Está en la página 1de 19

ASPECTOS JURDICOS DA POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

JULIANA SANTILLI 1 Introduo Viso geral


1.1 Recursos hdricos e guas
Antes de mais nada, cabe indagar: existe distino entre os termos recursos hdricos e guas? Para alguns especialistas, o termo recursos hdricos deve ser

empregado apenas quando se tratar de questes atinentes ao uso, adotando-se a segunda denominao quando, ao se tratar das guas em geral, forem includas aquelas que no devem ser usadas por questes ambientais. Ou seja, sempre que a proteo ambiental das guas for considerada, o termo guas deve ser substitudo por recursos hdricos1.

1.2 Distribuio das guas no mundo e no Brasil


A distribuio global de gua no mundo evidencia a necessidade de polticas nacionais e internacionais de gerenciamento e controle de seu uso: 97,5% da gua existente no mundo salgada, e 2,5% doce, sendo que, desses 2,5%, apenas 0,3%, correspondente gua doce de rios e lagos, renovvel. O restante est nas calotas polares e glaciares, gelo e neve nas montanhas (69%)2. Por outro lado, a disponibilidade da gua foi reduzida, por habitante, em 60% nos ltimos 50 anos. Atualmente, 60 pases j vivem em guerra pela gua, afetando cerca de 232 milhes de pessoas3 O Brasil tem uma situao relativamente privilegiada, possuindo uma extensa rede hidrogrfica, com seis grandes bacias: Amazonas, Tocantins, So Francisco, Paran, Paraguai e Uruguai, alm de condies climticas que asseguram chuvas abundantes e regulares em boa parte do pas (embora no em todo ele). O Brasil dispe de 15% da gua doce existente no mundo. Dos 113 trilhes de metros
Juliana Santilli Promotora de Justia do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios e Scia Fundadora do Instituto Socioambiental (ISA). 1 IRACHANDE, Aninho M.; CHRISTOFIDIS, Demetrios. A legislao e os sistemas de gerenciamento de recursos hdricos: gesto das guas. 1997. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) Universidade de Braslia, Centro de Desenvolvimento Sustentvel. Disciplina: Gesto Ambiental. 2 SHIKLOMANOV, Igor. World fresh water resources. In: GLEICK, Peter H. Water in crisis: a guide to the worlds fresh water resources. 1993. Apud IRACHANDE, Aninho M.; CHRISTOFIDIS, Demetrios, op. cit. 3 Dados da Secretaria de Recursos Hdricos, do Ministrio do Meio Ambiente.

ASPECTOS JURDICOS DA POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

cbicos de gua disponveis para a vida terrestre, 17 trilhes esto em territrio brasileiro4.

1.3 Poluio das guas


No obstante a relativa abundncia dos recursos hdricos brasileiros (em grande parte de seus Estados), sua qualidade tem sido comprometida por diversas formas de poluio: lanamento de esgotos domsticos no-tratados e de efluentes industriais, contaminao por agrotxicos, mercrio de garimpos, derramamentos de leo etc. Para se ter uma idia, dos 110 milhes de brasileiros residentes em centros urbanos, apenas 40 milhes dispem de redes de esgoto. Destes, uma minoria de 4 milhes tem seus esgotos tratados, antes de a gua retornar ao leito dos rios. Os habitantes das cidades despejam 10 bilhes de litros de esgoto por dia, no solo ou nos cursos de gua5. A poluio hdrica ocasiona tambm graves problemas de sade pblica, sendo a gua contaminada um dos principais veculos de doenas, como o tifo e a clera. Usos inadequados do solo por atividades econmicas, como a agropecuria e a minerao, so tambm responsveis por processos erosivos e de assoreamento dos rios, com impactos negativos sobre a fauna aqutica6. Por outro lado, o Brasil titular de um tero do desperdcio universal da gua tratada e encanada, atingindo um percentual de 40%. Dispe de mais de 100 mil cursos dgua, todos poludos em algum grau. Para se ter uma idia, 50% das praias brasileiras esto contaminadas por esgotos, vazamentos de petrleo ou lixo txico7. A poluio das guas acarreta graves problemas de sade pblica. Setenta e dois por cento dos leitos hospitalares so ocupados por pacientes vtimas de doenas transmitidas pela gua. Pesquisa realizada em So Paulo8 pela Fundao Nacional de Sade, em conjunto com a Fundao Estadual de Anlise de Dados, mostra que as doenas associadas falta de saneamento bsico mataram no Brasil, em 1998, mais do que todos os homicdios daquele ano na Regio Metropolitana de So Paulo, onde se concentra a maioria das mortes violentas no pas. Naquele ano, 29 pessoas morreram por dia, no pas, de doenas decorrentes de falta de gua encanada, esgoto e coleta de lixo.

1.4 Poltica e Sistema Nacional de Recursos Hdricos


A necessidade de proteo das guas contra diversas formas de poluio e de uso inadequado traduz-se em normas legais que pretendem planejar, regular e controlar sua utilizao, de acordo com padres e critrios definidos por meio de uma Poltica Nacional de Recursos Hdricos (PNRH) e implementados por um Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos (SNGRH). A instituio de uma Poltica Nacional de Recursos Hdricos e a criao de
4 5

EMBRAPA. Atlas do meio ambiente do Brasil. Ed. Terra Viva, 1992. EMBRAPA, op. cit. 6 FEMA. Diviso de Gesto de Recursos Hdricos. Cartilha sobre recursos hdricos no Estado de Mato Grosso. Cuiab, 1997. 7 Dados da Secretaria de Recursos Hdricos, do Ministrio do Meio Ambiente. 8 Publicada no jornal Folha de S. Paulo, de 16 jul. 2000.

SRIE GRANDES EVENTOS MEIO AMBIENTE

um Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, pela primeira vez na histria do pas, o objetivo da Lei n. 9.433/979. J a Lei n. 9.984, de 17 de julho de 2000, criou a Agncia Nacional de guas (ANA)10, entidade federal de implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, integrante do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, estabelecendo regras para a sua atuao, sua estrutura administrativa e suas fontes de recursos.

2 A Poltica Nacional de Recursos Hdricos


2.1 Fundamentos legais elencados na Lei n. 9.433/9711
Essa lei instituiu a Poltica Nacional de Recursos Hdricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, que, de acordo com o seu art. 1, tem os seguintes fundamentos:

