Está en la página 1de 4

Mquina ferramenta

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

A mquina ferramenta, uma mquina utilizada na fabricao de peas de diversos materiais (metlicas, plsticas, de madeira etc.), por meio da movimentao mecnica de um conjunto de ferramentas.
ndice
[esconder]

1 Tipos de mquinas ferramentas 2 Torno mecnico 3 Fresadora 4 Furadeira 5 Aplainadora mecnica 6 Retificadoras 7 Outras mquinas

[editar]Tipos

de mquinas ferramentas

Entre as mquinas ferramentas se destaca o torno mecnico, que a mquina ferramenta mais antiga e dele derivaram outras mquinas. As prximas sees apresentam o torno mecnico, a fresadora, a furadeira, a aplainadora mecnica, a retificadora e outras mquinas.

[editar]Torno

mecnico

Torno mecnico

O torno mecnico uma mquina extremamente verstil utilizada na confeco ou acabamento em peas dos mais diversos tipos e formas. Estas so fixadas entre as pontas de eixos revolventes a fim de que possam ser trabalhadas pelo torneiro mecnico, profissional altamente especializado no manuseio deste tipo de equipamento de preciso.

O torno pode executar o maior nmero de obras do que qualquer outro tipo de mquina ferramenta. considerado fundamental na civilizao moderna, pois dele derivaram todas as outras mquinas e ferramentas. Caixa Norton: conhecida como engrenagem, formada por eixos e engrenagens, que serve para transmitir o movimento do avano do recambio para a ferramenta. Recambio: responsvel pela transmisso do movimento de rotao do cabeote fixo para a caixa norton. Barramento: a parte que sustenta os elementos fixos e moveis, garantindo o alinhamento da maquina. Carro Principal: formado pela mesa, carro transversal, carro superior e portaferramenta. O avano do carro pode ser manual ou automtico. Carro Transversal: responsvel pelo movimento automtico (pela rosca sem-fim), ou pelo manual ( por um volante). Carro Superior: uma base giratria que permite tornear em ngulos. Porta-ferramenta (torre): o local onde so fixados os suportes de ferramentas, presos por meio de parafuso de aperto. Cabeote Movel: parte do torno onde se desloca sobre o barramento oposta ou cabeote fixo, a contraponta e o eixo principal esto situados na mesma altura e determina o eixo de rotao da superfcie torneada. Torno Vertical: usado para trabalhar com peas com um dimetro elevado, como flanges, polias e rodas dentadas); Torno Revolver: um torno simples o qual possvel executar processos de usinagem com rapidez, em peas pequenas (Ex: buchas); Torno Copiador: copia uma pea modelo, fazendo movimento com o porta-ferramenta, produzindo assim uma pea idntica com as mesmas dimenses; Torno de Placa: executa torneamento de peas de grande dimetro; Torno CNC: tem movimentao controlada por computador atravs de servomotores, sendo capaz de usinar formas complexas com facilidade.

[editar]Fresadora
A fresadora uma mquina derivada do torno mecnico. Seu desenvolvimento ocorreu a partir de certas dificuldades em se conseguir executar determinados tipos de usinagem em seu predecessor. Portanto, a fresadora um equipamento especializado em cortar a matria prima utilizando uma ferramenta chamada fresa. A fresa (ferramenta) em geral cilndrica, composta de diversos gumes cortantes que em movimento rotativo e contnuo montada no eixo da fresadora, ao passar pela matria prima, vai retirando fragmentos (chamados de cavacos), at dar forma e tamanho desejados nesta. A fresadora utilizada para fresar, podendo serem realizadas operaes de desbaste e acabamento, de acordo com a ferramenta e as condies de corte. Existem muitos tipos destas mquinas operatrizes, as mais comuns so chamadas fresadoras universais destinadas fabricao de engrenagens ditas retas e helicoidais, alm de roscas sem fim e confeco das mais diversas ferramentas com as mais diversas formas utilizadas num ramo da metalurgia chamado de ferramentaria.

[editar]Furadeira

uma maquina ferramenta que permite operaes como furar, alargar, escarear, rebaixar e rosquear com machos. Essas operaes so executadas pelo movimento de rotao e avano do eixo principal. O avano transmitido por sistema de engrenagens ou polias, que pode ser manual ou automtico. Tipos de furadeira: - Porttil; - Sensitiva de bases magnticas; - De coluna radial; Mltipla de fusos mltiplos; Furadeira sensitiva: a mais simples, indicada para peas de pequeno porte e furos com dimetro de at 15 mm. Tem o nome de sensitiva por que o avano manual. Furadeira radial: para peas pesadas e volumosas dificeis de alinhar. Possui um potente brao horizontal que pode ser levantado ou abaixado e capaz de girar em torno da coluna, esse brao contem o eixo porta-ferramenta que tambm pode ser deslocado horizontalmente. Isso permite furar em vrias posies sem mexer na pea. A furadeira composta pelas seguintes partes: motor, eixo rvore, coluna, mesa e base.

[editar]Aplainadora

mecnica

As aplainadoras mecnicas, tambm conhecidas por plainas limadoras, embora no paream devido sua aparncia e forma, tambm so mquinas derivadas do torno mecnico. Seu desenvolvimento ocorreu para resolver certos problemas ocorridos em peas e componentes mecnicos planos e retos. H vrios tipos de plainas. Pode-se furar o cavaco agudo tranversal da mesa plaina utilizada na fabricao quando se necessrio, devido a sua boa fora de avano interno na parte a ser utilizada.

[editar]Retificadoras
Retificadoras, ou retficas, so mquinas operatrizes tambm derivadas dos tornos mecnicos. So altamente especializadas em retificar e polir peas e componentes cilndricos ou planos. Os virabrequins de motor a exploso, por exemplo, depois confeccionados, tm suas medidas de acabamento terminadas numa retificadora. Outro exemplo, seriam os corpos como barramentos e prismas de preciso das prprias mquinas operatrizes que so acabados em suas medidas finais por retficas planas e cilndricas.

[editar]Outras

mquinas

Alm das citadas acima, a tecnologia atualmente utiliza muitas mquinas para a confeco de outras, porm estas foram as que deram incio s demais. Sendo o torno mecnico considerado a mquina geradora de todas as outras como citado no incio do artigo. Aqui pode-se comentar sobre CNC (Comando Numrico Computadorizado), este que o grande elemento de mudana no processo produtivo. Sendo programvel, comanda a mquina no lugar do operador (mas no o torna dispensvel) com vantangens sobre diminuio da influncia humana e aumento da produtividade. Tambm efetuam a troca da ferramenta automaticamente e possuem porta-ferramentas para grande quantidade das mesmas, podendo ultrapassar 80 ferramentas em um nico magazine. Como

exemplos pode-se citar: Centro de torneamento - tornear; Centro de usinagem - furar, mandrilar, fresar; Retficas CNC - retificar.

También podría gustarte