Está en la página 1de 15

Jos Mart e a educao popular: um retorno s fontes*

Danilo R. Streck
Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura de Jos Mart como fonte histrica da educao popular na Amrica Latina. Parte-se do pressuposto de que no pode haver uma verdadeira refundamentao sem o retorno quilo que sejam momentos, idias ou princpios fundantes da educao popular. Aps situar brevemente o pensamento e a obra de Jos Mart, caracteriza-se o conceito de educao popular como educao do povo, no sentido de educao universal. Num outro nvel, busca-se identificar na obra de Mart traos da educao popular como um movimento poltico-pedaggico que se configura especialmente a partir da segunda metade do sculo passado. A premissa que, num dado momento, educao do povo e educao popular deixam de ser termos equivalentes e que, em Jos Mart, temos elementos para pensar esses dois termos de forma dialtica, num movimento de recriao de uma prtica que, embora cindida pelas contingncias histricas, nica. So identificados em sua obra quatro princpios da educao popular: a valorizao da pluralidade de saberes; a relao interpessoal como ambiente para o aprenderensinar e base para a transformao social; o conhecimento da realidade a partir de uma perspectiva emancipatria como ato poltico; e a educao como processo autoformativo da sociedade.
Palavras-chave

Correspondncia: Danilo R. Streck Rua Pastor Rodolfo Saenger, 144 93035-110 So Leopoldo RS e-mail: dstreck@unisinos.br

Educao Popular Jos Mart Amrica Latina.

*Este artigo um dos resultados do projeto de pesquisa Por uma pedagogia das emergncias: a formao da cidadania nos processos participativos de carter emancipatrio na Amrica Latina, o qual conta com o apoio do CNPq. Colaboraram na pesquisa os seguintes bolsistas de iniciao cientfica: Vanice Wentz (CNPq), Josiete Schneider (CNPq), Diulli Lopes Trindade (FAPERGS) e Vtor Schtz (Unisinos).

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.1, p. 011-025, jan./abr. 2008

11

Jos Mart and popular education: a return to the sources


Danilo R. Streck
Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Abstract

This article presents Jos Mart as a historical source of popular education in Latin America. It starts from the assumption that there can be no true re-foundation without the return to those founding moments, ideas or principles of popular education. After giving a brief account of Marts work and thought, we characterize the concept of popular education as education of the people, in the sense of a universal education. On a different level, we seek to identify in Marts work elements of popular education as a political-pedagogical movement that takes shape especially since the latter half of the 20th century. The premise here is that at some given point peoples education and popular education cease to be equivalent terms, and that in Jos Mart we find elements to think about these two terms dialectically, in a movement of re-creation of a practice that, albeit cleaved by historical contingencies, is whole. Four pillars of popular education are identified in his work: valuing the plurality of knowledges; the interpersonal relationship as the milieu for teaching-learning, and basis of social transformation; the knowledge of reality from an emancipative perspective as a political act; and education as self-formative process of society.
Contact: Danilo R. Streck Rua Pastor Rodolfo Saenger, 144 93035-110 So Leopoldo RS e-mail: dstreck@unisinos.br

Keywords

Popular education Jos Mart Latin America.

This article is an outcome of the research project Por uma pedagogia das emergncias: a formao da cidadania nos processos participativos de carter emancipatrio na Amrica Latina (For a pedagogy of emergences: the formation of citizenship in the participative processes of an emancipative nature in Latin America), which was sponsored by CNPq. The project had the participation of the following students under scientific apprenticeship scholarships: Vanice Wentz (CNPq); Josiete Schneider (CNPq), Diulli Lopes Trindade (FAPERGS) and Vtor Schtz (Unisinos).

12

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.1, p. 011-25, jan./abr. 2008

A educao precisa ir aonde vai a vida. insensato que a educao ocupe o nico tempo de preparao que tem o homem em no prepar-lo. A educao precisa dar os meios de resolver os problemas que a vida venha a apresentar. Os grandes problemas humanos so: a conservao da existncia e a conquista dos meios de faz-la grata e pacfica. (Mart, 2001, v. 22, p. 308) 1
A volta s fontes

Momentos de crise costumam ser acompanhados por um retorno ao que se considera original ou fundante. Na vida pessoal, pode significar longos anos de terapia para fazer as pazes com os pais reais ou imaginrios que deixaram as marcas na infncia. Na histria, a tentativa de voltar s fontes que registram fatos ou idias que, num dado momento, representaram ruptura ou inovao. Assim, a reforma protestante (Lutero, 1995) buscou no texto bblico, agora possvel de ser impresso em grande quantidade, a base para garantir uma nova relao com Deus e entre as pessoas, contribuindo para a universalizao da educao escolar; Rousseau (1995), em pleno Iluminismo, declara a Repblica de Plato o melhor livro sobre educao pblica j escrito; atualmente cientistas polticos e socilogos, preocupados com os descaminhos da democracia representativa, voltam-se para autores que deram corpo em textos e instituies a essa forma de governo2. A educao popular passou por um momento de refundamentao (Vargas, 1996) ou, como querem outros, de refundao, no qual se ensaiou o retorno a fontes em dois sentidos. Primeiro, num sentido horizontal, houve a incorporao de outras e novas referncias sobre temas centrais da Educao como sujeito, conhecimento, histria e poder, entre outros. Houve tambm a busca num sentido vertical, principalmente na vinculao com culturas autctones. O movimento zapatista no Mxico, a Confederao das Nacionalidades Indgenas do Equador (CONAIE) e as manifestaes de povos indgenas na Bo-

