Está en la página 1de 5

CLASSIFICAO DOS SLIDOS Uma das principais formas de classificar os slidos em funo da organizao tridimensional da sua estrutura microscpica.

. Desta perspetiva, possvel classificlos como cristalinos ou amorfos.

SLIDOS CRISTALINOS Estes slidos so formados por tomos, molculas ou ies que ocupam posies especficas, apresentando assim uma ordem rgida na organizao das partculas constituintes. Os slidos cristalinos podem ser classificados de acordo com o tipo de unidades estruturais que os formam e a natureza das foras que as mantm unidas. Assim, podem ser: inicos, covalentes, moleculares ou metlicos.

SLIDOS AMORFOS Nestes slidos falta-lhes um arranjo tridimensional ordenado dos tomos. O vidro um exemplo destes slidos.

LIGAO METLICA A ligao metlica o resultado da interao eletrosttica entre ies metlicos (positivos) da rede cristalina tridimensional e os eletres nela dispersos. A ligao metlica ocorre entre tomos que apresentam, simultaneamente, baixa energia de ionizao, vrias orbitais de valncia vazias e um nmero de eletres de valncia menor do que o nmero de orbitais de valncia, o que torna possvel a deslocao dos eletres ao longo da estrutura.

INTERPRETAO DAS CARACTERSTICAS DOS METAIS Os metais tm uma boa condutividade eltrica, porque os eletres deslocalizados tm uma grande mobilidade dentro da rede. Os metais so maleveis e dcteis, porque a distoro no rompe a sua ligao metlica, j que, dada a sua natureza no direcional, o deslocamento de tomos no altera significativamente as foras de ligao.

SLIDOS INICOS (CRISTAIS INICOS) So formados por ies de cargas eltricas contrrias, que se mantm unidos por foras de natureza eletrosttica. Este tipo de ligao designa-se por ligao inica. As interaes que conservam os ies na sua posio no cristal de um slido inico so muito fortes, pelo que, os movimentos dos ies so praticamente impossveis na rede cristalina. Por este motivo, os slidos inicos so duros, quebradios e tm um ponto de fuso elevado. As partculas destes slidos tm carga eltrica (so ies), mas no esto livres para se movimentarem, logo os compostos inicos no conduzem corrente eltrica no estado slido.

ENERGIA DA REDE CRISTALINA OU ENERGIA RETICULAR Esta energia corresponde ao somatrio das energias das interaes entre as partculas de um cristal inico. Por definio, a energia necessria para dissociar uma de um composto inico slido nos seus constituintes, no estado gasoso. Exemplo:

NaCl(s)

788 kJ mol -1
ENERGIA RETICULAR DO CLORETO DE SDIO

Na (g) Cl - (g)

SLIDOS COVALENTES (CRISTAIS COVALENTES) Estes slidos so formados por tomos que se encontram ligados por ligaes covalentes (resultantes da partilha de eletres de valncia), formando arranjos tridimensionais extensos. O cristal covalente inteiro pode ser descrito como uma nica molcula macroscpica. Regra geral, devido ao facto de todas as ligaes serem covalentes, a dureza e o ponto de fuso muito elevados so propriedades dos cristais covalentes. Exemplos: Diamante e grafite.

SLIDOS MOLECULARES (CRISTAIS MOLECULARES) Nos slidos moleculares as unidades estruturais que se repetem so molculas, que se mantm ligadas por foras intermoleculares. Estas foras so mais fracas que as existentes nos cristais inicos e cristais covalentes, o que explica o facto dos slidos moleculares serem geralmente substncias macias e terem pontos de fuso baixos. Geralmente no conduzem corrente eltrica.

LIGAS METLICAS Uma liga uma soluo slida composta por dois ou mais metais, ou por um metal e um ou mais no metais. Para se obter uma liga necessrio fundir os componentes, mistur-los e, posteriormente, arrefec-los.

FABRICO E APLICAO DAS LIGAS Por vezes, no existe um metal, que na forma pura, apresente as caractersticas exatas pretendidas para uma determinada aplicao. Para se resolver este problema recorre-se formao de ligas. Os metais do bloco d so os metais predominantes nas ligas metlicas.

AOS O ferro puro praticamente no usado, sendo de grande importncia as suas ligas. O ao uma liga de ferro que contm entre 0,003% e 1,4% de carbono, constituindo o seu fabrico uma das mais importantes indstrias de metais. Existem vrios tipos de aos que variam na composio, sendo os principais: Ao normal (1,35% C; 1,65% Mn e outros com menor percentagem) Ao de alta resistncia (0,25% C; 1,65% Mn; 0,4 1,0% Ni e outros) Ao inoxidvel (0,03 1,2% C; 1 10% Mn; 1 3% Si; 1 22% Ni; 4 2,7% Cr e outros)

PRATA DE LEI A chamada Prata de Lei contm cerca de 92,5% de prata pura. Pratas menos valiosas contm um teor maior de outro metal ou ligas diversas.

OURO DE LEI Designa-se por Ouro de Lei ou Ouro Lei o ouro de 19,25 K (quilates).

QUILATE (K) O quilate um sistema usado para estabelecer o grau de pureza em ouro de uma determinada pea e considera-se o ouro puro de 24 K (24 partes de ouro e zero partes de outro metal). Existem diversos tipos de ouro, tais como: Ouro rosa, que contm cobre. Ouro branco, que contm nquel. Ouro azul, que contm ferro. Ouro verde, que contm cobre, prata e zinco.

LIGAS COM MEMRIA DE FORMA Estas ligas metlicas ao serem submetidas a uma deformao, so capazes de espontaneamente recuperarem a sua forma original atravs de aquecimento moderado. Aplicaes: Construo de satlites, painis solares, robs, vlvulas, molas, sensores, armaes de culos, aplicaes mdicas Exemplo: Nitinol liga de Ni - Ti

También podría gustarte