Está en la página 1de 16

SOBRE A INVENO DA MULATA*

MARIZA CORRA
Resumo
Boa parte dos autores que trabalham com o sistema de classificaes raciais no Brasil subscreve a descrio que Patrcia Birman faz dele: privilegia-se um certo continuum de relaes ao invs de estabelecer campos com fronteiras em domnios excludentes. Tal sistema, que permite a seus integrantes possuir posies variadas, referidas a mais de uma dimenso, tornaria de difcil aplicao a noo de identidade. Exatamente o oposto parece ocorrer com o sistema de classificaes de gnero no qual o par masculino/feminina tenta estabelecer com clareza aquelas fronteiras, isto , desmentir, simblica ou socialmente, a possibilidade de um continuum entre os dois plos. Na literatura sobre a questo das relaes raciais, a figura do mulato sempre invocada como prova daquela escala; j a da mulata que pareceria oferecer a resoluo cultural dessa incompatibilidade entre o sistema de classificaes racial e o de gnero, pouco se fala. Mas como se constituiu historicamente essa figura to contraditria, que parece ora renegar, ora confirmar um e outro sistema? Figura to idntica a si mesmo nos discursos mdicos, literrios ou carnavalescos que a singularizaram com tanta nitidez que parece no haver nenhuma descontinuidade entre a mulata das lavagens do Bonfim dos tempos de Nina Rodrigues e a mulata globeleza dos dias de hoje.
**

Palavras-chave: raa, gnero, mulata, literatura.

Recebido para publicao em junho de 1996. Uma primeira verso deste artigo foi apresentada no GT Gnero e Raa, XX Reunio Brasileira de Antropologia e I Conferncia: Relaes tnicas e Raciais na Amrica Latina, em abril de 1996.
**

Professora do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da UNICAMP.

cadernos pagu (6-7) 1996: pp.35-50.

Sobre a inveno da mulata

Folha Imagem/Milton M. Flores

36

Mariza Corra Para os americanos branco branco, preto preto (e a mulata no a tal), bicha bicha, macho macho, mulher mulher... (Caetano Veloso, Americanos)

1. advertncia Este foi um texto difcil de escrever porque lido aqui com vrias questes cuja relao procuro mostrar mas que tm sido, em geral, abordadas separadamente. O ponto de partida um tema j tantas vezes tratado (ou maltratado) nas letras ptrias a nossa famosa vocao de morenidade embora no seja meu objetivo rediscutir a vasta bibliografia produzida pelo menos desde os anos trinta e sim trat-la como um pano de fundo de outras questes. Mas, ao (pretender) discutir a relao entre raa e gnero a partir de uma anlise da figura mtica ou imaginria da mulata, sou obrigada a tratar de modo sumrio tanto as construes textuais sobre raa como as sobre gnero extremamente diversificadas internamente bem como a passar rapidamente pelas transformaes que tm marcado essas construes ao longo de nossa histria intelectual. Isto , tanto a passagem do plo negativo a miscigenao o mal do pas para seu plo positivo nas mais variadas apologias da nossa como uma sociedade mestia, nos discursos mdicos, literrios ou carnavalescos, quanto a mudana de registro das anlises sobre esses mesmos discursos, "sexuadas" antes, "engendradas" agora, seriam, por si ss, objeto para muita pesquisa. Por esses dois conjuntos de discursos, assim descarnados, em relao, fazer com que falem um com o outro e, alm disso, pensar em como um pode iluminar o outro em nossas modestas pesquisas empricas, exigiria uma fundamentao bem mais ampla do que a que apresento aqui. Resultou disso um texto um tanto telegrfico: perco muitos leitores (aos quais tento indicar, como consolao, alguns dos caminhos j trilhados, na notas), espero ganhar outros (que sabero preencher as lacunas do texto com suas prprias evocaes de leitura). Gostaria, ainda, de observar o quo paradoxal o fato de, enquanto antroplogos, negarmos com veemncia o estatuto
37

