Está en la página 1de 13

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR UESPI / 2011

RASCUNHO
01 02 03 04
FOLHA DE ANOTAO DO GABARITO - ATENO: Esta parte somente dever ser destacada pelo fiscal da sala, aps o trmino da prova.

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Universidade Estadual do Piau

PROVA III Tipo 2 BIOLOGIA - QUMICA DATA: 06/12/2010 HORRIO: 8h30min s 12h30min (horrio do Piau) LEIA AS INSTRUES:
1. 2. 3. 4. Voc deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno com 60 questes objetivas sem repetio ou falha. b) Um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas objetivas da prova. Verifique se este material est completo e se seus dados pessoais conferem com aqueles constantes do CARTO-RESPOSTA. Aps a conferncia, voc dever assinar seu nome completo, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA utilizando caneta esferogrfica com tinta de cor azul ou preta. Escreva o seu nome nos espaos indicados na capa deste CADERNO DE QUESTES, observando as condies para tal (assinatura e letra de forma), bem como o preenchimento do campo reservado informao de seu nmero de inscrio. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas de sua opo, deve ser feita com o preenchimento de todo o espao do campo reservado para tal fim. Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no dobrar, amassar ou manchar, pois este personalizado e em hiptese alguma poder ser substitudo. Para cada uma das questes so apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc deve assinalar apenas uma alternativa para cada questo: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta; tambm sero nulas as marcaes rasuradas. As questes so identificadas pelo nmero que fica esquerda de seu enunciado. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem a prestar esclarecimentos sobre o contedo das provas. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero levados em conta. Quando terminar sua Prova, antes de sair da sala, assine a LISTA DE FREQUNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTES e o CARTORESPOSTA, que devero conter sua assinatura. O TEMPO DE DURAO PARA ESTA PROVA DE 4h (QUATRO HORAS). Por motivos de segurana, voc somente poder ausentar-se da sala de prova aps decorridas 2 (duas) horas do incio de sua prova. O rascunho ao lado no tem validade definitiva como marcao do CartoResposta, destina-se apenas conferncia do gabarito por parte do candidato.

05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

5. 6. 7.

8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

N DE INSCRIO

____________________________________________________________
Assinatura

____________________________________________________________
Nome do Candidato (letra de forma)

NCLEO DE CONCURSOS E PROMOO DE EVENTOS NUCEPE

D E

I N S C R I O

BIOLOGIA
01. A teoria da Biognese afirma que os organismos vivos
surgiram a partir de outros que os precederam. Contudo, no explica como surgiu o primeiro organismo, que possivelmente tinha as seguintes caractersticas: A) B) C) D) E) eram acelulares e hetertrofos. realizavam fotossntese a partir de descargas eltricas e raios ultravioleta. possuam carioteca envolvendo seu material gentico de RNA. eram procariontes com material gentico de DNA e ribossomos para sntese proteica. constituam-se de elementos qumicos tais como carbono, hidrognio e enxofre.

03. O fentipo de todos os organismos vivos produto do

material gentico celular, que abriga milhares de informaes complexas na forma de um cdigo que possui duas caractersticas: redundncia e universalidade. Sobre este assunto, observe a figura abaixo e aponte a seguir a alternativa em que se faz uma afirmao correta.

3 5

4 2

02. Uma alimentao balanceada deve ser rica em

nutrientes importantes ao funcionamento celular. Sobre este assunto, observe as estruturas qumicas abaixo e aponte a alternativa que mostra em que tipo de macromolculas celulares essas estruturas so encontradas, respectivamente: 1) A) B) C) 2) D) 3) E)

6
O cdigo gentico universal, pois est presente em todas as clulas do organismo, nas somticas e nas germinativas. Como o cdigo gentico redundante, mutaes na molcula de DNA no alteram a transcrio (1) dos cdons de nucleotdeos do RNA (4). Devido universalidade do cdigo gentico, um conjunto de cdons traduzidos (3) sempre codifica uma mesma cadeia polipeptdica (5), independente da espcie de organismo. Como o DNA sofre uma replicao semiconservativa (2), ele redundante, pois no altera a informao presente no conjunto de genes produzidos. No processo de transcrio (1), as molculas de RNA mensageiro carreiam somente informaes provenientes de intrns do DNA; por isso, dito redundante.

A) B) C) D) E)

1. Vitaminas; 2. Protenas; 3. cidos nucleicos. 1. cidos nucleicos; 2. Fosfolipdios; 3. Carboidratos. 1. Protenas; 2. Vitaminas; 3. Carboidratos. 1. Carboidratos; 2. Fosfolipdios; 3. cidos nucleicos. 1. cidos nucleicos; 2. Fosfolipdios; 3. Vitaminas.

