Está en la página 1de 56

CAPTULO 6 PASSIVOS AMBIENTAIS

6.1. INTRODUO 6.1.1. Introduo e Objetivos Este captulo apresenta os resultados obtidos no estudo ambiental realizado no Porto de So Sebastio, localizado no municpio de So Sebastio, litoral norte do estado de So Paulo. Os dados apresentados so referentes caracterizao do solo e da gua subterrnea, cujos resultados serviro para subsidiar a avaliao dos passivos ambientais do referido Porto. Na Figura 1 do Anexo 6.1.1 - 1 mostrado o mapa de localizao da rea, destacando-se a rea de interesse e respectivo uso atual do solo. Na rea do Porto no h histrico de investigao ambiental, sendo que os primeiros trabalhos realizados na rea fazem parte justamente do escopo do presente relatrio e, por este motivo, foi realizada uma investigao ambiental local, focado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para ampliao do Porto de So Sebastio.

6.1.2. Escopo do trabalho A execuo do presente estudo compreendeu duas etapas distintas: Avaliao Preliminar, contemplando os usos e ocupaes do solo baseados no levantamento de dados histricos, e Investigao Confirmatria, cujo escopo encontra-se descrito a seguir: Perfurao e instalao de 10 (dez) poos de monitoramento na rea;
CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

Amostragem de solo durante as perfuraes para instalao dos poos; Realizao de ensaios hidrulicos para definio da condutividade hidrulica; Levantamento topogrfico dos poos de monitoramento; Elaborao do mapa potenciomtrico; Amostragem de gua subterrnea nos dez poos de monitoramento; Anlise qumica das amostras de solo e gua subterrnea; Discusso dos resultados; Elaborao do relatrio tcnico.

6.2. AVALIAO PRELIMINAR 6.2.1. Atividades desenvolvidas durante a investigao preliminar Neste item so apresentados os resultados obtidos na etapa de Avaliao Ambiental Preliminar realizado na rea do Terminal Porturio de So Sebastio, administrado pela Companhia Docas de So Sebastio. Os trabalhos foram desenvolvidos buscando-se atender as deliberaes constantes no documento Deciso de Diretoria n. 103/2007/C/E, de 22 de junho de 2007, estabelecido pela Agncia Ambiental do Estado de So Paulo (CETESB), que se baseia na metodologia preconizada pelo Manual de Gerenciamento de reas Contaminadas. Adicionalmente foi utilizada tambm como referncia a Norma NBR 15515-1 Passivo Ambiental em Solo e gua Subterrnea Parte 1: Avaliao Preliminar. A Avaliao Ambiental Preliminar teve como objetivo principal verificar a existncia de evidncias, indcios ou fatos que permitam suspeitar da existncia de contaminao na rea de interesse, baseando-se no levantamento de informaes disponveis sobre o uso atual e pretrito da rea e direcionar a investigao de possveis passivos ambientais presentes na rea destinada implantao do Terminal Porturio. Os dados de campo, plantas, informaes relevantes e toda a documentao pertinente ao estudo, inclusive a Ficha Cadastral de reas Contaminadas da rea, j preenchida, foram obtidas e fornecidas junto Companhia Docas de So Sebastio e remetem ao escopo do projeto at a presente data.

6.2.2. Dados Cadastrais e Localizao da rea de Interesse RAZO SOCIAL: Companhia Docas de So Sebastio
CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

ENDEREO DO EMPREENDIMENTO: Rua Altino Arantes, 410 Centro, So Sebastio/SP CEP: 11600-000 CONTATO: Rua Brigadeiro Faria Lima, 2954 -11 andar Jardim Paulistano, So Paulo/SP CEP:01451-000 COORDENADAS: UTM mE 460951,64 e mN 7367392,83 RESPONSVEL: Companhia Docas de So Sebastio REPRESENTANTE: Diretor Presidente da Companhia Docas de So Sebastio, Sr. Frederico Bussinger Tel.: (11) 3078-3825/3651 TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA: Terminal Porturio.

6.2.3. Caracterizao da rea e de suas Adjacncias Foram levantados dados e informaes a respeito do histrico ocupacional e operacional das reas de ampliao e de suas adjacncias. A realizao deste levantamento teve como objetivo reconstituir a maneira como foram desenvolvidas as atividades operacionais das reas, alm da evoluo do uso e ocupao do solo no local e adjacncias e o posicionamento de eventuais bens a proteger, detalhados mais adiante neste relatrio. O desenvolvimento deste levantamento se deu atravs das seguintes etapas: Consulta ao cadastro de reas contaminadas mantido pela CETESB; Preenchimento e anlise da Ficha Cadastral de reas Contaminadas; Levantamento de informaes junto ao Responsvel Legal pela rea; Levantamento aerofotogramtrico temporal; Realizao de visita rea para inspeo, reconhecimento e caracterizao da rea e entorno imediato; Levantamento de poos de captao de gua subterrnea junto ao DAEE. Dando incio aos trabalhos da etapa de Avaliao Preliminar, no dia 12 de dezembro de 2008 foi realizada uma visita tcnica com intuito de fazer um reconhecimento da rea de estudo e identificar os locais onde se deveriam focar os estudos a serem realizados na etapa da Investigao Confirmatria.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

6.2.4. Levantamento das informaes 6.2.4.1. Consulta ao cadastro de reas contaminadas da CETESB Foi realizada uma consulta junto ao Cadastro de reas Contaminadas mantido pela Diretoria de Controle de Poluio Ambiental da CETESB. Esta consulta, feita atravs do site da entidade na internet, teve como finalidade verificar se no passado j houve constatao da existncia de contaminao na rea em estudo e/ou nas suas regies limtrofes. Ao analisar o referido cadastro, observou-se que a rea de interesse em questo no est cadastrada como rea contaminada, contudo foram identificadas reas cadastradas no site da CETESB no entorno da rea de interesse, as quais so evidenciadas na Figura 2 do Anexo 6.1.1 - 1, sendo que as fichas obtidas junto ao site da CETESB encontram-se no Anexo 6.2.4.1 1.

6.2.4.2. Ficha cadastral das reas contaminadas A Ficha Cadastral de reas Contaminadas preenchida segue o modelo apresentado na seo 5101 do Manual de Gerenciamento de reas Contaminadas, que tem em sua seo 5102 o guia que orienta o preenchimento da mesma. O preenchimento da Ficha Cadastral, conforme informao presente na prpria ficha foi realizada por um tcnico da CPEA. Na Tabela 6.2.4.2 - 1 a seguir, mostrada uma sntese das informaes contidas na Ficha Cadastral.
Tabela 6.2.4.2-1: Sntese das informaes contidas na Ficha Cadastral Tipo de atividade pretrita Informaes

Tipo de atividade atual Fonte provvel da contaminao Materiais utilizados/ produzidos/armazenados Resduos gerados Destino das guas residurias Tipo/condies do piso Histrico de vazamentos/ infiltraes Substncias suspeitas de estarem presentes na rea Ocupao do solo/reas com bens a proteger Informaes fisiogrficas do local Indcios de contaminao Compostos detectados na rea

Porto Disperso Granis, containers, veculos Desconhecido Desconhecido Asfalto, paraleleppedo e sem cobertura Desconhecido Hidrocarbonetos derivados de petrleo e metais, ligas e compostos metlicos. Dentro da rea de interesse: zona viria, estacionamento e rea de interesse pblico (terminal Ferry Boat); Fora da rea de interesse: zona viria, rea militar, comercial, industrial, residencial, de interesse pblico, utilidades, parque, rea de lazer e hospital. Declividade entre 0% e 30%; rea de plancie litornea; solo predominantemente argiloso; variao do nvel d'gua inferido entre 1,0 e 2,0 metros. Desconhecido Desconhecido

A Ficha Cadastral completa, preenchida e assinada por um tcnico responsvel da CPEA apresentada no Anexo 6.2.4.2 - 1
CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

6.2.4.3. rea de interesse As informaes a respeito do histrico operacional da rea de interesse foram coletadas e compiladas pela CPEA em dezembro de 2008. O Porto de So Sebastio est localizado entre as coordenadas UTM mE 460951,64 e mN 7367392,83. O Porto possui rea de 392.376,96m e 3.047,40m de permetro, limitado ao norte pelas Avenidas Antnio Janurio do Nascimento e So Sebastio, a leste pelo Canal de So Sebastio, ao sul pelo enrocamento que se inicia junto foz do Crrego Me Isabel, e a oeste pela antiga linha de costa e Rua do Cais O Porto de So Sebastio possui um bero de atracao externo (bero 101) com 150m de cais e 75m de dolphins, totalizando 225m, o que permite atender navios maiores. Com relao ao calado, dados oficiais indicam 9 m mximos, porm, segundo a Administrao do Porto e Praticagem, as operaes so realizadas em um calado de 8 m mais preamar de 0,5m. Existem tambm trs outros beros internos, destinados as embarcaes empregadas em operaes de apoio, que perfazem um total de 212m (Tabela 6.2.4.3-1).
Tabela 6.2.4.3-1: Extenso e Profundidade dos Beros de Atracao Bero Extenso (m) Profundidade (m)

101 201 202 203

150,0 51,1 75,1 86,0

8,2 7,2 6,2* 4,2*

*A profundidade efetiva est em torno de 3 a 4m. Fonte: PRONAVE - Agentes de Comrcio Exterior Ltda

No cais principal do porto situa-se somente um armazm de alvenaria o qual apresenta as dimenses de 20 x 50m aproximadamente, com rea de 1.000m e ainda encontra-se alfandegado. Na poro sudoeste do porto, na nova rea de expanso, existem outros trs armazns pblicos (nmeros 3 ao 6), alfandegados, feitos em estrutura de ao e cobertos por lona sinttica, para eventual guarda de carga geral, com uma rea de 2.000m cada, em rea asfaltada, totalizando 6.000m (40 x 150m). Esses armazns geralmente so utilizados para armazenamento de granis slidos, equipamentos e carga geral. Existem no porto dois ptios alfandegados e asfaltados (Ptios 1 e 2), com uma rea total de 65.800 m, usados para armazenagem de veculos, contineres, mquinas e equipamentos, alm de eventuais outras cargas que no precisem de cobertura. Na rea porturia encontra-se tambm o terminal da balsa (Ferry Boat) para Ilha Bela. H uma rea de expanso de cerca de 283.000m, que foi ampliada em parte com material de aterro de dragagem, ao lado dos ptios do porto, dos quais separada pela via de acesso ao per. Na poro sul da rea de interesse no h ocupao por se tratar de rea martima, todavia pelo escopo atual do projeto algumas residncias lindeiras a rea do projeto podero ser impactadas. Na Figura 3 do Anexo 6.1.1 - 1 apresenta uma foto area da regio, indicando as disposies das instalaes na rea de interesse. O dossi fotogrfico da rea apresentado no Anexo 6.2.4.3 - 1.
CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

6.2.4.4. Entorno Foi considerado um raio de aproximadamente 200m para o levantamento das instalaes no entorno da rea de interesse. A oeste da rea de interesse encontram-se: Cinco silos alfandegados da Malteira do Vale S.A. com capacidade aproximada de 4.000 tons cada para armazenamento de cevada; TEBAR Terminal Martimo Almirante Barroso, especializado na carga e descarga de granis lquidos (petrleo e derivados) de propriedade da PETROBRAS e por ela operado. Este terminal estende-se em direo norte operando dois peres e compondo quatro beros numa extenso de 905m, com profundidade variando entre 14 e 26 metros. Para depsito so utilizados ao todo 43 tanques com capacidade de armazenagem de 2,1 milhes de toneladas; Armazns para produtos qumicos da CNAGA Companhia Nacional de Armazns Gerais Alfandegados (EADI), com uma rea total de 17.000 m e capacidade de estocagem de 90.000 tons. A leste da rea de interesse est o canal de So Sebastio, ao sul encontra-se uma rea de ocupao mista residencial/comercial e ao norte uma ocupao mista da rea com residncias, comrcios e edificaes para lazer. No Figura 4 do Anexo 6.1.1 - 1 apresentado o uso e ocupao do solo com indicao das reas de entorno.

