Está en la página 1de 14

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

ORIENTAES PARA A ELABORAO DO ARTIGO


1 APRESENTAO Caros alunos, O artigo cientfico um trabalho acadmico que mostra ideias, mtodos, tcnicas, informaes e resultados sucintos do processo de pesquisa realizada nas diversas reas do conhecimento. Normalmente submetido ao exame de outros pesquisadores, que verificam as informaes, os mtodos e as concluses ou resultados obtidos. Sua caracterstica principal ser apresentado e publicado em finalizaes de cursos, congressos e peridicos cientficos. O material que segue traz algumas diretrizes para orientar na estruturao do projeto de pesquisa, bem como contribuir com a discusso sobre o que pesquisa, os tipos de pesquisa e, fundamentalmente, orientar a construo do artigo cientfico, objeto desta etapa de estudos. muito importante que o aluno identifique uma temtica e, dentro desta, descubra uma problemtica que possa ser explorada neste trabalho e, feito isso, parta para a coleta de material bibliogrfico pertinente, procedendo leitura do mesmo. Essa leitura dar suporte ao aprofundamento do tema que ser investigado, delimitar o mesmo, mostrar caminhos que podero ser seguidos e clarear as idias. O modelo de trabalho que ser redigido, na forma de ARTIGO, dever seguir as especificaes definidas pelo curso e as normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), atravs das seguintes referncias normativas: NBR: 6023, de agosto de 2002, que trata das referncias bibliogrficas; NBR 6028, de novembro de 2003 (resumo); NBR 10520, agosto de 2002 (citaes); NBR 14724, dezembro de 2005 (apresentao); A apresentao tabular seguir as normas do IBGE (1993). Espera-se que com este manual se possa contribuir para o sucesso do aluno nesta etapa de sua formao acadmica.

2 DEFINIO, IMPORTNCIA E OBJETIVO DO ARTIGO O artigo, que ser o trabalho de concluso de curso, parte de uma publicao com autoria identificada, apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados e refere-se a uma rea especfica do conhecimento. Pode ser original ou reviso bibliogrfica. Original ou divulgao - Apresenta temas ou abordagens originais, podem ser relatos de experincia de pesquisa, estudo de caso, comunicao ou notas prvias etc. De reviso Resume, analisa e discute informaes j publicadas, revises bibliogrficas, etc.

O principal papel do artigo cientfico divulgar comunidade cientfica as novidades, as descobertas e questionamentos feitos no campo das cincias. O trabalho cientfico no teria sentido e nem utilidade se os resultados das pesquisas no fossem divulgados.

3 ASPECTOS GERAIS DO ARTIGO Ao elaborar o ARTIGO, o discente deve observar alguns aspectos, tais como: a) Objetividade Nos trabalhos acadmicos, emprega-se a linguagem denotativa, isto , cada palavra deve apresentar seu significado prprio, referencial e no dar margem a outras interpretaes. Aconselha-se o uso de frases curtas e simples, com vocabulrio adequado.

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

b) Impessoalidade Devem ser evitadas expresses como "meu trabalho", "eu penso", "na minha opinio", etc, por apresentarem a conotao de subjetividade inerente linguagem expressa na primeira pessoa. Estas expresses podem ser substitudas por: o presente trabalho, neste trabalho etc. O emprego do pronome impessoal se o mais adequado para os trabalhos de graduao: procedeu-se ao levantamento, procurou-se obter tal informao, fez-se tal coisa, ou realizou-se isso etc. Usar verbos que tendem impessoalidade: ''tal informao foi obtida", "a busca apreendida", "o procedimento adotado", etc. c) Estilo Emprega-se o estilo simples, evitando-se o excesso de retrica, os preciosismos vocabulares, os termos muito eruditos ou expresses vocabulares que tomam a sintaxe complexa. A simplicidade necessria porque o objetivo de trabalhos como esse comunicar alguma informao relevante comunidade cientifica e, portanto, o enfoque deve recair sobre o contedo da informao e a maior eficincia possvel em comunicar essa informao e no sobre a forma, a beleza, o estilo como a escrita do trabalho foi feita. d) Clareza e conciso Idias bem definidas devem expressar-se atravs de frases e palavras claras. As frases demasiadamente longas tendem a comprometer a clareza, dificultando a concordncia gramatical. Deve-se buscar a simplicidade na sintaxe, preferindo-se as frases curtas, na ordem direta. imprescindvel concatenar as idias ou informaes de maneira lgica e precisa, estabelecendo uma linha clara e coerente de raciocnio. Deve-se evitar, tambm, argumentao muito abstrata. Num pargrafo deve ter apenas uma idia principal, em torno da qual giram as idias secundrias e os detalhes mais importantes. A clareza deve ser acompanhada da conciso. Um texto repetitivo no informa mais, mas apenas toma-se cansativo. e) Modstia e cortesia A modstia evidencia o reconhecimento dos prprios limites. Esta deve ser acompanhada da cortesia, sobretudo quando se trata de discordar de um autor, de uma idia ou opinio. Toda crtica deve ser feita com a mais absoluta cortesia, diplomacia.

