Está en la página 1de 28

coleo guia da preparao para concursos e exames

vol 9

Planejamento e Racionalizao dos Estudos


tuctor 3.0
Uma Revoluo na Usabilidade.

NOVO TUCTOR 3.0


Uma Revoluo na Usabilidade.
O Tuctor uma ferramenta nica e indita, voltado ao monitoramento e controle da execuo do plano da preparao. Faa o cadastro, usufrua da licenadegustao e otimize seus estudos!

CONHEA O TUCTOR

www.tuctor.com

suporte@tuctor.com

parceiros do tuctor:

www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

www.editorametodo.com.br

www.portalexamedeordem.com.br

http://concurseirosolitario.blogspot.com

www.euvoupassar.com.br

www.itnerante.com.br

www.sosconcurseiro.com.br

Cara leitora, caro leitor, Este documento rene um conjunto de textos que produzi sobre a preparao para concursos, mais especi camente abordando o tema do Planejamento de Estudos. A inteno que as informaes trabalhadas nos textos possam contribuir com a sua almejada aprovao no concurso ou exame pretendido. Tal tentativa de contribuio consiste na indicao de caminhos e possibilidades, com a apresentao de conceitos, propostas, estratgias, bem como provocaes re exo. Mas sempre pautado pelo compromisso tico de nunca vender verdades absolutas ou solues mgicas e milagrosas. Tenha a certeza de que este trabalho fruto, por um lado, da minha experincia de candidato a concursos pblicos, bem como de algum que se dedica ao acompanhamento de candidatos h alguns anos. Por outro lado, o presente trabalho tambm fruto de estudos e pesquisas nos campos de conhecimento voltados gesto e s cincias cognitivas, aplicados preparao para concursos. Espero que, efetivamente, traga alguma contribuio. Aproveito para agradecer a colaborao dos parceiros nominados no documento, os quais de pronto se colocaram disposio para ajudar na divulgao. Caso voc goste, aproveite para enviar o link para baixar o documento aos seus amigos, colegas, fruns, listas de discusso e redes sociais. Boa leitura, bom estudo!

SOBRE O AUTOR Rogerio Neiva Juiz do Trabalho desde 2002, foi Procurador de Estado e Advogado da Unio. Atua como Professor de Direito e Processo do Trabalho de Ps Graduao em Direito e Cursos Preparatrios para Concursos. Contando com formao interdisciplinar, Psicopedagogo com especializao em Psicopedagogia Clnica e Institucional, ps graduado em Administrao Financeira e ps graduando em Neuroaprendizagem.

Rogerio Neiva
3

Textos
5 9

Preparao para Concursos Pblicos e Foco no Processo Quantas Horas Dedico por Matria?

14 Preciso Gerencial do Plano de Estudos 17 Motivao e Fracionamento do Plano de Estudos:

Repercusses Emocionais
21 Equalizao do Plano de Estudos 24 E se Falta Tempo para Estudar?!

TEXTO 1

visite:

Preparao para Concursos Pblicos e Foco no Processo

Concursos Pblicos e Preparao de Alto Rendimento blog do prof. neiva

TUCTOR 3.0
Novo Tuctor. Uma Revoluo na Usabilidade. www.tuctor.com

Ultimamente tenho procurado enfatizar aos candidatos a concursos pblicos a idia dofoco no processo. Esta compreenso conta com alguns sentidos e tem uma enormeimportncia para a manuteno do empenho no processo de preparao para o concurso, tendo relao inclusive com aspectos que se encontram no plano dagesto das condies emocionais. Inclusive, um dos motivos desta preocupao consiste na frustrao que as reprovaes geram em muitos candidatos.

Mas a nal, qual o sentido da idia do foco no processo de preparao para concursos pblicos? No referido contextopodemosmobilizar nossas aes e atitudes pautadas pelo foco no processo ou no resultado. Tratase de valores relativamente antagnicos. Ocandidato que se mobiliza com o foco no resultadoest a todo momento preocupado com a aprovao. Est sempre pensando, em algumas ocasies at com certo desespero e angstia, na prxima prova. Est se questionando o motivo de ainda no ter passado. Est fazendo planos de curto prazo, contando com a aprovao tambm numa perspectiva de curto prazo. O seu foco geralmente no centrado na execuo do seu plano de estudos,no envolve as matrias e contedosque est estudando. Tambmno consiste nas metas de estudos que possa ter estabelecido, se que estabeleceu alguma meta de estudo de forma mais precisa. Por outro lado, j o candidato que tem o foco centrado no processo no est to preocupado com o resultado.Est mais preocupado com a execuo do seu plano de estudos.Se tem alguma angustia, com as matrias e contedos que se props a estudar numa determinada semana e eventualmente

no conseguiu. Est maisatento concluso do seu planejamento de estudosdo que com a prova. Este candidato pensa na aprovao e faz planos para o futuro. Mas no encara estes planos numa perspectiva de curto prazo. Est mais mobilizado pela concluso dos estudos planejados do que com as provas e resultados. Ou seja,um candidato foca no resultado, ao passo que outro foca no processo. Neste sentido,a tese que venho sustentando de que o foco deve ser no processo. Ofoco no processo alivia tenses. O foco no processofaz o candidato viver e at curtir o momento. Estudar consiste numa atividade humana que tende a ser prazerosa. Naturalmente a depender da maneira como trabalhada. Tenho sustentado e escrito textos exatamente sobre apreparao para concursos e o prazer em aprender, abordando conceitos sobre a cognio e a aprendizagem. Porm,no h dvida de que o foco no processo tambm consiste num elemento importante para o desenvolvimento deste prazer em aprender.
6