lvia trouxeram tona realidades e leituras de mundo distintas e esquecidas. Os movimentos negros, de mulheres e de outros segmentos invisibilizados da sociedade trouxeram cena novos atores. A cultura popular deixou de ser lida num vis estritamente classista e abriu-se para abrigar a pluralidade de manifestaes e de formas de expresso que perfazem as realidades vividas e sentidas. A idia de classes populares, hoje, combina formas de dominao do passado, com efeitos opressivos das lgicas capitalistas contemporneas. A diversidade de movimentos sociais e de manifestaes populares tem a ver com as formas concretas de enfrentamento exigidas nesse curioso redemoinho (Mouterde, 2003, p. 86) que o cotidiano de nosso tempo. Lembremos que a necessidade de refundamentao surgiu da sensao de que a prtica havia se esvaziado, com poucas condies de contribuir para reais avanos na sociedade. Talvez o imediatismo das exigncias da prtica educativa, ligada s demandas sempre urgentes e prementes para a vida das pessoas, como moradia e emprego, tivesse contribudo para que no se perdesse apenas o horizonte, mas tambm a radicalidade. Ir raiz requer um esforo redobrado de volta sobre a prtica e incompatvel com o espontanesmo. Faz parte desse quadro a pouca ateno s fontes tericas da educao popular, sendo esta retratada muitas vezes como um movimento pedaggico criado na segunda metade do sculo XX, desvinculado da histria da educao em particular e da histria da sociedade em geral, contradizendo a premissa da prpria educao popular a respeito da historicidade do ato educativo.
1. A coletnea Educao em Nossa Amrica (Mart, 2007) rene muitos textos de Jos Mart sobre educao citados neste artigo, embora a referncia seja a dos textos do original da Obras Completas. O livro composto de quatro partes: a) textos sobre educao, entre os quais Mestres intinerantes, Educao popular e Nossa Amrica; b) textos de A idade de ouro, uma revista para crianas; c) uma seleo de poesias e fragmentos; d) breve cronologia, sites sobre Mart e ndice remissivo. 2. Boaventura de Sousa Santos (2000) busca as origens do contrato social em Hobbes, Locke e Rousseau para identificar o que poderia vir a ser um novo contrato social. Robert Castel (2004) encontra em Hobbes as bases para compreender o atual senso de inseguridade e a busca de proteo.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.1, p. 011-025, jan./abr. 2008

13

Por um lado, de fato recente a construo de um corpo terico-prtico referido como educao popular num sentido mais estrito. No Brasil, os movimentos de cultura popular, o mtodo Paulo Freire e as lutas clandestinas no perodo das ditaduras militares so, sem dvida, fatores que marcam a emergncia de um campo que se pauta por determinados princpios e por uma perspectiva metodolgica distinta a partir de onde comea a dialogar com outras compreenses de educao. Palulo (2001) sintetiza com propriedade a emergncia desta nova compreenso do popular na educao:
nos anos 1960, com Paulo Freire, que no Brasil se tem, pela primeira vez, de forma consistente, uma pedagogia anunciada das classes populares. Pela primeira vez comea-se a conceber uma pedagogia na educao brasileira (e latino-americana) que leva em considerao a realidade brasileira com vistas sua transformao, em que as classes populares assumem um papel central. (p. 91)

Podemos concordar que no faria sentido se os princpios fossem prioridades estabelecidas no Olimpo idealista de Plato. Acho, porm, que os princpios devam ser entendidos como exigncias que surgem, que emergem, que nascem da existncia. (p. 21)

Relaciona ento princpio com o sentido etimolgico encontrado no termo grego ark (primeiro, original). Cabe respectivamente um trabalho de arqueologia da educao popular no continente. Neste artigo, estar em pauta o pensamento de um dos pensadores que fazem parte da trajetria da educao popular. Em Jos Mart, encontramos uma expresso muito lcida do que deveria ser a educao na Amrica Latina e traos de uma pedagogia latino-americana. Sua dedicao causa revolucionria em Cuba, ao longo da segunda metade do sculo XIX, inclui a educao como um fator central para a conquista da independncia e para a realizao da vida nessa parte do mundo.
Jos Mart: vida e pensamento

Por outro lado, h vozes na histria que foram silenciadas e prticas que ficaram fora dos parmetros hegemnicos de anlise e que podem ser recuperadas como uma espcie de pano de fundo sobre o qual se desenham as prticas mais recentes. Dentro de um quadro geral de desconhecimento da histria da Educao latino-americana, esse fato no surpreende. De Paulo Freire para trs, pouco conhecemos. Se no fizermos o esforo para recuperar a memria desse processo poltico-pedaggico, corremos o risco de no conhecer muito depois dele ou at de perder o que dele sabemos. O argumento aqui proposto de que no pode haver uma verdadeira refundamentao sem o retorno quilo que sejam momentos, idias ou princpios fundantes ou estruturantes da educao popular. No se pretende falar de princpios como algo esttico ou eterno. Vale a observao de Andreola (2003) quando defende que ainda faz sentido falar de princpios ticos:

Jos Mart viveu na segunda metade do sculo XIX (1853-1895), um perodo marcado pela consolidao da independncia das jovens repblicas latino-americanas e, no caso de Cuba e Porto Rico, ainda pela conquista da independncia da Espanha. Toda sua vida e obra tem como pano de fundo a luta pela autodeterminao de sua ptria, Cuba, e a constituio de um conjunto de naes soberanas e respeitosas de sua rica herana cultural no sul da Amrica. Essa dedicao causa emancipacionista fez com que passasse a maior parte de sua vida no exlio, peregrinando por vrios pases (Espanha, Mxico, Guatemala, Venezuela e Estados Unidos), onde atuou como jornalista, professor, escritor e militante poltico. No cenrio poltico, a luta contra a Espanha acompanhada com a ateno ao gigante com as botas de sete lguas que surgia ao norte. O fato de viver a maior parte de seus

14

Danilo R. STRECK. Jos Mart e a educao popular:...

anos de exlio em Nova York permitiu-lhe sentir de perto o crescimento desse pas vizinho com um misto de admirao e receio. Admirao pelos avanos no cultivo de terra, na incorporao das novas tecnologias e pela educao pblica que estava se instituindo em muitos lugares da Amrica do Norte. Receio pelo iminente perigo de trocar uma dominao por outra, portanto, o risco do esgotamento das foras numa luta v. Mart percebeu que a verdadeira libertao de Cuba no poderia acontecer sem a unio do povo, de todos os setores da sociedade. O Partido Revolucionrio Cubano, fundado em 1892, assumiu essa bandeira e ele foi a alma deste por seus ideais de unidade. O partido teve papel decisivo na luta de independncia que estourou em 1895 e Mart partiu de Nova York para se juntar s tropas comandadas pelo general Mximo Gmez. Em 19 de maro desse ano, morreu em combate contra o exrcito espanhol, em Dos Rios, sem ver concretizado o grande sonho de sua vida. O pensamento de Jos Mart tem uma inegvel universalidade. Entendo a universalidade como irm gmea da radicalidade. O pensamento radical, no sectrio, aquele que, indo raiz das condies e situaes que analisa, consegue abranger a diversidade. como a pedra jogada num lago: ao afundar, ela produz crculos concntricos que vo se ampliando na mesma proporo em que a pedra busca o seu lugar no fundo do lago. esse tipo de universalidade que faz com que em Mart se encontrem pensadores de diversos campos de conhecimento: cientistas, polticos, filsofos, telogos, pedagogos, literatos, comunicadores, entre outros. Cada um acha em sua obra fios que ajudam a tecer novas narrativas em outros tempos e lugares. No Brasil, conforme apontado por Reck (2005) com base em documentos e depoimentos, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) tem em Mart uma importante fonte de inspirao para compor o seu iderio pedaggico. O prprio nome escola itinerante lembra o conhecido texto Maestros Ambulantes,