6.2.4.5. Levantamento de poos de captao de gua subterrnea junto ao DAEE Foi realizada uma pesquisa junto ao DAEE com a finalidade de verificar a existncia de poos de captao de gua subterrnea no entorno imediato da rea de interesse, bem como levantar informaes a respeito dos aspectos construtivos dos poos. No foi observada a existncia de poos de captao de gua subterrnea no entorno considerado.

6.2.5. Levantamento aerofotogramtrico temporal A interpretao das fotos areas foi feita com base nas orientaes presentes nas sees 3200, 3201 e 3202 do Manual de Gerenciamento de reas Contaminadas da CETESB. Para o presente estudo, foram utilizadas fotos areas em formato digital para a avaliao temporal do uso e ocupao das reas de interesse, imagens areas retratando a situao nos seguintes anos: 1962, 1972, 1987, 1994, 2005 e 2009.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

6.2.5.1. Fotointerpretaes Para facilitar a interpretao das fotos e a avaliao da evoluo do uso e ocupao do solo na rea de interesse, as imagens foram editadas e plotadas em uma escala nica (1:10.000, aproximadamente). Alm da rea de interesse, foi considerado um entorno de aproximadamente 200m contados a partir dos limites da mesma. No Anexo 2.1.1.1 - 1 deste EIA so apresentadas imagens da rea de interesse e sua evoluo ao longo do tempo e a seguir so destacadas as principais feies observadas em cada poca. 1962: Verifica-se a existncia da estrutura do per do porto de So Sebastio, vias de rodagem na orla, possveis delimitaes de loteamentos no entorno no local e baixa ocupao antrpica; 1972: Nesta data observa-se maior ocupao antrpica principalmente ao norte do porto, incio de obras na poro oeste e o aterramento de rea ao norte da via de acesso ao per; 1987: A rea em questo j possui evidente ocupao antrpica em todo seu entorno. Observa-se as instalaes do TEBAR e uma rea de aproximadamente 154.000m aterrada a oeste do porto, a noroeste do porto outra rea tambm fora aterrada promovendo acesso a um novo per, provavelmente para o Ferry Boat e instalaes de armazns no porto de So Sebastio; 1994: A oeste do porto observa-se a consolidao do processo de aterramento observado na foto de 1987 e uma nova rea a leste desta tambm aterrada, observam-se a norte do Porto novas reas aterradas sem ocupao definida; 2005: As reas aterradas observadas na foto de 1994 esto consolidadas, h ocupao por estruturas e ptios nas mesmas a oeste, noroeste e norte do porto, a oeste observam-se tambm cinco silos entre o TEBAR e as reas aterradas, a ocupao do entorno est consolidada; 2009: No houve alteraes significativas no layout das instalaes na rea em relao foto anterior, excetuando-se uma rea ao norte do porto onde aparentava no haver ocupao definida em 2005, observa-se nesta foto que a rea foi transformada em parque recreativo. Resumo: A partir da anlise das fotos areas apresentadas possvel verificar que a rea de interesse possua as estruturas do porto em 1962. Em 1972 j se observa o incio de aes antrpicas mais acentuadas inclusive na expanso da rea porturia e em 1987 e 1994 observa-se o processo de aterramento em diversas reas no entorno do porto e a consolidao da ocupao antrpica. A partir do ano de 2005 nota-se que no h alteraes significativas na ocupao de entorno das reas do porto, contudo h modificaes na destinao das reas anteriormente aterradas.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

6.2.6. Estabelecimento do modelo conceitual preliminar Nesta etapa de Avaliao Preliminar, o modelo conceitual normalmente simplificado e baseado muitas vezes em hipteses, devendo este ser avaliado e atualizado a cada etapa de investigao subseqente, com a insero e/ou remoo de elementos, conforme mencionado no Captulo 5000 Avaliao Preliminar do Manual de Gerenciamento de reas Contaminadas. A seguir so apresentados e descritos os elementos que integram o modelo conceitual preliminar da rea em estudo.

6.2.6.1. rea sujeita ao impacto direto Terreno pertencente Companhia Docas de So Sebastio, prefeitura de So Sebastio e rea da Marinha do Brasil.

6.2.6.2. Atividades desenvolvidas Na rea de interesse atualmente operam o porto de So Sebastio, o Ferry Boat para Ilha Bela, armazns e ptios para estocagem, reas aterradas sem ocupao definida e rea da marinha.

6.2.6.3. Feies e caractersticas da rea Corpos hdricos superficiais: rea de mangue aterrada lindeira ao canal do esturio do Porto de So Sebastio. Rede de drenagem original bastante alterada. Configurao fsica do terreno: rea plana. Feies erosivas: possvel eroso laminar. Possibilidade de enchente: remota, mas no exclusiva para a rea de interesse e entorno. Tipo de piso: misto, com reas pavimentadas com asfalto e/ou paraleleppedo e/ou bloquetes e reas abertas sem piso.

6.2.6.4. Potenciais fontes primrias identificadas Ptio e armazns para estocagem de materiais; Material utilizado no aterro das reas; Antigo posto de abastecimento de embarcaes; rea de transbordo de lixo urbano.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

6.2.6.5. Potenciais fontes secundrias Solo natural contaminado pelas fontes primrias; gua subterrnea contaminada pelas fontes primrias.

6.2.6.6. Identificao dos receptores e bens a proteger rea Investigada: funcionrios da rea porturia; guas subterrneas e guas superficiais; solo e sedimento; Entorno: funcionrios das empresas vizinhas, moradores de residncias prximas e trabalhadores dos pequenos comrcios vizinhos. Dentre os bens a proteger identificados no entorno analisado destacam-se principalmente a vida e a sade da populao que trabalha na rea e adjacncias e os recursos hdricos superficiais identificados nas adjacncias da rea de interesse.

6.2.6.7. Meios supostamente impactados Solo, gua subterrnea e gua superficial.

6.2.7. Contexto geolgico e hidrogeolgico 6.2.7.1. Geologia Num contexto geral a regio do empreendimento apresenta alto grau de atividade antrpica por toda sua extenso. Abrange a regio sob a influncia da variao da mar Plancie de Mar, sendo que parte dessa rea foi objeto de intervenes (aterros), o que possivelmente alterou a dinmica natural da rea provocando dificuldade no fluxo ou mesmo interrompendo a circulao natural das guas pela baa do Ara.

6.2.7.2. Hidrogeologia Considerando-se a configurao geolgica do local, prximo do canal do porto de So Sebastio e as caractersticas hidrogeolgicas regionais supe-se que haja no local fluxo descendente, apresentando caractersticas de rea de descarga e pelo menos um aqfero de meio poroso, uma vez que a rea foi aterrada.

6.2.8. Produtos manipulados e compostos rastreadores Embora no haja manipulao de produtos no sentido de realizar misturas, existem alguns materiais que so estocados na retro rea do Porto para posteriormente serem embarcados e, sendo assim, pode-se considerar estes produtos como passveis de causar algum tipo de alterao na
CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

qualidade dos solos e guas subterrneas, como por exemplo, barrilha e sulfato de sdio. Alm disto, existe na rea do Porto um local destinado ao transbordo de lixo urbano proveniente da cidade de So Sebastio que pode tambm atuar como uma possvel fonte de contaminantes.

6.2.9. Processos atuantes no ambiente subterrneo Uma vez inseridos no ambiente subterrneo, os potenciais contaminantes so submetidos a uma srie de processos que atuam no sentido de transportar ou reter os mesmos pelo solo e pela gua subterrnea, por meio do particionamento do contaminante em fases distintas. Os principais processos atuantes so: solubilizao, volatilizao, adveco, disperso e adsoro. Alm destes, ocorrem outro tipos de processos que atuam no sentido de atenuar o grau de contaminao, como por exemplo, a biodegradao para alguns tipos de compostos orgnicos. Tambm pode ocorrer a imobilizao e estabilizao de alguns metais devido formao de sais pouco solveis e precipitados diversos, dependendo das caractersticas fsico-qumicas do meio.

6.2.10. Entorno potencialmente impactado O entorno potencialmente impactado pela rea de interesse consiste nas adjacncias da rea do Porto, compreendendo terrenos pertencentes a terceiros, tratando-se de reas industriais, comerciais, residenciais e de lazer. Deve-se ressaltar que no entorno da rea foram identificados empreendimentos que constam da lista de reas contaminadas da CETESB, mas que no tem relao direta com a rea de interesse.

6.2.10.1. Critrios de seleo das reas do entorno potencialmente impactado Resoluo CONAMA 273/2000; Guia para o Preenchimento da Ficha Cadastral de AC (entorno de 200 m).

6.2.11. Classificao das reas de interesse O critrio utilizado para a classificao da rea de interesse aquele apresentado no item 2. Definies da Deciso de Diretoria n. 103/2007/C/E da CETESB. A partir dos dados levantados e demais consideraes aqui apresentadas, a rea de ampliao do Porto de So Sebastio foi classificada isoladamente como: rea com potencial de contaminao (AP).

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

10

6.2.12. Concluses e recomendaes Diante dos resultados obtidos pelo estudo de Avaliao Preliminar dever ser dado andamento ao estudo da rea do Porto de So Sebastio com a execuo da etapa de Investigao Confirmatria, que ter como objetivo principal confirmar ou no a existncia de contaminao nas reas identificadas como Potencialmente Contaminadas (AP).

6.3. INVESTIGAO CONFIRMATRIA A seguir sero apresentados os resultados obtidos na etapa de Investigao Confirmatria levando-se em considerao as premissas levantadas na etapa de Avaliao Preliminar, tendo como objetivo principal confirmar ou no a existncia de contaminao e verificar a necessidade da realizao de uma investigao detalhada nas reas suspeitas. Sendo assim, os resultados obtidos nesta etapa foram importantes para subsidiar o levantamento de passivos ambientais e, na identificao dos mesmos, definir as aes necessrias que sero tomadas para a soluo do problema.

