Está en la página 1de 16

4as Jornadas Portuguesas de

Engenharia de Estruturas

ASNAS DE MADEIRA. A IMPORTNCIA DA RIGIDEZ DAS LIGAES

Jorge Branco Aluno de Doutoramento UM Guimares

Paulo Cruz Associado com Agregao UM Guimares

Maurizio Piazza Associado com Agregao UNITN Trento (Itlia)

SUMRIO O presente trabalho pretende salientar a importncia do conhecimento da rigidez das ligaes das asnas de madeira tradicionais. Apresentam-se os resultados de uma campanha experimental sobre ligaes entalhadas com dente simples. Atravs de ensaios monotnicos e cclicos, analisaram-se ligaes originais (no reforadas) e estudou-se a utilizao da braadeira, do esquadro e de vares metlicos no seu reforo. Palavras-chave: Asnas de madeira, ligaes tradicionais, rigidez e reforo.

1. INTRODUO Em Portugal, a construo tradicional contempla coberturas e pavimentos de madeira e, em certos casos, paredes de alvenaria reforadas com madeira. Um nmero significativo destes edifcios continua em uso, mesmo tendo sofrido significativas alteraes. Mesmo aps a generalizao do uso do beto armado, as coberturas de madeira permaneceram frequentes. A tpica cobertura de madeira Portuguesa apresenta asnas como principal elemento estrutural, com uma pendente varivel entre os 20 e os 30, sendo materializada por telhas cermicas apoiadas sobre as varas espaadas de 40-50 cm, que repousam por sua vez sobre a cumeeira, as madres e o frechal. Normalmente, as coberturas de madeira so constitudas por asnas simples (ou de Palldio) de vos mdios entre 6 e 7 metros. Esta geometria de asnas de madeira, caracteriza-se por apresentar um elemento horizontal, a linha, duas pernas inclinadas de modo a formar as pendentes do telhado e ligadas na sua base linha, um elemento vertical

4as Jornadas Portuguesas de

Engenharia de Estruturas

ao centro na ligao entre as duas pernas, o pendural, e duas escoras inclinadas, suportando as pernas no pendural (figura 1). As ligaes das asnas so normalmente materializadas por entalhes de dente simples ou duplo e prevendo ou no respiga e mecha. Nestas ligaes, ditas tradicionais, os esforos so transmitidos por compresso e/ou atrito. De forma a melhorar o contacto entre os elementos ligados so normalmente adicionados elementos metlicos. O uso destes elementos metlicos, para alm de prevenir as deformaes no plano ortogonal estrutura, tem o objectivo de garantir a estabilidade da ligao frente a foras cclicas (inverso de esforos). Braadeiras, esquadros e vares metlicos representam as solues de reforo mais vulgares em ligaes tradicionais de madeira.
Cumeeira Vara Madre Calo Frechal Pendural Escora P-de-galinha Braadeira Linha Perna

Figura 1: Tradicional cobertura de madeira Portuguesa com asna simples ou de Palladio As espcies de madeira mais usadas nas coberturas de madeira Portuguesas so o Pinho bravo (Pinus pinaster, Ait.), o Castanho (Castanea sativa, Mill) e o Eucalipto (Eucaliptus globules, Labill.). Enquanto o Castanho caracterstico de construes eclesisticas, a utilizao do Pinho bravo e do Eucalipto comum em construes industriais, em particular, daquelas com data de construo prxima das guerras mundiais. No dimensionamento de construes novas como em aces de reabilitao e/ou reforo de estruturas antigas de madeira, usual assumir que as ligaes das asnas de madeira so articuladas. Contudo, estas apresentam rigidez no desprezvel. Esta capacidade de transmisso de momentos torna-se determinante sob o efeito de aces assimtricas como so a neve, o vento e o sismo [1]. Esta necessidade de uma correcta definio do modelo estrutural e, em particular, da adopo de um valor adequado para a rigidez das ligaes, ganha especial importncia em estruturas antigas, onde os elementos estruturais apresentam grande variabilidade de inrcias, e/ou nem sempre as regras prticas de boa execuo das suas ligaes [2] so seguidas. No caso particular da reabilitao e/ou reforo de coberturas de madeira, a dificuldade em prever o real comportamento das ligaes tradicionais geralmente conduz a intervenes exageradamente do lado da segurana. Alm do mais, a incompreenso do comportamento global da cobertura poder resultar em tenses inaceitveis nos restantes elementos em consequncia de um inadequado reforo da ligao (em termos de rigidez).

