Está en la página 1de 50

1

APOSTILA LIVRE DE REGNCIA PARA ORQUESTRAS - CCB

Taubat - So Paulo, 02 Julho de 2008

2 ARTE DA REGNCIA (Mdulo I) 1. CONCEITOS BSICOS PARA REGNCIA DE ORQUESTRA - CCB. 1.1. DEFINIO

Regncia o ato de transmitir a um conjunto vocal ou instrumental o contedo rtmico e expressivo de uma obra musical, atravs de gestos. 2. HISTRICO A Regncia remonta poca do Teatro Grego (ano 300 AC) na figura do "Diretor de Coro", que dirigia os msicos e cantores que faziam parte das peas. Bem mais tarde, j na Idade Mdia (~ano 1.000 DC), a Regncia aparece na Igreja, onde o "Mestre de Capela" conduz.o Coro atravs de sinais manuais de altura das notas (manossolfa), pois ainda no havia escrita musical. Finalmente, o Regente passou a dirigir Orquestras. Ainda assim, na poca de Bach e Vivaldi (sc.18) havia uma dupla regncia. O Diretor da Orquestra sentava-se ao cravo e dava as ordens necessrias, mas no decorrer da execuo a verdadeira regncia ficava a cargo do Violinista Principal. denominado de Spalla (na Itlia); Concert Mster (na Inglaterra) e Konzert Meister (na Alemanha) que tinha a funo de conduzir o ritmo e a interpretao do demais msicos. Hoje estas responsabilidades ficam a cargo do Regente da Orquestra, ficando ao Violinista Principal (Spalla), apenas a responsabilidade pela comunicao entre a orquestra e o Regente, ou seja, o porta voz da Orquestra, alm das suas responsabilidades musicais: Afinao dos instrumentos da orquestra, solos etc. O Regente da Orquestra hoje, urna figura importantssima na Salas de Concertos, pois ele completa o tringulo musical Compositor-Regente-Executante. Em suma, o Regente o elo de ligao entre o compositor e o conjunto executante de sua obra. Na Congregao Crist no Brasil o Regente de Orquestra denominado Encarregado de Orquestra. Portanto deste ponto em diante estaremos usando Encarregado de Orquestra at o final destes Conceitos Bsicos de Regncia, cujo nico objetivo deixar este material a disposio de nossos irmos Encarregados conservos para consulta, crticas e reviso se necessrio, sem o propsito ou inteno de ensinar ou treinar ningum para o ministrio do louvor musical. Habite ricamente em vs a palavra de Cristo; instru-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a DEUS com salmos e hinos e cnticos espirituais, com gratido, em vossos coraes (Col.3:16).

3. PONTOS IMPORTANTES NA REGNCIA Cultive suas qualidades e riqueza interior (humildade, obedincia e submisso). Um Encarregado de Orquestra deve ser admirado pelos msicos por sua humanidade e no somente respeitado por seu ministrio. Seu verdadeiro trabalho inclui muito alm de notas afinadas e ritmos corretos. Expresso Facial: No tente substituir a clareza de seus gestos pela sua expresso facial. Embora ela possa ajudar a acentuar a expresso de determinados trechos, no se rege com a face, principalmente utilizando expresso de mau humor para gestos enrgicos. Postura: Corpo ereto, braos acima da cintura em posio confortvel e visvel a todos os msicos. Uso das mos: A regncia em si transmitida atravs das mos. Uma delas, geralmente a direita marca os tempos do compasso e a outra indica a dinmica e o colorido orquestral. Entrada: Entrada ou ataque o incio da msica. A entrada tem que ser uniforme, ou seja, todos os msicos devem iniciar tocando no mesmo momento. Fecho ou Corte: A finalizao da msica to importante quanto a entrada. Os msicos devem fechar juntos. No deve sobrar e nem faltar tempo. 4. TCNICA DE REGNCIA A tcnica de gesticulao est sujeita ao temperamento artstico do Encarregado e a interpretao do Hino pelo mesmo, para transmitir a orquestra. Todavia nem sempre as normas e condutas do Encarregado so claras e precisas devido a determinados gestos que causam uma execuo falha e imprecisa e muitas vezes imperceptvel ao msico e organistas. O movimento uniforme de ambos os braos, aplicado com insistncia, montono e inexpressivo. Os gestos com movimentos uniformes de ambos os braos, devem ser dissociados, conservando-se para um dos braos as acentuaes rtmicas e para a outra o colorido daquilo que a primeira descreve ritmicamente. Por este motivo diz-se que o melhor crtico do Encarregado a prpria orquestra que ele conduz. Aconselha-se uma gesticulao discreta mais enriquecida de lances que revelem o verdadeiro sentido emocional do (louvor ou splica) que se desenvolve no Hino. Os nveis da regncia, ou seja, o ato de reger acontece em vrios nveis distintos: 1. No mais imediato, os gestos do Encarregado devem indicar ao msico quando e como tocar. 2. Num segundo nvel, ele deve frasear o discurso musical, conseguindo dar a cada frase sua inflexo adequada, destacando-a dos acompanhamentos, pausas e respiraes longas.

4 3. Do ponto de vista mais elevado, ele ser capaz de articular a forma da msica, conseguindo estruturar o equilbrio formado entre o incio, meio e concluso do sentimento presente em cada Hino. 5. CONCEPO DA FORMA: A msica uma arte na qual os compositores tm disposio um sistema de notao muito claro e preciso, com o qual podem ser grafadas as idias musicais mais sutis. Por isso, pode parecer para muitos que bastaria respeitar exatamente as indicaes dos compositores e a mtrica musical, e o tema estaria fielmente interpretado. A verdade, no entanto, est muito longe disso. Nas melhores orquestras do mundo, aquelas que poderiam tocar sozinhas de to precisas que so, necessrio a batuta de um Encarregado para dar o "Sopro Divino" que cria a alma e origina a vida da msica. Na Congregao devemos estar em profunda comunho tocando ou durante a regncia, deixando o Esprito Santo nos reger e reger a orquestra, porque na comunho que o Senhor nos guia e opera na Igreja. neste nvel em que se diferenciam os Encarregados, pois junto com a espiritual idade e humildade importante saber transmitir aos msicos a concepo ou sentimento musical do Hino. 6. POSTURA DO ENCARREGADO A FRENTE DA ORQUESTRA A posio do corpo do Encarregado frente do conjunto musical, influi semelhante na execuo. O Encarregado deve conservar uma atitude de autoridade e respeito diante da orquestra, seus gestos devem estar ao alcance das vistas de qualquer integrante da orquestra. a) Corpo ereto, sem as caractersticas da posio militar de sentido. b) Braos acima da cintura arqueados e em sentido horizontal, movimentando-se livremente para a direita e esquerda, e ainda para cima at a altura da cabea. c) O trax poder acompanhar os movimentos dos braos, porm jamais dever ser curvado para frente em atitude de quem quer tocar as mos no cho ou inclinado para trs com as mos para cima como em atitude de quem quer tocar o teto. d) Constante relaxamento muscular dos braos, pescoos e trax para fcil flexibilidade dos movimentos graciosos circulares e leves. e) Dissociao de movimentos simultneos dos braos. Advertncia: As gesticulaes exageradas causam cansao proveniente das constantes elevaes dos braos, alm de deselegante prejudica a autoridade de comando, fazendo com que os msicos se esforcem aleatoriamente para tocar juntos e indiferente aos gestos do Encarregado, cujo comportamento repreensvel e comprometedor para a orquestra e isto.no..reger.uma.orquestra.