no qual Mart proclama a necessidade de mestres dispostos a sair ao campo e levar conhecimentos tcnicos e a ternura, ambas essenciais para a vida. Florestan Fernandes (1995) via em Mart um humanista e combatente intrpido (p. 32), para quem a revoluo representava um processo contnuo de aperfeioamento do ser humano e da sociedade. A revoluo de Cuba em busca de sua autonomia poltica deveria ser vista como uma expresso da grande luta pela igualdade entre as naes ricas e pobres no mundo. Na filosofia, Ral Fornet-Betancourt (1998) reconhece em Mart o inaugurador do que poderia ser identificado como um pensamento filosfico latino-americano, o qual teria entre suas caractersticas a polifonia, emprestando voz ao crioulo, ao ndio e ao afro-americano. Trata-se tambm de um pensamento a partir da marginalizao, feito na perspectiva e dos interesses dos oprimidos. A inspirao martiana, segundo Fornet-Betancourt, livra a filosofia de dogmatismos e da repetio pedante, assumindo o risco de pensar a realidade a partir das circunstncias concretas. Arce (1996) v em Mart a base para um pensamento teolgico latino-americano. Seus escritos esto perpassados pela crtica religio mancomunada com os poderosos, ao mesmo tempo em que de modo proftico reconhecia no cristianismo essencialmente a religio dos pobres e para os pobres. A nova religio na nova sociedade s poderia estar assentada sobre a liberdade fundada na razo. No entanto, no se trata, em Mart, de uma racionalidade fria e calculista. A verdadeira religio seria nada menos do que a poesia do mundo vindouro. Para Retamar (2006), Jos Mart representa o primeiro pensador moderno de nossa Amrica, o fundador de um novo pensamento social que unia a vontade de emancipao com a busca de justia social. Por isso, os grandes revolucionrios latino-americanos do sculo XX, como Che Guevara e Fidel Castro, assim como os movimentos sociais, tm nele uma de suas principais fontes de inspirao.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.1, p. 011-025, jan./abr. 2008

15

No difcil ver Mart como fonte para outras reas: na literatura, tanto como poeta e escritor quanto como crtico; no jornalismo, como observador atento, crtico e engajado; na poltica, como ativista revolucionrio e pensador de sua realidade; na cincia, como promotor de um esprito inventivo. Ao mesmo tempo, no h porque cair em idealizaes contrrias ao prprio senso de realidade de Mart (2001, v. 18). Ele foi um homem que viveu intensamente o seu tempo, o que implica que no esteja isento das contradies desse tempo nem acima delas. Podese aplicar para ele a compreenso com que se aproxima de Bolvar, Hidalgo e San Martin:
Quiseram algumas vezes o que no deviam querer; mas o que no perdoar um filho ao pai? O corao se enche de ternura ao pensar nesses gigantescos fundadores. Esses so heris: os que lutam para fazer os povos livres ou os que padecem em pobreza e desgraa por defender uma grande verdade. Os que lutam pela ambio, por fazer escravos a outros povos, por ter mais poder, por tirar de outro povo suas terras, no so heris, mas criminosos. (p. 308)

A universalidade tambm se revela no uso de fontes que vo se fundir numa autoria de extrema originalidade. Basta ler alguns pargrafos para sentir que se est diante de um pensador capaz de traduzir a complexidade em palavras simples. As verdades essenciais, diz Mart (2001, v. 8), cabem nas asas de um colibri. A eloqncia e a simplicidade de seu estilo, no entanto, nada tem a ver com palavreado vazio. Esta frase define bem o seu estilo vigoroso e vibrante:
A linguagem precisa ser matemtica, geomtrica, escultural. A idia tem que encaixar exatamente na frase, to exatamente que no se possa tirar nada da frase sem tirar o mesmo da Idia. (2001, v. 21, p. 255)

samento de Jos Mart. Na qualidade de jornalista, intelectual e militante poltico, ele acompanhou, possivelmente como poucos, os movimentos da sociedade de seu tempo. Alm disso, o fato de viver em Nova York, naquele tempo j um importante centro econmico e cultural, e de ter trabalhado em vrios pases da Amrica Latina, alm da Europa, coloca-o em posio privilegiada para compreender o seu mundo na tica do que ele define como Nossa Amrica. O artigo Nuestra Amrica foi publicado no dia 30 de janeiro de 1891, no jornal mexicano El Partido Liberal, e reflete o autor em sua maturidade intelectual e poltica. A expresso, no entanto, foi forjada bem antes e se transformou num dos principais conceitos do pensamento de Jos Mart. Segundo o levantamento de Rodriguez (2006), a expresso nossa Amrica foi empregada pela primeira vez em 1875, quando Mart (2001, v. 6) se encontrava no Mxico. Dizia este ento: Se a Europa fosse o crebro, nossa Amrica seria o corao (p. 423). Salienta-se, alm disso, o esforo consciente de Mart por manter a independncia intelectual. Segundo Arce (1996), ele no pode ser encaixado em nenhuma escola filosfica. O prprio Mart (2001, v. 4) define o intelectual como algum que se caracteriza pela sua capacidade de emitir juzos com autonomia. Uns que se dizem intelectuais so, para ele, meros imitadores e, se lhes tiramos os seus autores, ficam como o manequim, sem pernas nem braos.
Outros lem para saber, mas trazem sua marca prpria onde o mestre, como sobre a luz, no ousa pr a mo. E artesos ou prncipes, esses so os criadores. Que temos que fazer para saber? Examinar com nosso critrio o exame que realizou o critrio alheio, ou, o que mais seguro, examinar pelos nossos prprios. (p. 380)

