Está en la página 1de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CENTRO DE EDUCAO A DISTNCIA CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU EM GESTO PBICA

CICLO DE GESTO NAS ORGANIZAES PBLICAS

DEZEMBRO 2011 MANAUS AM

NILDO DA SILVA PEREIRA 20114273 NILSON BARRONCAS MAQUIN - 20114274

CICLO DE GESTO NAS ORGANIZAES PBLICAS

Trabalho solicitado pelo Professor Dr. Sylvio Puga, na disciplina Gesto Operacional, para obteno de nota referente ao mdulo especfico do curso de Ps-Graduao em Gesto Pblica.

DEZEMBRO 2011 MANAUS AM

Introduo Ciclo de Gesto nas Organizaes Pblicas Concluso Referencias

4 5 7 8

Trataremos dos Ciclos de Gesto normalmente utilizadas pelas prestadoras de Servio Pblico. Nesse aspecto faremos uma analise entre os diferentes controles exercidos pelo Estado, pela Sociedade e pelos Usurios. Relataremos as caractersticas principais, objetivos, atores e resultados obtidos.

O ciclo de Gesto tem quatros (4) categorias: o Planejamento, a Execuo, a Avaliao e o Controle. Dentre estes, s etapas de Formulao/Planejamento e Implementao/Execuo, so as mais observadas nas organizaes prestadoras de Servio pblico. O controle pelo Estado ocorre de vrias formas, com atuao sobre as entidades do mercado, da sociedade e sobre as organizaes do Estado. Nesse caso, do controle do Estado pelo Estado, essa atuao ampla efetivada pelo ordenamento jurdico brasileiro, definida a separao dos poderes e a sua independncia, conforme previsto no artigo 2 da Constituio da Repblica Federativa de 1988 (CF/88), o Estado tem trs objetivo de controle: Proteger os ativos pblicos; Diminuir o risco de tomadas de decises incorretas e Conseguir adeso s polticas pblicas (MALMEGRIN, 2010). O controle pela sociedade ou controle social, de forma ampla, deve ser entendido como uma parte do processo administrativo, pois partindo da concepo de democracia representativa, o processo de planejamento, de execuo e de controle administrativo do Estado poderia ser examinado com a seguinte seqncia de etapas: anseios da sociedade; proposta do candidato/gestor pblico; eleio/designao; planejamento (PPA, LDO, LDA); execuo; controle e atuao por vias democrticas (SILVA, 2002). O controle social exercido por mecanismos de participao popular independe dos poderes pblicos; faz dos cidados controladores dos governantes, no apenas em perodos eleitorais como, tambm, ao longo do mandato dos representantes eleitos. Para os usurios da prestao de servios pblicos, muitas vezes o controle confundido com burocracia no sentido negativo, apenas servindo para emperrar ou para dificultar o andamento dos processos de prestao de servios, causando prejuzos aos usurios (MALMEGRIN, 2010). Contudo, na Administrao Pblica, o controle imprescindvel j que os recursos que so usados no so particulares, e sim pblicos. O controle deve estar comprometido com os interesses e com os objetivos de toda a nao. Isto , qualquer controle tem origem na sociedade e a ela que devem se reportar todas as entidades criadas para represent-la (MALMEGRIN, 2010). As etapas do ciclo de Gesto de polticas pblicas so as seguintes: a construo de agenda; formulao de polticas e comunicao da poltica das decises estratgicas para o PLANEJAMENTO; implementao da poltica para a EXECUO; avaliao das polticas,

apreciao dos efeitos atribudos ao do governo para a AVALIAO e a correo de trajetrias e aes para o CONTROLE.

Neste trabalho procuramos esclarecer os Ciclos de Gesto observados nas organizaes prestadoras de Servio Pblico. Notadamente percebe a falta de tempo da gesto governamental inviabilizando o estabelecimento de todo o Ciclo. O controle imprescindvel e deve ter origem na sociedade, e todas as entidades o dever de se reportarem por serem criadas para represent-la, por se trata de recursos pblicos e no particulares. Contudo, pela cultura dominante e pouco esclarecimento dos cidados h o devido envolvimento por parte da sociedade nesse sentido, muitas vezes havendo m aplicao das verbas pblica, sempre a sociedade a penalizados pela falta de tica e seriedade dos gestores pblicos.

MALMEGRIN, Maria Leondia. Gesto operacional / Maria Leondia Malmegrin. Florianpolis : Departamento de Cincias da Administrao / UFSC; [Braslia] : CAPES : UAB, 2010.

SILVA, Francisco Carlos da Cruz. Controle Social: reformando a administrao para a sociedade. o&s, v. 9, n. 24, maio/ago. 2002. Disponvel em: <https://bvc.cgu.gov.br/bitstream/123456789/2666/1/controle_social_reformando_a.pdf>. Acesso em: 12 Dez. 2011.

También podría gustarte