O atleta Michael Jordan consiste num radical defensor da idia do foco no processo. Sustenta que no jogo mais importante o foco na bola do que no placar. Assim, defende a idia da importncia das metas de curto prazo, a rmando, na condio de autor, que ...sempre procurei xar metas de curto prazo. Ao olhar para trs, pude ver como cada um daqueles passos ou conquista me levou etapa seguinte... (Nunca Deixe de Tentar, Ed. Sextante, p. 21). Recentemente, vi um grande executivo, professor e acadmico na rea da gesto corporativa a rmar que considerava o referido atleta um verdadeiro lsofo da Administrao. No difcil entender o sentido desta colocao. Portanto, na preparao para o concurso pblico, fundamental o foco no processo. E o estabelecimento demetas de curto prazo consiste numa atitude importante para tanto. Exatamente esta uma das preocupaes que tive ao desenvolver o Sistema Tuctor, por meio da criao de indicadoresque se traduzem emmetas de curto e curtssimo prazo. A idia do foco no processo consiste numa atitude mental que contribui para queo candidato viva o momento, sem se angustiar e se cobrar com o futuro. Adotando a construo

de Joo Guimares Rosa,o real no est na sada nem na chegada: ele se dispe para a gente no meio da travessia. Portanto,tente viver a travessia. Durante a minha trajetria de candidato, houve um momento em que trabalhava com o foco no resultado.Vivia angustiado e at desesperado, entendendo que deveria passar de qualquer forma no prximo concurso. Porm, depois que mudei o foco e passei a centrar na execuo do meu planejamento de estudos. Tudo cou mais fcil. Mais fcil, mais leve e at agradvel. Recentemente uma pessoa prxima me disse que tinha vontade de estudar para concursos pblicos, mas achava que era muito pesado e desgastante, era um sofrimento que talvez no conseguisse suportar. Da respondi: depende da forma como se encara.Focar no resultado o primeiro passo para tornar a preparao um processo sofrido. Porm, considero que na realidade no podemos ser radicais. preciso adotar uma compreenso hbrida, de modo a no ignorar a importncia do resultado, mas estarmos com o foco de nossas aes no processo.

Tente fazer um esforo para focar no processo.Tente se desarmar da presso do foco no resultado. Viva o momento e se torne refm do seu planejamento, de nindo metas de curto prazo.

E que o resultado seja uma conseqncia do processo!

TEXTO 2

visite:

Quantas horas dedico por matria?

Concursos Pblicos e Preparao de Alto Rendimento blog do prof. neiva

TUCTOR 3.0
Novo Tuctor. Uma Revoluo na Usabilidade. www.tuctor.com

Quantas horas devo destinar a cada matria ao longo de cada semana de estudos? Esta pergunta tem grande importncia no processo de preparao para o concurso pblico e atormenta e angustia muitos candidatos. Tal preocupao relevante no apenas no contexto de incio dos estudos, no momento da estruturao do planejamento da preparao, mas tambm para aqueles que j esto com a execuo do seu plano em andamento e devem estar sempre avaliando se a distribuio de horas por matrias tem sido e ciente e adequada.
9

No processo de preparao para concursos pblicosum dos recursos mais relevantes e valiosos ao candidato consiste no tempo, o que exige o seu aproveitamento de forma correta, racional e otimizadora. No mbito das construes intelectuais do gerenciamento de projetos, h um conceito denominado teoria da tripla restrio, segundo o qual na execuo de um projeto existem trs limitaes, s quais correspondem qualidade, o tempo e o custo. No caso dapreparao para o concurso pblico, o tempo tem o sentido de durao, envolvendo o lapso temporal que vai do incio ao m do processo de preparao, at chegar conquista da aprovao. Jo custo deve ser encarado como a capacidade de investimento pessoal e cognitivo do candidato, o que se traduz em horas de estudo. Estabelecidas as mencionadas premissas, venho sustentando a idia de quepara a de nio de horas a serem distribudas por matrias, a primeira preocupao do candidato deve ser com a delimitao dos micro perodos a serem considerados. Ou seja, como ser a segmentao de universos temporais a serem adota-