04. Joana gosta de se bronzear sem protetor solar.


Considerando o risco de mutaes celulares devido exposio excessiva de sua pele aos raios ultravioleta, correto afirmar que: A)

B) C) D) E)

a chance de que ocorram mutaes rara, considerando tambm os mecanismos de reparo celular e que a maior parte do DNA composta de regies sem informao gentica. mutaes causadas por ultravioleta geralmente produzem cncer de pele devido deleo de um ou vrios pares de nucleotdeos. mutaes silenciosas somente afetam a informao gentica se ocorrerem no terceiro par de bases de um cdon para dado aminocido. a luz ultravioleta induz um pareamento anormal nos nucleotdeos que resulta na ligao entre citosina e guanina, e entre adenina e timina. cmaras de bronzeamento artificial no utilizam lmpadas emissoras de raios ultravioleta; assim no induzem mutaes e so seguras para a sade.

05. Muitas esperanas so depositadas nas clulastronco, no tratamento de doenas graves, como aquelas referidas na charge abaixo. Sobre as clulastronco, correto afirmar que:

A) B) C) D) E)

demonstra o consumo de calorias da clula em reaes anablicas da gliclise. ocorre durante o Ciclo de Krebs e mostra o acmulo de saldo energtico celular. tpico das reaes catablicas exotrmicas que ocorrem devido ao consumo de alimentos ricos em carboidratos. tpico das reaes anablicas endotrmicas que ocorrem devido ao consumo de alimentos ricos em protenas. gera um saldo energtico de 4 ATPs.

08. Recentemente, 250 pessoas morreram vtimas de


Clera no Haiti, sendo que mais de 3000 estavam infectadas. A clera: A) B) C) D) E) A) B) C) D) E) aquelas encontradas na medula ssea so especializadas na produo de osteoblastos. tais clulas so obtidas de vulos e espermatozides, uma vez que formam o zigoto. poderiam ser obtidas de embries e teriam a capacidade de se diferenciar em neurnios e em clulas do miocrdio. se isoladas do cordo umbilical, tm aplicao particularmente no tratamento de condies mdicas em bebs recm-nascidos. no caso de pequenas amputaes, poderiam regenerar o rgo perdido. causada por ratos que habitam os esgotos. possui origem viral e se transmite aps a ingesto de alimento contaminado. acomete somente crianas e idosos, imunologicamente mais deficientes. tpica de regies do planeta sem infraestrutura de esgoto sanitrio. mais comum durante o vero do que no inverno.

09. Uma srie de notcias sobre o aparecimento de uma

superbactria resistente a antibiticos tem assustado a populao brasileira, mais particularmente, pacientes hospitalizados. Dentre as explicaes abaixo para o fenmeno, qual no adequada? A) B) C) D) E) A automedicao sem prescrio mdica provoca mutaes nas bactrias. Bactrias de diferentes espcies podem conjugar-se entre si transferindo genes de resistncia. Vrus bacterifagos podem incluir genes de resistncia a antibiticos provenientes de uma bactria em outras infectadas. A ingesto indiscriminada de antibiticos seleciona bactrias naturalmente resistentes a antibiticos. A descontinuidade do tratamento antibioticoterpico d a chance de que bactrias resistentes prevaleam numericamente na populao.

06. Para cicatrizar, um tecido lesado deve induzir uma


srie de divises celulares de forma ordenada. Sobre este evento, aponte a alternativa correta. A) B) C) D) E) Tal processo semelhante cissiparidade dos protozorios e bipartio das bactrias. Antes de se dividir, as clulas necessitam duplicar seus cromossomos durante a fase M do ciclo celular. Na Prfase I, os cromossomos encontram-se mais condensados e emparelham-se com seus alelos homlogos. Na fase G-zero, que antecede a citocinese, as clulas no se dividem, mas somente aumentam de tamanho. Na mitose, os cromossomos duplicados se condensam e se posicionam na regio central da clula, quando se separam em direo aos polos.

10. O que um provrus?


A) B) C) D) E) Um vrus sem capsdio, ou envelope, que realiza ciclo ltico. Um vrus com material gentico unido ao DNA celular, que realiza ciclo lisognico. Um vrus de RNA com capsdio e envelope, que realiza ciclo ltico. Um vrus de RNA fita simples. Um vrus de DNA fita simples.

07. A figura abaixo mostra um processo metablico que


ocorre dentro das clulas de um menino, aps a digesto das batatas fritas que ele consumiu durante o lanche. Tal processo:
O HO H CH2OH OH ATP ADP P ~ O CH2 H H OH O H2COH O ~ P HO H OH

P ~ O CH2 H H OH

Frutose-6-fosfato

Frutose-1,6-difosfato

11. No ano de 2010, o Brasil realizou uma grande

campanha de vacinao contra o vrus Influenza H1N1. A figura abaixo mostra como, possivelmente, este vrus se tornou to perigoso e nos leva a concluir que:

13. Ana, ao observar o queijo que o patro acabara de

comprar, resolveu jog-lo fora considerando que o mesmo estava mofado. Seu patro, ao saber do acontecido, disse a Ana que o queijo era assim mesmo, com fungos crescendo em seu interior. Considerando correta essa afirmao, podemos dizer que so caractersticas gerais desses organismos: A) B) C) a presena de hifas multicelulares e o fato de serem comestveis. serem eucariontes com metabolismo anaerbio facultativo e causarem micoses. serem uni ou multicelulares e se reproduzirem sexuadamente ou assexuadamente. realizarem fotossntese e participarem como decompositores da cadeia alimentar. produzirem toxinas e substncias alucingenas.