2.1.1 A gua um bem de domnio pblico


Toda gua insuscetvel de apropriao privada e livre para o consumo humano, animal e para fins agrcola e industrial, segundo Jos Afonso da Silva12. Prova disso que as guas situadas em terras particulares devem seguir seu leito, no podendo ser retidas pelo particular como coisa de sua propriedade. Paulo Affonso Leme Machado lembra13 que a caracterstica relevante do conceito de bem de domnio pblico no o fato de este pertencer Unio ou aos Estados. Segundo ele, a dimenso jurdica do domnio pblico hdrico no deve levar o Poder Pblico a conduzir-se como mero proprietrio do bem, mas como gestor que presta contas, de forma contnua, transparente e motivada. Trata-se do dever de prestar informaes ao pblico, que a Lei n. 9.433/97 pretende assegurar mediante a criao de um Sistema de Informaes sobre Recursos Hdricos (arts. 25 e seguintes), cujo funcionamento regido pelo princpio bsico de garantia de acesso aos dados e informaes a toda a sociedade, e no apenas aos rgos pblicos. J Carlos Frederico Mars de Souza Filho14 entende que o Direito Ambiental fez avanar o conceito de bens de interesse pblico, paralelo diviso tradicional dos bens jurdicos entre pblicos e particulares. Segundo ele,
Todos os bens, materialmente considerados, sejam ambientais ou no, so pblicos ou privados. Os ambientais, porm, independentemente de serem pblicos ou
O Decreto n. 2.612, de 3 de junho de 1998, regulamentou a composio e o funcionamento do Conselho Nacional de Recursos Hdricos, que composto por representantes: dos Ministrios e Secretarias da Presidncia da Repblica relacionados com a gesto da gua (sem exceder a metade mais um do total dos membros do Conselho); indicados pelos Comits Estaduais; dos usurios dos RH; das organizaes civis de RH. 10 A Agncia Nacional de guas uma autarquia sob regime especial, com autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente, com a finalidade de implementar, na sua esfera de atribuies, a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, integrando o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos. A ANA encontra-se ainda em fase de estruturao. 11 O Projeto de Lei n. 2.249/91 que deu origem Lei n. 9.433/97 foi enviado pelo Poder Executivo Cmara dos Deputados em 1991, tendo sido relator na Comisso de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias o deputado Fbio Feldmann, e, posteriormente, o deputado Aroldo Cedraz. O projeto sofreu inmeras e profundas alteraes em seu texto original, e s foi aprovado pela Cmara dos Deputados em outubro de 1996. Depois da aprovao pelo Senado Federal, foi encaminhado ao Presidente da Repblica, que o sancionou com 13 vetos. 12 Direito ambiental constitucional. 2. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 1997. p. 13 e s. 13 Direito ambiental brasileiro. 7. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 1998. p. 329 e s. 14 MARS DE SOUZA FILHO, Carlos Frederico. Bens culturais e proteo jurdica. Porto Alegre: UE, 1997. p. 16.
9

ASPECTOS JURDICOS DA POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

privados, revestem-se de um interesse que os faz ter um carter pblico diferente. A diferena est em que, seja a propriedade pblica ou particular, os direitos sobre estes bens so exercidos com limitaes e restries, tendo em vista o interesse pblico, coletivo, nela existente.

Em sntese: a maior parte dos recursos hdricos (rios, lagos etc.) so, inquestionavelmente, de natureza pblica (e de domnio da Unio e dos Estados), mas ainda que se admitisse a existncia de guas particulares (entendimento que parece ter sido superado com a nova lei), estas teriam a sua utilizao sempre condicionada e limitada pelo interesse pblico, como todos os bens ambientais.

2.1.2 A gua um recurso natural limitado, dotado de valor econmico


Trata-se da consagrao, na lei, do entendimento de que os recursos hdricos so esgotveis e vulnerveis. Maria Luiza Machado Granziera15 lembra que tal entendimento j universalmente aceito, e foi explicitado na Declarao de Dublin, Irlanda, de janeiro de 1992, que tratou de questes atinentes aos recursos hdricos. A compreenso da gua como bem de valor econmico e passvel de cobrana pelo seu uso recomendada pela prpria Agenda 21 (resultado da Conferncia da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992). A prpria Lei n. 9.433/97, em seu art. 19, afirma que a cobrana pelo uso de recursos hdricos objetiva: a) reconhecer a gua como bem econmico e dar ao usurio uma indicao de seu real valor; b) incentivar a racionalizao do uso da gua; c) obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenes contemplados nos planos de recursos hdricos. Assim, sero cobrados os usos de recursos hdricos sujeitos outorga pelo Poder Pblico. Maria Luiza Machado Granziera16 salienta que: O conceito de que a gua grtis est profundamente enraizado na cultura de alguns pases. No se costuma imaginar o trabalho e o custo agregado no armazenamento, captao, tratamento e distribuio da gua, quando se abre a torneira de casa e dela verte gua. Deve-se dizer, entretanto, que, embora a Lei n. 9.433/97 tenha estabelecido, nos seus arts. 20 e seguintes, critrios para fixao de valores e sua aplicao prioritria, o sistema de cobrana pelo uso de recursos hdricos muito recente e ainda no foi devidamente regulamentado e implementado eficazmente no Brasil. De acordo com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos criado pela lei referida, as Agncias de gua sero responsveis pela cobrana pelo uso de recursos hdricos.

2.1.3 A gesto dos recursos hdricos deve sempre proporcionar o uso mltiplo das guas. Em situaes de escassez, o uso prioritrio dos recursos hdricos o consumo humano e a dessedentao de animais
Os dois fundamentos esto intimamente ligados e dizem respeito, basicamente, tendncia moderna de legislaes nacionais e tratados internacionais de buscar um equilbrio entre os diversos usos da gua, estabelecendo-se as prioridades a partir das necessidades sociais vigentes.

15 16

MACHADO GRANZIERA, Maria Luiza. Direito de guas e meio ambiente. So Paulo: Editora cone, 1993. p. 22 e ss. Op. cit., p. 32.

SRIE GRANDES EVENTOS MEIO AMBIENTE

Como se sabe, as guas se prestam a diversas utilizaes, e os especialistas costumam classificar os usos da gua em dois tipos: consuntivos e no-consuntivos17. Usos consuntivos so aqueles em que h o consumo efetivo da gua e, conseqentemente, seu retorno ao manancial pequeno, inexistente, ocorre aps muitos meses ou em condies de alterao de qualidade (exemplos: usos domsticos, dessedentao de animais, agricultura, irrigao, pecuria, empreendimentos industriais que usam gua no processamento etc.). Usos no-consuntivos so aqueles em que o consumo de gua no ocorre ou muito pequeno e a gua permanece ou retorna ao manancial (exemplos: navegao, recreao, piscicultura etc.). A lei nacional optou por estabelecer uma utilizao preferencial em caso de escassez (para consumo humano e dessedentao de animais), embora no deixe de reconhecer outros usos necessrios, dependentes de outorga pelo Poder Pblico. O Cdigo de guas, como j dito, embora tenha enfatizado o uso dos recursos hdricos para fins de gerao de energia eltrica, contm dispositivos que buscam um equilbrio nos usos mltiplos das guas. Assim que o seu art. 143 estabelece que, em todos os aproveitamentos de energia hidrulica, devem ser satisfeitas exigncias acauteladoras dos interesses gerais, tais como: alimentao e necessidades das populaes ribeirinhas, salubridade pblica, navegao, irrigao, proteo contra inundaes, conservao e livre circulao dos peixes e escoamento.

