: no final dos anos 1990, praticamente todos os produtos chineses eram de m qualidade, ao passo que, nos dias de hoje, muitos produtos chineses apresentam bom desempenho, reconhece. Ele afirma que a China abarca muitas empresas multinacionais e milhares de empresas chinesas que podem e fazem produtos de boa qualidade. Em poucas palavras, o fabricante chins faz o que o mercado pede. Por exemplo, se ele precisar fazer o melhor disjuntor do mundo, ele vai fazer, completa. Charles Tang, da Cmara de Comrcio e Indstria Brasil-China, lembra que mais de 50% das exportaes chinesas so provenientes de empresas multinacionais que esto no pas. Ento, se ainda h problemas de qualidade, no tem de reclamar com o governo chins, mas com as multinacionais, sugere. Cada vez mais a China est sendo reconhecida pela qualidade dos seus produtos. O problema que quem no conhece a China a teme, pois no conhece as mltiplas oportunidades que ela oferece, analisa Tang. Gradativamente, os produtos so valorizados pela sua qualidade, design e tecnologia e deixando de ser um pas de produtos baratos e qualidade relativa. Claro que ainda h produtos baratos de qualidade inferior, mas a pirataria est sendo duramente combatida pelo governo

28-29

O problema no o custo baixo da China, mas sim o alto custo brasileiro. Enquanto os tributos l representam 17,5% do produto, aqui no Brasil chegam aos 40%. O mesmo acontece com os encargos trabalhistas, que so de 58%, e que aqui alcanam os 127%
Charles Tang

chins, que, inclusive, est considerando a pena de morte para aquele que cometer o crime da pirataria, revela. O gerente comercial da Joining, Law Hwan Huei, explica que, como estratgia, o mercado chins possui pelo menos trs nveis de qualidade para um mesmo produto, ou seja, possvel comprar uma lmpada com qualidade A, B ou C. O aspecto externo do produto para um leigo o mesmo, porm a qualidade varia muito, o que influencia diretamente a durabilidade do produto. A principal diferena entre os produtos A, B ou C a qualidade da matria-prima utilizada na sua fabricao: produtos de baixa qualidade usam material reciclado, conta. Antigamente, havia softwares piratas, eletrnicos em geral empilhados nas ruas da China, cenrio que no se encontra mais por l. As vendas piratas caram drasticamente. Claro que, se o brasileiro ou qualquer outro comprador procurar, vai encontrar fabricantes piratas nas periferias do pas, mas muitas fbricas foram fechadas por contrafao de produtos, afirma Charles Tang. Segundo ele, cabe mais ao importador do que ao exportador chins fazer as escolhas priorizando a qualidade. A China no tem como controlar os importadores nem a alfndega de outros pases, conclui. O presidente da Associao Brasileira de Importadores de Equipamentos de Iluminao (Abilumi), Alexandre Cricci, concorda que os produtos chineses esto aperfeioando sua qualidade. a terceira economia do mundo, no est para brincadeiras, diz. Ele tambm compara a China com o Japo e afirma que ela est mais direcionada para a produo de equipamentos de alta qualidade e, por isso, continua produzindo para o mundo todo. O padro de qualidade equiparado ao dos Estados Unidos e da Europa, completa. Alm disso, o mercado brasileiro, assim como o mundial, est mais seletivo e prezando pela qualidade. O engenheiro Luiz Rosendo, consultor tcnico senior da Schneider empresa que possui fbrica na China , vai ao encontro das declaraes de Cricci e afirma que h alguns anos os produtos chineses

eram realmente ruins, assim como tambm foram em um passado mais distante, os japoneses. Os chineses esto se aperfeioando bastante, mas ainda melhor comprar daqueles que possuem representantes no Brasil para ter mais garantias, aconselha. Falsificaes, alto desempenho, baixa qualidade convivem juntos no mercado brasileiro e muitos produtos contrafeitos so atribudos genericamente aos chineses, mas a origem de um produto pirata pode ser brasileira ou ter outras nacionalidades. Nesse sentido, Law Hwan Huei, da Joining, afirma que o preconceito ainda existe, mas j foi muito pior, principalmente no incio dos anos 1990. Neste perodo, houve importao macia de produtos chineses de baixa qualidade, mas, como milagres no existem, o preo baixo era devido pssima qualidade do produto, afirma. Como empresa chinesa, a Joining, assim como outras, sofre com o preconceito. Sobre isso, Huei conta que alguns dos produtos comercializados por ela so similares aos comercializados e desenvolvidos por outras empresas. Entretanto, comercializamos apenas produtos que no so patenteados ou que no possuem proteo do desenho industrial, esclarece. O fato que, desde 2001, o Brasil ganhou de mais de US$ 7 bilhes nas suas trocas comerciais com o imprio chins. De acordo com Charles Tang, a China provou ser uma importante sada para o Brasil, principalmente no momento em que os parceiros tradicionais do Pas criaram dificuldades para as nossas exportaes e subsidiaram a sua agricultura, que assim concorre de forma injusta contra o carro-chefe das exportaes brasileiras, o agronegcio. Segundo ele, os chineses tm o que a empresa brasileira necessita: capital de custo baixo e de longo prazo em abundncia; mquinas de boa qualidade e de custo muito competitivo; e experincia de comrcio internacional, que inundou as prateleiras do mundo com o Made in China. A deciso do importador.

