Está en la página 1de 5

O mal criao de Deus?

? 1 momento: (10min) Apresentao e boas vindas Pedir a cada dois jovens para que um se apresente ao outro: uma apresentao curta, onde diro seus nomes, onde mora, o que faz. Da pedir que cada dupla se apresente a sala, sendo que o jovem A apresenta o jovem B e vice-versa. 2 momento: (15 min) Jogo das Escolhas colocar, em papis recortados, expresses/palavras que traduzam aes. Formar dois grupos e orient-los para que sorteiem entre si a opo pelo BEM ou pelo MAL (esclarecer que se trata de um jogo apenas)/ou deixar ao acaso. Entregar a cada grupo as expresses condizentes com a escolha feita / ou sortear fichas misturadas, aleatoriamente.. Separar os grupos em duas filas, dispostas frente a frente. Para cada escolha apresentada por cada participante (um por vez, os grupos alternando-se), devero os participantes do grupo contrrio mencionar, rapidamente, uma ou mais conseqncias da opo mencionada. Ex. 1: Eu escolho... ser invejoso. Conseqncias possveis (a serem mencionadas pelo grupo adversrio): Viver infeliz, sem se contentar com o que tem, Ser criticado pelos outros, No ter nada nunca na vida, porque s se preocupa com o que os outros tm, etc. Prejudicar aos outros... Ex. 2: Eu escolho... Ser carinhoso e delicado. Conseqncias: Ter muitos amigos, Ser muito amado e querido, Receber muito carinho dos outros. Para cada acerto dos grupos, marcar em um papel um ponto. Caso o grupo adversrio no consiga apontar uma ou mais conseqncia, o prprio grupo pode faz-lo e ganhar o ponto. No final, somar os pontos e ver quem ganhou a competio. Se, por acaso, o grupo do mal ganhar, explicar que s ganhou porque apontou as conseqncias do Bem. 3 momento: (40 min) Estudo com a msica H tempos Gente, eu pensei no seguinte... poderamos colocar esse estudo em Power point. Colocar a msica toda para eles ouvirem e da comear por cada parte. Primeiro mostrando o trecho, pedindo a opinio deles e depois mostrando a questo do LE.
H Tempos Legio Urbana Parece cocana, mas s tristeza, talvez tua cidade. Muitos temores nascem do cansao e da solido E o descompasso e o desperdcio herdeiros so Agora da virtude que perdemos.
Aqui o autor deixa claro a depresso pela qual passa em razo do vcio. Descompasso e desperdcio so o resultado de excessos em sua vida, o que lhe traz uma tristeza profunda.

LE Q. 633- A regra do bem e do mal que se poderia chamar de reciprocidade ou de solidariedade, inaplicvel ao proceder pessoal do homem para consigo mesmo. Achar ele na lei natural, a regra desse proceder e um guia seguro? Quando comeis demais, isto vos faz mal. Pois bem! Deus quem vos d a medida daquilo de que necessitais. Quando a ultrapassais, sois punidos. assim com tudo. A lei natural traa para o homem o

limite de suas necessidades; quando ele o ultrapassa, punido pelo sofrimento. Se o homem escutasse, em todas as coisas, essa voz que lhe diz basta, evitaria a maior parte dos males pelos quais acusa a Natureza.

H tempos tive um sonho, no me lembro no me lembro...

O sonho algo de bom, mas que ele no consegue lembrar...

620. Antes de sua unio ao corpo, a alma compreende melhor a lei de Deus do que depois de sua encarnao? Ela a compreende, segundo o grau de perfeio a que chegou e dela conserva a lembrana intuitiva, depois de sua unio ao corpo; mas, os maus instintos do homem fazem-na esquecla, com frequncia.

Tua tristeza to exata E hoje o dia to bonito J estamos acostumados A no termos mais nem isso
Mais uma aluso tristeza, ao desnimo, de tal forma que nem consegue apreciar a beleza de um dia, e dar valor vida...falta de f e de compreenso de que existe algo maior, belo e que leva felicidade.