4 ESTRUTURA DO ARTIGO A estrutura do artigo no geral orientada pela ABNT, mas algumas especificaes, como nmero de pginas, tpicos, nmero de palavras e/ou caracteres e temtica , muitas vezes, definida pela instituio ou revista/jornal ao qual o artigo ser enviado. Basicamente, divide-se em (1) Pr-textual; (2) Textual; (3) Ps-textual.

4.1 ITENS PRELIMINARES ELEMENTOS PR-TEXTUAIS 4.1.1 Ttulo e subttulo O ttulo e subttulo (se houver) devem ser redigidos na lngua do texto figurar na pgina de abertura do artigo; so separados por dois pontos : . 4.1.2 Autoria Os nomes dos autores vm logo abaixo do ttulo, tambm na pagina de abertura. Nessa mesma pgina, em nota de rodap, devero constar a titulao, a rea de formao de pelo menos um deles. Obs.: Tambm neste rodap podem ser colocados os agradecimentos dos autores e a data de entrega dos originais redao do peridico.

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

4.1.3 Resumo em Portugus Constitudo por uma sequncia de frases concisas e objetivas; No tem pargrafos nem enumerao de tpicos; Deve ressaltar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do trabalho; No deve conter mais de 250 palavras.

4.1.4 Palavras-Chave em Portugus As palavras-chave, em numero de duas a seis, so palavras representativas do contedo do trabalho e servem para orientar a busca eletrnica ou manual nas bases de dados. Devem vir logo abaixo do resumo, antecedidas da expresso Palavras-chave. So separadas entre si por pontos e finalizadas tambm por pontos.

4.1.5 Ttulo e Subttulo em lngua estrangeira (Opcional) O ttulo e o subttulo (se houver) em lngua estrangeira precedem o resumo em lngua estrangeira e so separados por dois pontos : .

4.1.6 Resumo em Lngua Estrangeira (Opcional) Verso do resumo em Portugus para idioma de divulgao internacional. Em ingls: Abstract Em francs: Resume Em espanhol: Resumen.

4.2 ELEMENTOS TEXTUAIS 4.2.1 Introduo Parte inicial do artigo, onde devem constar: A apresentao e delimitao do problema estudado; As hipteses (quando necessrias); Os objetivos da pesquisa; A justificativa (importncia) do trabalho.

4.2.2 Metodologia (ou material e mtodos) Parte facultativa. No necessria em artigos de discusso ou reviso bibliogrfica. Porm, em estudos de caso ou pesquisa experimental, por exemplo, necessria. Na metodologia so apresentados os seguintes tpicos: Descrio da populao e da rea geogrfica que foram objetos da pesquisa, enfatizando os aspectos fisiogrficos, histricos, polticos, religiosos, econmicos, sociais e antropolgicos que possam ter influncia sobre o fato ou fenmeno pesquisado (obs.: esses itens so costumeiramente observados em trabalhos na rea de humanas, tais como histria, geografia, cincias sociais etc.); Tcnicas de amostragem e coleta de dados (quando houver pesquisa de campo); Identificao de variveis; Especificao dos instrumentos de anlise (tcnicas estatsticas utilizadas).

A metodologia a parte do trabalho em que se descreve como a pesquisa foi realizada e o que foi feito para se alcanar os objetivos.
3

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

4.2.3 Referencial terico (ou Reviso da Literatura) Discusso dos aspectos tericos mais estreitamente relacionados com o tema estudado, tendo como fonte a bibliografia utilizada como referncia para o trabalho. Este item contm os fundamentos tericos sobre os quais o autor do artigo se apia para formular e comprovar suas hipteses ou para justificar os pontos de vista emitidos, principalmente na anlise dos resultados e nas concluses.

4.2.4 Resultados e Discusso Os resultados devem ser organizados sob a forma de tabelas, quadros e figuras, sempre acompanhados dos comentrios necessrios interpretao do contedo de cada um desses elementos. Tabela um conjunto de informaes exclusivamente numricas, dispostas em linhas e colunas, obtidas atravs de processamento dos dados originais e mostrando, via de regra, relaes matemticas entre linhas e colunas; Quadro tambm um arranjo semelhante de informaes, porm com as seguintes caractersticas: (a) as informaes podem ser numricas, no numricas ou mistas; (b) so meramente descritivas e informativas e no analticas (as linhas e colunas no apresentam qualquer relao numrica entre si); Do ponto de vista visual, o quadro se diferencia da tabela por ser fechado nas laterais; Quadros, tabelas e figuras so numerados seqencialmente (uma sequncia para cada elemento) e identificados por um ttulo. Nas tabelas o nmero e o ttulo so colocados acima; nos quadros e figuras o nmero e o ttulo so colocados abaixo; As fontes das informaes mostradas nos quadros, tabelas e figuras sempre devem ser identificadas.