Apoio

guerra das correntes

Por Hanny Guimares

Discusses sobre o uso das correntes alternada e contnua mantm acesa a histrica rivalidade entre dois grandes inventores: Thomas Edison e Nikola Tesla

Duelo de tits

O duelo era mesmo de gigantes. De um lado, Nikola Tesla. Srvio, tinha como pai um reverendo e uma me inventora, e era um dos cinco filhos do casal. Avanou nos estudos de engenharia eltrica em uma escola politcnica na ustria, graduando-se posteriormente na Universidade de Praga. Passou por Budapeste, em que desenvolveu atividades como engenheiro eletricista na National Telephone Company e por Paris, na Continental Edison Company, trabalhando no aperfeioamento de equipamentos eltricos. J de olho nos estudos sobre corrente eltrica, Tesla arrumou as malas, emigrou-se para os Estados Unidos e se tornou assistente de quem iria travar, mais tarde, uma pequena guerra, o famoso cientista da poca, Thomas Alva Edison. Do outro lado, um tanto mais experiente e trazendo na bagagem a inveno da lmpada eltrica incandescente, o gramofone, o cinetoscpio, entre outros grandes inventos, Edison

30-31

tenso +A

Contnua

tempo

Alternada
tenso +A T f = 1/T

tempo

Se durante muito tempo, a corrente alternada de Tesla reinou absoluta, atualmente, a corrente contnua mostra-se mais poderosa que a rival e mais eficiente.

era o mais novo de sete irmos. Garoto problema na escola, um de seus professores chegou a dizer que ele tinha o diabo no corpo. A inquietao o levou a estudar com a me. Logo, o menino estaria apaixonado pelas cincias, fazendo tremer a casa em que morava, em Michigan, com os experimentos realizados no laboratrio de qumica instalado no sto. Trabalhou por toda parte vendendo jornais e doces at tornarse telegrafista e, aps vrias tentativas e experincias, inventar equipamentos de real valor que o permitiram se estabelecer em Nova York. Reconhecido pelas suas invenes, motivou a construo de um centro de pesquisas em Menlo Park, Nova Jersey, chegando a patentear em um perodo de quatro anos, cerca de 300 criaes.

Rivalidade

O quase parque industrial o centro possua laboratrios, oficinas, inmeros tcnicos e assistentes foi a arena dos dois inventores. Jovens, ambiciosos e inteligentes, os dois cientistas trabalharam juntos em muitos projetos, sendo at algumas das patentes de Edison de autoria de Tesla. Embora devotados a um tema em comum, a energia eltrica, divergiam sobre as suas ramificaes. Tais discordncias lhes renderam a qualidade de inimigos e o incio de uma guerra, a chamada Guerra das correntes. Tesla defendia o uso da corrente alternada (CA) em todos os processos de transmisso da energia eltrica, j Edison acreditava cegamente que a corrente contnua (CC)

abasteceria ruas, casas e empresas de todo o mundo. Um engano, a segunda tinha limitaes que s Tesla conseguia enxergar e ir alm. Para somar birra com Edison, Tesla no recebeu qualquer pagamento por algumas de suas descobertas, que havia sido prometido por seu superior. Com relaes cortadas, o assistente perdeu o emprego e teve de segurar as despesas com trabalho braal. Longe da Edison General Electric, que, como o nome j sugere, era a empresa de Edison, buscou abrigo como inventor na concorrncia, para a sorte de George Westinghouse, dono da Westinghouse Electric Company, empresrio e tambm engenheiro americano que injetou altas cifras no estudo e no desenvolvimento da corrente alternada. Com os conhecimentos de Tesla ao seu lado, Westinghouse estaria armado para liderar as inovaes no setor, que at ento estavam a cargo de Edison. Tesla tinha a seu favor as cincias exatas e melhor formao matemtica. J Edison possua baixa escolaridade, mas dominava o conhecimento emprico e foram as experincias realizadas que levaram sua corrente contnua a ser padro nos Estados Unidos logo no incio do fornecimento de eletricidade. No campo de batalha, havia duas grandes idias que buscavam apresentar a forma mais apropriada de gerar e transmitir energia eltrica. Se, por um lado, a corrente contnua se mostrava eficiente diante das exigncias da poca e graas a ela e ao dinheiro e tempo investidos Edison j

