Está en la página 1de 8

ALEITAMENTO MATERNO A IMPORTNCIA DO LEITE MATERNO

O leite materno o alimento mais completo que existe para o beb nos primeiros meses de vida, logo que a criana nasce coloc-la ao peito de grande importncia, pois, onde comea o vnculo me e beb, participao da famlia para o incentivo. O primeiro leite que desce chamado de colostro. Colostro produzido em menor quantidade que adequada para os primeiros dias, pode ser branco ou amarelo, ralo ou grosso, tambm a primeira vacina do beb, rico em protenas (contribuem para o crescimento e desenvolvimento), ajuda o liberar o mecnio (coc do recm-nascido) essa funo laxante previne a ictercia (famoso amarelo) agindo para prevenir doenas. Durante o tempo de mamada, esto sendo oferecidos ao beb afeto, nutrio e os estmulos primordiais e essenciais para que todo o seu organismo se desenvolva com funo plena. Ela precisa ser em livre demanda, ou seja, quando e enquanto o beb solicitar, respeitando a sua vontade. Contm gua suficiente, at mesmo nos dias mais quentes, est pronto a qualquer hora e lugar. Tm boa digestibilidade, as gorduras e age como principal fonte de energia, rico em vitamina A que evita infeces respiratrias e digestivas, alm de prevenir a cegueira, vitamina C que d imunidade ao beb. Bebs que mamam no peito desenvolvem e crescem melhor. Pesquisam indicam que as crianas amamentadas so mais inteligentes e tem mais facilidades para introduo de novos alimentos, quando iniciarem a sua alimentao, devido dieta da me que se alimenta de vrios alimentos, com isso o sabor do leite muda diferente do leite de vaca que sempre ser o mesmo sabor alm, de ser mais rico em gordura pode prejudicar seu beb. Os prematuros podem e devem ser alimentados com leite materno mesmo quando ainda esto incapacitados de sugar, pode ser ordenhado e oferecido por sonda. Quando o beb suga o corpo da me produz dois tipos de hormnios: Prolactina: responsvel pela produo de leite; Ocitocina: responsvel por liberar o leite, e faz o tero contrair, diminuindo o sangramento. A preparao de mamadeiras da mais trabalho, dura mais tempo e custa dinheiro, Algumas vezes ocorrem dificuldades na amamentao, como, por exemplo, fissuras ou rachaduras,ingurgitamento, mastite e abscesso entre outras. Isto ocorre quando a criana no est fazendo pega corretamente, por isso, importante corrigir a pega do beb sempre que esta estiver errada. Sempre que o seio estiver muito cheio a ponto de dificultar a amamentao, importante que se retire um pouco de leite antes, com esta ajuda, o beb mamar melhor. Caso no haja melhora, recomendvel procurar ajuda num servio de sade. Portanto, amamentar no somente alimentar no peito. a chance que todas as pessoas precisam ter para se tornarem fsica e emocionalmente saudveis.

VANTAGENS DO LEITE MATERNO


O leite da me adequado, completo, equilibrado e suficiente para o seu filho. Ele um alimento ideal. O ato de amamentar cria um vnculo fortssimo entre me e filho, que favorece o desenvolvimento de crianas mais tranqilas, com maior auto-estima e mais ajustadas socialmente O nico leite que, alm de ser bactericida, durante o tempo de mamada vai se alterando e se enriquecendo em sua composio nutritiva, oferecendo ao beb tudo o que ele precisa, desde O leite da me adequado, completo, equilibrado e suficiente para o seu filho. que auxilia a suprimir a dor, entre outras substncias, como o fator bfido, que impede o crescimento no intestino do beb de bactrias que causam a diarria. A amamentao supre todas as necessidades dos primeiros meses de vida, para o beb crescer e se desenvolver sadio.

DVIDAS FREQUENTES Por que o leite materno completo? Ele contm vitaminas, minerais, gorduras, acares,protenas, todos apropriados para o organismo do beb;possui muitas substncias nutritivas e de defesa, que no se encontram no leite de vaca e em nenhum outro leite.

Quando oferecer o peito?

Oferecer o peito logo aps o nascimento, ainda na sala de parto, quer seja parto normal ou cesrea ,porque estimula a produo e descida do leite. Sempre que o beb quiser, de dia ou de noite, oferecer um peito at o beb soltar e depois oferecer o outro, na prxima mamada, comear com o peito que o beb sugou por ltimo na mamada anterior, ou no que no mamou. importante retirar a maior quantidade possvel de leite para estimular sua produo.

Existe leite fraco? Mamar errado faz a maioria das mulheres pensarem que o seu leite fraco e isto no verdade,ele feito especialmente para o estmago da criana,portanto de mais fcil digesto. O que existe uma pega e uma posio errada, fundamental o apoio da famlia e da equipe de sade para promoo da amamentao.