Influenza Aviria

Influenza Humana

Influenza Suna

D) E)

14. Charles

Darwin e Gregor Mendel foram contemporneos; mas o primeiro jamais conheceu as ideias do segundo. Considerando as ideias de um e de outro, pode-se afirmar que: A) B) a teoria da seleo natural invlida, uma vez que no explica os mecanismos genticos que provocam a diversidade biolgica. Mendel lanou as bases da teoria sinttica da evoluo, uma vez que as mutaes so as nicas causas que explicam a variedade gentica entre os organismos. Darwin defendia que caractersticas advindas no curso de vida do organismo, se vantajosas, poderiam ser herdadas pela prole. os experimentos de Mendel com ervilhas mostram que o cruzamento gentico produz diversidade biolgica e evita a extino de espcies. o neodarwinismo utiliza as ideias de Mendel para explicar que os genes so as unidades de evoluo cujos mecanismos so dirigidos pela seleo natural defendida por Darwin.

Influenza Pandmica
A) B) os vrus Influenza Suno e o vrus humano Influenza H1N1 so, na verdade, o mesmo vrus causador da gripe pandmica. de maneira geral, as vacinas somente atenuam os sintomas das doenas virais; haja vista que muitas necessitam de novas dosagens ou vacinaes anuais. mutaes simultneas e vantajosas devem ter ocorrido, de forma independente nos vrus humanos e animais, para que ocorresse uma pandemia. mutaes nos genes que codificam as espculas virais dificultam o reconhecimento dos anticorpos; da, a necessidade de vacinas. para ocorrer recombinao gentica entre os diferentes tipos virais, estes devem infectar diferentes tipos celulares no mesmo organismo.

C) D)

C)

E)

D) E)

15. rvores filogenticas so construdas para agrupar a

diversidade biolgica de acordo com as caractersticas que os organismos vivos tm em comum. Assim, correto afirmar o seguinte: A) B) C) D) E) organismos procariontes esto includos necessariamente no mesmo Domnio. mixomicetos so seres plasmodiais uni ou multicelulares classificados em um Reino parte. arqueobactrias so includas no Domnio Archaea, pois so bactrias antigas na escala evolutiva que habitam ambientes extremos. plantas e animais esto includos no Domnio Eukaria, apesar de provenientes de linhagens celulares evolutivas distintas. de acordo com as normas de nomenclatura, os nomes das ordens, dos gneros e das espcies de organismos devem ser escritos em itlico.

12. A doena humana conhecida popularmente como


Calazar, cujo ciclo ilustrado abaixo, causada por qual protozorio?

A) B) C) D) E)

Trypanossoma. Plasmodium. Leishmania. Giardia. Toxoplasma.

16. As flores das plantas, alm de chamarem ateno


devido a sua beleza e colorido, so importantes rgos reprodutivos. Considerando este assunto, observe a flor abaixo e aponte a alternativa que ordena corretamente suas estruturas.
1 2 3 4

vantagens da utilizao deste combustvel proveniente das microalgas, exceto: A) B) C) D) o fato de ser um combustvel renovvel e biodegradvel. a ausncia de contribuio para o aumento de gs carbnico na atmosfera. o combustvel poder ser utilizado puro ou misturado ao diesel comum. microalgas poderem ser cultivadas em tanques, o que diminui a necessidade de extensas faixas de terra para plantao de oleaginosas. microalgas no necessitarem de luz para proliferar, podendo ser cultivadas independentemente do regime de chuvas da regio.

E)

5 7

20. A preocupao do homem com o meio ambiente tem

A) B) C) D) E)

1. Antera; 2. Plen; 3. Estigma; 4. Ovrio; Ptala; 6. Spala; 7. vulo; 8. Estame. 1. Estigma; 2. Plen; 3. Antera; 4. vulo; Ptala; 6. Spala; 7. Ovrio; 8. Estame. 1. Antera; 2. Plen; 3. Estigma; 4. vulo; Spala; 6. Ptala; 7. Ovrio; 8. Estame. 1. Estigma; 2. vulo; 3. Antera; 4. Ovrio; Ptala; 6. Estame; 7. Plen; 8. Spala. 1. Antera; 2. Plen; 3. Estigma; 4. Ovrio; Spala; 6. Ptala; 7. vulo; 8. Estame.

5. 5. 5. 5. 5.

suscitado nas empresas o desejo de atrair um pblico consciente. Assim, tem-se desenvolvido uma srie de estratgias de marketing, que repercutem em benefcios ambientais, como, por exemplo: 1)

17. Sobre a relao ecolgica mostrada abaixo, correto


afirmar o que segue:

coleta seletiva de lixo e estmulo ao uso de sacolas retornveis. 2) uso de fontes de energia no poluentes, como o gs natural. 3) tratamento de resduos qumicos recalcitrantes e reuso da gua. Est(o) correta(s): A) 1 e 2 apenas B) 2 e 3 apenas C) 1 e 3 apenas D) 3 apenas E) 1, 2 e 3

21. Observe o efeito das radiaes solares na superfcie


da Terra, ilustrado na figura abaixo, e, considerando esse fato, aponte a alternativa correta.