4as Jornadas Portuguesas de

Engenharia de Estruturas

O reforo de ligaes de madeira pode ser executado de diversas formas: desde a simples substituio ou adio de ligadores, ao uso de elementos metlicos, ou materiais compsitos completa injeco de adesivos. Cada soluo de reforo tem consequncias nicas na resistncia, na rigidez e na ductilidade finais da ligao. Apesar de frequentes, no existem estudos suficientes sobre o comportamento das ligaes tradicionais de madeira e possveis tcnicas de reforo. Um projecto de investigao foi elaborado pelos autores com o objectivo de estudar o comportamento monotnico e cclico de ligaes tradicionais de madeira identificando e avaliando possveis tcnicas de reforo.

2. COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DAS ASNAS SIMPLES Previamente realizao da campanha experimental sobre ligaes tradicionais de madeira, os autores, desenvolveram um estudo [3] com o objectivo de avaliar o comportamento esttico e dinmico de asnas simples de madeira. O comportamento estrutural destas asnas sob o efeito de aces simtricas e assimtricas, a importncia da ligao pendural-linha, a rigidez das ligaes e a colocao das madres com ou sem excentricidade relativamente ao ns, representam alguns dos parmetros analisados. A anlise numrica realizada, utilizando o programa de elementos finitos SAP 2000 [4] e considerando as aces regulamentares de acordo com o RSA [5], foi muito til para uma melhor compreenso do comportamento destes sistemas estruturais, bem como para a definio dos parmetros cujo estudo mais importante. Entre as principais concluses do referido estudo, salientam-se: As pernas so os elementos mais carregados, apresentando tenses normais e de corte. O pendural est submetido traco, as escoras compresso e a linha est essencialmente traccionada mas exibe tambm flexo devido ao seu peso prprio; Apenas para aces assimtricas, como so exemplo a neve, o vento e o sismo, a influncia da rigidez das ligaes condicionante. Numa estrutura plana como a asna, quando submetida a cargas pontuais aplicadas directamente nos seus ns, sem provocar qualquer flexo, a distribuio dos esforos funo da sua geometria; A colocao das madres com excentricidade relativamente aos ns altera a distribuio de esforos na asna, em particular, nas pernas. A considerao de uma excentricidade de apenas 20 cm, um valor muito comum em vrias obras visitadas, suficiente para condicionar a segurana destes elementos (pernas); A linha deve estar suspensa no pendural de forma a reduzir as suas deformaes devidas ao peso prprio. A ligao deve ser articulada e impedir as deformaes no plano ortogonal ao plano da estrutura (asna); Quando a ligao pendural-linha apresenta rigidez, a frequncia natural e os modos de vibrao da estrutura vm alterados; As ligaes perna-linha so as mais condicionantes, no apenas pelos esforos que a se concentram mas por serem zonas onde a deteriorao biolgica mais frequente.

4as Jornadas Portuguesas de

Engenharia de Estruturas

3. PROGRAMA EXPERIMENTAL O presente programa experimental foi realizado no Laboratrio de Ensaio de Estruturas (LEST) do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, e inclui ensaios escala real de ligaes tradicionais de madeira de dente simples [6]. Como ligao a analisar, a escolha recaiu sobre a ligao linha-perna, de Pinho bravo (Pinus pinaster, Ait.), com um ngulo de abertura de 30. Ligaes originais, no reforadas, numa primeira fase, e ligaes reforadas foram submetidas a ensaios monotnicos e cclicos. Entre as ligaes no reforadas, avaliouse ainda a influncia do nvel de tenso de pr-compresso da perna. Os ensaios das ligaes foram precedidos de uma adequada caracterizao da madeira utilizada na construo das ligaes. O quadro 1 sumaria os ensaios realizados. Quadro 1: Ensaios de ligaes tradicionais realizados Ligao Provetes Carregamento c (MPa) A1, A2, A3 Monotnico (+) 1,4 A4, A5, A6 Monotnico (-) 1,4 No reforadas A7, A8, A9 Cclico 1,4 (Originais) A1, A2, A3 Monotnico (+) 2,5 A4, A5, A6 Monotnico (-) 2,5 A7, A8, A9 Cclico 2,5 S1, S2, S3 Monotnico (+) 1,4 Esquadro S4, S5, S6 Monotnico (-) 1,4 S7, S8, S9 Cclico 1,4 B1, B2, B3 Monotnico (+) 1,4 Varo B4, B5, B6 Monotnico (-) 1,4 B7, B8, B9 Cclico 1,4 BS1, BS2, BS3 Monotnico (+) 1,4 Braadeira BS4, BS5, BS6 Monotnico (-) 1,4 BS7, BS8, BS9 Cclico 1,4 Nota: c a tenso de pr-compresso na perna

