Está en la página 1de 6

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

COMPLETO (14 PTS, NEGRITO, CENTRALIZADO, ESPAAMENTO 36 PTS ANTES E 18 PTS DEPOIS)
RESUMO (12 PTS NEGRITO, ESPAAMENTO 22 PTS ANTES E 6 PTS DEPOIS)
Este texto-exemplo apresenta as instrues para submisso de trabalhos ao VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica (VI CONNEPI) e formatao de artigo completo. Enviar os arquivos com o trabalho completo, em formato PDF, conforme procedimento estabelecido na pagina do evento no link Autores>Regras para submisso, impreterivelmente at o dia 20/09/2011, conforme programao definida em Datas Importantes. responsabilidade dos autores a preparao e envio dos artigos em seu formato final, conforme os manuais. Por este motivo, alertamos aos autores que verifiquem com ateno a formatao de seus artigos, especialmente grficos e fotos, quanto legibilidade e qualidade para boa visualizao e impresso do leitor. Artigos que no seguirem as regras de formatao podero ser rejeitados. Para a converso de arquivos do MS Word para o formato PDF utilize o programa Adobe Acrobat ou similares (gratuitos). Recomenda-se cuidar da qualidade de converso para PDF a 600 dpi ou mais. Procure no colocar figuras ou grficos muitos pesados, que demandam muita memria virtual. O resumo deve trazer as principais idias do trabalho, indicando o tipo de pesquisa (se experimental, levantamento, estudo de caso, estudo de campo, pesquisa ao, etc.), declarando os objetivos, metodologia e primeiros resultados. Informe com forma de indexao do seu trabalho com uma quantidade de palavras-chave entre trs e cinco. Tudo isso com cerca de 500 palavras (11 pts, normal, justificado, espaamento 6 pts antes e depois) Palavras-chave: trabalho cientfico, formatao, resumo (11 pts, normal, justificado, espaamento 6 pts antes e depois)

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

1. INTRODUO
Deve apresentar as principais ideias do artigo, sua estrutura, incluindo o problema de pesquisa, objetivos e tipo de pesquisa de forma detalhada, observando os autores, com os quais o trabalho de pesquisa dialoga. Entende a comisso que essa forma padronizada de apresentao dos artigos completos facilita as etapas de anlise por parte da Comisso Cientfica e os Comits Avaliadores em se tratando do processo e seleo e montagem da programao do VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica, a ser realizado entre 30 de novembro e 02de dezembro de 2011, na cidade de Aracaju-SE, a princesa do nordeste. Reforando neste momento introdutrio que so apresentadas as principais diretrizes que constam do artigo. Assim a elaborao do artigo completo, no que diz respeito apresentao grfica, estrutura e ao procedimento para a submisso dos artigos, esta sendo mostrada.nesta formatao de estilos personalizados para a elaborao do texto e voc apor sobre este padro de formao, seu artigo, ou seja, o(s) autor(es) pode(m)vos de pginas, portanto, utilizar este arquivo como modelo para esta finalidade. Lembre-se que no h tamanho nem quantidade de palavras para a introduo ou demais partes do artigo, como no resumo, no entanto, o(s) autor(es) deve(m) observar os quantitativos de pginas mximo e mnimos para no extrapolar as normas de submisso desse congresso.

2. CONTEDO DO DESENVOLVIMENTO
A apresentaes dos trabalhos orais e publicao nos Anais do Congresso esto condicionadas aprovao dos seus contedos pelos Avaliadores da rea e Comisso Cientfica. Os Anais sero divulgados em CD-ROM. Os trabalhos sero avaliados segundo os critrios: relevncia do tema, qualidade tcnico - cientifica do trabalho, originalidade, apresentao e estrutura e fundamentao terica. Quanto ao desenvolvimento do trabalho esse fica a critrio do(s) autor(es), entretanto no pode deixar de apresentar o detalhamento da problemtica da pesquisa, a fundamentao terica e o desenvolvimento propriamente dito da pesquisa, evidenciando a metodologia utilizada na prtica e os resultados da pesquisa. O artigo tambm pode versar sobre abordagens tericas ou prticas sobre um determinado tema, sem perder de vista as questes relacionadas s inovaes tecnolgicas, a formao de professores, ou quaisquer outros temas que estejam relacionados com os objetivos da redenet, especificamente os do VI CONNEPI.

3. APRESENTAO GRFICA 3.1 Nmero de pginas


O artigo completo deve conter no mximo 10 pginas. Como forma de aperfeioar facilitar tanto o trabalho dos avaliadores, quanto e principalmente do leitor, procure otimizar a distribuio do contedo de cada pgina de maneira que as figuras1 possam ser apresentadas ao longo do corpo do texto. Entretanto, se for o caso apresente-as no final.