B A

A) B) C) D) E)

A planta agiu como consumidor primrio. Tal relao ecolgica chamada de herbivorismo. A relao entre os organismos desarmnica e interespecfica. O fluxo energtico aumentou entre os diferentes nveis trficos. No h benefcio energtico para a planta, uma vez que esta um ser auttrofo.

A) B) C)

18. Dentre os biomas brasileiros, o Cerrado constitui um


ecossistema rico e apresenta a seguinte caracterstica: A) B) C) D) E) estaes com inverno chuvoso e vero seco. relevo plano sem reas montanhosas. vegetao de arbustos esparsos e gramneas. predominncia na regio Norte do Brasil. perodo de chuvas longo (at seis meses).

D) E)

19. Microalgas marinhas tm sido apontadas como as

provveis fontes de biodiesel do futuro, uma vez que delas pode ser extrado leo de forma semelhante que ocorre com as plantas oleaginosas. So

So consequncias do aquecimento global as queimadas, a desertificao e as chuvas cidas. A utilizao de combustveis fsseis derivados do petrleo libera na atmosfera o clorofluorcarbono (CFC), aquecendo o planeta. A radiao que atravessa a atmosfera (A) serve para aquecer a superfcie da terra e utilizada por organismos hetertrofos na sntese de oxignio e carboidratos. A maioria da radiao solar retorna ao espao (B) devido presena da camada de oznio na atmosfera. Parte da radiao infravermelha mantida na atmosfera (C), devido a gases, como o dixido de carbono, o qual provoca o efeito estufa.

22. Sobre os animais abaixo, representantes de diferentes


classes desse Reino, correto afirmar:

24. O caro, ilustrado na figura abaixo, uma das

principais causas de alergias no mundo. Sobre essa questo, reconhea a informao correta.

1)

2) A) B) 3) C) Somente crianas so alrgicas aos caros, devido a uma resposta imunolgica ainda imatura. O caro um inseto encontrado em tapetes e ambientes empoeirados, cuja ingesto atravs do trato respiratrio produz como sintomas espirros e coriza. O choque anafiltico, e no o contato com caros, corresponde s causas da alergia, como o fechamento da glote e a produo excessiva de muco. As alergias so reaes de hipersensibilidade produzidas pelo sistema imune quando qualquer antgeno entra em contato com o corpo humano. Ter contato frequente com os antgenos que desencadeiam a reao alrgica, em pequenas dosagens, faz o corpo desenvolver tolerncia.

A) B) C) D) E)

possuem circulao fechada, respirao pulmonar e excretam cido rico. possuem sistema nervoso desenvolvido, so ovovivparos e reproduzem-se por fecundao interna. o indivduo mostrado em 1 apresenta sistema digestrio completo, fecundao interna e pertence mesma classe das lampreias. o indivduo mostrado em 2 possui pele com escamas queratinizadas, circulao completa e pertence mesma classe das rs. o indivduo mostrado em 3 possui fecundao interna, excreta ureia e pertence mesma classe dos marsupiais.

D) E)

25. Recentemente, a atriz Drica Moraes enfrentou, como

milhares de outros brasileiros, a leucemia, um tipo de cncer, pelo que foi submetida a um transplante de medula ssea vermelha. Sobre este tecido e seus eventuais transplantes, correto afirmar: A) B) C) D) E) no indivduo adulto, somente pode ser encontrado nas vrtebras. possui funo hematopoitica, pois produz quase todas as clulas sanguneas, tais como eritrcitos, leuccitos e plaquetas. seu transplante necessrio nos casos de leucemia, pois no h atualmente qualquer outro tratamento para a doena. a chamada rejeio aos transplantes ocorre geralmente em pessoas receptoras que costumam desenvolver processos alrgicos. o risco de infeces em pessoas transplantadas alto devido existncia de bactrias resistentes aos antibiticos no ambiente hospitalar.

23. Acidentes ofdicos ainda so comuns no Brasil,


particularmente aqueles causados pela jararaca. Sobre este assunto, correto afirmar: A) B) C) todas as serpentes peonhentas possuem dentes inoculadores de veneno. serpentes peonhentas possuem fosseta loreal, um rgo sensitivo que detecta o calor das presas, exceto as corais verdadeiras. a jararaca representa mais de 90% dos incidentes com ofdios; isto porque possuem capacidade de ejetar o veneno em jatos que atingem a presa distncia. o soro antiofdico constitudo de anticorpos que neutralizam venenos de quaisquer espcies de serpentes. serpentes no utilizam veneno para capturar presas, mas somente para se defender; do contrrio, poderiam se envenenar ao consumir a caa.

D) E)

26. A reao do corpo humano aos estmulos ambientais


provoca respostas voluntrias e involuntrias em grande velocidade. Considere a conduo do impulso nervoso, ilustrado abaixo e, a seguir, analise as afirmaes feitas.