LE Q.619 A todos os homens facultou Deus os meios de conhecerem sua lei? Todos podem conhec-la, mas nem todos a compreendem. Os homens de bem e os que se decidem a investig-la so os que melhor a compreendem. Todos, entretanto, a compreendero um dia, porquanto foroso que o progresso se efetue.

Os sonhos vm e os sonhos vo O resto imperfeito. Disseste que se tua voz tivesse fora igual imensa dor que sentes Teu grito acordaria No s a tua casa Mas a vizinhana inteira.
como se o que bom e bonito s exista em sonhos, tudo o mais imperfeito. Mas os sonhos vm e vo, e se eles tm esse movimento, porque no fundo existe esperana, apesar da dor absurda, imensa, que est sentindo na conscincia.

LE Q.621. Onde est escrita a lei da Deus? Na conscincia. a) Visto que o homem traz na sua conscincia a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada? Ele a tinha esquecido e desprezado: Deus quis que ela lhe fosse relembrada.

E h tempos nem os santos tm ao certo A medida da maldade


At pessoas consideradas exemplo (santos), para ele, perderam a noo do que certo e errado.

LE Q. 623 Os que ho pretendido instruir os homens na lei de Deus no se tem enganado algumas vezes, fazendo-os transviar-se por meio de falsos princpios? Aqueles que no eram inspirados por Deus e que, por ambio, se atriburam uma misso que no tinham, certamente, conseguiram desvi-los; entretanto, como eram, definitivamente, homens de gnio, mesmo entre os erros que ensinaram, encontram-se, muitas vezes, grandes verdades.

H tempos so os jovens que adoecem H tempos o encanto est ausente E h ferrugem nos sorrisos E s o acaso estende os braos A quem procura abrigo e proteo.

Muitos jovens esto cada vez mais perdidos, sem uma referncia, o sorriso no de felicidade...e quando procuram ajuda, as pessoas no estendem as mos....

LE Q. 614-614. O que se deve entender por lei natural? A lei natural a lei de Deus; a nica verdadeira para a felicidade do homem; indica-lhe o que deve fazer ou no fazer e ele s infeliz, porque dela se afasta.

Meu amor, disciplina liberdade

Controlar nossa mente, seguirmos a lei de Deus nos livra do sofrimento... pratic-la usar nosso livre-arbtrio, nossa liberdade da melhor maneira: no bem. Se disciplina liberdade porque, se formos disciplinados, conseguiremos quebrar as condutas e os costumes ruins ento, a sim conseguiremos chegar a verdadeira liberdadeliberdade com responsabilidade.

LE Q.629- Que definio se pode dar da moral? A moral a regra de bem proceder, isto , de distinguir o bem do mal. Funda-se na observncia da Lei de Deus. O homem procede bem quando tudo faz , pelo bem de todos, porque ento cumpre a Lei de Deus.

Compaixo fortaleza Ter bondade ter coragem


Compaixo fortaleza nossa maior fortaleza no so as posses, conquistas financeiras, status, so os nossos valores, entre eles a compaixo! Ter bondade ter coragem a verdadeira bondade no passiva, ela a ao que promove as mudanas nas quais se acredita ajudar a quem no conhecemos, passar por cima de nossa vaidade e egosmo e, simplesmente, ajudar, fazer o bem sem olhar a quem.

LE Q.646 Estar subordinado a determinadas condies o mrito do bem que se pratique? Por outra: ser de diferentes graus o mrito que resulta da prtica do bem? O mrito do bem est na dificuldade; nenhum mrito h em faz-lo sem esforo e quando nada lhe custa. Deus leva mais em conta o pobre que divide seu nico pedao de po, do que o rico que apenas d do seu suprfluo. Disse-o Jesus, a propsito da moeda da viva.

L em casa tem um poo mas a gua muito limpa.


E a, o que conclumos disso? Eu tenho uma opinio a respeito, e voc? Pra voc o que quer dizer l em casa tem um poo mas a gua muito limpa?

