Está en la página 1de 7

Achados arqueologicos do conta de que na pr histria , o homem das cavernas j se preocupava com a aparncia.

Pentes, navalhas de ossos e pedras e restos de materiais, comprovam isso. Mas o primeiro apojeo na arte dos penteados ocorreu no velho Egito, h cerca de cinco mil anos onde os faras de grande prestigio usavam perucas elaboradas por habilidosos cabeleireiros. Foi na antiga Grcia no sculo II a.C. que se criaram os primeiros sales de cabeleireiros os chamados Koureia , que em Atenas eram constitudos nas praas pblicas. goras. L, os embelezadores de cabelos, os Kosmetes eram escravos especiais. A partir do sculo XVIII e XIX, jornais de moda divulgavam os estilos por toda a Europa e seguia-se os exemplos principalmente vindos de Paris, Viena e demais elites europias. Os primeiros cabeleireiros para senhoras foram os Coiffures parisienses Leonard, Autier e Legros Rumigny que ditavam a moda e cuidavam dos cabelos inclusive da Rainha Maria Antonieta, a troco de altssimos salrios. A partir dos anos 20, as mulheres comearam a envolver-se com o trabalho e questes sociais e isso fez com que criassem novos conceitos e no eram mais admitidos velhos valores e preconceitos que remontassem a idade mdia. Tudo isso faz compreender a importncia que a moda e os cabeleireiros exercem na histria da humanidade, pois os cabelos refletem nossas atitudes sociais, pessoais e profissionais.

Atualmente ns no estamos somente preocupadas com a nossa beleza, mas sim da qualidade dos produtos que usamos. As ampolas de vitaminas para hidratao profunda dos cabelos um mtodo semelhante ao efeito da mscara de hidratao, as ampolas fortalecem, ajuda no crescimento e prepara o cabelo como um todo. Se voc est com os cabelos secos e quebradios o uso das ampolas indicado para garantir uma hidratao profunda. As melhores vitaminas para reestruturar os fios so: Ampola de Queratina: uma protena que ajuda na formao dos fios, hidrata e fortifica. O uso freqente de queratina protege os cabelos contra os efeitos do sol, do cloro da piscina e dos produtos qumicos. Ampola de Vitamina C: Essa vitamina age como forma de esfoliante para os poros dos cabelos. Proporciona resistncia e brilho aos cabelos, alm de unir os fios dando harmonia no visual. Ampola de Babosa: Muito procurado para quem tem pressa no crescimento dos cabelos pois a babosa estimula o crescimento dos fios e a recuperao dos cabelos secos.

Ampola de Vitamina A: Para quem deseja ter cabelos grandes e tem problemas com o crescimento, invista nesse nutriente. A vitamina A age protegendo o couro cabeludo fazendo com que haja uma acelerao do crescimento dos fios. ideal para quem tem cabelos oleosos, quebradios e com pontas duplas.

Dentro da imensa gama de produtos destinados a cuidar da sade dos cabelos, existe um grupo bem popular: as ampolas. Como so encontradas em qualquer perfumaria, muitas pessoas associam a facilidade de compra com a simplicidade do uso.

Mas no bem assim.