5 7. MEIOS DE EXPRESSO Os meios de expresses de que o Encarregado dispe para comunicar-se com os msicos so trs: - O gesto. - A mmica. - A palavra. Dessas trs a mais completa e importante "O gesto". A mmica, nem sempre produz o efeito desejado. A palavra, obviamente dever ser usada somente nos ensaios, porm instruindo no essencial referente a determinado detalhe da composio musical. 8. REGNCIA NA CONGREGAO CRIST NO BRASIL usada somente nos Ensaios, atravs dos Encarregados de Orquestras (Locais ou Regionais). Embora a finalidade dos Ensaios seja to somente preparar os msicos para uma boa execuo dos Hinos nos Cultos, os princpios bsicos da Regncia podem e devem ser utilizados para haver um bom aproveitamento sempre levando em considerao: a) Afinao; b) Conceituao Gestual c) Marcao do compasso (Smbolo Mtrico); d) Entrada; e) Articulao; f) Andamento; g) Fecho/Corte; h) Volume da massa orquestral. i) Formao da Orquestra. A - AFINAO Como do conhecimento de todos, a afinao correta a primeira coisa que o Encarregado deve procurar ao iniciar o ensaio, afinando primeiro cada categoria de instrumentos, lembrando sempre dos naipes das cordas que precisam ser afinados todas as (4) quatro cordas conforme a seguinte sugesto da corda grave para a corda aguda: - Violinos: Sol, R, L e M - Violas: D, Sol, R e L - Violoncelos: D, Sol, R e L Normalmente as cordas so afinadas em cordas dobles soltas (quinta justas), entretanto pode se escolher entre dar o tempo para a afinao individual em quintas justas ou se preferir afinao por corda para todos do mesmo naipe, este procedimento (no ensaio) melhor pois mais prtico para se afinar e garante a afinao dos instrumentos de cordas de uma s vez tendo como base o apoio do rgo para cada corda.

6 Aps proceder a afinao de todas as categorias de instrumentos d-se a afinao geral, atravs da "Nota L. Normalmente isto o bastante, entretanto se antes de comear a ensaiar os hinos, o Encarregado quiser confirmar a afinao, ele pode pedir que a orquestra execute uma escala qualquer, pois comum, ao se iniciar o ensaio, aparecer algum instrumento desafinado. Em principio, qualquer escala serve, mas como sugesto recomenda-se a "escala de D Maior" por ser mais fcil execuo sem partitura. Durante a afinao o Encarregado deve observar que quando for solicitada a escala em D Maior toda a orquestra soe em unssono seguindo a correspondncia abaixo: Hinrio/Instrumento Em D Em Sib Em Mib Escala D Maior (Natural) R Maior (2#) L Maior (3#)

B CONCEITUAO GESTUAL Nosso propsito consiste, pois em levar aos nossos irmos Encarregados o conhecimento bsico aplicvel aos nossos Hinos e orquestra atravs dos quais nossos irmos msicos e organistas muito lucraro com este simples conhecimento, muito embora no se lhe exija a prtica da gesticulao. Quanto maior for o nosso gesto, menores sero as possibilidades de expresso, quanto mais altos forem os gestos menores a possibilidade de expanso do gestual. Ateno deve ser dada na gesticulao, porque se ao bater um tempo, se articular batuta, pulso, cotovelo, ombro, cabea e tronco, os msicos tero muita dificuldade em entender qual dos movimentos est indicando o tempo. Assim, atravs de anlises os gestos foram classificados de acordo com os movimentos rtmicos e expressivos. Esta classificao compreende cinco (05) gestos principais e caractersticos, conforme a seguir: 1.) Ligado 2.) Destacado contnuo articulado acentuado (com intensidade) leve (com menor intensidade) ligado 3.) Subdividido Destacado 4.) Isolado 5.)Staccato da mo (golpe que compreende somente o movimento da mo). acentuado leve contnuo articulado Golpes com o movimento conjugado do brao, antebrao e mo.

Recomendamos o Ligado como a gesticulao bsica para regncia aplicvel aos nossos Hinos, portanto todos os esclarecimentos sero levando em considerao esta gesticulao, no entraremos em detalhes nos demais gestos. 1.1 Ligado contnuo Este gesto descreve um movimento ininterrupto e sem apoio sobre os tempos. empregado, em geral, nos andamentos moderados onde se requer pouca intensidade sonora da orquestra, mas pode servir aos andamentos vivos desde que a linha meldica e seu acompanhamento assim o permitam. Observe abaixo que no h ngulo agudo nas passagens dos tempos dos compassos. 4

1 1.2 Ligado articulado (Observe o ngulo agudo caracterizando o acento sobre os tempos). Podemos exemplificar este gesto no movimento do metrnomo, cujo pndulo oscila acentuando cada tempo, mas perfazendo um trajeto sem repouso sobre cada marcao. um movimento ligado mas no contnuo, pois acentua ligeiramente cada tempo que marca. A intensidade sonora em geral no ligado articulado no deve ir alm do (mf) meio forte justamente devida as acentuaes (nunca forte), entretanto ao se observar um trecho musical o gesto ligado articulado pode ser empregado quando houver a presena de notas em Staccati. 4

Observe o ngulo agudo caracterizando o acento sobre os tempos.

Deve ser aplicado para Fraseado em destacado (Staccati) 1

C - MARCAO DO COMPASSO Pode ser feita por urna ou pelas 2 mos com ou sem Batuta e de forma Italiana ou francesa. Sempre que houver necessidade de se ajustar o andamento, pode haver subdiviso 6/8, 6/4 em 6; 9/8, 9/4 em 9; 12/8, 12/4 em 12. Alguns Hinos 2/4 e 2/2 as vezes necessitam marcao em 4. Estas subdivises no implicam em mudana de andamento. Na marcao dos smbolos mtricos podemos omitir gestos para facilitar a regncia. O emprego da opo corresponde, em geral, aos andamentos mais acelerados. Alis todo e qualquer smbolo mtrico pode estar sujeito a redues de gestos. No compasso binrio pode ser reduzido em um (01) s gesto, ternrio pode, igualmente ser marcado em um (01) tempo. O quartenrio, da mesma forma, pode ser reduzido a dois (02) tempos, assim como os compassos de seis e nove tempos podem ser a dois (02) e trs (03) tempos, respectivamente. Apenas como esclarecimento, muitas vezes usa o termo compasso ao invs de smbolo mtrico, entretanto, compasso o espao compreendido entre duas barras e independe do nmero de notas existentes entre as barras para definio se o tempo binrio ou ternrio (em dois ou trs) unidades de tempo, entretanto j est difundida entre ns na prtica como vcio. (Ex. Smbolo Mtrico 4/4) Forma geomtrica Forma natural circular