3.2 Tamanho da folha e margens


O texto deve ser configurado em folha do tamanho A4 (210x297mm), sem numerao da primeira pgina. A pgina posterior introduo deve ser numerada com a contagem iniciando a partir da primeira. As margens superior e esquerda devero possuir 2,5 cm, enquanto que as demais margens (inferior e direta) devero possuir 2 cm. Procure utilizar toda a rea disponvel. Excees podem ser admitidas, por exemplo, quando for necessrio comear uma nova seo, ttulo, subttulo ou legenda, esses podero ser alocados no incio da pgina seguinte.
1

Figuras podem incluir, entre outros, grficos, fotografias, esquemas.

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

3.3 Caracteres
Os textos devero ser escritos em caracteres Times New Roman. O ttulo principal dever estar logo abaixo da figura do IV CONNEPI em negrito, corpo 14, pargrafo com espao de 12 pontos antes e 18 pts depois (Estilo Ttulo Principal). Os ttulos das sesses em negrito, corpo 12, 12 pts antes, 6 pts depois, todo em maisculas (Estilo Ttulo 1). Subttulos em negrito, corpo 12, 12 pts antes, 6 depois, apenas com as primeiras letras de cada palavra em maiscula (Estilo Ttulo 2). Texto normal, espao simples, corpo 11, 6 pts antes, 6 pts depois, sem recuo na primeira linha.

3.4 Espaamento entre Linhas e Pargrafos


Empregar espaamentos simples (de 1 linha). Entre dois pargrafos consecutivos devero ser deixados espao de 6 pts. Antes de um ttulo principal (item 1) ou de figuras dever ser deixado espao em branco de 22 pts. Antes de um ttulo secundrio (1.1 ou 1.1.1..) dever ser deixado espao em branco de 11 pts. Se forem adotados os estilos deste arquivo de instrues, esses espaamentos todos j esto previstos. Na formatao dos pargrafos escolher a opo pargrafo justificado com recuo de 1,5cm. Este formato j est definido neste arquivo de instrues. A Tabela 1 apresenta os resumos dos estilos utilizados para cada elemento de texto.
Tabela 1 Estilos a serem utilizados Elemento Espaamento entre pargrafos(nmero de pontos) Antes Ttulo do artigo Nome dos autores Identificao autores Titulo do resumo Resumo Palavras-chave Titulo de Sesso Ttulo de subseo Texto Ttulo de Figura e Tabela Nota de rodap dos Ttulo Principal Autores Instituio Ttulo resumo Normal Normal Ttulo 1 Ttulo 2 Normal Legenda Texto de nota de rodap 12 0 0 22 6 6 12 12 0 6 6 Depois 18 0 0 6 6 6 6 6 6 6 6 Centralizado Centralizado Centralizado Esquerdo Justificado Esquerdo Esquerdo Esquerdo Justificado Centralizado Justficado

Estilo

Alinhamento

3.5 Equaes e Unidades


Devero ser preferencialmente adotadas as unidades do Sistema Internacional (SI). As equaes devero estar separadas por linha adicional (11 pts) antes e depois, ser centralizadas e numeradas seqencialmente: E = m.C2 [Eq. 01]

3.6 Figuras, Tabelas e Fotografias.


As figuras sero inseridas no interior do texto, preferencialmente em seguida aos pargrafos a que se referem. Uma meno s figuras no texto corrido necessria para a orientao do leitor. As

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

figuras devem conter todos os elementos de formatao e de contedo para que sejam interpretadas corretamente, sem necessidade de se recorrer ao texto corrido para uma busca de informaes adicionais. importante observar as margens e o nmero mximo de pginas. As figuras e tabelas devero ser centralizadas e n umeradas seqencialmente. O nmero das figuras (ver Figura 1), seguido da legenda, deve aparecer logo abaixo das mesmas, centralizado e negrito (10 pts) (Estilo Legenda). O nmero e a legenda das tabelas devem aparecer na parte superior das mesmas, em negrito (ver Tabela 1). Separar do texto as tabelas e figuras com 1 linha antes e depois (11 pts). Evite utilizar letras, legendas e smbolos de pequenas dimenses. Para no comprometer a leitura no empregar letras menores que 10 pts ou linhas muito finas. Utilizar fotografias somente quando forem imprescindveis para a compreenso do texto. Recomenda-se que grficos, figuras, fotos e qualquer arquivo grfico, estejam inseridos no texto em formato jpg.

Figura 1 - Logomarca IFS

4. ORGANIZAO DO TRABALHO
A primeira pgina do artigo ao ser submetido deve conter: Cabealho do evento; Ttulo do artigo; Resumo; Palavras-chave.