Tambm uma empreitada quase impossvel analisar as influncias que marcaram o pen-

Mart era um leitor voraz e qualquer tentativa de identificar fontes de seu pensamento deve vir prefaciada por palavras de cautela que anunciam a sua precariedade. Um exerccio importante foi feito por Arce (1996) que,

16

Danilo R. STRECK. Jos Mart e a educao popular:...

com base nas referncias de Mart, identifica trs autores especialmente importantes para a formao de seu iderio. A estes, acrescento as fontes autctones, que daro forma ao que ele passa a chamar de Nossa Amrica. O primeiro destes autores Jos de la Luz y Caballero (1800-1862) que, junto com Agustin Caballero (1762-1835) e Felix Varela (1783-1853), so as principais figuras da filosofia cubana na primeira metade do sculo XIX. O pensamento de Jos de la Luz tinha trs componentes que tambm se revelam em Mart: uma vertente religiosa a partir do amplo conhecimento da Bblia e da patrstica; uma vertente cientfica a partir do conhecimento da fsica e da qumica; e uma vertente filosfica. Esse ecletismo, mesclando uma profunda espiritualidade com a f na cincia como instrumento para a melhoria do indivduo e da sociedade, ser tambm uma das marcas do pensamento de Jos Mart. O exlio na Espanha colocou Mart em contato com o movimento chamado krausismo espanhol. Karl Christian Friedrich Krause (17811832) foi um filsofo alemo para quem a vida devia ser regida por um principio racional derivado da semente colocada no ser humano pelo prprio criador. O mundo um ser finito que se desenvolve no seio de um ser infinito, que Deus.
A perfeio consiste na unidade dos homens atravs do amor, do conhecimento e da realizao do bem em Deus, para o que contribuir decisivamente a cincia e a razo, uma vez que o homem, sntese, de natureza e esprito, no pode desprezar o mundo sensvel. (Urbina, 1966, p. 825)

ao para o ensino pblico e das conferncias para a educao da mulher. Outra influncia importante foi Ralph Waldo Emerson (1803-1882), representante do movimento conhecido como transcendentalismo da Nova Inglaterra, que se ope tanto ao materialismo cientfico quanto ao dogmatismo religioso. H, segundo Emerson (apud Arce, 1996), uma correspondncia entre a profundeza do ser humano e o universo. Tudo de que o ser humano necessita, ele, encontra dentro dele prprio.
De fato no h nada externo, assim eu preciso tecer os fios de dentro de minhas entranhas... o propsito da vida parece estar em tornar o homem conhecido consigo mesmo... e a mais alta revelao que Deus est em cada homem. (p. 37)

Nos anos que viveu no Mxico (18751876) e na Guatemala (1877-1878), cresceu em Mart (2001, v. 7) a idia de autoctonia latinoamericana, sem dvida devido convivncia com culturas indgenas vivas naqueles pases. Na Guatemala, publicou, em 1877, um texto com o ttulo Os cdigos novos, no qual expressou a confiana de que um povo novo estava surgindo nessa parte do mundo.
Interrompida pela conquista da obra natural e majestosa da civilizao americana, se criou com a vinda dos europeus um povo estranho, porque a seiva nova rechaa o corpo velho; no indgena, porque se sofreu a ingerncia de uma civilizao devastadora, duas palavras que, sendo um antagonismo, constituem um processo; criou-se um povo mestio na forma, que com a reconquista de sua liberdade, desenvolve e restaura a sua alma prpria. uma verdade extraordinria: o grande esprito universal tem uma face particular em cada continente. Assim, ns, com todo o raquitismo de uma criana mal ferida no bero, temos toda a fogosidade generosa, inquietude valente e bravo vo de uma raa original feroz e artstica. (p. 98)

Alm de influenciar as reas da filosofia e teologia, esse movimento liderado pela esquerda burguesa liberal espanhola promoveu um vasto movimento de educao pblica. Seus principais expoentes na Espanha foram Julin Sanz Del Rio (1814-1869), Fernando de Castro (1814-1874) e Giner de los Rios (1839-1915). Esse ltimo foi um dos fundadores da associ-

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.1, p. 011-025, jan./abr. 2008

17

Essa citao compreende muitos dos significados atribudos por Jos Mart ao conceito Nossa Amrica. H o reconhecimento de que a conquista ibrica representou uma interrupo na histria que os povos originrios desse continente estavam construindo. Com a conquista, diz ele, foi arrancada uma pgina do grande livro do universo. Ao contrrio do imaginrio dos colonizadores, Mart reconhece que aqui no havia como que uma folha em branco, um mundo vazio a ser preenchido por uma civilizao superior. Havia uma histria muito rica como testemunham as construes, os observatrios astronmicos e as realizaes na agricultura. Por isso, ele recomenda no artigo Nossa Amrica (2001, v. 6) que se estude a histria dos incas e dos maias, ainda que no se estudasse a histria dos gregos, porque a nossa Grcia prefervel Grcia que no nossa. A essas influncias formadoras, somaramse outras ao longo de sua vida que resultaram num pensamento que articula cincia e espiritualidade, idias e ao, razo e emoo, rigorosidade crtica com ternura, fontes clssicas da tradio ocidental com crenas dos povos autctones. Elas conformam, no conjunto, esse autor que desafia classificaes e que por isso mesmo se constitui em uma fonte imprescindvel para o pensamento latino-americano em geral e, em particular, para a reflexo pedaggica.
A educao popular como educao do povo

todas as classes da nao, que o mesmo que o povo sejam bem educadas. Assim como no h nenhuma razo para que se eduque o rico e no o pobre, que razo h para que se eduque o pobre e no o rico? Todos so iguais. (p. 375)

A implementao dessa educao do povo passa por uma reforma das leis que regem a Educao. A escola para todos deve ser a meta e a sua obrigatoriedade indiscutvel. Vale mesmo a punio dos pais para assegurar esse direito a cada criana dessa Nossa Amrica. Liberdade e obrigatoriedade de ensino so expresses complementares para a emancipao do povo, conforme comenta sobre um projeto de lei de ensino no Mxico, em 1875:
Estabelece [a lei] dois grandes princpios: ainda que todo o projeto seja aceitvel, se salvaria por estes dois princpios que o sustentam e o engendraram: liberdade de ensino e ensino obrigatrio. Ou melhor, ensino obrigatrio e liberdade de ensino; porque aquela tirania saudvel vale ainda mais do que esta liberdade. (Mart, 2001, v. 6, p. 353)