Existem mesmo diversos tipos de ampolas para cabelo. E as trs que considero principais so as de limpeza, as de hidratao e as de reconstruo do couro cabeludo, explica o hair stylist Srgio G, do salo Studio W, em So Paulo. Ele diz que cada uma tem uma forma certa de ser passada nos cabelos e importante conhecer os procedimentos.
Srgio ensina que as ampolas de limpeza tm como intuito tirar os resduos do couro cabeludo, fazendo higienizao profunda e equilibrando a oleosidade. As ampolas especficas para limpeza devem ser usadas antes do banho, diretamente no couro cabeludo. Passados cinco minutos, pode- se levar o cabelo normalmente, ressalta. Ele diz que esse tipo de ampola pode ser aplicada de duas a trs vezes por semana, dependendo da necessidade dos cabelos. As ampolas para hidratao costumam ser usadas em cabelos com porosidade da raiz at as pontas. Srgio explica que diferente do que muitos pensam, elas no podem ser aplicadas com os cabelos encharcados e nem misturadas em frascos de outros produtos. Para conseguir o resultado desejado, o correto passar com os cabelos enxutos, deixar agir por cinco minutos e enxaguar em seguida, alerta. O motivo para no misturar a ampola com outros produtos por que grande parte das marcas j lana uma linha completa de produtos, com xampus, condicionadores, ampolas e cremes de tratamento. Sendo assim, no h necessidade de misturar. Outro motivo que no correto ficar usando vrios produtos nos cabelos de uma s vez. Eles podem piorar a situao e at fazer mal. O tratamento de reconstruo feito com as ampolas tem como meta agir dentro do cabelo, fazendo parte de um processo de construo capilar, dentro da cutcula. Elas podem ser aplicadas da mesma forma das ampolas de hidratao. Quem quiser, pode passar o condicionador depois que retirar a ampola, para desembaraar os cabelos, completa o profissional. Sem vacilar, Srgio diz que antes de aplicar as ampolas ou qualquer produto nos cabelos imprescindvel pedir orientao de um profissional. No se deve sair por a comprando o que no se sabe a procedncia e fazendo procedimentos dos quais no se tem conhecimento, sugere. At porque certos tipos de ampolas s podem mesmo ser aplicadas por cabeleireiros e nunca em casa. Vale seguir as instrues.

Grande, pequenas, cilndricas ou com cerdas naturais. A variedade em escovas de cabelo no mercado deixa a dvida: o que levar em conta na hora de escolher a sua? O primeiro passo avaliar o seu fio de cabelo. Quanto mais grosso, maior deve ser o corpo da escova e o espao entre as cerdas. O formato tambm diz bastante sobre o produto. As escovas que parecem raquetes so mais usadas para desembaraar os fios e as cilndricas, para modelar e alisar. As cerdas podem ser de nylon ou materiais naturais, como pelo de javali ou porco. Esse segundo tipo mais caro, durvel e resistente ao calor do secador. As que misturam os dois materiais so boas para alisar, com bolinhas nas pontas que aumentam a trao dos fios. Essas ponteiras no so indicadas, porm, para cabelos cacheados. Modelos com cerdas sintticas associadas s cerdas naturais de porco e javali so ideais para cabelos sensveis, pois levam a oleosidade do couro cabeludo ao comprimento de forma suave, sem arrebentar o fio, comenta o hair stylist e consultor tcnico da Condor, Gennaro Preite. J as escovas com corpo de metal ou cermica agilizam e potencializam a ao do secador para alisar e modelar, j que absorvem o calor. E para quem quer diminuir o frizz, a dica so os modelos ionizados.

Se voc tem os cabelos lisos, a escolha vai depender da espessura do fio. Para os fios forem mais finos, escolha uma escova com cerdas naturais, retas e bem unidas. Elas vo desembaraar e pentear o cabelo sem agredir o couro cabeludo. Os fios grossos pedem escovas com cerdas firmes e separadas. O tipo tambm varia de acordo com a finalidade. Se for s pra desembaraar os fios, e eles estiverem molhados, escovas de plstico so as mais indicadas, quem vai escovar, se os cabelos j estiverem secos, as escovas mais ideais so as com cerdas de madeira, pra d mais volume aos fios escove o cabelo com uma escova grande com cerdas mistas e bem juntas. Quem tem cabelos cacheados tambm tem que observar a espessura do fio. Quanto mais grosso for o fio do seu cabelo maior dever ser o espao entre as cerdas, para que o penteado fique com aspecto natural, o cabelo deve ser penteado ainda molhado. Se voc quer escovar os cabelos com secador pro cabelo ficar liso, a escova tem que ser grande e redonda, as cerdas tem que ser unidas e firmes, de nylon ou mista. Se quer obter mais cachos, use escovas com cerdas bem espaadas. Pra cabelos cacheados o pente com dentes largos o melhor pra desembaraar os ns, de preferncia durante o banho.