Apoio

CURIOSIDADES
AC/DC No por menos que a lendria banda australiana de heavy metal estampa como logomarca um pequeno raio e se voc acha que o significado est no som eletrizante que sai das guitarras dos irmos Young est enganado. Na verdade, a sigla quer dizer Alternating Current/Direct Current, que no portugus traduzido para Corrente Alternada/Corrente Contnua, batismo dado pela irm dos integrantes, Margaret Young, que viu o nome em uma placa, atrs de uma mquina de costura. Topsy, o elefante Thomas Edison, para provar que a corrente alternada era mais perigosa que a corrente contnua, fez vrios testes com animais, inclusive com um elefante. O inventor no ficou imune aos vdeos disponibilizados na internet e seu filme sobre o teste com Topsy pode ser visto neste endereo virtual: http://br.youtube.com/watch?v=RkBU3aYsf0Q Cadeira eltrica Mais um vdeo macabro dos testes de Edison. Desta vez, a execuo do preso condenado Leon Frank Czolgosz, em 1901. A filmagem, de acordo com o cientista, seria como uma herana para a posteridade. Veja neste endereo eletrnico: http://memory.loc.gov/mbrs/lcmp001/m1b38298.mpg Rivalidades produtivas O jornalista Michael White descreveu no livro Rivalidades Produtivas como a competio de idias pode estimular novas descobertas cientficas. A desavena entre Edison e Tesla est devidamente contada em um dos captulos.

produzia geradores, motores e lmpadas em seu negcio, por outro, chegava imponente, ainda que complexa, a promissora corrente alternada proposta por Tesla, que pretendia superar as limitaes da corrente eltrica oponente.

Alternada ou contnua?

A soluo de Tesla mostrava-se mais atraente diante das limitaes da corrente contnua de Edison, a qual tinha dificuldades para elevar a tenso de trabalho e se fazer chegar ao consumidor. Pelas vantagens da corrente alternada, a idia de Tesla, vendida pela Westinhghouse, era a melhor opo. Edison, empenhado em arrefecer o rival para no perder a chance de ter seu sistema comercializado, travou uma campanha com o intuito de abalar a corrente alternada, desencorajando seu uso. A inteno era provar que todo o processo de transmisso por CA era mais perigoso que por CC, podendo ocorrer at acidentes fatais. O inventor da lmpada se armou de todas as formas para derrubar o injustiado excompanheiro, inclusive filmando, publicamente, execues de animais sob CA para divulgar populao os riscos da corrente. A princpio, cachorros, gatos e cavalos renegados fugiam das garras do cientista, mas foi a cruel eletrocusso do elefante Topsy que ficou marcada na memria da poca. O ato de desespero de Edison veio quando, mesmo contra a pena de morte, o cientista criou a cadeira eltrica, promovendo a idia de que a corrente alternada era mais mortal do que a contnua. No teve jeito. Entre os gladiadores, venceu a Westinghouse, utilizando o sistema de Tesla, quando uma comisso anunciou as propostas para aparelhar as Cataratas do Nigara a fim de produzir eletricidade, gerando energia suficiente para

abastecer a indstria de Buffalo, em Nova York. As obras comearam com muita desconfiana dos oponentes em 1893, para trs anos depois ser enviada Buffalo a partir de geradores construdos tambm pela Westinghouse, instalados na estao hidreltrica, usando o sistema de corrente alternada. A General Electric de Edison, ressentida, ficou com o contrato das linhas de transmisso que levariam energia at Buffalo. O sistema de corrente alternada utilizado at os dias de hoje.

A vingana de Edison

Ao que parece, com a histria a favor de Tesla, Edison soa como o gnio malvolo que levou a rivalidade com o ex-assistente at as ltimas conseqncias. Mas, como em toda guerra, ingenuidade pensar que a competio era apenas de idias virtuosas. Todo o processo envolvia altas cifras e royalties de patentes, alm de quase levar tanto a Westinghouse quanto a General Electric falncia. Se durante muito tempo a corrente alternada de Tesla reinou absoluta, atualmente, a corrente contnua mostra-se mais poderosa que a rival e, ainda, mais eficiente. O engenheiro e diretor geral do Instituto Nacional de Eficincia Energtica (INEE), Jayme Buarque de Hollanda, brinca dizendo que esta pode ser a vingana de Edison e acredita que, no futuro, a corrente contnua ser uma soluo mais inteligente. Amanh a companhia eltrica que ser chamada de alternativa, mas no sentido certo, sendo uma alternativa ao sistema de gerao distribuda. Se a energia acumulada em uma bateria faltar ou, em caso de alguma emergncia, o usurio pode conectar a tomada do aparelho na energia eltrica que antes era a convencional CA e utilizar o equipamento, prev. Na poca, era fato que o uso da corrente alternada era

32-33

Criada pelo Comit Bicentenrio Iugoslavo-Americano, a placa em homenagem a Nikola Tesla ilustra as paredes do Hotel New Yorker, em Manhattan, N.Y.