dos pelo candidato? Semanas? Quinzenas? Metade da Semana? Dez dias? Colocando com outras palavras, o candidato deve estabelecer aquilo que venho denominando como microciclo de estudos, conceito que faz parte do conjunto de construes correspondentes Teoria Geral do Tuctor. Geralmente consideramos o microciclo como uma semana, de segunda-feira a domingo,envolvendo sete dias. Porm, a ttulo de exemplo,candidatos a concursos pblicos que trabalham em regime de planto, em escalas como de 1236 ou 2448, di cilmente podero considerar a sua semana de estudos (microciclo) com sete dias, de segunda-feira a domingo. Inclusive, em funo desta necessidade, noNovo Tuctor a montagem da grade de horrios ser totalmente dinmica,podendo ser formatada conforme a situao do candidato, por meio da funcionalidade Grade de Matrias. Dessa forma,o primeiro passo para de nirmos quantas horas sero destinadas a cada matria consiste na
10

identi cao do microciclode estudos a ser considerado. Contudo, fundamental no apenas de nir o microcliclo, mas tambm a quantidade de horas que sero destinadas. Ou seja, se o candidato ir considerar a semana, preciso de nir quantas horas sero destinadas aos estudos para o concurso pblico por semana. Outro aspecto relevante, porm de maneira indireta, consiste na de nio do modelo de grade quando ao tratamento dado s matrias, o que comporta a concepo Sucessiva-Modular ou Simultnea-Concomitante. Na primeira o candidato esgota uma matria para passar para outra, ao passo que na segunda estuda todas as matrias simultaneamente. Obviamente que tambm cabe concepes hbridas, conjugando os dois modelos. De nido o microciclo e o modelo de grade, a questo que ento se coloca : como distribuir as horas por matrias? Para tanto, existem algumas metodologias.

H uma primeira metodologia que leva em conta o peso da matria conforme os parmetros do edital. No caso, preciso levantar a quantidade de questes por matrias passveis de cobrana na prova e os pesos correspondentes. Considerando estas duas variveis, de ne-se o tempo a ser dedicado a cada matria. No entanto, geralmente no possvel adotar a referida concepo, pois a maioria dos editais no conta com a previso dos referidos parmetros. Por outro lado, conforme venho sustentando, inclusive no ltimo livro publicado pela Editora Mtodo (Como se Preparar para Concursos com Alto Rendimento), os mencionados critrios devem ser considerados na denio das fontes de estudos e processos cognitivos, o que se traduz em investimento intelectual e, por sua vez, ir impactar indiretamente o tempo. Houtra metodologia que prope ao candidato avaliar o domnio e a falta de domnio em relao s matrias e contedos inerentes ao planejamento estabelecido, de modo a distribuir o tempo a partir destes critrios, se dedicando mais s matrias de menor domnio

11

intelectual. Porm, tal proposta metodolgica conta com falta de preciso quantitativa, no permitindo a identi cao exata e precisa do quantitativo de horas por matrias. Alm do maispode ocorrer a precariadade do disgnstico intelectual, principalmente em relao a candidatos que esto iniciando a preparao para o concurso. Mais uma vez, considero que a referida percepo de domnio pode ser considerada no na alocao do tempo, mas na de nio das fontes de estudos e processos cognitivos a serem adotados.E assim, tambm mais uma vez, indiretamente ir impactar o tempo. A esta altura voc deve estar se perguntando: tudo bem, mas ento qual seria a metodologia mais adequada e e ciente para a distribuio de horas por matrias? A proposta que venho sustentando no se confunde com nenhuma das anteriores eprocura contar com carter cient co e uma lgica racional e matemtica na distribuio do tempo em relao s matrias. Naturalmente quesem a pretenso de contar com o mono-

plio da verdade, at pelo fato de que na cincia no h verdades absolutas. Alm disto, preciso respeitar a noo de subjetividade humana, na medida em que cada candidato tem suas particularidades. Mas um primeiro elemento fundamental, inerente a esta metodologia de metapreparao (como se preparar), envolve a idia de quea avaliao da importncia da matria ir re etir na de nio da fonte de estudo.Assim, em ltima anlise,o tempo a ser distribudo entre as matrias ser determinado pelas fontes de estudo e processos cognitivos adotados pelo candidato. Alm desta varivel, a presente metodologia tambm considera as Unidades de Estudos (UE) e o Tempo por Unidades de Estudos (TUE), o que consiste em parmetros objetivos que re etem quantitativamente as capacidades cognitivas do candidato em relao a cada matria. Estes conceitos fazem parte da Teoria Geral do Tuctor, de modo que para melhor compreensosugiro a leitura do Glossrio do Sistema (clique neste link).

