Está en la página 1de 8

O homem foi ou no Lua?

Em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin passaram duas horas em solo lunar. Depois de uma viagem de quatro dias, os norteamericanos foram os primeiros humanos a pisarem naquela superfcie. De acordo com o prprio Armstrong este momento seria um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade. Apesar de ter sido registrada, a misso espacial bastante controversa. So duas as hipteses: na primeira, depois de coletar material e passear pelo satlite natural, os astronautas entram na Apolo 11, retornam em segurana e viram heris na Terra. J na segunda, em vez da Lua, os astronautas estariam em Hollywood, fazendo parte de uma grande encenao. E mais: as luzes do estdio acenderiam logo aps o fim da transmisso do pouso pela TV, enquanto polticos e membros da NASA aplaudem a atuao dos exploradores. Afinal, eles acabavam de enganar um planeta inteiro, implantando a mentira mais secreta e bem feita de todos os tempos. Em busca de respostas, o Tecmundo selecionou abaixo as evidncias e argumentos mais convincentes sobre a viagem mais fantstica j realizada ou no pelo ser humano.

Tem Photoshop?
Antes de comear a conspirar, vale relembrar: a atmosfera da Lua no como a nossa. L, existe apenas o vcuo. Alm disso, a gravidade seis vezes menor do que na Terra, alterando nosso peso e a caminhada em solo lunar. Isso tudo em teoria. Como ns no conhecemos a superfcie lunar com preciso e s especulamos, com base na cincia, como o vcuo, difcil afirmar que na Lua assim ou que a foto no deveria ser desse jeito. De qualquer forma, vamos s principais discusses que envolvem registros em fotos vdeos dos astronautas.

A bandeira da discrdia
Uma das grandes furadas da agncia espacial seria com relao bandeira dos Estados Unidos fincada em solo lunar pelos membros da Apollo 11. Na imagem de divulgao, ela aparece tremulando levemente o que seria uma gafe grotesca, j que no deveria haver vento no vcuo.

(Fonte imagem: NASA)

da

O argumento contrrio? O movimento que vemos resultado da fora aplicada pelo astronauta que fincou a bandeira. Por no haver atrito, o objeto absorve a

energia do movimento e a dissipa por mais tempo, dando a impresso de que um vento que a balana.

Um passo para o fracasso


Outra discusso envolve mais uma foto clssica: a pegada de Aldrin, perfeitamente registrada em solo lunar. Quem acha que a viagem no aconteceu diz que outro erro clssico. O vcuo e a ausncia de umidade deixariam a marca da pisada com uma aparncia frgil, como em areia fofa.

(Fonte imagem: NASA)

da

Para a NASA, novamente h explicao: apesar da ausncia de umidade, as partculas da Lua so irregulares, portanto fazem marcas perfeitas quando pressionadas pela bota do astronauta, assim como quando pisamos em areia molhada.

Os iluminados

(Fonte da imagem: Apollo Archive)A

sombra nas

fotos um dos argumentos mais fortes de quem contesta a ida do homem ao satlite natural. Na imagem abaixo, por exemplo, os vrios elementos em cena (mdulo lunar, pedra e astronauta) aparecem com sombras apontando para diferentes sentidos, o que no seria possvel com apenas uma fonte de luz (o Sol), mas com vrias (refletores de cinema). A NASA e o famoso programa Mythbusters: Caadores de Mitos chegaram a uma concluso: no primeiro caso, a culpa da superfcie irregular da Lua, que alteraria a formao das sombras, possibilitando a baguna que vemos no retrato. Na outra imagem, um astronauta posicionado junto com o mdulo lunar aparece totalmente iluminado na foto, mesmo estando na sombra do veculo, o que deveria deix-lo quase na completa escurido. Ser outro descuido?

