Está en la página 1de 26

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
1/26

SOLDAGEM MIG / MAG

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA

1.

SOLDAGEM COM PROTEO GASOS MIG/MAG

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
3/26

FIGURA 1 Princpio bsico do processo MIG/MAG A soldagem a arco com eletrodos fusveis sobre proteo gasosa, conhecido pelas denominaes de:

MIG (Metal Inert Gs), quando a proteo utilizada for constituda de um gs inerte, ou
seja, um gs normalmente monoatmico com Argnio ou Hlio, e que tem nenhuma atividade qumica com a poa de fuso, MAG (Metal Active Gs), quando a proteo gasosa feita com um gs dito ativo, ou seja, um gs que interage com a poa de fuso, normalmente CO2 Dixido de Carbono ou misturas deste com Argnio. os dois processos acima citados.

GMAW (abreviatura do ingls Gs Metal Arc Welding) que a designao que engloba
Os dois processo diferem entre si unicamente pelo gs que utilizam, uma vez que os equipamentos utilizados so exatamente os mesmos. A simples mudana do gs por sua vez, ser responsvel por uma srie de alteraes no comportamento das soldagens. Estes gases, segundo sua natureza e composio, tem influncias preponderantes:

nas caractersticas do arco, no tipo de transferncia de metal do arame pea, na velocidade de soldagem, nas perdas por projees (respingos), na penetrao e na forma externa da solda, nas perdas de elementos qumicos, na temperatura da fuso, na sensibilidade a fissurao e porosidade, na facilidade da execuo da soldagem em diversas posies,
Como seria lgico de concluir, muitas das vezes impossibilidade tecnicamente por um lado economicamente por outro, acabamos por utilizar mistura dos dois tipos de gs, como por exemplo Argnio (Inerte) com Oxignio (Ativo), Argnio com CO2 e outros tipos.

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
4/26

Existe uma certa indefinio de quais seriam os limites percentuais dos gases, a partir dos quais um mistura deixaria de ser inerte e passaria a ser ativa e vice-versa, porm uma discusso meramente terica. Assumimos na prtica o comportamento em soldagem e o modo como ocorre a transferncia metlica como determinantes da percentagem correta onde ocorre a transio. O processo MAG utilizado somente ma soldagem de materiais ferrosos, enquanto o processo MIG ser usado tanto na soldagem de materiais ferrosos quanto no ferrosos como Alumnio, Cobre, Magnsio, Nquel e suas ligas. Uma das caractersticas bsicas deste processo, em relao aos outros processos de soldagem manuais, sua alta produtividade, que motivada, alm da continuidade do arame, pelas altas densidades de corrente que podem ser utilizadas mo processo. A tabela abaixo apresenta um comparao entre os valores de densidade de corrente dos processos MIG/MAG e eletrodo revestido.
Tabela 1 Valores Comparativos de Densidade de Corrente PROCESSO Eletrodo Revestido MIG/MAG DENSIDADE DE CORRENTE 5 a 20 A/mm2 100 a 250 A/mm2

De um modo geral, podese dizer que as principais vantagens da soldagem MIG/MAG so: alta taxa de deposio e alto fator de trabalho do soldador, grande versatilidade, quanto ao tipo de material e espessuras aplicveis, no existncia de fluxos de soldagem e, consequentemente, ausncia de operaes de remoo de escria e exigncia de menor habilidade manual do soldador, quando comparada soldagem com eletrodos revestidos. A principal limitao da soldagem MIG/MAG a sua maior sensibilidade variao dos parmetros eltricos de operao do arco de soldagem, que influenciam diretamente na qualidade do cordo de solda depositado. Alm da necessidade de um ajuste rigoroso de parmetros para se obter um determinado conjunto de caractersticas para solda, a determinao desses parmetros para se obter uma solda adequada dificultada pela forte interdependncia destes, e por sua influncia no resultado final da solda produzida. O maior custo do equipamento, a maior necessidade de manuteno deste, em comparao com o equipamento para soldagem com eletrodos revestidos e menor variedade de consumveis so outras limitaes deste processo. A soldagem pelo processo MIG/MAG, tem sido uma das que apresenta um maior crescimento em termos de utilizao, nos ltimos anos em escala mundial. Este crescimento ocorre principalmente devido tendncia substituio, sempre que possvel, da soldagem manual por processos semi-automticos, mecanizados e automticos, para a obteno de maior produtividade em soldagem. Este processo tem se mostrado o mais adequado dentre os processos de soldagem arco, soldagem automtica e com a utilizao de robs. Desta forma podemos classificar os tipos de soldagem, quanto s operaes realizadas e movimentos.

Soldagem manual
A soldagem manual quando o operador/soldador realiza as 4 operaes abaixo:
Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc


a) b) c) d)

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
5/26

Movimento do eletrodo/tocha na direo da poa de fuso (descendente). Movimento do eletrodo/tocha ao longo da linha a ser soldada (deslocamento). Avaliao e procura da linha a ser soldada, Avaliao do cordo soldado, em termos de acabamento e qualidade.

Soldagem semi-automtica
semi-automtica quando o soldador realiza as operaes:

a) b) c)

Movimento do eletrodo/tocha ao longo da linha a ser soldada (deslocamento). Avaliao e procura da linha a ser soldada. Avaliao do cordo soldado, em termos de acabamento e qualidade.

Soldagem mecanizada
mecanizada quando o operador realiza apenas operaes:

a)

Avaliao e procura da linha a ser soldada.

b) Avaliao do cordo soldado, em termos de acabamento e qualidade. Soldagem automtica


automatizada quando operador no realiza nenhuma operao ou apenas:

a)

Avaliao do cordo soldado, em termos de acabamento e qualidade.