6.3.1. Atividades desenvolvidas durante a investigao As atividades realizadas na etapa de Investigao Confirmatria tiveram como principal objetivo a avaliao da qualidade do solo e posterior avaliao da qualidade das guas subterrneas da rea. Para isto, foram definidos dez pontos para amostragem de solo e guas subterrneas com uma distribuio nas reas suspeitas de contaminao, levando-se em considerao a ampliao da rea do Porto. Para a atividade de locao dos pontos foram consideradas as informaes levantadas pela Avaliao Preliminar, levando-se em considerao o tipo de processo operacional realizado no Porto, a anlise de mapas da rea, uma visita tcnica realizada em campo no dia 12 de dezembro de 2008 e o projeto de ampliao do Porto de So Sebastio. As atividades de investigao da qualidade do solo tiveram como premissas as recomendaes do Procedimento para Gerenciamento de reas Contaminadas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de So Paulo (CETESB) aprovado na Deciso de Diretoria N. 103/2007/C/E, de 22 de junho de 2007 e a Informao Tcnica DAIA/176/2008. Esta Deciso de Diretoria N. 103/07 possui carter normativo e o Procedimento ora aprovado contm exigncias tcnicas obrigatrias a serem atendidas pelos responsveis legais pela rea investigada ou contaminada cujo descumprimento podendo implicar em aes corretivas.

6.3.1.1. Visita Tcnica No mbito da etapa de Avaliao Preliminar, no dia 12 de dezembro de 2008 foi realizada uma visita tcnica na rea do Porto de So Sebastio pelos tcnicos da CPEA acompanhados pelo tcnico responsvel pela rea.
CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

11

O objetivo da visita foi o reconhecimento da rea e a verificao dos locais onde seria mais necessrio focar os estudos da Investigao Confirmatria. Atravs das fotos areas da regio, das informaes a respeito da rea (levantados na etapa da Avaliao Preliminar) e da visita de campo, foram determinados os locais para instalao dos poos de monitoramento.

6.3.1.2. Instalao dos Poos de Monitoramento (PM) Foram instalados dez poos de monitoramento para coleta de gua subterrnea entre os dias 15 e 19 de dezembro de 2008. Para a locao dos poos, como dito anteriormente, foram levadas em considerao as informaes obtidas na Avaliao Preliminar. Na Figura 1 do Anexo 6.3.1.2 - 1 apresentado o posicionamento dos poos, sendo que a escolha dos locais foi feita da seguinte maneira: PM-01: Local de armazenamento de cargas PM-02: rea aterrada com sedimento dragado do cais interno do prprio Porto PM-03 e PM-04: rea aterrada com entulho PM-05, PM-06, PM-07, PM-08 e PM-09: rea utilizada para o transbordo de lixo urbano da cidade de So Sebastio PM-10: rea de mangue Os poos de monitoramento foram construdos com tubo geomecnico de 2 polegadas, pr-filtro de areia graduada quartzosa arredondada do tipo perolisada, pr-lavada, prpria para construo de poos de monitoramento. O acabamento dos poos foi com selo de proteo preparado com calda de cimento e bentonita, para prevenir o aporte de eventuais contaminaes superficiais. No Anexo 6.3.1.2 - 2 apresentado o dossi fotogrfico das atividades de campo realizadas nesta etapa de instalao dos poos. Os PM foram instalados com seo filtrante conforme recomenda a norma ABNT 15.495-1 Poos de Monitoramento de guas Subterrneas em Aqferos Granulares Parte 1: Projeto e Construo onde predominam filtros de at no mximo 3 metros de profundidade. As sondagens para instalaes dos poos de monitoramento foram realizadas com equipamento manual (trado) de 4 polegadas de dimetro sem a utilizao de qualquer fludo de perfurao. O material escavado foi caracterizado ttil-visualmente e descrito na forma de perfis litolgicos, utilizados na caracterizao geolgica da rea. Na Tabela 6.3.1.2-1 a seguir, apresentado um resumo dos dados construtivos dos poos instalados e no Anexo 6.3.1.2 -3 so apresentados os perfis dos poos de monitoramento. As perfuraes e instalaes dos poos de monitoramento foram executadas pela Empresa American Drilling do Brasil Ltda. e coordenada por um tcnico qualificado da CPEA.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

12

Tabela 6.3.1.2-1: Caractersticas dos poos de monitoramento instalados Identificao Data de Instalao Dimetro da Perfurao (polegadas) Dimetro do Tubo (Polegadas) Profundidade do Poo (m) Comprimento do Filtro (m)

PM-01 PM-02 PM-03 PM-04 PM-05 PM-06 PM-07 PM-08 PM-09 PM-10

15/12/08 19/12/08 16/12/08 17/12/08 17/12/08 17/12/08 18/12/08 18/12/08 18/12/08 19/12/08

4 4 4 4 4 4 4 4 4 4

2 2 2 2 2 2 2 2 2 2

3,90 3,70 2,90 3,50 3,00 3,55 2,85 3,70 3,75 3,21

3,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0

6.3.1.3. Amostragem de solo Foram coletadas um total de dez amostras de solo, sendo uma amostra por poo de monitoramento, na camada superficial (at 0,50m). Na Tabela 6.3.1.3 - 1 a seguir so apresentados os protocolos de preservao e armazenamento dos resultados. Todo o procedimento de coleta de solo atendeu s exigncias do captulo 6300 Amostragem de Solo constante no Manual de Gerenciamento de reas Contaminadas, Projeto CETESB GTZ, 2001.
Tabela 6.3.1.3 1: Protocolos de preservao e armazenamento das amostras de solo

6.3.1.4. Amostragem de gua subterrnea A campanha de amostragem das guas subterrneas dos dez poos de monitoramento foi realizada no perodo compreendido entre 17 e 20 de dezembro de 2008. A. Esgotamento dos poos Para promover a renovao da gua estagnada e garantir a qualidade da amostra de gua subterrnea coletada, foi realizada, antes da coleta, a purga correspondente a no mnimo trs vezes o
CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

13

volume da coluna dgua existente em cada PM. Para obter o volume de gua a ser removida na purga utilizou-se o seguinte clculo: Vpurga =0,3*Vp+Vpm Onde: Vp = volume da coluna dgua da sondagem; Vpm = volume da coluna dgua do PM. As purgas foram realizadas com a utilizao de amostradores do tipo bailer de 2 polegadas modelo HSDB-95 da marca Hidrosuprimentos. Aps a purga, foi observada a reposio do nvel dgua de todos os PM. O procedimento de purga dos PM atendeu as exigncias constantes no Manual de Gerenciamento de reas Contaminadas (CETESB, 2001). Antes e aps a purga, foram realizadas as medies do nvel dgua (NA) de todos os PM com um medidor de nvel dgua e interface modelo 122-Mini Solinst. O NA dos poos de monitoramento antes da purga so apresentados na Tabela 6.3.1.4 - 1 a seguir.
Tabela 6.3.1.4-1: Resultados de nveis de gua dos poos de monitoramento antes da realizao da purga PM Nvel de gua (m)*

PM-01 PM-02 PM-03 PM-04 PM-05 PM-06 PM-07 PM-08 PM-09 PM-10
*medidas realizadas na boca do tubo do poo de monitoramento.

2,37 2,43 1,41 1,53 1,39 1,93 1,67 2,32 2,30 1,45

B. Medies fsico-qumicas em campo Aps a purga de todos os PM, foi realizada, in situ, a medio em triplicata dos parmetros fsicoqumicos (pH, EH, condutividade, temperatura da amostra, oxignio dissolvido e salinidade) das amostras com uma sonda multiparamtrica da marca Hanna modelo HI 9828. No Anexo 6.3.1.4 - 1 so apresentados os protocolos de manuteno e calibrao da sonda conforme procedimentos especficos inerentes CPEA. C. Coleta das guas subterrneas As coletas foram realizadas com amostradores tipo bailer descartveis da marca AgSolve com filtro descartvel in line para filtragem em campo de metais e semi-metais, sendo que para os demais
CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

14

parmetros as coletas foram realizadas sem a utilizao do filtro. Os procedimentos atenderam as exigncias das normas da CETESB. Na Tabela 6.3.1.4-2 a seguir, so apresentados os protocolos de preservao e armazenamento das amostras para os parmetros selecionados para anlise.
Tabela 6.3.1.4-2: Protocolo de preservao e armazenamento das amostras de gua subterrnea

6.3.1.5. Tratamento das amostras para as anlises laboratoriais As amostras de solo e gua subterrnea foram acondicionadas em frascaria apropriada, nova sem qualquer tipo de uso anterior, com seus respectivos preservantes, conforme o parmetro a ser analisado. Os frascos contendo as amostras foram armazenados em caixas trmicas com gelo e mantidos sob refrigerao de 4C 2 C, desde o momento da coleta at o seu processamento em laboratrio. O Laboratrio Ceimic Anlises Ambientais foi o responsvel pelas as anlises.

6.3.1.6. Ensaios de condutividade hidrulica (slug test) Foram realizados quatro ensaios de condutividade hidrulica (k), atravs do ensaio de slug test. As fichas contendo os dados dos ensaios de condutividade hidrulica (k) e os resultados obtidos so apresentados no Anexo 6.3.1.6 1. A realizao destes ensaios possibilitou a obteno dos valores de condutividade hidrulica, fundamentais para avaliao das velocidades de fluxo da gua subterrnea.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

15

6.3.1.7. Levantamento de coordenadas geogrficas Foi realizado na rea do Porto de So Sebastio entre os dias 17 e 19 de dezembro de 2008 o levantamento das coordenadas geogrficas dos poos de monitoramento instalados (PM-01 a PM10). O equipamento utilizado foi o Teodolito modelo Astor AL, uma trena de 50 m, uma mira de 5 metros e um trip de alumnio da marca Alkon. O levantamento das coordenadas em UTM dos poos de monitoramento foi realizado no mesmo perodo com um equipamento modelo GPS 72 marca Garmin. Na Tabela 6.3.1.7-1 a seguir, so apresentadas as coordenadas em UTM dos poos de monitoramento, conforme recomendado pela Deciso de Diretoria da CETESB (2007).
Tabela 6.3.1.7-1: Coordenadas em UTM dos poos de monitoramento Nome do ponto Coordenadas UTM* Eastings (mE) Northings (mN)

PM01 PM02 PM03 PM04 PM05 PM06 PM07 PM08 PM09 PM10 *Datum horizontal: SAD-69

459.176,0 459.320,2 458.991,1 458.883,0 458.718,6 458.679,8 458.691,4 458.652,5 458.670,9 459.558,0

7.367.016,2 7.366.679,6 7.366.650,0 7.366.818,2 7.366.898,3 7.366.922,5 7.366.847,5 7.366.904,8 7.366.953,5 7.366.929,1

6.3.2. Legislao aplicvel Com referncia as reas contaminadas, isto , locais cujo solo sofreu dano ambiental significativo que os impedem de assumir suas funes naturais ou legalmente garantidas, existe a Lei n. 13.577, de 8 de julho de 2009, sancionada pelo Governo do Estado de So Paulo a qual dispe sobre diretrizes e procedimentos para a proteo da qualidade do solo e gerenciamento de reas contaminadas, e d outras providncias correlatas. Esta Lei trata da proteo da qualidade do solo contra alteraes nocivas por contaminao, da definio de responsabilidade, da identificao e cadastramento de reas contaminadas e da remediao dessas reas de forma a tornar seguros seus usos atual e futuro. Deve-se salientar ainda o Decreto n. 54.544, de 8 de julho de 2009, o qual regulamenta o inciso XIII do artigo 4 e o inciso VIII do artigo 31 desta Lei. Dentro desta legislao pertinente (Lei n. 13.577), atravs do seu artigo 8 retratado que a atuao do rgo do Sistema Estadual de Administrao da Qualidade Ambiental (SEAQUA), no que se refere proteo da qualidade do solo e ao gerenciamento de reas contaminadas, ter como parmetros os Valores de Referncia de Qualidade, os Valores de Preveno e os Valores de Interveno, estabelecidos pelo rgo ambiental estadual. A seguir sero relacionadas as listas utilizadas como referncia para comparao com os resultados obtidos.
CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

16

6.3.2.1. Solo Os valores utilizados para comparao com os resultados analticos das amostras de solo foram os Valores Orientadores estabelecidos pela CETESB (2005) e Lista Holandesa (2002), nesta ordem de priorizao. Segundo a Deciso de Diretoria da CETESB n103/2007 deve ser considerado na investigao o cenrio mais restritivo existente na rea e vizinhana. Nas visitas realizadas na rea observou-se a presena de indstrias, comrcio e residncias prximas ao terreno avaliado e, desta forma, optou-se por utilizar o cenrio residencial para avaliao da contaminao do solo.