Sobre a inveno da mulata

determinante, ou preferencial, de qualquer marcador social de diferenas dado e, enquanto feministas, tentarmos estabelecer, tambm de modo veemente, a prioridade do gnero como marcador social relevante em todas as circunstncias. Se gnero se refere s mltiplas conotaes sociais atribudas ao dimorfismo sexual, como se saltssemos um degrau na seqncia de anlise dessa multiplicidade ao nos perguntarmos diretamente de que modo esse dimorfismo tematizado pelos grupos sociais cujo comportamento analisamos, concedendo assim, a priori, ateno privilegiada a ele antes de investigarmos, como diria Bourdieu, quais so as "formas de poder e tipos de capital eficientes no universo considerado". Mas, se no podemos pedir ao marcador de gnero mais do que ele pode oferecer em termos de conseqncias tericas, talvez estejamos deixando de explorar seus limites, ao deixar de explorar suas fronteiras, ou seja, suas afinidades e conflitos com outros marcadores sociais. Este texto , ento, uma tentativa muito preliminar de refletir sobre as possveis relaes, no universo das classificaes, entre raa e gnero, tomando ambos os termos em sua acepo corrente nas pesquisas em andamento nos dois campos e sem a preocupao de interrogar seu estatuto epistemolgico ou sua histria etimolgica. Apesar do ttulo, no se trata aqui de uma investigao histrica ou emprica a respeito da criao dessa figura conceitualmente to rica que a mulata tal objetivo exigiria considerar muitos outros universos alm daqueles que vou citar aqui. No se trata, tampouco, de falar da perspectiva do sujeito, mas sim da construo do sujeito enquanto 1 objeto de discursos mdicos, literrios e carnavalescos. Isto , de pensar como a inveno dessa categoria, para alm de sua existncia emprica, pode contribuir para questionarmos nossa forma habitual de tratar seja das relaes de raa, seja das relaes de gnero.

Para uma perspectiva do sujeito, ver GILLIAM, Angela e Onika. Negociando a subjetividade da mulata no Brasil. Estudos Feministas, (Dossi Mulheres Negras), 3(2), 1995.

38

Mariza Corra

2. a mulata desejvel e a mulata indesejada Seria preciso o talento de Lvi-Strauss para fazer o inventrio da rica coleo de ervas e especiarias utilizadas nas metforas dos cheiros, gostos e cores evocados nas frases nas quais a mulata sujeito: manjerico, cravo e baunilha nas de Alusio Azevedo(O cortio, 1890); cravo, canela e alecrim nas de Jorge Amado (Gabriela, cravo e canela, 1958;Tenda dos milagres, 1969); mandioca doce nas de Joo Felicio dos Santos (Joo Abade, 1958). A lista poderia continuar, mas podemos resumi-la no verso de Lamartine Babo (O teu cabelo no 2 nega, 1932): "Tens um sabor / bem do Brasil". Alm de cheirosa e gostosa a mulata muitas outras coisas nesses e em outros textos: 3 bonita e graciosa, dengosa e sensual; em suma, desejvel. De Gregrio de Matos a Guimares Rosa, na prosa e na poesia, 4 no universo do carnaval (ou do samba ), atravs do rdio, do teatro
Ver mais detalhes da caracterizao das mulatas na literatura e nas msicas de carnaval em QUEIROZ Jnior, Tefilo de. Preconceito de cor e a mulata na literatura brasileira. So Paulo, tica, 1975; e NUNES, Maria Lusa. Images of the woman of color in Brazilian literature: O cortio, Clara dos Anjos, Gabriela, cravo e canela and O quinze. In: STEADY, Filomina Chioma (ed.). The black woman cross-culturally. Vermont, Schenkman books, Rochester, 1985. Ver tambm RABASSA, Gregory. O negro na fico brasileira. Rio de Janeiro, Edies Tempo Brasileiro, 1965, onde, entretanto, a literatura brasileira lida da perspectiva norte-americana das relaes raciais e o mulato ou a mulata no so tematizados.
3 2

Observador atento dos usos sociais e literrios, Machado de Assis pe na boca de um jovem senhor de engenho a seguinte splica mucama da fazenda: "Oh! no me negues teu suave aroma!" (No caso, aroma de "rosa agreste".) Roberto Schwarz observa que "a moral no tarda: enquanto a cativa espera um filho", o moo encontra moa de sua classe e "volta fazenda para atar o lao conjugal", e comenta que, para Machado, a "esperana romanesca especiosa. Serve aos caprichos do senhor, e desserve o dependente." (Ao vencedor as batatas. So Paulo, Livraria Duas Cidades, 1977, p.166.) Sobre a mucama na origem da construo da mulata, ver GONZALES, Llia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Cincias Sociais Hoje (2), Braslia, ANPOCS, 1983. Ver VIANNA, Hermano. O mistrio do samba. Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor/Editora da UFRJ, 1995 para uma fina anlise da criao do samba como expresso do "projeto mestio" brasileiro. Como o samba, a mulata imaginria, pace
4