2.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DO PROCESSO

A soldagem MIG/MAG um processo em que a unio de peas metlicas produzida pelo aquecimento e fuso destas com um arco eltrico estabelecido entre um eletrodo consumvel sem revestimento, e a pea de trabalho. A proteo do arco e da regio de solda contra a contaminao da atmosfera, feita por um gs, uma mistura de gases. A figura 1 ilustra esquematicamente o processo. O processo de soldagem MIG/MAG considerado um processo semi-automtico, em que a alimentao do arame-eletrodo feita mecanicamente atravs de um alimentador motorizado, ficando para o soldador a responsabilidade pela iniciao e interrupo do arco, alm de conduo da tocha durante a execuo da soldagem. A alimentao do arco garantida pela contnua alimentao do arame-eletrodo, enquanto que o comprimento do arco , em principio, mantido aproximadamente constante pelo prprio sistema, dentro de certos limites, independente dos movimentos do soldador. O calor gerado pelo arco usado para fundir as peas a serem unidas e o arame-eletrodo que transferido para a junta como metal de adio. O processo de soldagem MIG/MAG pode ser utilizado em materiais em uma ampla faixa de espessuras. No Brasil, o dimetro dos arame-eletrodos utilizados varia entre 0,6 e 1,6 mm.
Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
6/26

A transferncia contnua de metal pela coluna de arco que a eficincia do calor adicionado seja superior, neste caso, do que a soldagem pelo processo TIG. A transferncia to eficiente neste processo que at elementos muito ativos como o Titnio conseguem ser recuperados no metal de solda com relativa eficincia, desde que presentes no arame em forma de elementos de liga.

3.

EQUIPAMENTOS PARA SOLDAGEM

O equipamento bsico para soldagem MIG/MAG consiste de uma fonte de energia, uma tocha de soldagem com um jogo de bocais, um alimentador de arame, um sistema de controle, um par de cabos eltricos, um jogo de vlvulas redutoras para o gs de proteo, canalizaes para transporte de gs (gua se houver), uma fonte para o gs de proteo, e uma garra para fixao do cabo a pea. Estes equipamentos podem ser vistos na figura2 e so descritos em seguida.

FIGURA 2 Equipamento bsico para soldagem MIG/MAG 3.1. FONTES DE ENERGIA O processo MIG utiliza uma fonte de energia uma fonte (mquina de solda) de Tenso Constante (voltagem constante) ao invs das fontes de corrente constante (amperagem constante), utilizadas para o processo Eletrodo Revestido e TIG. Esta caracterstica proporciona uma auto regulagem da corrente eltrica, para compensar as variaes de distncia da pistola pea. As principais fontes de energia utilizadas so transformadores/retificadores de corrente contnua e Tenso Constante. Em alguns casos pode-se utilizar fonte de energia do tipo corrente constante, onde o comprimento do arco controlado pelo ajuste automtico da velocidade de alimentao do arame. Este tipo de sistema pode ser recomendado para arames de dimetro superior a 1,2 mm. Atualmente esto sendo utilizadas fontes de energia inversoras e transistorizadas, com tempos de resposta muito rpidos. A grande vantagem destes tipos de fontes so o baixo
Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
7/26

custo, baixo peso e alta qualidade da solda ( o controle eletrnico permite ajustes mais finos e respostas mais rpidas no controle do arco eltrico). 3.2. TOCHA DE SOLDAGEM, BICOS DE CONTATO E BOCAIS

A tocha direciona o arame e o jato de gs, de forma centralizada, sobre a poa de fuso formando a proteo gasosa ao arco e poa. Consiste basicamente de um bico de contato, que faz e energizao do arame-eletrodo, de um bocal que orienta o fluxo de gs protetor e de um gatilho de acionamento do sistema. O bico de contato um pequeno tubo base de cobre cujo dimetro interno ligeiramente superior ao dimetro do arame-eletrodo, e serve de contato eltrico deslizante. essencial que o bico de contato seja vistoriado freqentemente, uma vez que o seu desgaste inevitvel. Danos ocasionais podem ocorrer com abertura de arco entre bico e arame. Neste caso, problemas de instabilidade do arco so comuns. O ponto de passagem de corrente eltrica importante. Se ele varia ao longo do bico de contato, ocorrero flutuaes de corrente, arco instvel e variaes na penetrao. O bocal feito de Cobre ou material cermico e deve ter um dimetro compatvel com a corrente de soldagem e o fluxo de gs a ser utilizado numa dada aplicao. O gatilho de acionamento movimenta um contator que est ligado ao primrio do transformador da mquina de solda, energizando o circuito de soldagem, alm de acionar o alimentador de arame e uma vlvula solenide, que comanda o fluxo de gs protetor para a tocha. As tochas para soldagem MIG/MAG podem ser refrigeradas a gua ou pelo prprio gs de proteo, dependendo de sua capacidade, dos valores de corrente utilizados e do fator de trabalho. Quanto ao formato, as tochas podem ser retas ou curvas, sendo as mais utilizadas as do tipo pescoo de cisne que so as que oferecem maior manejabilidade. Na figura 3 pode ser observado o esquema de uma tocha de soldagem MIG/MAG.

