Está en la página 1de 3

TTULO: VERIFICAO

DA OSMOSE ATRAVS DE EXPERIMENTO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS


RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo contribuir de forma significativa na aprendizagem dos alunos atravs de experimento de qumica com material alternativo. O experimento utilizado serviu de ferramenta para a problematizao, discusso e explicao do processo de osmose no estudo das propriedades coligativas. O material alternativo empregado de fcil manuseio e aquisio.

INTRODUO: Osmose um fenmeno presente em nosso cotidiano e consiste na passagem do solvente de uma soluo mais diluda para uma soluo mais concentrada, atravs de uma membrana semipermevel. Na natureza, este conceito utilizado constantemente, na absoro da gua do solo pelas razes das plantas, facilmente explicada por esse processo. A osmometria desempenha um papel significativo para o funcionamento dos organismos e tambm responde muitas questes como: Por que as flores se mantm viosas por mais tempo depois de colhidas quando mergulhamos seus caules na gua? Por que as verduras murcham rapidamente quando pulverizadas com sal? Por que as frutas secas, como a ameixa incham quando colocadas em gua? Como as clulas de nosso organismo se nutrem? Como age o soro fisiolgico, na desidratao? O experimento realizado tem por objetivo mostrar aos alunos a ocorrncia do processo de osmose em membranas vegetais e, proporcionar investigao e reflexo sistemtica dos conceitos abordados no contedo de Qumica. MATERIAL E MTODOS: Materiais: cenoura, tubo vazio de tinta de caneta ou uma pipeta, acar, anilina, ameixa, rolha de borracha ou cortia, garrafa PET, copo, colher, faca, broca. Procedimento experimental: Preparar uma soluo saturada de acar, colocando em seguida, anilina na soluo apenas para dar uma leve colorao. Fazer um orifcio na cenoura de aproximadamente 10cm de profundidade com 2,5cm de dimetro, de preferncia utilizando uma broca. Fazer um orifcio em uma rolha de borracha (que servir como a tampa da cenoura) de dimetro igual ao do tubo de tinta de caneta. Colocar parte da soluo saturada de acar dentro da cenoura (figura 01) e em seguida tampar com a rolha de borracha contendo uma pipeta ou um tubo vazio de tinta de caneta. Em seguida, imergir 90% da cenoura em gua pura, aguardar alguns minutos e observar o processo de osmose. RESULTADOS E DISCUSSO: Concludo o experimento, observou aps alguns minutos que a soluo saturada de acar aumentou seu volume na pipeta. Por que isso ocorreu? A gua que est na garrafa pet funciona como solvente, ocorrendo sua difuso atravs da membrana semipermevel (cenoura), para o interior da mesma,

aumentando conseqentemente o volume da soluo de acar evidenciado pelo aumento do volume de soluo na pipeta (figura 02). No decorrer do trabalho foram observados fatores que influenciaram positivamente o estudo do contedo osmose. Tais fatores foram: verificao, identificao e compreenso de fenmenos na natureza, comparaes de diferentes situaes do cotidiano, pois foram utilizados outros materiais como a ameixa, solues de problemas relacionados ao cotidiano do aluno etc. Todos os fatores foram relacionados com os objetivos de ensino da Qumica.

CONCLUSES: Com a realizao do experimento concluiu que houve uma melhor compreenso do contedo abordado influenciando sobremaneira no aprendizado dos alunos. Os experimentos ao serem executados motivaram os alunos a observar, comparar, opinar e questionar sobre os fatos.

También podría gustarte