39

Sobre a inveno da mulata

rebolado e da televiso, a mulata, assim construda como um objeto de desejo, tornou-se um smbolo nacional. Em sua ltima encarnao, na vinheta globeleza, na qual a tecnologia utilizada para represent-la pelo menos to importante como sua corporificao de todos aqueles atributos mais antigos, temos uma espcie de mulata estilizada, abstrata, ou imaginria, que resume ou sintetiza todas as suas antepassadas. Tal estatuto simblico, no entanto, firmou-se no mesmo campo semntico do qual faziam parte uma srie de outros discursos, com freqncia emitidos pelos mesmos autores antes citados, e nos quais as palavras-chave, utilizadas para qualific-la como indesejada, tm estreita afinidade com os atributos que serviram para identificar positivamente a mulata no imaginrio brasileiro. Palavras que a vinculavam diretamente, sem mediaes de ervas ou especiarias, ao universo da pura sensao corporal: lubricidade, volubilidade, amoralidade. No discurso de alguns crticos literrios (Jos Verssimo, Silvio Romero), no de alguns historiadores (Capistrano de Abreu), no discurso mdico (Raimundo Nina Rodrigues e muitos outros) e no literrio (repito, de Gregrio de Matos a Guimares Rosa) que serviu de lastro para a construo dessa figura mtica, a mulata puro corpo, ou 5 sexo, no "engendrado" socialmente. O mulato, do mesmo Alusio Azevedo, os mulatos de Sobrados e Mucambos e os de Jorge Amado so agentes sociais, carregam o peso da ascenso social, ou do desafio ordem social, nas suas costas espadadas; com sua cintura
Jorge Amado, tambm parece ser uma criao carioca, no s porque o samba foi um dos veculos mais importantes de sua divulgao inicial, ou porque ela seja herona dos romances ambientados no Rio de Janeiro com muita freqncia, mas tambm porque foi atravs do rdio primeiro e da televiso depois que essa imagem se amplificou para o pas. A imagem de Gabriela , muito provavelmente, mais aquela projetada pela Rede Globo do que a imagem textual do romance que leva seu nome. Ver as referncias a esses e outros autores na minha tese de doutorado, As iluses da liberdade a escola Nina Rodrigues e a antropologia no Brasil, So Paulo, Universidade de So Paulo, 1982 e a anlise de SUSSEKIND, Flora. Tal Brasil, qual romance?. Rio de Janeiro, Achiam, 1984, sobre o romance naturalista que assimilou boa parte do discurso mdico da poca, especialmente na caracterizao de personagens femininas.
5

40

Mariza Corra

fina as mulatas, no mximo, provocam descenso social, e, no mnimo, desordem na ordem constituda do cotidiano: na literatura, Vidinha 6 (Memrias de um sargento de milcias, de Manuel Antonio de Almeida ) e Rita Baiana (O cortio, de Aluisio Azevedo) encarnam essa 7 proposta.
6

Comentando o romance, Antonio Candido que, curiosamente, afirma de incio que no h gente de cor no livro, observa: Luisinha e Vidinha constituem um par admiravelmente simtrico. A primeira, no plano da ordem, a mocinha burguesa com quem no h relao vivel fora do casamento, pois ela traz consigo herana, parentela, posio e deveres. Vidinha, no plano da desordem, a mulher que se pode apenas amar, sem casamento nem deveres, porque nada conduz alm da sua graa e da sua curiosa famlia sem obrigao nem sano, onde todos se arrumam mais ou menos conforme os pendores do instinto e do prazer. Dialtica da malandragem. Jornalivro (8), agosto de 1972; originalmente publicado na Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (8), 1970. Vidinha assim pintada por Manuel Antonio de Almeida: Vidinha era uma mulatinha de 18 a 20 anos, de altura regular, ombros largos, peito alteado, cintura fina e ps pequeninos; tinha os olhos muito pretos e muito vivos, os lbios grossos e midos, os dentes alvssimos, a fala era um pouco descansada, doce e afinada. Seria preciso verificar quando e como a mulata baiana cedeu lugar mulata carioca na cena textual, ou televisiva, nacional e em que medida uma enriqueceu os traos da outra. KLEIN, Herbert. Os homens livres de cor na sociedade escravista brasileira. Dados (17), 1978, chama a ateno para as bases demogrficas da anlise de Gilberto Freyre sobre a "ascenso do bacharel e do mulato", mas observa que "a camada de mulatos livres possua a mais alta percentagem de mulheres, dentre quaisquer outros grupos da populao total." No primeiro recenseamento nacional, de 1872, a "populao de cor livre" atingiu 74% em relao populao total de cor; pela mesma poca, em Cuba, ela atingira 34% e nos Estados Unidos 11%. Os mulatos "constituam acima de dois teros da classe dos indivduos de cor livres". Sobre a importncia do mulato na classificao racial brasileira comparada norte-americana, ver DEGLER, Carl. Neither black nor white. New York, The Macmillan Company, 1971. A distino clssica na sociologia brasileira entre preconceito de marca e preconceito de origem (1954) de Oracy Nogueira . Ver Tanto preto quanto branco: estudos de relaes raciais. So Paulo, T. A. Queiroz Editor, 1985. Como Skidmore mostra de maneira convincente, a idia de uma "nao mestia" to antiga quanto a crena no seu gradual branqueamento: o que raras vzes explicitado o papel da mulher nesse processo. Como dizia um visitante norte-americano em 1917: "... um dos fatores nesse processo a seleo natural pela fmea de um parceiro de cor mais clara do que a sua." (Citado em SKIDMORE, Thomas. Preto no branco raa e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976, p.91. Ver tambm pp.62-63. Minha nfase.)
7

