Está en la página 1de 24

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTO AMBIENTAL METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA APLICADA A PROJETOS AMBIENTAIS Prof.

MAYSE CAVALCANTI AULA 2 Mtodos Cientficos. Conceitos e Tipologias

A Utilizao de mtodos cientficos no da alada exclusiva da cincia, mas no h cincia sem o emprego de mtodos cientficos.

Objetivos Demonstrar a importncia do mtodo cientfico e a necessidade da pesquisa cientfica aplicada Gesto Ambiental.

Procedimentos metodolgicos Aulas Expositivas Exibio de vdeos Debates Realizao de exerccios em grupo

Procedimentos de avaliao
Participao em sala de aula e nos exerccios propostos Avaliao escrita Elaborao de projeto de pesquisa em grupo

Cincia X Senso comum


O sol menor do que a Terra, j que, todo dia, vemos um pequeno crculo de cor vermelha percorrendo o cu. Cada espcie de animal surgiu tal como o conhecemos. Como imaginar um peixe tornar-se rptil ou um pssaro?

Certezas como esta esto presentes na nossa vida e expressam o que ns chamamos de "senso comum".
Porm a astronomia nos revela que o sol muitas vezes maior do que a Terra e que a Terra que se move em torno dele. J a biologia nos ensina que as espcies de animais se formaram a partir de modificaes de microorganismos extremamente simples e isto ao longo de milhes de anos.

O Senso comum se manifesta atravs dos ditos populares, das crenas do povo. um verdadeiro receiturio para o homem resolver os seus problemas da vida diria. um saber no-sistematizado mas muito til para guiar o homem na sua vida cotidiana. obtido geralmente pelas observaes realizadas pelos sentidos.

O CONHECIMENTO CIENTFICO: Desconfia de nossas certezas, de nossa adeso imediata s coisas, da ausncia de crtica.
Onde o senso comum v muitas vezes fatos e acontecimentos, o conhecimento cientfico v problemas e obstculos. Ele busca leis gerais para os fenmenos Ex.: a queda dos corpos explicada pela lei da gravidade.

No acredita em milagres mas acredita na regularidade, constncia, freqncia dos fenmenos. Aspira objetividade enquanto o senso comum se caracteriza pela subjetividade. Dispe de uma linguagem rigorosa cujos conceitos so definidos de modo a evitar qualquer ambigidade.

quantitativo: busca medidas, padres, critrios de comparao e de avaliao para coisas que parecem ser diferentes. Por isto, a matemtica se constitui em instrumento importante de vrias cincias. Tem mtodo rigoroso para a observao , experimentao e verificao dos fatos. Diferentemente do Senso Comum que muitas vezes marcado pelo sentimento, o conhecimento cientfico se pretende racional.

O QUE CINCIA?

Conjunto organizado de conhecimentos fundamentados que so obtidos atravs de mtodos especficos. (Dencker; Barretto)

Todas as formas de conhecimento pretendem compreender a realidade. A diferena entre o conhecimento cientfico e as demais formas de conhecimento a maneira como se procede para sua obteno. A caracterstica principal da cincia ante outras formas de conhecimento a reflexo e a construo de um corpo metodicamente ordenado de conhecimentos.

O mtodo cientfico um conjunto de regras ou critrios que servem de referncia no processo de busca e explicao ou da elaborao de previses em relao a questes e problemas especficos. O emprego do mtodo que faz com que o conhecimento seja considerado cientfico. Trs elementos formam a base da investigao cientfica e caracterizam o conhecimento como cincia: a teoria; o mtodo e a tcnica.

Tcnica

para registrar e quantificar os dados observados, orden-los e classific-los. Uma teoria que permita interpretar os dados, dotando-os de significao, ou, na falta desta, uma hiptese sobre o sentido da ao para se chegar elaborao da teoria baseada em leis cientficas, e
O mtodo cientfico. Nosso objeto de estudo!

O processo do conhecimento foi se construindo, no decorrer da histria, mediante a alternncia de duas correntes ou mtodos:
O mtodo indutivo: inicia-se pela observao dos fenmenos at chegar a princpios gerais para depois test-los. O mtodo dedutivo: que no dedica muita ateno experincia mas parte da formulao de princpios gerais para chegar aos particulares.

Histrico:
A cincia moderna nasceu nos sculos XVI e XVII, com a aplicao do mtodo emprico. Galileu estabeleceu as bases do mtodo que perduram at hoje.

Mtodo

Base para a construo do conhecimento cientfico Forma ordenada de proceder ao longo de um caminho D orientao geral para chegar a um determinado fim

Alice pergunta ao gato:


-Para onde eu devo seguir? -Depende, para onde voc quer ir?

- Eu no sei.
-Ora, se voc no sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.

O mtodo cientfico...

objetivo reproduzvel
sistemtico

O mtodo consiste em:

Formular questes ou propor problemas


Efetuar observaes Registrar as observaes feitas

O mtodo consiste em:

Procurar responder formulados.

questes/problemas

Rever concluses, idias e opinies anteriores que estejam em desacordo com as observaes/repostas resultantes.

Em resumo... Estabelece normas que devem ser seguidas com o objetivo de reduzir a interferncia do referencial interpretativo do pesquisador no resultado da pesquisa.

Referncias:

LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientfica: cincia e conhecimento cientfico; mtodos cientficos, teoria, hipteses e variveis; metodologia jurdica. 5. ed. SO PAULO: Atlas, 2007.

También podría gustarte