Está en la página 1de 4

Pgina 1 de 4

Projeto de Pesquisa
O texto abaixo foi submetido e aprovado como Projeto de Iniciao Cientfica junto ao Centro Universitrio de Brusque UNIFEBE (2010) Autores: Orientador: Prof. Alejandro Knaesel Arrabal Bolsista: Andressa dos Santos A publicao deste texto no site www.praticadapesquisa.com.br tem por objetivo auxiliar demais pesquisadores na elaborao de projetos de pesquisa, servindo como um referencial bsico de estrutura e contedo. Contudo, necessrio destacar que no h um nico modelo ou padro para elaborao de projetos de pesquisa. Estrutura e contedo podem variar considerando a rea de conhecimento, o objeto e os objetivos da pesquisa. Esta obra foi licenciada com uma Licena Creative Commons - Atribuio - Uso No Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br

1 Ttulo do Projeto
Benefcios fiscais da Lei Rouanet como instrumento de incentivo a projetos culturais, promovidos por Instituies de Ensino Superior.

2 Delimitao do Problema
Constitui objeto desta pesquisa os instrumentos fiscais de incentivo cultura, previstos na legislao brasileira, mais especificamente os decorrentes da Lei Rouanet, tendo como eixo norteador as seguintes indagaes: a) Quais so os instrumentos de natureza fiscal, previstos na legislao, voltados ao incentivo e/ou financiamento de projetos culturais? b) As instituies de Ensino Superior, a exemplo da UNIFEBE, tm legitimidade para utilizar estes instrumentos, a fim de subsidiar projetos culturais por elas promovidos? c) Quais procedimentos devem ser empregados para viabilizar a aplicao destes instrumentos?

3 Justificativa
No mbito estritamente acadmico, esta pesquisa oportuniza a relao dos conhecimentos vinculados ao Direito Pblico com a prtica, vez que os resultados da pesquisa podero ser posteriormente empregados de forma concreta. Em relao cincia jurdica, esta pesquisa poder contribuir para o reconhecimento e delineamento doutrinrio, relacionado s diretrizes normativas de estmulo cultura, aplicadas no Brasil nos ltimos anos. necessrio destacar tambm que, atualmente, a poltica nacional de

Pgina 2 de 4

incentivo cultura objeto de debate e reviso no mbito governamental, com vistas ao seu aperfeioamento. Acredita-se que a pesquisa possa tambm contribuir para a uma compreenso estrutural e abrangente do assunto, oportunizando as instituies de ensi no superior, em especial UNIFEBE, elementos para empregar e difundir a legislao de incentivo cultura.

4 Objetivo Geral
Reconhecer os instrumentos fiscais de incentivo cultura, previstos na legislao brasileira, com vistas a compreender os procedimentos que viabilizam sua aplicabilidade por meio de Instituies de Ensino Superior.

5 Objetivos Especficos
a) Investigar a evoluo normativa brasileira, a cerca da definio de instrumentos de incentivo cultura; b) Identificar a legislao vigente de incentivo cultura e seus respectivos instrumentos de natureza fiscal; c) Avaliar, no contexto da lei, o sentido e alcance conceitual das expresses: cultura e projetos culturais; d) Reconhecer a legitimidade das Instituies de Ensino Superior para o emprego d os instrumentos de incentivo cultura; e) Identificar os procedimentos relacionados aplicao dos instrumentos de incentivo cultura.

6 Metodologia
Para o desenvolvimento da pesquisa, pretende-se empregar, em seu mbito geral, o mtodo Dedutivo. Assim, parte-se da abstrao normativa (universo geral) para a avaliao de sua aplicabilidade no contexto das instituies de ensino superior (universo especfico). Do ponto de vista operacional, a pesquisa ser desenvolvida mediante fontes legislativas, bibliogrficas e dados obtidos junto ao Ministrio da Cultura. De forma mais especfica, considerando os objetivos formulados, a metodologia ser desenvolvida observando os seguintes procedimentos: a) Para investigar evoluo normativa brasileira dos instrumentos de incentivo cultura, pretende-se obter elementos junto a bases de dados da legislao, disponveis na Internet, bem como o registro da matria disponvel na doutrina especfica; b) Para identificar a legislao vigente de incentivo cultura e seus respectivos instrumentos de natureza fiscal, a abordagem ser preponderantemente normativa. Inicialmente cumpre selecionar a legislao vigente e, nela, destacar os instrumentos de natureza fiscal; c) Para compreender o sentido e alcance conceitual das expresses cultura e projetos culturais, ser necessrio realizar uma interpretao sistmica, relacionando o teor da lei especfica

Pgina 3 de 4

com as diretrizes constitucionais da matria. Neste contexto, tambm ser oportuno investigar o posicionamento doutrinrio vinculado ao assunto; d) Para reconhecer a legitimidade das instituies de Ensino Superior para o emprego dos instrumentos de incentivo cultura, cumpre avaliar objetivamente o teor da legislao a fim de identificar esta possibilidade; e) Quanto aos procedimentos relacionados aplicao dos instrumentos de incentivo cultura, estes tambm sero obtidos mediante anlise da legislao relacionada.