41

Sobre a inveno da mulata


8

Na classificao cientfica do sculo dezenove, brancos e negros se opunham como categorias discretas e sua mistura, portanto,tinha um efeito de paleta de pintor: tonalidades correspondiam tambm a atitudes, ou comportamentos, esperados de uma "mistura" 9 no s de cores como de disposies inatas, herdadas. (Pr)disposies negativas no caso da entrada de herdeiros do primitivo mundo africano no civilizado mundo latino, primeiro, depois predisposies negativas das classes inferiores de imigrantes quando postas em contato com as classes superiores dos herdeiros dos 10 legtimos conquistadores da terra, os lusos. O debate a respeito das
E tambm nas classificaes pseudo-cientficas: ver as "tabuadas para ficar branco" e "para ficar negro" de GAYOSO, Raymundo Jos de Sousa. Compndio histricopoltico dos princpios da lavoura no Maranho. So Lus/Rio de Janeiro, Editora Livros do Mundo Inteiro, 1970. A edio original era do incio do sculo e sua classificao elogiada por Gilberto Freyre. Na classificao cientfica contempornea, "raa" nesse sentido de categoria discreta no existe, definindo-se antes de maneira semelhante a que socialmente, ou culturalmente, utilizada no Brasil. Ver GOULD, Stephen Jay. Darwin e os grandes enigmas da vida. So Paulo, Livraria Martins Fontes Editora, 1987. A bibliografia sobre o tema vasta; para uma introduo a ela ver SKIDMORE, Thomas. Preto no branco... . Op.cit.; STOCKING Jr., George. Race, culture and evolution. Chicago, University of Chicago Press, 1968; e GOULD, Stephen Jay. The mismeasure of men. New York, W.W. Norton & Company, 1981. No cabe nos limites desta discusso, mas valeria uma investigao, o sinal positivo que receberam as "raas nativas", os indgenas, especialmente as indgenas, no discurso dos primeiros conquistadores a respeito da miscigenao: a morte de Iracema sinaliza assim tanto o estranhamento de seu filho da ptria (Sussekind, 1984) no tempo ficcional, quanto uma mudana de perspectiva na histria da literatura. Sobre essa mudana do discurso colonial a respeito da miscigenao entre europeus e nativas nas colnias francesas e holandesas, ver STOLER, Ann L. Making empire respectable: the politics of race and sexual morality in 20th-century colonial cultures American Ethnologist 16(4), november 1989. Nas colnias norte-americanas, onde a proibio de casamentos entre brancos e negros era antiga, no h notcia de oposio legal unies entre brancos e ndias. Ver HENDRICKS, Margo. Civility, barbarism; e BEHN'S, Aphra. The widow ranter. In: HENDRICKS, Margo e PARKER, Patricia (eds.). Women, "race" & writing in the early modern period. London & New York, Routledge, 1994.
10 9 8

Sobre o discurso da eugenia nos primeiros anos deste sculo e sobre o debate a respeito das quotas de imigrao de acordo com a nacionalidade dos imigrantes, ver

42

Mariza Corra

conseqncias dessas misturas tinha, claro, conseqncias para a definio da nao e do nacional, mas o que interessa aqui outro aspecto dele. Interessa o que estava em jogo nas diferentes definies de feminilidade e de masculinidade quando postas no contexto do 11 debate sobre relaes raciais. De masculinidade: o mestio era quase sempre tambm sinnimo de efeminado,ou, como era mais comumente chamado na poca, de pederasta passivo, numa oposio nunca explicitada ao branco como heterossexual, por definio. No por acaso, foi no contexto da anlise dos cultos "afrobrasileiros" que se iniciou a discusso antropolgica a respeito do 12 homossexualismo no Brasil. Trabalhando explicitamente com classificaes raciais, os autores desses discursos recorrem, implicitamente, a classificaes sexuais, aparentemente to sedimentadas que no merecem, ou necessitam, ser postas em causa. A hierarquia sexual no estava em discusso mas parece servir como referncia essa nova distino, tambm hierrquica, a ser aplicada diferenas "naturais".