4.2.5 Concluses (ou Consideraes Finais) As concluses se referem s consequncias e aplicabilidade dos resultados da pesquisa. De acordo com Marconi e Lakatos (2001), as concluses devem: Ser redigidas de forma precisa e objetiva, sem perder-se em argumentaes; Evidenciar os avanos conquistados com o estudo; Apontar a relao entre os fatos verificados; Indicar as limitaes do estudo e sugerir novos estudos. Nem sempre cabem as concluses. Quando o trabalho parece inconcluso ou abre espao para uma continuao dos estudos e da pesquisa, seria aconselhvel colocar consideraes finais.

4.3 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS 4.3.1 Referncias Bibliogrficas Elemento obrigatrio de todo trabalho acadmico. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) define padres para apresentao de trabalhos, sem esses padres fica difcil localizar e identificar as fontes utilizadas no trabalho cientfico. Obedece NBR 6023, de agosto de 2002; Devem contemplar todas as obras mencionadas no texto, e somente estas; So apresentadas em uma lista nica para todos os tipos de referncia.

4.3.2 Apndices Elemento opcional. Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal (NBR 14724/2002). 4.3.3 Anexos Elemento opcional. Texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao (NBR 14724/2002).
4

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

5 RECOMENDAES GERAIS PARA A ESCRITA, FORMATAO E APRESENTAO DO ARTIGO A formatao e apresentao do trabalho, como um todo, deve ser feita conforme a NBR 14.724, de dezembro de 2005. Posteriormente, sero feitos alguns detalhamentos sobre a formatao do artigo. As citaes devem ser feitas segundo o sistema Autor, ano, para citaes indiretas, e autor, ano, pgina para citaes diretas, de acordo com a NBR 10.520, de agosto de 2002. As notas de rodap devem ser sempre explicativas, e no bibliogrficas (as referncias bibliogrficas so apresentadas ao final do trabalho). Notas muito longas (mais de 5 linhas) devem ser incorporadas ao texto. As tabelas devem ser construdas segundo as normas do IBGE (IBGE, Normas de apresentao tabular, 1993). As equaes e expresses matemticas devem ser editadas com o Microsoft Equation 3 ou similar. Trata-se de um aplicativo que instalado juntamente com o pacote do Office e por meio do qual podemos desenhar diferentes tipos de equaes matemticas. Quando uma sigla for usada pela primeira vez no texto, deve-se colocar primeiro a forma completa do nome e depois a sigla, entre parnteses. Exemplo: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Nas utilizaes posteriores da mesma sigla, a forma por extenso no precisa ser colocada, empregando-se normalmente a sigla, sem os parnteses. Recomenda-se especial ateno para a utilizao correta das unidades legais de medida, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (ver http//:www.inmetro.gov.br). Todo o texto deve ser redigido na forma impessoal, com o verbo na 3 pessoa. Em vez de meu trabalho ou nosso trabalho, use este trabalho ou o presente trabalho. Em vez de verificamos, use verificou-se ou foi verificado. Evite redundncias, como: inserir dentro, parte integrante, fundamentos bsicos, requisitos exigidos, planejamento prvio e inmeros outros, bastante freqentes em artigos e trabalhos acadmicos em geral.

6 QUAL O NMERO DE PGINAS IDEAL DO ARTIGO? O nmero de pginas que deve constar do artigo depende da revista, jornal ou outra publicao qual o artigo ser destinado. Neste seu artigo, sero exigidas entre 15 pginas (mnimo) e 20 pginas (no mximo).