12

Conforme consta no Glossrio, a Unidade de Estudo consiste na menor unidade gerencial do planejamento da preparao para o concurso pblico... Decorre da natureza da Fonte de Estudo. Se a Fonte for um livro ou apostila, a unidade de estudo ser uma pgina, sendo um conjunto de exerccios, ser um nico exerccio, se a fonte for um curso, a unidade ser uma aula. J o Tempo por Unidade de Estudo corresponde estimativa de tempo demandado para estudar uma nica unidade de estudo. Cada fonte de estudo e matria tende a demandar uma estimativa de tempo diferente, considerando aspectos subjetivos relacionados ao candidato, como familiaridade e facilidade ou diculdade com a matria, ou objetivos relacionados s fontes de estudo, como quantidade e densidade de informaes por unidade de estudo. A partir das variveis apresentadas, ou seja, microcliclo e horas por microciclo, fontes de estudo,unidades de estudosetempo por unidade, o candidato ter uma resposta precisa, racional, estratgica e cient ca acerca de quantas horas devem ser destinadas por matrias.

Mas se voc estiver achando complexa a busca desta de nio, no se preocupe.O Sistema Tuctor faz tudo isto para voc. Tanto que se trata de concepo metodolgica inerente Teoria Geral do Tuctor. Naturalmente que isto exige do candidato certos cuidados e preciso no momento de dar osinputs de informaesao Sistema. No entanto, independente da adoo da proposta metodolgica e do Sistema Tuctor, o fundamental que voc compreenda a importncia do tempo na preparao para o concurso pblico e promova a adequada distribuio por matrias. Otempo consiste num dos recursos mais valiosos para a conquista da aprovao. Aproveite seu tempo de forma e ciente!

13

TEXTO 3

visite:

Preciso Gerencial do Plano de Estudos

Concursos Pblicos e Preparao de Alto Rendimento blog do prof. neiva

TUCTOR 3.0
Novo Tuctor. Uma Revoluo na Usabilidade. www.tuctor.com

O processo de preparao para o concurso pblico deve envolver trs frentes fundamentais, as quais correspondem ao planejamento, aprendizagem e gesto das condies emocionais. Tenho feito desta compreenso um verdadeiro mantra, sendo que inclusive o ltimo livro que escrevi sobre o tema da preparao para concursos (Como se Preparar para Concursos com Alto Rendimento, Ed Mtodo) tem seus captulos estruturados em torno dos referidos elementos.

14

E porque esta compreenso relevante?Por um lado,preparar-se para o concurso pblico consiste em se apropriar intelectualmente de informaes e conhecimentos passveis de solicitao no momento da prova. Por outro,sem a plani cao do referido processo no h um rumo de nido a seguir,sem aprendizagem no h apropriao intelectualesem a adequada gesto das condies emocionaissurgem di culdades para que se mantenha com empenho na trajetria de implementao dos esforos necessrios. Considerando as referidas premissas, quanto aoplanejamento da preparao para o concurso pblico, fundamental apreocupao com a suaestruturao e execuo. Neste sentido, para trabalhar a montagem e implementao do plano de estudos existem diversas propostas e modelos metodolgicos, alguns construdos de forma mais emprica e intuitiva, a partir de experincias pessoais, de xito ou no, outras desenvolvidas de forma mais fundamentada. No obstante todos os elementos que devem ser considerados quanto plani cao dos estudos, preciso contar com alguma preciso gerencial, tanto para aestruturao, quanto

para a execuo do planejamento. Tal cuidado permite a construo de metas de curto prazo, o que fundamental para a lgica da manuteno do foco no processo, de modo alibertar o candidato refm da lgica da angstia do foco no resultado. Alm disto, a mencionada preciso gerencial tambm envolve a visualizao adequada da evoluo da execuo do plano de estudo. E como alcanar a mencionada preciso gerencial? Para trabalhar com preciso gerencial, construindo metas de curto prazo e dispondo de monitoramento e controle do planejamento da preparao para o concurso pblico, preciso contar com uma metodologia de fragmentao do plano. Nos termos da proposta metodolgica correspondente Teoria Geral do Tuctor, existem dois elementos de fragmentao relevantes. O primeiro corresponde s Unidades de Estudo, sendo que o segundo consiste nas Unidades de Contedo. Conforme oGlossrio do Sistema Tuctor(clique aqui para ler o Glossrio completo), a Unidade de Estudo envolve a menor unidade gerencial do planejamento da preparao para o concurso pblico. Consiste na clula elementar que permite

15

realizar estimativas e mensuraes. Decorre da natureza da Fonte de Estudo. Se a Fonte for um livro ou apostila, a unidade de estudo ser uma pgina, sendo um conjunto de exerccios, ser um nico exerccio, se a fonte for um curso, a unidade ser uma aula. Ainda segundo o Glossrio do Tuctor, aUnidade de Contedo corresponde menor unidade do conjunto de contedos de uma Matria que faz parte de determinado Programa. Trata-se dos itens temticos que podem ser fracionados, ou seja, temas ou microtemas. Quanto mais fracionado um Programa, considerando o universo de contedos inerentes a determinada Matria, maior ser a preciso gerencial na execuo do Plano de Estudos. A ttulo de re exo,imagine construir uma casa e tentar estimar ou mensurar o tempo e custo para levantar uma parede? O mesmo vale para omonitoramento e controle da construo da parede.Qual metodologia adotar?O caminho mais adequado seria avaliar o tempo e custo de uma frao da parede, por exemplo o correspondente a 1 metro, para, a partir da, estimar o todo. Assim,a identi cao e compreenso das Unidades de Estudos e Unidades de Contedo permite a fragmentao do pla-