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
8/26
FIGURA 3 Tocha para Soldagem MIG/MAG

Alguns cuidados especiais devem ser tomados na utilizao da tocha de soldagem:

Evitar bater o bocal nas peas. Evitar soldar muito prximo da poa de fuso. Manter o cabo da tocha o mais retilneo possvel evitando tores e voltas. Evitar dobrar e ngulos agudos os cabos e condutes. Periodicamente limpar o condute com ar comprimido e com solventes apropriados.
3.3. ALIMENTADOR DE ARAME E CONDUTES

Diversos tipos de alimentadores esto disponveis no mercado. Normalmente, o sistema composto por um motor de corrente contnua, capaz de alimentar o arame a velocidades constantes e ajudveis numa ampla faixa (1 m/min. 25 m/min.). Os roletes de acionamento podem ser lisos ou entalhados. Os roletes entalhados tendem a tracionar melhor, porm marcam o arame deixando ranhuras que podem prejudicar a alimentao do arame. O cuidado e a manuteno adequada dos roletes so muito importantes, pois determinam se a alimentao do arame ser suave e consistente, o que controlava a estabilidade da corrente, So comuns alimentadores com 1 ou 2 pares de roletes. Os prprios fabricantes de equipamentos reconhecem que a vida til destes poderia ser 50% mais longa, caso as recomendaes de uso e manuteno preventiva fossem efetivamente observadas pelo usurio. Problemas de alimentao incorreta podem estar relacionados com engrenagens do roletes com dentes defeituosos e falhas nas ligaes eltricas. Caso haja pouca presso nos roletes de trao, o arame patinar. Presso demasiada, porm, provoca deformao e marcas no arame. Presso excessiva, desalinhamento das roldanas ou das guias de entrada podem provocar dobramento no arame, perturbando a alimentao na tocha. O eixo onde o carretel para o desbobinamento colocado tambm importante. Ele no deve trepidar ou agarrar. Os condutes no devem ser muitos largos, pois neste caso o arame pode flambar dentro de condute. Condutes muito estreitos tendem a segurar o arame no processo. Alguns condutes so revestidos interinamente com plstico, para reduzir o atrito durante a alimentao. Em alguns equipamentos so utilizados endireitadores do arame antes ou aps o alimentador, garantindo assim uma geometria adequada na sada da tocha, principalmente nos casos onde o processo automatizado. O acmulo de poeira e resduo no interior do condute pode provocar problemas de alimentao. Portanto, o condute deve ser limpo regularmente com ar e um solvente apropriado.

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
9/26
3.4. ALIMENTADOR DE ARAME E CONDUTES

O circuito eltrico de sistema de soldagem relativamente simples: corrente contnua, eletrodo positivo, Entretanto alguns cuidados devem ser observados quanto aos bornes de ligao, principalmente os do cabo de retorno (polo positivo). Uma falha na passagem de corrente eltrica gera instabilidade do arco e prejudica a qualidade da solda. As mquinas mais simples tem basicamente 3 controles: Tenso (voltagem) Velocidade de alimentao Indutncia O controle de tenso (voltagem) est localizado na fonte, e pode ser feito por borne (transformadores de tap fixo), por chaves comutadoras ou por manivelas (transformadores de ncleo mvel). Recentemente as mquinas tem recebido potencimetros com controle digital, e a incorporao de eletrnica nas mquina permite a gravao de programas com parmetros de soldagem pr estabelecidos. O controle de tenso permite a variao da voltagem no circuito. Infelizmente muitos soldadores chamam este controle de Amperagem, o que totalmente incorreto. Outro ajuste que as mquinas possuem o controle da velocidade do arame. Este ajuste feito atravs de um potencimetro que altera a velocidade do motor que aciona as roldanas do alimentador. Ao mesmo tempo que se ajusta a velocidade do arame, feito automaticamente um ajuste da corrente (amperagem). Desta forma, quando se aumenta a velocidade do arame simultaneamente est havendo um aumento da corrente. O alimentador tambm controla o avano e a parada do arame, a partir de um sinal emitido pela tocha. Um terceiro ajuste presente na mquina de solda o controle de indutncia. Este controle regula o aumento da corrente atravs da introduo de uma resistncia no circuito eltrico. Quando no h indutncia a corrente sobe rapidamente, fazendo com que a gota se destaque violentamente do arame. Por outro lado, maior indutncia significa que o arco permanece aceso por mais tempo, fazendo com que a poa de fuso receba mais calor e fique mais fluido. Os ajustes de tenso e de indutncia variam com o tipo e dimetro de eletrodo. 3.5. CANALIZAES E VLVULAS REDUTORAS

A tocha de soldagem manipulada pelo operador conectada ao equipamento de soldagem por uma serie de cabos e canalizaes. Alm do cabo de transporte da eletricidade e da espiral que leva em seu interior o arame-eletrodo, existem tambm as canalizaes do gs de proteo (obrigatria), e nos casos de tochas refrigeradas gua, as canalizaes para a gua. Estas canalizaes devem ser constitudas de mangueiras de resistncia compatvel com as presses de trabalho utilizadas, e, em suas extremidades, serem fixadas por abraadeiras.

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
10/26
3.6. FONTE DE GS

Os diversos gases de proteo, que sero vistos mais adiante, esto normalmente contidos em garrafas de ao de alta resistncia. A garrafa colocada na instalao na proximidade do posto de trabalho, e equipada de um conjunto redutor-manmetro, que baixa a presso do gs a um valor conveniente para a alimentao da tocha de soldagem, e que permite a regulagem da vazo expressa em litros por minuto. No caso de vrias instalaes funcionarem na mesma oficina, a fonte de gs pode ser substituda de um cilindro nico, por uma central de vrios cilindros conectados entre si num sistema nico. Esta central deve ter um conjunto redutor nico, e o gs distribudo por canalizao presso desejada, a vazo regulada por cada operador por meio de um manmetro local e individual. No caso de consumos muito elevados pode-se adquirir o gs em sua forma lquida, ficando este tambm em uma instalao centralizada. Estas duas ltimas formas citadas, so investimentos inicialmente maiores, porm proporcio-nam numerosas vantagens, das quais algumas sero citadas seguir.