Os tipos de cerdas tambm podem ser determinantes na hora da compra. As cerdas de madeira so recomendadas para quem quer retirar a eletricidade dos fios, podem ser usadas pra desembaraar o cabelo j seco. As cerdas de metal so timas para desembaraar os fios, mas exigem muito cuidado para no ferir o couro cabeludo. Cerdas de nylon so indicadas para todos os tipos de cabelo, e para todos os fins a depender do formato. As escovas com cerdas de javali servem a todos os tipos de cabelo e tem uma boa durabilidade. As cerdas mistas so de javali com nylon, so usadas para pentear, desembaraar e modelar os cabelos. s escolher a que melhor se adapta ao seu cabelo e a sua necessidade.

Voc sabia que o tipo de escova escolhida para a execuo de uma trabalho pode agilizar ou comprometer o resultado final desejado? A rea de beleza est em constante expanso, e com essa agilidade surgem no mercado inmeras novidades que deixam os consumidores com dvida na escolha ou aplicao de um acessrio ou produto lanado no mercado. Dentre os inmeros materiais utilizados pelos profissionais de beleza, o Instituto Embelleze identificou que a variedade de escovas disponveis nas lojas, causa uma certa confuso entre os consumidores. A propsito, voc sabe escolher a escova a1 Raquete: Apropriadas para desembaraar. Sua superfcie plana acomoda melhor os fios. Apropriada tambm, para desembaraar cabelos molhados e sensibilizados evitando a quebra dos mesmos; 2 Cerdas de Nylon com uma altura: Indicadas para alisar cabelos mais densos. seu espaamentos permite que os cabelos se acomodem melhor entre as cerdas; 3 Escovas trmicas com cerdas mistas: Ideal para cabelos ondulados e crespos. Algumas escovas misturam dois materiais: O nylon e as cerdas naturais. Esse tipo de escova tima para alisar cabelos mais finos. Enquanto as cerdas de naylon desembaraam. As cerdas mais curtas alinham melhor e proporcionam mais firmeza, garantindo um alisamento mais perfeito; propriada para cada tipo de cabelo? Metal, madeira, cerdas de nylon, cerdas mistas, com uma altura, com duas alturas, para mencionar apenas algumas.

Com tantos tipos de escovas no mercado, fcil ficar em dvida na hora de fazer a escolha certa.
De forma resumida, vamos aos principais tipos de escova e qual sua finalidade, para voc no fique perdido quando tiver que fazer sua escolha: Tipos de escovas: 1 Raquete: Apropriadas para desembaraar. Sua superfcie plana acomoda melhor os fios. Apropriada tambm, para desembaraar cabelos molhados e sensibilizados evitando a quebra dos mesmos; 2 Cerdas de Nylon com uma altura: Indicadas para alisar cabelos mais densos. seu espaamentos permite que os cabelos se acomodem melhor entre as cerdas; 3 Escovas trmicas com cerdas mistas: Ideal para cabelos ondulados e crespos. Algumas escovas misturam dois materiais: O nylon e as cerdas naturais. Esse tipo de escova tima para alisar cabelos mais finos. Enquanto as cerdas de naylon desembaraam. As cerdas mais curtas alinham melhor e proporcionam mais firmeza, garantindo um alisamento mais perfeito; 4 Escovas trmicas (metal): As escovas trmicas agilizam o trabalho profissional . O Seu corpo metlico aquece os fios proporcionando uma secagem mais rpida. Podem ser encontradas com vrias propostas, para alisar e para modelar os fios; 5 - Escovas de cerdas mistas e sem bolinhas nas pontas: Apropriadas para cabelos crespos e sensibilizados. Escovas com bolinhas, podem embolar os fios, ocasionando a quebra dos mesmos;

6 Escovas de Nylon com bolinhas nas pontas: Ideal para modelagem de cabelos lisos com densidade de mdia a densa. As bolinhas prendem com mais firmeza o fio, facilitando

También podría gustarte