nejamento da preparao para o concurso pblico, o que fundamental para o devido gerenciamento da sua execuo. Outro aspecto relevante consiste na construo de estimativas,o que temimportncia inclusive para a de nio, ainda que estimada, de prazos para a concluso dos estudos. Vale registrar que, na realidade, as Unidades de Estudos permitem efetivamente maior preciso de estimativa, pois contam com melhores condies de mensurao do que asUnidades de Contedo. Por outro lado,quanto mais segmentado o Programa de Estudo, o que corresponde ao conjunto de Matrias com as suas Unidades de Contedo, maior ser a preciso gerencial e percepo dos avanos. Estas construes, que correspondem a propostas deplani cao,sistematizaoe racionalizaodo processo de preparao para o concurso pblico, so pautadas pela nalidade de contribuir com adoo da postura do Candidato de Alto Rendimento. E assim, tambm tendem a repercutir no plano da gesto das condies emocionais, ao permitir a construo de metas de curto prazo. Boa estruturao e execuo do seu planejamento de estudos!

16

TEXTO 4

visite:

Motivao e Fracionamento do Plano de Estudos: repercusses emocionais

Concursos Pblicos e Preparao de Alto Rendimento blog do prof. neiva

TUCTOR 3.0
Novo Tuctor. Uma Revoluo na Usabilidade. www.tuctor.com

O fracionamento ou segmentao do plano de estudos para concursos pblicos e exames pode ter relevantes repercusses positivas, inclusive no campo da gesto das condies emocionais do processo de preparao. A idia de segmentao ou fracionamento do planejamento conta com diversos sentidos. No texto sobre a Preciso Gerencial do Plano de Estudos foram abordados aspectos relacionados gesto do monitoramento e controle da execuo do planejamento.
17

Porm, tambm existem relevantes repercusses no campo da gesto das condies emocionais. Primeiramente, cabe esclarecer que, conforme as construes da Teoria Geral do Tuctor, enquanto um conjunto de conceitos voltados gesto do processo de preparao para o concurso pblico, existem duas grandes modalidades de fragmentao do plano de estudos. A primeira consiste na compreenso das Unidades de Estudos (UE), as quais correspondem s clulas gerenciais elementares do planejamento, sendo estabelecidas a partir dasFontes de Estudo. Conforme oGlossrio do Sistema Tuctor, trata-se da menor unidade gerencial do planejamento da preparao e decorre da natureza da Fonte de Estudo. Assim, se a Fonte de Estudo for uma fonte bibliogr ca, a Unidade de Estudo ser uma pgina, se for um curso preparatrio na web, a Unidade de Estudo ser uma nica aula, se for uma legislao, poder ser um nico dispositivo. Ou seja, a Unidade de Estudo (UE) consiste no objeto de fragmentao de uma determinada Fonte de Estudo, passvel de identi cao isolada e quanti cao, isto , de nio de quantidade. Tambm importante que se possa mensurar a esti-

mativa de tempo de uma Unidade de Estudo, ou seja, oTempo por Unidade de Estudo (TUE). (clique aqui para ler o Glossrio do Sistema Tuctor) Outra modalidade de fragmentao do plano de estudos consiste naUnidade de Contedo(UC). Segundo oGlossrio do Sistema Tuctor,a UC consiste na menor unidade do conjunto de contedos de uma Matria que faz parte de determinado Programa. Trata-se dos itens temticos que podem ser fracionados, ou seja,temas oumicrotemas. Existem diversos fundamentos indicativos da importncia da adoo das referidas modalidades de fragmentao, para efeito de monitoramento e controle da execuo do plano de estudos, o que envolve os aspectos gerenciais. Masqual seria a relevncia da fragmentao para a gesto das condies emocionais da preparao para o concurso pblico? Um primeiro fundamento importante consiste na idia de que a fragmentao do planejamento de estudos permite a de nio de metas de curto prazo, o que tem papel fundamental em termos motivacionais. As teorias da motivao por processo tm como base exatamente o estabelecimento de metas.
18

Inclusive, tal compreenso se relaciona com a noo da preparao para concursos baseada no foco no processo, a qual no se confunde com a lgica do foco no resultado, o que acaba por gerar angstias e frustraes nos candidatos. Outro aspecto ainda relacionado ao plano motivacional consiste no recebimento de feedbacks que a fragmentao do plano de estudos proporciona. Segundo o psiclogo Segundo Paul Spector,o feedback necessrio porque permite que as pessoas saibam se o seu comportamento as est levando ou no na direo de seus objetivos Spector (Psicologia nas Organizaes.So Paulo: Saraiva, 2006, pg. 304). Alm dos mencionados aspectos apresentados sobre as repercusses emocionais, outro fundamento importante envolve arelao entre o tempo e o processo de apropriao do conhecimento, conforme prope as construes daAndragogia. Vale esclarecer quea Adragogia tem como objeto o estudo da educao de adultos, diferentemente da Pedagogia, a qual centrada na educao de crianas.