mais vivel geograficamente e financeiramente que a corrente contnua. E, ainda naquele perodo, os equipamentos dos consumidores eram apropriados para o sistema de Tesla. Todas as cargas estavam sendo produzidas para suportar corrente alternada. Entretanto, com as inovaes tecnolgicas a partir da dcada de 1980, Edison se tornaria o grande vencedor, ainda que postumamente o inventor faleceu em 1931. A proposta da corrente contnua no tinha morrido com seu criador, mas ficava cada vez mais presente na vida das pessoas do final do sculo XX em diante. Com o aumento da digitalizao, a proporo de cargas em CC vem crescendo rapidamente. Equipamentos que funcionam a pilha e a bateria, como rdios, computadores, celulares, cmeras fotogrficas, entre outros, j fazem parte do dia-a-dia da sociedade. Alm disso, criaes como os carros eltricos, os painis fotovoltaicos e os geradores elicos que utilizam CC so reflexos da uma conscincia ambiental manifestada em tempos de preservao de fontes naturais. Preocupao mundial que tambm fora empresas de todos os setores a se adaptar, principalmente as do setor energtico. No processo de transmisso de eletricidade por corrente alternada, as perdas de energia so maiores que em corrente contnua. Para que a energia percorra longas distncias, preciso que as tenses sejam elevadas. Neste movimento, Hollanda explica que os eltrons se chocam com tomos, perdendo energia em forma de calor medida que viajam pelos fios. As perdas podem chegar a at 10%. Os problemas no param, pois os retificadores dispositivos que permitem que uma tenso alternada seja transformada em contnua pioram a qualidade da energia que alimenta um equipamento, criando o que os engenheiros chamam

de correntes alternadas parasitas. Em casos extremos, equipamentos mais sensveis podem sofrer danos em seus sistemas devido a essa operao precria. O contrrio acontece com a corrente contnua, j que a energia por esse sistema deve ser produzida o mais prximo de onde ela consumida. A corrente alternada foi legitimada durante muito tempo como nica forma adequada para gerar e comercializar energia, mas como toda mxima cientfica, as necessidades que contextualizam o momento fazem tal verdade estremecer. Jayme Buarque acrescenta que, na verdade, uma corrente no exclui a outra. H espao para os dois gnios na histria, mas a tendncia que os consumidores busquem fontes de energia menos agressivas ao meio ambiente, ressalta. A Gerao Distribuda (GD) significa a gerao eltrica realizada junto ou prxima de onde ela ser consumida, conceito que vale tambm para a corrente contnua. A gerao pode ser obtida por painis fotovoltaicos que armazenam energia solar em baterias ou por co-geradores que utilizam resduos combustveis de processo, gerando eletricidade e calor para a residncia. Uma das evolues nesse sentido so os carros movidos a motor eltrico, que j representam 2,5% dos novos carros americanos. No Brasil, o governo tem tomado algumas medidas para garantir que as inovaes no setor energtico evoluam na mesma proporo que as necessidades naturais, mas o processo caminha na velocidade abaixo do esperado. A primeira providncia foi a Lei 10.848, de 2004, em que figura a legislao sobre GD. Caso as previses sobre o uso de novas formas de gerao de energia se concretizem, certamente teremos dois heris nesta histria, claro, em momentos diferentes. Tesla e Edison que tratem de fazer as pazes e comemorar dupla vitria onde quer que estejam.

Apoio

www.flickr.com/photos/wallyg

desenvolvimento

Por Flvia Lima

Da carroa ao jaguar
Mercado brasileiro de materiais eltricos e as tcnicas de instalao progrediram significativamente nas ltimas dcadas e caminham para um padro ainda mais evoludo observado em pases desenvolvidos
Nossos carros so verdadeiras carroas, declarou, no incio da dcada de 1990, o ento presidente da Repblica, Fernando Collor de Mello, sobre os automveis que circulavam na poca. Desde ento, o cenrio automobilstico e o econmico, de modo geral, sofreram grandes transformaes, estimuladas, em sua origem, pela mensagem neoliberal que o Consenso de Washington transmitira em 1989 e que foi abraada pelo empresariado nacional e acolhida pelo governo de Collor. O objetivo era promover abertura econmica ao capital estrangeiro, controle da inflao, moeda forte, privatizaes para reduo de dvida pblica, flexibilizao das leis trabalhistas e corte dos gastos pblicos. Estas e outras medidas trouxeram muitos prejuzos ao Pas, mas tambm algumas vantagens. Entre estas, Collor conseguiu que a frase do incio desta reportagem no fizesse mais sentido com as importaes