6.3.2.2. gua subterrnea Os resultados de gua subterrnea da rea foram comparados com a lista de valores orientadores da CETESB (2005). Quando o parmetro no contemplado por esta listagem optou-se por utilizar a Portaria de Portabilidade do Ministrio da Sade (MS, n518/04) seguido dos valores de interveno preconizados pela Lista Holandesa (2000).

6.3.3. Resultados Obtidos 6.3.3.1. Caracterizao geolgica local A caracterizao geolgica local se baseou nas informaes obtidas durante esta etapa de investigao, especificamente nas sondagens e perfuraes para a instalao de poos de monitoramento. De modo geral foram identificados 03 litologias sedimentares na rea. Na Tabela 6.3.3.1-1 a seguir ilustrado um resumo das principais litologias identificadas.
Tabela 6.3.3.1-1: Caractersticas geolgicas locais obtidas durante a investigao da rea. Camada Composio Predominante Espessura Mdia (m) Descrio Litolgica

1 2 3

Aterro de silte Argila marinha Areia fina a mdia

0,0 a 2,0 2,0 a 4,0 4,0 a 4,5

Aterro de silte, areno argiloso com racho, seco, de colorao variando de roxo e cinza. Argila marinha siltosa, saturada, de colorao cinza escura. Areia fina a mdia, pouco siltosa, saturada, de colorao cinza escuro.

6.3.3.2. Caracterizao hidrogeolgica local A caracterizao e a avaliao dos recursos hdricos subterrneos esto relacionadas com o conhecimento das caractersticas fsicas e hidrodinmicas dos aqferos. Para o estudo em questo, foram utilizados como referncia os dados obtidos nas perfuraes dos poos de monitoramento. Desta forma observa-se na rea um aqfero sedimentar situado basicamente na camada de sedimentos, possuindo carter livre, com heterogeneidades locais causadas pela variabilidade
CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

17

litolgica: rea de disposio de sedimento de dragagem, disposio de materiais slidos residenciais, material proveniente da encosta, argila marinha siltosa, areia fina a mdia entre outros. O aqfero superficial possivelmente influenciado pelas guas do canal de So Sebastio que faz limite com a propriedade, o que pode ocasionar uma intruso de gua salina no aqfero.

6.3.3.3. Avaliao potenciomtrica Na avaliao do comportamento das guas subterrneas na rea foi elaborado o mapa potenciomtrico local com base nas cargas hidrulicas dos poos de monitoramento instalados. Para a elaborao do mapa potenciomtrico representativo do aqfero local foi calculada a carga hidrulica de oito poos de monitoramento: PM-01 e PM-03 a PM-09. O poo PM-02 devido localizao (instalado sobre rea de disposio de sedimento) no representa as caractersticas hidrogeolgicas da rea e, desta maneira, foi excludo do mapa potenciomtrico, j o PM-10 no foi possvel realizar a topografia devido ao trfego de automveis e pessoas na rea. Na Tabela 6.3.3.3-1 a seguir, so apresentados os resultados dos clculos de carga hidrulica.
Tabela 6.3.3.3-1: Cargas hidrulicas dos poos de monitoramento do aqfero raso PM Nvel de gua (m) Cota do PM (m) Carga hidrulica

PM-01 PM-02 PM-03 PM-04 PM-05 PM-06 PM-07 PM-08 PM-09 PM-10

2,37 2,43 1,41 1,53 1,39 1,93 1,67 2,32 2,30 1,45

10,00 9,51 10,51 10,01 9,80 10,23 10,34 10,16 -

7,63 8,10 8,98 8,62 7,87 8,56 8,02 7,86 -

Aps o clculo das cargas hidrulicas foram delimitadas as linhas equipotenciais e definido a potenciometria da rea conforme apresentado na Figura 6.3.3.3 - 1 - Mapa Potenciomtrico. De acordo com o mapa possvel concluir que: As guas subterrneas fluem preferencialmente na direo oeste (O) para leste (E), no sentido do canal de So Sebastio, localizado no limite da propriedade; H provavelmente interferncias localizadas no sentido do fluxo subterrneo causadas pela disposio de sedimentos de dragagem, entulhos de construo e disposio de lixo na rea; O gradiente hidrulico entre um poo de montante (PM-01) e um de jusante (PM-03) compatvel com a topografia plana e o perfil geolgico predominante da rea de estudo. O gradiente hidrulico calculado de 0,002, cujos valores utilizados para o clculo foram: NA (PM-01 PM-03) = 0,96 m

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

18

x (PM-01 e PM-03) = 412,5 m i (gradiente hidrulico) = 0,96/412,5 = 0,002

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

19

Figura 6.3.3.3 1: Mapa Potenciomtrico (ver pasta Figuras)

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

20

6.3.3.4. Coeficiente de condutividade hidrulica A metodologia utilizada para o clculo do coeficiente de condutividade hidrulica (K) baseou-se na equao proposta por Hvorslev (1951), utilizando-se o software Aquifer Test for Windows, conforme descrito a seguir: K = [r2 ln (L/R)]/(2 L TL) Onde:
K R L R TL Ht ho = Condutividade hidrulica (m/min) = Raio efetivo do poo, excluindo o pr-filtro (m) = Comprimento da seo filtrante (m) = Raio do poo, incluindo o pr-filtro (m) = Intervalo de tempo quando ht/ho = 0,37 (min) = Rebaixamento em funo do tempo (m) = Rebaixamento inicial (m)

Para a obteno dos dados, foram realizados ensaios de slug test em quatro poos de monitoramento (PM-01, PM-03, PM-04 e PM-10). As planilhas com os dados dos ensaios encontram-se no Anexo 6.3.1.6 -1. Os resultados obtidos foram os seguintes: PM-01 = 7,37 x 10-6 cm/s PM-03 = 3,88 x 10-5 cm/s PM-04 = 3,01 x 10-6 cm/s PM-10 = 2,99 x 10-5 cm/s Com relao aos resultados, observa-se um coeficiente hidrulico mdio de aproximadamente 1,98 x 10-5 cm/s para ao aqfero investigado na rea.

6.3.3.5. Velocidade da gua subterrnea Com base nos dados provenientes dos mapas potenciomtricos e nos coeficientes de condutividade hidrulica, calculou-se a velocidade mdia da gua subterrnea para o aqfero raso avaliado, utilizando-se para tanto a seguinte equao: V = Ki/ne Onde:
V K i ne = Velocidade da gua subterrnea (cm/s); = Coeficiente de condutividade hidrulica (cm/s); = Gradiente hidrulico (cm/cm); = Porosidade efetiva.
21

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

Na Tabela 6.3.3.5 1 a seguir, so apresentados os dados utilizados para os clculos e os valores das velocidades calculadas. Para o clculo foi utilizada a mdia dos valores da condutividade hidrulica obtidos nos ensaios realizados, contemplando somente os dados dos poos PM-01, PM03, PM-04 e PM-10. O clculo do gradiente hidrulico (i) levou em considerao os dados dos poos PM-01 e PM-03 e resultou em um valor de 0,002. Considerando que os solos dos poos de monitoramento avaliados possuem caractersticas siltico argilosa optou-se por utilizar uma porosidade efetiva de 0,15 ou 15%.
Tabela 6.3.3.5-1: Clculo da velocidade da gua subterrnea Condutividade hidrulica mdia (cm/s) Gradiente hidrulico Porosidade efetiva Velocidade mdia da gua subterrnea (cm/s) Velocidade mdia da gua subterrnea (m/ano)

1,98 x 10-5

0,002

0,15

2,67 x 10-7

8,31 x 10-2

Conforme os dados acima apresentados, a velocidade mdia da gua subterrnea no aqfero raso de aproximadamente 0,835m/ano, realizando os clculos considerando o PM-01 e PM-10 a velocidade encontrada a mesma dos clculos apresentados acima.

6.3.3.6. Resultados analticos das amostras de solo As cadeias de custdia e os laudos analticos obtidos para as amostras de solo so apresentados no Anexo 6.3.3.6 - 1. A. Metais e semi-metais Na Tabela 6.3.3.6-1 a seguir, so apresentados os resultados de metais e semi-metais das amostras de solo coletadas durante as sondagens.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

22

Tabela 6.3.3.6-1: Resultados de metais e semi-metais no solo (mg/kg)


Cetesb (2005) Parmetros Preveno Interveno residencial PM-01 PM-02 PM-03 PM-04 PM-05

Data da coleta Profundidade da amostragem (m) Alumnio Antimnio Arsnio Brio Cdmio Cromo Cobre Chumbo Cobalto Ferro Mangans Molibdnio Nquel Selnio Prata Vandio Zinco Boro Mercrio
Acima do valor de preveno

15/12/2008 19/12/2008 16/12/2008 17/12/2008 17/12/2008 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 2 15 150 1,3 75 60 72 25 10 55 500 8 300 400 300 65 18715 <0,52 <4,12 78,1 <0,31 <20,6 <16,5 <20,6 <6,18 17083 167 <8,25 <8,25 <1,55 <0,52 33,7 <82,5 <51,5 <0,33 18911 <0,71 8,77 <56,8 <0,43 <28,4 <22,7 <28,4 <8,52 17828 165 <11,4 <11,4 <2,13 <0,71 27,1 <114 <71,0 <0,43 13590 <0,54 <4,31 141 <0,32 24,6 <17,2 <21,5 11,6 23001 404 <8,60 13,3 <1,62 <0,54 49,8 <86,2 <53,9 <0,31 9111 <0,57 <4,53 168 <0,34 <22,6 18,7 32,1 <6,79 11473 233 <9,06 <9,06 <1,70 <0,57 24,9 102 <56,6 <0,33 10833 <0,62 <4,92 162 <0,37 <24,6 180 48,1 <7,38 13596 269 <9,84 10,4 <1,85 <0,62 26,5 186 <61,5 <0,36