eliminao de garrafas no interior das oficinas ganho de espao melhor aproveitamento do contedo das garrafas funcionamento contnuo sem risco de interrupo da alimentao de gs durante a
soldagem.

ganhos de tempo (trocas de garrafas) aumento da segurana 4. CONSUMVEIS

Os principais consumveis utilizados na soldagem MIG/MAG, so o arame-eletrodo e os gases de proteo. 4.1. ARAMES

Os arames para soldagem so constitudos de metais ou ligas metlicas que possuem composio qumica, dureza, condies superficiais e dimenses bem controladas. Arames de m qualidade em termos destas propriedades citadas, podem produzir falhas de alimentao, instabilidade do arco e descontinuidades no cordo de solda. Arames de Ao Carbono geralmente recebem uma camada superficial; de cobre com o objetivo de melhorar seu acabamento superficial e seu contato eltrico com o bico de Cobre. Os arames de ao usados com proteo de CO2 contm maiores teores de Silcio e Mangans em sua composio, devido a sua ao desoxidante. A seleo do arame a ser utilizado em uma dada operao, feita em termos da composio qumica do metal de base, do gs de proteo a ser usado e da composio qumica e propriedades mecnicas desejadas para a solda. A tabela 2 relaciona as especificaes AWS de arames para soldagem MIG/MAG. Tabela 2 Especificaes AWS de Materiais de Adio para MIG/MAG ESPECIFICAO AWS - A5.7 MATERIAIS Cobre e suas ligas

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
11/26
Ao Inox e aos com alto Cr Alumnio e suas ligas Nquel e suas ligas Ferros Fundidos Titnio e suas ligas Ao Carbono e baixa liga Magnsio e suas ligas Aos Baixa Liga

AWS - A5.9 AWS - A5.10 AWS - A5.14 AWS - A5.15 AWS - A5.16 AWS - A5.18 AWS - A5.19 AWS - A5.28

A interpretao da especificao para arames utilizados na soldagem de aos ao Carbono e Baixa Liga apresentada na figura 4
Estas letras significam: (E) eletrodo (R) varetas
Conjunto de 3 nmeros que designam a resistncia a trao mnima do metal depositado em 100 psi

AWS ER XXXY - ZZ
Estas letra tem o seguinte significado: S - arame slido C - arame para revestimento duro T - arame tubular Dgitos que indicam a classe de composio qumico do arame

Figura 4 Especificao AWS para consumveis para MIG/MAG


ER 70 S-2 Eletrodo com mltiplos desoxidantes: Al, Zr, Ti + Mn, Si. Adequado para aos efervescentes, aos acalmados ou semi-acalmados. Possvel soldar chapas com superfcies oxidadas. Gases: Ar + Oxignio, CO2 ou / Ar + CO2 Usados para soldas de passe nico, bem como em passes mltiplos. Gases: Ar + CO2 e CO2 Altas amperagens + CO2 so contra indicadas, devido a alta oxidao dos elementos de liga Mn e Si, com conseqente reduo das propriedades mecnicas. Semelhante ao ER 70 S-3, porm com Si e Mn mais altos, o que aumenta a resistncia mecnica e melhora a desoxidao. Desoxidao ao Al, Mn e Si Pode soldar chapas oxidadas No garante as exigncias de impacto. Maiores teores de Si e Mn. Melhores propriedades mecnicas. Pode ser usado com CO2 ou misturas. tima desoxidao. Maiores teores de Mn e menores teores de Si, quando comparado ao ER 70 S-6. Maiores resistncias mecnicas. Adequado ao CO2, misturas

ER 70 S-3 ER 70 S-4 ER 70 S-5 ER 70 S-6 ER 70 S-7

Anlise acordada entre fornecedor e usurio. No h exigncias de impacto. Demais ER 70 S-G propriedades devem ser atendidas dentro da norma.
Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
12/26
Efeitos na Soldagem

Figura 4 Especificao AWS para consumveis para MIG/MAG


CARACTERTICAS

Acabamento superficial

Isento de depresses Isento de riscos Isento de oxidao

Acmulo de resduos no condute e bico de contato Danos ao bico de contato

Resistncia mecnica do arame Cast e Hlix

Isento de lubrificantes Mole ou Macio Muito duro Soldas Dobras Ondas

Dobramento junto aos roletes de alimentao Desgaste ao bico de contato Dificuldade de alimentao, soldas irregulares Danos ao bico de contato

Bobinamento

Fora do especificado

Oscilao do arame na poa de fuso; cordo irregulares; solda no retilnea; consumo excessivo do bico de contato.

Capa-Capa

Facilita a soldabilidade, reduzem o consumo de bico de contato, Guia espiral, anti-respindo, Bocal e aumenta a cadncia. GASES DE PROTEO

4.2.

O principal objetivo da utilizao de gases em torno do arco impedir a oxidao e contaminao do metal fundido pela atmosfera, tanto nas gotas quanto na poa de fuso. A composio do gs influncia tambm no modo de transferncia do metal, a quantidade de respingos, fumaa e fumos, o formato e aparncia do cordo, o grau de penetrao, custo de limpeza e a manuteno do equipamento de soldagem e, consequentemente, o custo geral de solda. Os principais gases utilizados na soldagem de aos so CO2 e mistura de Ar-CO2. Em menor escala esto misturas Ar-O2, Ar-O2 CO2 e Ar-He-CO2

Dixido de Carbono (CO2)


o mais barato e mais usado. Com correntes de at 250A e baixos valores de tenso, pode ser usado na transferncia por curto-circuito com arco estvel. Acima de 250A, a
Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
13/26

transferncia tende a ser globular e instvel. CO2 no gera transferncia por spray, a no ser com correntes muito elevadas, o que inviabiliza a utilizao desta forma de transferncia. necessrio a utilizao de uma quantidade maior de elementos desoxidantes no arame.