1 4

1 2

1 6 5 4 2

1 2

1 3

10

FORMA GEOMTRICA

FORMA NATURAL CIRCULAR

11

D ENTRADAS Tem que haver uma indicao clara de movimento do ataque, que pode ser dividido em 4 segmentos. 1- Descanso: Aps a localizao do Hino a ser ensaiado, Encarregado e Orquestra esto a vontade. 2- Ateno: O Encarregado levanta as mos e os msicos imediatamente se colocam em posio com a nota inicial debaixo do(s) dedo(s). 3- Pulsao O pulso deve estar reto, ficando a mo como uma continuao do brao. Ao tocar no ponto de marcao preparatrio do primeiro tempo (ICTUS), o gesto deve ser idntico aquele que fazemos quando queremos verificar se um ferro de passar roupa est quente. um "Gesto Elstico", que no empurra o ponto (ICTUS), mas sim, tira a energia do contato. O brao direito indica principalmente a marcao do tempo, da dinmica e da articulao, ficando para o esquerdo as entradas, os cortes e o fraseado. O Encarregado de Orquestra deve praticar uma marcao contnua do compasso com o brao direito e, com o esquerdo, indicar entradas em cada um dos tempos. O Encarregado atravs de um gesto preventivo faz a Orquestra saber que o ataque iminente. Este gesto preventivo nada mais que a batida de 1 tempo para que todos respirem e entrem juntos. O tempo percorrido entre o gesto preventivo e o ponto exato de ataque, deve ter a mesma durao compreendida entre um e outro tempo do compasso que se inicia. Assim, o tempo de durao empregado entre o gesto preventivo e o ponto de ataque, depende, logicamente do andamento do Hino. A velocidade do gesto indicar o tempo; o peso, a dinmica; a forma do gesto (angular ou redondo) indicar a articulao. No s com relao ao primeiro tempo do compasso que se aplica o gesto preventivo. Este empregado, tambm, para o ataque em qualquer tempo ou frao deste compasso ou seja pode ocorrer no incio do Hino ou no decorrer quando houver uma interrupo causada por pausas, fermatas, cadncias, mudanas de movimentos, etc. A indicao da Pulsao variar de acordo com o tipo de compasso (quartenrio, ternrio, binrio) e com tempo de entrada do hino (ttico ou anacruse). O gesto preventivo em compasso ttico tem o desenho de um cabo de guarda-chuva e o ataque no primeiro tempo.

12

J em anacruse, o gesto preventivo vem de cima para baixo e o ataque ser no tempo correspondente:

Quando a anacruse for fracionada, marca-se um sinal de contagem e o ataque d-se em cima.

4 - Ataque: Para de melhor entendimento e orientao no ataque do incio do Hino, preferimos utilizar nestes exemplos apenas a forma geomtrica angular apenas a ttulo orientativo. Estas formas de ataque deve ser desenvolvida para a Regncia Ligada contnuo semicircular.

13

14

E ARTICULAO As diferentes articulaes: staccato, legato, detach e marcato, por exemplo, so formas de se obter diferentes texturas sonoras. Os gestos do Encarregado devem ser capazes de indicar claramente essas diferentes articulaes, recriando um tecido sonoro vivo para a expresso musical. Deve-se orientar os msicos principalmente os de instrumentos de sopro para que se evitem tocar muito forte e todas as notas iguais, pois acabam esquecendo da Prosdia Musical - que a ligao do fraseado musical com o fraseado da letra do Hino (Prosdia Musical) ocorrendo um som montono e sem expresso. O Encarregado deve estar atento para as regras bsicas que do clareza boa interpretao. Na Msica sacra deve ser utilizada a interpretao erudita, segue algumas orientaes para melhor compreenso dos pontos bsicos: 1 - Ligaduras de notas iguais: Quando duas notas de mesma altura so ligadas, a segunda deve receber menos volume da

15 primeira.

Obs: Os nmeros acima das notas representam as diferenas de volume entre elas.

2- Ligaduras de notas de alturas diferentes: Quando duas notas de alturas diferentes esto ligadas, a segunda deve receber menos volume que a primeira, independentemente do intervalo ser ascendente ou descendente.

Fermata

Obs: Os nmeros acima das notas representam as diferenas de volume entre elas. 3- Sincopas: A Sincopa por definio o deslocamento (mudana) do acento mtrico que, ao invs de cair em tempos fortes do compasso, deslocado para partes fracas, entretanto no podemos generalizar sua interpretao, pois esta sofre mudanas de intenes, de acordo com o estilo e o gnero. A Sincopa produz o efeito de deslocamento das acentuaes naturais. 3.1 As notas que antecedem e seguem a nota sincopada devem ser tocadas mais curtas do que est escrito e cerca de trs vezes mais leve que a nota sincopada ou enfatizada. 3.2 A nota sincopada deve ser tocada prxima do seu valor completo e receber trs vezes mais volume do que a nota precedida e a seguinte. 3.3 A nota sincopada no deve ser tocada displicentemente, de maneira rude e inacabada. Quando tiver uma colcheia, deve-se tomar cuidado ao toca-Ia, para que ela no seja atacada de forma to rdua, no lugar de ser enfatizada

16

Obs: Os nmeros acima das notas representam as diferenas de volume entre elas. No caso especial do Hino 66 deve-se evitar ou de preferncia inverter esta acentuao levando em considerao a Prosdia Musical evitando a nfase exagerada na sincopa que acaba tirando o carcter da acentuao silbica das palavras do Hino.

4. Contratempo:

. Notas executadas em tempo fraco ou parte fraca do tempo, ficando os tempos fortes ou partes fortes dos tempos preenchidos por pausas, tambm provoca efeito de deslocamento da acentuao natural, porquanto o tempo sobre o qual deveria recair a acentuao preenchido por silncio-pausa.
TERICO

CASO ESPECIAL PARA EXECUO DO HINO 66

5. Colcheias pontuadas: 5.1 No se deve tocar com o mesmo volume de som a nota que segue a figura pontuada. A colcheia pontuada, por exemplo, mais forte que a semicolcheia que a segue. 5.2 Em oposio ao estilo popular, no se pode executar como tercinas. Deve-se respeitar o valor integral de cada nota. 5.3 Sempre que estas figuras, colcheia pontuadas mais semicolcheia, aparecem numa passagem duas ou mais vezes seguidas, a corrente de ar deve parar por um instante depois de cada colcheia pontuada. Em outras palavras, cada colcheia pontuada separada da semicolcheia e com menor durao que o escrito. Porm, semicolcheia dado o valor total e ela tocada legato.

17

Obs: Os nmeros acima das notas representam as diferenas de volume entre elas. 5.4 Quando somente uma dessas figuras aparecer na melodia, a colcheia pontuada dever ser tocada legato (dando seu valor integral). Neste caso, a colcheia pontuada deve soar como uma semnima seguida por uma pequena apoggiatura.

F ANDAMENTO Cintica Musical (do grego kine = movimento), tambm chamada de aggica (ou agoge) a parte da msica que estuda a velocidade ou andamento com que uma pea musical ou um Hino.deve.ser.executado. Etimologicamente, o termo aggica tem as suas razes no verbo grego go que significa conduzir, andar, levar. Contudo, este termo, como hoje ns o conhecemos, foi criado pelo musiclogo alemo Karl Wilhelm Julius Hugo Riemann (1849-1919), em 1884, e que designa as flutuaes de tempo introduzidas na execuo de uma composio musical, com o fim de deixar uma margem a expresso. As indicaes de andamento mais corriqueiras, do mais lento para o mais rpido, so as seguintes: Gravissimo: Menos de 40 batidas por minuto (bpm). Extremamente lento. Grave: de 40 a 48 bpm. Muito lento; grave; srio; demasiadamente vagaroso; Largo: de 48 a 58 bpm. Lento, muito vagaroso; Larghetto: de 59 a 65 bpm. Um pouco mais rpido que o largo Adagio: de 66 a 72 bpm. Devagar; calmo; lentamente Andante: de 73 a 80 bpm. Em passo tranqilo; andando Andantino: de 80 a 95 bpm. Um pouco mais rpido que o andante Moderato: de 96 a 104 bpm. Velocidade moderada; moderadamente. Allegretto: de 105 a 120 bpm. Mais rpido que o moderato e mais lento que allegro Allegro: de 121 a 140 bpm. Depressa; rpido Vivace: de 141 a 168 bpm. Vivo; com vivacidade; Presto: de 169 a 180 bpm. Muito depressa; muito rpido Prestissimo: de 181 a 208 bpm. O mais depressa possvel No caso dos nossos Hinos no existe andamento rgido, pois conforme temos ouvido os ensinamentos das Reunies Gerais de Encarregados de Orquestra, um determinado Hino ter maior ou menor velocidade dependendo de como o Esprito Santo estiver guiando o culto, entretanto existe a lista referencial de velocidades mdia para cada Hino e coros.