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

NBR 14724 (dez. 2005) - NORMATIZAO PARA A CONSTRUO DO ARTIGO A seguir encontram-se as diretrizes extradas da NRB 14724 para a confeco do artigo. O artigo um instrumento de divulgao cientfica e deve comunicar os resultados do trabalho de pesquisa, cujos resultados so publicados no artigo. O Artigo pode ser dividido, estruturalmente, em duas partes: (1) parte pr-textual e (2) o texto do trabalho propriamente dito. A primeira parte contm cabealho, autoria, resumo, palavras-chave. A segunda parte o trabalho, iniciado pela Introduo e terminando pelas referncias bibliogrficas. 1 OBSERVAES SOBRE O RESUMO a apresentao breve dos pontos relevantes do artigo, ressaltando o problema estudado, os objetivos, os procedimentos metodolgicos e os principais resultados e concluses. Podemos dizer que o resumo traz o contedo do artigo em poucas palavras. O resumo feito em texto corrido (sem pargrafos e sem alneas). Dever apresentar no mximo 250 palavras. O resumo constitudo de uma seqncia de frases concisas, afirmativas e objetivas. O resumo deve ressaltar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do documento (NBR 6028:2003, p.2). Recomendaes: Expressar, na primeira frase, o tema principal do documento; Compor uma seqncia corrente de frases concisas e no de uma enumerao de tpicos, usar pargrafo nico e justificado; Dar preferncia ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa; As palavras chaves devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expresso Palavras-chave separadas entre ponto e finalizadas tambm por ponto (NBR 6028, p.2). Evitar o uso de frases negativas, smbolos e contraes que no sejam correntes, bem como frmulas, equaes, diagramas, etc., que no sejam absolutamente necessrias. 2 MARGENS Margem esquerda e margem superior: 3 cm; margem direita e margem inferior: 2 cm. 3 FONTE Para o texto recomenda-se uma fonte de tamanho 12. As mais usadas so Times New Roman, Garamond e Arial. Recomenda-se que o Artigo seja escrito com fonte Times New Roman. Para citaes diretas com mais de trs linhas, notas de rodap, nmeros das pginas e legendas de ilustraes e tabelas: a fonte dever ter tamanho 10. Para o ttulo e subttulo do trabalho deve ser usada a mesma fonte do texto, em caixa alta e negrito, porm em tamanho maior (14 a 18). A escolha do tamanho depende da extenso do ttulo, devendo-se cuidar para que a pgina apresente um bom resultado esttico. Sugere-se usar tamanho 14.

4 ESPAAMENTOS O texto deve ser digitado em espao 1,5, excetuando-se as seguintes partes, que so digitadas em espao simples: Citaes com mais de trs linhas; Notas de rodap; Legendas de ilustraes e tabelas; Nota sobre a natureza do trabalho (na folha de rosto) referncias bibliogrficas. As referncias devem ser separadas entre si por dois espaos simples. Os ttulos das sees e das subsees devem ser separados do texto, antes e depois, por dois espaos 1,5 (dois "enter").
6

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

5 CITAES 5.1 CONCEITOS Citao a utilizao, no texto que estamos produzindo, de partes de outros trabalhos ou de idias de outros autores, de preferncia reconhecidos como autoridades no assunto tratado. Faz-se a citao para esclarecer algum aspecto particular do tema ou para reforar um argumento nosso com o ponto de vista do outro autor. Existem trs tipos de citao: Citao direta: transposio literal de um texto de outro autor, no todo ou em parte. Citao indireta: apresentao do contedo de um trecho de outro autor, sem transcrio literal. Citao de citao: citao direta ou indireta de outro autor ao qual no se teve acesso no original, mas sim atravs de outra citao. Por exemplo, voc encontrou uma passagem (uma citao) muito interessante em um livro que estava lendo. Porm, essa passagem j uma citao que o autor, que escreveu esse livro que voc tem em mos, fez de outro autor. Independente do tipo, sempre que se faz uma citao, indica-se a fonte de onde ela foi retirada. 5.2 REGRAS GERAIS DE APRESENTAO 5.2.1 Citao direta Em qualquer citao direta devem constar: o sobrenome do autor, o ano de publicao do trabalho e o nmero da pgina de onde foi retirada a citao. 5.2.1.1 Citao curta (at trs linhas) Se a citao tem at 3 linhas, deve ser feita no prprio texto, entre aspas duplas. Se j houver partes entre aspas no original citado, estas devem ser indicadas por aspas simples. Exemplos: 1 De acordo com Trivios (1987, p. 110), Os estudos de caso tm por objetivo aprofundar a descrio de determinada realidade. 2 Os estudos de caso tm por objetivo aprofundar a descrio de determinada realidade (TRIVIOS, 1987, p.110). 5.2.1.2 Citao longa (mais de trs linhas) A citao com mais de trs linhas feita sem aspas e deve ser diferenciada do texto atravs dos seguintes destaques: (a) recuo de 4 cm a partir da margem esquerda; (b) letra menor do que a utilizada no texto (fonte 10) e (c) espaamento simples. Exemplo:
O conhecimento cientfico real (factual) porque lida com ocorrncias ou fatos. Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposies ou hipteses tm sua veracidade ou falsidade conhecida atravs da experincia e no apenas pela razo, como ocorre no conhecimento filosfico. sistemtico, j que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idias (teoria) e no conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a caracterstica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmaes (hipteses) que no podem ser comprovadas no pertencem ao mbito da cincia. Constituise em conhecimento falvel, em virtude de no ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, aproximadamente exato: novas proposies e o desenvolvimento de tcnicas podem reformular o acervo de teoria existente. (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 80).