28. Muitas ferramentas moleculares permitem atualmente

alterar a informao gentica de um organismo de forma que este apresente alguma vantagem fenotpica. Assim: A) B) C) as tcnicas de transgenia tm o objetivo de tornar plantas resistentes a pragas. a clonagem de animais os deixa mais resistentes a doenas. enzimas de restrio cortam o DNA aleatoriamente facilitando a retirada de fragmentos que podem ser transferidos. plasmdios bacterianos so usados como vetores de genes de interesse, pois induzem naturalmente resistncia a antibiticos. a terapia gentica de doenas humanas pretende alterar o cdigo gentico inibindo a expresso fenotpica de genes malficos.

D) E)
A

29. Considerando a segunda Lei de Mendel e o

cruzamento entre indivduos com os gentipos AABB e aabb, quantos tipos diferentes de gentipos podero ser produzidos na segunda gerao? A) B) C) D) E) 2 4 8 16 32

O estmulo do neurnio produz alteraes eltricas que o percorrem dos dendritos (A) para as terminaes do axnio (B), o qual recoberto por fibras mielinizadas (C). 2) No neurnio em repouso, a superfcie interna da membrana plasmtica est eletricamente negativa em relao ao exterior. 3) Mudanas temporrias na permeabilidade da membrana citoplasmtica aos ons sdio e potssio so responsveis pelo potencial de ao durante o impulso nervoso. Est(o) correta(s): A) 1 e 2 apenas B) 1 e 3 apenas C) 1, 2 e 3 D) 2 e 3 apenas. E) 2 apenas

1)

30. Observando o esquema abaixo, possvel concluir


que:

CROMOSSOMO Gene A Gene B

PROTENA
A) B) C) D) E)

27. O nascimento de gmeos monozigticos um evento

raro. Contudo, em casos mais raros ainda, irmos gmeos nascem unidos por uma parte do corpo. Sobre este assunto, correto afirmar: A) B) gmeos monozigticos podem ser formados aps a diviso da mrula, sendo os dois blastocistos implantados em reas diferentes do tero. gmeos unidos nascem quando dois ovcitos independentes so fecundados formando dois zigotos que se implantam na mesma rea do tero. em casos mais raros, gmeos monozigticos podem ser formados tardiamente aps o terceiro ms de gestao. gmeos monozigticos apresentam gentipo e fentipo idnticos, independente de fatores ambientais. quando um zigoto origina dois ou mais indivduos, tm-se gmeos dizigticos.

o gene A episttico. o gene B pleiotrpico. a expresso do gene A depende da expresso do gene B. a expresso do gene B induzida pela expresso do gene A. os genes A e B so expressos independentemente.

C) D) E)

QUMICA
31. A fora de cidos e bases pode ser estimada pela
anlise das constantes de ionizao Ka e Kb, respectivamente. Observando a tabela a seguir o (primeira constante de ionizao a 25 C), podemos afirmar que o cido mais fraco e a base mais forte, so respectivamente: COMPOSTO HCN H2CO3 H3CNH2 CH3COOH H3PO4 NH4OH HCN e H3CNH2 H2CO3 e NH4OH H2CO3 e H3CNH2 CH3COOH e NH4OH H3PO4 e NH4OH CONSTANTE DE IONIZAAO -10 Ka = 4,9 x 10 -7 Ka = 4,6 x 10 -4 Kb = 3,9 x 10 -5 Ka = 1,8 x 10 -3 Ka = 7,5 x 10 -5 Kb = 2,0 x 10

34. Pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha


conseguiram ativar o CO2 para uso em uma reao qumica. Este procedimento um primeiro passo para um sonho antigo do homem: realizar a fotossntese artificial. Para isto, os pesquisadores se utilizaram de um catalisador sem metal. Neste sentido, qual o papel de um catalisador em uma reao qumica? A) B) C) D) E) Diminuir as energias de reagentes e produtos. Encontrar um novo caminho reacional com uma menor energia de ativao. Ser consumido durante a reao, propiciando uma maior quantidade de reagente. Eliminar completamente a energia de ativao. Inibir os choques efetivos de reagentes e produtos.

35. Na produo de lcool combustvel, uma das etapas

A) B) C) D) E)

importantes a chamada fermentao. Para isto, qualquer produto que contenha uma boa quantidade de carboidratos pode ser considerado como matriaprima para obteno de lcool pela via fermentativa. Considerando que os calores de formao da glicose, do gs carbnico e do lcool, so respectivamente, 302, - 94 e 66 kcal/mol, esta fermentao (C6H12O6 2C2H5OH + 2CO2) ocorre com: A) B) C) D) E) absoro de 13 kcal/mol de glicose. liberao de 13 kcal/mol de glicose. absoro de 18 kcal/mol de glicose. liberao de 18 kcal/mol de glicose. liberao de 26 kcal/mol de glicose.

32. Um recipiente contendo 300 mL de gua foi esquecido


em um freezer por cerca de 7 horas. Aps este tempo, quando a porta do freezer foi aberta, percebeu-se que: A) B) C) D) E) o volume havia aumentado devido ao aumento da densidade da gua quando no estado slido em relao gua lquida. o volume havia diminudo devido diminuio da densidade da gua quando no estado slido em relao gua lquida. o volume havia diminudo devido ao aumento da densidade da gua quando no estado slido em relao gua lquida. o recipiente permanecia como o mesmo volume, pois a densidade da gua no aumentou nem diminuiu. o volume havia aumentado devido diminuio da densidade da gua quando no estado slido em relao gua lquida.

