Está en la página 1de 2

Scrum Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum

Scrum
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O Scrum um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento gil de software. Apesar de a palavra no ser um acrnimo, algumas empresas que implementam o processo a soletram com letras maisculas como SCRUM. Isto pode ser devido aos primeiros artigos de Ken Schwaber, que capitalizava SCRUM no ttulo. Scrum no um processo prescribente, ou seja, ele no descreve o que fazer em cada situao. Ele usado para trabalhos complexos nos quais impossvel predizer tudo o que ir ocorrer. Apesar de Scrum ter sido destinado para gerenciamento de projetos de software, ele pode ser utilizado em equipes de manuteno de software ou como uma abordagem geral de gerenciamento de projetos/programas.
O processo Scrum.

ndice
1 Histria 2 Caractersticas 2.1 Product backlog e Sprint backlog 2.2 Planejamento de sprint 2.3 Reunies 3 Scrum simplificado 4 Algumas caractersticas de Scrum 5 Agendando discusses dirias 6 Scrum Solo 7 Ver tambm 8 Livros 9 Ligaes externas

Histria
Inicialmente, o Scrum foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricao de automveis e produtos de consumo, por Takeuchi e Nonaka no artigo "The New Product Development Game" (Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro 1986). Eles notaram que projetos usando equipes pequenas e multidisciplinares (cross-functional) produziram os melhores resultados, e associaram estas equipes altamente eficazes formao Scrum do Rugby (utilizada para reincio do jogo em certos casos). Jeff Sutherland, John Scumniotales e Jeff McKenna conceberam, documentaram e implementaram o Scrum, conforme descrito abaixo, na empresa Easel Corporation em 1993, incorporando os estilos de gerenciamento observados por Takeuchi e Nonaka. Em 1995, Ken Schwaber formalizou a definio de Scrum e ajudou a implant-lo no desenvolvimento de softwares em todo o mundo. Scrum junta conceitos de Lean, desenvolvimento iterativo e do estudo de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka. A funo primria do Scrum ser utilizado para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software. Ele tem sido usado com sucesso para isso, assim como Extreme Programming e outras metodologias de desenvolvimento. Porm, teoricamente pode ser aplicado em qualquer contexto no qual um grupo de pessoas necessitem trabalhar juntas para atingir um objetivo comum, como iniciar uma escola pequena, projetos de pesquisa cientfica, ou at mesmo o planejamento de um casamento. Mesmo que idealizado para ser utilizado em gesto de projetos de desenvolvimento de software ele tambm pode ser usado para a gerncia de equipes de manuteno, ou como uma abordagem para gesto de programas: Scrum de Scrums.

Caractersticas
Scrum um esqueleto de processo que contm grupos de prticas e papis pr-definidos. Os principais papis so: 1. o ScrumMaster, que mantm os processos (normalmente no lugar de um gerente de projeto) 2. o Proprietrio do Produto, ou Product Owner, que representa os stakeholders e o negcio 3. a Equipe, ou Team, um grupo multifuncional com cerca de 7 pessoas e que fazem a anlise, projeto, implementao, teste etc. Cada sprint uma iterao que segue um ciclo (PDCA) e entrega incremento de software pronto. Um backlog conjunto de requisitos, priorizado pelo Product Owner (responsvel pelo ROI e por conhecer as necessidades do cliente); H entrega de conjunto fixo de itens do backlog em srie de interaes curtas ou sprints; Breve reunio diria, ou daily scrum, em que cada participante fala sobre o progresso conseguido, o trabalho a ser realizado e/ou o que o impede de seguir avanando (tambm chamado de Standup Meeting ou Daily Meeting, j que os membros da equipe geralmente ficam em p para no prolongar a reunio). Breve sesso de planejamento, na qual os itens do backlog para uma sprint (iterao) so definidos; Retrospectiva, na qual todos os membros da equipe refletem sobre a sprint passada. O Scrum facilitado por um Scrum Master, que tem como funo primria remover qualquer impedimento habilidade de uma equipe de entregar o objetivo do sprint. O Scrum Master no o lder da equipe (j que as equipes so auto-organizadas), mas atua como um mediador entre a equipe e qualquer influncia desestabilizadora. Outra funo extremamente importante de um Scrum Master o de assegurar que a equipe esteja utilizando corretamente as prticas de Scrum, motivando-os e mantendo o foco na meta da Sprint. Scrum permite a criao de equipes auto-organizadas, encorajando a comunicao verbal entre todos os membros da equipe e entre todas as disciplinas que esto envolvidas no projeto. Um princpio chave do Scrum o reconhecimento de que desafios fundamentalmente empricos no podem ser resolvidos com sucesso utilizando uma abordagem tradicional de "controle". Assim, o Scrum adota uma abordagem emprica, aceitando que o problema no pode ser totalmente entendido ou definido, focando na maximizao da habilidade da equipe de responder de forma gil aos desafios emergentes. Uma das grandes vantagens do Scrum, porm, que no tem abordagem "receita de bolo" do gerenciamento de projetos exemplificado no Project Management Body of Knowledge ou PRINCE2, que tem como objetivos atingir qualidade atravs da aplicao de uma srie de processos prescritos.