18 Durante os ensaios, o Encarregado de Orquestra pode requerer maior velocidade do que o referencial, mais apenas a ttulo de exerccio para melhorar a leitura musical. O importante que o Hino seja ensaiado no andamento correto e que um mesmo andamento seja observado em todas as estrofes do Hino, portanto toda e qualquer referncia nula sem guia do Esprito Santo. G - FECHO OU CORTE a indicao do trmino da estrofe ou do prprio Hino. Identicamente ao ataque, o fecho/corte tem que ser simultneo. A orquestra deve atender o sinal do Encarregado e cortar o som ao mesmo tempo.

Esse sinal dado por uma ou pelas duas mos, num movimento circular indicando corte. No se deve recolher as mos, elas tm que ficar visveis, principalmente se for final de estrofe, pois as mos devem estar prontas para o gesto preventivo da entrada da estrofe seguinte.

FERMATAS: Existem duas formas de terminao: 1 - Terminao sem fermata - Marca-se os tempos que existirem e fecha-se no final da contagem. Ex: Hino 5, 29. 2 - Terminao com fermata - No se marca os tempos, indica-se somente durao da fermata, fechando em seguida. Ex: Hino 47, 15. H - VOLUME DA MASSA ORQUESTRAL Nos ensaios, cada Encarregado de Orquestra deve chamar ateno dos msicos para a relao tamanho/ orquestra /tamanho de Igreja/sala de reunio. Existem locais que comportam uma orquestra de 100 msicos e h outras que 100 pessoas a capacidade total. Neste caso uma questo de bom senso, pois a orquestra no deve ser barulhenta, o som deve ser agradvel para que a irmandade tenha prazer em cantar. Alm disso, estamos

19 sujeitos a Lei do silncio. Caso a orquestra seja numerosa numa congregao pequena, evidente que o volume de cada instrumento tem que ser menor que o volume de som de uma orquestra numa congregao maior. Outro ponto a ser considerado a proporo de instrumentos de metal, palheta e cordas. Numa orquestra onde haja grande nmero de trompetes, alm de se procurar conseguir dos mesmos um som suave, o Encarregado poder dividi-Ios em soprano e contralto, procurando, evidentemente, manter o soprano em evidncia, mas nunca o volume da massa orquestral e andamento deve ser percebida devido aos trompetes e saxofones ou instrumentos da harmonia. Deve-se sempre buscar o equilbrio sonoro com leve domnio das cordas, flautas e madeiras. As cordas e as madeiras, por possurem timbre mais suave, devem ser em maior nmero. J os saxofones e metais, por apresentarem um timbre bem mais potente, devem ser em menor quantidade. Nas orquestras em que os instrumentos de metais superam os de cordas e de madeiras, apresentam um som muito estridente.

Para que, haja um bom equilbrio na sonorizao aconselhvel na medida do possvel, que os percentuais em nmero de instrumentos, sejam os seguintes: Cordas (38%); Madeiras (25%); Saxofones (15%); e Metais (22%), entretanto estes percentuais tratam-se apenas de uma sugesto. I - FORMAO DA ORQUESTRA CORDAS Violino - Soprano (natural ou oitava) ou contralto natural Viola Tenor ou contralto Violoncelo - Baixo MADEIRAS Flauta - Soprano Obo Soprano Clarineta Soprano Com Ingls Contralto Clarone Mib Tenor Clarone Sib Baixo Fagote - Baixo SAXOFONES Soprano Soprano Alto Contralto Tenor Tenor Bartono Baixo Baixo - Baixo

20 METAIS Trompete - Soprano Fluegelhorn Contralto ou Soprano Trompa Contralto Trombonito,Trombone, Saxhom Tenor Bombardino - Baixo Bombardo, Tuba Sinfnica - Baixo Obs: As vozes relacionadas para cada instrumentos so apenas sugesto, cada encarregado deve orientar os msicos conforme a necessidade do momento. Finalizando, lembramos de um fenmeno interessante: Da mesma forma que um bom instrumentista tira o "seu" som, qualquer que seja a qualidade do instrumento que esteja em suas mos, o bom Encarregado faz o mesmo com cada orquestra que reger, entretanto tudo ir depender da comunho da orquestra e principalmente dos requisitos bsicos que so: Obedincia, humildade, sinceridade e o desejo de melhor servir ao nosso grande DEUS, pois ele o Senhor da perfeio.

CONSIDERAES GERAIS Todos assuntos comentados so fundamentos da boa msica pesquisados dentro das bibliografias listadas abaixo, portanto este trabalho no tem o carter inovativo ou muito menos o objetivo de ensinar ningum a ser Encarregado de orquestra. Cada msico ou organista que tem a guia de DEUS, sabe que ELE deve estar sempre presente em primeiro lugar em todas as nossas atitudes. Nossa inteno foi to somente tentar colocar em prtica os princpios bsicos da arte da Regncia, para que nossos ensaios possam ser cada vez mais proveitosos. "A Msica na Igreja" Os Artistas So aqueles que amam a msica, mas que no se satisfazem apenas ouvindo-a, porm, s se realizam plenamente, quando as melodias saem de seus prprios dedos. Os Materiais Aqueles que discutem a msica como um fenmeno acstico, sempre com problemas tcnicos de melodia, harmonia e andamento, encontrando sempre necessidade de

21 correo quando ouvida. Os Espirituais Todos quantos verdadeiramente amam a msica de todo o corao, e se expressam atravs da alma levando a mais alta comunho do esprito, no qual se encerra todos os sentimentos humanos, traduzindo com toda fidelidade os sentimentos mais sublimes, que tanto aproximam o homem de '''DEUS''. Bibliografias Nelson M. Gama (Recife 1983/reviso Rio 1995); Expression in Music, VanderCook; A arte de reger a Orquestra; (Herrnann Scherchen, Ed. Labor S.A); Regncia Coral; Oscar Zander, (Ed. Movmento, Porto Alegre, 1987); A Magia da batuta (Hertzfeld); Tratado de Regncia (Baptista); Expresso musical 11 (Mnica Giardini, www.weril.com.br). Spwcs001/2003. SPWCS002/2008