O leite materno protege contras doenas? Sim, s ele tem substncias e anticorpos que protegem o beb contra doenas como: diarria (que pode causar desidratao, desnutrio e morte),pneumonias, infeco de ouvido, alergias, e diminui a incidncia de cries e problemas na fala. Alm disso , limpo e pronto, no apanha sujeira como a mamadeira,e est sempre na temperatura ideal para o beb,evitando assim doenas causadas por contaminaes.

necessrio oferecer gua ao beb amamentado no peito? No necessrio oferecer gua, ch e nenhum outro alimento at os seis meses de idade em aleitamento materno exclusivo.

Por que no usar mamadeira,chupeta,chuca? Podem causar a confuso de bicos o bico do peito completamente diferente do bico da mamadeira e da chupeta, alm de poder contaminar o leite e provocar doenas quando a limpeza no for adequada, podem atrapalhar o aleitamento materno e modificar a posio dos dentes, prejudicar a fala e a respirao, mais caro e sua preparao d mais trabalho; alm de diminuir o contato entre me e filho. E a posio do beb? O corpo do beb deve estar inteiramente de frente para a me e bem prximo (barriga do beb voltada para o corpo da me). O beb deve estar alinhado, a cabea e a coluna em linha reta, no mesmo eixo. A boca do beb deve estar de frente para o bico do peito A me deve apoiar com o brao e mo o corpo e o bumbum do beb. Aproximar a boca do beb bem de frente ao peito, para que ele possa abocanhar, ou seja, colocar a maior parte da arola (rea mais escura e arredondada do peito) dentro da boca.Queixo do beb tocando o peito da me. Qual a melhor posio para amamentar? Existem vrias posies para amamentar ,a me deve escolher a mais adequada para ela e o beb. O importante a me e o beb sentirem-se bem confortveis

Como saber que a pega est adequada? Boca bem aberta;lbios virados para fora; queixo tocando o peito da me; arola mais visvel na parte superior que na inferior; bochecha redonda (cheia);A lngua do beb deve envolver o bico do peito.

Que peito dar primeiro? A amamentao tem que ser conduzida visando o esgotamento total de cada seio,assim se na ultima mamada o ultimo seio oferecido no foi completamente esgotado ,na prxima bom comear por ele.Cada tenha dado s um,deve-se comear pelo outro.

Por que? Porque o leite que sai por ultimo de cada seio mais gorduroso e energtico,diminuindo assim as chances de clicas por que tem menos lactose (o acar natural do leite) que provoca fermentao no estomago do beb.

O que translactao? Translactao uma tcnica utilizada para oferecer leite quando obeb suga o peito e no consegue retirar a quantidade de leite que necessita. Na translactao, quando o beb estiver mamando, deve ser ajustada, na boca do beb, uma sonda conectada a uma vasilha com leite. Essa tcnica importante para estimular a produo do leite da me ao mesmo tempo em que o beb est sendo alimentado com outro leite.

Como terminar a mamada? Geralmente, o beb solta sozinho o peito. Para o beb arrotar, a me, o pai ou outro familiar deve levant-lo e apoiar a cabea no seu ombro e fazer uma leve massagem nas costas. importante a

participao da famlia neste momento.O peito no precisa de limpeza antes ou aps as mamadas. O banho dirio suficiente.

Por que o beb tem clicas? Devido s gazes que so formados pela entrada de ar ,enquanto a criana mama e pela fermentao do acar do prprio leite ,durante a digesto. As clicas podero ser aliviadas com massagens circulares na barriga do beb ,no sentido horrio,estimulando assim a liberao das gazes.

A me pode tomar medicamentos? A maioria dos medicamentos compatvel com a amamentao. A me s deve tomar remdios quando orientada pelo mdico ou por um profissional habilitado

Como os servios de sade podem ajudar as mes? Estabelecendo normas e rotinas de incentivo ao aleitamento materno,no servio de sade durante as aes educativas dirigidas mulher e a criana ,no pr natal durante as consultas clnicas ou avaliaes domiciliares ,no parto,no puerprio isto no ps-parto se a me estiver internada, e no ps parto.

Qual a importncia da participao da famlia? A participao da famlia como o pai e os avs, far com que eles se sintam tambm importantes, responsveis e participativos neste processo de amamentao e cuidados com o beb. Aps a alta da maternidade cabe famlia estimular a me a amamentar exclusivamente at os seis meses e continuar a amamentar at os 2 anos ou mais A famlia deve ajudar a me a identificar a necessidade de procurar ajuda do profissional de sade nos casos de dvida e de algum problema com a me ou com o beb, que aparea durante a amamentao

MITOS SOBRE A AMAMENTAO Dar de mamar faz os peitos carem. No verdade ,a queda dos seios depende de vrios fatores :hereditrios ,idade,e aumento de peso.A prpria gravidez causa mudanas em sua forma e posio.