Product backlog e Sprint backlog


Um backlog uma lista de itens priorizados a serem desenvolvidos para um software. O Product backlog mantido pelo Product Owner e uma lista de requisitos que tipicamente vm do cliente. O Product Owner pode alter-lo a qualquer momento, desde que os itens alterados no estejam na sprint. O Sprint backlog uma interpretao do Product backlog e contm tarefas concretas que sero realizadas durante o prximo sprint para implementar alguns dos itens principais no Product backlog. O Product backlog e o sprint backlog so, ento, duas coisas totalmente diferentes, o primeiro contendo requisitos de alto-nvel e o segundo contendo informaes sobre como a equipe ir implementar os requisitos do produto.

Planejamento de sprint
Antes de todo sprint, o Product Owner, o Scrum Master e a Equipe decidem no que a equipe ir trabalhar durante o prximo sprint. O Product Owner mantm uma lista priorizada de itens de backlog, o backlog do produto, o que pode ser repriorizado durante o planejamento do sprint. A Equipe seleciona itens do topo do backlog do produto. Eles selecionam somente o quanto de trabalho eles podem executar para terminar. A Equipe ento planeja a arquitetura e o design de como o backlog do produto pode ser implementado. Os itens do backlog do produto so ento destrinchados em tarefas que se tornam o backlog do sprint.

Reunies
Daily Scrum Cada dia durante o sprint, uma reunio de status do projeto ocorre. Isso chamado de "scrum dirio", ou "de p o dia". Esta reunio tem diretrizes especficas: A reunio comea precisamente no momento. Todos so bem-vindos, mas apenas "poucos" podem falar. O encontro timebox e dura 15 minutos. A reunio deve acontecer no mesmo local e mesma hora todos os dias Durante a reunio, cada membro da equipe responde a trs perguntas: - O que voc tem feito desde ontem? - O que voc est planejando fazer hoje? - Voc tem algum problema impedindo voc de realizar seu objetivo? papel do ScrumMaster para facilitar a resoluo desses impedimentos. Normalmente, isso deve ocorrer fora do contexto do Daily Scrum para que a reunio possa durar menos de 15 minutos. Reunio de Planejamento da Sprint No incio do ciclo de sprint (a cada 7-30 dias), um "Sprint Planning Meeting" realizado. Selecione o trabalho que est a ser feito. Prepare o Sprint Backlog que detalha o tempo que levar para fazer esse trabalho, com toda a equipe. Identificar e comunicar o quanto o trabalho susceptvel de ser feito durante o sprint atual.