22

A Arte da Regncia CCB (Cont. Mdulo II) D instruo ao sbio, e ele se far mais sbio; ensina ao justo, e ele crescer em entendimento (Provrbios cap. 9.9) 1. INTRODUO No compndio Regncia mdulo I foi tratada sobre as posturas mais adequadas recomendada durante a regncia, entretanto abaixo estaremos delineando tecnicamente algumas recomendaes aconselhveis no exerccio da regncia musical, entretanto como j foi deixado claro que este trabalho no tem o objetivo de inovar ou treinar ningum para este ministrio do louvor; e simplesmente tem o objetivo de deixar a disposio de nossos irmos conservos e outros interessados como material que possa ser consultado, revisado e melhorado para o bem e desenvolvimento de todos os que amam a msica e exerce esta arte que a regncia na igreja para louvar ao nosso grande DEUS, pois ELE, somente ELE digno de todo louvor, honra e glria por ns seres vivos e por todos os seres celestiais. Assim como todos outros elementos da msica, regncia uma habilidade que necessita ser cuidadosamente estudada. Infelizmente, um assunto no quais os nossos alunos candidatos na escolinha e para a grande maioria ainda falta devida orientao sobre regncia durante o aprendizado musical principalmente para os instrutores (as) de msica. Mas frequentemente e comum que as prticas de solfejo adquiridas nas escolinhas acabam sendo tambm aplicadas durante os ensaios como se solfejasse o Hino perante a orquestra e organistas para a conduo das nossas orquestras. 2. REGENCIA NO PLPITO Obviamente, a regncia deve ser realizada ao lado da tribuna e no atrs, pois no possvel que nossos irmos e organistas consigam a visualizao necessria dos gestos que esto sendo feito, caso o Encarregado se mantenha atrs da tribuna. Estando ao lado da tribuna, o Encarregado deve transmitir um senso de liderana e autoconfiana. Entretanto, em tudo deve estar presente a humildade e respeito para com a orquestra e irms organistas. Mostrar autoconfiana e liderana para que a orquestra sinta alegria em tocar tendo no Encarregado a sua frente como algum que sabe o que est fazendo.

23 2.1 Espao do Encarregado

3. POSICIONAMENTO DOS PS Os ps devem estar retos, com um p ligeiramente na frente do outro (recomendvel) para manter o equilbrio, estando apartado, afastado ao lado de 30 a 40 cm.

No se deve bater/marcar com o p enquanto se rege, deve ser evitado este ato a todo custo. Apenas o movimento da mo direita deve preferivelmente manter o tempo. 4. POSIO DAS MOS E BRAOS Quando em regncia, os cotovelos devem ser mantidos ligeiramente para fora e para frente do corpo e no preso ao corpo. Isto permite um movimento livre das articulaes dos ombros, cotovelo, pulso e dos dedos. Para conseguir a posio correta gire o dorso das mos para cima, at que as pontas dos dedos indicadores e polegares se encontrem, com isso, os cotovelos tambm tero se projetado, naturalmente, um pouco para frente e para os lados. Ento faa os ajustes, afastando as mos de forma que fiquem alinhadas com os ombros e que braos, antebraos, mos e ombros no fiquem tencionados.

24

Lembrando, durante a gesticulao nenhuma parte do gesto deve estar abaixo ou escondido atrs de qualquer obstruo, estante, hinrio ou tribuna. A funo da mo direita como j comentado preliminarmente manter o tempo assegurando o ritmo enquanto a mo esquerda destacar de alguma maneira as qualidades expressivas da msica. Existe um debate considervel sobre se conveniente pessoas canhotas inverter estas posies, porm no se recomenda esta inverso de posio. A mo direita pode indicar a dinmica (variando o tamanho da batida) e o estilo musical (variando a forma e o peso da batida). Similarmente a mo esquerda pode s vezes ser empregada para ajudar os msicos (orquestra) a tratar um sttacato, um acellerando ou comeo ou fim de uma frase. Desta forma, sempre bom lembrar que as funes das mos devem ser mantidas separadas tanto quanto possvel. Quando as duas realizam as mesmas aes fica uma como espelho da outra e o resultado que ambos Encarregados e orquestra musicalmente tm uma expresso espelhada pobre musicalmente no representando o sentimento descrito no texto da composio do Hino. As mos devem ser mantidas ligeiramente abaixo do pulso, palma faceando o cho e os dedos juntos ligeiramente curvados. 5. REGENCIA COM A BATUTA

Mesmo fora da Congregao Crist no Brasil existe um debate se o maestro ou Encarregado deve ou no usar a Batuta. Esta discusso teve inicio entre os sculos 18 e 19, alguns Maestro principalmente aqueles que dirigem corais no substitui os dedos da mo pela Batuta. A grande maioria dos maestros de orquestra e bandas prefere e considera a batuta como uma habilidade para amplificar o tamanho dos gestos do maestro, alm de faz-los mais claros. A Batuta por si s j um smbolo de autoridade.

25

5.1 SELEO DA BATUTA. Uma batuta deve ser selecionada como um instrumento musical do Encarregado e no deve ser de qualquer forma improvisada. Deve se ter o cuidado nesta seleo, acima de tudo, avaliada quanto a forma e desenho. No mercado atualmente existem vrios tipos, tamanhos e formas de batutas, entretanto ao selecionar uma batuta os Encarregados devem avaliar os seguintes aspectos: a. Balanceamento, equilbrio da batuta. b. Leveza c.Tipo de cabo ou bulbo d. Material do cabo ou bulbo e. Cor da Haste da Batuta f. Tamanho da batuta a. Balanceamento, equilbrio da batuta. Para verificar o balanceamento e equilbrio de uma batuta deve-se segurar na batuta e verificar o ponto onde se cruza o dedo indicador com o polegar. Aps a localizao deste ponto, coloca-se a batuta atravessada sobre o dedo indicador esticado exatamente no ponto de (Grip) ponto do cruzamento dos dedos indicador e polegar. A Batuta balanceada mantem-se equilibrada sobre o dedo indicador sem pender nenhum dos lados para baixo.

b. Leveza da Batuta Uma boa batuta deve ter o mnimo de peso ou quase sem peso. c.Tipo de Cabo ou bulbo Existem vrios tipos de cabo (pra, esferas, etc.) cada Encarregado deve verificar o tipo de cabo que lhe permita uma melhor posio de grip no cabo da batuta na palma da mo. Recomendamos os cabos esferas aos iniciantes no uso da batuta, porque no tem necessidade de tencionar os dedos anular e mnimo que se fecha sobre o cabo evitando que a Batuta se solte da mo durante a regncia. d. Material do Cabo Os materiais mais comuns dos cabos so: Plsticos, madeiras e cortias.

26 Como uma recomendao para os cabos de cortia aos iniciantes no uso da batuta, por serem mais leves e de fcil Grip evitando escapar das mos durante a regncia. e. Cor da Batuta A cor da Batuta de preferncia deve ser branca para que permita uma boa visualizao para os msicos principalmente para os ltimos msicos em orquestras grandes. As cores escuras dificultam a visualizao dos msicos do fundo principalmente em ensaios tarde com as luzes desligadas ou ensaios na parte da manh. f. Tamanho da Batuta O tamanho da batuta tambm um ponto de discusso entre os grandes maestros, alguns preferem adotar que o comprimento da batuta deve ser desde a ponta do dedo indicador at o cotovelo, entretanto esta regra nem sempre funciona, e em geral as batutas com haste de 13 a 15 (polegadas) so recomendadas e bastante suficientes. 5.2 POSIO DE GRIP DA BATUTA E MO ESQUERDA Aos Encarregados necessrio conhecer e ter ateno que a batuta essencialmente a extenso da mo direita. Isto significa que o foco da ateno da orquestra precisa estar na ponta da batuta e no em cima da mo. Preferivelmente a Haste da Batuta deve estar no mesmo nvel com os dedos da mo esquerda, isto implica que o cotovelo e braos esquerdos estaro pouco na frente do brao direito.