2.1.4 A bacia hidrogrfica a unidade territorial para implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e a atuao do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos
Trata-se da adoo do princpio (j consagrado em diversas leis estaduais, como a Lei n. 7.663/91, que estabeleceu a Poltica Estadual de Recursos Hdricos do Estado de So Paulo) de que a bacia hidrogrfica a unidade fsico-territorial de planejamento e gerenciamento das guas. Embora a Lei n. 9.433/97 no tenha estabelecido um conceito de bacia hidrogrfica, bem aceita a sua definio como a rea total de drenagem que alimenta uma determinada rede hidrogrfica18. Maria Luiza Machado Granziera19 salienta que as bacias hidrogrficas devem ser consideradas como um todo indivisvel e que a gesto dos recursos hdricos deve inserir-se no mbito da bacia hidrogrfica natural e no no das fronteiras administrativas e polticas. Tal princpio tambm j tinha sido adotado, em 1968, pela Carta Europia da gua. Paulo Affonso Leme Machado20 tambm destaca que houve poca em que se focalizava o recurso hdrico somente com respeito a determinado curso dgua, e que, modernamente, se vem dando enfoque relevante ao estudo global de um rio e seus afluentes, isto , da bacia hidrogrfica. Acrescenta que a idia de bacia hidrogrfica no se restringe s ao rio e aos cursos dgua que a ele afluem, mas pode atingir toda a regio drenada por um nico rio. V-se, portanto, que a nova lei incorporou expressamente fundamento que encontra amplo respaldo na doutrina especializada e em princpios internacionais,
IRACHANDE, Aninho M.; CHRISTOFIDIS, Demetrios, op. cit. Definio do Glossrio de Ecologia, da Academia de Cincias do Estado de So Paulo, Publicao ACIESP n. 57, 1987. 19 Op. cit., p. 25. 20 Op. cit., p. 290.
18 17

ASPECTOS JURDICOS DA POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

embora sua aplicao prtica dependa de uma efetiva articulao entre representantes da Unio, Estados, DF, Municpios e usurios das guas e organizaes civis (de ensino, pesquisa e dedicadas defesa dos recursos hdricos e dos interesses coletivos), integrantes dos Comits de Bacia Hidrogrfica criados pela nova lei. Os Comits de Bacia Hidrogrfica fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos institudo pela Lei n. 9.433/97 e tm, entre outras, as atribuies de aprovar o Plano de Recursos Hdricos da bacia hidrogrfica e acompanhar a sua execuo. J os Planos de Recursos Hdricos devero ser elaborados por bacia hidrogrfica, por Estado e para o pas.

2.1.5 A gesto dos recursos hdricos deve ser descentralizada e contar com a participao do Poder Pblico, dos usurios e das comunidades
Vrios tratados e declaraes internacionais (em especial a Declarao de Dublin, Irlanda, de 1992) j recomendavam expressamente a descentralizao na administrao dos recursos hdricos, para proporcionar uma parceria entre os rgos pblicos, privados e cidados interessados no aproveitamento e na conservao das guas. A Constituio de So Paulo tambm j estabelecia, entre seus objetivos, a gesto descentralizada, participativa e integrada em relao aos demais recursos naturais e s peculiaridades da bacia hidrogrfica. A Lei n. 9.433/97 procura criar alguns mecanismos institucionais de participao dos cidados e comunidades usurias de recursos hdricos, incluindo seus representantes no Conselho Nacional de Recursos Hdricos e nos Comits de Bacia Hidrogrfica, que integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos. Saliente-se que a participao de rgos pblicos nesses colegiados legalmente limitada metade do total de representantes, de forma que se proporcione, pelo menos em tese, uma representao minimamente eqitativa de Estado e sociedade. fundamental que, para uma participao cidad efetiva na definio de polticas pblicas atinentes aos recursos hdricos, o Poder Pblico permita o livre e amplo acesso pblico a informaes, o que, em tese, se pretende fazer mediante a criao do Sistema de Informaes sobre Recursos Hdricos, cujo acesso estaria garantido sociedade.

2.2 Outros fundamentos


Finalmente, outros princpios aplicveis gua so consagrados pela legislao brasileira, ainda que no includos expressamente no rol de fundamentos da Lei n. 9.433/97. Eles so lembrados por Maria Luiza Machado Granziera21. Vejamos.

2.2.1 A manuteno de uma cobertura vegetal essencial conservao dos recursos hdricos
Duas leis de proteo ambiental brasileiras determinam (explicitamente) tal entendimento: 1) o Cdigo Florestal (Lei n. 4.771/65, com alteraes introduzidas
21

Op. cit., p. 36 e ss.

SRIE GRANDES EVENTOS MEIO AMBIENTE

principalmente pela Lei n. 7.803/89), que, em seu art. 2, considera de preservao permanente as florestas e demais formas de vegetao natural situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso dgua (os parmetros para determinao da cobertura vegetal protegida variam conforme a largura do curso dgua), ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios dgua naturais ou artificiais, nas nascentes, ainda que intermitentes, e nos chamados olhos dgua, qualquer que seja sua situao topogrfica, num raio mnimo de 50 metros de largura e nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues; 2) a Lei n. 7.754/89, que considera de preservao permanente as florestas e demais formas de vegetao natural existentes nas nascentes dos rios.

2.2.2 Entendimento da gua a partir do binmio quantidade/qualidade


Embora a Lei n. 9.433/97 no tenha includo esse princpio no seu art. 1, onde elenca os seus fundamentos, parece inegvel a sua incorporao em outros dispositivos. Vejamos. J no art. 2, est entre os objetivos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos: assegurar atual e s futuras geraes a necessria disponibilidade de gua, em padres de qualidade adequados aos respectivos usos (I). Entre as diretrizes gerais de ao para implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, est: a gesto sistemtica dos recursos hdricos, sem dissociao dos aspectos de quantidade e qualidade. Finalmente, o art. 11 estatui que o regime de outorga de direitos de uso de recursos hdricos tem como objetivos assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da gua e o efetivo exerccio dos direitos de acesso gua.

2.2.3 A gua no tem fronteiras. bem comum que impe uma cooperao internacional
Este princpio se aplica mais especificamente aos rios internacionais, que, por separarem ou atravessarem mais de um Estado, exigem um regime legal especfico que contemple os direitos e obrigaes dos Estados soberanos envolvidos e regulamente o uso compartilhado de recursos hdricos22.

2.3 Dos objetivos e diretrizes gerais de ao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos


2.3.1 Objetivos
De acordo com o art. 2 da Lei n. 9.433/97, so objetivos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos: I assegurar atual e s futuras geraes a necessria disponibilidade de gua, em padres de qualidade adequados aos respectivos usos; II a utilizao racional e integrada dos recursos hdricos, incluindo o transporte aquavirio, com vistas ao desenvolvimento sustentvel; III a preveno e a defesa contra eventos hidrolgicos crticos de origem natural ou decorrentes do
22 Sobre o uso compartilhado de recursos hdricos internacionais, recomendo a leitura do excelente estudo realizado por Maria Luiza Machado Granziera (op. cit., p. 65 e seguintes), em que toma como exemplo o Tratado Brasil Argentina, para o aproveitamento dos recursos hdricos compartilhados dos trechos limtrofes do rio Uruguai e de seu afluente, o rio Pepiri-Guau.