COSTA, Jurandir Freire. Histria da psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro, Editora Documentrio, 1976 e SEYFERTH, Giralda. Os paradoxos da miscigenao: observaes sobre o tema imigrao e raa no Brasil. Estudos Afro-asiticos (20), junho de 1991.
11

Num artigo muito sugestivo, Nancy Stepan observa que "mulheres" e "raas inferiores" foram "analgica e rotineiramente unidas na literatura antropolgica, biolgica e mdica dos anos 1867-70". Raa e gnero: o papel da analogia na cincia. In: BUARQUE DE HOLLANDA, Heloisa (org.). Tendncias e Impasses o feminismo como crtica da cultura. Rio de Janeiro, Rocco, 1994. Mas enquanto ela argumenta que o recurso s "raas inferiores" era utilizado para desqualificar as pretenses femininas ou feministas, sugiro aqui que as diferenas sexuais foram um recurso implcito, como que "naturalmente" imbricado na anlise das relaes raciais. Vrios autores tem discutido a ausncia de marca do branco/heterossexual nos discursos sobre gnero e raa como se ele fosse o parmetro no explcito deles, isto , uma categoria "em branco" e neutra. Ver HENDRICKS e PARKER. Op.cit. A reviso da literatura sobre homossexualismo e cultos afro-brasileiros est em FRY, Peter. Para ingls ver. Rio de Janeiro, Zahar editores, 1982, captulo III. LANDES, Ruth. A cidade das mulheres. Rio de Janeiro, Editora Civilizao Brasileira S.A., 1967, merece ser relida desse ngulo.
12

43

Sobre a inveno da mulata

como se fosse impossvel tratar de raa sem tratar de sexo ou de sexualidade: produto de relaes sexuais (esprias), o mulato trazia j no nome escolhido para design-lo a marca de sua origem. (Durante algum tempo discutia-se na literatura mdica se os mulatos, como o seu nome indica, eram ou no estreis como as mulas, produtos do 13 cruzamento entre guas e jumentos. ) Mesmo quando sua visibilidade social tornou impossvel continuar a trat-los como prias, eles conservaram traos dessa primeira definio: o mulato personagem de Alusio Azevedo perfumado, por oposio ao ranoso portugus destinado a casar com a herona do romance, assim como so cheirosos os almofadinhas e malandros mulatos consagrados na 14 literatura picaresca. Seja como for, os homens (mulatos) ao obterem um lugar na sociedade, branquearam socialmente de maneira muito rpida, aproximando-se tambm do plo masculino no continuum Masculino/Feminina. Se a anedota da princesa que danou com o mulato embaixador ficou famosa como smbolo desse branqueamento social, no conheo nenhuma anedota equivalente a respeito de qualquer mulata na nossa histria. No campo do debate sobre as relaes raciais, a feminilidade da mulata era tambm definida por contraste (aproximaes e afastamentos) com a da branca, que passa a ser a referncia do discurso no seu caso. Nada exemplifica mais graficamente este modo de raciocnio do que a classificao das formas de hmem feita por Nina Rodrigues em suas anlises mdicolegais. Embora as mulheres mestias apresentassem, como as brancas, as formas "mais variadas" de hmem, "as recm-nascidas, negras ou mestias" apresentavam com freqncia uma forma de
13

E no s na literatura mdica: Silvio Romero, por exemplo, afirmou que "os mais competentes naturalistas demonstraram que as raas demasiado distanciadas pouco coabitam e, quando o fazem, ou no produzem, ou se produzem, so bastardos infecundos depois da segunda ou terceira gerao." Citado em SKIDMORE, Thomas. Op.cit., p.73.
14

Guita Debert comentou que o perfume dos mulatos , no entanto, "exgeno" ao seu corpo; produto artificial aplicado a ele e no emanando dele como sugerem as metforas em relao mulata: um artifcio para disfarar um cheiro indesejvel.

44

Mariza Corra

hmem que facilmente se confundia com o hmem rompido. (Essa classificao parece ter facilitado enormemente seu trabalho como perito nos casos em que meninas negras ou mulatas violadas eram examinadas por ele e sua queixa desqualificada.) "No que diz respeito s negras, as formas de hmem so mais simplificadas." Como no caso do mulato, ocorre uma hierarquizao interna hierarquizao, tomada como dada, entre homens e mulheres em geral. Isto , assim como h Masculino e masculino (este mais prximo do outro extremo no continuum Masculino/Feminina), h tambm Feminina e feminina e tanto o negro como a negra precisam "branquear" para aproximar-se do plo idealizado (M e F) em cada um deles. A personagem literria que melhor expressa esse argumento a escrava Isaura, que foi igualada, pelos atributos fsicos, s mulheres brancas, merecendo ser tratada como elas, isto , saindo do reino da 15 amoralidade para o da conjugalidade. S que, no caso da mulata, como se esse movimento na escala racial estivesse contido no espao destinado ao feminina, espao do qual o mulato "escapa" ao branquear. A mulata, ao contrrio, ocupa inteiramente esse novo espao expresso agora em letra minscula. (O espao masculino expresso em minsculas ser disputado por uma srie complexa de outras figuras que no vem ao caso evocar aqui.) Resumindo (e sem percorrer todo o caminho emprico necessrio demonstrao): no terreno em que se inaugurou o debate sobre relaes raciais, o da evocao de desigualdades biolgicas ou orgnicas para explicar desigualdades sociais, as diferenas (e desigualdades) sexuais parecem ter oferecido um parmetro implcito para analis-las. Algo assim como as tabuadas de Gayoso sobrepostas