3.1 Caracterizao da madeira e geometria da ligao Procedeu-se caracterizao da madeira (Pinho bravo) utilizada na execuo das ligaes a ensaiar. Ainda na carpintaria, o Pinho foi classificado visualmente como pertencente Classe EE de acordo com a Norma Portuguesa NP 4305:1995 [7]. No Laboratrio, usando alguns provetes recolhidos durante a execuo das ligaes foram realizados ensaios de caracterizao do mdulo de elasticidade, em flexo e em compresso, na direco paralela s fibras, segundo as instrues da EN 408:2004 [8]. A ligao analisada pretende representar a ligao perna-linha mais frequente: madeira de Pinho bravo; ngulo de abertura de 30; dente simples sem mecha ou respiga; e seco 2 transversal de 80 x 200 mm para a linha e a perna.

Reforadas

4as Jornadas Portuguesas de

Engenharia de Estruturas

22

80

422 45

30

220 75 80

Figura 2: Geometria da ligao analisada (milmetros) 3.2 Esquema de ensaio e instrumentao As ligaes eram solicitadas por dois actuadores independentes, um horizontal e um vertical. O vertical, alinhado com o eixo da perna, permite a aplicao da compresso constante ao longo do ensaio, simulando o efeito decorrente dos esforos axiais actuantes na perna resultantes das cargas permanentes da cobertura. O actuador horizontal, posicionado a uma altura de 70 cm relativamente ao centro terico da ligao, permite a aplicao de uma fora transversal com um ciclo de carga programado. Os dois actuadores tm uma capacidade mxima de 50 kN e 200 kN e uma extenso mxima de 160 mm e 50 mm, respectivamente. Ao longo do ensaio registou-se a evoluo das foras (F) e dos deslocamentos (d). O esquema de ensaio onde visvel a instrumentao composta por clulas de carga e LVDTs (Linear Voltage Differential Transducers), apresentado na figura 3.
N 10 11 F+ _ F

Canais 00,01,02,03

Transdutores LVDTs Clulas de carga

00 A 02,03 01 A

10,11

Alado A

02 01

03

Figura 3: Esquema de ensaio e instrumentao

3.3 Procedimento de carga Os ensaios foram realizados em controlo de deslocamentos do canal 00, aplicando um deslocamento mximo de 50 mm a uma velocidade de 0,028 mm/s. Inicialmente, foi aplicada

4as Jornadas Portuguesas de

Engenharia de Estruturas

uma fora de compresso na perna atravs do actuador vertical, que se manteve constante durante todo o ensaio. De seguida, aplicou-se a fora transversal na perna, atravs do + actuador horizontal. Adoptou-se como direco positiva da aplicao da fora transversal (F e + d ), aquela conducente abertura do ngulo e a direco negativa (F e d ), aquela que resulta no fecho do ngulo da ligao. Nos ensaios monotnicos, aps a aplicao da fora de compresso na perna, imps-se o deslocamento de 50 mm atravs do actuador horizontal na direco pretendida. Nos ensaios cclicos, as ligaes foram submetidas a ciclos de carga e descarga, de acordo com a norma + EN 12512:2001 [9]. O procedimento de carga incluiu um ciclo na gama [0,25 de ; 0,25 de ]; um + + ciclo na gama [0,50 de ; 0,50 de ]; trs ciclos na gama [0,75 de ; 0,75 de ]; trs ciclos na gama + [(1+n) de ; (1+n) de ] com n = 0, 1, 2,., at rotura da ligao. O valor dos deslocamentos + elsticos limite nas duas direces, positivo (de ) e negativo (de ), foram determinados com base nos resultados dos ensaios monotnicos. Nas ligaes no reforadas foram considerados dois valores para a fora de compresso na perna: 25 kN e 44 kN que correspondem a valores de tenso de 1,4 MPa e 2,5 MPa, respectivamente. Estes nveis de tenso de compresso resultam da anlise numrica realizada previamente (ver [3]), e so obtidos para as aces permanentes (1,4 MPa) e para o Estado Limite de Utilizao (2,5 MPa), de acordo com o RSA [4].