Neste sentido, segundo Allan Gibb, um dos tericos da Andragogia, na educao de adultos ocorre uma mudana na perspectiva da dimenso do tempo no mbito do processo de aprendizagem, havendo a intensa e por vezes angustiante, preocupao com a aplicao imediata do objeto de conhecimento. Um exemplo seria a situao na qual a criana indaga ao professor o motivo para ter que aprender a raiz quadrada de 16 na base de 2, tendo a resposta de que um dia precisar deste conhecimento. Porm, no caso do adulto, a referida resposta no serve, pois este dia j chegou. Da o sentido doimediatismo. E com o candidato a concursos pblicos no diferente. Neste sentido, a fragmentao do plano de estudos tende a neutralizar esta angstia imediatista. Se ao estudar Direito Constitucional fragmento o tema Competncias Legislativas em competncia privativa da Unio, competncia concorrente e competncia comum, no tratando como um nico tema (Competncias Legislativas), h uma tendncia a me proporcionar maior sensao de avano, principalmente se a cada semana estudo um dos temas objeto da fragmentao. Do contrrio, encarando e planejando como

19

um tema s (Competncias Legislativas), no mesmo ritmo de estudo, demoraria trs semanas para saber que dei mais um passo. Ou seja, alm da preciso gerencial, a fragmentao do plano de estudos tende a provocar relevantes repercusses emocionais, principalmente se somadas ao longo de todo o processo de preparao para o concurso pblico.

Portanto, procure re etir sobre a importncia da fragmentao do seu plano de estudos, tendo o cuidado no apenas de aperfeioar a estruturao e execuo do planejamento, mas tambm de modo a promover a adequada gesto das condies emocionais.

20

TEXTO 5

visite:

Equalizao do Plano de Estudos

Concursos Pblicos e Preparao de Alto Rendimento blog do prof. neiva

TUCTOR 3.0
Novo Tuctor. Uma Revoluo na Usabilidade. www.tuctor.com

No universo da preparao para concursos pblicos, atualmente,a idia da importncia da estruturao de um planejamento de estudos trata-se de mais do que um consenso, consistindo em verdadeira unanimidade. E h diversos fundamentos que justi cam esta compreenso, tais como: de nio de um rumo a seguir; estabelecimento de metas de curto prazo; viabilizao de condies para a adequada gesto do tempo; proporcionar feedback, indicando que a implementao de esforos por parte do candidato est o levando em busca do objetivo da aprovao.
21

Naturalmente que a adoo de um planejamento da preparao no consiste em condio formalmente obrigatria e indispensvel para a aprovao. Mas os atuais padres de exigncia das provas e a intensa pro ssionalizao e empenho nos estudos por parte de muitos candidatos tem tornado a plani cao dos estudos uma preocupao de enorme importncia. Eum plano de estudos adequadamente estruturado pressupe o estabelecimento de metas e parmetros para a sua execuo. Exatamente esta consiste numa das nalidades dametodologia inerente ao Sistema Tuctor, ao cumprir com o referido papel a partir de variveis e critrios como Matrias, Fontes de Estudo (FE), Unidades de Estudo (UE), Tempo por Unidade de Estudo (TUE) e tempo disponibilizado aos estudos por parte do candidato. Parte destas variveis, indispensveis adequada estruturao do planejamento da preparao, correspondem a estimativas. Principalmente por serem informadas num momento anterior ao incio da execuo do plano, isto , na sua fase de estruturao. Eestimativa no se confunde com certeza, tratando-se apenas de algo que se estima.

Assim,estabelecido o plano de estudos e iniciada a sua execuo, a cada avano podem ocorrer mudanas no cenrio. Tanto por eventual inadequao das estimativas originais, quanto por diversos fatores incidentes ao longo da execuo, tais como condies cognitivas do candidato, que pode estar passando por algum assunto que considera difcil, problemas emocionais-psicolgicos ou mesmo o possvel cansao e desgaste que acaba por afetar os estudos, incidentes que impedem o cumprimento das horas de estudo comprometidas. Vale ressaltar que o mencionadoconceito de avano envolve a superao de unidades de durao do plano de estudos, o que, na metodologia do Sistema Tuctor, denominado Microciclo. Segundo oGlossrio do Tuctor, oMicroclicotratase da menor unidade de durao de um plano de estudos. O Microcliclo determinado pela quantidade de dias que compe uma Grade de Horrios. Se a Grade for semanal, por exemplo de segunda-feira a domingo, o Microciclo ser de 07 dias. Portanto, a cada microciclo, ou seja, a cada avano em uma determinada unidade de durao do plano de estudos, conforme os resultados dos esforos empreendidos, possvel que o planejamento tenha que ser refeito.