Se a mo direita for extendida igualmente com a mo esquerda, o foco da orquestra estar nas mos, e isto far o uso da batuta suprfluo. Ao usar a batuta a palma da mo deve estar para baixo com a batuta prendida entre o polegar e o dedo indicador. O cabo da batuta pode estar no centro da palma da mo (esfera), prendido com os dedos anular e mnimo. A batuta deve estar apontando para frente ligeiramente esquerda em paralelo a orquestra e esta posio no deve tencionar o pulso. No se deve prender a batuta demasiadamente firme (forte), porque isto criar uma tenso desnecessria travando o pulso e impedindo os movimentos.

27

5.3 Posio de GRIP na batuta (Mo direita)

6. POSICIONAMENTO PARA REGNCIA (Conceitos Fundamentais) Os planos horizontais, do vertical e da intensidade se marcam fora do espao em que ocorrem os gestos de regncia. Embora haja alguma variao entre maestros neste respeito, o plano horizontal (da esquerda para a direita do corpo) ajustado geralmente na rea do peito para o lado direito do corpo. O plano vertical centrado ligeiramente a direita do centro (na frente do ombro direito) e se entende da cintura do maestro ao alto da cabea. Alguns livros de regncia recomendam que o ponto de foco (altura dos Olhos) ou Fulcrum, onde o encontro destes dois planos e tambm a rea geral onde a mo esquerda deve descansar quando no estiver em uso.

Frente do Ombro

Plano Horizontal - Cintura

Para maior clareza dos movimentos do Encarregado de Orquestra, deve-se procurar no violar as seguintes regras: Quando o pulso est em movimento, no se mexe o brao.

28 Quando o brao est em movimento, no se mexe o pulso.

Se o brao est totalmente esticado no movimento preparatrio, o gesto se inicia no ombro, a dinmica ser forte para fortssimo. O andamento ser provavelmente largo e vigoroso. Se o antebrao usado no gesto preventivo, o antebrao dever formar um L na configurao com o brao. O pulso no deve se movimentar, neste caso o nvel de dinmica ser mezzopiano e forte.

Se o pulso usado no gesto preventivo (preparatrio) cobrir menos espao na movimentao da batida. O cotovelo dever formar um ngulo agudo (fechado) em forma de V com o antebrao ao lado do corpo mais no colado ao mesmo, apenas paralelo. O nvel de dinmica alcanado ser do pianssimo ao mezzoforte. 6.1 PLANO DE REGENCIA O plano de regncia dividido em zonas 1, 2 e 3 usado para obter uma ateno maior da orquestra, avanando para os msicos ou retraindo os braos e executando gestos menores. Ambas as mos podem trabalhar neste plano ou somente uma mo, principalmente a direita. Zona 1 Zona 1 e 2 Zona 1, 2 e 3

29 6.2 POSIO BSICA DO BRAO A figura abaixo indica a posio bsica do brao. Deixe o brao direito cair livremente e curve o cotovelo, formando a letra L.

Posio Bsica em L 6.3 MOVIMENTO DO PULSO 6.3.1 Para cima Click (Click para cima) (Click para baixo)

6.3.1 Para os lados Flick (Flick para Esquerda) (Flick para Direita).

30 7. GESTO PREVENTIVO PREPARATRIO PARA O ATAQUE 7.1 MOVIMENTO PREVENTIVO um movimento da batuta to importante quanto os demais movimentos. especial porque neste momento ocorre um ajuste silencioso sinalizando as instrues que devem ser seguidas pela orquestra. O tempo; O nvel de dinmica da primeira sonoridade; A articulao da primeira sonoridade.

A Batida preparatria executada inadequadamente uma causa comum de um ataque pobre da orquestra. Antes de iniciar a batida importante assumir neste instante a autoridade descrita anteriormente, com os braos e as mos nas posies apropriadas, o Encarregado deve fazer contato dos olhos com a orquestra antes de executar o movimento preparatrio. Uma recomendao para deixar a orquestra em alerta mover as mos para cima da posio de prontido e inalar (puxar o ar com o nariz) como se fazendo uma respirao (vrgula longa), sem fazer rudo (mmica) obviamente como uma indicao de sua inteno de ataque. Dois tipos de problemas ocorrem com freqncia causando ataques pobres pela orquestra: 1. Tendncia de hesitar no topo do ciclo, isto confunde e resulta na produo de insegurana na orquestra. 2. Ausncia ou a Falha na respirao (inalao) quando o Encarregado respira antes da batida preparatria e no durante. A batida preparatria assegura a clareza no ataque sobre o ponto central ou ponto ICTUS da primeira batida, mas se a musica inicia com o compasso incompleto ou seja no tempo Dois(2) ento a batida Um (1) a batida preparatria. Se a msica inicia na batida Trs (3), ento a batida Dois (2) ser a batida preparatria e assim sucessivamente para a batida Quatro (4) e (5) e etc.

31 No caso de anacruse fracionada ser a batida inicial, deve-se seguir o mesmo conceito de batida preparatria, o gesto deve ser feito como se o ataque casse sobre a batida precedente. 7.2 GESTO PREVENTIVO (Preparatrio para ataque) 7.2.1 BINRIOS 2/4 2/8 2/2 6/8 (em 2) a.) Se o Hino ou msica comea em qualquer parte da batida 1, o gesto preventivo deve se iniciar na batida 2.

b.) Se o Hino ou msica se inicia em qualquer parte da batida 2, o gesto preventivo (preparatrio) deve se iniciar na batida 1.

7.2.2 TERNRIO (trs tempos) 3/4 3/8 3/2 9/8 (em trs) a.) Se o Hino comea em qualquer parte da batida 1, o gesto preventivo deve iniciar na batida 3. No caso de pausa aps a batida preparatria deve ser adicionado claramente um Click no movimento da batuta imediatamente aps o gesto preventivo.

32

b.) Se o Hino comea em qualquer parte da batida 2, o gesto preparatrio deve ser feito na batida 1. (Click sobre a pausa aps a preparao).

c.) Se o Hino comea em qualquer parte da batida 3, o gesto preventivo deve ser feito sobre a batida 2. (Click na pausa 1 tempo aps a preparao).

7.2.3 QUARTENRIO (4 tempos) 4/4 4/8 12/8 a.) Se o Hino comea em qualquer parte da batida 1, o gesto preventivo deve comear na batida 4. Como anteriormente, a batida para cima um gesto preventivo. Com a pausa adicionar um click. (na pausa da quiltera).

33 b.) Se o Hino comea em qualquer parte da batida 2, o gesto preparatrio deve ser feito na batida 1. Adicione Click na pausa aps o gesto preventivo.

c.) Se o Hino inicia em qualquer parte da batida 3, o gesto preventivo deve ser feito na batida 2.

d.) Se o Hino inicia em qualquer parte da batida 4, o gesto preventivo deve ser feito na batida 3.

7.2.4 Seis (6) TEMPOS 6/8 6/4 6/16 6/32 a.) Se o Hino inicia na batida 1, o gesto preventivo deve ser feito na batida 6. (Para cima).