A citao separada do texto, antes e depois, por dois espaos 1,5. Se houver partes entre aspas no original a ser citado, estas so transpostas normalmente para a citao. A chamada do autor pode ser feita antes ou depois da citao. Nos dois casos, observam-se as mesmas nornas adotadas para as citaes com at trs linhas (ver item 3.3.1).
7

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

5.2.1.3 Supresso de partes da citao A supresso de palavras ou frases da citao representada pelo sinal de reticncias colocado entre colchetes. Exemplo: De acordo com Severino (1986, p. 130), [...] o que se tem em vista a sntese das idias, [...] tomar uma posio prpria a respeito das idias enunciadas [...]. A supresso de um ou mais pargrafos dentro de uma citao indicada por uma linha pontilhada da mesma largura da citao. Exemplo: A diferena entre tese e monografia est subentendida. ....................................................................................... Somos de parecer que ambos os termos diferem entre si formal e substancialmente. (SPINA, 1985, p. 7-8). 5.2.1.4 Acrscimos citao Acrscimos so observaes ou explicaes colocadas por quem est fazendo a citao, para melhorar a compreenso de alguma passagem do texto citado. Devem ser feitas entre colchetes, tanto para citaes longas (mais de trs linhas) como para citaes curtas (at trs linhas). Exemplo: De acordo com Spina (1985, p. 7-8), os trabalhos de grau [tese, dissertao e monografia] apresentam diferenas que devem ser bem explicadas. Havendo incorreo ou incoerncia no original citado, a parte incorreta ou incoerente deve ser transcrita como se encontra no original, seguida da palavra latina sic colocada entre colchetes. "Sic" corresponde palavra "assim" em Portugus. Exemplo: Em 15 de agosto comemora-se a asceno [sic] de Nossa Senhora (COSTA, 2005). No exemplo acima, a palavra correta seria ascenso, com s e no com . 5.2.1.5 Destaques e notas complementares Para se fazer algum destaque na citao, grifa-se a parte a ser destacada, seguindo-se a expresso grifo meu ou grifo nosso ou ainda grifo do autor, logo aps a informao do autor, ano e pgina, dentro dos parnteses. Para grifar pode-se usar negrito, itlico ou sublinhado, mantendo-se apenas uma dessas formas em todo o trabalho, se for o caso. Exemplo: Como afirma Pimentel (2001, p. 129, grifo meu), A escravido acabava se tornando desejada pelo escravo. A palavra desejada e que foi escrita em negrito no exemplo acima, no estava em negrito na fonte original de onde foi tirada a citao. Quando a informao citada foi obtida atravs de palestras, debates, comunicaes etc., colocar entre parnteses, aps a citao, a expresso "informao verbal", e em nota de rodap, detalhes com.o: nome do informante, local, data, evento etc.

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

Exemplo: No texto: A receita tributria do Pas cresceu de forma constante nos ltimos 3 anos (Informao verbal)1 No rodap aparece:
1

Palestra do Prof. Jlio Monteiro, no auditrio da FIEC, dia 29/07/2005.

Na citao de trabalhos no publicados, ou em elaborao, estes fatos devem ser indicados entre parnteses, logo aps a citao, usando-se tambm uma nota de rodap para apresentar mais detalhes, se for o caso. 5.2.2 Citao indireta a apresentao do contedo de um trecho do trabalho de outro autor, sem transcrio literal. Nas citaes indiretas no necessrio usar aspas. A indicao do nmero da(s) pgina(s) dos trechos citados opcional. O sobrenome do autor e o ano so obrigatrios. 5.2.3 Citao de citao a citao de um trecho de uma obra qual no se teve acesso no original. Deve ser indicada da seguinte forma: Sobrenome do autor original e ano que consta na citao, seguido da palavra latina apud (pronuncia-se apud; significa: em). Sobrenome do autor da obra consultada, ano de publicao e nmero da pgina. este autor que aparece na lista de referncias bibliogrficas. Exemplos: Segundo Brando (1992 apud MESQUITA, 1994, p.6), [...] nem sempre se observa a convergncia dos objetivos das polticas econmicas. [...] nem sempre se observa a convergncia dos objetivos das polticas econmicas (BRANDO, 1992 apud MESQUITA, 1994, p.6). Esta forma indica que o trecho citado de Brando (1992), mas foi lido no trabalho de Mesquita (1994, p.6), onde se encontra como citao. Para no ficar muito repetitivo, possvel utilizar tambm, no lugar de apud, termos como citado por. 5.3 SISTEMAS DE CHAMADAS DE CITAES Existem dois sistemas de chamadas: sistema Autor, ano e sistema numrico. Uma vez adotado um sistema, este deve ser usado em todo o trabalho. No artigo que ser produzido, recomenda-se usar o sistema Autor, ano. 5.3.1 Sistema Autor, ano Para utilizar este sistema conveniente que a lista de referncias bibliogrficas ao final do trabalho esteja em ordem alfabtica. Devem ser observadas as seguintes regras: Quando a chamada do autor feita no texto, somente o ano e o nmero da pgina ficam entre parnteses; o nome do autor grafado em letras normais, com apenas a inicial maiscula. Quando a chamada feita aps a citao, ficam entre parnteses o nome do autor, o ano e o nmero da pgina. Exemplo: Os estudos de caso tm por objetivo aprofundar a descrio de determinada realidade (TRIVIOS, 1987, p.110).
9