3.4 Solues de reforo estudadas O reforo de ligaes de madeira com elementos metlicos tem sido utilizado h vrios sculos, apesar desta prtica se ter tornado comum apenas no sculo XIX, com a revoluo industrial. O uso de elementos metlicos tinha por objectivo prevenir os deslocamentos para fora do plano da ligao. Hoje em dia, o reforo contempla tambm o comportamento da ligao no seu prprio plano e o de garantir o contacto entre as peas ligadas. Nas zonas ssmicas, em particular, o reforo pode prevenir a degradao da resistncia da ligao e evitar a perda de contacto entre os elementos ligados, resultado da diminuio das foras de compresso. Sob efeito de aces cclicas, o reforo afigura-se como a nica soluo para a garantia de estabilidade da ligao. As trs solues de reforo analisadas representam verses actuais de tcnicas tradicionais: o esquadro, o varo e a braadeira (figura 4).

(a) Esquadro

(b) Varo

(c) Braadeira

Figura 4: Solues de reforo estudadas O uso de esquadros metlicos, aplicados nas duas faces da ligao, uma tcnica de reforo tradicional da construo portuguesa. Neste estudo, considerou-se o uso de esquadros metlicos, materializados por duas chapas soldadas em forma de V. Cada chapa tem uma

4as Jornadas Portuguesas de

Engenharia de Estruturas

largura de 50 mm e espessura de 5 mm. Os esquadros foram fixos atravs de parafusos de 6 mm de dimetro. Uma soluo de reforo mais actual, consiste na insero de um varo metlico no interior da ligao de forma a este absorver os momentos que a se desenvolvem. O uso de um varo de dimetro igual a 12 mm, colocado no interior da ligao, na direco normal linha foi tambm considerado. O varo possua em cada uma das suas extremidades 2 de uma porca que permitia o seu aperto a uma chapa (70 x 30 mm ) colocada sobre a superfcie da madeira. O uso de braadeiras, considerado actualmente obsoleto, foi muito frequente na construo de coberturas do sculo XIX. Uma verso actualizada desta tcnica foi considerada: a ligao foi abraada com uma liga metlica de 50 mm de largura e 5 mm de espessura, na direco normal perna.

4. RESULTADOS DOS ENSAIOS 4.1 Ligaes no reforadas Entre as ligaes no reforadas submetidas a ensaios monotnicos necessrio fazer duas distines: ensaios monotnicos na direco positiva (abertura do ngulo) e ensaios monotnicos na direco negativa (fecho do ngulo). Se na direco positiva os resultados experimentais exibem comportamentos elasto-plsticos (figura 5), na direco oposta, um comportamento bastante frgil revelado pelas ligaes ensaiadas (figura 6). Na direco positiva, o comportamento fora-deslocamento perfeitamente elstico at ao limite elstico aps o qual, uma breve resposta no-linear exibida qual se segue um patamar quase perfeitamente plstico. Este comportamento pseudo-plstico surge por volta dos 10 mm de deslocamento mantendo-se constante at aos 25 mm, valor a partir do qual se verifica uma ligeira diminuio da resistncia. Quando se aumenta a tenso de compresso na perna de 1,4 MPa para 2,5 MPa, o comportamento fora-deslocamento mantm-se similar, registando-se apenas um aumento na rigidez e na capacidade resistente da ligao (figura 5).
10 9 8 7 Fora (kN) 6 5 4 3 2 1 0 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 Deslocamento (mm) A1 A2 A3 1,4 MPa 2,5 MPa
d + N F +

Figura 5: Curvas fora-deslocamento obtidas nos ensaios monotnicos na direco positiva para os dois nveis de compresso na perna considerados