ASPECTOS JURDICOS DA POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

uso inadequado dos recursos naturais (catstrofes como enchentes, inundaes etc.). V-se que o conceito de desenvolvimento sustentvel (que tem vrias definies, mas traduz basicamente a idia de utilizao dos recursos naturais de forma adequada e racional, que no comprometa sua utilizao por futuras geraes) tem sido cada vez mais incorporado na legislao ambiental brasileira. A prpria Constituio Federal, em seu art. 225, caput, assegura a todos os cidados o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, e impe ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. A nova lei est em sintonia com outros instrumentos legais nacionais e internacionais que pretendem assegurar a integridade e a sustentabilidade a longo prazo dos recursos naturais, estabelecendo limitaes e restries ao seu uso e explorao. Afasta-se, portanto, da concepo legal anterior de viabilizar apenas o seu aproveitamento com fins econmicos e de priorizar as demandas do setor eltrico em detrimento dos demais usos da gua. Merece ser salientada tambm a abertura de maior espao de atuao institucional para a sociedade civil, associada tentativa de superar uma viso compartimentalizada do meio ambiente, com a adoo de uma perspectiva de gesto integrada, por meio da articulao de aes dos agentes sociais envolvidos (Poder Pblico, Federal, Estadual e Municipal, usurios e sociedade civil)23.

2.3.2 Das diretrizes gerais de ao


De acordo com a Lei n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997, so diretrizes gerais de ao, para implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos: I gesto sistemtica dos recursos hdricos, sem dissociao dos aspectos de quantidade e qualidade; II adequao da gesto de recursos hdricos s diversidades fsicas, biticas, demogrficas, econmicas, sociais e culturais das diversas regies do pas; III integrao da gesto de recursos hdricos com a gesto ambiental; IV articulao do planejamento de recursos hdricos com o dos setores usurios e com os planejamentos regional, estadual e nacional; V articulao da gesto de recursos hdricos com a do uso do solo; VI integrao da gesto das bacias hidrogrficas com a dos sistemas estuarinos e zonas costeiras. V-se que essas diretrizes esto intimamente relacionadas com os fundamentos e objetivos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, orientada basicamente para a necessidade de assegurar s futuras geraes a disponibilidade dos recursos hdricos pela sua utilizao atual de forma racional. A premissa bsica de que a gua necessria em todos os aspectos da vida, e que a escassez generalizada, a destruio gradual e o agravamento da poluio dos recursos hdricos exigem o planejamento e a gesto integrada desses recursos, o que a Lei n. 9.433/97 procura consolidar. A Agenda 21, em seu Captulo 18, recomenda como meta a ser cumprida at o ano 2000 o estabelecimento de estruturas institucionais e instrumentos jurdicos apropriados visando assegurar que se mantenha uma oferta adequada de gua de boa qualidade para toda a populao do planeta, ao mesmo tempo que se preserve as funes hidrolgicas, biolgicas e qumicas dos ecossistemas, adaptando as
23 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE SO PAULO. Recursos hdricos: histrico, gesto e planejamento. So Paulo, 1995.

SRIE GRANDES EVENTOS MEIO AMBIENTE

atividades humanas aos limites da capacidade da natureza e combatendo vetores de molstias relacionadas com a gua. Tambm estabelece a Agenda 21 que O manejo integrado dos recursos hdricos baseia-se na percepo da gua como parte integrante do ecossistema, um recurso natural e bem econmico e social cuja quantidade e qualidade determinam a natureza de sua utilizao.

2.4 Dos instrumentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos


De acordo com o art. 5 da Lei n. 9.433/97, so eles: a) os Planos de Recursos Hdricos; b) o enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo os usos preponderantes da gua; c) a outorga dos direitos de uso de recursos hdricos; d) a cobrana pelo uso de recursos hdricos; e) o Sistema de Informaes sobre Recursos Hdricos24.

2.4.1 Planos de Recursos Hdricos


So planos diretores que visam fundamentar e orientar a implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e o gerenciamento dos recursos hdricos (art. 6). So planos de longo prazo, com horizonte de planejamento compatvel com o perodo de implantao de seus programas e projetos e tero o seguinte contedo mnimo: I diagnstico da situao atual dos recursos hdricos; II anlise de alternativas de crescimento demogrfico, de evoluo de atividades produtivas e de modificaes dos padres de ocupao do solo; III balano entre as disponibilidades e demandas futuras dos recursos hdricos, em quantidade e qualidade, com identificao de conflitos potenciais; IV metas de racionalizao de uso, aumento da quantidade e melhoria da qualidade dos recursos hdricos disponveis; V medidas a serem tomadas, programas a serem desenvolvidos e projetos a serem implantados, para o atendimento das metas previstas; VI prioridades para outorga de direitos de uso de recursos hdricos; VII diretrizes e critrios para a cobrana pelo uso dos recursos hdricos; VIII propostas para a criao de reas sujeitas a restrio de uso, com vistas proteo dos recursos hdricos (art. 7). De acordo com o art. 8, os Planos de Recursos Hdricos sero elaborados por bacia hidrogrfica, por Estado e para o pas. Duas crticas bsicas tm sido feitas por especialistas25. A primeira o fato de que os Planos de Recursos Hdricos foram privados (em funo de vetos presidenciais) da definio das responsabilidades para execuo das medidas, programas e projetos, bem como do cronograma de execuo e programao oramentrio-financeira associado s medidas, programas e projetos. Sem tais previses, os Planos de Recursos Hdricos teriam perdido todo ou muito do seu
24 Foi vetada pelo Presidente da Repblica a incluso, no texto da lei, de outro instrumento: a compensao a municpios. Foi tambm vetado todo o captulo que tratava do rateio dos custos das obras de uso mltiplo, interesse comum ou coletivo. Previa o Projeto de Lei n. 2.249/91 que as obras de uso mltiplo, de interesse comum ou coletivo, tero seus custos rateados por todos os seus beneficirios diretos. 25 MONTEIRO FINS, Klaus; MOREIRA ALVES, Clementina; DE BONIS, Alexandre. A Lei Federal de Recursos Hdricos (Poltica e gerenciamento dos recursos hdricos no Brasil) Lei n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL. Anais... Instituto O Direito por um Planeta Verde, 1997.

ASPECTOS JURDICOS DA POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

potencial de efetivao das medidas, programas e projetos formulados, passando a figurar como mera planificao terica. No final dos anos 70, foram criados os comits de estudos integrados das principais bacias hidrogrficas brasileiras, que, apesar de planejarem importantes medidas no mbito das respectivas bacias, eram desprovidos tanto de autoridade para a definio de responsabilidades como para o aporte de recursos financeiros que viabilizassem as medidas propostas, fracassando tais comits em seus propsitos argumentam os crticos dos vetos presidenciais. A segunda crtica diz respeito definio de que os planos sero elaborados por bacia hidrogrfica, por Estado e para o pas. Isso levaria elaborao de planos com reas ou unidades territoriais divergentes, ou conflitantes, j que o conceito da diviso poltica de Estados no deve se sobrepor ao de bacia hidrogrfica. Argumenta-se que, como no Brasil existem muitas bacias hidrogrficas que abrangem mais de um Estado, tal planejamento fracionado, se no for bem integrado, pode ocasionar conflitos na administrao das bacias hidrogrficas que atingem mais de um Estado26.