36. Em relao s estruturas qumicas apresentadas a


seguir, qual apresenta um momento dipolar resultante nulo, caracterizando-se assim como uma molcula apolar? A) B) C) D) E) NH3 H2O H2CO CO2 CH3Cl

37. Solues aquosas de sulfato de alumnio so usadas

33. O alcalide extrado das sementes de Piper nigrum


(pimenta preta) chamado de PIPERINA. Esta substncia um estimulante natural e intervm na absoro de selnio, vitamina B e b-caroteno pelo organismo. Em relao piperina, podemos afirmar que sua estrutura qumica apresenta:

para o tratamento da gua de piscinas. Se prepararmos uma soluo 0,2M de Al2(SO4)3, esta dever apresentar uma concentrao molar de ons + Al3 de:

O O
Piperina
A) B) C) D) E)

(Dados da massa atmica: O=16; Al=27; S=32.) A) 0,1M B) 0,2M C) 0,3M D) 0,4M E) 0,6M

N O

2 (dois) aneis aromticos. menos ligaes sigma () que PI (). apenas um anel aromtico. um nitrognio ligado a um oxignio. um grupamento alcolico.

38. Em relao s figuras das representaes dos orbitais


atmicos, apresentadas a seguir, qual representa adequadamente o orbital preenchido pelos eltrons de 2+ valncia do Fe (nmero atmico do Fe= 26)?

D) E)

as velocidades das reaes direta e indireta so iguais a zero. N2 e H2 so consumidos completamente.

Z
A) B)

41. A cafena (1,3,7-trimetil- 1H-purino- 2,6(3H,7H)-diona)

usada na medicina como estimulante cardaco, bem como um diurtico leve. Em relao a sua estrutura molecular, podemos identificar a presena das seguintes funes orgnicas:

X
Z
C)

Y
Y
D)

Cafena

X Z Y

Z
E)

A) B) C) D) E)

amina, fenol e lcool. amina, amida e imina. fenol, lcool e cetona. cetona, amida e imina. cetona, amina e fenol.

42. O Dicromato de amnio o composto inorgnico com


Y X
a frmula (NH4)2Cr2O7. Neste composto, e em todos os cromatos e dicromatos, o cromo est no seu estado de oxidao +6, comumente conhecido como cromo hexavalente. Representando a decomposio trmica de 1 mol de dicromato de amnio pela equao (NH4)2Cr2O7 N2 + CrxOy + zH2O, os valores de x, y e z so respectivamente: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3 2, 3 e 4 2, 2 e 7 3, 2 e 4 3, 3 e 2

39. Uma pilha voltaica que opera com base em duas


meias-reaes do tipo: Cd (aq) + 2e Cd(s) e 2+ Sn (aq) + 2e Sn(s), e cujo potencial padro 0 2+ igual a +0,267 V, tem como E red(Cd |Cd) o valor de: Dados: E A) B) C) D) E)
0 2+ red(Sn |Sn)=-0,136 2+ -

+0,131 V -0,131 V +0,272 V +0,403 V -0,403 V

43. O Fosfato trissdico (Na3PO4) um agente de

40. A produo de amnia em escala industrial pode ser

resumidamente descrita por meio do equilbrio qumico N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g). Observando a figura a seguir, podemos afirmar que, quando o equilbrio atingido:
Equilbrio Concentrao H2 NH3 N2 Tempo

limpeza, utilizado com frequncia como removedor de manchas e desengraxante. Neste sentido, caso se necessite preparar 2,0 litros de uma soluo 2 molar, para us-la na limpeza de uma cozinha industrial, quantos gramas de Na3PO4 (massa molecular = 164) deveremos utilizar? A) B) C) D) E) 164 328 656 820 984

44. Uma das grandes contribuies para a sntese

orgnica ocorreu em 1877, no laboratrio de Charles Friedel. Estes processos reacionais de acilao e alquilao de benzeno e derivados passaram a ser chamados de reaes Friedel-Crafts. O mecanismo destas reaes o de uma reao de: A) B) C) D) E) adio. substituio nucleoflica. substituio eletroflica. eliminao. desidratao.

A) B) C)

as concentraes de reagentes e produtos permanecem constantes. a concentrao do produto maior que a dos reagentes. as concentraes de reagentes e produto so iguais.