Argnio (Ar)
Em aos pouco utilizado puro, pois o arco fica instvel e o cordo apresenta aspecto ruim. Porm a melhoria considervel, quando misturado com oxignio ou CO2.

Argnio - Oxignio
A adio de oxignio (1 a 5%) ao argnio melhora sensivelmente a estabilidade do arco e aparncia do cordo. O2 baixa a corrente de transio, favorecendo a transferncia por spray.

Argnio CO2
Adio de CO2 em pequena quantidades tem efeito similar a adio de O2. Com 20-30% de CO2 a quantidade de respingos aumenta bastante, principalmente em correntes prximas a 250A. As melhores condies so para misturas entre 8 e 25% CO 2, com transferncia por curto-circuito. A tabela a seguir mostra o desempenho dos gases, e tambm as caractersticas de uso com diferente modos de transferncia. Tabela 5 Caractersticas de gases e misturas Gs Ar - CO2 Ar - O2 (1-5% O2) CO2 Desempenho 75% Ar 25% CO2 mistura mais comum. Baixo nvel de respingos. Boa penetrao, arco largo e pouca distoro. O2 altera a tenso superficial do metal fundido facilitando transferncia por spray. Boa penetrao. Alta taxa de deposio (devido aos maiores nveis de corrente utilizados) e alta velocidade de soldagem. Rpida velocidade de soldagem. Respingos excessivos. Requer arame com desoxidante. Bom para transferncia por circuito. Tabela 6 Gases e Mistura Utilizados na Soldagem MIG/MAG
GS OU MISTURA Argnio (Ar) Hlio (He) Ar + 20 50% He Nitrognio (N2) Ar + 20 a 30% N2 Ar + 1 a 2% O2 Ar + 3 a 5% O2 CO2 Ar + 20 a 50% CO2 Ar + CO2 + O2 COMPORTAMENTO QUMICO inerte Inerte Ativo Ativo Ativo Ativo Ativo Ativo Ativo Ativo APLICAES Quase todos metais (exceto ao) Al, Mg, Cu, e suas ligas Idem He (melhor que 100% He) Cobre e suas ligas Idem N2 (melhor que 100% N2) Ao Inox e algumas ligas de Cu Ao C e alguns baixa liga Ao C e alguns baixa liga Diversos aos curto circuito Diversos aos

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
14/26
EFEITOS DOS DIFERENTES GASES DE PROTEO

4.2.1

Os gases utilizados em soldagem MIG/MAG tem efeitos diferentes sobre o perfil do cordo e sobre as dimenses. De uma maneira geral pode-se dizer que o CO 2 aumenta penetrao, o He aumenta a largura da poa e as soldas com misturas de argnio tem profundidade e largura intermedirias como pode ser vistos na figura5.

Figura 5 Efeito dos diferentes tipos de gases sobre o formato do cordo. A figura5 mostra o perfil do cordo de solda caracterstico para diversos gases e misturas. Entretanto, deve-se lembrar que o perfil do cordo de solda tambm pode ser alterado por alteraes nos parmetros de soldagem. 4.3. ARMAZENAMENTO E MANUISEIO DE CONSUMVEIS 4.3.1 ARMAZENAGEM

Condies de Estocagem
Local seco, isento de umidade Evitar empilhar 2 pallets Manter a embalagem fechada at a data de utilizao

Prazo de velocidade
12 meses aps a data de fabricao Indefinido se as condies de estocagem forem ideais O ao no envelhece, podendo ser usado a qualquer tempo Aps abertura do saco plstico, usar o arame o mais rpido possvel. Evitar deixar material na mquina durante muito tempo. Evitar umidade, tanto para garantir uma solda perfeita quando impedir que o arame se oxide.

Gases
O comportamento do arco tambm pode ser afetado se o ar conduzido junto com o gs de proteo. A pureza do gs at o ponto de entrega garantida pelo fornecedor. A partir da, o usurio responsvel pela garantia que o gs no ser contaminado entre o ponto de abastecimento e o bocal do gs na pistola. Pode-se reduzir o risco de contaminao tomando-se as seguintes precaues.

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
15/26

Purgar o regulador e a mangueira com gs de proteo se o equipamento tiver


ficado fora de uso por algum tempo.

Verificar se no h nenhum vazamento em alguma mangueira ou conector. Ajustar a taxa de vazo do gs, adequando-a condio de soldagem. No inclinar muito a pistola. Se o ngulo da pistola for muito grande em relao

posio perpendicular, o ar pode contaminar a zona de proteo por causa da turbulncia gerada. 4.3.2 MANUSEIO

Pontas
So identificadas e separadas do restante do material por meio de espaguetes coloridos.

Traamentos
Evitar tranar o arame no desenrolar das espiras.

Desgaste do bico
Para cortar as pontas do arame, deve-se evitar o recurso de rodar o arame no bico de contato, pois aumenta muito o desgaste do mesmo. Usar Alicate ou tesoura de arame para cortar as pontas.

Colocao do rolo
Cuidado ao colocar o carretel na mquina. Evitar que as espiras caiam, embolando sobre o eixo. Evitar que o arame faa curvas acentuadas.

5.