30 30 5 2 300 0,5

100 100 50 1.000 36

Acima do valor de interveno residencial

Tabela 6.3.3.6-1 (continuao): Resultados de metais e semi-metais no solo (mg/kg)


Cetesb (2005) Parmetros Preveno Interveno residencial PM-06 PM-07 PM-08 PM-09 PM-10

Data da coleta Profundidade da amostragem (m) Alumnio Antimnio Arsnio Brio Cdmio Cromo Cobre Chumbo Cobalto Ferro Mangans Molibdnio Nquel Selnio Prata Vandio Zinco Boro Mercrio
Acima do valor de preveno

17/12/2008 18/12/2008 18/12/2008 18/12/2008 19/12/2008 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 2 15 150 1,3 75 60 72 25 10 55 500 8 300 400 300 65 36977 <0,69 7,84 58,5 <0,41 51,5 <22,1 29,2 10,8 34110 400 <11,0 20,3 <2,07 <0,69 56,2 <110 <69,0 <0,42 12982 <0,51 <4,12 187 <0,31 23,9 <16,5 <20,6 12,3 22950 462 <8,24 14,2 <1,54 <0,51 48,6 <82,4 <51,5 <0,31 34184 <0,57 <4,59 558 <0,34 42,5 28,8 <23,0 16,1 32224 487 <9,18 23,3 <1,72 <0,57 65,6 <91,8 <57,4 <0,34 21578 <0,53 <4,22 261 <0,32 49,7 38,8 <21,1 19,8 34722 746 <8,44 28,9 <1,58 <0,53 82,5 96,7 <52,8 <0,32 14585 <0,61 <4,84 65,1 <0,36 <24,2 <19,4 <24,2 <7,26 14411 152 <9,68 <9,68 <1,82 <0,61 25,5 <96,8 <60,5 <0,35

30 30 5 2 300 0,5

100 100 50 1.000 36

Acima do valor de interveno residencial

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

23

De acordo com os resultados apresentados na Tabela 6.3.3.6-1, observa-se: Cobre: concentraes quantificadas acima do valor orientador de preveno apenas na amostra do solo PM-05, Brio: foi quantificado na maioria das amostras de solo, com exceo do PM-02. As amostras PM-04, PM-05, PM-07 e PM-09 apresentaram resultados acima do valor de preveno e o PM-08, cerca de 10% acima do valor orientador de interveno residencial. Os pontos amostrais onde foram obtidas concentraes de brio situam-se todos, com exceo do PM-04, na rea onde atualmente realizado o transbordo de lixo urbano proveniente da cidade de So Sebastio. Alm disto, esta rea, incluindo o PM-04, foi utilizada como bota-fora de entulhos de construo e material da encosta (morros) da regio para o aterramento da mesma. B. Srie de nitrognio, cloreto, fenol, fsforo e leos e graxas Na Tabela 6.3.3.6-2 a seguir so apresentados os resultados da srie de nitrognio (nitrato + nitrito, nitrognio amoniacal), cloreto, fenol e leos e graxas nas amostras de solo.
Tabela 6.3.3.6-2: Resultados da nitrato+nitrito, nitrognio amoniacal, cloreto, fenol, fsforo e leos e graxas no solo (mg/kg)
Lista Holandesa (2000) Interveno

Parmetros

PM-01

PM-02

PM-03

PM-04

PM-05

Data da coleta Profundidade da amostragem (m) Fenol Total Nitrognio amoniacal leos e Graxas Nitrato+Nitrito como N Fsforo Cloreto
Acima do valor de preveno

15/12/2008 19/12/2008 16/12/2008 17/12/2008 17/12/2008 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 <0,18 19,2 <1070 6,63 195 28,3 <0,25 47 <1432 6,09 320 7500 <0,18 2,93 <1072 <3,24 309 93,1 <0,19 89,2 <1149 12,6 363 163 <0,21 53,5 <1217 11,7 466 183

5.000 -

Acima do valor de interveno

Tabela 6.3.3.6-2 (continuao): Resultados da nitrato+nitrito, nitrognio amoniacal, cloreto, fenol, fsforo e leos e graxas no solo (mg/kg)
Lista Holandesa (2000) Interveno

Parmetros

PM-06

PM-07

PM-08

PM-09

PM-10

Data da coleta Profundidade da amostragem (m) Fenol Total Nitrognio amoniacal leos e Graxas Nitrato+Nitrito como N Fsforo Cloreto
Acima do valor de preveno

17/12/2008 18/12/2008 18/12/2008 18/12/2008 19/12/2008 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 <0,24 117 <1415 10,3 554 177 <0,18 4,99 <1038 3,88 298 228 <0,19 43,80 <1077 7,33 333 165 <0,18 3,44 <1027 <3,28 410 270 <0,20 38,60 <1138 6,31 164 4780

5.000 -

Acima do valor de interveno

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

24

De acordo com os resultados apresentados na Tabela 6.3.3.6-2, observa-se: As maiores concentrao de nitrognio amoniacal esto relacionadas com as maiores concentraes de nitrato+nitrito observadas em todas as amostras de solo. As maiores concentraes destes elementos as quais foram encontradas nas amostras PM-05, PM-06 e PM-08 provavelmente esto relacionadas localizao dos mesmos, ou seja, prximos as reas de transbordo de lixo urbano As concentraes de cloreto obtidas nos PM-02 e PM-10 provavelmente esto relacionadas com o tipo de material onde os mesmos foram perfurados, ou seja, sedimento de dragagem do Canal do Porto e rea de manguezal. C. Pesticidas organoclorados (POC) Na Tabela 6.3.3.6-3 a seguir, so apresentados os resultados de POC das amostras de solo.
Tabela 6.3.3.6-3: Resultados de POC no solo (ug/kg)
Cetesb (2005) Parmetros Preveno Interveno residencial Lista Holandesa (2000) Interveno

PM-01

PM-02

PM-03

PM-04

PM-05

Data da coleta Profundidade da amostragem (m) alfa-BHC beta-BHC gama-BHC (lindane) delta-BHC alfa+beta+gama+delta BHC Aldrin Dieldrin Endrin 4,4'-DDE 4,4'-DDD 4,4'-DDT DDE+DDD+DDT Endrin aldeido Endrin cetona alfa-clordano gama-clordano Alfa+beta clordano Endossulfan I Endossulfan II Endossulfan sulfato Endossulfan I+II+sulfato Heptacloro Heptacloro epxido Hexaclorobenzeno Mirex Metoxicloro Alaclor Metolacloro Pendimentalina Permetrina Trifuralina Toxafeno

11 1

100 70 2.000

1,5 43 1 21 13 10

10 600 1.500 1.000 3.000 2.000 4.000

4.000

4.000 4.000 4.000

15/12/2008 19/12/2008 16/12/2008 17/12/2008 17/12/2008 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <7,4 <9,6 <6,9 <7,3 <8,3 <74 <96 <69 <73 <83 <74 <96 <69 <73 <83 <74 <96 <69 <73 <83 <74 <96 <69 <73 <83 <222 <289 <208 <219 <249 <74 <96 <69 <73 <83 <742 <965 <694 <730 <831

Acima do valor de preveno

Acima do valor de interveno residencial

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

25

Tabela 6.3.3.6-3 (continuao): Resultados de POC no solo (ug/kg)


Cetesb (2005) Parmetros Interveno Preveno residencial Lista Holandesa (2000) Interveno

PM-06

PM-07

PM-08

PM-09

PM-10

Data da coleta Profundidade da amostragem (m) alfa-BHC beta-BHC gama-BHC (lindane) delta-BHC alfa+beta+gama+delta BHC Aldrin Dieldrin Endrin 4,4'-DDE 4,4'-DDD 4,4'-DDT DDE+DDD+DDT Endrin aldeido Endrin cetona alfa-clordano gama-clordano Alfa+beta clordano Endossulfan I Endossulfan II Endossulfan sulfato Endossulfan I+II+sulfato Heptacloro Heptacloro epxido Hexaclorobenzeno Mirex Metoxicloro Alaclor Metolacloro Pendimentalina Permetrina Trifuralina Toxafeno Acima do valor de preveno

17/12/2008 18/12/2008 18/12/2008 18/12/2008 19/12/2008 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 11 1 100 70 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 2.000 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 4.000 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 4.000 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 4.000 <9,5 <7,0 4.000 <9,5 <7,0 4.000 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <9,5 <7,0 <95 <70 <95 <70 <95 <70 <95 <70 <285 <211 <95 <70 <950 <702 Acima do valor de interveno residencial <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <7,4 <74 <74 <74 <74 <223 <74 <743 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <7,2 <72 <72 <72 <72 <217 <72 <722 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <7,9 <79 <79 <79 <79 <237 <79 <791

1,5 43 1 21 13 10

10 600 1.500 1.000 3.000 2.000

Conforme apresentado na Tabela 6.3.3.6-3 todos os POC analisados apresentaram resultados abaixo do limite de quantificao do laboratrio. D. Bifenilas policloradas (PCB) Na Tabela 6.3.3.6-4 a seguir, so apresentados os resultados de PCB nas amostras de solo.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

26

Tabela 6.3.3.6-4: Resultados de PCB no solo ( g/kg)


Cetesb (2005) Parmetros Preveno Interveno residencial Lista Holandesa (2000) Interveno

PM-01

PM-02

PM-03

PM-04

PM-05

Data da coleta Profundidade da amostragem (m) 2,4,4-triclorobifenil 2,2,5,5-tetraclorobifenil 2,2,4,5,5-pentaclorobifenil 2,3,4,4,5-pentaclorobifenil 2,2,3,4,4,5-hexaclorobifenil 2,2,4,4,5,5-hexaclorobifenil 2,2,3,4,4,5,5-heptaclorobifenil PCBs totais

0,3

30

15/12/2008 19/12/2008 16/12/2008 17/12/2008 17/12/2008 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 <0,37 <0,49 <0,36 <0,37 <0,4 <0,37 <0,49 <0,36 <0,37 <0,4 <0,37 <0,49 <0,36 <0,37 <0,4 <0,37 <0,49 <0,36 <0,37 <0,4 <0,37 <0,49 <0,36 0,52 0,95 <0,37 <0,49 <0,36 <0,37 1,26 <0,37 <0,49 <0,36 <0,37 0,71 <0,37 <0,49 <0,36 0,52 2,92

Acima do valor de preveno

Acima do valor de interveno residencial

Tabela 6.3.3.6-4 (continuao): Resultados de PCB no solo ( g/kg)


Cetesb (2005) Parmetros Preveno Interveno residencial Lista Holandesa (2000) Interveno

PM-06

PM-07

PM-08

PM-09

PM-10

Data da coleta Profundidade da amostragem (m) 2,4,4-triclorobifenil 2,2,5,5-tetraclorobifenil 2,2,4,5,5-pentaclorobifenil 2,3,4,4,5-pentaclorobifenil 2,2,3,4,4,5-hexaclorobifenil 2,2,4,4,5,5-hexaclorobifenil 2,2,3,4,4,5,5-heptaclorobifenil PCBs totais