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

Sempre que o nome do autor estiver entre parnteses, deve ser grafado em CAIXA ALTA. Se o trecho citado pertence a dois ou trs autores e a chamada feita no texto, mencionam-se normalmente os sobrenomes dos autores, sem usar o ponto e vrgula. Exemplo: Na opinio de Barros e Lehfeld (2000, p. 22), a Metodologia Cientfica consiste em estudar e avaliar os vrios mtodos disponveis, identificando suas aplicaes e as limitaes do seu uso. Se o trecho citado pertence a dois ou trs autores e a chamada feita aps a citao, mencionam-se os sobrenomes dos autores, separados por ponto e vrgula, na ordem em que eles aparecem na entrada da referncia bibliogrfica. Exemplo: A Metodologia Cientfica consiste em estudar e avaliar os vrios mtodos disponveis, identificando suas aplicaes e as limitaes do seu uso. (BARROS; LEHFELD, 2000, p. 22). Se h mais de trs autores, coloca-se o sobrenome do primeiro, seguido da expresso et al (abreviado de et alii e outros). A forma depende da colocao da chamada do autor: antes ou depois da citao. Exemplo: Como afirmam Sobreira et al. (1996, p. 65), [citao] [citao] (SOBREIRA et al., 1996, p. 65). Havendo coincidncias de chamadas de autores com o mesmo sobrenome e data de publicao, acrescentam-se aos sobrenomes dos autores a letra inicial dos respectivos prenomes. Se ainda persistir a coincidncia, coloca-se o prenome por extenso. Exemplos: Silva, P. (1998) Silva, R. (1998) Silva, Reinaldo (1988) Havendo citaes indiretas de mais de um trabalho do(s) mesmo(s) autor(es), publicados em anos diferentes, mencionados simultaneamente, coloca-se o sobrenome do autor seguido das datas dos trabalhos citados, separadas por vrgulas e na ordem crescente do ano. Exemplos: (LAKATOS; MARCONI, 1989, 1994, 2001). Brando (1999, 2002) Havendo citaes de mais de um trabalho do(s) mesmo(s) autor(es), publicados no mesmo ano, colocam-se junto ao ano, sem espao, letras minsculas seqenciadas para distinguir cada trabalho. Exemplo: NUNES, 2001 a; NUNES, 2001 b. Quando so citadas vrias obras, de diferentes autores, as chamadas das citaes so feitas em ordem alfabtica e separadas por ponto e vrgula. Exemplo: (BUENO, 1985; p. 30; KIRKOFF, 1997, p. 54; SARAIVA, 1977, p.43). ou

10

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

5.3.2 Sistema numrico Neste sistema a indicao da fonte feita por uma numerao nica e consecutiva, em algarismos arbicos, remetendo lista de referncias no final do trabalho ou do captulo, na ordem em que aparecem no texto. A indicao pode ser feita entre parnteses, alinhada no texto, ou em sobrescrito, aps o ponto que fecha a citao. o sistema numrico no deve ser usado quando h notas de rodap.

6 MODELOS DE REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS As Referncias Bibliogrficas um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual. Esta no uma seo numerada, seu ttulo ser centralizado e deve ser elaborado segundo a NBR 6023:2002. 6.1 REGRAS GERAIS DE APRESENTAO a. Relacionam-se as referncias bibliogrficas em lista prpria no fim do trabalho (logo aps o texto). b. A lista bibliogrfica deve ser ordenada alfabeticamente pela entrada (autor ou ttulo). c. Elementos essenciais so indispensveis identificao de um documento: autor(es), ttulo, local, editora e data de publicao. Caso no se tenha autoria declarada, a entrada ser pelo ttulo em caixa-alta, sem negrito; d. Elementos complementares, caso existam, devem tambm vir de forma padronizada. Elementos complementares: indicaes de outros tipos de responsabilidade (ilustrador, tradutor, revisor, adaptado r, compilador etc), n de pginas, n de volumes, srie editorial ou coleo, indicao de tipo de fascculo, ilustrao, dimenso, notas e ISBN (International Standard Book Numbering). Nota: Dependendo do tipo de publicao, elementos complementares podem tornar-se essenciais. Na referncia de livro, por exemplo, o ttulo da srie e o respectivo nmero so complementares; j para a publicao seriada (peridicos e coletneas, por exemplo) so considerados essenciais. e. As referncias so alinhadas somente margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento. f. Utiliza-se nas referncias bibliogrficas o mesmo tipo e tamanho de letra utilizado no texto. g. As referncias bibliogrficas so digitadas em espaamento simples. Entre uma referncia e outra' usam-se dois espaos simples. h. Obra de um mesmo autor referenciada, sucessivamente, na mesma pgina, substitui-se as referncias seguintes por um trao sublinear, equivalente a seis espaos, seguido de ponto; Exemplo: FREIRE, Paulo. Educao como prtica da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. _____. A pedagogia da esperana. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997.

