Está en la página 1de 28

1

VIOLNCIA E CRISE DA ESCOLA DOS POBRES


Jean-Yves Bourdin 1

Eis abaixo algumas reflexes elaboradas antes, durante e depois do estgio sindical do SNES, de 20 a 21 de maro de 1996, sobre o ensino em regies difceis e a ao do sindicato dos professores secundrios diante da violncia na escola. So, portanto, minhas idias que eu exprimo aqui, no sentido de que elas a ningum comprometem alm do autor destas linhas. No tm elas nenhuma pretenso de originalidade: as que eu no encontrei nos filsofos foram retomadas, sem pudor, s vezes palavra por palavra da imprensa sindical (1) e dos meus colegas participantes deste estgio, e eu devo agradecer-lhes. Temos tambm de acrescentar aos limites da posio de seu autor (professor de filosofia no fim do liceu) os limites que so os do SNES (por escola, nas linhas que seguem, preciso entender essencialmente o ensino fundamental e mdio).

Descartemos imediatamente a conversa fiada sobre o santurio escolar, a violncia importada ou no etc., que geraram a prpria expresso de violncia na escola. Todos aqueles que se vem frente a frente com ela bem sabem que o que grave e inquietante na violncia na escola aquilo que ela contm de violncia contra a escola (2). A violncia, essa reveladora de crises, est presente na maior parte das escolas, mas sempre existiu um muro de silncio para abaf-la. Foi unicamente a ampliao das lutas coletivas, em resposta violncia, que permitiu, recentemente, quebrar esse muro. E a distribuio das reas escolares onde se produz esta resposta pela luta coletiva mostra que existe uma crise especfica: uma crise da escola dos pobres.

Minha tese que existe uma violncia legtima, a violncia da cultura, que deve se opor violncia contra a escola, e que o exerccio determinado desta violncia da cultura a nica resposta pedaggica possvel crise da escola dos pobres. Mas para que o exerccio desta violncia escolar legtima seja possvel, necessrio que a escola se concentre em sua funo, a de ensinar, e rejeite todas as tentativas de faz-la participar,

- Professor de Filosofia - Lyce Delacroix - Drancy 93. Pr-publicao de um artigo de 10/05/96 para ser publicado na ADAPT, revista pedaggica do SNES (Sindicato Nacional de Ensino Secundrio, FSU)

2 como distribuidora de iluses e como instrumento de controle social, do empreendimento geral da violncia social.

Falar a verdade

A violncia a irrupo do real. Diante da violncia, a patrulha do pensamento imposta pela linguagem oficial j no funciona. O eufemismo, que se tornou a forma comum da mentira social, no funciona mais para tapar o sol com a peneira e minimizar o problema: a linguagem oficial reduz o problema insignificncia, pura impotncia do dizer.

A violncia obriga a falar a verdade, mesmo que seja para escapar do ridculo. Se, nas linhas que seguem, se dar nomes aos bois, porque chegou a hora. Mas tambm porque falar a verdade condio para se pensar com preciso. A verdade, como a violncia, dura.

Eu no ignoro que existe gente a que a violncia ainda no levou a acabar com alguns dos efeitos de censura e de anestesia propostos pela lngua de pau do Estado, e essas pessoas correm o risco de se escandalizar com o uso de uma linguagem muito direta. Propomos a essas pessoas, ento, um pequeno exerccio escolar: traduzir por si mesmos este vocabulrio nos anfiguris tranqilizantes do discurso oficial. O pequeno glossrio abaixo os ajudar nessa tarefa (3) 2.

- Vocabulrio usual

Vocabulrio oficial

o mercado a vida os pobres as periferias, as reas difceis a desigualdade a diversidade, a diferena a pobreza os entraves socioculturais os trabalhadores as comunidades (os mais) explorados (os mais) desfavorecidos a misria a excluso o trfico a economia paralela os pais as famlias os alunos o pblico escolar o ensino o capital cultural os conhecimentos as referncias culturais o ensino, os professores a formao, os formadores as regras, as exigncias o contrato as notas a avaliao

A violncia da iluso

Na violncia que a escola sofre, existe uma parte que ela bem que merece. No existe falta mais grave para a escola do que mentir aos alunos, do que funcionar como uma das peas da mquina da mentira social. Mas nisso que, sob a presso do Estado, ela se torna um pouco mais a cada dia. Ora, que os polticos, que a televiso, mintam, produzam o espetculo e a propaganda, nossos alunos sabem disso e j esperam isso. Mas eles acreditam que o mesmo no acontece com a escola, que a escola uma coisa sria, que se trata de conhecimentos. Eles depositam sua confiana em ns.

Algumas dessas mentiras e das nossas imposturas tornam-se ento iluses de nossos alunos, e essas iluses os fazem agir: so elas que os fazem trabalhar, procurar ser bons alunos. E o dia porque necessariamente isso acontece em que eles perceberem que ns os enganamos, normal, saudvel que se tornem violentos. E eu prefiro que eles dirijam esta violncia contra a escola: porque, se no, eles a dirigem contra si mesmos.

A violncia da desiluso uma violncia salutar, libertadora. Pode-se compreender que os adultos mantenham, a respeito de suas iluses perdidas, uma certa ternura: em se tratando de histrias que ns nos contamos a ns mesmos, somos ns mesmos que devemos delas cuidar. Mas um jovem colegial deve mesmo se voltar contra aqueles que abusaram de sua ignorncia e da confiana de sua juventude. A mentira mediticopoltica pode no ser levada a srio por adultos instrudos, que tm defendido contra ela:

a seleo a disciplina o jardim da infncia o trabalho os resultados os preguiosos a coragem a preguia a desesperana de esquerda de direita defender-se a propaganda

a orientao a cidadania o acolhimento a atividade os desempenhos a grande dificuldade escolar a motivao a falta de motivao a falta de perspectivas conservador moderno resistir mudana a comunicao

4 mas quando a escola que a exerce, sobre seus alunos, um abuso contra um menor de quinze anos.

O nome da rosa

Eu sei que os professores fazem o que podem contra a mentira no por virtude, mas por ofcio. No por causa dos professores que os alunos so promovidos automaticamente para uma srie superior, qualquer que seja seu nvel real. Ao contrrio, para isso foi necessrio surrupiar-lhes o pouco poder que ainda detinham. Mas nada impede: quando um aluno aprovado no bacharelado profissional, como querem vocs que ele perceba que se lhe foi dada a palavra bacharelado e no outra coisa? Quanto mais a realidade se torna negra, mais as palavras se tornam cor-de-rosa. Ns estamos mergulhados num nominalismo generalizado: renunciando a mudar as coisas, mudam-se as palavras. Em lugar da rosa, ns temos o nome da rosa. No admira que eles levantem a mo contra ns.

De bom ou mau grado, a escola intimada a participar nesse empreendimento da mentira social. E efetivamente ns tambm, os professores, mentimos aos pobres e a seus filhos. Mentimos aos nossos alunos quando os avaliamos, quando colocamos um sete num trabalho que vale dois ou trs. Mas como fazer de outro jeito? preciso utilizar toda a escala de notas, preciso mostrar a um aluno que ele progrediu: e depois, mesmo no horror, h gradaes, h cpias mais inteis do que outras. S que o nvel de ambio das crianas pobres mnimo, a mdia em cima, com uma recuperao, se for necessrio. Ao aluno que tem trs ns dizemos que ele est, de fato, com um ou dois pontos a menos que o limite (com quatro, voc vai para recuperao, com cinco ou quatro e meio, voc passa). Seguramente, isso o encoraja a trabalhar. Mas o mantm na iluso. E no dia que ele realmente colocado prova, ele cai das alturas.

No mentimos sempre: para o BEPC, para o bac, nos conselhos de classe, tentamos dizer a verdade, fazer nosso trabalho. E nos esforamos, durante o ano, para fazer os vestibulares simulados, os BEPC brancos, para testar os alunos. Mas esse verdadeiramente o bac, o nvel do bac que devemos procurar fornecer a nossos alunos,

5 com o risco de reconhecer, pelos desdobramentos e pelas taxas de fracassos nos exames, que ns no atingimos isso, ou antes, que apenas um nome esse o ttulo, o nome de bac? Sabe-se bem como toda sociedade, dos pais dos alunos at os ministros sucessivos, responde a esta questo; sabe-se bem em que sentido, sempre o mesmo, vo as colossais presses que sofremos.