15

Analisando a presena da mulata na literatura, Tefilo de Queiroz Jnior observa: "E, situada em posio contraditria, amplamente exaltada por seus encantos e sensualidade, ela se oferece como eficiente recurso ao desencadeamento da trama, produzindo solues em dois sentidos: individual, ao afetar o rumo das pessoas que se envolvem com ela, cedendo aos seus encantos, comprometendo-se com sua maneira envolvente de ser; e coletivo, quando pe prova padres, sistemas ou instituies, dos quais faz transparecer as inconsistncias e inadequaes." QUEIROZ Jnior, Tefilo de. Op.cit., p.118.

45

Sobre a inveno da mulata

ao mito de Ado e Eva ou algo como: B/n : H/m :: B/H : n/m (Branco, negro, Homem, mulher). Estamos, ainda, claro, no terreno das definies sexuais e raciais, que como elas eram fraseadas pelos autores que venho citando, como categorias discretas. Se complicarmos um pouco o quadro, evocando as sugestes mais recentes presentes no debate 16 feminista contemporneo , e lembrarmos que cada uma dessas categorias , ou pode ser, hierarquizada internamente, teramos algo como: B/b: M/m:: N/n: F/f (Branco/branco, Negro/negro, Masculino/masculino, Feminina/feminina) que , me parece, uma 17 complicao interessante da idia de continuum. Os pesquisadores que trabalham com a questo das relaes raciais afirmam que o modelo brasileiro privilegiaria um continuum, e no categorias polares, como Branco e Negro, priorizando assim a alocao situacional, ou relacional, dos personagens numa escala cromtica na qual outras classificaes sociais interferem para defini18 los como mais ou menos prximos a um ou outro desses plos. J as
16

Ver, por exemplo, Situated knowledges: the science question in feminism and the privilege of partial perspective. In: HARAWAY, Donna. Simians, cyborgs, and women the reinvention of nature, New York, Routledge, 1991 (Traduo em Cadernos Pagu (5), 1995) e LAURETIS, Teresa de. (ed.) Feminist studies/critical studies. Bloomington, Indiana University Press, 1986, alm da coletnea organizada por BUARQUE DE HOLANDA, Heloisa. Op.cit.
17

Marcio Silva sugere que mudar os termos ao longo da demonstrao prejudica a sua lgica e que deveramos manter aqui os termos Homem e Mulher, assim: B/b: H/h :: N/n: M/m. Tentei escapar da lgica do sexo ao usar Masculino e Feminina, mas mantive a categoria nativa cor dado que ela j socialmente definida. Ver SILVA, Nelson do Valle. Uma nota sobre raa social no Brasil. Estudos Afro-asiticos (26), setembro de 1994.
18

Para um resumo dessa posio, ver BIRMAN, Patricia. Construo da negritude: notas preliminares, em Cativeiro e Liberdade. Rio de Janeiro, UERJ, 1989. "H muito que j se sabe que o sistema de classificao racial brasileiro possui como uma de suas particularidades o fato de ser ordenado de modo a privilegiar relaes entre dois pontos polares ao invs de traar uma linha divisria ntida entre dois campos, o branco e o negro. Em outras palavras, privilegia-se um certo continuum de relaes ao invs de estabelecer campos com fronteiras em domnios excludentes. Nesse sistema, as referncias cor da pele se fazem preferencialmente por gradaes as pessoas