TRANSFERNCIA METLICA

Os principais fatores que influenciam no modo de transferncia so:

Intensidade e tipo de corrente Tenso do arco eltrico Densidade da corrente Natureza do arame-eletrodo Extenso livre do eletrodo Gs de proteo Caracterstica da fonte de energia

De uma forma simplificada, pode-se considerar que existem quatro modos distintos de transferncia. Estes modos so apresentados seguir: 5.1. TRANSFERNCIA POR CURTO-CIRCUITO (Baixa amperagem, baixa voltagem, arco pequeno)

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
16/26

Na transferncia por curto-circuito o arame encosta na poa de fuso, quando o arco instantaneamente se apaga. Imediatamente a corrente sobe a valores altssimos, fundido o arame e reacendendo o arco. Esta condio permite soldagem em qualquer posio, e obtida com baixas tenses e correntes. 5.2. TRANSFERNCIA GLOBULAR

Com o aumento do par tenso-corrente, aumenta o tamanho da gota e ela se solta sem que haja ocorrncia de curtos circuitos. Nestes casos as gotas so maiores que o dimetro do arame, e a instabilidade do processo aumenta, bem como a quantidade de respingos. 5.3. TRANSFERNCIA POR SPRAY

(Amperagem alta, voltagem alta, s com mistura) Aumentando ainda miais a corrente e a tenso, as foras eletro-magnticas fazem com que o dimetro da gota seja bastante reduzido, ocorrendo a transferncia por Spray. As caractersticas do arco neste tipo de transferncia so de alta estabilidade, baixo rudo e grande intensidade de energia. Em soldagem com CO2 no possvel obter spray perfeito. 5.4. TRANSFERNCIA CONTROLADA

Sob esta denominao esto agrupados outros modos de transferncia que podem ser obtidos pela introduo de perturbaes controladas na corrente de soldagem e/ou na alimentao do arame. Estas perturbaes tem como objetivos obter um transferncia controlada de metal de adio com as caractersticas desejveis da transferncia por spray, mas a nveis de corrente mdia bem mais baixos, de forma a permitir sua utilizao na soldagem de chapas finas ou fora da posio plana. A transferncia controlada mais usada a pulsada, que um tipo de transferncia mais estvel e uniforme obtido pela pulsao da corrente de soldagem em dois patamares, um inferior a corrente de transio e outro superior a esta, de modo que durante o perodo de tempo que a corrente baixa, uma gota se forma e cresce na ponta do arame e transferida quando o valor da corrente elevado. Para se obter este modo de transferncia deve-se utilizar fontes de energia especiais, capazes de fornecer corrente pulsada, com parmetros de pulso controlveis. Um problema acarretado pela adoo deste tipo de transferncia a introduo de quatro novas variveis no processo de soldagem MIG/MAG. (tempo de pico, corrente de pico, tempo de pulso e corrente de pulso). Isto dificultar um pouco mais a seleo e otimizao dos parmetros de soldagem. Os principais tipos de transferncia citados podem ser observados na figura 6.

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
17/26

Figura 6 Ilustraes de tipos de transferncias Metlicas

6.

TCNICA OPERATRIA

A habilidade manual requerida para o soldador no processo MIG/MAG menor do que a necessria para a soldagem com eletrodos revestidos, em vez que a alimentao do arame mecanizada, dispensando com isto o movimento de mergulho da tocha em direo a poa de fuso. No entanto, a otimizao de parmetros mais difcil de ser feita devido ao maior nmero de variveis existentes neste processo. A abertura do arco se d por toque do arame-eletrodo na pea. Como a alimentao mecanizada, o inicio da soldagem feita aproximando-se a tocha e acionando o gatilho. Neste instante iniciado o fluxo de gs protetor, a alimentao do arame e a energizao do circuito de soldagem. Depois da formao da poa de fuso, a tocha deve ser deslocada ao longo da junta, com uma velocidade uniforme. Movimentos de tecimento do cordo podem ser executados quando necessrios. Ao final da operao simplesmente se solta o gatilho da tocha que interromper automaticamente a corrente de soldagem, a alimentao do arame e o fluxo de gs, extinguindo com isto, o arco de soldagem. O processo de soldagem MIG/MAG utiliza normalmente corrente contnua e polaridade inversa (eletrodo positivo), que o tipo de corrente que apresenta melhor penetrao e estabilidade de arco. Polaridade direta pode eventualmente ser utilizada para aumentar a velocidade de deposio, quando no for necessria grande penetrao (revestimentos). A corrente alternada no normalmente utilizada em MIG/MAG.

7.

ESTUDO DOS PARMETROS DE SOLDAGEM

As variveis mais importantes, que afetam a penetrao e a geometria do cordo so: 7.1. EFEITO DA VARIAO DA CORRENTE DE SOLDAGEM

Se forem mantidas constantes todas as demais variveis de soldagem, um aumento na corrente de soldagem (aumento na velocidade do arame), ir causar aumento na profundidade e largura de penetrao, aumento na taxa de penetrao de deposio e aumento do cordo de solda.
Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc


Velocidade de Alimentao Corrente Taxa Deposio Penetrao

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
18/26
Baixa Baixa Pequena Baixa Mdia Mdia Mdia Mdia Alta Alta Grande Alta

Perfil do Cordo

7.2.

EFETIVO DA VARIAO DA TENSO DE SOLDAGEM

Nas mesmas condies citadas acima, um aumento na tenso proporcionar alargamento e achatamento do cordo de solda, aumento da largura da poa de fuso e aumento do aporte trmico que resultar em um aumento de tamanho da zona termicamente afetada. Uma tenso de soldagem muito alta poder causar porosidade, respingos e mordeduras. J uma tenso muito baixa tenderia a estreitar o cordo de solda e aumentar a altura do reforo do cordo.