17/12/2008 18/12/2008 18/12/2008 18/12/2008 19/12/2008 0,50 0,50 0,50 0,50 0,50 <0,46 <0,46 <0,46 <0,46 <0,46 <0,46 <0,46 <0,46 <0,35 <0,35 <0,35 <0,35 <0,35 <0,35 <0,35 <0,35 <0,37 <0,37 <0,37 <0,37 <0,37 <0,37 <0,37 <0,37 <0,35 <0,35 <0,35 <0,35 <0,35 <0,35 <0,35 <0,35 <0,39 <0,39 <0,39 <0,39 <0,39 <0,39 <0,39 <0,39

0,3

30

Acima do valor de preveno

Acima do valor de interveno residencial

De acordo com os resultados apresentados na Tabela 6.3.3.6-4 apenas as amostras PM-04 e PM05 apresentaram concentraes acima do valor orientador de preveno para o solo. Porm estas concentraes encontram-se 10 (PM-05) e 58 (PM-04) vezes abaixo do valor de interveno residencial. Com intuito de verificar se estes compostos encontrados esto somente adsorvidos nas partculas de solo ou dissolvidos na gua subterrnea, verifica-se a necessidade de uma avaliao desta classe de compostos nesta ltima matriz ambiental. E. Compostos orgnicos volteis (VOC) Na Tabela 6.3.3.6-5 a seguir, so apresentados os resultados de VOC das amostras de solo.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

27

Tabela 6.3.3.6-5: Resultados de VOC no solo (ug/kg)

Acima do valor de preveno

Acima do valor de interveno residencial

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

28

Tabela 6.3.3.6-5 (continuao): Resultados de VOC no solo (ug/kg)

Acima do valor de preveno

Acima do valor de interveno residencial

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

29

Conforme apresentado na Tabela 6.3.3.6-5 todos os VOC analisados apresentaram resultados abaixo do limite de quantificao do laboratrio. F. Compostos orgnicos semi-volteis (SVOC) Na Tabela 6.3.3.6-6 a seguir so apresentados os resultados de VOC das amostras de solo.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

30

Tabela 6.3.3.6-6: Resultados de SVOC no solo ( g/kg)

Acima do valor de preveno Acima do valor de interveno residencial **Somatria de monoclorobenzeno, diclorobenzenos, triclorobenzenos, tetraclorobenzenos, pentaclorobenzenos e hexaclorobenzeno. ***Somatria de clorofenol, diclorofenis, triclorofenis, tetraclorofenis e pentaclorofenol. ****Somatria de naftaleno, antraceno, fenantreno, fluoranteno, benzo(a)antraceno, criseno, benzo(a)pireno, benzo(g,h,i)perileno, benzo(k)fluoranteno, indeno(1,2,3cd)pireno.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

31

Tabela 6.3.3.6-6 (continuao): Resultados de SVOC no solo ( g/kg)

Acima do valor de preveno Acima do valor de interveno residencial **Somatria de monoclorobenzeno, diclorobenzenos, triclorobenzenos, tetraclorobenzenos, pentaclorobenzenos e hexaclorobenzeno. ***Somatria de clorofenol, diclorofenis, triclorofenis, tetraclorofenis e pentaclorofenol. ****Somatria de naftaleno, antraceno, fenantreno, fluoranteno, benzo(a)antraceno, criseno, benzo(a)pireno, benzo(g,h,i)perileno, benzo(k)fluoranteno, indeno(1,2,3cd)pireno.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

32

Tabela 6.3.3.6-6 (continuao): Resultados de SVOC no solo ( g/kg)

Acima do valor de preveno Acima do valor de interveno residencial **Somatria de monoclorobenzeno, diclorobenzenos, triclorobenzenos, tetraclorobenzenos, pentaclorobenzenos e hexaclorobenzeno. ***Somatria de clorofenol, diclorofenis, triclorofenis, tetraclorofenis e pentaclorofenol. ****Somatria de naftaleno, antraceno, fenantreno, fluoranteno, benzo(a)antraceno, criseno, benzo(a)pireno, benzo(g,h,i)perileno, benzo(k)fluoranteno, indeno(1,2,3cd)pireno.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

33

Tabela 6.3.3.6-6 (continuao): Resultados de SVOC no solo ( g/kg)

Acima do valor de preveno Acima do valor de interveno residencial **Somatria de monoclorobenzeno, diclorobenzenos, triclorobenzenos, tetraclorobenzenos, pentaclorobenzenos e hexaclorobenzeno. ***Somatria de clorofenol, diclorofenis, triclorofenis, tetraclorofenis e pentaclorofenol. ****Somatria de naftaleno, antraceno, fenantreno, fluoranteno, benzo(a)antraceno, criseno, benzo(a)pireno, benzo(g,h,i)perileno, benzo(k)fluoranteno, indeno(1,2,3cd)pireno.

De acordo com os resultados apresentados na Tabela 6.3.3.6-6, alguns SVOC foram quantificados acima do valor de preveno nas seguintes amostras: Bis(2-etilhexil)ftalato: PM-04 e PM-05 Antraceno: PM-04 Benzo(a)antraceno: PM-01, PM-04 e PM-05 Benzo(a)pireno e indeno (1,2,3-cd)pireno: PM-01 e PM-04 Todas as concentraes quantificadas encontram-se abaixo do valor orientador de interveno residencial. Recomenda-se a avaliao da presena destes compostos na gua subterrnea. Embora tenham sido quantificadas concentraes para estes cinco compostos acima dos respectivos valores de preveno, na Tabela 6.3.3.6-7 a seguir, demonstrado quantas vezes os valores encontrados esto abaixo dos valores de interveno.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

34

Tabela 6.3.3.6-7: Quantidade de vezes os quais os valores quantificados esto abaixo dos respectivos valores de interveno
Parmetro PM-01 PM-02 PM-03 PM-04 PM-05

Bis(2-Etilhexil)ftalato Benzo(a)antraceno Benzo(a)pireno Indeno(1,2,3-cd)pireno

104 7 543

12,2 71 5,4 431

6,3 667

6.3.3.7. Resultados analticos das amostras de gua subterrnea A. Parmetros fsico-qumicos No Anexo 6.3.3.7 - 1 so apresentados os laudos dos resultados fsicos e qumicos obtidos em in situ. Na Tabela 6.3.3.7-1 a seguir, so apresentados os resultados dos parmetros fsicos e qumicos dos poos de monitoramento instalados no Porto de So Sebastio.
Tabela 6.3.3.7-1: Resultados dos parmetros fsico-qumicos das amostras de gua subterrnea dos poos de monitoramento
Pontos de Coleta OD (mg/L) OD % pH Condutividade Salinidade (mS/cm) () EH(mV) Temp (C)

PM - 01 PM - 02 PM - 03 PM - 04 PM - 05 PM - 06 PM - 07 PM - 08 PM - 09 PM - 10

0,0 2,9 0,0 0,0 0,0 0,7 0,0 0,0 0,0 0,6

0,0 40,8 0,0 0,0 0,0 8,8 0,0 0,0 0,0 7,6

7,1 7,5 7,0 6,9 7,2 7,4 6,8 7,1 6,8 6,9

0,7 39,2 22,2 16,0 7,3 10,2 6,5 21,3 13,2 45,3

0,3 24,8 13,3 9,3 4,0 5,8 3,6 12,8 7,6 29,3

203,0 66,5 -62,5 -101,4 -77,6 -41,5 -144,8 46,2 32,1 -99,1

26,5 24,6 24,4 25,2 25,7 24,2 24,7 25,1 25,4 23,5

De acordo com os resultados apresentados na Tabela 6.3.3.7-1, observa-se: Os resultados de oxignio dissolvido (OD) variaram de 0 a 2,9 mg/L, corroborando com a % saturao de OD e potencial de oxido-reduo. Com exceo para o PM-01 as demais amostras apresentaram resultados tendendo a ambientes redutores Os resultados de condutividade eltrica variaram de 0,7 (PM-01) a 45,3 mS/cm (PM-10) e esto de acordo com a salinidade analisada nas amostras de gua, quanto maior a salinidade maior a condutividade devido ao teor de sais dissolvidos na gua. O pH dos poos de monitoramento variou de 6,8 (PM-09 e PM-07) a 7,5 (PM-02) o que indica um ambiente com caractersticas neutras. A temperatura da gua subterrnea variou de 24,2 (PM-02) a 26,5C (PM-01).
CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

35

B. Metais e semi-metais Na Tabela 6.3.3.7-2 a seguir, so apresentados os resultados de metais e semi-metais das amostras de gua subterrnea dos poos de monitoramento. As cadeias de custdia e os laudos analticos obtidos para as amostras de gua subterrnea so apresentados no Anexo 6.3.3.6 1
Tabela 6.3.3.7-2: Resultados de metais e semi-metais na gua subterrnea ( g/L)
Valores Orientadores Cetesb 2005 VI

Parmetros

PM-01

PM-02

PM-03

PM-04

PM-05

Data da coleta Alumnio Antimnio Arsnio Brio Cdmio Cromo Cobre Chumbo Cobalto Ferro Mangans Molibdnio Nquel Selnio Prata Vandio Zinco Boro 200 5 10 700 5 50 2000 10 5 300 400 70 20 10 50 5000 500

18/12/2008 20/12/2008 18/12/2008 18/12/2008 18/12/2008 <100 <5 <10 <200 <5 <20 <200 <10 <5 <300 195 <50 <20 <10 <50 <10 <200 <500 149 <5 16 <200 <5 <20 <200 18,4 <5 <300 5322 <50 <20 <10 <50 22 <200 4585 195 <5 <10 <200 <5 <20 <200 <10 19,7 3533 10959 <50 <20 <10 <50 35,6 <200 2102 144 <5 <10 741 <5 <20 <200 <10 6,24 15117 1399 <50 <20 <10 <50 19,2 <200 924 <100 <5 <10 <200 <5 <20 <200 <10 <5 2462 361 <50 <20 <10 <50 15,1 <200 1261

Acima do valor de interveno residencial

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

36

Tabela 6.3.3.7-2 (continuao): Resultados de metais e semi-metais na gua subterrnea ( g/L)


Valores Orientadores Cetesb 2005 VI

Parmetros

PM-06

PM-07

PM-08

PM-09

PM-10

Data da coleta Alumnio Antimnio Arsnio Brio Cdmio Cromo Cobre Chumbo Cobalto Ferro Mangans Molibdnio Nquel Selnio Prata Vandio Zinco Boro
Acima do valor de interveno

200 5 10 700 5 50 2000 10 5 300 400 70 20 10 50 5000 500

18/12/2008 19/12/2008 19/12/2008 19/12/2008 19/12/2008 122 <100 114 130 130 <5 <5 <5 <5 <5 <10 12,5 <10 <10 <10 293 301 266 475 454 <5 <5 <5 <5 <5 <20 <20 <20 <20 <20 <200 <200 <200 <200 <200 <10 <10 <10 <10 <10 <5 <5 <5 <5 <300 9722 1311 4245 2078 1259 1834 1422 2634 4052 <50 <50 <50 <50 <50 <20 <20 <20 <20 <20 <10 <10 <10 <10 <10 <50 <50 <50 <50 <50 25,1 19,2 17 20,1 12,2 <200 <200 <200 <200 <200 2445 1049 2812 3689 3931