46

Mariza Corra

pesquisas a respeito da situao da mulher na sociedade brasileira que so a base para a discusso a respeito das questes de gnero, desenvolvimento recente da teoria feminista entre ns parecem afirmar o oposto: as categorias Homem e Mulher (assim nomeadas nas pesquisas), ou Masculino e Feminina, seriam categorias discretas, definidas antes por oposio e por contraste do que por relao: 19 categorias binrias mutuamente exclusivas. 3. a mulata tal qual A figura da mulata pe em xeque ambas as propostas. No caso da classificao racial, sua situao no "continuum" fixa, ainda que ambgua. Isto , ela est a meio caminho (no limiar, diria Lacan: nem natural, nem cultural, nem individual, nem social) entre o Branco e o Negro mas a fica. Ao contrrio da fluidez e circulao supostamente permitidas nesse continuum aos "elementos de cor", mulata reservado um lugar definido, ou definitivo, do "encontro das raas": uma espcie de pororoca cultural. A mulatice no uma definio
aproximam-se do negro em certas circunstncias. So em certos contextos mais ou menos escuros." (p.195-196) Neste trabalho tambm utilizo a idia do continuum, dado que o terceiro termo do "tringulo racial" (DA MATTA, Roberto. Relativizando: uma introduo antropologia social. Petrpolis, Vozes, 1981.) no est em discusso aqui, apesar de sua relevncia para o aprofundamento terico do tema. Tal escolha deixa de lado, claro, interessantes desenvolvimentos lgicos da questo, os quais no posso perseguir aqui. Observo, entretanto, que no se trata de uma analogia mecnica entre os termos Branco/negro, Homem/mulher mas, como se fosse, de uma sobreposio metafrica das relaes "naturais" entre os sexos s relaes "naturais" entre as raas, o que no impediria de incluir aquelas internamente construdas a cada um dos termos do tringulo das raas, reforando assim a proposta de Matta em relao ao nosso sistema social como um sistema hierrquico.
19

Sobre essas pesquisas, ver as revises de CORRA, Mariza. Mulher e famlia: um debate sobre a literatura recente. Boletim Informativo e Bibliogrfico de Cincias Sociais (18), 1984 (reproduzido em O que se deve ler em cincias sociais no Brasil (3), So Paulo, ANPOCS/Cortez, 1990) e HEILBORN, Maria Luiza. Fazendo gnero? A antropologia da mulher no Brasil. In: COSTA Albertina de Oliveira e BRUSCHINI, Cristina (orgs.). Uma questo de gnero. Rio de Janeiro e So Paulo, Rosa dos Tempos/Fundao Carlos Chagas, 1992.

47

Sobre a inveno da mulata


20

passvel de negociao:"a mulata a tal". Ou, como observa Da Matta, nosso sistema de classificao, ainda que funcione por gradaes, postula "um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar" (1981:83). Mudando de registro, no caso de sua definio de gnero, as coisas se complicam: a mulata , definitivamente, uma figura feminina; o que ela pe em questo a univocidade da letra F no par binrio Masculino-Feminina, lembrando que o f mestio, "quando no no sangue, nas idias" (Silvio Romero). Saindo do universo das definies de sexo, ela se torna gnero em dois sentidos: a mulatice um gnero de ser, consagrado por Di Cavalcanti ou Sargentelli, entre outros, algo assim como o equivalente a um gnero literrio e a mulata uma figura engendrada, culturalmente construda num longo processo histrico que a ope seja s figuras femininas que so moeda corrente em nossas pesquisas, seja s figuras masculinas que se opem a elas (opondo-se, ao mesmo tempo, ao Branco e ao 21 Negro). No universo textual, ambos, o mulato e a mulata, saram do mbito das classificaes de sexo para o das classificaes de gnero, mas seguindo caminhos diferentes: um transformou-se em agente
20

Marcha de Joo de Barro e Antonio de Almeida para o carnaval de 1948: "Branca branca/ preta preta/ mas a mulata a tal." Citado em QUEIROZ Jnior. Op.cit.
21

Comparando os resultados de algumas pesquisas antropolgicas em sociedades nas quais h um certo trnsito entre as categorias Masculino/ Feminina, e as pesquisas nas sociedades ocidentais, Henrietta Moore observa: "The experience of being a gendered self in a context where gender differences are thought to lie as much within bodies as between them, and where aspects of one's gender identity are thought to be fluid and changeable, is likely to be significantly different from the experience of being a gendered self in a context which stresses the fixed and mutually exclusive nature of binary gender categories." (A passion for difference, essays in anthropology and gender. Bloomington and Indianapolis, Indiana University Press, 1994.) Se substituirmos o termo gnero pelo termo raa, teremos uma oposio anloga que comumente feita entre o sistema de classificao racial norte americano ("natureza mutuamente exclusiva de categorias binrias de raa") e o brasileiro ("identidade racial... fluida e mutvel"). Ao longo de seu texto, Moore chama a ateno para a mesma incongruncia, ou paradoxo, que notei no incio, isto , no s at que ponto impomos nosso sistema de classificaes aos de outras sociedades que analisamos mas, tambm, at que ponto desconhecemos o prprio sistema de classificaes de nossas sociedades.