2.4.2 O enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo os usos preponderantes da gua
A Lei n. 9.433/97 estabelece, em seu art. 9, que o enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo os seus usos preponderantes, visam a: I assegurar s guas qualidade compatvel com os usos mais exigentes a quem forem destinadas; II diminuir os custos de combate poluio, mediante aes preventivas permanentes. Em seu art. 10, atribui legislao ambiental o estabelecimento das classes de corpos de gua, instrumento fundamental ao controle da qualidade ambiental das guas. Trata-se de uma medida inerente ao poder de polcia ambiental, que visa combater, de forma preventiva, a poluio das guas, por meio da avaliao dos nveis de qualidade das guas, a fim de estabelecer metas a serem atingidas segundo os usos (principais) a que se destinam. Atualmente, o enquadramento feito pela Resoluo CONAMA n. 20/86, que afirma, em seu 3 considerando, que o enquadramento dos corpos de gua deve ser baseado no necessariamente no seu estado atual, mas nos nveis de qualidade que deveriam possuir para atender s necessidades das comunidades. Tambm o art. 13 da Lei n. 9.433/97 estabelece que toda outorga de direitos de uso dos recursos hdricos dever respeitar a classe em que o corpo de gua estiver enquadrado. A Resoluo CONAMA n. 20/86 estabelece nove classes de uso preponderante, sendo cinco para as guas doces, duas para as guas salobras e duas para as salinas. Segundo o IBAMA, o enquadramento nessas classes um instrumento de planejamento ambiental, pois estabelece o nvel de qualidade (ou classe) a ser alcanado e/ou mantido em um segmento de corpo de gua ao longo do tempo. Em funo disso, so estabelecidos limites de lanamento de resduos. A sistemtica preconizada que o IBAMA (rios federais) ou o rgo estadual de meio ambiente (rios estaduais) enquadrem as guas, ouvidas entidades pblicas e

26

MONTEIRO FINS, Klaus; MOREIRA ALVES, Clementina; DE BONIS, Alexandre, op. cit., p. 217.

10

SRIE GRANDES EVENTOS MEIO AMBIENTE

privadas interessadas. Em funo disso, sero estabelecidos programas de controle da poluio para que os cursos de gua atinjam as classes respectivas27. De acordo com a Lei n. 9.433/97, compete s Agncias de gua propor aos Comits de Bacia Hidrogrfica o enquadramento dos corpos de gua nas classes de uso, para encaminhamento ao Conselho Nacional ou Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos, de acordo com o domnio (federal) destes (art. 44, XI, a). Maria Luiza Machado Granziera28 chama a ateno para o fato de que, independentemente dos inmeros conceitos doutrinrios e legais de poluio hdrica, o enquadramento de corpos de gua, de acordo com a classificao da qualidade das guas, tendo em vista seu uso preponderante, indiretamente redefine poluio hdrica, que passa a ser qualquer estado, da qualidade das guas, pior do que as estabelecidas. Isso, evidentemente, facilita sobremaneira, em processos judiciais, ou em nvel administrativo, a constatao da ocorrncia de poluio. Em conseqncia disto, pode-se considerar poluente qualquer efluente que conduza a qualidade das guas a condies piores do que as fixadas.

2.4.3 Outorga de direitos de uso de recursos hdricos


O art. 21 da Constituio Federal prev, em seu inciso XIX, entre as competncias da Unio, instituir sistema nacional de gerenciamento de recursos hdricos e definir critrios de outorga de direitos de seu uso. A outorga uma autorizao que o Poder Pblico concede, sob condies e prazo determinados, para que algum explore economicamente atividade relacionada gua. De acordo com o art. 11 da Lei n. 9.433/97, o regime de outorga de direitos de uso de recursos hdricos tem como objetivos assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da gua e o efetivo exerccio dos direitos de acesso gua. Pelo art. 12, esto sujeitos a outorga pelo Poder Pblico os direitos dos seguintes usos de recursos hdricos: I derivao ou captao de parcela da gua existente em um corpo de gua para consumo final, inclusive abastecimento pblico, ou insumo de processo produtivo; II extrao de gua de aqfero subterrneo para consumo final ou insumo de processo produtivo; III lanamento em corpo de gua de esgotos e demais resduos lquidos ou gasosos, tratados ou no, com o fim de sua diluio, transporte ou disposio final; IV aproveitamentos dos potenciais hidreltricos [Obs.: A outorga e a

utilizao de recursos hdricos para fins de gerao de energia eltrica estar subordinada ao Plano Nacional de Recursos Hdricos, de acordo com o 2];

V outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da gua existente em um corpo de gua. J o 1 do art. 12 enumera as hipteses de usos de recursos hdricos que independem de outorga pelo Poder Pblico (e, portanto, no esto sujeitos a cobrana). So eles:
27 MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE, DOS RECURSOS HDRICOS E DA AMAZNIA LEGAL. Ibama. Gerenciamento de Bacia Hidrogrfica: aspectos conceituais e metodolgicos. Braslia, 1995. p. 129 e ss. 28 Op. cit., p. 60 e ss.

ASPECTOS JURDICOS DA POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

11

I o uso de recursos hdricos para a satisfao das necessidades de pequenos ncleos populacionais, distribudos no meio rural; II as derivaes, captaes e lanamentos considerados insignificantes; III as acumulaes de volumes de gua consideradas insignificantes. De acordo com o art. 13, toda outorga estar condicionada s prioridades de uso estabelecidas nos Planos de Recursos Hdricos e dever respeitar a classe em que o corpo de gua estiver enquadrado e a manuteno de condies adequadas ao transporte aquavirio, quando for o caso. A outorga de uso dos recursos hdricos dever preservar o uso mltiplo destes (art. 13, pargrafo nico), e efetivar-se- por ato da autoridade competente do Poder Executivo Federal, dos Estados ou do DF, por prazo no excedente a 35 anos, renovvel (art. 16). A outorga no implica a alienao parcial das guas, que so inalienveis, mas o simples direito de seu uso (art.18). O Poder Executivo Federal poder delegar aos Estados e ao DF competncia para conceder outorga de direito de uso de recurso hdrico de domnio da Unio (art. 14, 1). De acordo com o art. 15, a outorga de direito de uso de recursos hdricos poder ser suspensa parcial ou totalmente, em definitivo ou por prazo determinado, nas seguintes circunstncias: I no-cumprimento pelo outorgado dos termos da outorga; II ausncia de uso por trs anos consecutivos; III necessidade premente de gua para atender a situaes de calamidade, inclusive as decorrentes de condies climticas adversas; IV necessidade de se prevenir ou reverter grave degradao ambiental; V necessidade de se atender a usos prioritrios, de interesse coletivo, para os quais no se disponha de fontes alternativas; VI necessidade de serem mantidas as caractersticas de navegabilidade do corpo de gua.