Para fins de integridade das avaliaes o artigo no deve apresentar nenhuma identificao dos autores com mencionado nas regras de submisso disponveis na pagina do evento no link Autores>Regras para submisso. Estes elementos pr-textuais no devero ultrapassar a primeira pgina. A partir da segunda pgina sugere-se estruturar o texto nas seguintes sesses: Introduo; Reviso bibliogrfica ou fundamentao terica; Metodologia ou materiais e mtodos; Anlise e interpretao dos dados e Concluso ou consideraes finais.

obrigatrio incluir o elemento ps-textual referncias bibliogrfica. Entretanto, outros elementos ps-textuais como agradecimentos, apndices e anexos so opcionais. Procure evitar notas explicativas (rodap ou nota fim). A qualidade tcnico-cientfica do trabalho ser um dos critrios de avaliao do artigo completo. O(s) autor(es) dever(ao) apresentar conceitos corretos, ter profundidade na abordagem terica, rigor cientfico e fazer citao de referncias fundamentais para o tema. Para a confeco das referncias deve-se utilizar a NBR6023 (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS,

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

2002a). As referncias devem ser listadas em ordem alfabtica. Toda referncia deve ser citada seguindo a NBR10520 (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2002b). Um artigo que apresenta referncias corretamente e as cite ao longo do texto tambm apropriadamente ganha em valor acadmico. Sendo assim, apresentaremos a seguir exemplos de utilizao da norma NBR10520 para citao e NBR6023 para composio de referncia. Moro (2007) e Day (2001) so referncias onde se podem encontrar orientaes sobre como escrever um artigo cientfico. Nos CONNEPI anteriores foram muitos os trabalhos apresentados, nas diversas reas do ensino profissional e tecnolgico, a exemplo de Faustino et al. (2006) que aborda o design de interiores em habitaes populares. Na reviso bibliogrfica deste trabalho foram citados alguns autores, dentre os quais Bonduki (2004) e Cardoso (2004). Alm de livros, normas e textos extrados da internet, as teses e dissertaes so muito utilizadas na fundamentao terica dos artigos. Em eventos dessa natureza, as estratgias de pesquisa mais utilizadas so: estudo de caso e levantamento. Entretanto, a pesquisa-ao tem se tornado uma alternativa para o desenvolvimento de estudos, principalmente na rea de construo civil (HIROTA, 2001). Nos pargrafos anteriores, demonstramos dois formatos de citao: a includa na sentena e a no includa na sentena. Na citao includa na sentena o nome do autor escrito em letras maisculas e minsculas. Na citao no includa na sentena o sobrenome do autor escrito em letras maisculas e entre parnteses. Foram referenciados trabalhos como: tese acadmica, artigo publicado em anais de evento, artigo publicado em peridico, livro e pginas na WWW (World Wide Web).

5. ENVIO DOS ORIGINAIS


Enviar os arquivos com o trabalho completo, em formato PDF, conforme procedimento estabelecido na pagina do evento no link Autores>Regras para submisso, impreterivelmente entre os dias 20/08/2011 e 20/09/2011, respectivamente, conforme programao definida em Datas Importantes. responsabilidade dos autores a preparao e envio dos artigos em seu formato final. Por este motivo, alertamos aos autores que verifiquem com ateno a formatao de seus artigos, especialmente grficos e fotos, quanto legibilidade e qualidade para impresso. Artigos que no seguirem as regras de formatao podero ser rejeitados.

REFERNCIAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023 : Informao e documentao: Referncias: Elaborao. Rio de Janeiro, 2002a. ______. NBR10520: Informao e documentao: Citaes em documentos: Apresentao. Rio de Janeiro, 2002b. BONDUKI, N. Origens da habitao social no Brasil. 4. ed. So Paulo: Estao Liberdade, 2004. CARDOSO, R. Uma introduo histria do design. 2. ed. rev. e amp. So Paulo; Edgard Blcher, 2004. DAY, R.A. Como escrever e publicar um artigo cientfico. 5. ed. So Paulo: Santos Editora, 2001. 275 p. FAUSTINO, F.G.; SILVA, G. C.; ALMEIDA, I. E. A. NASCIMENTO JNIOR, J. B. Design de interiores em habitaes populares: estudo de caso em habitaes do Conjunto Magabeira VII. In:

VI Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte e Nordeste de Educao Tecnolgica Aracaju-SE -2011

CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAO TECNOLGICA, 1., 2006, Natal. Anais ... Natal: CEFET-RN. 1 CD-ROM. HIROTA, E.H. Desenvolvimento de competncias para a introduo de inovaes gerenciais na construo atravs da aprendizagem na ao. 2001. 205p. Tese (Doutorado em Engenharia) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. MORO, M.M. Dicas para escrever artigos cientficos. <http://www.cs.ucr.edu/~mirella/Dicas.html> Acesso em: 12 fev 2007. Disponvel em:

Nota; Este modelo foi adaptado a partir do modelo do IV CONNEPI acontecido em Belm do Par

También podría gustarte