34-35

Com a invaso dos eletrodomsticos e dos eletrnicos a preos acessveis e com a melhoria dos sistemas de telecomunicaes, dava-se incio a uma nova concepo de instalao eltrica
Luis Costi

de automveis, com a vinda de diversas multinacionais do setor automobilstico para o Brasil e com as facilidades de crdito que, mais tarde, chegaram s mos do consumidor comum. Passaram-se anos e as carroas, que representavam carros populares e ultrapassados, foram substitudos por modernas mquinas automotivas que circulam atualmente por todos os cantos do Pas. Analogamente, a evoluo dos materiais eltricos e das tcnicas brasileiras de instalao parece seguir um caminho similar ao do setor automobilstico descrito anteriormente, claro que com outro cenrio de fundo e outras particularidades. Globalizao, normalizao e uma gradativa mudana cultural so os grandes fomentadores dessa evoluo que, aos poucos, transforma conceitos e prticas no segmento das instalaes eltricas. Esse processo, no entanto, moroso e, embora j se perceba algumas transformaes, ainda h um longo caminho a se percorrer.

O caminho das pedras


Os produtos eltricos mais avanados tecnologicamente costumam apresentar tambm maiores garantias quanto segurana. Entretanto, no so todos os profissionais brasileiros que esto em sintonia com as novidades do setor e acabam atuando conforme a experincia adquirida na prtica, desempenhando, muitas vezes, tcnicas conservadoras de instalao e produtos obsoletos. Nesse sentido, as instalaes residenciais, comerciais e prediais trazem um ndice muito maior de erros, quando comparadas s industriais, mais atentas s tendncias internacionais. Na opinio do presidente da Associao Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip), o engenheiro eletricista Luis Costi, em alguns pases mais desenvolvidos, a preocupao com a instalao eltrica costuma ser maior, mas h certa semelhana com o Brasil,

exceto em pases cuja fiscalizao mais rigorosa, como Frana, Espanha e Portugal. O processo de insero de novas tecnologias no Brasil teria iniciado h 20 anos com a abertura do mercado brasileiro e foi a partir de ento que os especialistas comearam a ter maior contato com as novidades internacionais. Diante disso, at aceitvel que muitas inovaes no tenham sido completamente absorvidas pelo mercado. Naquele momento, comeavam a entrar no Pas produtos importados e as instalaes brasileiras passaram a ser comparadas s executadas em outros pases, em todos os aspectos. O mesmo valia para a qualidade dos produtos aplicados. Conheciam-se bons produtos e equipamentos para uso nas instalaes eltricas, mas tambm havia as naturais alternativas mais baratas e que faziam a mesma funo e, infelizmente, carecamos de fiscalizao e de uma mnima padronizao de qualidade e desempenho, pois no havia parmetros comparativos, relata Costi. Nesse perodo, os produtos eltricos eram muito simples e baratos ou muito eficientes e caros. Era o comeo do foco em segurana nas instalaes eltricas residenciais, as quais precisavam ser preparadas para receber os novos equipamentos eletrodomsticos que chegavam com fora ao Pas. Com a invaso dos eletrodomsticos e dos eletrnicos a preos acessveis e com a melhoria dos sistemas de telecomunicaes, dava-se incio a uma nova concepo de instalao eltrica, explica o engenheiro. Foi nesse momento que o mercado da construo experimentou a acelerao do profissionalismo. A partir dos anos de 1980, para se construir, no bastava mais determinar o custo da obra e a ele agregar o lucro desejado, mas comeava a imperar o preo de mercado, isto , o mximo preo possvel de se vender aquele determinado empreendimento. Passa a prevalecer a equao invertida: se o preo mximo de vendas ser de x, e o custo histrico

Apoio

Comportamento de mercado para produtos de alta tecnologia

Teoria Crossing the chasm foi elaborada pelo consultor norte-americano Geoffrey Moore para explicar o processo de conquista e de aceitao do mercado, pelo qual passa toda nova tecnologia.

era y, s se conseguiria apurar um lucro limitado. Se o lucro no era atraente, restava mexer no custo para obter melhor resultado, pois ficava cada vez mais difcil atuar no preo final, conta. Entretanto, alterar o custo implicava analisar o processo de construo, que era totalmente artesanal, e comear a pensar a construo como uma indstria, com padronizao de procedimentos, de materiais e de formas de organizar a sua aplicao, de fluxo de caixa dos gastos da obra, alm de treinamentos, segurana, etc. A evoluo das tcnicas de projetos, segundo Costi, seguiu este mesmo curso. Teria surgido, ento, nesta poca, a evoluo das instalaes eltricas, que ainda segue um ritmo lento, com vetores que se movem dos centros mais desenvolvidos para as reas mais carentes do Pas. Mas essa evoluo, sem volta, precisa da fiscalizao do governo e da sociedade para garantir que se perpetue, alerta o engenheiro. A partir desse ponto, as diferenas comearam a se dissipar, primeiro porque mais pessoas, com a arrancada do turismo, tiveram a oportunidade de conhecer outros pases e observar o conforto de instalaes encontradas alm da fronteira. Tambm nessa poca, comeou a exigncia pelos direitos do consumidor e de um mnimo de performance dos sistemas prediais. Assim, o mercado passou a requerer da construo um processo industrial, o qual, em um primeiro instante, testou e errou diversas solues, produtos e materiais. Balizado, ento, pelas normas tcnicas e pelas exigncias do consumidor, as construes, assim como as instalaes eltricas, passaram a se adequar e, naturalmente, foram surgindo novos produtos, materiais, sistemas construtivos, enfim, projetos e obras diferenciadas.