(Fonte imagem: NASA)

da

Aqui, prevalece a nossa falta de conhecimento acerca da superfcie da Lua. A explicao oficial de que ela conta com uma forte reflexo, sendo capaz de mostrar o astronauta nitidamente na fotografia, mesmo em uma sombra. Verdade ou no, s estando l para saber.

Mozinha hollywoodiana
Mas a NASA no conseguiria enganar o planeta inteiro sozinha. Uma ajuda de outro rgo bastante ligado ao governo norte-americano seria perfeita: a milionria indstria cinematogrfica de Hollywood.

"2001: Uma Odisseia no Espao" seria um aquecimento para filmar a viagem Lua. (Fonte da imagem: MGM)

As teorias mais viajadas dizem at que Stanley Kubrick foi o diretor encarregado da criao do cenrio da Lua e responsvel pela atuao dos exploradores e ningum seria melhor que Kubrick, diretor de 2001: Uma Odisseia no Espao, para dirigir a grande farsa lunar. Se foi mesmo assim, pobres astronautas, pois o cineasta conhecido por repetir a gravao da mesma cena mais de 100 vezes, at que ficasse do jeito que ele queria. Mas e se Kubrick no estava envolvido, quem iria construir um cenrio to perfeito? Para algumas pessoas, nem precisava: os Estados Unidos j tinham a regio desrtica de Nevada, um Estado no oeste do pas que seria muito similar ao solo lunar apresentado no material divulgado.

Vai que no lembra um pouquinho? (Fonte da imagem: Nevada Division of Enviromental Protection)

dizer

H tambm a questo tecnolgica. No final da dcada de 1960, as transmisses via satlite j funcionavam, mas no eram um primor. Se falhas de sinal em exibies ao vivo na prpria Terra eram problemticas, h quem acredite que na Lua seria praticamente impossvel obter imagens to boas e quase ao mesmo tempo.

A volta dos que no foram


A ltima misso tripulada com direito a pouso lunar foi a Apolo 17, realizada em dezembro de 1972. Depois disso, mesmo com os avanos tecnolgicos na rea, nada aconteceu. Nem uma viagem ou iniciativa, apenas uma promessa que nunca saiu do papel, feita pelo ex-presidente George W. Bush. Por qu? Antes, vale lembrar o motivo da viagem, que no era buscar vida aliengena ou expandir territrios. O ano de 1969 era o auge da Guerra Fria, a disputa hegemnica entre Estados Unidos e Unio Sovitica e isso inclua a corrida espacial. Quem chegasse Lua antes, por exemplo, ganharia muitos pontos em relao ao concorrente. A URSS colocou o primeiro homem no espao, o russo Yuri Gagarin, mas foi Armstrong e seu time que colocaram um ponto final no assunto.

O russo Yuri Gagarin, primeiro homem a ir para o espao. (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Depois da misso de Armstrong, outras seis tiveram o mesmo destino para coletar material lunar e estudar a regio. O argumento oficial da NASA que todos os objetivos no satlite foram concludos e no haveria sentido ou motivos urgentes para outra viagem. Alm disso, cada programa espacial custaria uma fortuna, um rombo nos cofres hoje escassos de Estados Unidos e Europa. Por fim, o interesse atual est mais no turismo e at no uso de robs, alm deviagens para Marte. O problema que nem todos engolem essa resposta. A viagem espacial um dos desejos mais antigos e incrveis da humanidade e ir Lua apenas nas misses Apollo e depois parar no o suficiente. ... Essa discusso vai longe, j que no h uma prova definitiva e unnime sobre a jornada do homem ao satlite natural. Alguns argumentos so favorveis agncia espacial, enquanto outros embasam uma possvel teoria conspiratria. O que nos resta especular, analisar as evidncias e escolher de qual lado ficar. Afinal, o homem foi ou no Lua?

Leia mais em:http://www.tecmundo.com.br/astronomia/15663-o-homem-foi-ounao-a-lua-.htm#ixzz1eTeV2IIt

También podría gustarte