Com certeza, resistimos o quanto podemos e um mrito considervel das lutas dos professores e de suas organizaes sindicais ter mantido a conscincia de que existe sempre um problema chamado fracasso escolar. necessrio continuar com nimo e coragem essa resistncia, pois este nosso ofcio. Mas saibamos bem que no somos ns os mais fortes; se mentimos a nossos alunos, porque toda a sociedade quer que ns os enganemos.

Enquanto a escola estiver associada ao conjunto de instituies encarregadas de infligir juventude a violncia da mentira social, ela dever tambm sofrer a violncia em retorno das iluses perdidas e aquelas que enviam alunos e professores morte no campo de batalha continuaro, num primeiro tempo, a fazer tudo para banalizar o inaceitvel, e impor o silncio e a culpabilizao s vtimas; e, num segundo tempo, a tentar submergir a intensificao da violncia sob o fluxo dos bons sentimentos e da indignao segura.

O mito da igualdade de oportunidades

A mentira sobre as notas recupervel, no o mais grave. A mentira mais perversa que a escola conta aos alunos h decnios o mito da igualdade de oportunidades. Pois uma pura e simples mentira isso de fazer crer que a escola pode anular as desigualdades sociais, simplesmente fazendo de conta que elas no existem. No fundo, todos o sabemos: entre esses dois jovens de subrbio, o filho do grande burgus de Neuilly e o outro, o filho do ferrovirio de Drancy, no haver jamais igualdade de oportunidades, mesmo que eles freqentem a mesma escola e, de qualquer maneira, eles no esto na mesma escola (ainda que os dois estejam na escola pblica, basta que essas escolas no estejam no mesmo distrito para que no sejam as mesmas). A igualdade de oportunidades, numa sociedade dividida em classes, uma piada, nossos alunos sabem

6 disso e o dizem, e com razo. Se eles no so to violentos com a escola quanto poderiam ser, , sem dvida, porque essa mentira, eles a reconhecem: a mentira social comum, aquela da televiso, de todos os polticos, de direita como de esquerda. Felizmente, para ns, nossos alunos j so velhos: j esto desiludidos em relao a isso, j esto em outra...

O espantoso que socilogos tenham tido xito, h mais de vinte anos, ao apresentar como uma descoberta terica, vertiginosamente crtica e culpabilizante, aquilo que no , no fundo, mais que uma obviedade: a escola trabalhando para reproduzir a sociedade. Se existem desigualdades nessa sociedade, a escola reproduz evidentemente essas desigualdades. A sociedade dividida em classes: um fato. Para diminuir as desigualdades, para que tudo isso mude, so necessrios movimentos sociais, greves, manifestaes, revolues etc., no aulas. A sociedade muda pelos movimentos sociais, pelas lutas sociais e polticas: se a escola pode se inscrever num movimento social de conjunto, a educao no pode se substituir s lutas sociais. Mais exatamente: o que a educao pode fazer fabricar jovens instrudos, capazes de iniciativa e de reflexo crtica. E esses jovens podero fazer movimentar a sociedade, se eles participarem nas lutas sociais e polticas sob a condio de eles participarem delas e no h nisso nenhum milagre.

Eu devo sem dvida enfatizar, em considerao s belas almas, que esta afirmao no , de forma alguma, fatalista. A desigualdade social no uma fatalidade, algo que pode ser mudado, graas ao dos homens: mas esta ao, que pode mudar as coisas, no a educao, a ao social e poltica coletiva no h outro recurso, no h outra soluo para a mudana.

A reproduo e a desigualdade social

Se foi possvel escrever teses inteiras (4) para demonstrar cientificamente esse trusmo que a desigualdade de oportunidades numa sociedade dividida em classes, porque se tinha anteriormente tido sucesso ao esvaziar de seu sentido a prpria palavra reproduo. Todo educador e mesmo toda me sabe bem que a reproduo difcil; jamais est garantida de antemo. A reproduo um trabalho terrvel, um trabalho que

7 comea pela dor do parto. Dizer que a escola reproduz a sociedade (com suas desigualdades), deve ser entendido como um elogio endereado escola: se a sociedade consegue se reproduzir, graas ao da escola, ento: Viva a escola! Porque reproduzir a sociedade muitssimo difcil! aberrante esperar da escola possa fazer algo mais do que reproduzir a sociedade; esperar que aproveite, de passagem, para mud-la, para fazer uma revoluo sem dor pela educao, pura iluso. A escola j tem muita dificuldade em reproduzir a sociedade tal como ela , em conseqncia do nvel atingido pela deteriorao social; no certo que ela consiga chegar l. Agora, para milagres, o pedido deve ser endereado ao Esprito Santo...

preciso tomar realmente a srio esta idia de que a escola serve para reproduzir a sociedade, isto , as diferentes classes sociais que a compem, portanto, as desigualdades entre essas classes. Dizer isso dizer que, sem a escola, as classes sociais no chegariam a se reproduzir: ora, essa a questo. Mesmo o filho de grande burgus de Neuilly, para poder ser sucessor de seu pai, deve primeiramente estudar. Ele tambm vai precisar trabalhar e se esforar para adquirir a cultura necessria para ser o grande burgus de nossa poca. Para os herdeiros, isso tambm no funciona automaticamente, pois no suficiente herdar para reproduzir, no se transmite uma cultura por transferncia bancria.

A reproduo, mesmo que seja evidentemente mais fcil para os ricos do que para os pobres, no hoje garantida para ningum. O fracasso escolar menos uma condenao e mais bem combatido entre os ricos; mas existe tambm entre eles, no uma prerrogativa dos pobres.

Nossos alunos no esperaram os socilogos para saber e dizer muito bem o que o filho de rico tem, e o que o filho de pobre no tem, para evitar o fracasso escolar: facilidades. por causa dessas facilidades que os ricos tero sempre, para se reproduzirem, uma vantagem a mais sobre os pobres. por causa delas que a igualdade de oportunidades um mito. Isso no impede, evidentemente, que o filho do ferrovirio entre em uma grande universidade ao lado de um filho de um burgus. Simplesmente, para o

primeiro, isso ser mais difcil, exigir dele mais trabalho e esforo, pois no possua essas facilidades.

A desigualdade em relao ao sucesso escolar antes (no exclusivamente, mas antes de tudo) devida desigualdade econmica bruta. Que se pense, por exemplo, no papel decisivo dos cursinhos, dos cursos particulares de trezentos francos a hora (e mais, em certas instituies especializadas), ensinamentos para-escolares nas matrias nas quais a escola faz mal seu trabalho (esporte, msica, artes), nas estadias e estgios no estrangeiro, nos entretenimentos culturais caros etc. Que se pense tambm na desigualdade de disponibilidade para o trabalho escolar para aquele que no tem necessidade de ganhar dinheiro e para aquele que a tem, quer se trate de ajudar na renda familiar, quer se trate de ganhar o trocado indispensvel, numa sociedade que mede a dignidade dos homens pelo seu poder de consumir. O investimento escolar, antes de ser uma adeso moral aos valores da escola, um investimento em dinheiro. Nunca haver reduo da desigualdade de oportunidades sem reduo direta da desigualdade econmica. E se as desigualdades econmicas diminussem, na nossa sociedade, em vez de aumentar, isso logo se saberia.

Certamente, a mobilidade social pode bem ser um fenmeno individual, e a escola pode ajudar nisso, uma vez que a sociedade est dividida, desde a Revoluo Francesa, em classes e no em castas sociais. No existem, de forma geral, privilgios que probam aos indivduos e a seus filhos mudarem de classe social. Mas este fenmeno individual no pode, por definio, ser um objetivo coletivo. Se todos os filhos de operrios se tornassem burgueses, onde se buscariam operrios? Que se encontrem majoritariamente futuros operrios entre os filhos de operrios, e os futuros burgueses entre os filhos de burgueses, esta simplesmente a soluo mais econmica. So, tanto uns como outros, os que tm maiores facilidades para que isso acontea.