Criaram-se padres de qualidade, controle tecnolgico na obra e agora caminhamos para a certificao das instalaes, afirma Costi. Segundo ele, estamos bem no meio desse processo, em que, de um lado, esto os incorporadores, para os quais o custo premente para se permitir a um maior nmero de pessoas o acesso casa prpria, ainda que se comprometa a durabilidade do produto, e do outro lado, o consumidor, que quer o nvel mximo sem pagar por isso. Tudo isso conduz a uma reorganizao da cadeia produtiva, da forma de se desenvolver o projeto e, conseqentemente, das instalaes eltricas, que precisam atender aos dois senhores, conclui.

Mercado conservador
Diante das inmeras invenes tecnolgicas globais em todas as esferas econmicas, as diferenas tcnicas so cada vez menores entre os pases, mas as particularidades so locais. O presidente da Associao Nacional de Fabricantes de Produtos Eltricos Nema Brasil, o engenheiro eletricista Hilton Moreno, conta que h grandes diferenas, por exemplo, entre os produtos trabalhados no Brasil e em outros pases por empresas multinacionais do setor eltrico. Enquanto no Brasil, os catlogos de uma empresa apresentam poucas famlias de produtos, em outros pases, a mesma companhia oferece diversas famlias. Falta, no Pas, mais diversidade de materiais eltricos, avalia. Em relao indstria local, vale a mesma observao: embora o acesso a informaes sobre quais produtos existem l fora esteja muito facilitado por causa da internet e das diversas feiras internacionais, no temos visto a indstria local introduzir muitos novos produtos e

36-37

Pontos utilitrios multifuncionais, empregados em larga escala fora do Brasil, encontram dificuldades no mercado brasileiro

tecnologias, sobretudo, considerando a boa qualidade dos fabricantes nacionais, completa Moreno. No caso das luminrias, o presidente da Associao Brasileira dos Importadores de Equipamentos de Iluminao (Abilumi), Alexandre Cricci, reconhece que a diversidade de peas disponveis em mercados de pases da Europa, por exemplo, muito maior do que o brasileiro, mas esclarece que isso se deve baixa demanda do ponto de venda. Aqui h uma limitao de volumes, de escala, pois o poder de compra desse tipo de equipamento consideravelmente menor que o de um europeu ou norte-americano. Somam-se a isso as altas taxas de importao, que, para o segmento, giram em torno de 15% a 20% do produto, mas que se viabilizam, pois montar uma fbrica no Brasil encontraria muito mais dificuldades tendo em vista o desenho da economia brasileira, os encargos trabalhistas e a extensa burocracia. Essa dessemelhana vai alm dos produtos. Algumas particularidades so prova de que o Brasil ainda situa-se em uma posio ultrapassada com relao s tcnicas observadas em outros pases. Nos Estados Unidos, por exemplo, h anos o Dispositivo Diferencial Residual (DR), no apenas empregado, como j vem incorporado tomada eltrica. O diretor da Finder Componentes, Juarez Guerra, afirma que o DR e o Dispositivo de Proteo contra Surtos (DPS) estavam prontos para aplicao e disponveis no Brasil h muito tempo, mas passaram a ser utilizados quando foram inseridos mais incisivamente na norma de instalaes eltricas a ABNT NBR 5410.

Alm disso, outros exemplos quanto instalao atestam grandes diferenas entre os pases. Enquanto as construes americanas so baseadas em estruturas pr-fabricadas, o brasileiro constri a parede, a destri para passar a fiao eltrica e a refaz em seguida, indignase Moreno. Segundo ele, o mtodo brasileiro no contribui para o desenvolvimento de maneiras mais prticas de instalao. Alguns especialistas afirmam que o problema evidente: ainda no temos escala para consumir esses produtos e tcnicas, fato que contestado por Hilton Moreno: o mercado brasileiro no to pequeno, afinal, estamos entre as dez maiores economias do planeta, basta estimular a necessidade, oferecendo os novos produtos. No d para esperar que o mercado pea essas novidades. Juarez Guerra concorda e compara: O telefone celular, quando foi apresentado ao pblico, sofreu uma grande repulsa, mas depois que as operadoras exibiram os benefcios, a tecnologia estourou em vendas e no parou de apresentar novas aplicaes e benefcios. Assim tambm deve funcionar com as tecnologias aplicadas s instalaes eltricas: enquanto os usurios no identificarem os benefcios, mais demorada ser a sua absoro. Ele explica que esse estmulo ao uso de novas tecnologias deve vir com constantes mecanismos de divulgao e menciona a teoria do Crossing the chasm (algo como ultrapassando barreiras) de Geoffrey Moore, para descrever o processo: os primeiros a utilizarem uma nova tecnologia so sempre os entusiastas curiosos e exibidos , em seguida, os visionrios, fazendo a curva de volume subir. Nesse instante, h um grande abismo, momento importante que pode conferir sucesso ou fracasso novidade. Vencido esse instante, a

