Está en la página 1de 3

FUNDAO UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CAMPUS UNIVERSITRIO DO VALE DOS VINHEDOS CURSO DE ENGENHARIA MECNICA

Aos Microligados
A indstria brasileira comea a acompanhar a tendncia mundial pela substituio de aos convencionais por aos microligados, que recebem pequenas quantidades de elementos como o nibio (Nb), o vandio (V) e o titnio (Ti). Os aos microligados podem ser considerados um dos mais importantes materiais usados na construo mecnica, empregados em componentes estruturais das indstrias automobilsticas, aeronutica e petroqumica, suas propriedades mecnicas so ajustadas pelo controle da composio qumica e pelo processo termomecnico, o refino do gro ferrtico e o endurecimento por precipitao de carbonitretos de nibio (Nb), titnio (Ti) e/ou vandio (V), so tidos como os principais responsveis pelos elevados nveis de resistncia mecnica. J conhecidos por sua alta resistncia e tenacidade, os aos microligados dispensam tratamentos trmicos posteriores, o que reduz o tempo do processo de fabricao e os custos com energia, Ao que contm, em geral, menos de 0,15% de carbono e pequenas quantidades de Nb, V, Ti, Mo e N. Possuem boa soldabilidade. A soldagem desses aos similar dos aos de baixo carbono, embora seja esperada uma maior temperabilidade. De modo geral, estes aos proporcionam uma grande economia de ao na estrutura, a um custo muito reduzido. Os aos microligados so especificados pela sua resistncia mecnica, e no pela sua composio qumica. So desenvolvidos a partir dos aos de baixo carbono (como o ASTM A-36), com pequenas adies de Mn (at 2%) e outros elementos em nveis muito pequenos. Estes aos apresentam maior resistncia mecnica que os aos de baixo carbono idnticos, mantendo a ductilidade e a soldabilidade, e so destinados s estruturas onde a soldagem um requisito importante (Carbono baixo), assim como a resistncia. Os aos microligados, de alta resistncia mecnica, so de grande utilidade toda vez que se deseja:

1. Aumentar a resistncia mecnica, permitindo um acrscimo da carga unitria da estrutura ou tornando possvel uma diminuio proporcional da seo, ou seja, o emprego de sees mais leves; 2. Melhorar a resistncia corroso atmosfrica. Este um fator importante a considerar, porque a utilizao de sees mais finas pode significar vida mais curta da estrutura, a no ser que a reduo da seo seja acompanhada por um aumento correspondente da resistncia corroso do material; 3. Melhorar a resistncia ao choque e o limite de fadiga; 4. Elevar a relao do limite de escoamento para o limite de resistncia trao, sem perda aprecivel da ductilidade. Os aos microligados (aos de alta resistncia mecnica e baixa liga) utilizam vrios elementos de liga em adio ao carbono para que possam atingir resistncias mecnicas superiores; o limite de escoamento para estes aos est situado entre 290 e 450 MPa. Como exemplo temos o ASTM A572 Grau 50 e o A588 Grau K, produzidos pela Aominas. O ao ASTM A588 possui elevada resistncia corroso atmosfrica, superior a dos aos carbono comuns. Os requisitos fundamentais a que devem obedecer aos aos microligados estruturais so os seguintes: 1. Ductilidade e homogeneidade; 2. Valor elevado da relao entre limite de resistncia e limite de escoamento; 3. Soldabilidade; 4. Susceptibilidade de corte por chama, sem endurecimento; Indstria metalrgica nacional Na opinio do Professor da unicamp Srgio Button, a disseminao dos aos microligados na indstria metalrgica nacional depende menos do preo e mais do convencimento sobre as suas vantagens. " uma tecnologia recente, que j se tornou realidade l fora. Empresas ainda esto fazendo estudos quanto aos custos, mas j perceberam um ganho importante, mesmo que o material seja um pouco mais caro". O professor se refere as trs grandes indstrias da regio de Campinas, que atuam no ramo de autopeas e de componentes ferrovirios, interessadas em substituir os aos convencionais e, tambm, no processo desenvolvido por seu aluno de doutorado. Segundo ele, uma empresa do Sul j est fornecendo aos microligados para o mercado brasileiro.

Titnio, vandio e nibio O professor Srgio Button afirma que os novos aos geralmente so microligados ao titnio e ao vandio. O Brasil, porm, vem obtendo resultados interessantes com o nibio, elemento abundante no pas e que poderia vir a substituir o vandio em ligas de diferentes aplicaes. Denominados como aos microligados de alta resistncia e baixa liga (ARBL), eles so constitudos por um grupo especfico de aos com composies qumicas especialmente desenvolvidas para que se alcance elevados valores de propriedades mecnicas. Cada elemento adicionado apresenta uma aplicao mais adequada. O titnio, por exemplo, indicado para o controle do tamanho de gro durante o reaquecimento. O nibio para retardar a recristalizao durante o processamento. J o vandio importante para a formao da austenita - que surge no ao acima de 700C - e na decomposio da mesma, podendo ser usado para o endurecimento por precipitao em temperaturas mais baixas. Forjados O interesse no uso de aos microligados em componentes forjados est justamente no seu processamento. Eles conseguem alcanar altos nveis de resistncia mecnica e tenacidade, com um resfriamento controlado diretamente aps o forjamento. Isto elimina as etapas de tratamento trmico, reduzindo o tempo de processo e os custos de produo. Referncias Bibliogrficas Vicente Chiaverini. Aos e Ferros Fundidos 7 edio, Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais ABM, pg. 22. http://www.inovacaotecnologica.com.br http://www.cimm.com.br http://www.usiminas.com http://www.dem.feis.unesp.br http://www.fem.unicamp.br

También podría gustarte