E, afinal, seria to vergonhoso ser operrio? Mesmo a ambio da promoo social individual algo que deve ser questionado. A escola deve ajudar o aluno que tem essa expectativa, mas deve tambm ajud-lo a refletir sobre isso, a criticar isso. A ambio boa porque implica uma superao de si: mas o xito social freqentemente se paga com o fracasso pessoal. No nada evidente que as classes dominantes sejam necessariamente um modelo de humanidade, e pode-se ser ambicioso visando outras coisas que no a riqueza. realmente necessrio convocar toda a corte de filsofos para

9 mostrar que o supremo bem no se encontra necessariamente do lado da riqueza e do poder? Algumas lembranas sobre os ricos e o camelo que passa pelo buraco de uma agulha deveriam bastar.

O emprego um mercado

Seja como for, a mobilidade social permanecer um fenmeno individual. Se ela se tornasse um fenmeno coletivo, porque se teria produzido na sociedade um movimento social global, do qual certamente a escola participaria, mas que fundamentalmente independente da escola. Pois esse movimento social principalmente o efeito de aes conduzidas por essas classes e grupos sociais: se houve uma certa mobilidade social para a elevao dos filhos dos trabalhadores durante os trinta anos de ps-guerra, isso foi efeito de grandes lutas de trabalhadores da frente popular e de maio de 1968, que permitiram uma promoo coletiva das classes populares. E se esta mobilidade em elevao terminou em nossos dias, que existe uma regresso coletiva considervel para as classes populares, efeito tambm de lutas, lutas conduzidas pelas classes dominantes com o sucesso conhecido nestes ltimos quinze anos.

O melhor servio que os trabalhadores podem prestar a seus filhos, para ajud-los a ter xito nos seus estudos e em sua vida, encetar lutas sociais e polticas que defendam seus interesses de trabalhadores, a comear pelos interesses econmicos. E a melhor maneira que eles tm de trabalhar para o fracasso de seus filhos no participar dessas aes.

No apenas uma fraude poltica, mas, sobretudo, um erro lgico fazer crer que a mobilidade social individual pode ser um recurso, um substituto da promoo coletiva dos pobres. A luta pela mobilidade social uma conta cujo resultado zero: quando um sobe o outro desce. De qualquer maneira, como a sociedade , grosso modo, uma pirmide (e na pirmide quanto mais se sobe, menos gente se encontra), se existe mobilidade social individual, ela tem todas as chances de ser feita no sentido descendente. Hoje todos vem isso, e em primeiro lugar nossos alunos.

10

Conseqentemente, uma mentira dizer a um filho de trabalhador desempregado que, se ele estudar bastante na escola, escapar do desemprego. Nos colgios de bairros onde se concentra a misria, os alunos mais conscientes dessa hipocrisia aqueles que esto mais comprometidos no trfico no se privam de nos fazer pagar a fatura dessas promessas de bbado. A escola no pode dar seno instruo e diplomas: ela no contrata, ela no tem empregos para dar a seus bons alunos. O emprego um mercado, e so as leis do mercado que reinam a, como em outros lugares. Dadas as tendncias atuais desse mercado, mesmo com um diploma, o filho do trabalhador desempregado tem grandes chances de se tornar tambm um desempregado. E se isso mudar, ser por conta de aes sociais e polticas coletivas, conduzidas por aqueles que esto

desempregados e por aqueles que ainda no esto, ao movimentar a seu favor as relaes de foras na sociedade no porque os filhos de desempregados tenham estudado muito na escola. Filho de desempregado voc , desempregado voc ser: bom que a escola aceite dizer isso, pois verdade, e que no depende dela que isso seja diferente.

Os desempregados instrudos

J ouo as belas almas me recriminarem por eu manter conversas desesperadoras. E da? Sou professor. Sou pago para dizer a verdade, seja ela agradvel ou no. Cada um com sua profisso: para vender iluso, a televiso e os polticos j so suficientes. Mas a escola, se no pode lhes dar emprego, pode fazer algo pelos filhos de desempregados que estudam. Ela far desempregados, certamente, mas desempregados instrudos. E esta diferena decisiva. Por duas razes: a primeira, o filho do desempregado est, em relao necessidade de aprender, na mesma situao que o filho do patro que tem seu pai licenciado. Ambos devem estudar, para poder simplesmente viver na sociedade. Hoje em dia, para ser varredor de rua, necessrio ter diploma, dizem meus alunos, repetindo uma expresso de seus pais. E eu lhes respondo: Est certo; ento, futuros varredores de rua, ao trabalho!. A escola e o estudo so necessrios para reproduzir todas as classes sociais: se o filho de um viticultor de Borgonha quer ser viticultor e retomar a produo de seu pai, ele necessitar de um BTS para poder faz-lo. assim, e verdade para todas as classes sociais. por isso que a escola e o estudo so

11 necessrios: para reproduzir a sociedade. Porque a sociedade no se reproduz sozinha. E do jeito que as coisas vo, ela corre o mesmo risco de no se reproduzir absolutamente.

A outra razo que um desempregado instrudo muito menos pobre que um desempregado ignorante. Ele tem muito mais chances de poder enfrentar seu desemprego e de conviver com ele e talvez mesmo, se o nvel de emprego aumentar um dia, possvel que ele encontre um emprego antes dos outros. A escola no pode fazer os filhos dos pobres viverem melhor que seus pais: eles vivero pior, e eles sabem disso a no ser que as lutas coletivas mudem as relaes de foras na sociedade. Mas ela pode fazer que eles sejam mais instrudos que seus pais.

Os pobres se empobrecem e as desigualdades sociais aumentam: tal a realidade de nossa poca. A escola e os professores nada podem fazer. Os assistentes sociais, os educadores, os enfermeiros, os mdicos, os policiais, os juzes, tambm no. Apenas as lutas sociais, as aes dos prprios pobres podem fazer alguma coisa. Mas existe um lado da pobreza contra a qual a escola pode fazer algo: a pobreza cultural. possvel no certo, no automtico, mas possvel que a escola chegue a formar jovens mais instrudos que seus pais, vivendo pior que seus pais. Se ela conseguir isso, ser um imenso sucesso.

possvel, pois nesta tarefa a escola ajudada, verdadeiramente ajudada pelos prprios pobres, que no lhe pedem a lua, no esperam a igualdade de oportunidades, mas lhe pedem que contribua para fazer de seus filhos pobres mais instrudos (ento menos pobres). Junto a seus filhos, eles exercem uma influncia colossal para que avancem o mais possvel nos estudos. O espantoso que no tendo nada a lhes prometer em troca, eles consigam ainda assim exercer essa influncia, cumprindo efetivamente sua funo de pais.

Claro que esta demanda, ela prpria ignorante, pronta a se satisfazer com produtos substitutivos, freqentemente impregnados de uma concepo mgica ou puramente institucional do saber, apaga a necessria atividade do aluno e busca o diploma mais que o saber que ele legitima. No importa. escola que esta demanda se enderea, e funo da escola responder a ela. Um professor, que se contentasse em fazer ouvidos

12 moucos a essa demanda, negar-se-ia como professor. necessria, certamente, a transformao dessa demanda em algo mais consciente, mais lcido, mais realmente exigente, mas preciso tambm que ela encontre professores que faam tudo o que podem para satisfaz-la inclusive atravs da luta para conseguir meios para isso. Mesmo que se trate abertamente de uma demanda de diplomas e no de instruo, competiria ainda escola dar resposta a menos que se queira retirar dos professores o ltimo poder social que lhes resta, o de outorgar os diplomas.

Seria preciso ento, para nossos alunos, aprender mais que seus pais para terem, em seguida, menos que seus pais? Sim. Mas no uma perfeita contradio? Sim. Mas assim ns preparamos as exploses sociais? Esperemos. Trabalhemos para isso. A escola no oferece igualdade de oportunidades aos filhos dos pobres, ela nunca teve e jamais ter os meios e os pobres sabem disso. Mas ela pode dar aos seus filhos uma oportunidade, uma verdadeira chance: a oportunidade de se educar. mesmo hoje quase a nica chance, a nica esperana social legtima que a sociedade d aos filhos dos pobres. Cabe a eles se agarrarem a ela se o quiserem.