Publicado por at trs autores, deve-se citar todos os nomes, separados por ponto e vrgula: Exemplos: ALCN-DOMINGUEZ, Carmen; RODRIGUEZ, Josep; MIGUEL, Jesus. Sociologia e enfermeira. Madrid: Pirmide, 1983. PASSOS, L. M.; FONSECA, A.; CHAVES, M. Alegria de saber: matemtica, segunda srie, primeiro grau, livro do professor. So Paulo: Scipione, 1995.

11

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

i.

Publicado por mais de trs autores, indica-se o nome do primeiro, seguido da expresso latina et al. que significa e outros: Ejemplos: VEIGA, Ilma A. P. et al. Repensando a didtica. Campinas, SP: Papirus, 1989. BARBOSA, Francisca et al. Manual de tcnicas em bioterismo. 2. ed. rev. e ampl. So Paulo: Scipione, 2002. Notas: Todos os itens das referncias bibliogrficas so organizados em ordem alfabtica pelo ltimo sobrenome, no recebendo numerao. No caso de haver mais de uma obra do mesmo autor, deve-se usar a ordem cronolgica de publicao; Nos casos omissos, procurar a assistncia do(a) orientador(a) ou de um(a) bibliotecrio(a); Quando no consta o lugar de publicao, utiliza-se a expresso sine loco, abreviada, entre colchetes [S.l]; Quando a editora no for identificada, deve-se indicar a expresso sine nomine, abreviada, entre colchetes [s.n]; Se nenhuma data de publicao puder ser determinada, registra-se uma data aproximada entre colchetes: [197-]

6.2 ORIENTAES ESPECFICAS 6.2.1 Identificao do(s) autor(es) 6.2.1.1 Um autor O autor identificado pelo ltimo sobrenome, em caixa alta, seguido pelo nome e os outros sobrenomes, na ordem normal. O nome do autor separado do ttulo do trabalho por um ponto. Se o ltimo sobrenome do autor se refere a parentesco (ex: Filho, Sobrinho, Neto), usa-se o penltimo sobrenome seguido da palavra que indica o parentesco, ambos em caixa alta. Exemplo: DELFIM NETO, Antnio. As partculas de, da, dos, e e outras, junto ao ltimo sobrenome, no acompanham este sobrenome na abertura da referncia. Exemplo: um autor chamado Jos Ferreira de Noronha deve ser identificado como: NORONHA, Jos Ferreira de. 6.2.1.2 Dois ou mais autores: At trs autores: cada autor identificado de acordo com a regra anterior. Os autores so separados por ponto e vrgula (;). Mais de trs autores: identifica-se apenas o primeiro autor, da forma j descrita, e coloca-se em seguida a expresso latina et alii ou sua abreviao et al. (et alii significa "e outros"). A forma abreviada, et al., mais usada!! 6.2.2 Ttulo e Subttulo Para os ttulos das obras referenciadas, utiliza-se preferencialmente o negrito. O itlico tambm pode ser utilizado, mas como este destaque j usado para termos em lngua estrangeira, no deve ser usado para os ttulos. Obs.: Isto no se aplica s obras sem indicao de autoria, cujo elemento de entrada o prprio ttulo, j destacado pelo uso de letras maisculas na primeira palavra do ttulo, com excluso de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilbicas. O subttulo vem logo depois do ttulo e separado deste por dois pontos (:) O subttulo grafado normalmente, sem o destaque (negrito ou itlico) usado no ttulo. 6.2.3 Edio, Local, Editora e Data Indica-se a partir da segunda edio, colocando-se em algarismos arbicos o nmero da edio, seguido de ponto e ela abreviao ed.. Exemplo: 3. ed.
12