7 Resultados Esperados
Acredita-se que a pesquisa resultar em um contedo terico-normativo que, alm de apresentado na forma de artigo cientfico, desdobrar em um possvel guia de aplicao da legislao de incentivo cultura. De maneira mais ampla, como j mencionado na justificativa, espera-se que a pesquisa venha oportunizar instituies de ensino superior, em especial UNIFEBE, elementos para empregar e difundir a legislao de incentivo cultura.

8 Plano de Trabalho
Compreendem atividades a serem desenvolvidas no mbito desta pesquisa: - Por parte do aluno: a) b) c) d) e) Promover o levantamento legislativo e bibliogrfico, conforme descrito na metodologia; Desenvolver a anlise terico-crtica das fontes legislativas e bibliogrficas; Elaborar um artigo cientfico com base na pesquisa realizada; Elaborar um guia sobre a legislao de incentivo cultura; Apresentar os resultados da pesquisa em evento de divulgao cientfica da UNIFEBE;

- Por parte do professor: a) b) c) d) e) Acompanhar o levantamento legislativo e bibliogrfico realizado pelo aluno; Dar suporte a anlise terico-crtica das fontes legislativas e bibliogrficas; Dar suporte elaborao do artigo cientfico; Dar suporte elaborao do guia sobre a legislao de incentivo cultura; Acompanhar a apresentao do trabalho em evento de divulgao cientfica da UNIFEBE;

9 Cronograma de Execuo
1 ao 4 ms: Levantamento legislativo e bibliogrfico, conforme descrito na metodologia; 4 ao 6 ms: Anlise terico-crtica das fontes legislativas e bibliogrficas; 6 ao 9 ms: Produo do artigo cientfico; 9 ao 10 ms: Produo do guia e de material para apresentao em evento da UNIFEBE.

Pgina 4 de 4

Obs: a pesquisa ser apresentada, pelo menos, em um evento de natureza cientfica da UNIFEBE, possivelmente em junho de 2010.

10 Referncias Bibliogrficas
Segue a lista preliminar de referncias bibliogrficas que sero possivelmente empregadas na pesquisa: AYRES, Fernando Gomes de Souza; ROCHA, Felipe Barboza. A Nova Lei Rouanet: Alerta para o Subjetivismo e o Dirigismo Cultural. Disponvel em: <http://www.pinheironeto .com.br/upload/tb_pinheironeto_artigo/pdf/170409160421anexo_bi2053a.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2010. BRASIL. Lei n. 7.505, de 2 de julho de 1986. Dispe sobre benefcios fiscais na rea do imposto de renda concedidos a operaes de carter cultural ou artstico. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7505.htm>. Acesso em: 13 abr. 2010. BRASIL. Lei n 8.313, de 23 de dezembro de 1991. Restabelece princpios da Lei n 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio Cultura (Pronac) e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8313compilada. htm>. Acesso em: 13 abr. 2010. BRASIL. Ministrio da Cultura. Nova Lei da Cultura. Disponvel em: <http://blogs .cultura.gov.br/blogdarouanet/>. Acesso em: 13 abr. 2010. BRASIL. Ministrio da Cultura. Lei Rouanet. Disponvel em: <http://www.cultura.gov. br/site/categoria/apoio-a-projetos/mecanismos-de-apoio-do-minc/lei-rouanet-mecanismos-deapoio-do-minc-apoio-a-projetos/>. Acesso em: 15 abr. 2010. BRASIL. Projeto de Lei n. 6722/2010. Institui o Programa Nacional de Fomento e Incentivo Cultura Procultura, e d outras providncias. Disponvel em: <http://blogs.cultura.gov.br /blogdarouanet/projeto-de-lei/>. Acesso em: 13 abr. 2010. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Direito administrativo. 9. ed. Rio de Janeiro: LumenJuris, 2002. CARVALHO, Luiza de. Empresas mantm uso da Lei Rouanet. Disponvel em: <http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task=view&id=4760>. Acesso em: 17 abr. 2010 DI PRIETO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 15. ed. So Paulo: Atlas, 2003. GASPARINI, Digenes. Direito administrativo. 9. ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2004. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 26. ed. . So Paulo: Malheiros, 2001.

También podría gustarte