1 de 2

30/09/2011 13:16

Scrum Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum

Limite de tempo - Primeiras quatro horas = Team Product Owner: dilogo para priorizar o Product Backlog. - Prximas quatro horas = Team apenas: hash de um plano para a Sprint, resultando na Sprint Backlog. No final de um ciclo de sprint, so realizadas duas reunies: a "Sprint Review Meeting" e do "Sprint Retrospective". Reunio de Reviso da Sprint: - Rever o trabalho que foi concludo e no concludo. - Apresentar o trabalho realizado para os interessados (ou "a demo"). Um trabalho incompleto no pode ser demonstrado. Retrospectiva da Sprint: - Todos os membros da equipe refletem sobre a sprint passada. - Faa melhorias contnuas de processos. Duas questes principais so feitas na retrospectiva do sprint: O que correu bem durante a corrida? O que poderia ser melhorado na prxima sprint?

Scrum simplificado
Muitas organizaes tm sido resistentes s metodologias introduzidas em baixos nveis da organizao. Porm, a adaptabilidade do Scrum permite que ele seja introduzido de forma invisvel ("stealth"), usando os trs passos: Agende uma demonstrao do software com seu cliente em um ms a partir de agora; Como equipe, tome um ms para deixar o software pronto para uma demo, com funcionalidades prontas, no simplesmente telas; Na demonstrao, obtenha feedback e use-o para guiar o seu prximo ms de trabalho de desenvolvimento.

Algumas caractersticas de Scrum


Clientes se tornam parte da equipe de desenvolvimento (os clientes devem estar genuinamente interessados na sada); Entregas frequentes e intermedirias de funcionalidades 100% desenvolvidas; Planos frequentes de mitigao de riscos desenvolvidos pela equipe; Discusses dirias de status com a equipe; A discusso diria na qual cada membro da equipe responde s seguintes perguntas: O que fiz desde ontem? O que estou planejando fazer at amanh? Existe algo me impedindo de atingir minha meta? Transparncia no planejamento e desenvolvimento; Reunies frequentes com os stakeholders (todos os envolvidos no processo) para monitorar o progresso; Problemas no so ignorados e ningum penalizado por reconhecer ou descrever qualquer problema no visto; Locais e horas de trabalho devem ser energizadas, no sentido de que "trabalhar horas extras" no necessariamente significa "produzir mais".

Agendando discusses dirias


Um momento bom para as discusses dirias depois do almoo. Durante a manh pode ser complicado. [carece de fontes?] Estas discusses de status no demoram e uma forma eficiente de fazer estas reunies seria ficar em p e em frente a um quadro negro. Como as pessoas tendem a ficar cansadas depois do almoo, ter uma viva reunio em p nessa hora permite que a equipe mantenha a sua energia alta. Como todos estiveram trabalhando durante a manh, suas mentes esto focadas no trabalho e no em questes pessoais. Grandes usurios do processo so enfticos na necessidade de os membros da equipe estarem em p durante a reunio, para permitir maior agilidade e evitar perdas no foco. Recomenda-se inclusive evitar lugares onde as pessoas possam se apoiar. [carece de fontes?]

Scrum Solo
Scrum baseado em pequenas equipes. Ele permite a comunicao entre os membros da equipe. Entretanto, h uma grande quantidade de softwares desenvolvidos por programadores solos. Um software sendo desenvolvido por um s programador pode ainda se beneficiar de alguns princpios do Scrum, como: um backlog de produto, um backlog de sprint, um sprint e uma retrospectiva de sprint. Scrum Solo uma verso adaptada para uso de programadores solo.

Ver tambm
Ken Schwaber John Scumniotales Jeff Sutherland

Livros
Agile Project Management with Scrum, Ken Schwaber, Microsoft Press, January 2004, 163pp, ISBN 0-7356-1993-X

Ligaes externas
Scrum Alliance.org - Organizao de mbito mundial que certifica e fomenta o desenvolvimento do Scrum no mundo (http://www.scrumalliance.org) Comunidade Scrum no Brasil (http://br.groups.yahoo.com/group/scrum-brasil/) Comunidade Scrum em Portugal (http://www.scrumpt.com) Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum" Categorias: Gerncia de projetos | Processo de desenvolvimento de software Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 20h58min de 15 de agosto de 2011. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

2 de 2

30/09/2011 13:16

También podría gustarte