2.4.4 Cobrana pelo uso de recursos hdricos


Segundo o art. 19, a cobrana pelo uso de recursos hdricos objetiva: I reconhecer a gua como bem econmico e dar ao usurio uma indicao de seu real valor; II incentivar a racionalizao do uso da gua; III obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenes previstos nos planos de recursos hdricos. Constitui um dos prprios fundamentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, elencado j no art. 1, II, da Lei n. 9.433/97, a concepo de que a gua um recurso natural limitado, dotado de valor econmico. Entretanto, a cobrana pelo uso de recursos hdricos ainda depende de regulamentao legal para sua efetiva implantao pelo Poder Pblico29. J o princpio da racionalizao do uso da gua (e tambm do uso do solo, do subsolo e do ar) previsto tambm na Lei n. 6.938/81, que instituiu a Poltica Nacional do Meio Ambiente. O art. 4, VII, dessa lei tambm prev, entre os objetivos da Poltica Nacional do Meio Ambiente, a imposio ao usurio da contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins econmicos. Trata-se, basicamente, da incorporao, pela legislao ambiental brasileira, do princpio do usurio-pagador, j consagrado em legislaes de diversos pases, das formas mais diversas.
29 O nico Estado do pas que j iniciou a cobrana pelo uso de recursos hdricos o Cear, embora ainda de forma incipiente e com valores muito reduzidos.

12

SRIE GRANDES EVENTOS MEIO AMBIENTE

Esto sujeitos a cobrana os usos de recursos hdricos que dependem de outorga do Poder Pblico (art. 20), j elencados anteriormente. Na fixao dos valores a serem cobrados pelo uso dos recursos hdricos devem ser observados os seguintes critrios (art. 21): I nas derivaes, captaes e extraes de gua, o volume retirado e seu regime de variao; II nos lanamentos de esgotos e demais resduos lquidos ou gasosos, o volume lanado e seu regime de variao e as caractersticas fsico-qumicas, biolgicas e de toxidade do afluente. Os valores arrecadados com a cobrana pelo uso de recursos hdricos sero aplicados prioritariamente na bacia hidrogrfica em que foram gerados e sero utilizados (art. 22): I no financiamento de estudos, programas, projetos e obras includos nos Planos de Recursos Hdricos; II no pagamento de despesas de implantao e custeio administrativo dos rgos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos. De acordo com o 1, a aplicao nas despesas previstas no inciso II limitada a 7,5% (sete e meio por cento) do total arrecadado. J o 2 estabelece que os valores arrecadados podero ser aplicados a fundo perdido em projetos e obras que alterem, de modo benfico coletividade, a qualidade, a quantidade e o regime de vazo de um corpo de gua. Ao Conselho Nacional de Recursos Hdricos cabe estabelecer os critrios gerais para a outorga de direitos de uso de recursos hdricos e para a cobrana por seu uso (art. 35, X). Aos Comits de Bacia Hidrogrfica compete estabelecer os mecanismos de cobrana pelo uso de recursos hdricos e sugerir os valores a serem cobrados (art. 37, VI). s Agncias de gua cabe efetuar, mediante delegao do outorgante, a cobrana pelo uso de recursos hdricos, analisar e emitir pareceres sobre os projetos e obras a serem financiados com recursos gerados pela cobrana pelo uso de recursos hdricos e encaminh-los instituio financeira responsvel pela administrao desses recursos, bem como acompanhar a administrao financeira dos recursos arrecadados com a cobrana pelo uso de recursos hdricos em sua rea de atuao (art. 41, III, IV e V).

2.4.5 Sistema de Informaes sobre Recursos Hdricos


De acordo com a definio legal (art. 25 da Lei n. 9.433/97), o Sistema de Informaes sobre Recursos Hdricos um sistema de coleta, tratamento, armazenamento e recuperao de informaes sobre recursos hdricos e fatores intervenientes em sua gesto. Os dados gerados pelos rgos integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos sero incorporados ao Sistema Nacional de Informaes sobre Recursos Hdricos, cujos princpios bsicos de funcionamento so a descentralizao da obteno e da produo de dados e informaes, a coordenao unificada do sistema e o acesso aos dados e s informaes garantido a toda a sociedade. Seus objetivos so: reunir, dar consistncia e divulgar os dados e as informaes sobre a situao qualitativa e quantitativa dos recursos hdricos no Brasil, atualizar permanentemente as informaes sobre disponibilidade e demanda de recursos hdricos em todo o territrio nacional e fornecer subsdios para a elaborao dos Planos de Recursos Hdricos. Trata-se de instrumento que visa incorporar definitivamente lei o princpio da transparncia e publicidade na gesto dos recursos hdricos, indispensvel a uma efetiva gesto compartilhada entre usurios, sociedade civil e Poder Pblico Federal, Estadual e Municipal.

ASPECTOS JURDICOS DA POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

13

2.5 Da ao do Poder Pblico


De acordo com o art. 29 da Lei n. 9.433/97, na implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, compete ao Poder Executivo Federal: I tomar as providncias necessrias implementao e ao funcionamento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos; II outorgar os direitos de uso de recursos hdricos e regulamentar e fiscalizar os usos, na sua esfera de competncia; III implantar e gerir o Sistema de Informaes sobre Recursos Hdricos, em mbito nacional; IV promover a integrao da gesto hdrica com a gesto ambiental. J o art. 30 da Lei n. 9.433/97 estabelece que, na implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, cabe aos Poderes Executivos Estaduais e do Distrito Federal, na sua esfera de competncia: I outorgar os direitos de uso de recursos hdricos e regulamentar e fiscalizar os seus usos; II realizar o controle tcnico das obras de oferta hdrica; III implantar e gerir o Sistema de Informaes sobre Recursos Hdricos, em mbito estadual e do Distrito Federal; IV promover a integrao da gesto de recursos hdricos com a gesto ambiental. De acordo com o art. 31, na implementao da PNRH, os Poderes Executivos do Distrito Federal e dos municpios promovero a integrao das polticas locais de saneamento bsico, de uso, ocupao e conservao do solo e de meio ambiente com as polticas federal e estaduais de recursos hdricos. O princpio da integrao da gesto ambiental com a gesto de recursos hdricos tido como fundamental pela maioria dos especialistas. Entre os principais fatores que alteram a qualidade das guas, est o uso inadequado do solo, principalmente pela agropecuria, minerao e urbanizao em geral. A lei incorporou tambm a necessidade de articulao sistmica e permanente entre os diversos setores institucionais afetos gesto ambiental, sem o que se tornam desarticuladas e caticas as polticas pblicas disciplinadoras do uso e da gesto dos recursos hdricos. Conforme salientam Klaus Monteiro Fins, Clementina Moreira Alves e Alexandre de Bonis, o modelo de gerenciamento de recursos hdricos existente at agora no pas tem levado ao parcelamento da gesto hdrica, de forma que vrios segmentos ligados gua, como energia, irrigao, saneamento, promovem o seu gerenciamento particular dentro de suas particularidades30. A gesto adequada s diversidades regionais do pas (caracterizadas, grosso modo, por problemas de quantidade ou escassez na Regio Nordeste e de qualidade dos recursos hdricos na Regio Sul), bem como a articulao da Unio com os Estados, para a gesto de recursos hdricos de interesse comum, so tambm premissas fundamentais ao novo modelo que a lei pretende implantar.