Tenso Arco

Alta Longo

Mdio Mdio

Baixa Curto

Perfil do Cordo

7.3.

EFEITO DA VARIAO DA VELOCIDADE DE SOLDAGEM

Uma velocidade de soldagem baixa resultar em um cordo muito largo com muito depsito de material. J velocidades muito altas produzem cordes estreitos e com pouca penetrao. Quando a velocidade excessivamente alta, a tendncia de que cause mordeduras no cordo de solda. Acabamento
Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

Perfil

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
19/26
Alta Velocidade Mdia Velocidade

Baixa Velocidade

7.4.

EFEITO DA VARIAO DA EXTENSO LIVRE DO ARAME-ELETRODO (STICK-OUT)

Figura 7 Influncia da Extenso Livre do Arame Define-se como extenso livre do eletrodo ou stick-out a distncia entre o ltimo ponto de contato eltrico do arame (normalmente o tubo de contato), e a ponta do eletrodo ainda no fundida. Quando esta distncia aumenta, aumenta tambm a resistncia eltrica do arame-eletrodo, que ter assim mais tempo para aquecer-se por efeito Joule. Com esta elevao da temperatura do arame-eletrodo, ser necessria uma menor corrente para fundi-lo, para a mesma taxa de alimentao, ou, vendo de outra forma, para a mesma corrente de soldagem utilizada, se obter uma maior taxa de deposio, porm com menor penetrao. As extenses normalmente utilizadas situam-se na faixa entre 6 e 13 mm, para a transferncia por curto-circuito e entre 13 e 35 para os demais modos de transferncia. 7.5. EFETIVO DA VARIAO DA INCLINAO DA PISTOLA DE SOLDAGEM

Mantendo-se todos os outros parmetros constantes; a orientao da pistola durante a execuo da soldagem, afeta a penetrao, quantidade de respingos, estabilidade do arco, o formato e a largura do cordo de solda. Considera-se a orientao da pistola, em funo de sua inclinao e do sentido de soldagem:
SENTIDO DE SOLDAGEM

a) ngulo Negativo Arco Frio


Menor penetrao Mais respingos

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
20/26

Cordo de solda mais plano Cordo de solda mais largo Melhor visibilidade para soldador

SENTIDO DE SOLDAGEM

b) ngulo Positivo Arco Quente


Maior penetrao Menos respingos Cordo de solda mais estreito Cordo de solda mais convexo Arco mais estvel

SENTIDO DE SOLDAGEM

c) ngulo Neutro
Neste caso, as caractersticas de soldagem e do cordo, so intermedirias aos dois casos citados acima.

Figura 8 Influncia do Posicionamento da Tocha 7.6. EFEITO DA VARIAO DA VELOCIDADE DE SOLDAGEM

O controle de indutncia controla o tempo de formao da gota. Quanto maior a indutncia, maior ser o volume da gota. Podemos ter as seguintes situaes:

a)

Baixo valor da indutncia As gotas so pequeninas, com maior freqncia de gotas por segundo. O volume de respingos aumenta, pois a gota atirada violentamente para a poa de fuso. O rudo da transferncia se torna mais estridente. Valor ideal da indutncia Quando a indutncia est adequadamente regulada, o barulho do arco muito regular, a quantidade de respingos mnima e o volume da gota mdio.

b)

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc


c)

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
21/26

Valores altos da indutncia As gotas so bem grandes, o cordo fica irregular, o barulho do arco se torna menos estridente. muito importante lembrar que o ajuste timo da indutncia depende do dimetro do arame que est sendo utilizado, da tenso, da corrente e da velocidade de deslocamento da tocha.

INDUTNCIA BAIXA

INDUTNCIA ADEQUADA

INDUTNCIA ALTA

7.7.

EFEITO DA VARIAO SIMULTNEA DA TENSO E VELOCIDADE DE ALIMENTAO (AMPERAGEM)

A mudana simultnea da regulagem da tenso e da velocidade do arame provoca alteraes sensveis na taxa de deposio e no perfil do cordo. Taxa de deposio Corrente Tenso Comprimento do Arco Baixa Baixa Baixa Mdio Mdia Mdia Mdia Mdio Alta Alta Alta Mdio

Perfil do Cordo

7.8.

EFEITO DA VARIAO DO DIMETRO DO ELETRODO

Cada eletrodo de uma dada concepo e natureza, tem uma faixa de corrente utilizvel de trabalho. Esta faixa naturalmente delineada por efeitos indesejveis, tais como
Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
22/26

ausncia de modalidade em valores muito baixos de correntes, e salpicos e porosidades no caso de valores muito elevados. Tanto a taxa de fuso de um eletrodo, como sua penetrao, so entre outra coisas funo da densidade de corrente. Assim, em igualdade de corrente, um eletrodo mais fino penetrar mais e depositar mais rapidamente do que um eletrodo de maior dimetro.

8.
8.1.