4as Jornadas Portuguesas de

Engenharia de Estruturas

Provocando o fecho do ngulo, um comportamento bastante instvel observado (figura 6). Quando atingido o limite elstico para o deslocamento, ocorre um ligeiro escorregamento da perna sobre a linha, que resulta numa reduo da rea de contacto entre as duas superfcies ligadas, e que induz assim uma rpida perda de resistncia. Aps alcanada uma nova posio de equilbrio, o comportamento frgil substitudo por um comportamento pseudo-plstico, consequncia do esmagamento localizado da madeira.
Deslocamento (mm) -24
N d F -

-22

-20

-18

-16

-14

-12

-10

-8

-6

-4

-2

0 0 -2 -4 -6 -8 -10 -12 -14 -16 Fora (kN)

1,4 MPa A4 A5 A6

2,5 MPa

Figura 6: Curvas fora-deslocamento obtidas nos ensaios monotnicos na direco negativa para os dois nveis de compresso na perna considerados Finalmente, atinge-se a rotura da ligao pela perda de contacto entre as duas superfcies ligadas. O efeito do aumento da tenso de compresso na perna resulta apenas num aumento da resistncia da ligao. No h uma variao significativa da rigidez da ligao e o desenvolvimento das curvas fora-deslocamento permanece idntico. O quadro 2 sumaria os principais resultados dos ensaios monotnicos realizados em ligaes no reforadas. Quadro 2: Influncia da tenso de compresso na perna nos ensaios monotnicos de ligaes no reforadas 3 Rigidez (10 kN/mm) de (mm) Fmax (kN) c (MPa) de+ (mm) 50% 50% Regresso Fe / de Fe / de 8,31 6,72 674 634 647 1,4 -5,76 -10,75 1771 1785 1958 5,47 10,84 1569 1389 1408 2,5 -8,13 -15,32 1705 1661 1758 Como era esperado, as curvas fora-deslocamento resultantes dos ensaios cclicos denotam um comportamento assimtrico (figura 7). A dissipao de energia apenas ocorre quando o ngulo da ligao fechado (direco negativa). o escorregamento da perna quando puxada na direco negativa, o principal responsvel pela dissipao de energia. Contudo, as curvas fora-deslocamento so no-lineares em ambas as direces. Quando a tenso de compresso aplicada na perna aumentada (figura 7), o desenvolvimento das curvas de

4as Jornadas Portuguesas de

Engenharia de Estruturas

comportamento fora-deslocamento permanece idntico, havendo apenas a registar um aumento no valor mximo da fora. A energia dissipada aumenta com a tenso de compresso na perna.
15 10 5 Fora (kN) 0 -5 -10 -15 -20 -20
c = 1,4 MPa c = 2,5 MPa

A9

-15

-10

-5

10

15

Deslocamento (mm)

Figura 7: Efeito do nvel de compresso na perna nos ensaios cclicos A diferena mais importante entre as ligaes ensaiadas ciclicamente quando submetidas a diferentes nveis de tenso de compresso na perna, reside no facto de se ter verificado que, para o nvel mais baixo (1,4 MPa), a rotura da ligao atingida pela perda de contacto entre as duas peas (perna e linha), sem qualquer dano localizado, enquanto que para o nvel mais elevado (2,5 MPa), os trs provetes atingiram a rotura com danos irremediveis. Na figura 8 apresentam-se dois modos de rotura observados nas ligaes ensaiadas ciclicamente com um nvel de tenso de compresso na perna de 2,5 MPa.

(a) Compresso localizada do dente (A7)

(b) Rotura de corte (A9)

Figura 8: Danos observados nas ligaes ensaiadas ciclicamente com c = 2,5 MPa

4.2 Avaliao das solues de reforo Comparando os resultados experimentais obtidos, em termos de curvas fora-deslocamento das ligaes no reforadas com as ligaes reforadas, facilmente se conclui que todas as solues de reforo consideradas denotam eficincia: a capacidade resistente da ligao vem substancialmente aumentada e a rigidez superior, em particular na direco positiva. Contudo, a vantagem mais importante das ligaes reforadas, quando comparadas com as

4as Jornadas Portuguesas de

Engenharia de Estruturas

10

aquelas no reforadas, a ductilidade exibida (figura 9). O comportamento frgil das ligaes no reforadas quando o ngulo da ligao fechado (direco negativa), substitudo por um comportamento dctil, em todas as ligaes reforadas analisadas.