De acordo com os resultados apresentados na Tabela 6.3.3.7-2, observa-se: O boro encontrado normalmente em abundncia nos ecossistemas costeiros (gua e sedimento) e, desta maneira, apresentou resultados acima do valor interveno para a maioria dos poos de monitoramento (exceo para o PM-01), visto que os mesmos esto localizados em uma regio estuarina; O Mn e o Fe foram quantificados na maioria dos poos de monitoramento, sendo alguns acima do VI estabelecido pela CETESB. Estes elementos so comumente encontrados na gua subterrnea devido sua abundncia em solos tropicais. O arsnio foi quantificado acima de VI nos poos PM-02 e PM-07. Ressalta-se que o PM-02 encontra-se instalado na rea onde foram dispostos os sedimentos provenientes da dragagem do prprio Porto; O brio foi quantificado acima de VI no PM-04, corroborando com os resultados no solo. O cobalto foi quantificado apenas nos PM-03 e PM-04, acima de VI. Ressalta-se que provavelmente houve um erro no clculo do VI para o Co na reviso dos valores orientadores (CETESB, 2005). A proposta da prpria CETESB na Minuta de Resoluo CONAMA de

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

37

reas Contaminadas, disponvel no site do CONAMA que o valor do Co seja de 70 ppb. Neste caso as concentraes quantificadas no superam este valor. O chumbo foi quantificado apenas no PM-02, acima de VI. C. Srie de nitrognio, cloreto, fenol, fsforo e leos e graxas Na Tabela 6.3.3.7-3 a seguir, so apresentados os resultados da srie de nitrognio (nitrato, nitrito, nitrognio amoniacal e amnia), cloreto, fenol e leos e graxas das amostras de gua subterrnea dos poos de monitoramento.
Tabela 6.3.3.7-3: Resultados de nitrato, nitrito, nitrognio amoniacal, amnia, cloreto, fenol, fsforo e leos e graxas na gua subterrnea (mg/L)
Valores Orientadores Parmetros Cetesb 2005 VI Portaria de Potabilidade MS n518/04 PM-01 PM-02 PM-03 PM-04 PM-05

Data da coleta Fenol Total (mg/L) Nitrognio amoniacal Amnia como NH3 leos e Graxas Nitrato como N Nitrito como N Fsforo Cloreto

0,14 1,5 10 1 250

18/12/2008 20/12/2008 18/12/2008 18/12/2008 18/12/2008 <0,01 <0,01 <0,01 <0,01 <0,01 0,27 12,2 6,70 76 24,5 0,002 0,240 0,041 0,456 0,309 <10 <10 <10 <10 <10 0,30 0,49 <0,30 1,02 0,51 0,04 <0,02 <0,02 <0,02 <0,02 <200 767 <200 380 1219 57 13699 7970 3692 1318

Acima do valor de interveno

Tabela 6.3.3.7-3 (continuao): Resultados de nitrato, nitrito, nitrognio amoniacal, amnia, cloreto, fenol, fsforo e leos e graxas na gua subterrnea (mg/L)
Valores Orientadores Cetesb 2005 VI Portaria de Potabilidade MS n518/04

Parmetros

PM-06

PM-07

PM-08

PM-09

PM-10

Data da coleta Fenol Total (mg/L) Nitrognio amoniacal Amnia como NH3 leos e Graxas Nitrato como N Nitrito como N Fsforo Cloreto

0,14 1,5 10 1 250

18/12/2008 19/12/2008 19/12/2008 19/12/2008 19/12/2008 <0,01 <0,01 <0,01 <0,01 <0,01 6 5,10 4,70 53,5 1,10 0,107 0,024 0,042 0,248 0,006 <10 <10 <10 <10 <10 0,51 0,82 0,77 0,91 <0,30 <0,02 <0,02 <0,02 <0,02 <0,02 1621 939 2249 1805 290 3486 1263 9294 8583 16901

Acima do valor de interveno

So estabelecidos valores de interveno apenas para fenol e nitrato e as concentraes destes parmetros na gua subterrnea no superaram os respectivos VI.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

38

As concentraes de cloreto na gua subterrnea variaram da ordem de 1.000 a 17.000mg/L e corroboram os resultados de salinidade e condutividade (Tabela 6.3.3.7-1). Os resultados de cloreto so condizentes com a realidade da rea, uma vez que o terreno, objeto deste estudo, est localizado nos limites do Canal de So Sebastio. Os poos que sofrem maior influncia da rea de disposio de lixo urbano apresentaram as maiores concentraes de fsforo. D. Pesticidas organoclorados (POC) Na Tabela 6.3.3.7-4 a seguir, so apresentados os resultados de POC das amostras de gua subterrnea dos poos de monitoramento.
Tabela 6.3.3.7-4: Resultados de POC na gua subterrnea ( g/L)

Acima do valor de interveno

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

39

Tabela 6.3.3.7-4 (continuao): Resultados de POC na gua subterrnea ( g/L)

Acima do valor de interveno

De acordo com os resultados apresentados na Tabela 6.3.3.7-4 observa-se que todas as amostras apresentaram concentraes de POC abaixo do limite de quantificao e dos respectivos VI. E. Bifenilas policloradas (PCB) Na Tabela 6.3.3.7-5 a seguir, so apresentados os resultados de POC das amostras de gua subterrnea dos poos de monitoramento.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

40

Tabela 6.3.3.7-5: Resultados de PCB na gua subterrnea ( g/L)

Acima do valor de interveno

Tabela 6.3.3.7-5 (continuao): Resultados de PCB na gua subterrnea ( g/L)

Acima do valor de interveno

De acordo com os resultados apresentados na Tabela 6.3.3.7-5 observa-se que todas as amostras apresentaram concentraes de PCB abaixo do limite de quantificao e dos respectivos VI. F. Compostos orgnicos volteis (VOC) Na Tabela 6.3.3.7-6 a seguir, so apresentados os resultados de VOC das amostras de gua subterrnea dos poos de monitoramento.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

41

Tabela 6.3.3.7-6: Resultados de VOC no solo ( g/L)

Acima do valor de interveno

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

42

Tabela 6.3.3.7-6 (continuao): Resultados de VOC no solo ( g/L)

Acima do valor de interveno CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

43

De acordo com os resultados apresentados na Tabela 6.3.3.7-6 observa-se que todas as amostras apresentaram concentraes de VOC abaixo do limite de quantificao e dos respectivos VI, com exceo da amostras PM-04 onde foi quantificado xileno, porm em concentrao de cerca de 40 vezes inferior ao VI para este composto na gua subterrnea. G. Compostos orgnicos semivolteis (SVOC) Na Tabela 6.3.3.7-7 a seguir, so apresentados os resultados de SVOC das amostras de gua subterrnea dos poos de monitoramento.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

44

Tabela 6.3.3.7-7: Resultados de SVOC na gua subterrnea ( g/L)

Acima do valor de interveno

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

45

Tabela 6.3.3.7-7 (continuao): Resultados de SVOC na gua subterrnea ( g/L)

Acima do valor de interveno

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

46

Tabela 6.3.3.7-7 (continuao): Resultados de SVOC na gua subterrnea ( g/L)

Acima do valor de interveno

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

47

Tabela 6.3.3.7-7 (continuao): Resultados de SVOC na gua subterrnea ( g/L)

Acima do valor de interveno

De acordo com os resultados apresentados na Tabela 6.3.3.7-7 observa-se que todas as amostras apresentaram concentraes de SVOC abaixo do limite de quantificao e dos respectivos VI.

6.3.4. Controle de Qualidade dos Resultados Analticos No processo de investigao de reas contaminadas, o controle de qualidade das atividades de campo e anlises qumicas necessrio para verificar a conformidade dos resultados com os padres e normas pertinentes. Como as tomadas de deciso so baseadas nos resultados analticos, importante a credibilidade e confiana nos resultados obtidos. Desta forma, para a investigao da rea em questo, preocupou-se desde o incio do trabalho com o processo de aquisio de dados primrios: amostragem de solo, sedimento, gua subterrnea, gua superficial (conforme a matriz investigada) e anlises qumicas, conforme apresentado nos itens a seguir. A. Procedimentos de descontaminao Dentre os diversos equipamentos utilizados nos trabalhos de campo desenvolvidos na rea, a maioria deles utilizada com certa freqncia, ou seja, no so descartados aps o uso. Assim, a limpeza do equipamento necessria para evitar contaminaes de outras reas (reas onde o equipamento foi utilizado anteriormente) e/ou interferncias de locais mais contaminados para locais menos contaminados da rea avaliada. Para isto, foi estabelecido como procedimento interno da CPEA, que todos os equipamentos de perfurao, coleta de solo, coleta de gua ou equipamentos utilizados em ensaios, por exemplo, tarugo, quando no descartveis devem ser lavados com sabo neutro e gua mineral trs vezes e enxaguado com gua destilada antes do prximo uso.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

48

B. Controle de Qualidade dos Resultados Analticos Com o intuito de obter resultados fidedignos para as amostras de solo e gua subterrnea do projeto CPEA-685, o laboratrio contratado aplicou um Programa de Qualidade Assegurada/Controle de Qualidade, por meio de atividades que demonstram exatido (proximidade do valor verdadeiro) e preciso (reprodutibilidade dos resultados). Os seguintes controles de qualidade foram realizados: 1. Branco do Mtodo: uma amostra de gua destilada ou areia pura que processada junto com o lote de amostras reais, passando por todas as etapas analticas. O branco do mtodo fundamental para monitorar interferncia analtica causada por uma possvel contaminao proveniente do laboratrio, que poderia induzir a resultados falsos positivos nas amostras reais; esta contaminao pode ser proveniente da manipulao das amostras, dos reagentes utilizados (solventes, cidos), vidraria, do ambiente de laboratrio, equipamento analtico, etc. O valor encontrado para o branco do mtodo deve ser menor que o limite de quantificao praticvel. 2. Amostras de controle laboratorial (LCS laboratory control sample) so brancos fortificados com uma quantidade conhecida de analitos-alvo. O desempenho de uma tcnica analtica avaliado pelos resultados de LCS. Se no se obtm resultados aceitveis de LCS (dentro dos critrios de qualidade do laboratrio), significa que os resultados das amostras reais so questionveis e uma ao corretiva deve ser tomada imediatamente. LCS usado para testar a exatido do mtodo. 3. Surrogate so traadores adicionados s anlises de compostos orgnicos (volteis, PCBs, pesticidas organoclorados, semivolteis). So compostos deuterados, bromados ou fluorados, com caractersticas qumicas similares s dos analitos-alvo, mas no esto presentes em amostras ambientais. Os resultados de surrogate devem estar dentro dos critrios de controle de qualidade do laboratrio para serem considerados aceitveis, por meio de seus resultados possvel acessar exatido por amostra e avaliar efeito de matriz na recuperao dos analitos-alvo. Com a realizao de ensaios qumicos nas amostras de qualidade descritas acima, viabilizou-se o monitoramento da preciso e exatido analticas do laboratrio contratado, bem como avaliao de possvel interferncia nos resultados por manipulao, transporte, preparao e anlise das amostras. A exatido definida como o grau de concordncia de um valor medido com o valor verdadeiro. Esta foi obtida pela realizao de anlises de amostras LCS, surrogates e matrix spike. E finalmente, pde-se confirmar que no houve interferncia na qualidade dos resultados obtidos nas amostras pela realizao dos ensaios em provas de branco (de mtodo e de campo). C. Avaliao dos Resultados Obtidos nas Amostras de Controle de Qualidade 1. Branco do mtodo
CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