Jos Mart identifica educao popular com a educao do povo dentro da tradio clssica da modernidade. Assim como na viso da reforma protestante, a igreja e o mundo precisavam de cristos educados a partir do princpio do sacerdcio universal de todos os crentes, Condorcet e seus contemporneos revolucionrios lutam pela formao de cidados para naes livres e soberanas. Mart (2001, v. 19) assume esta premissa:
Educao popular no quer dizer exclusivamente educao da classe pobre; mas que

Mart (2001, v. 8) no esconde sua admirao pelas escolas de vrias partes do mundo por diversas razes. Da Alemanha, ele tem especial apreo pela formao humanstica ligada formao tcnica. A escola de eletricidade de Darmstadt teria um currculo exemplar para a formao de tcnicos em eletricidade, ensinando disciplinas como
[...] Magnetismo e eletrodinmica, Mquinas de telefnica, Teoria do potencial com aplicao especial cincia da eletricidade, Sinais eltricos para trilhos de ferro. (p. 284)

Dos Estados Unidos, ele admira tambm a formao tcnica, mas especialmente a sua vinculao direta com a fbrica. Ele v nessas escolas a possibilidade de superar a secular tradio de ver o trabalho manual como algo inferior, para

18

Danilo R. STRECK. Jos Mart e a educao popular:...

escravos. Do trabalho manual, v vantagens fsicas, mentais e morais que poderiam ajudar o crescimento de cada homem e das sociedades hispanoamericanas. Sobretudo, diz ele, esse hbito do mtodo, saudvel contrapeso sobretudo em nossas terras de veemncia, inquietude e extravio que tem em ns, com suas esporas de ouro, a imaginao (p. 284). Por que no unir, insiste ele em outros lugares, o mpeto criador dos povos dessa parte do mundo com o trabalho metdico exigido pelos novos tempos? V com entusiasmo como em vrios pases da Amrica Latina so instaladas escolas de artes e ofcios para trazer a Educao para o seu tempo, ou seja, o tempo cientfico.
As Escolas de Artes e Ofcios ajudam a resolver o problema humano, que agora se estabelece com dados novos, desde que vo faltando aquelas rvores antigas, Monarquia e Igreja, embaixo de cujos ramos tantos homens tinham vida cmoda. J, nem cortesos, nem frades. Os tempos esto revoltos; os homens esto despertos e cada qual tem de lavrar com suas prprias mos a cadeira em que sentar no festim da Fortuna. J no existem aquelas classes estveis e fixas por onde entravam as vidas como por canais abertos; j no h legies de descalos mendicantes; nem colmias de pretendentes, ainda que estes ainda existam!; nem regimentos de cavalheiros de matar, furtar damas e servir; nem manadas de lacaios. (Mart, 2001, v. 8, p. 284)

mostrando que a inferioridade produzida pela m condio social e histrica. Junto ao entusiasmo com a cincia dentro do esprito positivista da poca, e que alimentou muitas foras revolucionrias e republicanas, Mart valoriza de igual forma o cultivo do esprito. Suas poesias so o melhor testemunho disso. O esprito cientfico no antittico ao desenvolvimento intelectual e espiritual. Pelo contrrio, ambos devem ser teis para o desenvolvimento da vida. Mart com certeza no esposa uma viso estreita de utilidade como proveito pessoal ou como utilitarismo. Utilidade tem a ver com as condies para a promoo da vida de cada um e de todos, de acordo com as possibilidades no tempo em que se vive. Entretanto, no basta criar escolas e ter leis. A ineficcia de muitas reformas educacionais ilustrada com a metfora da areia seca escorregando sobre rochas inclinadas, sem ter onde ficar presa. Essa rocha inclinada, que permanece inalterada com a passagem da areia, a alma pblica tomada pelo egosmo e pela rudeza e que por isso resiste ao influxo melhorador das prticas que s acata em forma e nome (Mart, 2001, v. 8, p. 285). Esses breves comentrios e amostras do pensamento educacional de Jos Mart deixam perceber sua preocupao com o que hoje denominaramos uma educao de qualidade para todos. Trata-se de prover o acesso de todos, indiscriminadamente, mas tambm de dispor de um planejamento capaz de dar conta das necessidades da sociedade em seu tempo.
A educao do povo como educao popular?

Na Inglaterra, Mart v como as mulheres comeam a disputar posies na universidade em igualdade de condies. Nos Estados Unidos, no escapa sua ateno como a excluso das mulheres das escolas pura discriminao, no tendo nenhuma relao com inteligncia ou capacidade. Isso tambm vale para os hispano-descendentes nos Estados Unidos. Mesmo em condies adversas, os Gusmn, Arellano e Villa se destacam em suas turmas pela criatividade e pelo desempenho,

A crena de que educao do povo educao popular foi sendo desconstruda na medida em que geraes de governantes e gestores foram utilizando a fora da educao institucionalizada para se manterem no poder e para, paradoxalmente, manter a ignorncia do povo. O persistente analfabetismo, a evaso escolar e o baixo rendimento dos alunos no

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.1, p. 011-025, jan./abr. 2008

19

podem ser atribudos nem ao acaso nem incompetncia de professores ou falta de capacidade dos indivduos. A educao popular, que Mart (Cuba), Sarmiento (Argentina), Varela (Uruguai) e outros pensadores da poca viam como sendo igual educao do povo, passou a ser compreendida como uma alternativa para essa educao do povo associada com a escola. Na curta histria da educao popular, h um consenso de que na segunda metade do sculo XX que esta se constitui como uma proposta pedaggica com um corpo prprio de princpios e metodologias. Alm da reao a uma educao escolar altamente deficiente e conservadora, contriburam para a constituio da educao popular a mudana no sistema produtivo e das relaes entre os agentes desse sistema, bem como iniciativas de educao de adultos promovidas por agncias nacionais e internacionais.
Como reao educao elitista e conservadora que se delineava na via institucional, surgiram aes de grupos, no final da dcada de 50, caminhando na contramo da incapacidade e paralisia poltica do Estado, de suprir os direitos de acesso, permanncia e aprendizagem das classes populares. (Brando, 2001, p. 51)