Desesperana social e desesperana escolar

Mas eles o querem? Para isso preciso que os pobres e seus filhos assumam o que eles so e que queiram se reproduzir. Enquanto os filhos dos pobres tiverem como modelo de sucesso a riqueza, e no a promoo dos pobres, enquanto eles jogarem sobre seus pais e sobre si mesmos o desprezo que os ricos tm em relao aos pobres, eles prprios se menosprezaro, e no desejaro aprender: no tanto porque pensaro que isso no serve para nada, mas porque no se acreditaro capazes de aprender.

A interiorizao, pelos pobres, do desprezo de classe dos ricos um dos principais obstculos para que nossos alunos aprendam. Se os pobres no se vem mais como trabalhadores explorados, mas como perdedores, ento eles pensam a respeito de si mesmos o que toda gente lhes repete: por sua culpa que no foram capazes, que no so capazes. Eles so, por isso, menosprezados por seus filhos que, menosprezando-os, se menosprezam a si mesmos. De que adianta estudar, se no somos capazes de aprender?

13

Diante da desesperana social dos filhos dos pobres, a escola se v tambm intimada a distribuir esperanas, promessas e perspectivas. Ao pio que a religio j no fornece ao povo, competiria agora escola fornecer um substituto. essencial para os professores se recusarem a participar desse trabalho. J existe excesso de competidores nesse mercado. A funo da escola tornar os jovens mais conscientes, no anestesilos. Entretanto, ela pode mostrar-lhes, por sua prtica, que ela acredita ou melhor, que ela sabe que eles so todos to capazes de aprender quanto os outros, e que ela espera isso deles, como espera dos outros. Ns no temos nenhum euforizante, nenhuma droga a propor para enfrentar a desesperana social de nossos alunos. Mas devemos e podemos combater sua desesperana escolar.

Pois, se nossos alunos sentem que na escola, como em toda a sociedade, se partilha o menosprezo dos pobres, que a escola no est l seno como instncia de controle social de massa e, a rigor, com meios de permitir eventualmente a alguns jovens sobressarem individualmente, como eles no so loucos e sabem muito bem que a maior parte deles no se destacar individualmente, ento s lhes resta destruir e se destruir.

Nossos alunos sabem muito bem que a promessa da igualdade de oportunidades uma piada, e eles no tm necessidade deste gnero de quimeras, no o que eles pedem. Sabem muito bem que alguns jovens tm mais facilidades que outros para aprender, e eles no esperam que a escola faa desaparecer magicamente as desigualdades sociais. Mas encontrar pessoas, seus professores, realmente persuadidos de que eles so to capazes de aprender quanto os filhos dos ricos, pessoas que os tratam realmente como iguais aos outros, eis o que realmente surte efeito. A igualdade de oportunidades eles jamais tero. Mas a igualdade de direitos, a possibilidade real de aprender, a recusa de toda discriminao, a seleo fundada exclusivamente nos resultados escolares e no na origem social, na nacionalidade ou no sexo, isso a escola sabe e pode fazer.

A desigualdade de exigncias

Ela sabe e pode fazer: mas ela o faz efetivamente? O compromisso real da escola com a igualdade de direitos e com a igual dignidade dos pobres mede-se de uma forma

14 simples: pela igualdade de exigncias a respeito dos alunos. Basta que a escola seja boa nas exigncias de ensino, que ela mostre, pela prtica, o que espera efetivamente de seus alunos: o mesmo nvel e os mesmos resultados que de todos os alunos da Frana, para lhes provar que ela acredita serem eles igualmente capazes. Esta igualdade de exigncias supe, ns sabemos, uma desigualdade de meios: a exigncia sem os meios um engodo, e ensinar os filhos de pobres custa mais caro que ensinar os filhos de ricos, pois estes tm facilidades que os outros no tm. Mas de resto, no fundo, a realidade de igualdade de direitos na escola baseia-se num nico critrio: a igualdade das exigncias.

Deste ponto de vista, preciso dizer, estamos muito longe desse cmputo. Se a escola a vanguarda da sociedade no que concerne igualdade de direitos entre meninos e meninas, este no o caso em se tratando de ricos e pobres. verdade que, no essencial, os colgios e liceus de pobres permitem a seus alunos faltar s aulas, no fazer seus deveres, chegar atrasados, deteriorar os locais, e mesmo, em muitos estabelecimentos, molestar seus colegas e insultar seus professores.

No, eu no exagero dizendo que isso permitido. preciso apenas explicar o que permitir. De um lado, muitos de nossos alunos no conhecem outra lei, alm daquela que a vida social lhes ensina: a lei do mercado, a lei do mais forte. Por outro lado, eles so submetidos, tambm eles, ao fluxo dos discursos feitos de autojustificativas e das presses subjugantes de pseudo-adultos impotentes para assumir suas exigncias; e so mergulhados, tambm eles, na proliferao delirante de textos e de

regulamentaes/desregulamentaes burocrticas e contraditrias que ningum aplica. Alm disso, pertencem a uma instituio bizarra que lhes pede no para respeitar praticamente suas regras, mas fingir interioriz-las como crenas, que as reconhece teoricamente, que as subscreve verbalmente ou por escrito, subscrevendo com isso pseudocontratos que ela bem sabe que so totalmente destitudos de qualquer valor jurdico ou contratual (felizmente: se fossem verdadeiros contratos, seriam monstruosidades jurdicas). Os alunos os assinam, e sabem muito bem que, de fato, isso no os compromete em nada, os menores de idade no tm a capacidade legal de estabelecer contrato. Mas, no limite, eles tm mesmo assim a necessidade de saber aquilo que, na prtica, com toda essa confuso de textos bombsticos e opressivos de pseudo-regras, de pseudo-contratos, de pseudo-demandas, efetivamente permitido e

15 proibido na escola onde eles vivem. E no tm seno um meio de o saber: pelo castigo. O que proibido o que punido, e o que permitido todo o resto (5).

Demisso escolar e desvio securitrio

Ento preciso dizer, porque verdade, e porque essa verdade perfeitamente conhecida pelos pais e pelos prprios alunos (isso se chama a reputao dos estabelecimentos): entre ricos e pobres existe uma desigualdade escolar fundamental, e esta desigualdade consiste em, na escola dos pobres, ser permitido no estudar. Eu insisto: permitido pela escola. A escola dos pobres e apenas ela v, de fato, explicitamente, imposta pelo Estado, uma misso de segurana, de ser lugar de guarda de alguns jovens, para quem o Estado no pede instruo (seria possvel, mas seria necessrio cobrar), mas apenas acolhimento e controle (no obstante, eles ficam melhor l na escola do que vagando pelas ruas). Melhor, chegamos hoje a ponto de ver, em nossos estabelecimentos, alunos fictcios: eles esto e permanecem administrativamente matriculados, mas ningum nunca os v. A escola se limita ao certificado de escolaridade, passou da funo de lugar de guarda funo de controle social mnimo, funo de cobertura.

Imagina-se facilmente a conseqncia inelutvel desta permisso para no estudar: o momento em que no mais autorizado estudar. Como no possvel exercer efetivamente o direito de no aprender sem impedir que os outros aprendam, o direito de no estudar desemboca logicamente sobre o direito de impedir que outros estudem, o direito de impedir que a escola desempenhe seu trabalho. Em quantas de nossas classes a relao de foras j tal que, de fato, no mais permitido a um aluno fazer uma pergunta, intervir na aula, em suma, tentar aprender? Essas relaes de fora e de poder entre os alunos no interior da classe, nossos alunos sabem muito bem falando do ambiente da classe e da influncia, boa ou m, que exercem sobre eles seus colegas o papel decisivo que elas desempenham sobre a possibilidade ou a impossibilidade de aprender. Ningum ignora que as principais e mais graves formas da violncia na escola consistem nas violncias entre alunos, e que so muitas as relaes de poder e de

16 dominao nas classes que a se representam. Mas, claro, uma coisa da qual ningum fala...