2.6 Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos


2.6.1 Constituio Federal (CF)
Em seu art. 21, XIX, a CF determina ser da competncia da Unio instituir sistema nacional de gerenciamento de recursos hdricos e definir critrios de outorga de direitos de seu uso, e a Lei n. 9.433/97 veio justamente cumprir esse mandamento constitucional, suprindo lacuna legislativa existente at ento.
30

MONTEIRO FINS, Klaus; MOREIRA ALVES, Clementina; DE BONIS, Alexandre, op. cit.

14

SRIE GRANDES EVENTOS MEIO AMBIENTE

2.6.2 Objetivos
Em seu art. 32 e nos seguintes, a Lei n. 9.433/97 cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, com os objetivos de: I coordenar a gesto integrada das guas; II arbitrar administrativamente os conflitos relacionados com os recursos hdricos; III implementar a Poltica Nacional de Recursos Hdricos; IV planejar, regular e controlar o uso, a preservao e a recuperao dos recursos hdricos; e V promover a cobrana pelo uso de recursos hdricos.

2.6.3 Integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos


Nos termos do art. 33 da Lei n. 9.433/97, com as alteraes introduzidas pela Lei n. 9.984, de 17 de julho de 2000, integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos: o Conselho Nacional de Recursos Hdricos, a Agncia Nacional de guas, os Conselhos de Recursos Hdricos dos Estados e do Distrito Federal, os Comits de Bacia Hidrogrfica, os rgos dos poderes pblicos federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais cujas competncias se relacionem com a gesto de recursos hdricos, e as Agncias de guas.

2.7

Conselho Nacional de Recursos Hdricos

2.7.1 Composio e competncias legais


CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS
Composio (art. 34) Competncias legais (art. 35)

representantes dos Ministrios e Secretarias da Presidncia da Repblica promover a articulao do planejamento de recursos hdricos com os com atuao no gerenciamento ou no uso planejamentos nacional, regional, estaduais e dos setores usurios; de recursos hdricos;* representantes indicados pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos; arbitrar, em ltima instncia administrativa, os conflitos existentes entre representantes dos usurios de recursos Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos; hdricos; representantes das organizaes civis de deliberar sobre os projetos de aproveitamento de recursos hdricos cujas recursos hdricos. repercusses extrapolem o mbito dos Estados em que sero implantados; deliberar sobre as questes que lhe tenham sido encaminhadas pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos ou pelos Comits de Bacia Hidrogrfica; analisar propostas de alterao da legislao pertinente a recursos hdricos e Poltica Nacional de Recursos Hdricos; estabelecer diretrizes complementares para implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, aplicao de seus instrumentos e atuao do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos; aprovar propostas de instituio dos Comits de Bacia Hidrogrfica e estabelecer critrios gerais para a elaborao de seus regimentos; acompanhar a execuo do Plano Nacional de Recursos Hdricos e determinar as providncias necessrias ao cumprimento de suas metas; estabelecer critrios gerais para a outorga de direitos de uso de recursos hdricos e para a cobrana por seu uso. * Obs.: O nmero de representantes do Poder Executivo Federal no poder exceder a metade mais um do total dos membros do Conselho Nacional de Recursos Hdricos.

ASPECTOS JURDICOS DA POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

15

2.7.2 Gesto
De acordo com o art. 36 da Lei n. 9.433/97: Presidente Ministro do Meio Ambiente, dos Recursos Hdricos e da Amaznia Legal; Secretrio Executivo Titular do rgo integrante da estrutura do Ministrio do Meio Ambiente, responsvel pela gesto dos recursos hdricos.

2.7.3 Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Recursos Hdricos


De acordo com o art. 45, ser exercida pelo rgo integrante da estrutura do Ministrio do Meio Ambiente, dos Recursos Hdricos e da Amaznia Legal, responsvel pela gesto dos recursos hdricos. (Atualmente, a Secretaria de Recursos Hdricos.) As competncias legais da Secretaria Executiva so elencadas no art. 46: I prestar apoio administrativo, tcnico e financeiro ao Conselho Nacional de Recursos Hdricos; II coordenar a elaborao do Plano Nacional de Recursos Hdricos e encaminh-lo aprovao do Conselho Nacional de Recursos Hdricos e dos Comits de Bacia Hidrogrfica; III coordenar o Sistema de Informaes sobre Recursos Hdricos; IV elaborar seu programa de trabalho e respectiva proposta oramentria anual e submet-los aprovao do Conselho Nacional de Recursos Hdricos.

2.8 Comits de Bacia Hidrogrfica


A Resoluo n. 5 do Conselho Nacional de Recursos Hdricos, de 10 de abril de 2000, regulamentou a criao dos Comits de Bacias Hidrogrficas. O professor Paulo Salles (Universidade de Braslia/Cmara Legislativa do DF), em excelente Resumo didtico da Lei das guas31, destaca que os Comits de Bacia Hidrogrfica so rgos colegiados com atribuies normativas, deliberativas e consultivas a serem exercidas nas bacias hidrogrficas de sua rea de atuao. Funcionam como parlamentos com representantes dos diversos setores da sociedade e do Poder Pblico.

2.8.1 Composio
De acordo com o art. 39, os Comits de Bacia Hidrogrfica (CBH) so compostos por representantes: da Unio; dos Estados e do Distrito Federal cujos territrios se situem, ainda que parcialmente, em suas respectivas reas de atuao; dos Municpios situados, no todo ou em parte, em sua rea de atuao; dos usurios das guas em sua rea de atuao; das entidades civis de recursos hdricos com atuao comprovada na bacia. O art. 39 estabelece ainda as seguintes regras: 1) O nmero de representantes, bem como os critrios para sua indicao, sero estabelecidos nos regimentos dos comits, limitada a representao dos Poderes Executivos da Unio, Estados, DF e Municpios metade do total de membros ( 1).

31 Elaborado para o workshop A formao de Comits de Bacias Hidrogrficas, promovido pela Fundao Joo Mangabeira DF e pelo deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), em 17 de abril de 2000.

16

SRIE GRANDES EVENTOS MEIO AMBIENTE

2) Nos Comits de Bacia Hidrogrfica de bacias de rios fronteirios e transfronteirios de gesto compartilhada, a representao da Unio dever incluir um representante do Ministrio das Relaes Exteriores ( 2). 3) Nos Comits de Bacia Hidrogrfica de bacias cujos territrios abranjam terras indgenas devem ser includos representantes: I da Funai, como parte da representao da Unio; II das comunidades indgenas ali residentes ou com interesses na bacia ( 3). 4) A participao da Unio nos Comits de Bacia Hidrogrfica com rea de atuao restrita a bacias de rios sob domnio estadual dar-se- na forma estabelecida nos respectivos regimentos ( 4). 5) Os Comits de Bacia Hidrogrfica sero dirigidos por um Presidente e um Secretrio, eleitos dentre seus membros (art. 40). Segundo a Resoluo n. 05, do Conselho Nacional de Recursos Hdricos, j citada acima, o nmero de votos dos representantes dos Poderes Executivos da Unio, dos Estados e do DF e dos Municpios no poder exceder o limite de 40%; da sociedade civil, proporcional populao residente no territrio de cada Estado e do DF, ser de, no mnimo, 20%; dos usurios, cujos usos dependem de outorga, ser de 40%. A proposta de formao de um CBH deve ser subscrita por pelo menos trs das quatro categorias abaixo: secretrios de Estado responsveis pelo gerenciamento dos recursos hdricos de, pelo menos, dois teros dos Estados envolvidos; pelo menos 40% dos prefeitos municipais cujos municpios tenham territrio na bacia; no mnimo cinco entidades legalmente constitudas, representativas de usurios de pelo menos trs dos usos indicados para outorga: no mnimo dez entidades civis comprovadamente funcionando, com sede ou atuao na bacia. A proposta de criao do CBH dever conter ainda, obrigatoriamente, os seguintes documentos: justificativa circunstanciada da necessidade e da oportunidade de criao do CBH; caracterizao da bacia hidrogrfica que permita propor a composio do respectivo CBH; indicao de diretoria provisria; a proposta de criao do CBH.