15
N = 25 kN

10 5 Fora (kN) 0 -5 -10 -15 -20 -25

No reforadas + No reforadas Braadeira + Braadeira Esquadro + Esquadro Varo + Varo -

-50

-40

-30

-20

-10

10

20

30

40

50

60

Deslocamento (mm)

Figura 9: Curvas fora-deslocamento mdias das ligaes no reforadas e reforadas obtidas nos ensaios monotnicos (c = 1,4 MPa) A comparao da eficincia entre as vrias solues de reforo estudadas deve ser dividida nas duas direces de aplicao da carga transversal (direco positiva e direco negativa). Na direco positiva, a menos eficiente, em termos de capacidade resistente da ligao, o varo. As ligaes reforadas com esquadro e com braadeiras atingem valores de resistncia similares, no entanto, esta ltima soluo de reforo exibe menor ductilidade. Na direco negativa, a soluo de reforo menos eficiente a utilizao da braadeira metlica. Com esta tcnica de reforo no se atinge o valor mais baixo para a resistncia, esse valor apresentado pelo esquadro, mas esta tcnica aquela que denota menor ductilidade. Na verdade, na direco negativa, as ligaes reforadas com braadeiras atingiram a rotura antes que o valor mximo do deslocamento imposto (50 mm) fosse atingido. Como j foi dito, todas as solues de reforo consideradas resultaram num melhoramento do comportamento histertico das ligaes (figura 10). Essa melhoria traduzida no aumento substancial do coeficiente equivalente de amortecimento viscoso (eq), quadro 3. O reforo no s aumentou a capacidade resistente das ligaes, como garantiu, tambm, a estabilidade das mesmas ao longo de um maior nmero de ciclos de carga e descarga. Com o aumento do nmero de ciclos estveis, mais energia foi dissipada.

4as Jornadas Portuguesas de

Engenharia de Estruturas

11

20 Fora (kN) 10 0 -10 -20 -30 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 Deslocamento (mm) 20 Fora (kN) 10 0

20 10 0 -10 -20 -30 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 Deslocamento (mm) 20 10 0 -10 -20 -30 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 Deslocamento (mm) Deslocamento (mm)

No reforadas

Esquadro

-10 -20 -30

Braadeira

Varo

Figura 10: Curvas fora-deslocamento obtidas nos ensaios cclicos para uma tenso de compresso de 1,4 MPa Quadro 3: Principais resultados dos ensaios cclicos realizados (valores mdios) Energia + + eq. dmax dmax Fmax Fmax Ligao dissipada (%) (mm) (mm) (kN) (kN) (kJ) No reforada (1,4 MPa) 230 2,45 16,49 -15,83 6,20 -11,57 No reforada (2,5 MPa) 380 3,96 9,15 -21,17 9,45 -17,00 Esquadro 1859 14,57 28,68 -21,75 18,09 -15,60 Varo 1877 11,28 13,30 -35,30 15,29 -21,08 Braadeira 2874 6,85 18,38 -39,63 23,38 -25,47 Na figura 11 apresentam-se as roturas mais comuns exibidas pelas ligaes reforadas quando submetidas aos ensaios cclicos.