Esta forma especificamente escolar de menosprezo pelos pobres, que consiste em lhes dar apenas a eles esse privilgio exorbitante de ter o direito de estar na escola e no estudar, se acoberta com diferentes libis. O mais manifesto dentre eles a indulgncia: em lugar de exigir e ajudar a fazer, renuncia-se a exigir porque ajudar a fazer custa, a exigncia exigente primeiro para aquele que exige, tanto quanto a indulgncia permite ser indulgente com sua prpria demisso (no culpa deles ser pobres, assim como no minha culpa). O inconveniente que, como toda indulgncia menosprezo (6), a indulgncia consigo mesmo comporta o menosprezo de si. Da os diferentes discursos autojustificativos do menosprezo de classe a respeito de nossos alunos: verso elitistareacionria de falar contra as prolas atiradas aos porcos, verso libertrio-esquerdista contra a violncia simblica do arbitrrio cultural burgus, verso rosa-liberal sobre a modernizao e adaptao da escola tantos tapa-misria da demisso escolar.

Nossos alunos tm direito, como os outros alunos, de ter professores exigentes. Mas quando se mantm a exigncia, ao contrrio de toda a sociedade, evidente que essa exigncia ficar insatisfeita. Manter a exigncia manter a falta, manter o descontentamento, manter o sofrimento. Porm, o que pode empurrar um professor a cruzar os braos, baixando a guarda, no um credo ideolgico: o cansao, o enfraquecimento, o fracasso. A fadiga e o fracasso tornam os professores vulnerveis s sereias liberais das ideologias da facilidade e da demisso escolar: sejamos vigilantes. A profisso dura, certamente. Mas toda concesso indulgncia e mentira social a torna ainda mais dura; mascarar o fracasso pode apenas amplific-lo.

Se jamais foi verdade que a escola destina a todos os alunos a mesma exigncia escolar, e se a inferioridade dos resultados escolares dos filhos de pobres foi mais dissimulada, torna-se evidente que a falta pertence, nesse caso, ao fato mesmo da pobreza, s desigualdades sociais e, em primeiro lugar, s desigualdades econmicas. Compreende-se ento por que a escola dos pobres sofre essa extraordinria presso, visando dissimulao de seu prprio fracasso, presso que vai, cmulo de descaramento, at o apelo conscincia profissional dos professores.

17

Mas o que pede verdadeiramente aos professores sua conscincia profissional no dissimular: junto com as lutas coletivas pelos recursos para ensinar, o pedido de licena sade a nica manifestao individual verdadeira dos limites de nossas foras. uma dor de alma para um professor confessar seu fracasso e baixar os braos; porm, uma vez feito tudo em termos de lutas e de educao para o sucesso escolar de nossos alunos, no h outra escolha seno confessar o fracasso por um franco non possumus ou participar da empresa de mentira social e da violncia que ela implica.

Caso contrrio, a deriva securitria para a qual o Estado se esfora para puxar a escola dos pobres, tem sua prpria lgica: o reconhecimento do direito de no aprender ser trocado por adequao de comportamentos desconectados de funes especficas da escola; a instruo ser substituda pelo adestramento social e pela aprendizagem da submisso prtica desordem vigente. Como diz Kant: Adestram-se cavalos, cachorros, pode-se tambm adestrar homens. No ser ento apenas a violncia da mentira social que a escola se encarregar de infligir aos alunos, mas a violncia social simplesmente. Porm, a escola no tem e nunca ter meios meios que mesmo a polcia, nos nossos quartis, j no tm de enfrentar o retorno da violncia, que o corolrio inevitvel disso.

Queimar a escola?

Intil escond-lo: as tentativas e os comeos de incndio so moeda corrente em numerosos estabelecimentos, e j existem escolas que foram queimadas porque eram escolas. Existe, na violncia que a escola sofre, uma parte de violncia explcita contra a escola, de recusa escolar. Ensinar j no apenas um trabalho, uma luta.

hora de se recordar que a obrigao escolar jamais teve, inclusive sob a Terceira Repblica, uma evidncia natural, mas sempre o carter de uma luta. As formas violentas de recusa da obrigao escolar no so mais que o revelador de uma resistncia quotidiana muito mais ampla. Pelos menos 80% das palavras de justificaes de ausncia assinadas pelos pais dos colegiais ausentes explicam, com toda candura, que os pais dispensaram seus filhos da obrigao escolar nesse dia. E isso no prerrogativa

18 dos filhos dos pobres. Os pais menos pobres fazem a mesma coisa de maneira mais destrutiva, mais reivindicativa, mais individualista e liberal, mas o fundo o mesmo: a recusa da obrigao e da coero escolares o aumento da demanda escolar convivendo perfeitamente, em boa lgica liberal, com a recusa da obrigao. Esta parte da populao que passou ou est em vias de passar da pobreza misria, e que sente cada vez mais (e cada vez mais com justa razo) a escola como uma das mltiplas instituies que o Estado cria para manter opresso e controle sobre as classes perigosas, no , na sua resistncia obrigao escolar, seno a ponta do iceberg de um fenmeno social global.

da escola obrigatria, como do conjunto dos progressos sociais, que se resgataram as geraes passadas: os tempos mudaram, e pela sua renncia, pela sua liquidao que trabalham hoje com uma notvel eficcia as foras do mercado. A escola obrigatria e gratuita, a escola pblica, s existe para o Estado. Ela perfeitamente antinmica com as leis do livre-mercado da oferta e procura. E hoje so os mercados que mandam.

A coero escolar no vai apenas no sentido contrrio prtica do liberalismo no plano econmico; ela , em si mesma, o contrrio do prprio princpio da ideologia liberal: o laissez-faire. O liberalismo pedaggico, inclusive em suas verses libertrias, no (e nunca foi) outra coisa seno o cavalo de Tria do liberalismo econmico e poltico no interior da escola. A diferena entre a situao dos professores da Terceira Repblica e a nossa no est somente na relao entre a escola e um Estado que, desvencilhando-se do prprio servio militar, quer fazer desaparecer a nica coero que restava a obrigao escolar e assim se desvencilhar de um s golpe da escola, nico lugar de obrigao, atravs de toda uma confuso de exigncias de segurana e de exigncias no-escolares. Esta diferena est plantada tambm no interior da prpria escola, na penetrao do liberalismo escolar, avatar desse liberalismo rosa para o qual, bem necessrio reconhecer, os prprios professores deram fortemente a mo.

A diferena est igualmente no peso das foras sociais, polticas e econmicas hostis escola leiga e perfeitamente consciente do jogo que ela representa: o fascismo em primeiro lugar, em sua variante xenfoba hostil aos professores de esquerda e escola dos rabes, como na sua variante islmica hostil ao secularismo francs; mas tambm as foras organizadas do trfico, as foras mafiosas que querem transformar a

19 escola em mercado, aliciando os alunos para esta forma particular, sempre rentvel, de trabalho de crianas, utilizando a proteo judicial especfica dos menores. A experincia histrica dos anos 30 nos ensina que estas duas foras, o fascismo e o trfico, que tm em comum a explorao do desespero e o uso da violncia, operam juntas em alguns momentos, diante dos seus adversrios comuns. Se acreditar em meus colegas presentes no estgio do SNES, parece que, em alguns lugares onde se concentra o desespero social, esta conjuno est desde agora em ao, produzindo formas coletivas, organizadas, de violncia contra a escola e de recusa obrigatoriedade escolar.

Quanto vontade e capacidade do Estado de defender sua escola, sabemos o que isso: ver, por exemplo, o relatrio de etapa da oficialssima comisso Fauroux, publicado no momento em que escrevo estas linhas. Na poca em que se realizou uma certa promoo coletiva das classes populares, era natural que a escola tivesse sua parte nesse processo. Na poca do poder absoluto das foras do mercado, tambm absolutamente normal que a escola fosse intimada a contribuir para a regresso coletiva e para o empobrecimento do pobre na parte que lhe toca (o empobrecimento cultural). perfeitamente possvel que a escola j no se torne, para os pobres, seno um jardim de infncia, uma creche para crianas e adolescentes, uma instituio de amparo investida de uma misso de segurana, um lugar no de instruo, mas de vigilncia das classes perigosas, e de adequao dos comportamentos, breve, um instrumento de opresso. perfeitamente possvel que, um dia, os partidrios da escola no tenham mais nada a defender nela (7).