34

b.) Se o hino comea na batida 2, o gesto preventivo deve ser feito na batida 1.

c.) Se o Hino comea em qualquer parte da batida 3, o gesto preventivo preparatrio deve ser feito na batida 2. A diviso do seis (6) e (3+3) determina posio do gesto, logo o gesto preventivo inicia a direita do corpo e move-se para a esquerda e ento volta cruzando o corpo no plano de regncia para alcanar a batida 4.

d.) Se o Hino comear em qualquer parte da batida 4, o gesto preventivo deve ser feito na batida 3. A diviso 3 + 3 determina a posio do gesto. O gesto inicia na direita do corpo, movendo para esquerda, cruzando o corpo para a direita no plano de regncia para alcanar a quarta (4) batida.

35 e.) Se o Hino comear em qualquer parte da batida 5, o gesto preventivo deve ser feito na batida 4. O gesto preventivo cruza o corpo da esquerda para a direita. A batida 5 para cima e para dentro e para a esquerda preservando o gesto oposto ao movimento.

f.) Se o Hino comear em qualquer parte da batida 6, o gesto preventivo deve ser feito na batida 5. O gesto preventivo (preparatrio) inicia no meio do corpo e movese para a direita do corpo.

8. FERMATAS A fermata um assunto to complexo que muitos livros de regncia dedicam captulos inteiros considerando a maneira correta na qual deveria ser feito. Temos diferentes tipos de fermatas e trs tipos de finais, conforme seus fonemas, ou seja, terminao da frase do hino ou msica. 8.1. Fermata Conclusiva; 8.2. Fermata de Preparao, que s tem uma curta cesura, produzindo uma espcie de tenso para a frase musical que deve seguir a esta; 8.3. Fermata Continuativa, que no acarreta nenhuma interrupo; 8.4. Fermata Suspensiva, sobre uma pausa. Nestas poucas linhas, consideramos preferivelmente os principais princpios bsicos. Em geral a fermata envolve uma parada da pulsao rtmica da msica. Quando se encontra a Fermata a batuta deve ficar parada, mais deve continuar movendo lentamente, vagarosamente ao longo da linha horizontal indicando que o som deve ser sustentado. Quando a fermata sustentada o Encarregado que decide, entretanto o tempo da nota sobre a qual a fermata colocada, na qual deve ser maior que o valor da nota escrita.

36 Como vimos acima as (03) maneiras bsicas de terminar a fermata em notas. So elas: 8.1. CONCLUSIVA: Corte do som completamente, este tipo frequentemente marcado com uma cesura ( l l ) ou respirao longa, na contagem e requer um corte e uma batida preparatria antes de prosseguir no tempo.

8.2. PREPARAO: Somente uma ruptura ligeira (leve) do som; este tipo no requer uma batida preparatria, ao invs disso, o corte age como uma batida preparatria. Tais fermatas so algumas vezes indicadas na contagem com uma marca de apostrofe ().

37

Muitos maestros se sentem inseguros quando executando o recurso da fermata para completar o corte (cesura) (ll), no considerando a frase do hino e se esta foi ou no a inteno do compositor. Como resultados, na maioria das vezes esto incorretas. O Tipo de corte de fermata Preparao o mais indicado na dvida e geralmente o pretendido pelo compositor mesmo que o apostrofo no esteja indicado na contagem. Vale lembrar que na grande maioria dos hinos com fermata, o tipo preparao de terminao o mais recomendado quando a fermata se apresenta no meio do compasso (entre e no meio de semifrases) e o primeiro tipo de corte de fermata indicado para finais de estrofe e final de coro do hino. Decidir qual o tipo de corte de fermata no tarefa fcil, portanto o hino deve ser analisado no seu contexto musical fraseolgico para a aplicao correta de terminao da fermata. 8.3. CONTINUATIVA: Reger (conduzir) diretamente para a prxima nota sem quebra entre elas. Este tipo de fermata talvez o mais difcil de executar lisamente. Neste caso, a preparao para o prximo ataque atualmente a continuao do movimento de deslocamento da batuta. 8.4. SUSPENSIVA: Envolve a maneira correta de sustentar uma fermata quando esta aparece sobre um descanso ou pausa (Suspensiva). Neste caso, a batuta para sobre a pausa e no se movimenta durante a fermata da pausa. Ento o Encarregado deve fazer o gesto preparatrio usual para indicar a primeira batida da prxima barra de compasso ou do tempo. Em tal caso, o comprimento do silncio influenciado pelo que precedeu a fermata em geral quando toda orquestra est tocando forte, um perodo maior de silncio necessrio.

38 8.5. CASO ESPECIAL (Fermata sobre linha em movimento): uma situao que ocorre, quando uma fermata colocada sobre uma linha em movimento. A melhor soluo continuar batendo o tempo at a ltima batida da voz em movimento. Isto , aps tudo, onde realmente o incio da fermata.

9. CORTE/FECHO DE FERMATA (Gesto) O corte de fermata pode ser definido como um gesto musical simples consistindo em duas partes: a. A mo direita para a batida onde sempre a Fermata indicada. (Em baixo, no meio, no final do compasso ou qualquer ponto rtmico dentro da medida do compasso). A dinmica da Fermata definida pela zona em que a batuta mantida. b. O corte do movimento um gesto de responsabilidade da mo esquerda para a cessao do som. Recomenda-se como hbito, executar os cortes com a mo esquerda em conjunto com a mo direita. (Veja figura abaixo) Forma de Flick com a mo esquerda

39 Quando o ponto C for alcanado o pulso deve aplicar um forte Flick. Este movimento Flick Pra o som do orquestra. Durante a sustentao do som da fermata, a mo direita deve mover somente quando a mo esquerda inicia sua preparao para o corte/fecho. 9.1 QUARTENARIO FERMATAS Fermata no tempo 1 (Quartenrio) Fermata no tempo 2 (Quartenrio)

Fermata no tempo 3 (Quartenrio)

Fermata no tempo 4 (Quartenrio)

9.2 TERNARIO FERMATAS Fermata no tempo 1 (Ternrio) Fermata no tempo 2 (Ternrio)

40 Fermata no tempo 3 (Ternrio)

9.3 BINARIO FERMATAS Fermata no tempo 1 (Binrio) Fermata no tempo 2 em (Binrio)

9.4 BINARIO COMPOSTO - FERMATAS Fermata no tempo 1 (em 6) Fermata no tempo 2 (em 6)

Fermata no tempo 3 (em 6)

Fermata no tempo 4 (em 6)

41 Fermata no tempo 5 (em 6) Fermata no tempo 6 (em 6)

10. DURAO DA FERMATA A durao ser mensurada ou livre, segundo a poca e o estilo, por exemplo: a. No perodo Classicismo, as fermatas sobre notas costumavam significar um desdobramento do tempo real escrito. b. No perodo Romantismo esta durao era livre e varivel. Para resolver este impasse, a sada costuma depender do contexto musical, ou seja: se ela no for imediata, o simples levare significar ao mesmo tempo o corte e a continuidade da conduo; se for imediata, com uma cesura (ll) natural, faz-se o corte circular, no sentido anti-horrio, aproveitando-se a ida ao campo direito, para voltar em levare esquerda. No caso dos hinos, o texto literrio evanglico tem prioridade sobre a msica, a realizao da fermata est submetida ao fraseado do Hino, includa a as rimas. Cabe ao Encarregado, normalmente orientado pelas prprias frases rimadas, decidir o qu ser feito. Uma vez determinados os pontos de cesura (ll), o Encarregado deve agir sempre da mesma maneira, a saber, sustentar a fermata, saindo com uma inspirao e o gesto do levare para a prxima frase, sempre para o campo oposto ao do tempo de incio da nova frase. Se num movimento quartenrio, uma determinada frase se encerra no segundo tempo (portanto no campo esquerdo do Encarregado), que recebe a fermata. A melhor sada se dar por meio um corte ainda mais a esquerda, unido a uma inspirao, o que resultar num levare para o terceiro tempo, no campo direito do Encarregado.