S meu leite no sustenta e o beb chora de fome. Falso.Nem sempre que o beb chora por fome,pode estar com frio,calor,clica,molhado ou simplesmente estar querendo carinho (colo).Lembre-se que o choro a nica forma do beb se comunicar nos primeiros meses de vida .O importante que ele esteja crescendo bem ,o que demonstrado pelo carto de Criana e urinando mais que 6 vezes a cada 14 horas.

Criana que nasceu prematura (antes do tempo) ou com baixo peso (menos de 2 quilos e meio) no deve mamar no peito. . Falso. Estes bebs podem ter dificuldades de sugar no incio, mas so os que mais precisam da proteo do leite materno. Conforme eles crescem, sugam com maior facilidade. Se o beb tiver dificuldade de sugar, retire o leite, coloque-o numa vasilha limpa e d ao beb com colher, copo ou translactao.

Criana que arrota mamando faz o peito inflamar ou o leite secar. Falso. No h comprovao cientfica desta afirmao popular.

Me que est amamentando no pode trabalhar fora. Falso. A me pode dar de mamar nos perodos que estiver em casa. Pode retirar e guardar seu leite para ser oferecido ao beb enquanto ela estiver fora.

Tipos de mamilos
As mulheres podem ter variaes diferentes de mamilos. Estas variaes incluem mamilos pequenos, grandes ou longos, lisos ou invertidos. Todos os tipos de bico de peito possibilitam a amamentao. No necessrio limpar o peito ou mamilo de maneira especial antes ou aps alimentar o beb. Enxaguar o peito com gua no banho dirio

tudo o que precisa.No usar cremes , pomadas,sabo ou sabonete nos mamilos.

Problemas mais freqentes da amamentao so:


Fissura ou rachadura - ocorre quando a posio do beb e a pega do mamilo esto erradas. Como evitar e tratar: Secar bem o mamilo;o prprio leite materno cicatrizante,ajudando no tratamento das rachaduras e fissuras. Posicionar o beb corretamente. Expor as mamas ao sol diariamente, de 10 a 15 minutos, durante a manh; Cuidado para no provocar queimaduras. Ingurgitamento ou leite empedrado ocorre quando a me produz mais leite do que o beb consegue mamar.As mamas ficam endurecidas ou empedradas. Como evitar e tratar: Colocar o beb mais vezes para mamar; e Retirar manualmente o excesso de leite. Mastite ocorre quando um dos seios inflama. A mama fica cheia, avermelhada, quente e muito dolorida. A me sente febre e calafrios. Como evitar e tratar: Retirar manualmente o excesso de leite. Se a me no melhorar em 24 horas, deve ir ao servio de sade para ser tratada.

O leite est secando ocorre quando se introduz mamadeira, bico ou chupeta. Como evitar e tratar: Dar o peito sempre que o beb quiser. Quanto mais o beb mama, mais a me produz leite. O melhor tratamento para os problemas da amamentao continuar amamentando. Que significa ordenhar o leite materno? A ordenha o ato de tirar o leite dos seus seios, seja com as prprias mos ou com a ajuda de uma bombinha. Quando retirar o leite das mamas? Quando a me tem leite em excesso quando a me e o beb no podem ficar juntos; quando o beb tem dificuldade de sugar; Como retirar o leite do peito manualmente

Prender os cabelos e usar uma touca de banho ou pano amarrado; proteger a boca e o nariz com pano ou fralda; escolher um lugar limpo e tranqilo; Preparar uma vasilha (de preferncia um frasco com tampa plstica) fervida por 15 minutos; Massagear o peito com a ponta de dois dedos iniciando na regio mais prxima da arola indo at a mais distante do peito, apoiando o peito coma outra mo; Massagear por mais tempo as reas mais doloridas; apoiar a ponta dos dedos (polegar e indicador) acima e abaixo da arola,comprimindo o peito contra o tora, comprimir com movimentos rtmicos, como se tentasse aproximar as pontas dos dedos, sem deslizar na pele; Desprezar os primeiros jatos e guardar o restante no recipiente. Como conservar o leite Esse leite s deve ser usado at seis horas aps a coleta.Se tem geladeira, leite ordenhado pode ser refrigerado com segurana por at 24 horas ou congelado por at 30 dias. Antes de alimentar o beb com o leite guardado, aquea em banho-maria. Oferea o leite ao beb com colher, copo ou xcara e lembre sempre de jogar fora o que sobrou.

A UNICEF calcula que um milho e meio de crianas morrem por ano por falta de aleitamento materno. E no se pense que s nos pases do terceiro mundo. Mesmo nos pases industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno Ter conscincia da importncia fundamental, pois nenhum alimento poder substituir essencialmente as necessidades do beb. AMAMENTAR UM ATO DE AMO http://www.youtube.com/watch?v=zCUYVPNkDJM http://nutrir-viver.blogspot.com.br/

Dorly Pinheiro Tcnica em Nutrio e Diettica E-mail: do_comoraes@hotmail.com

También podría gustarte