(a) Esmagamento localizado nas ligaes com braadeira

b) Flexo do varo com esmagamento localizado

(c) Rotura do esquadro

Figura 11: Roturas mais comuns obtidas nos ensaios cclicos das ligaes reforadas

4as Jornadas Portuguesas de

Engenharia de Estruturas

12

5. RECOMENDAES E CONCLUSES A asna simples tradicional da construo Portuguesa apresenta, essencialmente, esforos axiais e de flexo, estes ltimos, originados pelo peso prprio dos seus elementos constituintes e da actuao de aces assimtricas. As pernas so os elementos mais carregados, apresentando tenses normais e de corte. O pendural est submetido traco, as escoras compresso e a linha est essencialmente traccionada mas exibe tambm flexo devido ao seu peso prprio. Apenas para aces assimtricas, como so exemplo a neve, o vento e o sismo, a influncia da rigidez das ligaes condicionante. As ligaes perna-linha so as mais condicionantes, no apenas pelos esforos que a se concentram mas por serem zonas onde a deteriorao biolgica mais frequente. A colocao das madres com excentricidade relativamente aos ns altera a distribuio de esforos na asna, em particular, nas pernas. A considerao de uma excentricidade de apenas 20 cm, um valor muito comum em vrias obras inspeccionadas, suficiente para condicionar a segurana destes elementos (pernas). A linha deve estar suspensa no pendural de forma a reduzir as suas deformaes devidas ao peso prprio. A ligao deve ser articulada e impedir as deformaes no plano ortogonal ao plano da estrutura (asna). No caso particular da reabilitao e/ou reforo de coberturas de madeira, a dificuldade em prever o real comportamento das ligaes tradicionais geralmente conduz a intervenes exageradamente do lado da segurana. Alm do mais, a incompreenso do comportamento global da cobertura poder resultar em tenses inaceitveis nos restantes elementos em consequncia de um inadequado reforo da ligao (em termos de rigidez). As ligaes tradicionais, no caso particular, a ligao linha-perna, mesmo quando no previsto qualquer reforo, exibem uma capacidade de transmisso de momentos no desprezvel. Os resultados dos ensaios experimentais mostram que essa capacidade depende do nvel de tenso de compresso na perna, contudo, parmetros como o ngulo da ligao, a largura dos elementos ligados e o coeficiente de atrito, so condicionantes. A campanha experimental realizada foi importante na compreenso do comportamento real das ligaes tradicionais, permitindo evidenciar os mecanismos presentes, salientar os parmetros a analisar, verificar os modos de rotura e identificar possveis formas de reforo. O reforo das ligaes tradicionais, normalmente executado pela adio de elementos metlicos, indispensvel para assegurar o comportamento estvel destas, em particular, nas zonas ssmicas, onde existe inverso de esforos na ligao. Todas as solues de reforo analisadas, que representam verses actuais de tcnicas tradicionais, revelaram-se eficientes no melhoramento do comportamento da ligao: alm de exibirem maior capacidade resistente e rigidez, apresentam uma melhoria substancial na ductilidade. Garantiram ainda, a estabilidade das ligaes ao longo de um maior nmero de ciclos de carga e descarga, resultando num incremento da capacidade de dissipao de energia, traduzido num aumento considervel do coeficiente equivalente de amortecimento viscoso.

4as Jornadas Portuguesas de

Engenharia de Estruturas

13

6. AGRADECIMENTOS O primeiro autor agradece o apoio concedido pela Fundao para a Cincia e Tecnologia (FCT), atravs da atribuio da bolsa de doutoramento SFRH/BD/18515/2004. A investigao apresentada neste trabalho insere-se no projecto de investigao POCI/ECM/56552/2004 financiado pela FCT.

6. REFERNCIAS [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] Parisi M.A.; Piazza M. Mechanics of plain and retrofitted traditional timber connections. J Struct Engrg.. ASCE, 2000, 126(12): 13951403. Costa F.P. - Enciclopdia Prtica da Construo Civil. Edio do Autor. Depositria Portuglia Editora. 1955, Lisboa. Branco, J. et al. - Portuguese traditional timber trusses: static and dynamic behaviour. Report E-19/05. DECivil, University of Minho, 2005, 50 p. RSA - Regulamento de Segurana e Aces para Estruturas de Edifcios e Pontes. Dec. Lei n. 235/83. Casa da Moeda. 31 Maio, 1983. SAP 2000. Static and Dynamic Finit Element Analysis of Structures. Structural Analysis Program. Computers and Structures. Inc., Advanced 9.03. California. USA. Branco J. et al. - Experimental Analysis of Birdsmouth Joints. Report E-11/05. DECivil, University of Minho, 2005, 49 p. NP 4305:1995 - Structural maritime pine swan timber Visual grading, CT 14 LNEC. EN 408:2004 - Timber structures. Structural timber and glued laminated timber. Determination of some physical and mechanical properties. CEN European Committee for Standardization. EN 12512:2001 - Timber structures. Test methods cyclic testing of joints made with mechanical fasteners. CEN.

[9]

También podría gustarte