42

11. FORMAS GEOMTRICAS O modelo bsico bidimensional de batidas so os mesmos desde sculo 18 e continuam sem qualquer mudana. Na correta execuo de uma regncia a repetio do modelo bsico at o fim e montona e deve ser rejeitada. Durante a regncia o modelo bsico deve ser remodelado nos contornos da msica indicando a ascendncia e descendncia fraseolgica musical levando em considerao a linha central no espao da regncia. Neste estudo apresentamos as batidas bsicas aplicveis aos nossos Hinos, entretanto os modelos de batidas tambm podem ser apresentados em: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11 e 12 tempos. Lembrando que a tcnica da subdiviso no deveria ser usada simplesmente para manter o tempo, ela usada para sustentar a linha central e manter o fluxo da estrutura musical. Os modelos podem ser subdivididos em tempos vagarosos (Largo rallentando) e especialmente como ajuda aos msicos com dificuldade de articulao nas figuras rtmicas. 11.1 Modelos dos tempos em legato a.) Binrio (2 tempos)

Aplicar um click (movimento do pulso) para baixo um click para cima na batida 2. No pare o movimento no click, mantenha o movimento, caso contrrio, o movimento legato ser quebrado. b.) Ternrio (3 tempos)

No aplicar click ou Flick neste modelo. Mantenha-o liso e fluindo. Observe as curvas (distenso) nas batidas 1 e 2.

43

c.) Quartenrio (4 tempos) Legato

Aplicar um Flick a esquerda na batida 2 e um Flick a direita na batida 3. Observar a curva para baixo aps batida e a curva para cima na batida 4.

d.) Binrio (6/8) tempos legato Alemo

Mantenha as curvas neste modelo fluindo de pulsao em pulsao. Evitar os loops nas linhas curvas e no aplicar Clicks ou Flicks em qualquer batida deste modelo. e.)Ternrio (9/8)

44

f.) Quartenrio (12/8)

NOTA: Os compassos compostos seguem a mesma orientao geomtrica dos compassos simples.

12. DISTRIBUIO ESPACIAL DO GESTO Um movimento inicia aps a finalizao do movimento anterior que, expandido em sua totalidade, distende-se, contraindo-se. A distenso marca o inicio do novo gesto, que contrair, auxiliado pela inrcia da distenso. Realizada a contrao (no meio da Barriga do movimento), inicia-se a expanso do movimento, que ter seu ponto mximo na cabea do novo tempo, quando se inicia o novo movimento por distenso. Princpios: 1. Jogo de relaes tenso-distenso; 2. Realimentao constante no ponto de origem.

45 12.1 Recomendao para adquirir leveza e domnio no gestual Como uma boa prtica para ter o domnio durante a regncia, aconselhamos estudar estes modelos abaixo com uma batuta velha ou um simples pedao rolio de madeira esfregando na parede de preferncia cermica executando cada diagrama mentalmente como se estivesse regendo um determinado hino com a orquestra. A seguir apresentaremos vrios modelos de diagramas que podem ser escolhidos por nossos irmos msicos como exerccio para gesticulao. Este exerccio de muita valia porque depois de alguns poucos dias o executante sentir a transferncia todo o peso do brao para a ponta da batuta, deixando a regncia leve e suave. a). Binrio

b). Ternrio

46

c). Quartenrio (4 tempos)

d). Binrio (6 tempos)

d.1) Binrio (6 tempos em legato) (Alemo) utilizados para andamentos bem lento.

47

e). Ternrio (9 tempos)

f). Quartenrio (12 tempos)

13. MOVIMENTO VERTICAL DA MO ESQUERDA O movimento vertical da mo esquerda ao longo do plano vertical tambm til para indicar um crescendo ou diminuindo. Quando est se procurando um crescendo a mo esquerda deveria comear no plano horizontal e se mover para cima e para frente (fora) na direo da orquestra. A palma da mo deveria estar aberta na direo da orquestra e pode levantar acima da cabea. Para indicar um diminuendo envolve comear na posio da mo estendida a frente e ir movendo para baixo e trazendo a mo para dentro com a palma da mo faceando a orquestra. Alguns maestros preferem mover a mo na direo do rosto, fechando a mo devagar at que a ponta do polegar e do dedo mdio fique em contato na frente e prximo boca.

48

14. CONCEITUAO SOBRE O ESPAO DE REGNCIA DO ENCARREGADO 14.1 FORMAS E TAMANHO DO MOVIMENTO A variao do tamanho da forma da batida uma maneira muito comum e conveniente para comunicar mudanas no nvel da dinmica. Se o Encarregado deseja que a orquestra toque fortemente pesada, a forma deveria ser larga. Se for requerido um nvel de dinmica mais macia, leve ento a forma deveria ser obviamente menor. O formato do modelo tambm indica o estilo. O formato ngulo agudo, por exemplo, sugere um estilo marcatto, enquanto um modelo fluindo liso redondo sugere um movimento mais legato. 14.1.1 Regra Geral para o espao do Encarregado.
Queixo (B) S Olhos (C) Do

Peito (F) F Cintura C (Do)

Esta forma tambm muito afetiva, particularmente quando combinado com gestos faciais indicando uma reduo da intensidade para muito pouco som (pianssimo) 15. CONCEITUAO GESTUAL ESPACIAL PARA REGENCIA Antes, o Encarregado deve analisar o Hino e encontrar o espao necessrio para cobrir toda a registrao (intervalos) do Hino dando forma e contornos ao Hino durante a conduo da regncia.

49

No existem posies fixas do (D) C no espao do Encarregado (maestro).

Esta tcnica permite dar formas e contornos ao Hino destacando seu sentimento sacro. A msica a mediadora entre a vida dos sentidos e a vida do esprito (Beethoven)

50

Modelo de Regncia levando em considerao os contornos e formas da msica. Exemplo: Hino 298. (Linha bsica de regncia): G (Sol)

Louvai ao SENHOR, pelos seus atos poderosos, louvai-o conforme a Excelncia da sua Grandeza (Salmos cap. 150.2). DEUS seja louvado. Bibliografias: Regncia uma arte complexa; (Ricardo Rocha,Ed. bis Libris) Tratado de Regncia; (Raphael Baptista, Ed.Ir. Vitale) A comunicao gestual na Regncia de Orquestra; (Jose V.M.Neto, Ed.Annablume) Regncia Coral; (Oscar Zander, Ed. Movimento) The Art of Conducting Technique; (Harold Farberman,Warner Bros.Pub) Conducting Technique; (Brock McElheran) El arte de dirigir la orquestra; Hermann Scherchen,Ed.Labor) O Regente sem orquestra; Arthur,Beatriz,Daniel,Luciano, Ed.Algol) SPWCS2008 Elaborado por: Wellington Cardoso Da Silva

También podría gustarte