H, no entanto, ao longo da histria latino-americana (Streck, 2006), um conjunto de prticas pedaggicas que foram encobertas pela ideologia das classes hegemnicas e que, de forma clandestina, se manifestam como pedagogia da sobrevivncia, da resistncia e da relao. Houve tambm reflexes que dificilmente constam dos livros didticos dos cursos de formao de professores. nesse sentido que podem ser identificados, na obra de Jos Mart, traos que mais tarde passam a formar os pressupostos poltico-pedaggicos da educao popular.
A partilha de saberes

espaos formais da Educao e busca a aproximao entre saberes de diferentes lugares da sociedade e da cultura. A escola passa a ser um entre muitos outros espaos onde as pessoas se formam. Conforme visto anteriormente, Mart um rduo defensor da escola pblica obrigatria para todas as crianas, mas a sua utopia pedaggica vai alm. Sua descrio da experincia de Chantaqua ilustra esse seu sonho de ver a educao como um lugar de encontro de pessoas e de saberes diferentes, desde os saberes prticos como assar batatas at as ltimas novidades de fsica. Chantaqua foi um sistema de educao popular que se iniciou com uma assemblia de professores de Escola Dominical, em 1874, que se encontraram na cidade de Fair Point s margens do Lago Chantaqua, no oeste do estado de Nova York. A escola foi organizada por John Heyl Vicent (1832-1920), um bispo da Igreja Metodista, e em pouco tempo se transformou num local de conferncias e de estudos. Em Chantaqua, Mart v concretizar-se o sonho de uma escola aberta, a qual acolhe a todos que tm algo a ensinar e desejam aprender. Cozinhando ensina a cozinhar. Andando, ensina a andar. Retratando, ensina a retratar. Ensina a assar batatas e a medir as ondas da luz. Essa universidade do povo no tem matrcula nem fornece diplomas, mas nela se encontra o alimento para a curiosidade e ensinamentos prticos para o bem viver cotidiano. Ali o melhor da arte e da cincia posto ao alcance do cidado comum. Veja-se esta cena comovente:
Um marido, plenamente contente, beija, na bochecha, a sua mulher, que leva a felicidade nos olhos: mulher, valemos mais do que valamos! Os trajes so de percal ou de l pobre. As mos, curtidas. (Mart, 2001, v. 12, p. 433)

Uma caracterstica da educao popular, como a conhecemos hoje, que ela rompe os

Experincia semelhante encontra-se na descrio das reunies em A Liga. Esta foi fundada em 1889 por Jos Mart e Rafael Serra para formar os exilados cubanos para a tarefa revolucionria. Engana-se quem pensa que ali

20

Danilo R. STRECK. Jos Mart e a educao popular:...

seriam ensinadas estratgias de guerra e a arte de manejar armas. Ali se encontram pessoas que, no exlio, se preparam para a cidadania, aprendendo e ensinando.
Uns aprendem a ler e escrever em uma mesa, e outros, estudando e corrigindo as dissertaes uns dos outros, nadam no mais profundo do corao humano e procuram, para a luz do juzo e o bem do pas, o oculto e o verdadeiro que mal e mal se entrev nas pginas da histria. (Mart, 2001, v. 5, p. 252)

mas a ternura, que faz tanta falta e tanto bem aos homens. (p. 289)

Temos aqui uma das grandes utopias de educao popular: o aprender como troca e como partilha. Mesmo que as relaes pedaggicas sejam perpassadas de poder e por isso envolvam sempre uma negociao cultural (Meja; Awad, 2001), Mart ressalta em suas observaes e em sua prtica a dimenso de gratuidade que far da educao popular um importante espao para formao de lideranas com um compromisso tico-poltico que privilegia a solidariedade (Adams, 2007). Assim, na educao popular, encontram-se, lado a lado, a negociao de posies e de idias porque as pessoas envolvidas esto imersas em relaes de poder; a troca entre pessoas conscientes do fato de terem o que dar e que reconhecem a sua interdependncia; e a partilha como uma expresso da ddiva.
Conhecimento cientfico e ternura

Um sculo depois, Paulo Freire (1996) volta a frisar o querer bem como uma exigncia do ato de ensinar, igualmente no contexto de uma pedagogia que se prope revolucionria. H em ambos o reconhecimento tcito de que verdadeiras mudanas s so possveis quando envolvem o ser humano em sua integralidade. Diz Mart no mesmo texto que os homens, so ainda mquinas de comer e relicrios de preocupaes. necessrio fazer de cada homem uma tocha (p. 159). Para isso, necessrio antes de tudo degelar as veias coaguladas dos povos de Nossa Amrica. A educao popular faz das relaes afetivas um dos pilares de sua prtica e tem seus melhores sucessos quando consegue integrar razo e emoo. Por exemplo, o movimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEB) foi carregado por uma impressionante riqueza litrgica. A msica, desde Chico Buarque e Geraldo Vandr at o hip-hop de hoje, mobiliza prticas de resistncia e contestao. A mstica integra a prtica pedaggica e social do MST. Sabemos tambm que, quando a educao de jovens e adultos se transforma em Educao de Jovens e Adultos (EJA) de escola, corre o risco de perder essa dimenso esttico-afetiva e tende a se enquadrar na lgica institucional, com as mesmas prerrogativas desta, mas tambm as mesmas dificuldades (Godinho, 2007).
A educao como ato poltico

Conhecimento tcnico e cientfico no so, para Mart (2001, v. 8), uma finalidade em si. Por mais relevantes que sejam os conhecimentos cientficos, eles no deixam de ser meios criados pela humanidade para enfrentar as dificuldades da vida que, por sua vez, no se esgotam por meio daquilo que a cincia capaz de prover. Por isso,
[...] eis aqui [...] o que tm de levar os mestres pelos campos. No somente explicaes agrcolas e instrumentos mecnicos;

Uma das marcas da educao popular sua autoconscincia como prtica poltico-pedaggica. Numa realidade de interesses conflitantes, a neutralidade implica anuncia com aqueles que detm os instrumentos e meios de exercer o controle. A partir dessa premissa, no entanto, h grandes diferenas na interpretao e no enfrentamento desses conflitos. No pensamento de Mart, os interesses conflitantes no se resolvem por meio da luta

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.1, p. 011-025, jan./abr. 2008