4 concluir com a pergunta: (15 min) Ento, o mal criao de Deus? Porqu (sim ou no)? Focar que: O homem mau, se torna mau por sua vontade e no por vontade de Deus. O livre arbtrio se desenvolve medida que o Esprito adquire a conscincia de si mesmo, que amadurece e evolui. Ex.: A criana ou o jovem de menor no sabem e/ou podem decidir muitas coisas sozinhos. (LE 122 e 844).

A sabedoria de Deus est na liberdade que ele deixa a cada um de escolher, porque cada um tem o mrito de suas obras. (LE 123) Segundo usam o seu livre-arbtrio, os homens progridem mais ou menos rapidamente, em inteligncia quanto em moralidade. (LE 127) Para chegar ao Pai Criador, o homem precisa de duas ASAS: o Amor e o Saber. No adianta muito evoluir em saber, ser muito inteligente, intelectualizado, ter muito estudo, se no se pratica o Bem e o amor em todas as suas expresses. Da mesma forma, s amar no basta. O ser humano tem que procurar crescer tambm no seu lado intelectual, estudar e aplicar tudo para o bem de todos e de sua prpria evoluo. Deus, sendo soberanamente justo, deve considerar igualmente a todos os seus filhos; por isso que d a todos o mesmo ponto de partida, a mesma aptido, as mesmas obrigaes a cumprir e a mesma liberdade de agir; todo privilgio seria uma preferncia, e toda preferncia, uma injustia. (...) Aqueles que fazem mau uso da liberdade que Deus lhe concede, retardam seu adiantamento. (ESE, Cap. IV, 25 Necessidade da Encarnao). Ex.: o progresso na escola funo direta do esforo que cada aluno faz em bem estudar. O estudante dedicado abrevia/apressa a caminhada e nela encontra menos espinhos. O estudante negligente, preguioso e irresponsvel, ao contrrio, prolonga sua permanncia na escola, tendo que recomear o mesmo trabalho muitas vezes. E cada vez mais fica difcil, porque de tanto repetir as mesmas lies e tarefas escolares, ele vai perdendo a motivao para estudar. Deus d ao homem o discernimento e a inteligncia para deles o homem se servir; a vontade para querer, a atividade para permanecer ativo. Estando o homem livre para agir, num sentido ou noutro, seus atos tm para ele e para os outros, conseqncias subordinadas quilo que faz ou deixa de fazer. No tocante prece, p. ex., no adianta muito pedir a Deus coisas boas e recompensas, se o homem no se esfora por merece-las, nem por melhorar-se e corrigir-se. (ESE, Cap. XXVII, 6 Eficcia da Prece) Se dividssemos os males da vida em duas partes, uma daquelas que o homem no pode evitar, outra das tribulaes cuja causa primeira ele mesmo, pela sua incria e seus excessos, veramos que esta suplanta muito em nmero a primeira. , pois, evidente, que o homem o autor da maioria de suas aflies, e que delas se pouparia se agisse sempre com sabedoria e prudncia. Ex.: uma pessoa que bebe muito, no futuro tender a ter graves problemas de fgado; uma pessoa que vive roubando, pode um dia vir a ser presa; uma pessoa que no ajuda a ningum, no futuro pode sofrer com a indiferena dos outros ou que a falta de solidariedade. (ESSE, Cap. XXVII, 12 Ao da Prece) (...) Quanto aos atos da vida moral, eles emanam sempre do prprio homem, que tem sempre, por conseguinte, a liberdade de escolha... Lembrar que as Leis Morais esto inscritas na conscincia de cada ser humano. O homem deveria, ao deitar-se todo dia, como bem recomendou Santo Agostinho, fazer uma reviso de todo o seu dia, refletir, analisar as suas atitudes, fazer uma autocrtica, para verificar se agiu devidamente, se errou, em que violou as ditas Leis Morais, isso tudo para evitar

cometer os mesmos erros no amanh, para tentar melhorar-se como ser humano. (LE 861)

También podría gustarte