45. O halotano o nome usual do derivado halogenado


(bromo-2-cloro-2-trifluoretano-1,1,1), que largamente utilizado como anestsico. Um dos mtodos de preparao deste anestsico consiste na reao de: A) B) C) D) E)

adio de cido fluordrico ao tricloroetileno em presena de tricloreto de antimnio, seguida de uma reao de substituio com bromo. adio de cido bromdrico ao tricloroetileno em presena de tricloreto de antimnio, seguida de uma reao de substituio com cloro. adio de cido clordrico ao tricloroetileno em presena de tricloreto de antimnio, seguida de uma reao de substituio com flor. adio de cido bromdrico ao tricloroetileno em presena de tricloreto de antimnio, seguida de uma reao de substituio com bromo. adio de cido fluordrico ao tricloroetileno em presena de tricloreto de antimnio, seguida de uma reao de substituio com cloro

embasado, fundamentalmente, nos princpios da Incerteza de Heisenberg e no da Dualidade partcula-onda de Louis de Broglie. Alm disto, Erwin Schrndinger (1887 - 1961) a partir destes dois princpios criou o conceito de Orbital (regies de probabilidade). Apresenta incorrees na descrio do modelo: A) Modelo 1 B) Modelo 2 C) Modelo 3 D) Modelo 4 E) Modelo 5

48. Certa massa de gs perfeito, cujo volume era de 5,0


litros, estava contida em um recipiente, armazenado a o uma temperatura de 10,0 C, e que exercia uma presso de 3,0 atm. Considerando que o volume foi reduzido a 3,0 litros, aps o aquecimento do gs, e que sua presso passou a ser 9 atm, determine a que o temperatura o gs foi aquecido. Dados: C + 273 = K. A) B) C) D) E) 100,0 C o 138,2 C o 197,6 C o 236,4 C o 273,0 C
o

46. Um dos maiores acidentes com o istopo Csio-137

ocorreu em setembro de 1987, em Goinia-Gois. O desastre fez centenas de vtimas, todas contaminadas atravs de radiaes emitidas por uma cpsula que continha Csio-137. O decaimento radioativo do Csio -137 acontece pela emisso de uma partcula X, produzindo o Ba-137 (meta estvel), com posterior decaimento no Ba-137 (estvel) pela emisso da partcula Y. Determine quais so, respectivamente, as 137 137 partculas X e Y. Dados: 55Cs ; 56Ba . A) B) C) D) E) alfa e beta alfa e gama beta e gama beta e alfa gama e beta dos modelos atmicos

49. Os tipos de isomeria, representados por I, II, III, IV na

coluna 2, referentes aos pares de compostos relacionados na coluna 1, so respectivamente: Coluna 2 - Isomeria I II III IV

47. Analise
1)

Coluna 1 - Compostos Propanona e o Isopropenol Butanal e metil propanal cis-2-buteno e trans-2-buteno H3C O CH3 e H3C CH2 OH A) B) C) D) E)

a descrio apresentada a seguir.

2)

3)

4)

5)

O Modelo atmico de Dalton: Dalton descrevia a matria a partir de algumas hipteses: tudo que existe na natureza composto por diminutas partculas denominadas tomos; os tomos so indivisveis e indestrutveis, e existe um nmero pequeno de elementos qumicos diferentes na natureza. O Modelo de Thomson: o tomo era uma esfera de eletricidade positiva, onde estavam submersas partculas negativas denominadas eltrons. Foi Thomson que lanou a ideia de que o tomo era um sistema descontnuo, portanto, divisvel. Modelo atmico de Rutherford: o tomo ocuparia um volume esfrico e possua um ncleo, o qual possua a maior parte da massa do tomo, bem como teria uma carga positiva. A regio externa ao ncleo estaria ocupada pelos eltrons em movimento em torno deste ncleo. Modelo atmico de Bohr: os eltrons giram em torno do ncleo de forma circular e com diferentes nveis de energia, chamados por Bohr de orbital atmico (OA). Nestes OA, os eltrons apresentariam energias constantes. Os eltrons saltam para orbitais de mais alta energia, retornando ao seu estado fundamental, aps a devoluo da energia recebida, emitindo um fton de luz equivalente. Modelo atmico moderno: O modelo atmico atual um modelo matemtico-probabilstico

I-Funo; II-Posio; III-ptica; IV-Tautomeria I-Funo; II-Cadeia; III-ptica; IV-Posio I-Geomtrica; II-Posio; III-Tautomeria; IVFuno I-Tautomeria; II-Geomtrica; III-Posio; IVCadeia I-Tautomeria; II-Cadeia; III-Geomtrica; IVFuno

50. Considerando os dados a seguir, e que A e M so


isbaros, e M e Z so istopos, determine os nmeros atmicos e de massa de cada um dos tomos.
3y+5 X+1A xM
12

2x+2

y+3Z

4y

A) B) C) D) E)

14 7A ; 12 6A ; 14 7A ; 13 6A ; 11 5A ;

6M 5M

; 6Z . 10 ; 5Z . 15 15 7M ; 6Z . 12 12 6M ; 7Z . 11 12 6M ; 6Z .
12

14

51. Em relao reao descrita abaixo, qual dever ser o


produto formado alm da gua?

55. Podemos classificar os cidos quanto ao nmero de

NHCOCH3

hidrognios ionizveis, quanto ao nmero de elementos constituintes, e quanto presena de oxignio na molcula. Neste sentido, qual dos cidos listados a seguir, pode ser considerado um DICIDO, TERNRIO e OXICIDO ao mesmo tempo? H3PO4 H2SO4 HNO3 H2S H4P2O7

+ HNO3

CH3COOH/H2SO4 HNO3/H2SO4

? +H2O

A) B) C) D) E)

Acetanilida. Anilina. Nitrobenzeno. p-nitro acetanilida. o-nitro anilina.