21

de classes, conforme a teoria marxista. Por ocasio da morte de Karl Marx, Mart (2001, v. 9) escreveu um artigo no qual lhe presta a sua homenagem por haver tomado o lado dos mais fracos. Reconhece o seu mrito por haver assentado o mundo sobre novas bases e despertado a classe operria europia. No entanto, considera inadequada a luta de classes para resolver os conflitos por jogar homens sobre homens. A revoluo, nesse momento, tem um carter transclassista ao convocar todos os cubanos para a luta pela independncia. Conforme Fornet-Betancourt (1998), essa percepo de Mart inaugura na Amrica Latina uma tradio de recepo de Marx que v em sua obra sobretudo a opo pelos pobres. A teologia da libertao e os importantes segmentos da educao popular se inserem nessa tradio ao no fazerem uma identificao imediata entre o popular e a classe social num sentido marxista mais estrito. Com seu aguado sendo de realidade, Mart tinha conscincia da diferena de desenvolvimento das sociedades latino-americanas em relao s europias, com pouca industrializao e com uma classe operria praticamente inexistente. Conforme Cndido (1995) o seu radicalismo consiste antes de mais nada numa concepo popular de democracia (p. 29), entendendo-se o popular como o privilegiamento da perspectiva dos oprimidos e pobres.
Com os pobres da terra, Quero eu minha sorte lanar: O arroio da serra. Me compraz mais que o mar. (Mart, 1985, p. 98)

na figura do gigante com botas de sete lguas que se formava na Amrica do Norte. Da o valor da liberdade, como ele explica para as crianas em A Idade de Ouro:
Liberdade o direito que todo homem tem de ser honrado e de pensar e falar sem hipocrisia. Na Amrica no se podia ser honrado, nem pensar, nem falar. Um homem que oculta o que pensa ou no se atreve a dizer o que pensa, no um homem honrado. Um homem que obedece a um mau governo, sem trabalhar para que o governo seja bom, no um homem honrado. Um homem que se conforma com obedecer a leis injustas e permite que o pas em que nasceu seja pisado por homens que o maltratam no um homem honrado. O menino, desde que pode pensar, deve pensar em tudo o que v, deve padecer por todos os que no podem viver com honradez, deve trabalhar para que possam ser honrados todos os homens e deve ser um homem honrado. (Mart, 1995, p. 4)
A educao como autoformao da sociedade

Por mais que Mart admire os sistemas educacionais implantados na Europa e nos Estados Unidos, bem como a natureza cientfica e tcnica da educao nessas regies, ele absolutamente contrrio ao transplante de leis, prticas e teorias.
Enxerte-se em nossas repblicas o mundo; porm o tronco h de ser o de nossas repblicas. E cale-se o pedante vencido; porque no h ptria em que o homem possa ter mais orgulho do que em nossas doloridas repblicas americanas. (Mart, 2001, v. 6, p. 17)

O pensamento poltico de Mart ao mesmo tempo contestatrio e antidogmtico. Sua indignao se volta contra toda e qualquer forma de opresso, desde a escravido dos negros (a emancipao de Cuba inclua a libertao dos escravos) at a submisso hierarquia eclesistica ou ao imprio, tanto ao antigo representado pela Espanha quanto ao novo

A universidade europia, diz ele em Nossa Amrica, dever dar lugar universidade americana. Da mesma forma, to ou mais importante estudar a nossa histria, dos incas para c, do

22

Danilo R. STRECK. Jos Mart e a educao popular:...

que a histria de uma Grcia que no nossa. Seria errneo, no entanto, ver em Mart uma negao xenofbica da tradio filosfica e literria ocidental. O que ele defende nesse e em outros escritos o potencial dessa Amrica que combina raas e tradies diferentes para criar uma cultura prpria. Na realidade, j perdemos uma oportunidade: [O] prmio teria estado em irmanar, com a caridade do corao e com o atrevimento dos fundadores, o leno e a toga; em desestancar o ndio; em ajustar a liberdade ao corpo dos que se levantaram e venceram por ela (p.17). No entanto, acredita ele, o tempo est maduro para uma nova tentativa. A revoluo cubana, na qual Mart se engajou por inteiro, reunia essas expectativas e possibilidades da nova sociedade. Jos Mart anteviu, como poucos, o surgimento de um novo centro do poder imperial no norte da Amrica. Isso no faz dele um inimigo do povo norte-americano ou um crtico cego dessa sociedade. Vivendo nas entranhas do monstro, ele reconhece virtudes na sociedade norte-americana que ele gostaria de ver tambm no sul. Conforme j indicado anteriormente, a educao cientfica, o espao para as mulheres nas escolas e na administrao pblica e a valorizao do trabalho manual esto entre as positividades que Mart reconhece no pas onde realizou a maior parte de sua obra de escritor, poltico e poeta. Ao mesmo tempo, jamais haver uma sociedade verdadeiramente livre sem que os homens e mulheres tenham as condies de pensar por si mesmos. A educao , assim, um processo de autoformao da sociedade a partir das foras que existem nela mesma e com o aporte daquilo que outros povos oferecem. Para Mart, no se coloca o dilema se os povos da Amrica Latina devem se integrar ao mundo moderno da mquina e da cincia ou se devem ficar margem desse processo. H um senso de universalidade potencializado pelas atuais condies de os povos se conhecerem e promoverem intercmbios de vrios tipos. Esse fato motivo de valorizao da diversidade, como se

v na Histria dos homens contada atravs de suas casas, no qual Mart (1995) mostra para as crianas como cada tipo de casa tem a sua razo de ser em seu contexto e que finalmente havia chegado o tempo em que os povos podiam viver como irmos, se conhecendo e visitando.
Agora todos os povos do mundo se conhecem melhor e se visitam: e em cada povo h seu modo de construir, conforme faa frio ou calor, ou sejam de uma raa ou de outra; mas o que parece novo nas cidades no sua maneira de fazer casas, porm que em cada cidade h casas mouras e gregas e gticas e bizantinas e japonesas, como se comeara o tempo feliz em que os homens se tratam como amigos e se vo juntando. (p. 70)
Consideraes finais