Apoio

Fotos: Legrand

No Brasil, os catlogos de uma empresa apresentam poucas famlias de produtos, em outros pases, a mesma companhia oferece diversas famlias. Falta, no Pas, mais diversidade de materiais eltricos
Hilton Moreno

tecnologia chega ao mercado de larga escala, conquistando os pragmticos, os conservadores e os cticos, que so os personagens que oferecem maior resistncia cadeia.

Automao
O Brasil viveu um momento delicado no inicio da aplicao de automao no mercado da construo. Na tentativa de tirar o atraso, sofisticou demais as instalaes e os custos foram exorbitantes. Luis Costi, da Abrasip, conta que o setor precisou equalizar o custo/ benefcio para que o consumidor final comeasse a ver a automao como uma necessidade e no um acessrio. Para Juarez Guerra, o home theater foi o grande divisor de guas. Segundo ele, h dez anos, o consumidor comeou a entender que o equipamento o levava a assistir um filme, com um bom udio e em segurana, que, por sua vez, tornaria ainda mais confortvel o momento com um controle de iluminao, com um sistema de acionamento remoto de cortinas, cmeras e ar condicionado. Esses sistemas comearam a ser integrados via cabeamento estruturado, agregando outras tecnologias de udio, vdeo e voz. Ainda estamos longe de termos residncias automatizadas, mas acredito na evoluo contnua e no amadurecimento do consumidor, do instalador, do projetista, da construtora e do incorporador, confia Guerra. No momento em que cada um identificar os benefcios que as tecnologias esto aportando, as distncias vo se estreitar e maior segurana, economia e flexibilidade sero providas a toda a cadeia que se insere neste processo. Para isso, Guerra recomenda que as empresas que detm essas tecnologias se esforcem mais para disseminlas, especialmente, levando informaes a instituies de ensino

profissionalizantes e elaborando estratgias de marketing eficazes, pois ningum compra ou exige aquilo que no conhece ou que no entende. De modo geral, est havendo uma evoluo no modo de se projetar uma instalao eltrica. Isso porque, na viso de Juarez Guerra, os projetos deixam uma abertura para que, no futuro, possa receber equipamentos de automao. Trata-se de uma infra-estrutura pr-automatizada com aplicao de rels, permitindo que o usurio automatize sua instalao conforme sua necessidade e condio financeira. Hilton Moreno concorda com essa mudana de paradigma: j encontramos prdios residenciais e comerciais feitos base de construes prfabricadas. Alm disso, comeam a surgir solues parecidas com as empregadas em outros pases, como em hotis de redes internacionais.

Globalizao
Com o processo da globalizao e com e a praticidade das formas de comunicao, preciso que se apurem as informaes tcnicas confiveis e as estatsticas idneas, no caso de produtos. Da mesma forma que produtos novos podem ser importados facilmente, eles precisam ser testados de acordo com as normas tcnicas vigentes para operarem nas condies locais e estarem revestidos das respectivas garantias, previne o engenheiro Costi. O presidente da Associao Brasileira de Conscientizao sobre os Perigos da Eletricidade (Abracopel), Edson Martinho, lembra que, apesar das facilidades de acesso a informaes por meio da internet, de seminrios, de feiras, etc., h os pseudo-profissionais,

38-39

Dispositivo Diferencial Residual h anos comercializado e empregado nos Estados Unidos e em outros pases. No Brasil, o DR de alta sensibilidade s foi incorporado norma de instalaes eltricas na reviso de 1997.

que aproveitam o aumento da oferta de trabalho e, no estando devidamente preparados, contribuem para a proliferao de instalaes primitivas. Nesse sentido, embora haja, a cada dia, mais regulamentao e maior exigncia de controle na fabricao, ainda h muito o que melhorar. O mercado pune com o tempo o produto enganador, que tem vida curta, entretanto, ele deixa marcas antes disso. Alm do mais, h no Brasil fabricantes de produtos eltricos e eletrnicos locais com qualidades similares aos importados, ou quando no, exportando materiais em nvel de primeiro mundo. A rigor, as empresas hoje so transnacionais, so globais. O mesmo ocorre com a disponibilidade ao consumidor: h produtos disponveis de toda sorte, cabe ao consumidor se informar com bons projetistas, quais deles atendem s normas e tem seu desempenho comprovado, aconselha Luis Costi. Para ele, os melhores exemplos de que estamos evoluindo so a qualidade da proteo contra choque dos equipamentos atuais, a eficincia energtica (lmpadas e motores, por exemplo), os novos materiais cermicos e plsticos, os materiais que no propagam incndio ou emitem fumaas txicas, os sistemas de comando e automao e controles de partidas de grandes equipamentos eltricos. Essa evoluo de projetos e produtos j permite ao Pas edificaes efetivas e no mais construes improvisadas de moradia. Cada pas tem suas especificidades. Temos restries normativas e tcnicas que impedem o uso de algumas tecnologias. Alm disso, a aplicao de novos produtos depende tambm de normalizao e de uma adaptao cultural, isto , o entendimento dos benefcios dessa tecnologia, condio que nem sempre instantnea criao do invento. O gerente de produto da Siemens, Luiz Eustquio Perucci, concorda que o portflio brasileiro de normas tcnicas precisa evoluir