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

Informa-se o nome da cidade onde foi feita a publicao do material que est sendo referendado, seguido de dois pontos (:) e do nome da editora, sem a palavra designativa da mesma. Exemplo: So Paulo: Atlas (e no Editora Atlas). Aps o nome da cidade, no necessrio colocar o estado ou pas, a no ser que haja nomes coincidentes. Exemplo: Viosa (MG), Viosa (AL) ou Viosa (CE); Cascavel (PR) ou Cascavel (CE); Cambridge (UK) ou Cambridge (USA). Quando no possvel identificar o local de publicao, indica-se desta forma: [s.I.]. A data da publicao o ltimo dos elementos essenciais da referncia bibliogrfica. Pode ser informado apenas o ano (livros, trabalhos de grau) ou o ms e o ano (peridicos). Quando no possvel identificar a data de publicao, indica-se desta forma: [s.d.]. 6.3 MODELOS DE REFERNCIAS 6.3.1 Livro BUARQUE, Cristovam. Avaliao econmica de projetos. 2. ed., Rio de Janeiro: Campus, 1984. BARROS, Aidil Jesus da S.; LEHFELD, Neide Aparecida de S. Fundamentos de metodologia cientfica: um guia para a iniciao cientfica.. 2.ed., So Paulo: Makron, 2000. 6.3.2 Captulo de livro (com autoria identificada): SOBRENOME, Nome (do autor do captulo). Ttulo do captulo: subttulo. In: SOBRENOME, nome e tipo de responsabilidade (do responsvel pela publicao do livro). Ttulo do livro. Edio, Local da publicao: Editora. Ano de publicao. Pgina inicial-pgina final (do captulo). CRISTVO, Fernando. As frutas brasileiras e a sua significao oculta. In: PIMENTEL, Maria do Rosrio (org.). Portugal e Brasil no advento do mundo moderno. Lisboa: Colibr, 2000. p. 283-296. 6.3.3 Trabalho de Grau (monografia, dissertao ou tese) SOBRENOME, Nome. Ttulo da obra: subttulo. Ano de apresentao. N de folhas. Tipo de trabalho (Grau e rea de conhecimento) Escola, Universidade, Cidade, ano de publicao. LIMA, Rafaella Aguiar. Gesto estratgica: um estudo de caso de uma imobiliria. 2004. 54 f. Monografia (graduao em Administrao) Curso de Administrao, Faculdade 7 de Setembro, Fortaleza, 2004. 6.3.4 Artigo de Peridico Cientfico SOBRENOME, Nome. Ttulo do artigo: subttulo. Nome do Peridico, local, volume, nmero, pgina inicial, pgina final, ms ano. GURGEL, C. Reforma do Estado e segurana pblica. Poltica e Administrao, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 1521, set. 1997. 6.3.5 Artigo ou Matria de Jornal SOBRENOME, Nome. Ttulo da matria. Nome do Jornal, Local, dia ms ano. Seo. Caderno, pgina. NAVES, P. Lagos andinos do banho de beleza. Folha de So Paulo, So Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo. Caderno 8, p. 13.

13

TCC, Normas ABNT e Recomendaes Gerais

6.3.6 Trabalho apresentado em evento SOBRENOME, Nome. Ttulo do trabalho. In: NOME DO EVENTO, nmero do evento, Local do evento. Anais... Local da publicao: Editora, ano da publicao. Pgina inicial-pgina final. LIMA, Ricardo C. et al. A influncia da poltica de irrigao pblica no desenvolvimento regional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 29., 1991, Campinas. Anais... Campinas: SOBER, 1991. p.1-22. 6.3.7 Documentos em meio eletrnico 6.3.7.1 Banco de Dados BIRDS from Amap: banco de dados. Disponvel em: <http://www.bdt.org/bdt/avifauna/aves>. Acesso em: 25 nov. 1988. 6.3.7.2 Homepage Institucional GALERIA virtual de arte do vale do Paraba. So Jos dos Campos, Fundao Cultural Cassiano Ricardo, 1998. Apresenta reprodues virtuais de obras de artistas plsticos do Vale do Paraba. Disponvel em: <http://www.virtualvale.com.br/galeria>. Acesso em: 23 dez. 1999. 6.3.7.3 Arquivo em disquete ou CD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Biblioteca Central. Normas.doc. normas para apresentao de trabalhos. Curitiba, 7 mar. 2000. cd. Word for Windows 7.0. 6.3.7.4 E-mail ACCIOLY, F. Publicao eletrnica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <jorgecm@datmail.com.br> em 30 abr. 1999. 6.3.7.5 Artigo de Revista SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, novo 1998. Seo Ponto de Vista. Disponvel em: <http://www.brazilnet.com.pr/contexts/brasilrevistas.htm> . Acesso em: 28. Nov. 1998. 6.3.7.6 Matria de Jornal no assinada ARRANJO tributrio. Dirio do Nordeste Online. <www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 28. Nov. 1998. Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponvel em:

6.3.7.8 Imagens em movimento (filmes, vdeocassetes, DVD, entre outros) OS PERIGOS do uso de txicos. Produo de Jorge Ramos de Andrade. Coordenao de Maria Izabel Azevedo. So Paulo: CERAVI, 1983. 1 vdeocassete (30 min.), VHS, son., color.

14

También podría gustarte