Nessas condies, no absolutamente certa que a violncia contra aquilo que resta da escola pblica no seja, num futuro prximo, a mais forte. perfeitamente possvel que o fascismo e o trfico prevaleam. Nenhum direito definitivamente adquirido, o direito educao no mais que os outros. No est escrito l no alto que a sociedade se reproduzir e que a cultura ser transmitida. Do mesmo modo o saber.

Disciplina e cidadania

20 O liberalismo vigente pode nos impedir de ver que a escola tem suas prprias armas: existe uma violncia legtima para enfrentar a violncia contra a escola. No a violncia da segurana, no a violncia da iluso, mas a violncia da instruo, a violncia da cultura. Esta idia, de que existe uma violncia escolar legtima, parece-me essencial para poder exercer aquilo que hoje ao mesmo tempo uma profisso e uma luta: a profisso de professor. Ela apenas permite ao professores se desmarcarem das formas comuns da violncia social, sem para tanto terem de denegar junto aos alunos o que estes experimentam, com justa razo, como uma violncia exercida sobre eles.

A escola, devendo lutar com suas prprias armas, no se espantar de ver evocar aqui alguns autores (Plato, Spinoza, Rousseau, Kant, Freud) do programa de filosofia dos ltimos anos do colgio. O que define a violncia a idia de destruio, de negao. Ser violento quebrar, destruir. Ora, precisamente, existe em toda educao, lembranos Kant (8), uma parte negativa. Essa parte negativa Kant chama no de cidadania, mas de disciplina. A disciplina consiste em despojar os homens de sua selvageria (definida como a independncia a respeito de todas as leis). Que selvageria? Sua selvageria natural, ora! Educar fazer desabrochar, desenvolver capacidades, mas este desabrochar s possvel sobre a base de uma destruio, de uma perda de uma perda de algo natural a todos os homens, que vai, portanto, contra a sua natureza.

Ao contrrio das ms interpretaes usuais (inspiradas pelo naturalismo liberal) sobre Rousseau, Kant est perfeitamente de acordo com Rousseau quando diz que a natureza, no homem, no em si mesma nem boa nem m: ela contraditria. Sobre esta contradio a educao trabalha, sendo os prprios educadores seres contraditrios. Isso faz da humanidade no um fato biolgico, mas uma idia, um ideal moral e histrico. Se se quer saber realmente em que Rousseau e Kant divergem verdadeiramente, sobre o progressismo de Kant. O que Rousseau afirma no que a natureza seja boa, que perfeitamente possvel que o curso da histria no se contente em colocar a humanidade em lugar da selvageria natural, mas que ela carregue igualmente uma selvageria civilizada, uma barbrie social que poderia chegar a ponto de fazer regredir selvageria natural.

21 Kant formula a realidade de seu debate com Rousseau nestes termos: No estado atual das coisas, pode-se dizer que a felicidade dos Estados cresce ao mesmo tempo em que a infelicidade dos homens. E ainda uma questo de saber se no seramos mais felizes num estado rude, onde toda a cultura que existe entre ns no existisse, que em nosso atual estado. Concordar-se-, diante dos avatares da barbrie moderna do sculo vinte, que este debate muito mais pertinente que as bobagens do laissez-faire do liberalismo educativo.

Seja como for este debate, permanece esta verdade de experincia: aprender desaprender, se fazer violncia. O autor dessas linhas nunca ultrapassou as duas primeiras lies de jud: primeira lio, chutes para frente; segunda lio: chutes para trs uma semana sem poder me sentar. Por que esse fracasso? Porque eu no consegui desaprender a maneira natural de cair. O meu professor de jud sabia que isso no aconteceria sem violncia de sua parte e sem sofrimento de minha parte e ele exercitou toda a violncia necessria. Mas a est: eu j era muito velho, praticamente, era j muito tarde para desaprender. A disciplina, sabe-se pelo menos desde os Gregos, deve ser aprendida quando jovem (isso deve ter lugar cedo, diz Kant), isso se aprende pela experincia e atravs do corpo, no atravs de discursos tericos, ao mesmo tempo prematuros e muito tardios, sobre a cidadania e o contrato, que nada podem contra os maus hbitos j inveterados. Kant: O que no foi cultivado bruto; o que no foi disciplinado, selvagem. A falta de disciplina um mal pior que a deficincia cultural, pois esta pode ainda ser reparada mais tarde, ao passo que no se pode arrancar a selvageria e corrigir um defeito de disciplina.

preciso ser ignorante como um tecnocrata ministerial para no ver que bomba educativa se introduz nas escolas quando se quer fundamentar a disciplina elementar sobre a idia de cidadania. Rousseau, no Contrato Social (Livro I, captulo VIII), explica perfeitamente que a deciso de assinar ou no o contrato social implica um clculo em termos de ganho e de perda. Pois existe um mundo a perder, ao se tornar cidado: a liberdade natural. Esta perda sempre uma privao, uma amputao, uma violncia. Como um ser, naturalmente livre, poder consentir em se impor essa amputao de sua liberdade natural? Tal precisamente o problema que o contrato social deve resolver.

22 evidente que no se pode opor a esta imensa perda seno ganhos tambm imensos. Rousseau v dois ganhos: a liberdade poltica e a propriedade.

Mas ainda preciso que esses ganhos sejam

realistas.

A liberdade poltica, a

participao no poder poltico, no so mais que palavras ocas para alunos de colgio, que justamente no so cidados, e decididamente uma provocao para aqueles a quem as leis Pasqua e outras recusam a cidadania. Quanto propriedade, o que ela significa para aqueles que nada possuem? Pedir a colegiais, em nome de uma "cidadania que eles no tm, que troquem liberdade natural por... absolutamente nada, seria tom-los por imbecis, seria incit-los explicitamente a recusar toda disciplina. Algum acreditaria verdadeiramente que um jovem de treze anos possa se impor a si mesmo essa extraordinria violncia que a perda de seu "direito ilimitado a tudo aquilo que o seduz e que ele pode alcanar (Rousseau), sobretudo em troca de nada?

Essas ideologias escolares oficiais da cidadania, que tentam substituir, em boa lgica liberal, o contrato pela autoridade da lei, exprimem de fato a vulgar demisso educativa do liberalismo. Nunca haver disciplina sem a coero que o educador exerce, unilateralmente e sem contrapartida. Compete ao educador e instituio escolar retirar dos alunos o peso da coero educativa, assumindo a carga dessa exigncia em seu lugar (9) em vez de se isentar de sua responsabilidade, exigindo dos alunos que interiorizem a obrigao por pseudo-contratos, que s podem, no melhor dos casos, conduzir a pechinchas sempre decepcionantes, no tendo a escola nada a vender (ao menos enquanto ela ainda no vende seus diplomas).

A converso ao saber

Pois bem, a educao no tem s uma dimenso negativa. A instruo e a cultura so a parte positiva da educao. Ora, como o explica to bem Plato na Repblica e em sua famosa alegoria da caverna, a prpria instruo comporta uma parte negativa. Certamente, j no se trata aqui de destruir, de perder alguma coisa, mas de utilizar capacidades preexistentes. Cada um possui a faculdade de aprender e o rgo destinado a isso. Mas a instruo exige uma converso da alma, um desvio forado do olhar das sombras da caverna e da imediatez sensvel. Para ver mais longe do que a ponta de

23 seu prprio nariz, necessrio olhar para outro lugar, para domnios cuja serventia no podemos saber, pois no somos o centro deles.