2.8.2 rea de atuao


De acordo com o art. 37, os Comits de Bacia Hidrogrfica tero como rea de atuao: a) a totalidade de uma bacia hidrogrfica; b) a sub-bacia hidrogrfica de tributrio do curso de gua principal da bacia, ou de tributrio desse tributrio; c) grupo de bacias ou sub-bacias hidrogrficas contguas. Estabelece o pargrafo nico que a

ASPECTOS JURDICOS DA POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

17

instituio de Comits de Bacia Hidrogrfica em rios de domnio da Unio ser efetivada por ato do Presidente da Repblica.

2.8.3 Competncias legais


So estabelecidas no art. 38, e so elas:
promover o debate das questes relacionadas a recursos hdricos e articular a atuao das entidades intervenientes arbitrar, em primeira instncia administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hdricos aprovar o Plano de Recursos Hdricos da bacia acompanhar a execuo do Plano de Recursos Hdricos e sugerir as providncias necessrias ao cumprimento de suas metas propor ao Conselho Nacional e aos Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos as acumulaes, derivaes, captaes e lanamentos de pouca expresso, para efeito da iseno da obrigatoriedade de outorga de direitos de uso de recursos hdricos, de acordo com os domnios destes estabelecer os mecanismos de cobrana pelo uso de recursos hdricos e sugerir os valores a serem cobrados estabelecer critrios e promover o rateio de custo das obras de uso mltiplo, de interesse comum ou coletivo. Obs.: Das decises dos Comits de Bacia Hidrogrfica caber recurso ao Conselho Nacional ou aos Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos, de acordo com sua esfera de competncia.

2.9 Agncias de gua


2.9.1 rea de atuao e requisitos para criao
As Agncias de gua exercem a funo de secretaria executiva dos CBH e devero ter a mesma rea de atuao destes. Sua criao dever ser autorizada pelo Conselho Nacional de Recursos Hdricos ou pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos, mediante solicitao de um ou mais CBH (arts. 41 e 42 da Lei n. 9.433/97). De acordo com o seu art. 43, a criao de uma Agncia de gua condicionada a dois requisitos: I prvia existncia do respectivo ou respectivos Comits de Bacia Hidrogrfica; II viabilidade financeira assegurada pela cobrana do uso dos recursos hdricos em sua rea de atuao. O art. 51 da referida lei, em suas Disposies Gerais e Transitrias, estabelece que os consrcios e associaes intermunicipais de bacias hidrogrficas podero receber delegao do Conselho Nacional ou dos Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos, por prazo determinado, para o exerccio de funes de competncia das Agncias de gua, enquanto estas no estiverem constitudas.

2.9.2 Competncias legais


So elas: I manter balano atualizado da disponibilidade de recursos hdricos em sua rea de atuao; II manter o cadastro de usurios de recursos hdricos; III efetuar, mediante delegao do outorgante, a cobrana pelo uso de recursos hdricos; IV analisar e emitir pareceres sobre os projetos e obras a serem financiados com recursos gerados pela cobrana pelo uso de recursos hdricos e encaminha-los instituio financeira responsvel pela administrao desses recursos; V acompanhar a administrao

18

SRIE GRANDES EVENTOS MEIO AMBIENTE

financeira dos recursos arrecadados com a cobrana pelo uso de recursos hdricos em sua rea de atuao; VI gerir o Sistema de Informaes de Recursos Hdricos em sua rea; VII celebrar convnios e contratar financiamentos e servios para a execuo de suas competncias; VIII elaborar a sua proposta oramentria e submet-la apreciao do respectivo ou respectivos CBH; IX promover os estudos necessrios para a gesto dos recursos hdricos em sua rea de atuao; X elaborar o Plano de Recursos Hdricos para apreciao do respectivo CBH; XI propor ao respectivo ou respectivos CBH: a) o enquadramento dos corpos de gua nas classes de uso, para encaminhamento ao respectivo Conselho Nacional ou Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos, de acordo com o domnio destes; b) os valores a serem cobrados pelo uso de recursos hdricos; c) o plano de aplicao dos recursos arrecadados com a cobrana pelo uso de recursos hdricos.

2.10 Organizaes civis de recursos hdricos


As organizaes civis de recursos hdricos, cujos representantes integram o Conselho Nacional de Recursos Hdricos, so divididas pela Lei n. 9.433/97 em cinco categorias: consrcios e associaes intermunicipais de bacias hidrogrficas, associaes regionais, locais ou setoriais de usurios de recursos hdricos, organizaes tcnicas e de ensino e pesquisa com interesse na rea de recursos hdricos, organizaes nogovernamentais com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade e outras organizaes reconhecidas pelo Conselho Nacional ou pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos (art. 47). De acordo com o art. 48, as organizaes civis de recursos hdricos devem ser legalmente constitudas para integrar o Sistema Nacional de Recursos Hdricos. Ou seja, elas devem ter os seus estatutos e atos constitutivos inscritos nos registros competentes, pois esta a forma pela qual as sociedades civis adquirem personalidade jurdica prpria, distinta da dos seus membros e fundadores. V-se que a lei se preocupou em criar modalidades diferentes de organizaes civis de recursos hdricos, englobando tanto associaes locais de usurios diretos de recursos hdricos (como pescadores, populaes ribeirinhas etc.), quanto organizaes de natureza mais tcnica, com interesse mais cientfico ou acadmico no estudo de recursos hdricos, incluindo tambm um conceito bastante abrangente de organizaes nogovernamentais com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade, ou seja, no apenas organizaes com rea de atuao especfica ou limitada s questes atinentes aos recursos hdricos, mas tambm todas aquelas dedicadas defesa de outros interesses definidos como difusos e coletivos, ou seja, proteo do patrimnio pblico, social, histrico e cultural, proteo de outros bens ambientais e de defesa do consumidor, dos direitos de povos indgenas e outras minorias tnicas, como remanescentes das comunidades dos quilombos, alm de outras populaes tradicionais, como pescadores, caiaras, ribeirinhos etc. Todas essas organizaes esto abrangidas pelo conceito estabelecido na lei.

SUMRIO

ASPECTOS JURDICOS DA POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

19

También podría gustarte