Está en la página 1de 5

Cincias Fsico-Qumicas 7 ano

1- Classifica as afirmaes que se seguem em verdadeiras (V) e falsas (F). A - As foras de atraco gravitacional so foras atractivas ou repulsivas entre dois corpos do Universo. B - A massa de um corpo uma medida da quantidade de matria que ele contm. C - O valor do peso de um corpo tanto maior quanto maior for a latitude do lugar. D - Um corpo pesa na Lua cerca de seis vezes mais do que na Terra. E - So foras de natureza magntica que mantm os planetas em rbita volta do Sol.

2- Lanamento de satlites geostacionrios. Para colocar um satlite em rbita necessrio vencer a fora gravtica e a fora da resistncia do ar ( tu sentes essa fora, por exemplo, quando corres). Um satlite geostacionrio, satlite que acompanha o movimento da Terra, lanado primeiro com o auxlio de um fogueto que o coloca a cerca de 36 000 km da Terra, bem acima da atmosfera terrestre. Depois, pequenos foguetes auxiliares comunicam-lhe a velocidade horizontal adequada para ficar em rbita.

Alguns satlites no geostacionrios tm vida curta por terem rbitas que cruzam partes baixas da atmosfera terrestre. A resistncia do ar f-los perder velocidade e eles acabam por cair Depois de teres lido com ateno este pequeno texto, procura responder s seguintes s seguintes questes: 1 - O que uma satlite geostacionrio?

2 - Que foras so necessrio vencer para colocar um satlite em rbita?

3 - A que altitude colocado um satlite geostacionrio?

4 - Porque que alguns satlites no geostacionrios tm vida curta?

5 - A atraco exercida pelo Sol e pela Lua sobre a Terra provoca um fenmeno interessante - as mars. Relativamente a este fenmeno, completa as frases de forma a ficarem correctas. As mars so ____________ do nvel das ____________ dos oceanos que alternadamente ____________ e ____________. Quando a mar enche, o nvel das ____________ vai ____________ durante, aproximadamente_____________ horas, at que atinge a ____________ _____________.

O efeito de mar devido influncia da ____________ superior ao efeito da mar, devido atraco do _____________. As mars vivas ocorrem nas fases de lua ____________ e de lua ______________. Quando a Lua est em quarto crescente ou quarto _____________ temos mars _____________.

J deves ter visto no cinema ou na televiso imagens de astronautas a caminhar na superfcie lunar, parecem flutuar. Isto explica-se pelo facto de: A - O peso e a massa dos astronautas serem menores no Espao do que na Terra. B - A massa dos astronautas diminuir com a sua distncia Terra. C - A fora gravitacional que a Lua exerce sobre os astronautas ser menor. D - A fora gravitacional entre a Lua e um corpo na sua superfcie ser maior do que a fora gravitacional entre esse mesmo corpo e a Terra. Selecciona a opo correcta. 3- Em qual dos locais pesarias mais? A - Perto do Plo Norte B - Perto do equador C - Em Angola D - Em Portugal E - Na Lua

4- Um pacote de acar pesa 1 kg. Esta uma frase que tu ouves com frequncia no dia-a-dia, mas que est errada sob o ponto de vista fsico. 1 - O que est errado na frase?

2 - Como deverias dizer para a frase ser correcta sob o ponto de vista fsico?

5- Alguns planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra, foram visitados por seres extraterrestres!... Na Tabela indica-se a massa dos extraterrestres e o valor do seu peso em cada um dos planetas que visitaram. Para responderes s questes que te so colocadas, lembra-te que, na Terra, um corpo de massa 1 kg pesa cerca de 10 N. Extraterrestres A B C D Massa(kg) Peso(N) 10 20 20 40 200 40 200 80

1 - Qual dos extraterrestres visitou a Terra?

2 - Quais foram os extraterrestres que aterraram no mesmo planeta?

3 - Se todos tivessem aterrado no mesmo planeta, qual deles teria maior peso? Justifica.

4 - Qual seria o valor aproximado, do peso de cada extraterrestre na Terra?

También podría gustarte