48

Mariza Corra

social, elemento importante para a definio ou constituio da sociedade nacional, outra transformou-se em objeto social, smbolo de uma sociedade (que se quer) mestia. Resumindo: De um "modelo de sexo", passamos a um "modelo de gnero", seno na realidade, ao menos nas anlises. Da mulata "animal", passando pela mulata "vegetal", chegamos mulata tal qual, agora visualmente bem definida e aparentemente aceita no imaginrio 22 social como personagem com estatuto prprio. Concluo com duas sugestes derivadas dessa rapidssima excurso pelos caminhos de nosso imaginrio racial. Se Roberto Da Matta tem razo (e creio que tenha) na caracterizao da sociedade brasileira e as oposies aqui no se fazem atravs do confronto direto em termos de raa, talvez o mesmo se possa dizer a respeito das oposies em termos de gnero o que no quer dizer ausncia de conflito, mas implica em que analisemos esses conflitos levando em conta o quo perigosas podem ser as transgresses de fronteiras 23 definidas no nosso sistema de classificaes de maneira fluida. E se, como a ateno dada questo pelos nossos pensadores mais influentes leva a crer, raa (seja l como for que ela tem sido definida ao longo desse debate) um dos marcadores sociais mais importantes em nossa sociedade, ela, necessariamente, estar presente no campo 24 semntico das definies de gnero. Acredito que a mulata
Com uma distncia de mais de setenta anos entre eles, Manoel Bomfim, o crtico mais elogiado das teorias racistas, e Roberto Da Matta, seu analista, expressam bem essa aceitao. Bomfim (1905) alude aos "quadris de uma mulata" para explicar as rixas entre os mestios que defende da acusao de indisciplinados; Da Matta evoca o "ngulo feminino" do "elogio claro e aberto da mulataria." DA MATTA, Roberto. Op.cit. (Manoel Bomfim. In: SUSSEKIND, Flora e VENTURA, Roberto (eds.). Histria e dependncia cultura e sociedade em Manoel Bomfim. So Paulo, Editora Moderna, 1981.) Ver CORRA, Mariza. Generat genus justitiam?. Revista USP (21), maro/ abril/maio, 1994, para um exemplo no mbito da justia penal, e Peter Fry (Op.cit., p.106) a respeito das dificuldades dos movimentos sociais de homossexuais num pas onde a "democracia sexual", como a racial, ostensivamente postulada.
24 23 22

Agradeo a leitura e os comentrios de Adriana Piscitelli, Plinio Dentzien, Guita Debert e Marcio Silva que me ajudaram a precisar melhor minhas idias iniciais.

49

Sobre a inveno da mulata

construda em nosso imaginrio social contribui, no mbito das classificaes raciais, para expor a contradio entre a afirmao de nossa democracia racial e a flagrante desigualdade social entre brancos e no brancos em nosso pas: como "mulato" uma categoria extremamente ambgua e fluda, ao destacar dela a mulata que a tal, parece resolver-se esta contradio, como se se criasse um terceiro termo entre os termos polares Branco e Negro. Mas, no mbito das classificaes de gnero, ao encarnar de maneira to explcita o desejo do Masculino Branco, a mulata tambm revela a rejeio que 25 essa encarnao esconde: a rejeio negra preta.
____________________________

T HE INVENTION OF THE MULATA


Abstract Most of the authors working on the racial classification system in Brazil would subscribe Patricia Birmans description of it: rather than establishing fields with excluding thresholds, privilege is given to a continuum of relationships. Such a system allows its members to occuppy different positions, each related to different dimensions of it, therefore making difficult the use of the notion of identity. The opposite seems to hold for the gender classification system, in which the masculine/feminine opposition tries to establish a clear delimitation of those thresholds, that is, to establish that there is no social or simbolic possibility of a continuum here. The mulatto trope is always invoked in the literature as a demonstration that such a continuum does not exist, but almost nothing is said about the mulata which seemingly could help to resolve this cultural incongruity between national racial and gender classification systems. How was such a contradictory trope (the mulata) that seems to validate and to invalidate, by turns, both systems of classification historically invented. She emerges so neatly in medical discourses as in the nineteenth century descriptions of her or in the use/abuse television networks make today of her as a trademark.
25

Este texto foi escrito para discusso no GT Raa e Gnero que coordenei na XX Reunio Brasileira de Antropologia, em Salvador, Bahia, em abril de 1996: o lanamento da revista Raa Brasil, em agosto, mostra como o panorama cultural comea a mudar. Veja-se a matria sobre Valria Valenssa, em seu nmero de fevereiro deste ano, na qual a palavra mulata no dita uma nica vez. E tambm as chamadas da Rede Globo sobre o carnaval, nas quais acontece o mesmo. Parece que a mulata est comeando a ser culturalmente desconstruda...

50

También podría gustarte