49

Foi utilizada gua mineral (exclusivamente para VOC) ou destilada (para similar amostra de gua) e areia pura (para similar amostra de solo ou sedimento) como amostra de branco do mtodo, sendo que estas foram processadas juntamente com as amostras reais. As amostras de gua e solo foram preparadas pelo mesmo mtodo das amostras reais. Os resultados analticos das amostras de solo e gua subterrnea referentes ao branco do mtodo encontram-se nos laudos analticos (Anexos 6.3.3.6 1). Todos os resultados obtidos estiveram abaixo do limite de quantificao do laboratrio, comprovando que no houve qualquer tipo de contaminao oriunda de procedimentos de manipulao, preparao e anlise das amostras. 2. Amostra de controle laboratorial (LCS) gua mineral (em casos de VOC) ou destilada (para similar amostra de gua) e areia pura (para similar amostra de solo), adicionou-se quantidade conhecida de analitos-alvo. Estas amostras foram processadas e analisadas juntamente com as amostras reais, assim como o branco do mtodo, as Tabelas 6.3.4-1 e 6.3.4-2 apresentam estes resultados. Todos os resultados obtidos estiveram dentro dos limites de controle de qualidade do laboratrio, os quais so estabelecidos a partir de anlise crtica das cartas-controle, comprovando, assim, a exatido dos mtodos analticos empregados pelo laboratrio.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

50

Tabela 6.3.4-1: Resultados de LCS solo

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

51

Tabela 6.3.4-2: Resultados LCS gua subterrnea

Nas Tabelas 6.3.4-1 e 6.3.4-2 so apresentados tambm os resultados obtidos para os parmetros analisados nas amostras de controle de laboratrio (spike). A anlise foi realizada no laboratrio Ceimic, seguindo o mtodo de preparao e anlise apresentados anteriormente nas Tabelas 6.3.1.31 e 6.3.1.4-2 para solo e para gua subterrnea, respectivamente. Usou-se como referncia para validao dos resultados os intervalos estabelecidos pelo laboratrio e pelo documento US EPA

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

52

Contract Laboratory Program National Functional Guidelines for Superfund Organic Methods Data Review (2008). Como pode ser observado, apenas cinco compostos foram utilizados para avaliao de preciso e exatido. Isto se deve ao fato que cada um dos compostos apresentados representarem a uma classe de compostos. O composto clorobenzeno, por exemplo, representa tetracloroeteno, 1,2dibromometano, 1,1,1,2-tetracloroetano, etilbenzeno, m,p-xileno, o-xileno e bromofrmio, enquanto que o benzeno representa 1,2-dicloroetano, tetracloreto de carbono, tricloroeteno e dibromometano, entre outros. Assim sendo, a qualidade analtica assegurada para todos os compostos analisados. 1. Surrogates O laboratrio adicionou a cada amostra de gua subterrnea e de solo do projeto CPEA-685, os seguintes traadores para acessar exatido por amostra e avaliar efeito de matriz na recuperao dos analitos alvo: VOC: 1,2-Dichloroethane-d4; Toluene-d8; Bromofluorobenzene SVOC: 2-Fluorofenol; Fenol-d5; 2-Fluorobifenil; 2,4,6-Tribromofenol; Terfenil-d14 POC e PCB: Tetracloro-m-xileno; Decaclorobifenil O laboratrio opta por adicionar mais de um traador por mtodo analtico, visto que a anlise cromatogrfica destes compostos est susceptvel a inviabilidade de quantificao por efeitos de matriz, tais como coeluio e formao de emulso durante extrao. O recomendvel que pelo menos um surrogate seja quantificado dentro dos limites de controle de qualidade estabelecidos pelo laboratrio para que os resultados das amostras sejam considerados satisfatrios e tecnicamente vlidos. Os resultados de recuperao de surrogate podem ser confirmados nos laudos analticos (Anexo 6.3.3.6 1). Todos os resultados obtidos de surrogate nas amostras do projeto CPEA-685 atenderam plenamente todos os requisitos de controle de qualidade. Com os resultados obtidos para as amostras de controle de qualidade utilizadas neste projeto, pode-se validar e garantir a veracidade dos valores apresentados para as amostras de solo e gua subterrnea coletadas para o projeto CPEA-685.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

53

6.4. CONCLUSES Este relatrio apresentou os dados obtidos na campanha de investigao ambiental realizada em dezembro de 2008 no Porto de So Sebastio como subsdio ao levantamento dos passivos ambientais e, de acordo com os resultados apresentados nos itens acima verifica-se que: Existem na rea trs principais litologias: aterro de silte, argila marinha e areia fina a mdia; O fluxo preferencial da gua subterrnea de oeste para leste em direo ao canal de So Sebastio, sendo que a velocidade calculada para a rea foi 0,015m/ano, e a condutividade hidrulica mdia foi de 1,98x10-5cm/s, corroborando com as caractersticas geolgicas da regio; As anlises qumicas no solo e gua subterrnea indicaram: o Metais e semi-metais: Solo: Cu foi quantificado acima do valor orientador de preveno e Ba, acima do valor de interveno em uma amostra; gua subterrnea: Fe, Mn e B acima de VI, sendo que Mn e Fe so elementos naturalmente presentes e B est relacionado aos sedimentos marinhos. Outros metais foram quantificados acima de VI pontualmente: arsnio, brio, chumbo e cobalto; O fsforo foi quantificado na gua subterrnea em maiores concentraes nos poos instalados prximo a rea de disposio de lixo urbano. As concentraes dos compostos analisados na srie de nitrognio no solo e na gua subterrnea provavelmente tambm esto relacionadas com a disposio de lixo urbano na rea; Cloreto: tanto na gua, quanto no solo os resultados obtidos so reflexos da regio de instalao dos poos e da localizao do terreno - prximo ao Canal de So Sebastio. Os resultados de salinidade e condutividade obtidos em campo corroboram com os resultados de cloreto; POC: todas as amostras apresentaram concentraes inferiores aos limites de quantificao. PCB: foi quantificado no solo acima do valor orientador de preveno em duas amostras, porm inferior ao valor de interveno residencial. Estes compostos no foram quantificados na gua subterrnea.

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

54

VOC: no foram quantificados no solo. Na gua subterrnea apenas xileno foi quantificado, porm abaixo do valor orientador de interveno; SVOC: Foram quantificados alguns compostos no solo acima do valor orientador de preveno, porm todos os resultados foram inferiores ao valor de interveno residencial. Na gua subterrnea todos os SVOC apresentaram concentraes abaixo do limite de quantificao e, consequentemente, dos respectivos VI. De acordo com os levantamentos realizados na rea pela Avaliao Preliminar, no houve qualquer tipo de aplicao de substncias no solo que pudessem ocasionar algum tipo de alterao na qualidade tanto dos solos quanto da gua subterrnea, no entanto, alguns parmetros que foram quantificados nos poos localizados prximo a rea de disposio de lixo urbano podem estar relacionados com a atividade desenvolvida nesta rea. Pelos resultados obtidos observa-se que os locais onde foram encontradas concentraes de compostos acima dos Valores Orientadores de Preveno ou de Interveno, esto relacionados rea de transbordo de lixo urbano proveniente da cidade de So Sebastio ou proveniente do material dragado do porto. Com relao especificamente a este local presente dentro da rea do Porto utilizado para a realizao do transbordo de lixo urbano, observa-se que os poos localizados nesta regio foram os que apresentaram concentraes para alguns compostos com maior desvio dos valores orientadores estabelecidos pelo rgo ambiental. No projeto de ampliao do Porto de So Sebastio, esta rea de transbordo ser deslocada para outra regio fora dos limites do referido Porto e, sendo assim, ser interrompido o processo de aporte de materiais que podem contribuir para a contaminao dos meios solo e gua subterrnea. No projeto de ampliao do Porto de So Sebastio, existe uma rea de manguezal situada no extremo Norte-Nordeste onde houve no passado a disposio de materiais com possibilidade de ocasionar algum tipo de contaminao. Este local ser investigado com a realizao de sondagens para a coleta de solos e instalao de poos de monitoramento com intuito de verificar a existncia ou no de passivos ambientais.

6.5. ETAPA FUTURA Para o estabelecimento da malha amostral durante a etapa de investigao para o levantamento dos passivos ambientais, foi considerada a rea do Porto de So Sebastio correspondente ao projeto de ampliao inicial. No entanto, aps terem sido feitas as coletas de solo e gua subterrnea com conseqente caracterizao qumica, o projeto de ampliao englobou tambm uma rea situada no extremo norte-nordeste da rea Porturia, onde se observa uma drsena. A rea de interesse situa-se em terra, no prolongamento da drsena (Figura 6.5 - 1).

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

55

Esta rea foi alvo de um Inqurito Civil (n11/03) e, segundo o parecer da assistente tcnica do Ministrio Pblico (f. 477/480) foi constatado que a mesma poderia apresentar um potencial dano ambiental resultante da presena de algumas pilhas esparsas de entulhos e materiais inservveis de obras. Tomando-se este parecer como premissa inicial, entende-se que est superada a fase de Avaliao Preliminar, constante do Captulo V do Manual de Gerenciamento de reas Contaminadas da Companhia Ambiental de So Paulo CETESB, sendo necessria, portanto, a execuo da etapa de Investigao Confirmatria, segundo os procedimentos estabelecidos deste Manual. Sendo assim, prope-se, neste local, a execuo de um estudo para o levantamento de passivos ambientais, sendo proposto, para tanto, a realizao de cinco sondagens para a coleta de amostras de solo e gua subterrnea. Para a caracterizao da rea em questo, sero realizadas anlises dos mesmos parmetros qumicos j utilizados para o levantamento dos passivos ambientas na rea do Porto, levando-se em considerao o projeto inicial de ampliao. . As atividades seqenciais dependero dos resultados a serem obtidos na etapa de Investigao Confirmatria, porm, devero seguir os procedimentos estabelecidos no Manual da CETESB. Na Figura 6.5 - 1 a seguir mostrada exatamente a rea a qual ser alvo dos estudos.

Figura 6.5 1: rea do Inqurito Civil n11/03 alvo dos estudos de levantamento de passivos ambientais

CPEA 685 Companhia Docas de So Sebastio Captulo 6

56

También podría gustarte