para deixar de limitar a vinda de novas tecnologias. Segundo ele, ainda h muito o que fazer, documentos precisam ser revistos e atualizados incorporando novas tecnologias que existem por a. Nos pases desenvolvidos, a populao est acostumada h anos a trabalhar com produtos mais sofisticados e estamos seguindo este caminho, mas ainda temos uma grande gama de produtos que precisam de uma reforma tecnolgica, critica Eustquio. O que nos falta um processo mais gil de atualizao das normas tcnicas e um sistema atraente de desenvolvimento desses documentos de forma a serem o mais isento possvel entre consumidores, neutros e fabricantes. Houve e sempre haver riscos de comisses de norma exigirem no texto qualidade de materiais e garantias de segurana superiores ao que o mercado est preparado para atender, mas como conseguir evoluir tecnicamente e aumentar a segurana sem isso?, questiona Costi. Nesse sentido, o bom senso deve reger os prazos de implantao de novos conceitos de norma que implicam custo, tanto para a indstria do produto quanto para o direito adquirido do incorporador do empreendimento. E h casos e casos: no basta dar valor maior ao aspecto histrico do mercado, nem tampouco desprezar a cultura local. Igualmente no se pode errar impondo as vezes conceitos ainda no comprovados, apenas por serem importados e funcionarem em uma realidade diferente. Assim como a indstria automobilstica encontrou um cenrio favorvel para o seu crescimento no Pas, tambm o setor eltrico precisa de um apoio governamental e esforos do empresariado de forma a estimular a vinda de novas tecnologias e, quem sabe, tornarse um grande exportador de equipamentos, do mesmo modo que automveis brasileiros hoje so exportados para o mundo.

Apoio

descontrao

Responda as questes propostas abaixo e, de acordo com a orientao dada pela posio e pela numerao, preencha os espaos reservados para cada palavra. Boa sorte!
1 3 4 5 18 2 19

Palavras cruzadas

10

11

12 13 14

15

16

17

Vertical 1. Extenso eltrica mltipla para ampliar o nmero de tomadas 3. Dispositivo eltrico utilizado para introduzir capacitncia em
medir tenso, corrente e outras grandezas eltricas, como a resistncia, por exemplo. 13. Conjunto de condutores eltricos que servem a determinado nmero de pontos. 16. Sigla de American Wire Gauge, denominao norteamericana utilizada para bitola (espessura) de fios e cabos eltricos. 18. Onda de tenso transitria que se propaga ao longo de um sistema eltrico, caracterizada por elevada taxa de crescimento inicial, seguida de decrscimo mais lento da tenso. 19. Equipamento destinado a suprir a alimentao eltrica dos equipamentos a ele acoplados, quando interrompido o fornecimento de eletricidade. disponveis em um ponto. um circuito.

Horizontal 2. Indica o consumo e o fornecimento de energia eltrica em um


circuito de corrente alternada, a qual igual ao produto da tenso e da corrente. 4. Preo estipulado pelo consumo de energia eltrica. 5. Dispositivo eltrico utilizado para introduzir resistncia em um circuito. 6. Ato de conectar um circuito eltrico de baixa impedncia terra. 7. Dispositivo de proteo da instalao eltrica. 10. Dispositivo de aplicao rpida, utilizado para realizar emendas ou ligaes eltricas. 11. Dispositivo eletromecnico ou no, com inmeras aplicaes em comutao (acionamento/desligamento) de contatos eltricos. 12. Grandeza escalar igual ao quociente do valor eficaz da tenso pelo valor eficaz da corrente. 14. Transmutador de energia eltrica que converte corrente contnua para corrente alternada. 15. Eletrocalha ou bandeja de dimenses reduzidas. 17. Parte condutora de um dispositivo eltrico com o qual se conecta um condutor correspondente a um circuito eltrico.

8. Mquina que converte energia mecnica em eltrica. 9. Instrumento multiescala e multifuno destinado a

40-41

Fonte: glossrio de eletricidade on-line (www.fazfacil.com.br)

Apoio

Apoio

También podría gustarte