A) B) C) D) E)

56. Em pases frios, comum a utilizao de gua e


etilenoglicol no radiador de carros para evitar o congelamento do lquido. Esta mistura pode baixar a temperatura de congelamento at -35 C (a gua pura congela a 0C). Esta caracterstica se deve ao fato de que: A)

52. A Teoria Atmica de Dalton pode ser expressa em


quatro postulados: 1) Cada elemento composto por partculas extremamente pequenas, denominadas tomos. 2) Os tomos de um mesmo elemento so idnticos entre si; os tomos de elementos diferentes tm propriedades diferentes. 3) Nas reaes qumicas, os tomos de um elemento no se transformam em outros tipos de tomos; nestas reaes, no h nem criao nem destruio de tomos. 4) Os compostos se formam quando tomos de dois ou mais elementos se combinam; um certo composto tem sempre a mesma espcie de tomos e o mesmo nmero relativo de tomos. A partir destes postulados, Dalton deduziu a chamada: A) Lei da Conservao da Massa. B) Lei da Composio Constante. C) Lei das Propores Mltiplas. D) Lei das Decomposies Radioativas. E) Lei da Quantizao da Energia.

B) C) D) E)

a temperatura de incio de congelamento do solvente de uma soluo (gua + etilenoglicol) menor que a temperatura de incio de congelamento do solvente puro (gua). o etilenoglicol reage com a gua liberando energia que ir aquecer o radiador. o etilenoglicol cria uma camada protetora no radiador, impedindo a perda de calor no sistema. quanto menor a concentrao da soluo, menor ser a temperatura de incio do congelamento. o composto formado nesta reao, o etilenoglicol hidratado, possui menor ponto de fuso.

57. A descrio abaixo que pode ser considerada como a


descrio de uma substancia simples a seguinte: A) B) C) D) E) Um lquido azul que pode ser separado em dois compostos pela cromatografia. Cristais cor de rosa que, pelo aquecimento, produzem vapor de gua, permanecendo uma parte slida. Um slido negro que pode queimar completamente no oxignio, resultando um nico produto, que um xido. Um lquido incolor que queima no oxignio formando dixido de carbono e gua. Um lquido preto que produz fraes diferentes pela destilao.

53. A fadiga muscular, comum quando se executa um

grande esforo fsico, causada pelo acmulo do cido Lctico (HC3H5O3) nas fibras musculares de nosso organismo. Considerando que, em uma soluo aquosa 0,100M, temos 3,7% do cido lctico dissociado, determine o valor da constante de acidez (Ka). Dados de massa atmica: H=1; O=16; C=12. A) B) C) D) E) 1,0 x 10 -4 1,4 x 10 -2 2,7 x 10 -2 3,7 x 10 -3 3,7 x 10
-1

58. Em quais das passagens grifadas abaixo est


ocorrendo transformao qumica? 1) O reflexo do rosto dela nas guas azuis do lago era encantador 2) O fogo queimava as pequenas toras de madeira, que aqueciam muito mais que nossos corpos, aquecia nossos coraes 3) O desgelo das geleiras, representava o derretimento dos sonhos daquele homem 4) Ao voltar a minha antiga casa, a imagem que primeiro tocou minhas retinas foi a do velho porto enferrujado. Tnhamos envelhecido! Ocorreu transformao qumica em: A) 1 e 2 B) 2 e 3 C) 3 e 4 D) 2 e 4 E) 1 e 3

54. A refinaria de petrleo Abreu e Lima est em fase de

construo no Estado de Pernambuco. Esta refinaria poder produzir, dentre outros produtos, o Benzeno e o Tolueno a partir dos alcanos do petrleo. Esta obteno se d por meio de um mecanismo chamado de Reforma Cataltica. Neste procedimento, para a obteno de Benzeno e Tolueno, so utilizados, respectivamente: A) B) C) D) E) propano e butano. butano e pentano. pentano e hexano. heptano e octano. hexano e heptano.

59. Uma gua, para que esteja livre de microorganismos


patognicos, deve passar por um processo de desinfeco. A clorao o mtodo de desinfeco mais utilizado nestes casos. A equao qumica que representa adequadamente a clorao : A) B) C) D) E) Cl2 + H3O Cl2 + H2O Cl2 + H2O Cl2 + H2O Cl2 + H2O HOCl + H2 + Cl + HOCl + H + Cl + HOCl2 + H HCl + OH + Cl H2OCl2
-

60. Certa substncia X pode ser dissolvida em at 53g a


cada 100 mL de gua (H2O). As solues formadas por essa substncia, descritas a seguir, podem ser classificadas, respectivamente, como: 1) 2) 3) 4) A) B) C) D) E) 26,5g de X em 50 mL de H2O 28g de X em 100 mL de H2O 57,3g de X em 150 mL de H2O 55g de X em 100 mL de H2O Insaturada, Insaturada, Saturada com precipitado e Saturada. Saturada, Saturada, Saturada com precipitado e Insaturada. Saturada com precipitado, Insaturada, Saturada e Saturada. Saturada com precipitado, Insaturada, Insaturada e Saturada. Saturada, Insaturada, Insaturada e Saturada com precipitado.

También podría gustarte