Essa converso, esse desvio, no so espontneos, e no se fazem sem sofrimento e sem coero. Depois de se ter libertado de suas correntes e se curado de sua ignorncia, o prisioneiro dever ser forado a se levantar, a virar a cabea, a caminhar, a elevar os olhos para a luz. Ao fazer tudo isso, sentir dor, e o ofuscamento o impedir de distinguir os objetos cujas sombras via outrora. Ficar num primeiro momento embaraado por aquilo que ver nesse novo dia, e comear por acreditar que as sombras da caverna eram mais reais do que o que v agora. E se o arrancassem dali fora e o fizessem subir o caminho rude e ngreme, e no o deixassem fugir, antes o arrastassem at a luz do sol, no seria natural que ele sofresse vivamente, e reclamasse por causa dessas violncias? E depois de chegar luz, com os olhos ofuscados pelo brilho, nem sequer pudesse distinguir uma s das coisas que agora chamamos verdades? (10)

Se existe coero e sofrimento nessa converso para o saber, no me parece contudo que exista violncia: ao contrrio da disciplina, a instruo no destri nada naquele que se instrui. Ela permite e exige uma tomada de distncia em relao aos preconceitos e aos interesses espontneos, mas no faz violncia, no sentido de que ela uma contribuio, um acrscimo de ser. Se essa contribuio pode ser experimentada como uma violncia, unicamente em funo desse fantasma tipicamente comercial (11) de um indivduo completo e perfeito tal qual , cuja demanda bastaria satisfazer para completar essa perfeio.

A influncia dos professores

Em suma, aprender, se possvel para todo mundo, no fcil para ningum. As matemticas, a filosofia, a educao fsica, a gramtica, todas as disciplinas escolares, tudo difcil, verdadeiramente difcil, e a obrigao social sozinha no permite esta converso ao saber: necessria a mediao do professor, a confiana a priori do aluno em seus professores. A escola exige e exigir sempre de seus alunos um enorme ato de f: mesmo que o sucesso da aprendizagem e a natureza dos saberes ensinados permitam

24 a crtica e a verificao retrospectivas deste ato de f inicial, o prprio princpio que permite esse ponto de partida no pode depender de uma relao comercial entre oferta e procura, nem de uma lgica do contrato, nem mesmo de uma concepo abstrata, consumista, da justia, que reivindica os direitos das crianas e a igualdade entre alunos e professores. A escola deve, evidentemente, como toda instituio, respeitar os direitos de todos. Mas ela tem, como nica razo de ser, oferecer aos alunos os meios de realizar e fazer respeitar um nico direito: o direito de aprender.

A relao pedaggica , antes de tudo, uma relao de influncia, e portanto desigual em sua essncia. Esta influncia s possvel mediante a confiana que os alunos depositam (transferem, para falar como Freud) em seus professores. por isso que to essencial, diante da crise da escola dos pobres, recusar todas as tentativas de utilizar a influncia pedaggica para objetivos no pedaggicos, de fazer a escola participar em empreendimentos de mentira social e de controle dos comportamentos. Se a violncia da cultura j no consegue mais se distinguir da violncia social global, ento ela ser recusada com a mesma violncia em retorno, e o motor que permite a instruo desabar definitivamente.

Tambm por isso to essencial manter uma solidariedade sem quebra dos professores e defender coletivamente a autoridade dos professores de todos os professores. uma tendncia natural na hierarquia da Educao Nacional, como em toda burocracia,

responder violncia escolhendo, entre os mais fracos (doentes, jovens, mulheres, imigrantes, ou simplesmente pessoas mais gentis) as vtimas expiatrias, os maus professores, que aceitam se sacrificar para proteger os outros. Politicamente, os anos 30 nos ensinaram quais so as conseqncias dessa covardia diante da violncia (12), e tambm que, nas burocracias, no faltam esses pequenos chefes tentados a se apoiar na violncia para aumentar seu prprio poder (donde tentativas de aproveitar da violncia para atribuir aos chefes da comunidade o direito de recrutar e de colocar na rua professores, conforme o modelo da empresa privada). Mas, pedagogicamente, todo educador que trabalha contra a autoridade de um professor deve saber que ele trabalha para serrar o galho sobre o qual a escola est apoiado.

A alegria, o medo e a superstio

25

Que resta ento para a escola, se ela nada tem a prometer seno o que efetivamente pode fazer, que instruir? Pois bem! Instruir, justamente.

hora de recordar um carter muito particular desse bem que a instruo. Nada definitivamente adquirido pelos homens, todo bem, todo direito, pode lhes ser tirado. Mas aquilo que eu aprendi, aquilo que eu sei, faz parte daquilo que eu sou, no daquilo que eu tenho: ningum pode me despojar disso. Aprender no apenas saber mais, ser mais. A alegria, diz Spinoza (14), a passagem do homem de uma menor para uma maior perfeio. Aprender ento uma atividade alegre por natureza. esta alegria de aprender, uma vez experimentada, o verdadeiro motor da atividade do aluno para continuar a aprender. Precisemos: a alegria no nem o prazer nem a felicidade (aprender freqentemente muito laborioso, as fases de enfado e de sofrimento no faltam). A alegria no uma recompensa, uma promessa, um prmio, uma astcia pedaggica: a prpria essncia do resultado pedaggico: um acrscimo de ser, uma passagem para maior perfeio.

contra esta alegria de aprender que declararam guerra todas as foras hostis escola, e evidentemente em primeiro lugar a violncia. A superstio, sabemos desde Spinoza, apia-se sempre sobre as paixes tristes e, evidentemente, em primeiro lugar no medo. O medo a outra grande causa, alm do menosprezo de si, que impede nossos alunos de aprender. por isso que a luta coletiva para a segurana na escola uma luta essencial: a segurana no apenas um dos direitos do homem, um valor escolar essencial, uma condio do resultado da aprendizagem.

por isso que a escola deve repelir, como tantas violncias anti-educativas, todas essas presses exercidas sobre nossos alunos, visando a confront-los permanentemente com a insegurana e com o medo. Quando os velhotes e as babs que promovem as

campanhas oficiais contra a AIDS compreendero que, quando se fala de sexualidade aos jovens, no linguagem do medo que se deve se prender, mas da responsabilidade (portanto, da liberdade)?

26 Quando cessaro de fazer presso sobre jovens escolarizados, que certamente so filhos de desempregados e que sero tambm desempregados, mas que no momento no so desempregados, para lhes reinjetar permanentemente, em nome de uma obscura ideologia do projeto, o medo do desemprego e da insegurana? Como tm razo nossos alunos de empurrar sabiamente tudo isso para depois! No se vive e no se aprende no futuro anterior; vive-se e se aprende no presente. Em tempo: o tempo para viver e se divertir, o tempo para aprender, eis o que eles tm ainda, eis o que se quer arrancar deles. Eis o que devemos defender junto com eles.

A crise est aberta

A crise est aberta, isto , declarada: quaisquer que sejam as tentativas de sufocao e de retardamento, j ningum pode hoje impedir as exploses. Ou a escola conseguir se concentrar sobre seu objeto, a instruo, e chegar a opor a violncia da cultura e a alegria de aprender ao medo, ou ento ela renunciar sua funo e se tornar cada vez mais uma empresa de adequao dos comportamentos, de distribuio de anestsicos e de mentira social. No segundo caso, parece-me evidente, ela ser rapidamente inundada pela violncia.

Mas dizer que a crise est aberta, tambm dizer que o jogo no est ganho. Os antigos compromissos e as velhas mentiras tiveram seu tempo, as coisas j no podem continuar do jeito que eram. O pior doravante possvel. Mas no certo. _____________________________________________________
1. Ver por exemplo, na Universidade Sindicalista, os artigos de Hlne Latger sobre a educao cvica e a cidadania (US 397 p.10), de Catherine Remermier sobre a violncia contra a escola (US 395 p.12) etc. Claro, a violncia na escola tambm ipso facto uma violncia contra a escola. Pois ela uma negao de sua funo especfica. Mas esta negao no especfica da violncia. A tentativa de fazer da escola um campo de batalha como os outros est em perfeita coerncia com as presses que a escola sofre para se abrir sobre a vida e se transformar em simples "lugar de vida" (sendo a "vida" o eufemismo oficial para designar o mercado). Reivindico a origem da funo pedaggica deste lxico. Ensinar o manejo de diferentes registros de linguagem faz parte do trabalho da escola. um dos efeitos interessantes da violncia: ela produz uma distino entre um ns que rene curiosamente o autor da violncia e sua vtima, (ambos sabem o que isso), e um eles que reagrupa todos aqueles, imediatamente reconhecveis pelo seu vocabulrio, que o usam para negar a realidade pelo eufemismo. O professor deve hoje prestar muita ateno nas palavras que usa; o uso no-irnico da lngua de pau politicamente correta (que se

2.

3.