22

E a entra o papel daEqualizao do Plano de Estudos. Tratase de um mecanismo do Sistema Tuctor que reajusta o plano, conforme a realidade da sua execuo. A equalizao garante que o plano de estudos evolua de forma equilibrada, racional e realista. Promovendo a equalizao do seu planejamento, o candidato garante adistribuio equilibrada dos seus esforos e tempo em relao s matrias e fontes de estudo. Vale lembrar que um dos recursos mais importantes na preparao para o concurso consiste no tempo. Equalizando o plano, o candidato distribui este recurso de forma mais adequada, respeitando o que efetivamente vem ocorrendo. Outro papel importante da referida funcionalidade consiste na reformulao das metas de Unidades de Estudo, promovendo a devida adaptao realidade do candidato, inclusive de modo a torn-las mais viveis. Isto tende inclusive a minimizar possveis angstias.

A equalizao do plano de estudos tambm consiste emmecanismo de controle da execuo do planejamento. Cabe destacar que a implementao do planejamento exige a preocupao com o monitoramento, o que envolve uma postura passiva de acompanhamento da execuo, bem como controle, o que consiste em postura ativa, envolvendo intervenes de ajuste. E assim, outro aspecto relevante consiste na colaborao para a adoo da idiado foco no processo, no sentido deevitar que o candidato se torne refm da angstia do foco no resultado. Mas a idia fundamental que os estudos voltados preparao para concursos pblicos e exames contem coma estruturao do planejamento, bem como meios que garantam a sua adequada implementao.

23

TEXTO 6

visite:

E se falta tempo para estudar?!

Concursos Pblicos e Preparao de Alto Rendimento blog do prof. neiva

TUCTOR 3.0
Novo Tuctor. Uma Revoluo na Usabilidade. www.tuctor.com

Muitos candidatos a concursos pblicos e exames relatam e vivem a angstia do que consideram como falta de tempo para estudar. Aqueles que no esto por conta dos estudos acabam tendo a percepo de que esto em grande desvantagem em relao aos demais, sendo que, inclusive, geralmente cogitam buscar meios para criar condies de carem exclusivamente estudando. O objetivo do presente texto consiste na apresentao de algumas ponderaes e provocaes re exo, no sentido de relativizar esta idia da percepo de falta de tempo.
24

Assim, primeiramente, fundamental que se compreenda dois conceitos de grande importncia. O primeiro consiste nadiferena entre tempo e durao, ao passo que o segundo corresponde teoria da tripla restrio aplicada preparao para concursos e exames. Quanto ao primeiro conceito, teoricamente,durao tem relao com o lapso temporal delimitado pelo incio e m de uma atividade. Tambm podemos considerar durao como aquantidade de unidades de perodos consideradas. Segundo a rmam Barcaui, Borba, Silva e Neves,tratando de de nio estabelecida peloPMBoK, construo que rene uma srie de conceitos sobre o gerenciamento de projetos,o glossrio do PMBok de ne durao como nmero de perodos de trabalho necessrios para terminar uma atividade do cronograma. (Barcaui, A., Borba, D., Silva, I. e Neves, R. Gerenciamento do Tempo em Projetos.Rio de Janeiro: FGV, 2006, pg 64). J otempotem outro sentido.Trata-se, no contexto do processo de preparao para concursos e exames, da quantidade de horas que o candidato tem para investir nos estudos a cada unidade de durao. Ou seja,o tempo consiste num recurso, e dos mais valiosos, inegavelmente. No caso da metodologia que venho sustentado, voltada execuo por meio doSistema Tuctor,a unidade de durao

consiste no microciclo de estudos, o qual pode inclusive coincidir com o conceito de semana de estudos. Assim,o tempo seria quantas horas um candidato pode dedicar aos estudos em um nico microciclo(clique aqui para ler o Glossrio). A partir desta compreenso, entramos no conceito detripla restrio. Segundo esta teoria, em qualquer projeto h trs restries, as quais correspondem qualidade, tempo e custo. Adaptando a presente construo preparao para concursos, o tempo tem o sentido de durao, ou seja, delimitada por quando comea e quando termina a preparao, o que tambm tem o sentido de quantidade de microciclos. J o custo tem relao com o tempo, enquantocapacidade de investimento do candidato, em termos dehoras de estudos por cada microcicloou alguma outra unidade de durao. E qual a relao entre estes conceitos e a possvel angstia com a falta de tempo? A idia que se entenda, neste primeiro momento, quea diferena entre um candidato que considera ter menos tempo do que gostaria e outros que contam com mais tempo entendendo tempo como horas de estudo por cada micro-unidade de durao, que aquele com menor tempo tender a