Este estudo com certeza no faz justia amplitude e densidade do pensamento de Jos Mart. antes de tudo um exerccio de apropriao mais sistemtica a uma das fontes de nosso passado. Alm disso, sempre arriscado apropriar-se das idias de um autor do qual estamos separados por mais de um sculo e por inmeras transformaes na sociedade e na cultura. H, no entanto, tambm algumas permanncias que fazem de Mart um homem de impressionante atualidade. Suas idias fazem com que temas candentes do presente assumam contornos mais claros e possam ser mais facilmente transformados em objetos de nossa reflexo, hoje. Um desses temas recorrentes na Educao a sensao de eterna defasagem em relao ao outros povos que esto nossa frente (Mart, 2001, v. 8). Ele denuncia como um atentado monstruoso o divrcio que se instala entre a educao de seu tempo e o seu tempo, mas reconhece tambm a ineficcia de transplantes para preencher esse vazio. A sada para ele est na vinculao da educao com a vida concreta das pessoas e dos povos. No h mgica, mas tambm no se est

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.1, p. 011-025, jan./abr. 2008

23

diante de uma fatalidade histrica. Basta aproveitar o potencial criativo de cada povo. Como revolucionrio em quem pulsam muitos ideais de Rousseau (Streck, 2004), Mart acredita na possibilidade de extrair de cada ser humano o que ele tem de melhor. As rupturas com o passado de opresso so possveis porque a histria aberta para a criatividade humana. Esse pensamento utpico, livre de determinismos, tem se constitudo em outro ingrediente fundamental da educao popular ao longo de sua trajetria.

Isso tambm se reflete na maneira de fazer pedagogia, na medida em que no pode haver uma pedagogia para a liberdade sem que ela mesma seja libertada de dogmas que a prendem em esquemas rgidos ou limitam o possvel quilo que as circunstncias permitem. O pensamento de Mart coloca-se como inspirao de uma pedagogia radical, fortemente ancorada na realidade social e cultural na qual se realiza, mas igualmente comprometida com a transformao dessa realidade.

Referncias bibliogrficas ADAMS, T. Educao e economia (popular) solidria mediaes pedaggicas do trabalho associado, na Associao de solidria: Recicladores de Dois Irmos (1994-2006). 2007. Tese (Doutorado em Educao)- Universidade do Vale o Rio dos Sinos. So Leopoldo. 2007. ANDREOLA, B. A. tica e solidariedade plantria. In: ANDREOLA, B. A.; VECHIA, A. M. D. (Orgs.). tica diversidade na produo de tica: referenciais para a educao. Pelotas: Seiva, 2003. p. 17-39. ARCE, R. Religin poesa del mundo venidero implicaciones teolgicas en la obra de Jos Mart. La Habana: Ediciones CLAI, Religin: 1996. 138 p. BRANDO, C. R. De angicos a ausentes 40 anos de educao popular. Porto Alegre: Mova/RS; CORAG, 2001. 128p. angicos ausentes: CASTEL, R. La inseguridad social que es estar protegido? Buenos Aires: Manantial, 2004. 120p. social: a FERNANDES, F. A atualidade de Jos Mart. In: KOLLING, E. Jos Mart vida e obra. So Paulo: Centro de Estudos Martianos, 1995. Mart: p. 32-33. FORNET-BETANCOURT, R. Aproximaciones a Jos Mart Aachen: Wissenschaftsverlag Mainz in Aachen, 1998. 115 p. Mart. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. 165 p. Pedagog gogia autonomia: GODINHO, A. C. Trajetria formativa de educadoras de jovens e adultos entre o formal e o no-formal. Dissertao (Mestrado forma ormativa adultos: em Educao)- Universidade do Vale o Rio dos Sinos, So Leopoldo. 2007. 120 p. LUTERO, M. Aos conselhos do todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas crists So Leopoldo: crists. Sinodal; Porto Alegre: Concrdia, 1995, v. 5. p. 302-325. (Obras Selecionadas) MARTI, J. La Habana obras completas. La Habana: Centro de Etudios Martianos; Karisma Digital, 2001. (Edio Eletrnica) Habana: ______. La edad de oro 2 ed. La Habana: Pueblo y Educacin, 1995. 209p. oro. ______. Poesia mayor La Habana: Letras Cubanas, 1985. 279p. mayor yor. ______. Educao em Nossa Amrica textos selecionados. Organizao e apresentao de Danilo R. Streck. Iju: Editora Uniju, Amrica: 2007. 260 p. MEJA, M. R.; AWAD, M. Pedagogas y metodologas en educacin popular la negociacin cultural: una bsqueda. Quito: F popular: y Alegria, 2001. 240 p.

24

Danilo R. STRECK. Jos Mart e a educao popular:...

MOUTERDE, P. Reiventando a utopia prticas alternativas da esquerda latino-americana. Porto Alegre: Camp; Tomo Editorial, utopia: 2003. 292 p. RECK, J. Por uma educao libertadora o iderio poltico-pedaggico do educador cubano Jos Mart. Cuiab: Ed. UFMT, 2005. libertadora: 134 p. RETAMAR, R. F. Pensamiento de nuestra Amrica autorreflexiones y propuestas. Buenos Aires: CLACSO, 2006. 158 p. Amrica: RODRIGUEZ, P. P. Mart e as duas Amricas So Paulo: Expresso Popular, 2006. 320 p. Amricas. ROUSSEAU, J.-J. Emlio ou da educa So Paulo: Martins Fontes, 1995. 684 p. educao. SANTOS, B. de S. A crtica da razo indolente contra o desperdcio da experincia para um novo senso comum a cincia, o indolente: direito e a poltica na transio paradigmtica. So Paulo: Cortez, 2000. 415 p. STRECK, D. R. Rousseau e a Educao Belo Horizonte: Autntica, 2004. 115 p. Educao. _____. A educao popular e a (re)construo do pblico: h fogo sob as brasas? Revista Brasileira de Educao v. 11, n. 32, Educao. p. 272-284, ago 2006. URBINA, R. S. O. de. Krausismo Enciclopdia de la Cultura Espaola, Tomo 3. Madrid: Editora Nacional, 1966. p. 825-826. Krausismo. VARGAS, J. O. Hacia un balance de la refundamentacin de la educacin popular. Aportes n. 46, octubre de 1996. p. 9-18. Aportes,

Recebido em 15.10.07 Aprovado em 23.02.08

Danilo R. Streck, doutorado em Educao pela Rutgers University (EUA), ps-doutorado pela Universidade de Califrnia (EUA), atuou como professor visitante no Doutorado Internacional de Educao da Universidade de Siegen (Alemanha) e na Universidade de Toronto (Canad) e professor e pesquisador no Programa de Ps-Graduao em Educao da UNISINOS.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.1, p. 011-025, jan./abr. 2008

25

También podría gustarte