27
distingue muito bem tanto da lngua do povo como da lngua escolarmente correta), classifica-o imediata e intuitivamente entre os participantes do empreendimento de mentira social, portanto, entre os alvos da violncia. No s isso. Os resultados de pesquisas sobre a popularidade de polticos dependem estreitamente da capacidade de eles manipularem os diferentes registros da lngua. O melhor resultado obtido por aquele que sabe melhor utilizar todos os registros (Jacques Chirac). Aqueles que, como Le Pen ou Alain Jupp, no sabem falar seno num nico registro, so imediatamente estigmatizados como populistas ou como tecnocratas. Esta fraqueza testemunha uma falta de instruo, uma insuficincia de aprendizagens escolares. 4. A melhor , em minha opinio, o livro de Raymond Boudon, L'ingalit des chances (A. Colin, 1973). A primeira das concluso deste estudo se enuncia assim: (p. 211) : "A desigualdade de oportunidades diante do ensino resulta principalmente da prpria estratificao social." E sua "concluso principal do ponto de vista prtico expressa na p. 218 : "Uma poltica de desigualdade social e econmica direta pode apenas atenuar as desigualdades em suas diferentes formas". preciso recordar o zero que levaria aquele que aproximasse do marxismo a sociologia de Boudon? O nico conjunto de regras que claramente ensinada como tal aos meus alunos, que eles efetivamente conhecem, e com o qual eles tm uma relao normal, descontrada e saudvel, inclusive quando eles o transgridem, o cdigo de trnsito. O cdigo de trnsito uma bno para o professor de filosofia que quer fazer seu curso sobre o direito. No estou surpreso de aprender, no estgio do SNES, atravs de meus colegas de colgio, que a mini-licena para poder dirigir uma moto passa doravante para quatorze anos. tambm considerada por certos professores como uma ddiva educativa. Enfim, uma relao clara com a lei. Mas tambm uma relao clara com a punio... O cdigo de trnsito no tem nada a ver com a cidadania e com a democracia, mas apenas com a vida social em geral. Para depender do cdigo de trnsito no h necessidade de ser um cidado, basta ser pedestre, motociclista, automobilista etc. Esta aprendizagem depende hoje do trabalho da escola, medida que essas regras dependem da socializao elementar, so contudo complexas, pois elas refletem a complexidade da vida social. O importante e o difcil diante dessas regras, todos os candidatos licena de dirigir o sabem, no se submeter a elas, e as respeitar: conhec-las. E todos os professores de auto-escola bem sabem que os resultados dos candidatos nas provas tericas de licena para conduzir dependem antes de tudo de seu nvel escolar global. Pedir escola que ensine regras de socializao como o cdigo de trnsito ou uma conduta responsvel em matria de sexualidade no me parece ento monstruoso: preciso que algum faa esse trabalho, e um fato que a escola , mais ou menos, o nico lugar onde o liberalismo no teve ainda sucesso em liquidar completamente toda ambio educativa; no me parece mesmo inconveniente incluir a parte terica da licena de motorista (aquela que todo mundo deveria conhecer, mesmo que no conduzisse veculo algum), pela mesma razo que outros saberes teis vida social (administrao de um oramento, primeiros-socorros etc.) nas BEP e nos exames finais do terceiro milnio. Mas apresentar o que depende da disciplina social primria sob a nomenclatura geral de educao para a cidadania, como se faz neste momento a pedagogia oficial, mostra que, para o prprio Estado democrtico as palavras democracia e cidadania no querem dizer mais nada. Isso tem, claro, uma explicao poltica (o nominalismo: quanto menos o povo tem a realidade do poder, mais ele tem as palavras), mas tambm uma razo pedaggica sempre essa insuficincia das aprendizagens escolares dos membros da burocracia do Estado, que podem ter passado em seus concursos ignorando totalmente a distino entre o conceito de cidado e o conceito de sujeito. A indulgncia no amor. O amor exigente. Ver o Banquete de Plato. E o respeito, no o amor, que deve ser exigido entre alunos e professores. Freud: "Se, porm, uma cultura no foi alm do ponto em que a satisfao de uma parte e de seus participantes depende da opresso da outra parte, parte esta talvez maior e este o caso em todas as culturas atuais, compreensvel que as pessoas assim oprimidas desenvolvam uma intensa hostilidade para com uma cultura cuja existncia elas tornam possvel pelo seu trabalho, mas de cuja riqueza no possuem mais do que uma quota mnima. (...) No preciso dizer que uma civilizao que deixa insatisfeito um nmero to grande de seus participantes e os impulsiona revolta, no tem nem merece a perspectiva de uma existncia duradoura. (Freud, L'avenir d'une illusion, QuadrigePUF 1995, p. 12). Esta obra de Freud um dos melhores ensaios filosficos sobre a questo da possibilidade de uma educao leiga.

5.

6.

7.

28
8. 9. Kant, Trait de pdagogie, trad. Barni, d About, Hachette 1981. Assumindo igualmente o inevitvel momento de revolta contra esta opresso sofrida, revolta salutar e necessria constituio de uma pessoa autnoma obedecendo s presses que ela prpria se impe ao contrrio dessa inrcia suave, esta aceitao sorridente temperada pela prtica da vagabundagem generalizada, que uma instituio que no assume suas prprias exigncias gera necessariamente entre os alunos, em lugar da contestao ativa. Mas saibamos tambm que a constituio dessa pessoa autnoma no revoga a necessidade da represso. Para diz-lo na linguagem de Freud: que se trate de um colegial de Clichy sous Bois, de um ministro da Repblica ou de um PDG de grande empresa, chamar o indivduo a interiorizar as exigncias culturais e a se constituir um superego um objetivo realista ... at certo ponto... Alm deste ponto, observamos com surpresa e preocupao que a maioria das pessoas obedece s proibies culturais nesses pontos apenas sob presso da coero externa, isto , somente onde essa coero pode fazer-se efetiva e enquanto deve ser temida. (...) H incontveis pessoas civilizadas que se recusam a cometer assassinato ou a praticar incesto, mas que no se negam a satisfazer sua avareza, seus impulsos agressivos ou seus desejos sexuais, e que no hesitam em prejudicar outras pessoas por meio da mentira, da fraude e da calnia, desde que possam permanecer impunes. (L'avenir d'une illusion, p. 12).

10. Plato, Rpublique, livre VII, 515c-516a, trad. R. Baccou. 11. A passagem do fetichismo da mercadoria, analisada em seu tempo por Marx, ao fetichismo generalizado do mercado, no qual nos banhamos hoje, mereceria um estudo. 12. 19 de junho de 1933: o comit diretor do partido social-democrata alemo (SPD) exclui de si mesmo os membros judeus da direo do partido. 22 de junho de 1933: Hitler dissolve o partido socialdemocrata e a Gestapo prende seus dirigentes parlamentares. 13. Falar de "capital cultural" para designar a instruo uma inaptido conceitual: a instruo no um capital, ela faz, ao contrrio, parte do que Marx chama a fora do trabalho, que precisamente o que o capital explora. Esta antfrase no ento s uma forma de eufemismo, ela participa de uma mentira social fortemente interessada na natureza real do capital. essencial para os professores desmascarar essa mentira, a fim de poder compreender seu lugar na diviso do trabalho. Pois os professores esto em posio de co-produtores de uma riqueza essencial, da riqueza principal de toda sociedade: a capacidade de produzir riquezas. Esta riqueza uma mercadoria: mas esta mercadoria pertence aos nossos alunos . Eles vo, em seguida, coloc-la venda (ou antes alug-la) no mercado de trabalho, onde o capital (o verdadeiro) o compra. Assegurando o desemprego o excesso de oferta sobre a procura, a lei do mercado faz baixar os preos. natural que haja uma correspondncia estreita entre o preo dessa mercadoria no mercado de emprego e o estatuto social e econmico daqueles que contribuem para produzi-la, a saber, os professores. Se o trabalho se desvaloriza, a profisso de professor se desvaloriza tambm. No h pois necessidade de procurar muito longe a fora social que pode ser a aliada dos professores na defesa da escola e da instruo: so nossos alunos. 14. Ethique, livre III, Dfinitions des sentiments.

También podría gustarte