DEFEITOS E PROBLEMAS
DEFEITOS

DEFEITO
Mordeduras

CAUSA PROVVEL
Velocidade de deslocamento muito alta Voltagem excessiva Corrente excessiva Posicionamento da tocha inadequado Proteo gasosa insuficiente

AO CORRETIVA
Reduzir a velocidade Reduzir Tenso Reduzir a alimentao de arame Mudar a posio da tocha

Porosidade

Otimizar o fluxo de gs, nem muito alto, nem muito baixo Eliminar vazamentos Eliminar correntes de ar Reduzir a velocidade de deslocamento Usar o gs adequado para solda Usar o arame-eletrodo seco e sem graxa Remover leo, graxa, umidade e sujeira da superfcie a ser soldada Usar arame com mais desoxidante (Mn, Si). Reduzir a Tenso Reduzir distncia Limpar a carepa e a superfcie do chanfro Aumentar a tenso e a velocidade de alimentao do arame Reduzir a extenso do arame-eletrodo Reduzir a oscilao. Aumentar velocidade de deslocamento Mantenha

Contaminao do gs Contaminao do arameeletrodo Contaminao da pea

Tenso muito alta Distncia excessiva tubo de contato-pea

Fuso Incompleta (Colagem)

Superfcie oxidadas Energia insuficiente Poa muito larga Tcnica de soldagem inadequada Junta inadequada

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
23/26
Velocidade de deslocamento excessiva momentaneamente o arco na lateral do chanfro

Use chanfro com abertura suficiente para se ter contato com o fundo do chanfro Reduzir a velocidade Garantir acesso ao fundo da junta, atravs de projeto adequado Mantenha o arameeletrodo perpendicular poa Mantenha o arco sobre a poa Aumentar a velocidade de alimentao do arame

Penetrao Incompleta

Junta inadequada Tcnica de soldagem inadequada Baixa corrente

8.1.

DEFEITOS - Continuao

DEFEITO
Fuso Excessiva

CAUSA PROVVEL
Calor excessivo Junta inadequada Junta inadequada Relao elevada profundidade/largura Perfil do cordo muito pequeno Fragilidade a quente Alta restrio da junta

AO CORRETIVA
Reduzir tenso e velocidade de alimentao Reduzir abertura de raiz Alterar o projeto para permitir disposio adequada a superar as contraes. Aumentar tenso, reduzir a corrente ou ambos Reduzir velocidades de deslocamento da tocha Usar chapa e consumveis com baixos teores de enxofre Ajudar a seqncia de passes Usar Pr-aquecimento Pr-aquea a pea Usar tratamento de alvio de tenses Utilize chapa, gs e arames isentos de umidade. Mantenha a pea aquecida para difundir o hidrognio.

Trincas no metal de solda

Trincas na ZTA

Tmpera de ZTA Tenso residual muito alta Fragilidade por hidrognio

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
24/26

8.2.

PROBLEMAS ELTRICOS

PROBLEMA
Dificuldade em abrir o arco

POSSVEL CAUSA
fios Flutuaes de tenso Polaridade errada Cabos muito finos ou longos Placa de circuito danificada Polaridade trocada Conexes ruins nos

SOLUO
Checar polaridade / trocar fios se necessrio Melhorar as ligaes

Alimentao irregular e Fuso no Bico Superaquecimento dos cabos Controle de arame ausente

Checar tenses da rede Checar polaridade/trocar

Checar correntes, substituir cabos Substituir placa

8.2. PROBLEMAS ELTRICOS - Continuao

PROBLEMA
Arco Instvel Eletrodo no alimentado

POSSVEL CAUSA
Conexes soltas Fusveis queimados no alimentador ou na fonte Pistola defeituosa Condute quebrado Motor do alimentador queimado Falha do solenide Mangueiras soltas ou quebradas Contato pea/cabo ruim Contatos/ conexes soltas Contatos de controle quebrado

SOLUO
Apertar conexes Substituir fusveis Checar / trocar gatilho Substituir Verificar e trocar

Arame alimenta, mas gs no Arame no vem energizado (no h arco)

Trocar Verificar e trocar se necessrio Limpar, prender Prender Substituir

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc


Porosidade na solda

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
25/26

Mangueira de gs prximas ao solenide, soltas ou quebradas

Reparar ou substituir

8.3.

PROBLEMAS MECNICOS

PROBLEMA
Alimentao irregular e fuso no bico

POSSVEL CAUSA
Presso dos roletes inadequada Tubo de contato entupido ou gasto Arame empenado Guias enroladas Condute sujo ou gasto Condute muito longo Presso excessiva nos roletes Condute ou bico inadequados Roletes ou guias de arame desalinhadas Restrio na tocha ou cabo Fluxo de gs restrito Vazamentos

SOLUO
Ajustar Limpar ou trocar Substituir ou retirar o trecho ruim Endireitar guias e condutes Limpar ou substituir Encurtar ou usar sistema com 2 acionadores Ajustar Usar o apropriado Checar e alinhar Remover restrio

Embolamento nas roldanas

Solda muito oxidada


8.3.

Checar e ajustar bocal Checar e trocar mangueiras

PROBLEMAS MECNICOS - Continuao

PROBLEMA
Interrupo da alimentao do arame na soldagem

POSSVEL CAUSA
Presso excessiva ou insuficiente dos roletes Roletes gastos ou desalinhados Tubos ou condute entupidos Cilindro vazio Vlvula do cilindro fechada Medidor de vazo

SOLUO
Ajustar Trocar ou realinhar Limpar ou substituir

Arame alimenta, mas no h gs

Substituir e purgar a linhar Abrir vlvula

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

MIG - MAG

FOLHA:

APOSTILA DE SOLDA
26/26

Ajustar para obter o fluxo desejado Reparar / substituir Abrir Checar restries na linha de gs e corrigir Corrigir Ajustar Colocar os adequados Liberar o freio um pouco Limpar Substituir

Porosidade

9.

Falha do solenide Vlvula de gs fechada Fluxo de gs insuficiente Fuga de gs

Motor do alimentador funciona, mas no alimenta o arame

Presso dos roletes insuficientes Roletes inadequados Presso excessiva no freio Entupimento no condute ou bico de contato Condute/bico incorretos

Elaborao

Luis G. da Silva Processo de Soldagem MIG/MAG (Apostila )

Arquivo:/opt/scribd/conversion/tmp/scratch6208/84200172.doc

También podría gustarte