25

ter uma maior durao da execuo do seu plano, comparado com o que conta com maior tempo. Mas o fundamental que para o candidato que conta com menor tempo, um dia a execuo do plano de estudos ser concluda, e assim estar condies de passar no concurso pblico pretendido. Ainda que se sujeitando a uma durao maior que a desejada. Neste sentido, preciso que se compreenda queesta percepo de tempo mais limitado, geradora de angstias e por vezes desesperos, no impeditivo para a conquista da aprovao!Mesmo demandando uma durao maior. Ante tal compreenso importante trabalhar com algica do foco no processo, afastando a lgica do foco no resultado. Ou seja, fundamental que o candidato procure focar na execuo do seu plano de estudos, trabalhando com metas de curto prazo, buscando cumprir as referidas metas e vivendo processo de preparao. E assim,tente no se angustiar sofrendo com o desespero de quando chegar a aprovao, tendo como objetivo principal a execuo do seu planejamento de estudos. Exatamente esta uma das nalidades do Sistema Tuctor, ao estabelecer Indicadores de Metas e Metas de Desempenho (clique aqui para ler o Glossrio de Indicadores).

Conforme a rma o consagrado atleta Michael Jordam, ao sustentar que sua carreira consiste num somatrio de metas de curto prazo, sempre procurei xar metas de curto prazo. Ao olhar para trs, pude ver como cada um daqueles passos ou conquista me levou etapa seguinte (Nunca Deixe de Tentar, Ed. Sextante, p. 21). Ainda neste sentido, tambm importante trabalhar com a idia dafragmentao do plano de estudos, o que conta com importncia no apenas no plano gerencial, mas tambm no plano da gesto das condies emocionais. Por outro lado, nocampo cognitivo, importante que o candidato compreenda quea cada avano no seu plano de estudos passa a criar ncoras de aprendizagem. E h inmeros fundamentos cient co-psicopedaggicos para justi car esta compreenso, os quais vo desde Jean Piaget, um dos pais das cincias da aprendizagem, aDavid Ausubel, autor da teoria da aprendizagem de signi cados. Ou seja, segundo as referidas teses,o conhecimento para ser apropriado depende de ancoragens. Por exemplo, no tenho como aprender o conceito declusula ptrea, sem entender o que poder constituinte derivado. No tenho como aprender organizao administrativa, sem entender o modelo fe-

26

derativo. No tenho como entender o conceito de tributo, sem saber o que ato administrativo vinculado. E assim, quanto mais se avana no plano de estudos, mais ncoras so criadas. Tudo isto independente do tempo que o candidato tenha, o que importante entender inclusive para criar uma percepo de que, mesmo ante a escassez de tempo, a cada unidade de durao (microciclo) ou semana de execuo do plano de estudos, mais ncoras de aprendizagem so criadas. Outro aspecto relevante,ainda no campo cognitivo, quealgumas pesquisas tm mostrado h uma lgica de comprometimento de produtividade nos estudos, medida em que se amplia o tempo dedicado a determinado intervalo de durao. Conforme publicado recentemente na Revista Mente e Crebro, Quando nos concentramos por muito tempo em uma atividade, sem parar para descansar, h um aumento dos nveis da enzima tirosina fosfatase SHP-2. Ela interfere no armazenamento de informaes na memria.(Ano XVIII, no. 220, p. 73) E tal interferncia no sentido negativo. Como se diz entre os estudiosos do gerenciamento de projetos,no adianta fazer nove mulheres engravidarem ao mesmo tempo, pois isto no far com que um beb venha a nascer em 1 ms!

Por m, vale lembrar que aquelecandidato que, teoricamente, conta com mais tempo, tambm est potencialmente mais vulnervel s armadilhas da Lei de Parkinson. A referida construo, tambm chamada de Lei da Procrastinao, desenvolvida pelo economista Nothcolte Parkinson, envolve a idia de queuma atividade se expande na medida em que se disponibiliza tempo a ela. Diante de todas as consideraes, a idia que o candidato que conta com a percepo de que tem pouco tempo de estudo procure neutralizar esta angstia, vivendo o presente do seu processo de execuo do planejamento e procure no car olhando para o nal. No estou propondo com isto que se iluda e adote uma perspectiva romntica. O que proponho uma forma diferente de encarar a realidade, fundada em bases lgicas e racionais. E assim, como diz Joo Guimares Rosa, trabalhe com a idia de que o real no est na sada nem na chegada: ele se dispe para a gente no meio da travessia. Boa travessia!

27

NOVO TUCTOR 3.0


Uma Revoluo na Usabilidade.
O Tuctor uma ferramenta nica e indita, voltado ao monitoramento e controle da execuo do plano da preparao. Faa o cadastro, usufrua da licenadegustao e otimize seus estudos!

CONHEA O TUCTOR

www.tuctor.com

suporte@tuctor.com

parceiros do tuctor:

www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

www.editorametodo.com.br

www.portalexamedeordem.com.br

http://concurseirosolitario.blogspot.com

www.euvoupassar.com.br

www.itnerante.com.br

www.sosconcurseiro.com.br

28

También podría gustarte